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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Senado aprova MP com incentivos para privatização de aeroportos


Proposta reduz arrecadação do governo em favor de concessionárias.
Medida já foi aprovada na Câmara e segue para sanção presidencial.

Iara Lemos -G1, em Brasília
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O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (25), o projeto de lei de Conversão 8/2012, originário da medida provisória 551/2011, que viabilizou concessão de aeroportos à iniciativa privada. A medida foi editada pelo Executivo em novembro do ano passado para dar incentivos às concessionárias que concorreram pela concessão dos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (SP), Viracopos, em Campinas (SP), e Juscelino Kubitscheck, em Brasília (DF).
A proposta foi aprovada pela Câmara no início de abril e segue agora para sanção presidencial. O principal ponto é a redução de 50% para 35,9% da alíquota do Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero) incidente sobre as taxas cobradas das companhias aéreas e dos passageiros.
Com a mudança, o governo reduz sua arrecadação em favor de um montante maior para as novas administradoras dos aeroportos. O governo deve deixar de arrecadar R$ 614,4 milhões em 2012, R$ 701,5 milhões em 2013 e R$ 801 milhões em 2014.
Outra mudança estabelece que o valor arrecadado pela tarifa seja direcionado ao Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), destinado a investimentos na área. A MP também cria uma taxa de conexão pelo uso das instalações dos aeroportos pelos passageiros em trânsito.
A relatora da matéria no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), defendeu que a medida era urgência e a relevância da medida em função dos preparativos do Brasil para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) criticou a demora na votação da medida. "A medida chega com enorme atraso. É triste ter que admitir que ela só foi editada em razão dos eventos esportivos que virão pela frente", disse o senador tucano.

Fonte: G1

Para Invepar, terceira pista em Guarulhos não é fundamental


Reuters

SÃO PAULO, 25 Abr (Reuters) - A construção de uma terceira pista no aeroporto de Guarulhos (SP) não é vista como fundamental pela Invepar, que em parceria com a Acsa, da África do Sul, venceu a licitação para concessão do aeroporto. Além da possibilidade de otimizar as duas pistas já existentes, a obra poderia não ser viável diante de uma concessão de 20 anos.

Atualmente, as duas pistas não podem operar simultaneamente, diante da distância entre ambas. "Pode ser que com as duas pistas a gente consiga melhorar a tal ponto que não precise pensar em uma terceira pista", afirmou o diretor de novos negócios da Invepar, Hilário Pereira Filho, a jornalistas durante evento do setor aeroportuário em São Paulo.

Sobre essa eventual terceira pista, Pereira diz que "a Infraero fez diversos estudos... e a gente vê uma grande dificuldade de desapropriação. Naturalmente que isso não se faz só com desejo, se faz com muito planejamento".

"Agora, tem uma questão importante, porque são 20 anos de concessão e uma obra dessa não comporta uma viabilidade de curto prazo". Isso significa que o consórcio poderia não ver retorno desse investimento, de grande porte.

O diretor de novos negócios lembrou explicou ainda que, mesmo antes da assinatura do contrato de concessão, prevista para 25 de maio, a Invepar está em Cumbica "coletando informações" após a homologação do resultado do leilão pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Estamos coletando as informações iniciais para poder fazer os trabalhos exigidos pelo edital e no prazo que está colocado, e sem dúvida as melhores informações estão na própria Infraero", explicou Pereira.

"Estamos procurando obter o máximo de dados para que poder circular no meio aeroportuário".

Pereira afirmou ainda que a Invepar "vai participar com todo o esforço" para promover uma infraestrutura de transportes, como uma linha de trem até Cumbica. "A CPTM tem projeto, o governo federal tem projeto. Isso só nos anima. E nós não vamos ficar só olhando".

Pereira disse ainda "está tudo certo" com o depósito das garantias exigidas pelo edital de concessão.

