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quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dia 10/12 - Nossa Senhora de Loreto, patrona da Aviação Brasileira



Diz a lenda que no dia 10 de dezembro de 1294, há 715 anos, apareceu numa colina da cidade italiana de Loreto (303 quilômetros de Roma) parte da casa onde viviam Maria e José, em Nazaré.
A casa da Santíssima Virgem tinha duas partes: uma gruta escavada na rocha, ainda hoje venerada na Basílica da Anunciação, e outra construída de pedras, em frente da gruta. Foi lá que o anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria o nascimento de Jesus.

A tradição diz que a casa foi levada da distante Palestina até Loreto por anjos, protegendo a construção de profanações dos infiéis. Claro que escavações arqueológicas mostraram que as pedras foram levadas por homens. Seja qual for a verdade da Santa Casa, Loreto se transformou em local de peregrinação, inclusive dos chamados “trens brancos” que transportam doentes de todas as partes do mundo em busca de cura milagrosa.

Em 1728 o papa Bento 13 elevou o santuário à Basílica e em 1920 o papa Benedito 15 declarou Nossa Senhora de Loreto “Celestial Padroeira da Aviação” e de todas as pessoas que viajam pelo espaço aéreo, porque ela “atravessou os céus, da Palestina à Itália”. Os habitantes de Loreto afirmam que no céu sobre a cidade está a porta do paraíso.
Com os anos, Nossa Senhora de Loreto também passou a ser padroeira dos astronautas. E é patrona da Aviação Brasileira.


Oração à Nossa Senhora de Loreto

Quiosque Azul - Faixa Flores

Ó Maria, Virgem Imaculada e Mãe nossa Santíssima, prostados em espírito junto de vossa Santa Casa, que os Anjos transportaram sobre a ditosa colina de Loreto, cheios de confiança em vós Mãe Santíssima, humildemente elevamos a nossa prece:

Entre aqueles santos muros vós fostes concebida sem pecado e mais bela que a Aurora viestes à luz; na oração e no amor o mais sublime, passastes os dias de vossa infância e juventude; aí fostes saudada pelo Anjo.

Bendita entre as mulheres e vos tornastes Mãe de Deus; por tudo isso, ó Maria, vossos olhos misericordiosos a nós volvei, humildes filhos vossos, peregrinos neste vale de lágrimas e concedei-nos todas as graças que vos pedimos; abençoai nossas famílias, consolai nossos doentes, dirigi os nossos passos para a bem-aventurança eterna onde possamos vos saudar com o Anjo: Ave Maria!

Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós.

Assim seja!

Amém.


Spanair quer voos Barcelona-Tóquio



O presidente
da Spanair , Ferran Soriano, viajou ao Japão para negociar com a companhia aérea All Nippon Airways um acordo que permite vôos diretos entre Barcelona e Tóquio, em 2011.

Tóquio é um destino prioritário da Spanair, tanto para o segmento de negócios como o turismo de luxo, mas de momento não poder voar para o Japão sozinho.

Sua estratégia centra-se em convencer as empresas aéreas do grupo da Star Aliance para fazê-los com os códigos de partilha.

Na verdade, já se aliou recentemente com a americana Continental Airlines para operar vôos diretos entre Barcelona e Nova York.

Moedas que viram milhas

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Entusiastas de programas de milhagem inventam tudo quanto é tipo de estratégia para acumular milhas, mas poucas têm sido tão fáceis e rápidas quanto transformar moedas em milhas.

O objetivo era nobre: promover a circulação de moedas, que chegam a durar até 30 anos, em detrimento de células de dinheiro em papel, que não superam 21 meses.

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Para tanto, o US Mint, órgão do governo norte-americano equivalente à Casa da Moeda, lançou promoção para que os americanos pudessem comprar moedas de 1 dólar, a valor de face, via Internet, com cartão de crédito e sem custos de entrega.

Bingo: os viciados em milhas sacaram na hora uma forma de transformar esta legítima transação em uma verdadeira máquina de imprimir milhas :-) .

Compradores compravam moedas, vendidas em caixas com 250, em cartões de crédito que oferecem recompensas de milhas, e então levavam a carga de moedas diretamente para o banco para serem depositadas, pagando em seguida as faturas. Muitas não eram sequer retiradas da proteção em papelão.

Seu único custo: a viagem de carro até o Banco. Bem, os gastos com combustível e o risco de roubo eram MUITÍSSIMO bem recompensados com o acúmulo de milhas, que podiam ser usadas para resgatar passagens-prêmio, estadias em hotéis e todo tipo de regalia para quem gosta de viajar.

Um consultor depositou US$ 15.000, outro aposentado ordenou US$ 10.000 e o campeão de acúmulo chegou a depositar US$ 800.000, em doses homeopáticas de US$ 70.000 cada. Com este montante, ele ganhou status elite para toda a vida, disponibilidade antecipada de upgrades de classe econômica para executiva e outras regalias na American Airlines.

As dicas sobre o uso do programa se alastraram na comunidade FlyerTalk (http://www.flyertalk.com/), site no qual se concentram viciados em acúmulo de milhas. Um usuário informa ter resgatado uma passagem com estadia gratuita por 2 semanas no Taiti com a esposa no final de Outubro.

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A Casa da Moeda norte americana informou que o programa começou em Junho de 2008, e cerca deUS$ 130 milhões teriam sido vendidos para mais de 40.000 compradores, em sua maioria colecionadores, bancos comunitários e pequenos negócios como máquinas de café expresso e lavagem de automóveis. Em geral, cada entrega custa cerca de US$ 3 para a Casa da Moeda, e, segundo um representante, nenhuma despesa em particular sobre a transação era cobrada pelas operadoras de cartão.

Duvido … alguém está pagando a conta de todas as passagens, estadias e reservas de carros que, de resto, não são gratuitas! E pode estar certo que não serão as operadoras de cartão, as companhias aéreas ou os usuários espertos.

Alguém aí falou no contribuinte americano !? :-) De uma forma ou de outra, o esquema das moedas comprova que, de tempos em tempos, surgem oportunidades de ouro para quem é diligente juntar milhas a custos ínfimos.

E eu que pensava que eu era o único nerd que gostava de acumular milhagens
Fabpovoa's

EasyJet trocará seu CEO



A EasyJet
anunciou ontem em comunicado a saída de seu CEO , Andy Harrison,que deixará seu posto no final de junho de 2010, tornando-se o último a deixar a operadora britânica no contexto de uma batalha interna com o fundador da companhia, Stelios Haji-Iannou.

Harrison irá em junho "procurar novos desafios", acrescentando que em maio ele havia concordado em permanecer no cargo pelo menos até final de março de 2010.

A companhia aérea acrescentou que o Vice Presidente, Michael Rake assumirá a presidência da empresa a partir de 1 Janeiro de 2010, substituindo assim o atual presidente.




