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segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fly Right International confirma datas de Open Day da Emirates em SP




O Portal Meio Aéreo tem a honra de anunciar em primeira mão as datas dos próximos Open Day para contratação de comissários de voo brasileiros para a equipe de tripulantes da Emirates Airline.

Após longo período sem novas seleções, a Emirates volta a contratar em todo o mundo – Melbourne, Vancouver, Casablanca, Manila, São Paulo, Perth, Bangkok, Johannesburg, Mar Del Plata, Tunis e Sofia.

Aqui no Brasil as pré-seleções são realizadas pela Fly Right International e você já pode encaminhar seu currículo para a consultoria no e-mail: cabincrew@flyrightintl.com

Os candidatos deverão comparecer em traje social e levar:

- Currículo em Inglês;
- Foto 5×7 (em traje social e sorridente, sendo que moças devem estar de maquiagem e lenço)*
- 1 ou duas fotos de corpo inteiro casual

Para quem ainda não participou, o Open Day da Emirates é uma pré-seleção onde apresenta-se a companhia com um video, há uma redação e outros testes em inglês, além de uma entrevista individual.

Como o Open Day é uma seleção aberta ao público, há muitos candidatos e é preciso um pouco de paciência pois o processo leva cerca de 3 a 5 horas.

Para saber um pouco mais sobre o perfil do candidato, leia nosso artigo “Perfil do Colaborador Emirates

Lembrando que ontem, em Moema , deu-se o Final Test da Emirates , aqui em São Paulo, para aqueles que já haviam sido selecionados anteriormente , porém devido a Crise Internacional estavam de STAND-BY . O Resultado será anunciado em 02 semanas.

Boa sorte aos nossos amigos que realizaram o Final Test.



Meio Aéreo

Homens suspeitos são retirados de avião em Los Angeles, diz polícia



Comportamento da dupla chamou a atenção.
Eles estavam em voo que ia para Nova York e para o Cairo.

Dois homens foram retirados nesta segunda-feira (28) de um voo da United Airlines no Aeroporto Internacional de Los Angeles por "comportamento suspeito", segundo a polícia.

Eles estavam em um voo que ia para Nova York, com destino final no Cairo.

Segundo a polícia, um deles foi ao banheiro do avião depois que a tripulação pediu aos passageiros que permanecessem em seus assentos para a decolagem.
G1

Comissária - No Limite


Depois de muito, entendam MUITO procurar, finalmente descobri para qual empresa a Jéssica, que está no No Limite, trabalhava. Primeiro, vamos a algumas coisitchas sobre a moça.

E Ontem terminou mais uma edição do programa :No Limite , da Rede Globo.

Vinte participantes foram divididos em duas tribos de 10 integrantes cada, e ontem disputaram o prêmio final de R$ 500 mil.


Entre eles estava Jéssica Marina da Silva, 25 anos. Que ficou confinada por mais de 2 meses em Fortaleza. Jéssica foi eliminada por Gabriela e ficou com o 3º lugar.

Sua mãe, Raquel Aparecida Cazatti, 41 anos, contou como foi a entrada para o programa: "Ela recebeu uma ligação às 6h10, dizendo que tinha sido selecionada e que dentro de meia hora uma equipe do programa passaria para pegá-la. Eles chegaram às 6h30 e não tivemos muito tempo de conversar".

Orgulhosa da filha, ela conta que foram quatro meses de processos seletivos até esse telefonema. " Ela saiu de casa correndo e só pôde levar uma calça, duas camisas e uma blusa". Filha única, Jéssica nasceu em Jundiaí. Fez curso de comissária de bordo e há 5 anos trabalhava na TAM. Para participar do No Limite pediu demissão.

"Ela é determinada, guerreira, adora desafios e sempre enfrentou tudo sozinha", descreve Raquel. Por essas características, ela confia na boa participação da filha no programa. Raquel acredita que o curso de sobrevivência na selva que Jéssica fez para ser comissária ajudou a enfrentar todos os desafios exigidos pelo programa, como esforço físico, preparo psicológico e muita determinação. "Ela entrou para ganhar", ressalta.

Durante todo o tempo em que esteve no programa, Jéssica não pôde se comunicar com a a família ou amigos. Vale lembrar também que Jéssica fez parte do único par romântico da casa e que o moço, Rafão, canta aos quatro ventos: 'Minha vida só continua quando a Jéssica sair'.
Então já pode começar a viver!

Meu Diário Alado

Jobim diz que aeroporto Campo de Marte deve mudar devido à passagem do trem-bala



O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na manhã desta segunda-feira que o aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, deve sofrer alterações devido à passagem do trem-bala, que deve ter uma estação subterrânea no local. De acordo com ele, o aeroporto deve se tornar um heliponto.

Jobim também voltou a afirmar que os aeroportos Campo de Marte e de Jacarepaguá não têm características para abrigar voos comerciais. Na semana passada, informações apontavam que os dois aeroportos fariam uma nova ponte aérea Rio-SP.

Segundo o ministro, o "Campo de Marte vai ser um dos pontos da passagem do trem de alta velocidade. Então, terá que mudar a natureza do Campo de Marte". Já o aeroporto de Jacarepaguá tem "inviabilidades de expansão", e completou: "É uma destinação claramente de heliponto. Assim também como o futuro de Marte será heliponto", observou.

O trem-bala vai ligar o Rio de Janeiro a Campinas (93 km de São Paulo), e passará pela cidade de São Paulo por um túnel de pelo menos 16 km, podendo chegar a 25 km conforme o trajeto escolhido. Para se ter uma ideia, a extensão da atual malha subterrânea do metrô é de 33 km.