TAV

O diretor de novos negócios confirmou ainda que a Invepar tem certo interesse no Trem de Alta Velocidade (TAV), que deverá ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. "Agora o governo está redefinindo a modelagem e assim que definir se for o caso vamos dar uma olhada e ver como isso vai ser desenvolvido. A Invepar tem interesse em todas as infraestrururas. E se for conveniente a gente estuda.", disse Pereira.

"Alguém duvida que o Brasil precisa de um TAV entre Rio de Janeiro e São Paulo?", questionou. "O governo tem que ser insistente a produzir a melhor modelagem para garantir a viabilidade".

A Invepar e a sul-africana ACSA ficaram com o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, ao oferecer 16,2 bilhões de reais pelo empreendimento. A Invepar tem como sócios o grupo OAS e os fundos de pensão de empresas estatais Previ, Petros e Funcef.

O preço pago pela concessão do aeroporto mais movimentado do país foi quase 400 por cento acima do preço mínimo definido pelo governo, que era de 3,4 bilhões de reais. A oferta mais próxima da vencedora para Guarulhos foi de quase 12,9 bilhões.

Em 2011, o aeroporto de Guarulhos registrou movimentação de 30 milhões de passageiros, e o local opera no limite da sua capacidade.

(Por Carolina Marcondes)

Fonte: G1

Azul Linhas Aéreas terá voos extras para a região Nordeste nas férias de julho



De olho no aumento de demanda por viagens aéreas no mês de julho, a Azul Linhas Aéreas realizou uma série de pedidos à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para incluir voos temporários para os destinos mais procurados do país nessa época do ano. As operações extras estão concentradas principalmente na região Nordeste, além da cidade turística de Caldas Novas, e devem acontecer, em sua maioria, entre os dias 1º e 31 de julho. Se aprovadas, as novas frequências oferecerão aos Clientes da Azul mais opções de horários e alternativas, facilitando a programação para as férias.

Fonte: Aviação Brasil.

Emirates lança página oficial no Facebook


Foto: Enos Moura Filho
A Emirates lançou oficialmente sua página no Facebook, atraindo mais de 300 mil fãs em apenas três semanas.
Milhões de fãs da Emirates ao redor do mundo podem agora se conectar diretamente com a empresa pela rede social. Inacreditavelmente, nas duas primeiras semanas, a Emirates também se tornou a companhia aérea número 1 no Facebook, na região do Oriente Médio e Norte da África.
A página oficial entrou no ar em 25 de março como parte da estratégia do lançamento global da campanha de marketing Hello Tomorrow, em 02 de abril. Uma série de fotos, vinhetas e vídeos do novo comercial de TV funcionaram como teaser – e geraram 3.330 “curtir” e 1.300 comentários em apenas 7 dias.
Ao navegar pelo conteúdo exclusivo da timeline, os fãs podem interagir com a marca, ver ofertas de emprego no aplicativo “carrers” ou saber tudo sobre os eventos e clubes que a Emirates patrocina no canal “sports and culture”. A linha do tempo também mostra como a companhia evoluiu do ano em que foi inaugurada, 1985, com apenas duas aeronaves, ao status atual de uma das empresas aéreas que mais rapidamente crescem no mundo.
“A nova plataforma de marca da Emirates, Hello Tomorrow, está conectando pessoas e culturas ao criar experiências significativas e relevantes, e o Facebook é a melhor ferramenta para fazer isso”, disse Maurice Flanagan, vice-presidente executivo da Emirates Airline e Grupo. “A página na rede social é parte da nossa visão de crescimento; então é bastante encorajador ver que ela quebrou recordes nas suas primeiras semanas e tem sido bem aceita pelos nossos fãs.”
A página oficial da Emirates no Facebook foi criada para dar suporte à evolução da marca como estilo de vida e estreitar a relação com os passageiros. Coincidindo com o lançamento da campanha Hello Tomorrow, uma nova e criativa propaganda é publicada toda segunda-feira para inspirar os fãs.
A estratégia da nova plataforma de marca inclui também um site remodelado e novo canal no You Tube.