Indenizações da Gol



As famílias das 154 vítimas do acidente da Gol, ocorrido em 29 de setembro de 2006, deverão recorrer à Justiça brasileira para definir os valores das indenizações. Recursos foram ajuizados nos Estados Unidos, mas a corte de lá definiu a competência no Brasil.
Valor Econômico

Comunicado da Air Comet promete o pagamento dos atrasados


A Air Comet se comprometeu hoje a pagar em duas parcelas os atrasados da folha de pagamento para todos os funcionários e, em alguns casos, cerca de seis meses, e pediu ao sidicato que abandonem a greve por tempo indeterminado que prossegue desde terça-feira .

Segundo a companhia, "com esta oferta todos os funcionários da Air Comet estarão com todos os seus pagamentos em dia e acertados antes do final do ano.

EasyJet com 36 novas rotas em 2010


A companhia aérea easyJet informou hoje que terá 36 novas rotas em 2010, especialmente do norte da Inglaterra, onde voará para destinos espanhóis, como Barcelona, Palma de Maiorca e Tenerife.

Com esta expansão, a easyJet passará a ser a maior companhia aérea operando no norte da Inglaterra, o que demonstra seu compromisso com as regiões britânicas, disse que a companhia aérea.


Mais um que se vai...



Encontra-se dentro do Hangar 1 da TAP, o Boeing 737-800 matricula PR-GOZ.
Este Boeing está em processo de pintura, onde receberá as cores da Air Bangladesh.

Aeroblog

Neeleman tentou se associar a TAM e Gol


O empresário David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas, tentou se associar a seus maiores rivais no país. Neeleman, que é americano, mas nasceu no Brasil, foi o fundador da bem-sucedida JetBlue, nos Estados Unidos. No Brasil, lançou a Azul há um ano, mas não vem obtendo grandes resultados. Sua empresa disputa o terceiro lugar com a WebJet, mas com uma participação de mercado que não ultrapassa os 5%. As líderes TAM e Gol tem mais de 40% de mercado cada. A intenção declarada de Neeleman era dividir o mercado com as duas grandes.

Diante das dificuldades, Neeleman procurou tanto a TAM quanto a Gol, separadamente, propondo uma fusão. O americano oferecia a Azul e, principalmente, sua capacidade de gestão para assumir a empresa resultante de uma possível fusão. Em troca, ficaria com uma participação minoritária. Apesar da experiência de Neeleman no mercado de aviação, seus resultados no Brasil não animaram nem TAM, nem Gol, que recusaram a proposta.

A Azul não confirma as conversas. Mas no mercado comenta-se que a empresa busca uma saída no mercado. Sem espaço para operar em Congonhas, o principal aeroporto brasileiro, já teria ficado claro para Neeleman que a Azul não conseguirá incomodar as líderes do mercado.

Portal Exame

Manual de segurança de aeroportos dos EUA vai parar na internet


A Administração de Segurança dos Transportes (TSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos postou na Internet, acidentalmente, um documento com informações sigilosas sobre práticas de verificação de passageiros em aeroportos, informou o "Washington Post".

O manual da TSA traz informações técnicas sobre máquinas de raio-X, detectores de explosivos e outros dados sobre a verificação de passageiros e bagagens, segundo o jornal. Funcionários da TSA citados pelo "Post" confirmaram o lapso, e ex-funcionários da agência disseram que o erro expôs práticas que foram implementadas após os ataques de 11 de setembro de 2001 e outros incidentes de segurança.

"Isso aumenta o risco de terroristas encontrarem maneiras de burlar as defesas", disse Stewart Baker, ex-secretário adjunto do Departamento de Segurança Interna.

O documento de 93 páginas também inclui fotos de credenciais usadas por parlamentares americanos, funcionários da CIA e agentes de segurança aérea e descreve os casos em que se permite que determinadas armas de fogo passem pela verificação de segurança, disse o jornal. O manual foi postado na internet em forma editada, mas os trechos deletados são facilmente recuperáveis, teriam dito funcionários da TSA.

O "Washington Post" citou outro ex-funcionário do Departamento de Segurança Interna, que teria dito que a postagem acidental do manual foi mais um erro de relações públicas do que um risco de segurança, porque os manuais da TSA circulam amplamente na comunidade da aviação.

Funcionários da TSA disseram ao "Post" que a agência está fazendo uma investigação interna do caso.

"A TSA tem muitas camadas de segurança para garantir a segurança do público que viaja e para adaptar-se constantemente às novas ameaças. A TSA confia na validade dos procedimentos de verificação usados atualmente", disse a agência em comunicado à imprensa.

Aeroblog

FX-2: "Ameaças em potencial" justificam a compra de jatos, diz Presidente Lula


A noticia é muito importante ja que é a primeiro pronunciamento do Presidente Lula desde que recebeu o relatório da FAB no final de novembro. E vem em meio a "gestões" da FAB que estaria procurando convencer Lula pela escolha do Gripen NG

"Ameaças em potencial" justificam a compra de jatos, diz Presidente Lula
Aquisição de tecnologia também justifica compras de equipamentos militares.

O plano do Brasil de adquirir 36 jatos de combate é parte de uma estratégia que visa alavancar sua capacidade defensiva contra "ameaças em potencial," disse no dia 8 o Presidente Lula.

"Uma das coisas que mais nos orgulhamos é que o Brasil é um país pacífico, sem inimigos. Mas todo país deve estar preparado ameaças em potencial," escreveu o Presidente em sua coluna semanal de perguntas e respostas.

Lula ressaltou que a prioridade por trás das negociações para a compra de caças e do contrato de $12 Bilhões assinado ano passado com a Franca para a compra de cinco submarinos e 50 helicópteros existe a intenção de obter tecnologia, para que o Brasil possa fabricar sozinho esses equipamentos.

"Nós vamos aumentar a vigilância do espaço aéreo com o uso de satélites, aviões e radares," disse.

Ele acrescentou que a defesa dos mares já está operacional, mas que será reforçada "para desencorajar qualquer tentativa de atacar os interesses do Brasil," que inclui o novíssimo e vasto campo de petróleo.

Lula e o Presidente Francês Nicolas Sarkosy anunciaram juntos em Setembro que o Brasil estava negociando a compra de 36 jatos Rafale da empresa francesa Dassault. A estimativa é de que o negócio gire entre $4 Bilhões e $7 Bilhões.

Mas a pressão da Força Aérea Brasileira, que ainda está avaliando o Rafale juntamente com o americano Boeing F/A-18 Super Hornet e o sueco SAAB Gripen NG, forçou Lula a adiar o anúncio definitivo.

A avaliação da Força Aérea Brasileira estava pronta para ser entregue ao Governo no fim de Novembro.

Os militares ainda estão avaliando para todos concordarem com uma só escolha, apesar de Lula ter deixado claro que ele terá a palavra final.

Jean-Marc Merialdo, o representante da Rafale no Brasil, disse no dia 8 de Dezembro que ele ainda não havia recebido detalhes sobre quando a decisão seria tomada pelas autoridades brasileiras.

