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terça-feira, 10 de novembro de 2009

Receitas da BA Cargo descem quase um terço


A British Airways World Cargo reportou receitas de 250,6 milhões de libras para o primeiro semestre do ano fiscal que se iniciou a 1 de Abril de 2009, uma diminuição de 30,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Os 2,2 mil milhões de toneladas-quilómetro realizados no semestre representam uma diminuição de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas enquanto no primeiro trimestre a quebra homóloga foi de 11,5%, no segundo já se ficou por apenas 4,9%. A oferta de capacidade para o mesmo período de seis meses caiu 6,5% em termos homólogos.
Apea

Aliança Oneworld reafirma compromisso com Jal


O presidente e CEO da American Airlines, Gerard Arpey, reafirmou o compromisso da companhia e da aliança Oneworld na retenção da Japan Airlines (Jal) como parceiro e membro igualitário do grupo de aéreas. Arpey, que também é presidente do Conselho Administrativo (Board of Governors) da Oneworld, conversou com a mídia e com participantes do evento de celebração da entrada da Mexicana ao grupo, que ocorreu na Cidade do México.

“Quero ser muito claro”, disse Arpey, “a Jal é uma valorosa parceira Oneworld. A aliança e seus membros possuem uma profunda e duradoura parceria com a Jal, que gera centenas de milhões de dólares à empresa e estamos comprometidos em manter e reforçar essa parceria”. Arpey ressaltou que o atual momento econômico global afetou empresas aéreas de todas as partes do mundo, mas tem sido especialmente desafiador para aquelas que operam na região da Ásia-Pacífico.

Segundo o dirigente, a mídia vem especulando muito sobre as intenções e as alianças estratégicas da Jal, mas a Oneworld se diz satisfeita com o que proporciona para a companhia japonesa, e que uma mudança de aliança poderia exigir muito da empresa, sem mencionar os custos financeiros gerados por uma mudança de parceria em uma fase tão critica de reestruturação.

Enquanto os governos do Japão e dos Estados Unidos analisam um acordo “Open Skies”, Arpey ressaltou que a Jal está mais propensa a aproveitar os benefícios de um relacionamento imunizado com a American Airlines. Além disso, ao permanecer na Oneworld, a Jal continuará a beneficiar-se plenamente de toda receita gerada por suas parcerias.

“Estamos determinados a fazer o que for necessário para auxiliar a JAL a superar os atuais desafios e assegurar que ela tenha um futuro longo e saudável como importante e igualitário membro do Oneworld”, finalizou Arpey.
Panrotas

Estréia da Mexicana na One World

A Mexicana realizou ontem a sua estréia na One World estreando na cerimônia de adesão com um A320 e um Boeing 717, a cerimônia aconteceu na base Mexicana, na Cidade do México.

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Outro aumento de Taxa na Ryanair



A Ryanair, tão famosa pelas suas baixas tarifas quanto pelo muitíssimo que cobra em TODAS as suas taxas opcionais - algumas das quais obrigatórias - está ponderando aumentar de 40 para 100 euros o preço a ser pago por quem se apresente nos aeroportos sem o cartão de embarque impresso e necessite de uma reimpressão do mesmo para poder viajar.

Ryanair - low cost

De acordo com o jornal irlandêsSunday Business Post, Michael O'Leary, administrador executivo da Ryanair justificou a medida com a necessidade de impedir os passageiros de chegarem aos aeroportos sem a impressão dos cartões de embarque. “É mesmo preciso fazer o check-in online antes de ir para o aeroporto; e se a multa de 40 euros não é suficiente para nos livrarmos a breve trecho de quem não o faz, então aumentamos essa multa para 100 euros", terá dito O’Leary, citado pelo periódico.

Lembre-se que desde 1º de Outubro de 2009 que oCheck-in Online É OBRIGATÓRIO na Ryanair, tendo a low-cost irlandesa eliminado a esmagadora maioria dos seus balcões de check-in nos aeroportos.

Bmibaby em 2010 vai reduzir tudo


A BMIBABY vai dispensar 158 colaboradores e reduzir a sua rede de ligações em um terço.

Bmibaby

No próximo ano, 54 pilotos, 82 comissários de bordo e 22 colaboradores de terra perdem o emprego. A “low cost” inglesa vai reduzirá a frota de 17 para 12 os aviões.