O túnel percorrerá o subsolo entre as proximidades da rodovia Presidente Dutra --de onde o trem partirá rumo ao Estado fluminense-- e o entorno da rodovia dos Bandeirantes --de onde ele seguirá para o interior paulista.

O trem custará R$ 34,6 bilhões, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O valor ficou 63% acima do previsto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que era de US$ 11 bilhões (o que equivale a aproximadamente R$ 21,23 bilhões).

Campo de Marte

Principal candidata à parada paulistana do trem-bala, por estar conectada ao metrô e à CPTM, a estação da Luz (centro) foi preterida devido ao custo da obra necessária para que abrigasse mais uma linha.

'Já tem muita linha chegando lá, seria preciso fazer um quarto andar subterrâneo, é inviável economicamente', afirma o consultor Albuino Azeredo, da empresa Trends, que trabalha no projeto da linha expressa em parceria com o governo sul-coreano.

A ligação entre o Campo de Marte e o metrô ficará a cargo do governo do Estado e deve incluir uma passagem subterrânea até a estação Carandiru (linha 1-azul).


Folha de S.Paulo

Jobim diz que escolha dos caças não será influenciada por Embraer


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira que não levará em consideração a opinião da Embraer na escolha dos caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa havia afirmado que a melhor escolha do governo seria a do caça Gripen NG, da sueca Saab, por causa das vantagens com a proposta de maior transferência de tecnologia.

“Quem decide isso é o governo brasileiro. E a Embraer não é o governo brasileiro”

Blog do Poder Aéreo

Redução de frota na Spanair


Em princípio, confirmou -se a notícia de que já tinhamos desenvolvido alguns dias atrás, que a partir de novembro, dez aeronaves serão afastadas de sua frota, sendo que o número de aeronaves envolvidas pode variar .
Após este corte a Spannair visa otimizar a utilização da sua frota reduzida e criar uma rede de voos com o fortalecimento em Barcelona aumentando assim em Barcelona sua presença ( El Prat) onde agora tem a sua sede operacional.

A união Faz a Força



A Air Berlin, da Alemanha, segunda maior companhia aérea e a Pegasus Airlines, maior companhia aérea privada da Turquia, começaram a trabalhar juntas a partir de hoje.

Os voos
seleccionados de ambas as companhias serão listados em www.airberlin.com e www.flypgs.com, e os sites serão interligados. Desta forma, os viajantes irão se beneficiar de uma cobertura de oferta de voos mais ampla.

Usando o portal de Internet da Air Berlin, os viajantes poderão reservar 17 ligações adicionais entre Alemanha e Turquia, bem como 26 vias no interior da Turquia. Um cliente que decide reservar um destes vôos será automaticamente redirecionados para www.flypgs.com.Da mesma forma, selecionando voos da Air Berlin na Alemanha e Europa, bem como voos de longo curso podem ser reservados e acessados através do site da Pegasus Airlines.



BA - Conectividade


A British Airways e a Mobile OnAir lançarão amanhã serviços de conectividade a bordo da companhia aérea no voo Londres - Nova York.
Passageiros da British Airways que võ viajar entre os dois principais centros de negócios poderão ficar online durante o vôo para os seus negócios, família e amigos, usando seus próprios celulares ou smartphones (como um dispositivo BlackBerry ®) para mensagens de texto, e-mails e acesso à Internet.
ATN

Air india melhorrias no ppr


A Air Índia durante reunião realizada em Mumbai, na sexta-feira, aceitou a recomendação da comissão chefiada por Anup Souza, Diretor de Pessoal, a revisão será referente a produtividade vinculada Incentivo (PLI) pagos aos trabalhadores.(ppr)

Hong Kong Airlines - Embarque fica mais caro



Devido ao contínuo aumento dos preços recordes do combustível, Hong Kong Airlines vai aumentar as sobretaxas de combustível para os bilhetes emitidos após 01 de outubro de 2009.

A380 da Singapore Airlines regressa a Paris devido a problemas num dos motores

O A380 prefixo 9V-SKJ fotografado em 09.09.09, no Aeroporto de Sidney, na Austrália

O Airbus A380-800, prefixo 9V-SKJ, da Singapore Airlines, que voava de Paris para Singapura (voo SQ-333), teve que voltar à capital francesa, devido a problemas no motor nº 1 (Trent 970), detectados quando sobrevoava Krakow, na Polônia, duas horas e meia depois de ter decolado.

O avião leva a bordo 444 passageiros e apesar de estar concebido para continuar a voar com apenas com três dos quatro motores, regressou a Paris por precaução, onde pousou em segurança, cerca de 5:15 após a partida.

A Singapore Airlines foi a primeira companhia aérea a voar com o A380 e começou a utilizar o aparelho na rota Singapura Paris no início deste ano.
Desástres Aéreos

ANA e Air China iniciam voos compartilhados na rota Tóquio-Pequim


As companhias Air China e ANA, integrantes do programa Star Alliance, iniciarão um acordo de voo compartilhado para os voos operados por ambas as companhias aéreas entre o Aeroporto Internacional de Pequim e o Aeroporto Internacional Haneda de Tóquio a partir de 25 de outubro.

Pequim é a quarta cidade a ser incluída na lista de destinos internacionais saindo do Aeroporto Haneda, normalmente utilizado apenas para voos domésticos, juntamente com Seul, Xangai e Hong Kong.

Graças à proximidade do Aeroporto Haneda ao centro de Tóquio, os clientes da Air China e da ANA que viajam entre as capitais dos dois países desfrutarão de viagens mais curtas e mais convenientes.