"A bola ainda está em campo," disse.
Blog do Vinna

Leilão da Pantanal




A Justiça de São Paulo suspendeu liminar da Pantanal Linhas Aéreas que havia marcado para hoje o leilão de 61 vagas de pouso e decolagem (slots) no Aeroporto de Congonhas. O recurso foi ajuizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que também obteve no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a permissão para redistribuir 412 slots em Congonhas, mas ainda não sem data definida.
Valor Econômico

Nova aérea entra oficialmente na Star Alliance

Na home, a logomarca da empresa e, acima, um dos aviões da companhia belga (fotos divulgação Brussels Airlines)
Na home, a logomarca da empresa e, acima, um dos aviões da companhia belga (fotos divulgação Brussels Airlines)
Os presidentes das companhias aéreas membros da Star Alliance deram boas vindas à Brussels Airlines, da Bélgica, ontem (quarta, dia 9) pela entrada oficial da empresa na aliança. A cerimônia solene foi realizada na histórica Grand-Place, em Bruxelas.

A companhia caçula da Star Alliance tem uma frota de 51 aviões, opera cerca de 200 voos diários para 55 aeroportos europeus e 14 destinos africanos.

Com a adesão da Brussels Airlines, os clientes da rede da Star Alliance passam agora a dispor de mais de 19.700 voos diários para 1.077 destinos em 175 países.

A novidade é o aumento do número de ligações desde o aeroporto de Bruxelas, que se tornou agora um dos hubs da aliança, destacando-se, entre as rotas trazidas pela transportadora belga, quatro novos destinos na África, não servidos até à data por nenhuma das outras companhias da Star Alliance – Bujumbura, no Burundi, Kigali, em Ruanda, Monróvia, na Libéria, e Conacri, na Guiné. No total, 11 membros da Star Alliance servem a partir de agora 81 destinos em 40 países no continente africano.

Mais informações no site da empresa: www.brusselsairlines.com.
Panrotas

Azul oferece novas tarifas AzulFlex Plus


Para viajar com ainda mais conforto e flexibilidade, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras oferece as tarifas AzulFlex Plus. São valores altamente competitivos com a garantia de ocupar um dos assentos do Espaço Azul, com 86 cm de distância entre as poltronas.

Os valores variam a partir de R$ 109 para viajar entre São Paulo (Campinas) e o Rio de Janeiro (por trecho para viagens de ida e volta). De Campinas para Salvador, o valor do bilhete na tarifa AzulFlex Plus varia a partir de R$ 149 (por trecho para viagens de ida e volta); de Campinas para Porto Alegre nesta tarifa o bilhete varia a partir de R$ 129 (por trecho para viagens de ida e volta). E de Campinas para Belo Horizonte, a partir de R$ 109 (por trecho para viagens de ida e volta) na tarifa AzulFlex Plus. As aeronaves da Azul têm ainda mais espaço entre as poltronas nas primeiras fileiras. É o chamado Espaço Azul.

São 86 centímetros enquanto nas demais fileiras o espaço é de 79 cm entre as poltronas. Além disso, as poltronas são dispostas dois a dois, sem a poltrona do meio. Com a tarifa AzulFlex Plus, os clientes da Azul também contam com mais flexibilidade na hora de alterar ou cancelar os planos de viagem, pois não há custos adicionais para remarcação.
Valores válidos para reservas realizadas com antecedência mínima de 30 dias antes do voo e tempo de permanência mínima de 3 dias. Tarifas sujeitas às regras tarifárias, restrições e disponibilidade de assentos. Informações: 3003-2985
Spotting Vira-Copos

FAB Estaria Procurando Convencer Lula Pela Escolha do Gripen NG



Segundo algumas informações não confirmadas, o comandante da FAB, Brigadeiro Juniti Saito, continuaria fazendo de tudo nos últimos dias para demover o presidente Lula da escolha já tomada a favor do Rafale no FX-2.

Com relatórios técnicos em mãos, onde o principal argumento é o da transferência de tecnologia, a FAB estaria buscando convencer o governo de que o Gripen seria a escolha certa para o Brasil.

Para ela, este deveria ser o critério na decisão, pois estaria considerando que as contrapartidas comerciais apresentadas pelos EUA e pela França seriam pouco ou nada relevantes se comparadas à importância da real transferência tecnológica de um projeto que ainda está a meio caminho, e com muito a progredir a quatro mãos.

Existiria uma confiança de militares e industriais brasileiros de que os suecos colocariam a FAB e o CTA no centro do desenvolvimento do Gripen NG.

Sabe-se que parcela da indústria nacional de Defesa já se incorporou ao projeto sueco e é dito que empresas no centro da questão, como Embraer e Avibrás, também estariam se movendo com pressões e argumentos de motivos industriais, comerciais e tecnológicos pela escolha do Gripen NG para auxiliar na Defesa do Brasil. A conferir.

Defesa Brasil

Gol acerta compartilhamento de voos com American Airlines

A Gol formalizou com a American Airlines o acordo de compartilhamento de voos (code-share) que havia sido anunciado em julho deste ano. O contrato foi assinado na quarta-feira, em Dallas, nos Estados Unidos, pelos presidentes da Gol, Constantino de Oliveira Junior, e da American Airlines, Gerard Arpey.
O acerto será colocado em prática tão logo os órgãos regulatórios do setor aprovem a parceria.

O acordo de compartilhamento de voos adiciona mais cidades à malha da American Airlines no Brasil. Com 58 frequências semanais, a norte-americana é a companhia aérea com a maior oferta de voos entre os Estados Unidos e o Brasil, servindo atualmente cinco cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife), com voos diretos a partir de seus principais centros de conexão nos Estados Unidos (Miami, Dallas/Forth Worth e Nova York). Já a Gol opera mais de 800 voos diários para 49 cidades no Brasil e 10 destinos na América do Sul e no Caribe.

As empresas já têm em curso um programa de milhagem. A partir de agosto deste ano, clientes do Smiles e do AAdvantage passaram a acumular milhas voando pelas duas companhias. Desde novembro, os clientes Smiles contam com a possibilidade de emitir bilhetes na malha aérea da American Airlines. O próximo passo, previsto para o início de 2010, possibilitará aos clientes AAdvantage emitir bilhetes prêmio nos voos da Gol.

Atualmente, a Gol tem cinco acordos de code-share em andamento, estabelecidos com AirFrance/KLM, American Airlines, Iberia, Aeromexico e Copa Airlines. Além disso, tem cerca de 60 acordos interline, por meio dos quais os passageiros podem adquirir bilhetes para todos os destinos operados pela Gol e por suas parceiras.

Em vez de retomar os voos internacionais de longo curso, a Gol tem optado por ampliar as parcerias comerciais, os acordos de compartilhamento de voos e os planos de integração de milhagem. Recentemente, o presidente da companhia afirmou que a concretização de parcerias com empresas estrangeiras poderia aumentar em pelo menos 3,5 pontos porcentuais a taxa média de ocupação dos voos a partir de 2010.
CONTATO RADAR

Aeroviários e aeronautas farão protesto em Congonhas nesta quinta e greve nacional nos dias 23 e 24 de dezembro




Os aeroviários (pessoal que trabalha em terra) e aeronautas (pilotos, comissários) das companhias aéreas brasileiras rejeitaram nesta quarta-feira, em assembleias realizadas pelos sindicatos das categorias em várias capitais do país, a proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) de reajuste de 4,5% sobre os salários. Trabalhadores e representantes de sindicatos das categorias votaram a favor do indicativo de greve nos dias 23 e 24 de dezembro, véspera do Natal, e pela manutenção da proposta de 10% de aumento.