Fonte: Aviação Brasil.

TRIP lança voo direto de Goiânia (GO) para Campo Grande (MS)



A partir de maio, a TRIP Linhas Aéreas, maior companhia aérea regional da América do Sul, vai oferecer um voo inédito e direto de Goiânia (GO) para Campo Grande (MS). Será a primeira vez que a companhia disponibilizará essa ligação entre as cidades, com a vantagem de não ter escalas. As operações serão realizadas com os modernos jatos Embraer 190, reconhecidos mundialmente pelo conforto, sem as indesejáveis poltronas do meio.
Com esse lançamento, a TRIP terá multifrequências semanais ligando as duas capitais. “O início desse voo vai trazer comodidade aos passageiros do Centro-Oeste do Brasil, já que o deslocamento entre as capitais será mais rápido, frequente e com possibilidades de conexão com diferentes aeroportos do País”, reforça Evaristo Mascarenhas, diretor de Marketing e Vendas da TRIP Linhas Aéreas.
Em Campo Grande é possível se conectar pela TRIP com as cidades paranaenses de Maringá, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu dentre outras. As passagens para o novo voo, se adquiridas com antecedência de 30 dias, podem ser encontradas com valores promocionais.
As passagens já estão disponíveis para venda e podem ser adquiridas pelo portal www.voetrip.com.br, na Central de Vendas 0300 789 8747 ou 3003 8747 (regiões metropolitanas), nos aeroportos ou nas agências de viagens.

FONTE: Aviação Brasil.

Massa falida da Vasp prepara novo lote de sucata para leilão EM SÃO PAULO

 FONTE: Folha de São Paulo


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/images/abre24042012.jpg
PICOTADO: Um Airbus A-300 da Vasp é desmontado no aeroporto de Congonhas (SP)

Estacionados há sete anos em Congonhas, quatro aviões da Vasp estão sendo desmontados desde o início do mês. A sucata irá a leilão.

Esse já foi o destino de outras quatro aeronaves em agosto de 2011 -somente uma foi vendida inteira. Cada uma ocupa um espaço que poderia gerar receita de R$ 100 mil ao mês à Infraero.

Os aviões fazem parte da massa falida da Vasp, que deixou de voar em 2005 e veio à falência em 2008, após não conseguir cumprir seu plano de recuperação judicial.

A Infraero foi contratada pelo Conselho Nacional de Justiça para fazer o serviço com o objetivo de agilizar o processo de falência, além de abrir espaço no aeroporto.

Toda a sucata, porém, ainda permanece no pátio do aeroporto. Num primeiro leilão, em fevereiro, foram arrecadados R$ 291 mil com os quatro primeiros aviões sucateados e um Boeing-737/200 inteiro -tudo até hoje no local. Os recursos serão usados para saldar dívidas da Vasp.

Não há data para o leilão do material que sobrou dos quatro aviões "picotados" neste mês. A expectativa é obter ao menos R$ 30 mil com a sucata de cada aeronave -menos do que o custo de R$ 35 mil para transformar cada avião em ferro-velho.

Do segundo lote de aviões desmontados, a Infraero concluiu o serviço em três -um Airbus A300 e dois Boeing-737/300. A estatal espera terminar de "picotar" o último A300 -com 208 lugares e que foi usado em rotas internacionais- em três dias.

O espólio da Vasp ocupa 118 mil metros quadrados em Congonhas -7% da área do aeroporto. A ideia do CNJ é que numa segunda etapa sejam leiloados prédios antes usados pela companhia.

Um hangar de manutenção não pode ser retomado porque restam nele 80 mil peças de reposição que integram a massa falida e devem ser leiloados, após a sucata dos aviões desmontados neste mês.

(PEDRO SOARES)