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sexta-feira, 14 de maio de 2010

Metade das obras de aeroportos estão atrasadas

Problema envolve 13 das 25 obras programadas e afeta oito cidades-sede

Sinal amarelo nos aeroportos: atrasos em oito cidades

Pesquisa realizada pelo Portal 2014 entre as doze cidades-sede do Mundial mostra que a Infraero, empresa que administra a infraestrutura aeroportuária do país, adiou os investimentos em nove dos treze aeroportos internacionais que receberão os turistas durante o evento. Somadas, as intervenções adiadas chegam a R$ 3 bilhões, 68% do que será investido na modernização ou ampliação de terminais de passageiros ou na infraestrutura para pouso e decolagem de aeronaves nas capitais da Copa.

O Ministério do Esporte calcula que 600 mil turistas estrangeiros e 3,1 milhões brasileiros circularão no país durante o Mundial. Devido à distância entre as sedes da competição, os torcedores privilegiarão o transporte aéreo.

Desde que o Brasil foi escolhido para sede do Mundial, em 2007, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) pedem pressa ao governo federal. Para os organizadores, a infraestrutura aeroportuária é o principal calcanhar de aquiles da preparação brasileira, superando mesmo o atraso na construção dos estádio. O medo é que os constantes adiamentos da Infraero tragam de volta justamente durante a Copa os apagões aéreos de 2006, quando acidentes e greves de funcionários colocaram em evidência os gargalos do setor aéreo.

Nem mesmo as três sedes que disputam a abertura do Mundial escaparam dos adiamentos. Os aeroportos internacionais de Belo Horizonte (Confins), Brasília (Juscelino Kubitschek) e São Paulo (Guarulhos/Cumbica), que concentrarão a maior parte do embarque e desembarque de turistas ao longo da Copa, têm obras atrasadas.

Os aeroportos de Manaus, Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre e Campinas também enfrentam problemas para tocar as obras. Apenas Salvador, Rio de Janeiro (Galeão), Recife e Natal (S. Gonçalo do Amarante) estão em dia com as datas fixadas pela Infraero.

O levantamento se baseou em dois cronogramas da Infraero divulgados em março e maio deste ano (veja tabela), o último com alterações substanciais noa prazos de obras. A reportagem também ouviu a superintendência dos aeroportos pesquisados. Ao todo, são treze obras que continuam no papel devido a revisões e atrasos no processo de licitação ou mudanças nos projetos.

Saguão do aeroporto de Cuiabá-MT: expansão até 2013 (crédito: Rodrigo Prada)

São Paulo, Brasília e Belo Horizonte
Um dos casos mais graves é o do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), que no ano passado operou acima da capacidade. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), o fluxo de Cumbica chegou a 21,6 milhões de passageiros em 2009, ultrapassando em 1,1 milhão a capacidade. A construção do terceiro terminal, no entanto, está marcada para maio de 2012.

O início da construção do sistema de pista e pátio de Cumbica estava previsto para janeiro de 2005, mas não avançou. O Tribunal de Contas da União encontrou indícios de sobrepreço e paralisou a obra em 2008. Após revisão do órgão, o valor da obra caiu de R$ 370,5 milhões para R$ 232,5 milhões.

Outro aeroporto que opera acima da capacidade é o Juscelino Kubitschek, em Brasília. No entanto, uma revisão no projeto adiou a primeira fase da ampliação sul do terminal de passageiros de fevereiro de 2009 para setembro de 2010. Segundo o Snea, o JK passou em 22% sua capacidade no ano passado, chegando a 12,2 milhões de passageiros.

Prazo: até 2013
Apesar dos adiamentos, o superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero, Jonas Maurício Lopes, declarou na semana passada que a reforma ou modernização dos aeroportos estarão prontas até dezembro de 2013. “Todos os dezesseis aeroportos localizados nas doze cidades-sede da Copa de 2014 estarão em condições de atender plenamente as demandas exigidas pelo megaevento esportivo até dezembro de 2013", confirmou Lopes.

Nota divulgada pela Infraero detalha um pouco mais os números e afirma que 18 das 25 intervenções nos aeroportos internacionais da Copa ficarão prontas entre 2010 e 2012. "O restante dos empreendimentos ou já está com projeto pronto ou não precisará de projeto, como é o caso dos módulos operacionais – por se tratar de fornecimento e instalação de equipamentos de mercado", diz a empresa na nota.