Nesta quinta-feira, os sindicatos fazem ato público no aeroporto de Congonhas, a partir das 9h. O objetivo é chamar a atenção dos passageiros e mobilizar trabalhadores para a greve que, caso aconteça, comprometerá o fluxo de passageiros em um dos períodos mais movimentados do ano.

Em nota divulgada à imprensa pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/CUT (Fentac), os sindicalistas informaram que não têm o objetivo de impedir as operações do aeroporto, mas admitiram que o protesto pode gerar atrasos e complicações no embarque dos voos. Por isso, sugeriram que os voos fossem transferidos para o período da tarde ou que os passageiros chegassem antes do ato.

Logo após a manifestação em Congonhas, os sindicalistas seguirão para audiência no Ministério Público do Trabalho em São Paulo.

A última reunião de negociação entre sindicatos de trabalhadores e a entidade patronal aconteceu no dia 2 de dezembro. Na ocasião, de acordo com os sindicatos dos trabalhadores, o Snea havia encerrado as negociações, informando que a proposta final das empresas era 4,5% de reajuste. O sindicato patronal, porém, diz estar aguardando o fim das assembléias de trabalhadores para retomar a negociação, que segundo o Snea, estão indo bem.

O Globo

GM já acompanha embarque e desembarque no aeroporto de Dourados

Funcionário da Semsur foi designado para ficar o dia todo no aeroporto, assim como um vigia para o período noturno - Assecom


Desde o início da semana uma equipe da Guarda Municipal (GM) de Dourados está acompanhando os horários de embarque e desembarque dos vôos da Trip, empresa que opera a cidade. Um funcionário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) já foi designado para ficar o dia todo no aeroporto, assim como um vigia para o período noturno.
Essa estrutura é início do atendimento às exigências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o aeroporto municipal possa operar dentro das normas e padrões dos principais do Brasil. No relatório da Agência, após vistoria, estão previstas diversas outras mudanças que a prefeitura estará colocando em prática a partir de janeiro.
O comandante da GM, Divaldo Machado, informou que o encaminhamento de uma equipe para acompanhar o embarque e desembarque é provisório, mesmo porque é a Anac que exige que qualquer pessoa que trabalhe em aeroportos passe por um treinamento específico. Esse treinamento vai acontecer nos meses de janeiro e fevereiro.

O secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Maurício Peralta, explicou que a partir do curso, essas pessoas se tornarão Agentes de Proteção da Aviação Civil. Elas estarão aptas a atuar na inspeção de passageiros, tripulantes, bagagem, proteção de aeronave estacionada; verificação de segurança de aeronave, proteção de carga e outras ações.
Pelo que ficou decidido, a Guarda Municipal deve encaminhar para o treinamento, pelo menos três integrantes da corporação. Outros três funcionários da prefeitura ainda não escolhidos, também deverão passar por essa habilitação que deve acontecer em Campo Grande, ministrada por especialistas no assunto.
ABRAGUARDAS

BNDES deve financiar 60% dos jatos da Embraer em 2010



Cerca de 60% das entregas de aviões comerciais da Embraer em 2010 devem ser financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE), afirmou hoje o presidente da fabricante de aviões, Frederico Fleury Curado. O porcentual, bem maior que os 30% a 35% das entregas de aeronaves comerciais que em 2009 receberão recursos do BNDES e do FGE, ocorrerá tanto pela redução das entregas de novos aviões do gênero, como por um aumento nos desembolsos do banco de fomento.
AE

Pouso perfeito de emergência em Atlanta.

Um King Air faz um perfeito pouso de emergência pois o trem de pouso da aeronave constato problemas e nao baixou, foi um excelente pouso de barriga. O piloto foi demais, vejam:

FSA

Revelações (ou não) made in NASA no “Incidente OVNI de Kecksburg”

Um dos incidentes OVNI mais conhecidos teve lugar na cidade de Kecksburg, na Pensilvânia a 9 de dezembro de 1965.
Foi este o dia em que alguns dos residentes desta pequena cidade norte-americana viram uma bola de fogo atravessando os céus noturnos. Os relatos da época descreviam um objeto do tamanho de um janto Jumbo e parecia ter feito uma aterragem controlada num bosque próximo. Falava-se também que militares tinham isolado a região pouco depois e que algo tinha saído dali num caminhão militar e oculto sob uma lona.

Popout

Assista ao documentário completo AQUI.

Para procurar esclarecer o que se passou em Kecksburg, a jornalista nova iorquina Leslie Kean encetou um processo judicial para obter do Governo toda a documentação necessária. O processo começou em 2002, com um pedido formal de um “Freedom of Information Act” (FOIA), de forma a obrigar o Governo a entregar toda a informação existente nos arquivos governamentais. O processo haveria de resultar em 2003 num segundo processo contra a NASA, acusada pela jornalista de ter bloqueado a entrega de documentos a propósito deste incidente OVNI. Em outubro de 2007 a NASA acabaria por acordar em entregar centenas de documentos relevantes a este caso, numa busca interna que só terminaria em agosto de 2009.

O documento resultante das fontes da NASA seria intitulado “Conclusão do Processo contra a NASA – Referente ao caso OVNI de Kecksburg de 1965″ e detalha todas as peripécias do processo judicial, assim como a conclusão da busca depois do acordo judicial de 2007.

O relatório conclui que muitos ficheiros não foram localizados ou que foram pura e simplesmente destruídos. As conclusões do relatório abordam também o já conhecido “Project Moondust”, uma espécie de agencia governamental que lida com a recuperação de todos os objetos espaciais de origem não norte-americana e vários documentos provam a ligação da NASA à recuperação e exanimação destes objetos.

A jornalista depois de ter estudado a documentação libertada pela NASA concluiu que algo caiu de facto em Kecksburg e continua a acreditar que existe uma considerável probabilidade de se tratar de um objeto de origem extraterrestre. Não exclui contudo, a possibilidade de se tratar de um projeto ultrasecreto dos EUA ou de outra nação, mas não dá a esta tese muita substância, segundo o relatório da NASA sobre a análise o lixo orbital que poderia (ou não) ter caído em Kecksburg. Esta informação é corroborada pelos dados do “U.S. Space Command” e da Agencia Espacial Russa que apontam para que o que caiu em Kecksburg não era nem um satélite soviético. Se não era soviético, só poderia ser “made in usa” ou… Alienígena. Mas se era norte-americano então porque é que essa origem permanece secreta mais de 40 anos depois? Uma pergunta que só reforça a possibilidade extraterrestre. É claro que poderia ser um teste militar ultra-secreto, evolvendo mortos ou motores nucleares (como os NERVA ou Kiwi que estavam então a ser desenvolvidos em segredo), a radioatividade, a morte de militares poderia explicar o secretismo…

A origem natural do objeto está aparentemente excluída, já que logo nos primeiros relatos as diversas testemunhas afirmavam que o objeto atravessara o céu, virando subitamente sobre Kecksburg e abrandando depois a velocidade realizando uma aterragem controlada na floresta. Mais tarde, outras múltiplas testemunhas (diferentes das primeiras) observaram um objeto metálico em forma de bolota semi-enterrado no solo. E a rápida recuperação do mesmo por um grupo de homens uniformizados indica que se tratava de algo muito importante. Cápsula espacial experimental ou… OVNI, fica ao critério do leitor. Eu já fiz a minha escolha.
Desástres Aéreos

Últimas apresentações da ‘Fumaça’ em 2009

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Após realizar mais de 96 apresentações por todo o Brasil, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fecha o ano de 2009 com apresentações no interior do Estado de São Paulo.