A Air China incluirá o seu respectivo código no voo diário da ANA, e a ANA incluirá o seu respectivo código nos voos realizados duas vezes por dia da Air China nesta rota, oferecendo aos passageiros a opção de voos da Air China ou da ANA realizados três vezes por dia entre Pequim e Haneda. Além disso, graças à adesão da Air China e da ANA ao programa Star Alliance, os passageiros também receberão acúmulo de milhas e resgate de milhas recíproco, bem como sala de espera e outros benefícios onde forem pertinentes.

Com este acordo em vigor, ambas as companhias aéreas oferecerão entre si 106 voos semanais entre Tóquio e Pequim e um total de 271 voos semanais entre o Japão e a China.

Os voos compartilhados serão operados nos seguintes horários a partir do dia 25 de outubro.

Jornal de Turismo

Transtorno em voo: Deputado usa passagem da esposa


Uma situação inusitada fez atrasar a decolagem de um voo no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. O deputado federal Marcos Antônio Ramos da Hora (PSC/PE - foto) causou um transtorno ao ser flagrado pela tripulação do voo Gol 1680, com destino a Petrolina, tentando embarcar com o bilhete no nome da esposa. Agentes da Polícia Federal de plantão no aeroporto foram acionados pelo comandante da aeronave para retirá-lo, já que o parlamentar oferecia resistência para descer do avião. Após ser conduzido para o lado de fora, o deputado teve de prestar depoimento à PF.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, o parlamentar disse, em depoimento, que teria chegado atrasado para o check in do voo, que estava marcado para as 14h20 do sábado. A versão do deputado é de que os funcionários da Gol teriam autorizado seu embarque no lugar da esposa, que tinha feito o check in com antecedência. A assessoria de imprensa da empresa aérea nega que tenha dado a autorização e alega que só teria percebido o engano após a checagem da lista dos passageiros dentro do avião.

Depois da chegada das autoridades, a PF informou que Marcos da Hora permaneceu por alguns minutos dentro do voo, mas teria agido com naturalidade diante da orientação de sair. Não houve confronto nem bate-boca, segundo a polícia.

A reportagem do Diario tentou ontem à noite localizar o deputado para comentar o caso, mas ele não foi encontrado. Segundo uma irmã dele, que não quis se identificar, o parlamentar teria embarcado no voo de outra companhia para Petrolina. A Gol disse que tentou remarcar a viagem com o cliente para outro horário, mas ele não quis.

A assessoria de imprensa da Gol lamentou o ocorrido e justificou que a medida de retirar o deputado do voo seguiu as normas de segurança da aviação mundial e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conhecido como "negão abençoado", o deputado Marcos da Hora foi um dos mais votados na eleição de 2006. Cantor e compositor gospel, é um dos representantes da bancada evangélica do estado na CâmaraFederal.
Desástres Aéreos

Americano é preso por perseguir a ex-namorada com um avião

O norte-americano Tom Huey foi preso na última quarta-feira (23) na cidade de Concord, no estado da Califórnia (EUA), acusado de perseguir sua ex-namorada com um avião, segundo reportagem do jornal local "Claycord".

Foto: Reprodução/Claycord

Avião que era usado por Tom Huey para intimar a ex-namorada.

De acordo com a polícia de Concord, Huey ficava dando círculos com o avião próximo à casa de sua ex-namorada com frequência. Ele foi detido na quarta-feira depois que pousou sua aeronave no aeroporto local.

A prisão pôs fim a mais um ano de assédio contra a ex-namorada. As brincadeiras de Huey também irritaram os vizinhos da mulher. Eles relataram que Huey ficava sobrevoando o bairro em baixa altitude desde abril de 2008, dois meses após o fim do namoro.

As autoridades afirmaram que o caso tomou novo rumo na semana passada, quando os moradores começaram a encontrar folhetos que continham insultos raciais perto da casa da mulher.

Huey foi preso no aeroporto de Concord e levado para a cadeia do Condado de Martinez. Sua fiança foi fixada em US$ 155 mil.
Planeta Bizarro

FLEX-SEAT :Projetos para novos assentos nas Aeronaves





O Inventor Emil Jacob está propondo uma reforma radical para os interiores de aviões com seu novo sistema de utilização vertical, bem como o espaço horizontal de uma cabine de avião.
Seja na classe business ou na classe econômica, os desenhos e projetos de Jacob estão escalonados verticalmente, proporcionando mais espaço e privacidade.

O Modelo FLEX- SEAT oferece acomodações acessíveis e reclináveis para voos de longo curso, com benefícios adicionais.

PILOTO ERRA PISTA AO FAZER POUSO FORÇADO NA ALEMANHA


Após o pouso acidentado: a aeronave no guard rail da pista de testes

Um piloto de 65 anos de idade, pilotando seu planador Diamond HK-36TTC Super Dimona, prefixo D-KDMJ, confundiu uma pista de testes de carros com a pista do Aeroporto de Manching (IGS/ETSI), na Alemanha, neste sábado (26).

Durante o pouso, o piloto confundiu uma pista de carros próxima ao aeroporto ao realizar um pouso forçado.

O trem de aterrissagem ficou destruido. O piloto e seu acompanhante de 61 anos de idade escaparam ilesos. Danos: cerca de 40.000 Euros.
IFR Online

Iata oferece serviços para diminuir operações fraudulentas


As companhias aéreas mundiais têm dois novos serviços, disponibilizado pela Iata, que permitirão reduzir custos e riscos associados às operações com cartões de crédito na compra de bilhetes. O serviço de otimização de cartões de crédito providenciado pela associação ajuda a reduzir taxas de comissão, melhora o método de pagamento, tornando-o mais rápido, e cria um contrato único para todos os cartões de crédito aceitos.