Birmingham, Manchester e Cardiff são os aeroportos mais afectados pela reestruturação que, segundo responsáveis, tem como causa a situação econômica atual.

Diretores da Japan Airlines não receberão salário em dezembro


A companhia aérea japonesa JAL (Japan Airlines), anunciou nesta segunda-feira que os 71 diretores principais da empresa não receberão salário em dezembro, como parte dos esforços de reestruturação do grupo, que passa por graves dificuldades financeiras. A medida será aplicada ao presidente da empresa, Haruka Nishimatsu, e a outros 70 dirigentes da companhia.

O grupo também estuda a eliminação dos tradicionais bônus de inverno para 17 mil funcionários. Um porta-voz da empresa informou que busca reduzir custos, porque solicitou dinheiro público.

Em outubro, a companhia anunciou que irá demitir, até 2015, 13 mil trabalhadores, quatro mil a mais dos que havia anunciado anteriormente, para reduzir seu tamanho e enfrentar as perdas, segundo o jornal "Japan Times". Com o corte, serão 35 mil funcionários na empresa e o número de empresas subsidiárias passarão de 120 para 50, segundo fontes ligadas às negociações.
Folha Online

B-2 chinês

B-2 chinês

Ilustração de um fórum militar chinês. Muitos questionam se é apenas um exercício de imaginação ou se a China está pensando em desenvolver o seu bombardeiro stealth…

Poder Aéreo

FX-2: Jobim diz que disputa por fornecimento de caças ao Brasil está "fortíssima"

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Jobim diz que disputa por fornecimento de caças ao Brasil está "fortíssima"



O ministro da Defesa, Nelson Jobim, voltou a afirmar hoje (6) que a disputa entre os fabricantes para fornecer os aviões caça ao Brasil está “fortíssima”, mas evitou polemizar.

“Não entro em briga de empresa”, disse após visitar o Centro Tecnológico do Exército (Cetex), na zona oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com o ministro, o principal objeto da polêmica entre os fornecedores é a questão da troca de tecnologia e destacou que, neste ponto, os Estados Unidos não têm antecedentes favoráreis. “O problema com os Estados Unidos são as questões do passado. O passado é um grande exemplo de embargo da transferência de tecnologia. Hoje assistimos a isso aqui [Cetex].”

Jobim explicou que durante a visita ao centro tecnológico ouviu relatos dos militares denunciando que as empresas norte-americanas só iriam fornecer tecnologia para a conclusão de equipamentos militares, como baterias, pilhas térmicas e propelentes, daqui a dez anos.

A dificuldade de concretizar acordos de troca de tecnologia, na avaliação do ministro, é um problema para vários países. “Isso faz parte do jogo”, afirmou, “todos os países do mundo não querem que os outros se desenvolvam tecnologicamente. Mas o Brasil vai se desenvolver”, assegurou.

O Ministério da Defesa pretende anunciar o vencedor da licitação para a compra de 36 caças até o fim do ano. A Aeronáutica ainda avalia as propostas recebidas. Entre os concorrentes estão os aviões Rafale, da francesa Dassault, os caças F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing e o Gripen NG, da empresa sueca Saab.
Blog do Vinna

TAM mantém liderança no mercado



Dados da Anac mostram o market share dos mercados nacional e internacional no mês de outubro.

A Tam manteve em outubro a liderança do mercado doméstico com 44,58% de market share, seguida pela Gol, com 41,70%. A Webjet manteve a terceira colocação no ranking nacional com 4,47% contra 4,44% da Azul.

A Oceanair, com 2,28%, e a Trip, com 1,73%, fecham o balanço do mês passado divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No mercado internacional a Tam também mantém a liderança, com 88,7%, seguido da Gol com 13,1%.

Avião Revue

L'avion de Sarkosi

A Embraer tem um novo gerente COMUNICAÇÕES PARA ÁSIA-PACÍFICO



A Embraer nomeou Shorbani Roy como Gerente de Comunicação Corporativa para a região Ásia-Pacífico, reportando-se diretamente com Alex Glock, da Embraer Ásia Pacífico (EAP) Managing Director. A Embraer também anunciou que irá produzir os seus 120-E-190 na China para responder mais rápido ao mercado de aviação do país.