As cidades de Avaí (4/12) e Taubaté (6/12) já conferiram as ousadas acrobacias dos T-27 da FAB. Hoje (9/12), é a vez de Indaiatuba assistir o desempenho da Esquadrilha da Fumaça. As últimas apresentações do ano acontecerão nas cidades de Pirassununga (11/12), Restinga (12/12) e São José do Rio Pardo (16/12).

Poder Aéreo

Webjet alcança a marca dos quatro milhões de pessoas utilizando seus serviços



A Webjet Linhas Aéreas bateu anteontem (08/12) seu segundo recorde em 2009. Além de transportar em novembro seu maior número de passageiros em um mês (foram 255.703 clientes voando), a companhia alcançou a marca dos quatro milhões de pessoas utilizando seus serviços (a empresa superou a marca de 4,3 milhões de passageiros, meta que inicialmente era prevista somente para janeiro) .

A Webjet fechou novembro com cerca de 4,17 milhões de passageiros transportados desde o início de suas operações, em 2005. No primeiro fim de semana de dezembro, a ocupação média chegou a 82%. Somente neste ano, foram 2,5 milhões de usuários.

Os números foram alcançados no mesmo momento em que a empresa recebe mais quatro aviões e fecha o ano com 20. Os quatro Boeings 737-300, para 148 passageiros, cada, começam a operar na próxima semana, em nove novas frequências, que reforçaram, principalmente, a malha de São Paulo para o Nordeste.

Serão cinco novos voos saindo de Guarulhos para Salvador, Recife, Fortaleza e Natal, além de ligações novas do Rio a Porto Alegre, Brasília e Fortaleza, representando um aumento de 25% na oferta de trechos para 10 cidades brasileiras.
Mercado e Eventos

BIG FUN STEEP HILL


IFR Online

Base Aérea dos Afonsos comemora 52 anos




Uma cerimônia militar marcou a comemoração dos 52 anos da Base Aérea dos Afonsos (BAAF). O evento foi precedido por uma solenidade religiosa e pela inauguração de monumentos em homenagem aos ex-comandantes da Organização.

As comemorações foram realizadas no dia 04 de dezembro. A solenidade militar foi presidida pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro-Ar Elcio Picchi. Nela foram entregues as medalhas por tempo de serviço aos militares da BAAF e da Prefeitura de Aeronáutica dos Afonsos (PAAF), bem como da entrega de placas por reconhecimento aos Amigos da BAAF (militares e civis), destaques históricos militares e ex-comandantes.

"A Base Aérea dos Afonsos tem o espírito alicerçado por valores morais inabaláveis do patrono da FAB, Eduardo Gomes, que nos deixou um legado exemplar de bravura, determinação, disciplina e lealdade aos valores democráticos e castrenses", afirmou o Comandante da BAAF, Coronel Aviador Arnaldo Augusto do Amaral Neto.

Criada em 1957, a história da BAAF antecede a criação do Ministério da Aeronáutica. Em 1931, o Campo dos Afonsos foi palco do voo inaugural do Correio Aéreo Nacional e, em 1932, durante a Guerra Constitucionalista, ocorreram decolagens de aeronaves do antigo Grupo Misto de Aviação para missões de combate aéreo e ataque à aeródromo das forças rebeldes.
BGA

Qantas tem programa de reciclagem a bordo

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A Qantas anunciou esta semana que irá ampliar os programas de reciclagem que possui, que agora passarão a atuar dentro dos aviões que realizam os voos domésticos da empresa australiana, informou a Air Transport News.

“Na Qantas, sustentabilidade guia tudo que fazemos. Nós estamos comprometidos em implementar processos e políticas que ajudem a proteger o meio ambiente para as próximas gerações, desde reciclagem até instalações que auxiliem na redução das emissões de carbono”, disse o CEO da Qantas, Alan Joyce.

Com a iniciativa a empresa pretende reciclar oito milhões e meio de garrafas, copos e latas por ano e, combinados todos os seus programas, reduzir em 25% até o ano de 2011 o acúmulo do lixo por ela produzido.

CR

Presidente Lula envia ao Congresso projeto da nova Lei da Defesa

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Brasília, 8/12/2009 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional nesta terça-feira, 8 de dezembro, o Projeto de Lei Complementar que modifica a Lei Complementar nº 97/95 e fortalece o Ministério da Defesa. A proposta foi enviada por meio da Mensagem nº 988, de 7 dezembro de 2009. A Lei Complementar 97 dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas.

As alterações incluídas pelo projeto são fundamentais para a implantação da Estratégia Nacional de Defesa. A proposta do Executivo foi formulada pelo Ministério da Defesa e Casa Civil e fortalece o papel institucional e político do ministério na linha de comando das Forças Armadas.


Exemplos desse fortalecimento dizem respeito à nomeação dos Comandantes das Forças Armadas e à promoção dos oficiais-generais. Hoje, pela Lei Complementar 97, os comandantes das Forças são nomeados pelo presidente da República, ouvido o ministro da Defesa. Na nova redação, os comandantes serão “indicados pelo ministro da Defesa e nomeados pelo presidente da República” (artigo 4º do projeto de lei).

O ministro da Defesa também definirá a lista de oficiais-generais que serão promovidos. Conforme o projeto de lei, “compete aos comandantes das Forças apresentarem ao ministro da Defesa a lista de promoção aos postos de oficiais-generais e propor-lhe os nomes para nomeação aos cargos”. Pela legislação atual, os comandantes indicam os candidatos à promoção e apenas apresentam a lista ao ministro.

Ainda em relação ao fortalecimento institucional do Ministério da Defesa, o projeto de lei altera a doutrina geral das Forças Armadas e cria o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) dentro da Administração Central do Ministério da Defesa. O chefe do novo Estado-Maior terá o mesmo nível hierárquico dos Comandantes das Forças Armadas e estará acima de todos os demais militares. Ele será indicado pelo Ministro e poderá ser um militar da ativa ou da reserva. Se da ativa, irá para a reserva no momento da posse, como já ocorre com os comandantes de Força.

A alteração da doutrina e a criação do Estado-Maior Conjunto permitirão uma atuação integrada das Forças Armadas. Hoje, em exercícios militares conjuntos, elas atuam sob um “comando combinado” e, com a criação do EMCFA, passarão a atuar sob um “comando conjunto“.