Este serviço é oferecido às transportadoras através de um acordo de cooperação com a CreditCard Optimisation Ltd. A Iata vai também disponibilizar aos seus associados uma base de dados online que permitirá a partilha de informação sobre transações fraudulentas através de cartão de crédito.

Este é um dos flagelos em termos de custos para a indústria da aviação, estimando a Iata que as fraudes com pagamentos com cartões de crédito atinjam os US$ 1,4 bilhões anuais. A associação revela que, atualmente, há 40 companhias aéreas usando o serviço, tendo já contribuído com 800 mil registos informativos para a base de dados.
Jornal de Turismo

França promete 'transparência' ao Brasil após acidente com aviões de combate


A França prometeu ao Brasil "transparência" com relação aos aviões de combate Rafale que o país estuda comprar em uma operação milionária, após o acidente com duas aeronaves deste modelo no Mar Mediterrâneo, indicou nesta segunda-feira um porta-voz do Ministério francês da Defesa.

"Com o Brasil, que é um sócio essencial, quando chegar a hora e segunda modalidades que, tenho entendido, ainda não foram fixadas, haverá relações de transparência naturais como podem esperar dois países parceiros", indicou Laurent Teisseire em entrevista à imprensa.

O comando da Força Aérea do Brasil (FAB), pediu na sexta-feira passada às autoridades francesas ter acesso às investigações abertas após o acidente de dois caças Rafale quinta-feira no Mar Mediterrâneo, devido aparentemente a uma colizão em voo.

Este acidente aconteceu no momento em que o Brasil estuda a compra de 36 Rafale ao construtor francês Dassault Aviation por 7 bilhões de dólares (5 bilhões de euros).

"Somos parceiros do Brasil e é tradição, quando há um tema que interessa a vários países, trocarmos informações", disse Teisseire.

"Tradicionalmente (...) as conclusões de uma investigação sobre um acidente aeronáutico são compartilhadas na comunidade aeronáutica", acrescentou.

Segunda-feira, a presidência francesa confirmou a hipótese da coliSão bno voo entre as duas aeronaves.

"Dois Rafale da marinha nacional colidiram ao final da tarde de quinta-feira, 24 de setembro sobre o mar em frente às costas de Perpigñan", indicou o Palácio do Elysée, sede da presidência francesa, em um comunicado.

No início de setembro, e durante uma visita oficial do presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil, os dois países anunciaram a abertura de negociações para a primeira venda dos Rafale ao exterior.

Na concorrência também estão o americano Boeing com o F/A-18 Super Hornet e a sueca Saab com o Gripen.

Dentro desta operação, o Brasil pede transferência de tecnologia.

AFP

Novas Rotas GOL


A Parir do dia 15 de Outubro a GOL estará lançando novos voos ligando :



  • Campinas- Porto Alegre

  • Salvador-Campinas- Porto Alegre.


Baratinha.., nem tanto... Parte 1



Uma pesquisa, realizada por Ideaworks, grupo de pesquisa de mercado com base em Wisconsin, nos Estados Unidos, revelou que a Ryanair ganhou cerca de £ 550 milhões em receitas acessórias em 2008.

Este montante inclui os encargos de check-in, encargos e taxas para a bagagem, os encargos com a comida de avião, e a comissão que a Ryanair recebe dos aluguéis de automóveis, seguros e reservas de hotel.
E, as receitas da transportadora já estão definidas para subir a partir do próximo mês( outubro de 2009), quando ela irá elevar as taxas de bagagem para 50%.

Baratinha.., nem tanto... Parte 2


A Ryanair pode ser uma companhia aérea de baixo custo, mas é a que mais cobra pela comida e bebida a bordo compada a qualquer uma das outras grandes companhias com base na Grã-Bretanha e na Irlanda, revelou uma pesquisa .

A pesquisa, realizada por Nowfly, um site de comparação de viagens on-line, mostrou que a Ryanair, tem os encargos mais altos do que os seus concorrentes.

De acordo com a conclusão do inquérito, a Ryanair cobra até 50% a mais por uma pequena garrafa de vinho,cobra de 35% a mais no café e no chá, e o sanduba é também 30% mais caro quando comparados aos preços de suas companhias rivais - que incluem o IMC, easyJet, Monarch Airlines , e easyJet.

Seair - reabrindo algumas rotas


South East Asian Airlines (Seair), com sede em Pampanga, nas Filipinas, anunciou que está reabrindo algumas rotas, bem como do aumento de freqüências nos outros antecipando o tráfego turístico reforçada na temporada de férias.
Seair, a companhia aérea líder de lazer da Malásia, disse em um comunicado que irá restaurar o chamado "paraíso-to-paraíso" rota entre Puerto Princesa, a capital de Palawan, e Boracay em Caticlan de 16 de outubro de 2009.

Passagens Aéreas Azul a partir de 10x R$ 4,90. Inclusive para as férias


Nesta nova promoção de passagens aereas Azul você deverá comprar até 30/set e viajar até o início do próximo ano. É obrigatório comprar ida e volta. Comprar com, no mínimo, 30 dias de antecedência e ficar no destino por 3 noites, no mínimo.

Você poderá acumular o dobro de pontos no Fidelidade Azul e ganha mais 15% usando o código “Promo15″, caso seja portador de cartões do Itaú, Unibando ou Finivest. Com o código “Bluetree” você consegue 10% de desconto.

Lembre-se: Se você deixar para o último instante certamente pagará mais caro ou não poderá viajar, portanto planeje e compre com antecedência.