OBRAS ATRASADAS

Aeroporto

Obra

Custo inicial (mi/R$)

Data de início e conclusão previstas 1° prazo

Novo custo (mi/R$)

Data de início e conclusão previstas novo prazo

Motivo dos atrasos

Situação atual

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Construção do sistema de pista e pátio

370,5

Janeiro de
2005
Janeiro de
2012

232,5

Agosto de
2010
Janeiro de
2012

Revisão financeira do TCU Obra parada -contratação do IPT para realizar perícia judicial

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Construção da pista de táxi - saída rápida 19 Janeiro de
2010
Dezembro de
2011
10 Setembro de
2010
Junho de
2011
Atraso no projeto básico e executivo Projeto básico e executivo em elaboração
Aeroporto Internacional de Manaus – Brigadeiro Eduardo Gomes Reforma e ampliação do terminal de passageiros 358,2 Janeiro de
2009
Fevereiro de
2014

326,4

Fevereiro de 2011
Fevereiro de
2014

Atraso no projeto básico Elaboração do projeto básico (31% pronto)
Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (DF) Fase 1 da ampliação sul do terminal de passageiros 892,12 Fevereiro de 2009
Abril de 2013
732,4 Informação não divulgada Atraso nos projetos básico e executivo Elaboração dos projetos básico e executivo (30% prontos)
Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (MG) Reforma e modernização do terminal 224,6 Fevereiro de 2009
Outubro de 2013
231,9 Setembro de
2010
Outubro de 2013
Atraso no projeto básico Projeto básico em elaboração (55% prontos)
Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (MG) Reforma e ampliação da pista de pouso e pátios 162,4 Abril de
2010
Outubro de 2013
166,9 Julho de
2011
Outubro de
2013
Atraso no processo licitatório Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo
Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba – Afonso Pena Ampliação do pátio e pista de táxi 31,2 Junho de
2009
Março de
2011
8,2 Novembro de
2010
Agosto de
2011
Atraso no projeto básico e executivo Elaboração dos projetos básico e executivo (67% prontos)
Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba – Afonso Pena Ampliação do terminal de passageiros 38,9 Abril de
2010
Julho de
2013
40,2 Janeiro de
2012
Julho de
2013
Atraso no processo licitatório Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo
Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins Ampliação do Terminal de Passageiros

263,7

Setembro de
2009
Junho de
2013

275,7 Junho de
2011
Junho de
2013
Atraso no projeto básico Elaboracão do projeto básico (25%)

Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Cuiabá– Marechal Rondon

Reforma e ampliação do terminal de passageiros

85,3

Dezembro de
2009
Julho de
2013
87,5 Janeiro de
2012
Julho de
2013
Atraso no processo licitatório Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo
Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho

Ampliação do terminal de passageiros e pátio

360,2

Abril de
2010
Junho de
2013

345,8 Julho de
2011
Junho de
2013
Atraso no processo licitatório Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo
Aeroporto de Campinas/São Paulo - Viracopos Reformas e construção de terminais 740 Julho de
2011
Maio de
2014
571 Dezembro de
2011
Novembro de 2013
- Elaboração do termo de referência para contratação dos projetos básico e executivo

OBRAS DENTRO DO PRAZO

Aeroporto

Obra

Custo inicial (milhões/R$)

Data de início e conclusão previstas 1° prazo

Novo custo (milhões/R$)

Data de início e conclusão previstas novo prazo

Situação

atual

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Construção do 3°terminal de passageiros

1,01 bi

Maio de
2012
Abril de
2014

653,8

Agosto de
2011
Novembro de
2013

Obras previstas para agosto de 2011

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Construção de módulos operacionais

55,7

Fevereiro de
2011
Julho de
2013

- - Obras previstas para fevereiro de 2011

Aeroporto de Campinas/São Paulo - Viracopos

Implantação de módulo
operacional (check-in)

5

Outubro de
2010
Dezembro de
2011
- - Obras previstas para outubro de 2010
Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (DF) Implantação de módulos operacionais 4 Agosto de
2012
Junho de
2013
- - Obras previstas para agosto de 2012
Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães Construção da torre e ampliação do pátio e terminal 43,3 Março de
2011
junho de
2013

44,4

-

Obras previstas para março de 2011
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão/Antônio Carlos Jobim Reformas e construção de terminais 648,4 Setembro de
2008
Setembro de
2012

566,5

- Obras em andamento
Aeroporto Internacional de Pernambuco - Gilberto Freyre Construção da torre de controle 19,7 Maio de
2011
Abril de
2012
19,2

-

Obras previstas para maio de 2011

Aeroporto Internacional de Natal - São Gonçalo do Amarante Construção do pátio e pista de pouso e decolagem 95 Junho de
2004
Novembro de
2011
- - Obras em andamento
Fonte: Infraero março e maio de 2010; superintendência dos aeroportos.

portal copa 2014


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