A mudança na doutrina altera especialmente a logística de atuação das Forças, tanto em exercícios combinados quanto na guerra real. “Esta é uma mudança fundamental. Altera por completo a doutrina de emprego das Forças. Antes, o emprego era individual, de cada Força com um comando combinado. Agora, o emprego é conjunto”, explicou Nelson Jobim em recente palestra no Superior Tribunal Militar. Segundo ele, a atuação sob um comando conjunto é matéria “pacificada mundialmente” em termos de doutrina militar.

O projeto de lei também traz para o Ministério da Defesa a formulação da proposta orçamentária das Forças, e a definição de políticas e diretrizes de produtos de defesa, inclusive equipamentos, munições e fardamento. As compras em si, continuarão sendo feitas pelas Forças. Diz o texto do projeto: “A proposta orçamentária das Forças será elaborada em conjunto com o Ministério da Defesa, que a consolidará, obedecendo-se as prioridades estabelecidas na Estratégia Nacional de Defesa, explicitadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias”. Hoje, pela lei, os orçamentos seriam feitos separadamente pelas Forças e o Ministério da Defesa meramente os compatibilizaria e os enviaria ao Ministério do Planejamento. O ministro Jobim alterou na prática essa sistemática e agora consolidará o novo procedimento na lei.

Outro ponto importante do projeto é que ele faz alterações nas regras de atuação das Forças nas chamadas operações subsidiárias. Pela definição da Lei Complementar 97, cabe às Forças Armadas, como atribuição subsidiária geral, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República.

Em 2004, houve uma alteração da Lei Complementar 97 que outorgou poder de polícia ao Exército nas regiões de fronteira. Hoje, o Exército pode, em toda a faixa de fronteira, fazer patrulhamento, revista e prisão em flagrante. Outra alteração feita em 2004 também deu à Força Aérea poder de patrulhamento do espaço aéreo brasileiro total. Atualmente, a Força Aérea patrulha aeronaves suspeitas e pode persegui-las até o solo, mas depois do pouso a Aeronáutica não pode fazer mais nada. Essa atuação dificulta, por exemplo, o combate ao narcotráfico.

Com as alterações na Lei Complementar 97, as três Forças terão a mesma capacidade de atuação nas fronteiras, quando não houver polícia presente. “Estamos estendendo à Marinha e à Aeronáutica os mesmos poderes que o Exército recebeu em 2004, que é o poder de patrulhamento, revista e prisão em flagrante, sem prejuízo, evidentemente, das ações policiais competentes. Para o Exército não altera absolutamente nada. Agora, obviamente, as Forças Armadas não poderão produzir inquéritos e essa atuação será complementar, ou seja, articulada com as ações de polícia. No caso de não haver polícia, os militares tomam providências e depois entregam à polícia”, disse Jobim no STM. No caso da Marinha, o poder de patrulhamento, revisão e prisão será exercido nas águas jurisdicionais brasileiras.

De acordo com o projeto de lei, os atos praticados por militares no cumprimento de missões em operações subsidiárias serão julgados pela Justiça Militar. Essa mudança dá segurança jurídica às operações subsidiárias e aos militares que nelas atuam. Hoje, a Lei Complementar 97 não é muito clara no que diz respeito ao julgamento dos militares acusados de práticas de crimes. Pelo projeto de lei, entretanto, os crimes comuns praticados pelos militares em operações subsidiárias serão julgados pela Justiça comum.

Se o sujeito está numa operação subsidiária, por exemplo, de patrulhamento da Força Aérea e autoriza-se a legislação de abate, estaria sujeito à Justiça Militar porque se trata de ação militar. É a mesma coisa do Exército hoje nas fronteiras. Quando ele faz um patrulhamento, apreende drogas e tem conflito com organização criminosa, isso é operação militar. Agora se um soldado numa operação militar pratica um crime comum, ele vai responder à Justiça comum”, exemplificou Jobim no STM.

Veja o texto encaminhado ao Congresso

Plano Brasil

Avião da SATA faz escala forçada

O avião da SATA Internacional que fez esta quarta-feira o voo Lisboa/Horta/Lisboa foi obrigado a realizar uma escala técnica para reabastecimento em Ponta Delgada, devido às restrições da pista do Faial.

A escala forçada em Ponta Delgada, segundo José Gamboa, porta-voz da SATA, foi originada não só por «restrições operacionais» no Aeroporto da Horta mas também pelas «más condições atmosféricas em rota e no destino».

Devido ao mau tempo que se verifica em Lisboa, os aviões que partem com destino à capital portuguesa devem ter os tanques de combustível atestados, para a eventualidade dos pilotos terem que recorrer a um aeroporto alternativo, neste caso, Porto ou Faro.

O problema é que o avião da SATA não podia sair da Horta com os tanques cheios devido às restrições de peso na descolagem existentes naquele aeroporto, pelo que foi obrigado a uma escala para reabastecimento em Ponta Delgada, seguindo depois para Lisboa.

O caso não é comum, mas volta a colocar em evidência as restrições na operacionalidade do Aeroporto da Horta com aeronaves de maior dimensão, que se devem, em grande parte, à reduzida dimensão da pista.

Os passageiros que esta quarta-feira embarcaram no Aeroporto da Horta com destino a Lisboa só foram informados da alteração da rota na altura do check-in e, alguns, pensaram que a situação estava relacionada com a qualidade do combustível fornecido na ilha.

Isto porque, durante o mês de Julho, o Aeroporto da Horta esteve 20 dias sem poder abastecer aeronaves, devido à falta de qualidade do combustível.

Desta vez, a escala forçada em Ponta Delgada está relacionada com a dimensão da pista do Aeroporto da Horta, que tem apenas 1.700 metros de comprimento, o que obriga a restrições de peso em alguns aviões.

A ampliação da pista está dependente da privatização da ANA, tendo o Governo Regional dos Açores já anunciado que está incluída no caderno de encargos.
IOL

ANAC VAI DISTRIBUIR "SLOTS" DA PANTANAL



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) obteve na Justiça o direito de distribuir os "slots" (espaços para pousos e decolagens) da Pantanal em Congonhas. Com a decisão do Superior Tribunal de Justiça, o leilão dos bens da Pantanal, que incluía os slots e estava previsto para hoje, foi suspenso.
Folha de S. Paulo

Emirates lança voo Dubai-Tóquio


A Emirates Airline anunciou o lançamento de um voo direto ligando Dubai, nos Emirados Árabes, e Tóquio, no Japão. As operações terão início em 28 de março de 2010 com cinco frequências semanais, atendidas por um Boeing 777–300ER.