Os preços abaixo são apenas exemplos da promoção. Para pesquisar a passagens que te interessa vá para o site da Azul.

passagens aereas Azul
Passagem aérea

TAP garantiu transporte a mais de 90 % dos passageiros durante a greve


A TAP encaminhou "próximo ou mesmo dentro do horário" mais de 90 % dos cerca de 42 mil passageiros durante os dois dias de greve dos pilotos na passada semana, e "agradece a compreensão dos passageiros". Em comunicado enviado na tarde de sexta-feira, declara-se que "apenas dez por cento" do total de voos previstos sofreram maiores contratempos, com adiamentos ou alterações profundas de horário. Até às 17 horas de sexta-feira, segundo dia da greve, foram cancelados 52 voos, segundo a TAP, tendo a companhia efectuado reencaminhamentos para voos da PGA e aviões fretados de outras companhias, além de voos operados por tripulantes não aderentes à greve, e dos serviços mínimos nos voos para os Açores, Madeira, Luxemburgo, e Luanda.

Os passageiros "revelaram grande compreensão pelo esforço da companhia em minimizar os inconvenientes da greve". Quanto a outras greves futuras, de que o Sindicato dos Pilotos terá já anunciado intenção de realizar, afirma-se no comunicado da TAP que "só pelo diálogo sério e realista será possível encontrar uma solução para o diferendo".

Apea

UM MORTO E DOZE FERIDOS EM ACIDENTE COM ULTRALEVE NA CORÉIA DO SUL


Depois de bater uma pipa, o pequeno avião Skyranger, prefixo S2176, colidiu contra um ônibus de dois andares na noite (hora local) de domingo (27) na exposição na Feira Mundial 2009 e Festival Internacional de Songdo City, Incheon, na Coréia do Sul.

Um passageiro do avião chamado On, 46 anos, morreu e o piloto de 44 anos, de sobrenome Kim, ficou gravemente ferido.

Nove crianças do ensino fundamental e dois outros adultos que estavam dentro do ônibus ficaram levemente feridos. Eles receberam tratamento de emergência em uma clínica local e no Inha University Hospital.

Ambulâncias, uma moto patrulha e caminhões de bombeiros foram mobilizados imediatamente e pulverizaram água para evitar um incêndio no motor da aeronave. A polícia disse que o avião estava participando no Incheon Sky Festival que foi realizado na Yeongjong Island, em Incheon.

Quando voltava à ilha, depois de voar sobre Songdo, uma asa da aeronave colidiu com uma pipa envolvida em uma competição que estava sendo realizada na feira. A aeronave girou no ar algumas vezes antes de cair, de acordo com investigadores. "O comitê organizador confirmou que o avião não foi convidado para a Feira e Festival Global", disse um oficial que pediu para não ser identificado. "A investigação está em andamento para determinar o motivo do acidente."
IFR Online

AERONAVE MILITAR JAPONESA ATERRISSA EM CAMPOS DE ARROZ



Aeronave das forças de defesa do país termina aterrissagem em um campo de arroz, na base aérea de Ozuki, na cidade de Shimonoseki. Nenhuma pessoa ficou ferida quando o avião de carga não conseguiu frear o suficiente antes do término da pista de pouso.
IFR Online

Reservas de estacionamento



A KLM Royal Dutch Airlines passou a permitir reservas online de estacionamento nos aeroportos e transporte entre o aeroporto e o centro da cidade através do seu site, dois serviços que estão disponíveis para a maioria dos destinos da companhia nos EUA e num número crescente de cidades europeias.
BGA

Iberia lança cartão de embarque no celular


A companhia espanhola Iberia anunciou o lançamento do serviço que permite a utilização do celular como cartão de embarque. A tecnologia, para já, só estará disponível para voos entre os aeroportos de Barcelona, Bilbau e Amsterdã, isto porque é necessário instalar o equipamento que lê os cartões de embarque digitais.

A tecnologia é baseada na leitura de códigos de barra, contendo toda a informação que identifica o voo, lugar e passageiro, e pode ser descarregada no telemóvel e PDA.

Publituris

SÃO PAULO TEM MAIS HELIPONTOS DO QUE PONTOS DE ÔNIBUS

Vista de cima, a pintura azul no telhado dos espigões sinaliza aquela que é a principal concentração de helipontos num pequeno pedaço de São Paulo.

Embaixo, a movimentação é intensa para acessar esse trecho nobre da Vila Olímpia (zona oeste), nas imediações da rua Funchal, mas a infraestrutura do transporte terrestre deixa a desejar. As vias são estreitas para os carros, que enfrentam congestionamentos até nas garagens; os ônibus, às vezes distantes, não atraem.

Forma-se, assim, um cenário exótico: a quantidade de 25 helipontos é maior que a dos 24 pontos de ônibus nesse miolo de comércio e escritórios da Vila Olímpia, formado por dez vias.

O levantamento da Folha, feito a partir de registros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da SPTrans (empresa de transporte da prefeitura), reforça as conclusões de outro mapeamento preparado por técnicos municipais em parte do eixo empresarial da Faria Lima à Berrini.

Este identificou por imagens de satélite 75 helipontos numa região que abriga 60 paradas de ônibus -sem contar "pontos gêmeos", nos dois lados da rua.

Em ambos os casos, trata-se de uma constatação apenas simbólica, sem rigor científico.

Mas a peculiaridade da infraestrutura do transporte terrestre e aéreo nas imediações da Vila Olímpia serve, na avaliação de técnicos, como exemplo da falta de planejamento urbano com a expansão da área a partir da década de 1990.

Um dos motivos para a região ter tantos helipontos é que ela concentra edifícios novos e modernos - frequentados por uma elite empresarial que, por minoria da minoria que seja, já aderiu ou pretende aderir ao transporte aéreo urbano.