"O sucesso dos serviços da Emirates para o Japão abriu novos mercados para a empresa. Um exemplo são os japoneses que trabalham na América do Sul: antes eles viajavam pelo Pacífico, agora passaram a voar de/para o Japão com a Emirates, aproveitando a ótima conexão em Dubai", afirma o presidente e CEO da Emirates Airline e Grupo Emirates.
Panrotas

Tam patrocina musical de Claudia Raia e realiza sessão exclusiva em SP





Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento homenageia Claudia Raia após espetáculo

A Tam Linhas Aéreas é a grande patrocinadora do musical "Pernas Pro Ar" e estrelado por Claudia Raia. Para celebrar essa parceria, a empresa promoveu na noite desta quarta-feira (09/12), em São Paulo, uma sessão exclusiva para 1.500 convidados. O espetáculo conta, de forma bem humorada, a história de uma dona de casa que resolve mudar de atitude ao perceber que vive acomodada no casamento. O musical tem ainda orquestra musical. "Ao avaliarmos o roteiro percebemos que era um projeto especial e único e desenhado pela própria Claudia Raia", afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da Tam.

A executiva recebeu, inclusive, uma homenagem de Claudia Raia pelo empenho e carinho com que a Tam se dedica ao musical. "Fiquei impressionada com a confiança que a Manoela Amaro depositou nesse projeto. Depois de uma semana de nossa primeira reunião estava firmada a parceria com a Tam", diz a artista. Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento da Tam, por sua vez, retribuiu a homenagem e ofereceu flores a atriz.

O espetáculo inicia a temporada este ano pela capital paulista e a partir de 2010 segue em turnê para 17 capitais brasileiras. A estimativa de Manoela Amaro é que o musical também seja apresentado nos destinos internacionais operados pela Tam como Miami (EUA) e Paris (França). "Temos uma oportunidade de ampliar o acesso do brasileiro a cultura e a iniciativas inovadoras e tecnológicas como o Pernas pro Ar", completa a diretora.
Mercado e Eventos

Infraero realiza melhorias no Aeroporto de Guarulhos para alta temporada


A Infraero já concluiu 70% das ações de melhoria na área inspeção de embarque internacional nos dois terminais de passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. A instalação dos guichês deve ser concluída a tempo de atender a demanda de usuários do aeroporto durante a alta temporada, que compreende o período de 15 de dezembro de 2009 à 15 de janeiro de 2010.

As ações foram iniciadas há cerca de dez dias e foram remanejados lay-outs e equipamentos, bem como a readequação de divisórias e de espaços. A medida vai proporcionar aumento nas unidades de atendimentos da Polícia Federal no setor, que passará a ter mais seis balcões, totalizando 28, o que garantirá rapidez na inspeção de controle do órgão.

Mercado e Eventos

CÉU DE BRIGADEIRO FICA NUBLADO COM A CRISE FINANCEIRA

Frederico Curado(Embraer) e Luis Carlos Affonso(Embraer)


Embraer não vê 2010 com bons olhos
Apesar dos desafios e dificuldades, termina 2009 "sólida e com caixa equilibrado"


Com a demanda por aviões enfraquecida desde o início da crise financeira, o presidente-executivo da Embraer, Frederico Curado, fez previsão pessimista para o ano que vem. Segundo ele, 2010 deverá ser um ano tão difícil como 2009 ou ainda pior para as fabricantes de aviões, com previsão de queda de receita, uma vez que o mercado continua deprimido, as empresas continuam perdendo dinheiro e os sinais de recuperação no exterior são "relativamente frágeis".

Curado manteve a previsão de queda de 10% na receita líquida do ano que vem em relação a receita deste ano, estimada em US$ 5,5 bilhões, conforme já havia afirmando ao divulgar o balanço do terceiro trimestre, em outubro.

Mas afirmou que, apesar de ainda não ter fechado seu orçamento para 2010, a Embraer prevê manter os investimentos equivalentes aos de 2009, da ordem de US$ 350 milhões, entre capex (do inglês "capital expenditure") e pesquisa e desenvolvimento. A empresa deve manter a representatividade dos aviões comerciais em torno de 60% de sua receita, sendo que a aviação executiva deve ficar entre 15% e 20%, enquanto defesa e serviços devem completar sua receita.

O executivo disse que não espera uma nova onda de cancelamentos em 2010, ano em que o excesso de estoques deve ser absorvido, embora novas vendas e contratos devam ocorrer somente em 2011. "Se acontecer antes, excelente, estamos preparados para agir rapidamente", destacou, frisando que sua visão não é "pessimista", e sim "conservadora".

Jatos executivos

A opinião "conservadora" de Curado foi compartilhada pelo vice-presidente de Aviação Executiva da Embraer, Luis Carlos Affonso, ao falar sobre o mercado mundial de jatos executivos. Em sua opinião, o setor continuará com dificuldades no próximo ano, movimentando apenas US$ 15 bilhões em 2009, quase metade dos US$ 28 bilhões movimentados em 2008.

"O mercado mundial será ainda menor que 2009", sentenciou o executivo. A estabilização, conforme Affonso, deverá chegar apenas em 2011, com o retorno das vendas, mas as vendas melhorarão a partir de 2012. Ainda de acordo com o vice-presidente, o " desafio nos próximos anos será conquistar market share com a introdução de novos produtos".

Entregas

Em vez dos 110 Phenom que a Embraer esperava entregar neste ano, a fabricante de aeronaves deve repassar 100 destes jatos executivos a seus clientes. Contudo, segundo Luis Carlos Affonso, a expectativa de entregar 18 jatos Legacy e Lineage no lugar das 17 unidades estimadas anteriormente, deve levar a receita líquida da Embraer a ficar "bem perto do guidance" para 2009, de US$ 5,5 bilhões, considerando todas as classes de aeronaves que fabrica.

Com a entrega de uma centena do Phenom 100 em 2009, o backlog desses modelos executivos que vale até 2013 deve ficar em 700 unidades, dos quais um terço se refere ao Phenom 300, que acabou de ser homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, nas próximas semanas, deve receber a certificação do órgão norte-americano (FAA). Vale lembrar que a carteira de pedidos firmes destes jatos chegou a 800 unidades. "Alguns clientes seguem postergando ou cancelando entregas, mas a um ritmo bem menor", afirmou o executivo.

Segundo Affonso, a entrega de menos Phenom 100, cujo preço gira em torno de US$ 3,5 milhões, deve-se à dificuldade de alguns frotistas internacionais de conseguirem crédito. "Mas considerando o cenário desafiador para a aviação, especialmente a executiva, entregar 100 unidades no primeiro ano de produção do Phenom é muito bom", afirmou.

Para 2010, Affonso acredita que as entregas de aviões executivos da Embraer possam até superar as de 2009, em virtude da introdução do Phenom 300, cuja produção começará para valor no começo do ano, e do Legacy 650, que deve ficar pronto no terceiro trimestre de 2010.

Financiamento

Cerca de 60% das entregas de aviões comerciais da Embraer em 2010 devem ser financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE), percentual bem maior que os 30% a 35% das entregas de aeronaves comerciais que em 2009 receberão recursos dessas duas instituições de fomento. O financiamento ocorrerá tanto pela redução das entregas de novos aviões do gênero, como por aumento nos desembolsos do banco de fomento.