Essa condição resulta em malabarismo no controle de voo para evitar conflitos com aviões da rota de Congonhas.

Para reunir helipontos sem burlar a norma que fixa a distância mínima de 400 m entre eles, de novo é preciso malabarismo.

De outro lado, embora a prefeitura diga que há 22 linhas de ônibus passando em alguma parte do bairro, não há conexão rápida de transporte coletivo para regiões estratégicas, como a central ou a da Paulista.

E a linha metroferroviária mais próxima, a 9-Esmeralda da CPTM, leva os usuários a trechos mais periféricos (Osasco-Grajaú).

"Os polos empresariais não são decididos por quem vai trabalhar lá.

A Berrini ficava longe de tudo, mas perto de onde os donos das empresas moravam ou gostariam de morar. Hoje tudo é definido pela conveniência da cúpula.

Se ela por pequena que seja, começa a adotar um meio de transporte exótico, como por helicóptero, as coisas fogem ainda mais de controle", diz Cláudio Senna Frederico, engenheiro e ex-secretário dos Transportes Metropolitanos.
VoarNews

Thai atrasa recebimento de jatos



A companhia Thai Airways International está negociando com a Airbus Industrie as datas de recebimento de seis jatos A380 que tinha encomendado no fabricante europeu. Equipados com turbinas Rolls Royce “Trent” esses jatos deverão agora ser entregues a partir de 2012, para dar à transportadora asiática tempo para resolver seus problemas de fluxo de caixa.

Aviação Comercial

USAF PROCURA ATACANTES LEVES


A USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) iniciou oficialmente contatos com fabricantes de todo o mundo interessados em fornecer 100 aeronaves leves de ataque. As especificações técnicas da concorrência indicam a capacidade de transportar duas bombas de 500 libras, foguetes de 2,75 polegadas, metralhadoras e tanques extras, com alcance de 1600 Km e velocidade de cruzeiro de pelo menos 323 Km/h. Um dos modelos a serem avaliados é o brasileiro Embraer "Super Tucano". A seleção do tipo vencedor ocorrerá em 2012 e em as entregas devem ocorrer a partir de 2013.
Aerobusiness

Marinha Francesa anunciou a suspensão das buscas de piloto do Rafale acidentado




França suspende busca de piloto do Rafale acidentado


A Marinha francesa anunciou neste domingo a suspensão das buscas de um dos pilotos dos dois caças Rafale que caíram no mar na quinta-feira passada, no Mediterrâneo.

"Todas as pistas que permitiam ter esperanças foram esgotadas, e decidimos suspender as buscas aéreas do piloto aeronaval às 21h00 de hoje", declarou a Marinha em um comunicado.

"Os numerosos meios empregados nos últimos três dias lamentavelmente não permitiram encontrar o capitão-de-fragata da reserva François Duflot, piloto de teste da 'Délégation générale pour l?armement (DGA)'", revelou a Marinha.

O outro piloto envolvido, que conseguiu se ejetar, foi resgatado são e salvo no dia do acidente.

Segundo o capitão-de-fragata Bertrand Bonneau, do Serviço de informação da Marinha, os Rafale estão, provavelmente, a 600 metros de profundidade.

Os dois Rafale do porta-aviões "Charles-de-Gaulle" caíram, provavelmente, devido a um choque entre ambos, diante da costa de Perpignan.

A Marinha chegou a localizar balizas de sinalização e parte da asa de um dos caças sinistrados.
Blog do Vinna

Responsáveis por acidente do voo 1907 podem não ser condenados


Passados três anos do acidente com o Boeing da Gol, nenhuma das pessoas apontadas como responsáveis foram condenadas e, segundo a acusação, os julgamentos dos dois processos criminais que correm na Justiça ainda nem têm data pra ocorrer. Na próxima terça-feira (29), a tragédia com o voo 1907 completa três anos. Ao todo, 154 pessoas morreram.

Em entrevista à Folha Online, o assistente de acusação e advogado da Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas do Voo 1907, Dante D'Aquino, admitiu que o caso pode prescrever sem que ninguém seja condenado.

"É uma preocupação compartilhada inclusive com o Ministério Público Federal. Infelizmente, o cenário da prescrição é provável e possível, e a nossa preocupação já foi levada à Justiça", disse.

Segundo ele, o prazo para que o caso prescreva é, inicialmente, de quatro anos, contados a partir do momento do recebimento da denúncia pela Justiça.

Em junho deste ano, a Justiça Federal aceitou uma nova denúncia contra os pilotos Joe Lepore e Jan Paul Paladino --que comandavam o jato Legacy no momento em que ele se chocou com o Boeing da Gol. Eles respondem pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo nacional, na modalidade culposa (sem intenção).

O juiz federal em Sinop (MT) Murilo Mendes, responsável pelo caso, minimizou a possibilidade de prescrição. Disse que um juiz pode levar outros fatores em consideração para determinar a pena, como a gravidade das consequências do crime.

Se houver condenação superior a dois anos, a prescrição sobe para oito anos após o recebimento da denúncia. "Se houver condenação, não é garantido que a pena seja inferior a dois anos", afirmou Mendes.

Absolvidos

Em dezembro do ano de 2008, os pilotos foram absolvidos da acusação de negligência pela conduta relacionada a adoção de procedimentos de emergência e eventual falha de comunicação com o Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo). Porém, o Ministério Público entrou com recurso a respeito, que ainda não foi julgado.

D'Aquino alega que a defesa dos pilotos --que pediram que testemunhas dos Estados Unidos e da Suíça fossem ouvidas-- tenta atrasar o processo justamente para que ele prescreva.