Curado negocia com o BNDES linhas para ajudar seus clientes a comprarem aviões. "Tenho confiança de que não teremos surpresas negativas nas entregas por falta de crédito, seja via BNDES ou no mercado externo", disse, destacando que a Embraer não pretende usar seu caixa para financiar clientes. Com o incentivo do BNDES, que até abriu uma linha em reais para financiar a compra de jatos da Embraer, a participação de compradores nacionais na composição da receita da companhia atingiu o recorde de 10% em 2009.

Antes, a fatia do mercado brasileiro oscilava de 3% a, no máximo, 6%. Companhias aéreas como Azul e Trip foram as principais clientes de aviação comercial da Embraer no Brasil em 2009, e o ano também foi bom para a fabricante na área de Defesa. A proporção de empréstimo público sobre as entregas de aeronaves comerciais está ligada, principalmente, às vendas menores previstas para 2010.

Boa parte da queda prevista de 10% da receita líquida da Embraer no ano que vem, deve ocorrer no mercado de aviação comercial. Em 2009, segundo Curado, foram vendidos 18 aviões comerciais, mas houve o cancelamento das entregas de 32 unidades. Em seu balanço sobre 2009, o presidente da Embraer observou que, apesar dos desafios e dificuldades que este ano reservou à aviação, a fabricante termina o período "sólida e com caixa equilibrado".

Empregos

Curado também garantiu que a redução de custos não passará pela área de pessoal ou pelos investimentos, que devem ser mantidos em US$ 350 milhões no próximo calendário. No começo de 2009, a Embraer demitiu 4,2 mil trabalhadores - o maior corte de pessoal realizado por uma empresa brasileira durante a crise.

Mas desde o grande corte de pessoal, a empresa também perdeu outros 150 a 180 funcionários (entre demitidos, aposentados ou vagas de empregados que saíram da empresa). Em novembro, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos alegou que a fabricante teria dispensado outros 600 metalúrgicos de sua fábrica no interior paulista, o que não foi confirmado. Atualmente, de acordo com o dirigente da Embraer, a fabricante emprega 19 mil pessoas, incluindo os funcionários de suas subsidiárias.
Monitor Mercantil

Anac registra aumento de 18% em voos domésticos


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou, no mês de novembro, um aumento de 17,6% (em RPKs) na demanda doméstica, comparado ao mesmo período de 2008. Enquanto a oferta (em ASKs) aumentou 13,2%, ampliando a taxa de ocupação em 2,6 pontos percentuais. A participação no mercado doméstico durante o mês de novembro foi de 43,9%.

No mercado internacional, o crescimento da demanda foi de 13% comparado com o mesmo período de 2008. A participação de mercado no mês de novembro foi de 85,4% e a taxa de ocupação internacional atingiu 73,7%.

Mercado e Eventos

Fornatur decide “comprar briga” da aviação regional


BELO HORIZONTE - Segundo a presidente do Fornatur, Nilde Clara Brun (foto), a entidade “está disposta a encarar a briga da aviação regional”, que busca soluções para os principais entraves do setor: infraestrutura aeroportuária, acesso a linhas de financiamento e desenvolvimentos de políticas específicas para desenvolvimento e competitividade do segmento.

“Criaremos um grupo de trabalho em conjunto com a Abetar em 2010 para trabalhar essas questões. Vamos encaminhar as propostas definidas aos governadores e solicitar apoio para marcar uma audiência com a ministra Dilma Rousseff. Já estamos trabalhando com o MTur para definir a pauta dessa audiência”, disse. O Fornatur entende que a aviação regional é uma das principais soluções para a mobilidade e o desenvolvimento do turismo no País, em suas diversas regiões.
Panrotas

SATA vende avião que assegurava ligações com o Corvo



A transportadora aérea açoriana SATA anunciou hoje a venda do avião Dornier DO228 a uma companhia aérea do Chile, adiantando que o aparelho partiu terça-feira de Ponta Delgada tripulado por elementos da nova companhia proprietária.

O Dornier DO228, fabricado em Dezembro de 1987, entrou ao serviço da SATA em 1993, tendo realizado o seu último voo a 25 de Julho.

A partir desta data, o avião, que fazia preferencialmente as ligações à ilha do Corvo, foi substituído por dois Dash Q200, adquiridos pela transportadora açoriana à Bombardier.

Enquanto esteve ao serviço da SATA, o Dornier DO228, com capacidade para 18 passageiros, realizou 23 663 voos comerciais entre as ilhas dos Açores.

Dinheiro Digital

Investigadores seguem procurando caixas-pretas de avião do voo Rio-Paris


Os investigadores franceses não desistiram de encontrar as caixas-pretas do voo da Air France entre Rio de Janeiro e Paris que se acidentou em 1º de junho com 228 pessoas a bordo, informa nesta quinta-feira a imprensa da França.

O Escritório de Pesquisas e Análises (BEA, em francês), responsável pelas investigações sobre a catástrofe, procura uma empresa especializada no rastreamento do fundo do mar para tentar localizar os destroços do aparelho, que poderiam estar a cerca de 4 mil metros sob as águas do Atlântico.

Em um primeiro momento, a busca se concentrou em localizar o sinal emitido pelas caixas-pretas durante um mês, por isso foram usados submarinos franceses especializados nestas funções.

Mas, agora, é preciso procurar os destroços do avião na área onde se acredita que tenha afundado, por isso o BEA estudar encomendar a tarefa a empresas que conheçam melhor o fundo do mar na zona.

Em particular, o jornal "Le Figaro" afirma nesta quinta-feira que o instituto Woods Hole, com base em Massachusetts, é o favorito para conseguir o contrato.

Enquanto isso, os investigadores do BEA vão recalcular, a partir de seus dados a área onde poderiam estar os destroços do avião, trabalho que deve estar terminado no final de janeiro do próximo ano.

Assim, os trabalhos de busca das caixas-pretas podem ser retomados ainda no primeiro semestre de 2010.

O "Figaro" também afirma que os investigadores relançaram a hipótese de que as más condições meteorológicas podem ter provocado o acidente.

Esta hipótese, revelada uma semana antes que o BEA publique seu segundo relatório sobre o acidente, ganhou peso depois que um avião semelhante ao acidentado em 1º de junho e operado também pela companhia aérea Air France sofreu um incidente provocado por um temporal em 29 de novembro.

O voo, que também fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris, encontrou uma área de fortes turbulências quatro horas depois da decolagem, o que obrigou aos pilotos a iniciar uma manobra de descida para buscar uma passagem menos conturbada.

O incidente ocorreu a cerca de 18 quilômetros da área onde os investigadores acreditam que o voo de 1º de junho se acidentou.

A diferença, segundo o "Figaro", é que, no segundo incidente, o avião não perdeu as referências procedentes dos sensores externos, o que permitiu que os pilotos soubessem o tempo todo a velocidade do aparelho.

No caso do voo acidentado, estes sensores não funcionaram corretamente por causa do gelo, o que, segundo certas hipóteses, pode ter causado a catástrofe.

Embora os investigadores não tenham confirmado o papel dos sensores no acidente, a Air France acelerou o programa de substituição destes equipamentos por outros mais modernos.

EFE