"Ora, qual a contribuição que essas testemunhas poderão trazer? Nenhuma delas estava lá [no momento do acidente]. Não há [contribuição]", afirmou.

O advogado Theo Dias, dos pilotos do Legacy, negou que esteja agindo para provocar a prescrição dos crimes.

"Quem age de má-fé é ele [D'Aquino], fazendo acusações indevidas em relação à atuação profissional da defesa. Em um caso em que três passageiros moram nos EUA, em que todas as pessoas capazes de atestar a idoneidade profissional dos réus moram nos EUA, como é que você pode não arrolar testemunhas no exterior?", disse.

Para D'Aquino, "enquanto os processos não tiverem um desfecho, as famílias continuarão em angústia. Até agora, os familiares das vítimas não puderam chorar pela sua perda, porque travam na Justiça uma luta pela condenação dos responsáveis".

Audiência

Na próxima terça, familiares das vítimas da tragédia realizam uma audiência pública em Brasília (DF). Está programada para ocorrer às 14h30, na Câmara dos Deputados.

Segundo a Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas do Voo 1907, o objetivo do evento é discutir e analisar o andamento das investigações sobre a queda do Boeing da Gol.

Midiamax

Audiência em Brasília marca 3 anos da tragédia com avião da Gol em MT


A tragédia com o voo 1907 da Gol --que matou 154 pessoas em setembro de 2006-- completa três anos na próxima terça-feira (29). Para marcar a data, as famílias das vítimas promovem no dia uma audiência pública em Brasília (DF), programada para ocorrer às 14h30 na Câmara Federal.

Segundo a Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas do Voo 1907, o objetivo do evento é discutir e analisar o andamento das investigações sobre a queda do Boeing da Gol. A ideia também é cobrar agilidade nos dois processos criminais sobre o caso, que continuam em andamento na Justiça.

Foram convocados para participar da audiência o Ministério Público Federal em Mato Grosso --que em maio deste ano ofereceu nova denúncia contra os pilotos do jato Legacy, que colidiu com o avião da Gol; o chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), brigadeiro Jorge Kersul Filho; e o perito Roberto Peterka, responsável pelos dois laudos que apontava falhas dos pilotos Joe Lepore e Jan Paul Paladino, do Legacy; além do assistente de acusação Dante D'Aquino.

Em 2008, os pilotos do jato Legacy da empresa americana ExcelAire foram absolvidos pela Justiça brasileira. A Procuradoria e as famílias recorreram da decisão, que ainda depende de análise do TRF (Tribunal Regional Federal) em Brasília.

"É com o coração angustiado que esperamos que nosso recurso seja aceito e os pilotos voltem a responder na justiça de Sinop (MT) por todos os seus crimes", afirmou na ocasião Rosane Guthjar, viúva de uma das vítimas. Rosane também deverá acompanhar a audiência.

Acidente

O Boeing da Gol que fazia o voo 1907 ia de Manaus (AM) para o Rio com previsão de fazer uma escala em Brasília (DF). Ao sobrevoar a região Norte do país ele bateu em o Legacy da empresa de taxi aéreo americana ExcelAire.

Os destroços do Boeing caíram em uma mata fechada, a 200 km do município de Peixoto de Azevedo (MT). Mesmo avariado, o Legacy, que transportava sete pessoas, conseguiu pousar em segurança em uma base na serra do Cachimbo (PA).

O acidente expôs a fragilidade do controle aéreo brasileiro. O assunto deflagrou ainda aberturas de CPI's (Comissões Parlamentares de Inquéritos) e investigações da Polícia Federal e Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

24 Horas News

3 pessoas morrem em acidente de helicóptero nosE.U.



Um helicóptero de transporte médico caiu sexta-feira a noite na Carolina do Sul, E.U. , matando três pessoas a bordo, no dia 26, a empresa proprietária do aparelho.

"Omniflight lamenta profundamente a trágica perda de membros de sua tripulação e deseja expressar o seu profundo pesar e condolências às famílias e amigos dos mortos", disse um comunicado da empresa Omniflight baseada no Texas.
A companhia disse que um piloto, uma enfermeira e um paramédico de vôo estavam no helicóptero quando a American Eurocopter AS350B2 caiu em torno de 23:30 horas de sexta-feira.
O helicóptero não estava transportando pacientes quando a tragédia ocorreuAté agora nenhuma informação sobre as causas do acidente.
O Serviço Meteorológico Nacional disse que uma tempestade estava indo em direção a região pouco antes do acidente.
Pueblo en línea

Queda de avião mata pai e filha no ES

foto ultraleve que caiu em Nova Venécia
Aeronave caiu em uma pista particular de pouso
Uma aeronave caiu neste sábado na zona rural de Nova Venécia, no Norte do Estado. Os dois ocupantes que estavam a bordo morreram. O acidente aconteceu por volta das 11h20. Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros de São Mateus, Alfredo Luiz Sacht, os corpos das vítimas foram identificados como Dacílio Júnior Pestana Santos, 64 anos, e a filha dele, Maria Luísa Dias Pestana Santos, 17 anos.


O acidente teria ocorrido logo após a decolagem, em uma pista particular localizada na área da Fazenda Ideal, próximo ao município de Boa Esperança. Pai e filha seguiam para um encontro de aeromodelismo, em São Mateus, também no Norte, quando o monomotor caiu. Os corpos ainda estão presos às ferragens.

Segundo o sargento Sacht, policiais militares e bombeiros capixabas isolaram a área. Por volta das 15h40, uma equipe de peritos da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, chegou ao local do acidente. Os peritos desembarcaram por volta de 14h no aeroporto de Vitória, e seguiram direto para Nova Venécia.

Após o acidente, peritos do Departamento Médico Legal (DML) de Linhares também foram acionados e se deslocaram até o local da queda do monomotor.

De acordo com equipes do Corpo de Bombeiros, os corpos foram liberados momentos após a chegada dos peritos da Anac. Ambos foram encaminhados ao DML de Linhares.

O enteado de Dacílio, Antônio Emílio Borges, informou à equipe da Rede Gazeta, que já está no local, que o padrasto tinha 30 anos de experiência em voo e estava com o brevê atualizado, assim como a aeronave passava por rigorosos processos de manutenção. Ainda não se sabe o que teria causado o acidente.

Ainda de acordo com o enteado, a aeronave monomotor era semelhante a um ultraleve de modelo avançado.
Gazeta

Lembra do roubo que ulilizaram helicóptero?...Pois é....



A polícia sueca prendeu os integrantes da quadrilha que roubaram na semana passada, um depósito de dinheiro de uma empresa de segurança em Estocolmo, em um golpe espetacular em que utiilizaram um helicóptero e explosivos.

A imprensa local informou hoje que as unidades de elite da polícia prenderam no fim de semana seis homens, incluindo um piloto de helicóptero, pouco antes de conseguirem fugir para o exterior.

foram encontrados bilhetes de avião para a Ásia. A polícia confirmou apenas a prisão de quatro pessoas, sem dar detalhes.

Como se fosse um filme de Hollywood, os ladrões invadiram semana passada a empresa a partir do telhado utilizando um helicóptero. Eles entraram através de uma clarabóia e desapareceram fortemente armados com espólio, cujo montante não foi especificado.

Para evitar a utilização do helicóptero da polícia, advertram a polícia local de terem colocado uma bomba no hangar, que era falsa.

Lartecera.com

Plano Colômbia





Para a Venezuela não pode. Para a Colômbia, sim. A Embraer abriu negociação com o governo de Álvaro Uribe para a venda de aeronaves militares. Serão dez modelos Super-Tucano ao custo de quase US$ 70 milhões. Outros 25 aviões já haviam sido comprados em 2005.

Isto é dinheiro

Voo curto


Semanas atrás, privadamente, Lula se disse arrependido de ter comprado o Airbus da presidência da República, mais conhecido pelo certeiro apelido de Aerolula, a bordo do qual desembarcou há pouco em Brasília.
Acha-o com pouca autonomia de voo. E hoje avalia que devia ter mandado comprar um avião com necessidade menor de fazer de tantas escalas.
Veja.com

Procura por curso de pilotagem triplica no interior de São Paulo



Mais aviões no ar e o volume crescente de passageiros, somados ao sonho de criança de voar, têm impulsionado a procura por cursos de piloto nos aeroclubes da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). O número de formados triplicou em dois anos.

Dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmam a expansão do setor. Existem hoje 5.300 pilotos de companhias aéreas no país e outros 6.100 comerciais --de empresas de táxi aéreo ou pilotos de jatinhos particulares. Desde 2007, o país ganhou 933 aeronaves --inclui helicópteros.

No interior paulista, o sonho de ser piloto ganha asas também com a tradição agropecuária. Além da demanda dos aviões particulares de fazendeiros, culturas como a da cana-de-açúcar e laranja dependem da pulverização realizada pelos aviões. No Estado, existem 45 aeroclubes e outras 47 escolas de avião.

Em Itápolis (353 km de São Paulo), duas escolas formaram 300 pilotos no ano passado. Dois anos antes, eram cerca de cem.

Em Ribeirão Preto, o aeroclube local preparou 52 novos pilotos no ano passado --o dobro de dois anos antes.

"A procura tem sido muito grande pela falta de piloto no mercado. Hoje, a companhia aérea que procurar um piloto experiente não acha. Então, é preciso desde já preparar os novos", disse o presidente do aeroclube, Olivo Lofiego Junior.

O perfil do aspirante a piloto, em geral, é de jovens com idades entre 18 e 30 anos.

A maior barreira é o preço. A hora de voo não sai por menos de R$ 252. Na primeira etapa, o curso de piloto privado exige um mínimo de 40 horas de voo.

Para piloto comercial, o mínimo é de 150 horas de voo. A partir daí, o profissional está capacitado a trabalhar como piloto particular ou em empresas de taxi aéreo.

Folha Online

GOL anuncia voos regulares para Aruba


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. ("Companhia", Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia que recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e demais autoridades pertinentes autorização para operar voos regulares entre o Brasil, a Venezuela e a ilha de Aruba, no Caribe. A Companhia inicia hoje a venda de passagens para o novo destino, seu décimo mercado internacional, e a operação terá início em 4 de outubro.

O voo, que inicialmente será semanal, realizado aos domingos, partirá do aeroporto internacional de Guarulhos s 11h00 (horário local), fazendo escala em Caracas, na Venezuela, s 15h30 (horário local). Da capital venezuelana, decolará para Aru
ba as 16h10 (horário local), com chegada prevista para as 17h55 (horário local). No sentido inverso, a aeronave vai partir da ilha caribenha s 21h20 (horário local), pousando em Caracas s 22h05 (horário local), de onde seguirá para São Paulo s 22h45 (horário local).


Realizada com aeronaves Boeing 737-800 Next Generation, a nova rota será operada pela marca VARIG e incluirá a classe Comfort de serviços diferenciados, que oferece mais espaço entre poltronas, opções de refeições quentes e entretenimento de bordo individual, além de mais privacidade, bonus de 150% no acúmulo de milhas SMILES, acesso a balcão de check-in exclusivo e embarque e desembarque prioritários.

Além de atender a demanda entre o Brasil e Aruba, a Companhia venderá passagens de Caracas para o novo destino.
uol