Alitalia deixa para trás o vermelho


A nova Alitalia,que assim reiniciou suas operações em 13 de Janeiro, alcançou um lucro operacional de 15 milhões de euros no trimestre entre julho e setembro, após dois períodos de perdas. A companhia aérea foi vendida no ano passado por 1.052 milhões de euros ao consórcio companhia aérea italiana.

Ibéria com prolemas no motor retorna a Tenerife


Ontem, um Airbus A321-200 da Iberia com 132 passageiros com a rota de Tenerife para Madrid
apresentou após a decolagem problemas em um dos motores , a tripulação descidiu retornar para o aeroporto e fez um pouso seguro.

Pilotos que 'cochilaram' durante voo perdem licença



As autoridades americanas de aviação decidiram revogar nesta terça-feira a licença do comandante e do co-piloto do Airbus A320 da Northwest Airlines que passou direto pelo aeroporto no qual deveria pousar.

"A Administração Federal de Aviação revogou as licenças dos dois pilotos da Northwest Airlines que passaram pelo local de pouso no dia 21 de outubro de 2009, no voo 188 entre San Diego e Minneapolis".

O comandante, 53 anos, e seu co-piloto, 54, prestaram depoimento na véspera a NTSB (National Transportation Safety Board), quando reafirmaram que o incidente foi provocado por uma "distração".

O avião, que levava 144 passageiros, deveria pousar no aeroporto internacional de Minneapolis-St Paul. No entanto, o Airbus passou direto pelo local e continuou voando na direção nordeste por mais 150 milhas (241,35 km), até que o controle de tráfego aéreo do aeroporto conseguiu finalmente se comunicar com os pilotos.

Os dois disseram à NTSB que estavam discutindo sobre os novos horários de trabalho devido à fusão da Northwest com a Delta, quando o avião seguia em altitude de cruzeiro.

Piloto e co-piloto também confirmaram que só tomaram consciência da posição do Airbus quando uma comissária de bordo os avisou, cinco minutos antes do horário previsto para o pouso.

Segundo o comandante, ao perceber o erro ele entrou em contato com a torre de controle de Minneapolis para informar que voltaria ao aeroporto.

Normalmente, um procedimento de pouso é preparado cerca de 200 km antes do aeroporto.

Segundo o especialista Bill Voss, da "Flight Safety Foundation", muito provavelmente piloto e co-piloto dormiram na cabine de comando.

"Uma possibilidade real é o cansaço dos pilotos, que podem ter dormido, disse Voss após o incidente, em referência ao rigor da escala de trabalho de certas companhias aéreas.

Yahoo

Imprensa repercute aluguel de avião e cobra explicações da direção do PT

Até agora a direção do PT ainda não revelou quem pagou a conta do avião usado por José Carlos Gadelha para ir a um encontro do Processo Eleitoral Democrático (PED) em Guajará-Mirim. Os dirigentes estariam esperando que ele apresente a nota fiscal do frete cobrado pela empresa.

O caso está sendo visto como abuso do poder econômico dentro de uma sigla que sempre pregou a moralidade. Gadelha disputa a presidência do diretório regional com o deputado federal Eduardo Valverde e com Padre Tom.

Desta vez foi o jornal Correio de Notícias quem trouxe matéria mostrando o mal estar que tomou conta do ninho petista com a história. Um desenho mostra supostamente Gadelha indo para o encontro do PED.

Há muita coisa em jogo na briga pelo controle do diretório petista. É que três nomes fortes pretendem concorrer ao governo do Estado pelo partido da estrela vermelha: Valverde, a senadora Fátima Cleide e o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho.

Se o deputado federal foi eleito presidente do partido, é praticamente certo que também vencerá as prévias para a escolha do candidato ao governo, por isso mesmo, segundo analistas políticos, há um grande interesse em que ele não se saia bem no PED.

Inicialmente a direção do PT tentou resolver no âmbito interno o caso do aluguel do avião, porque o caso pega mal para o partido. Ocorre que o assunto acabou vazando. Assim, Gadelha foi cobrado em público e disse que, se for preciso, aluga outro avião para ir a encontros do PED.

Os defensores do candidato entraram em ação, afirmando que ele poderia ter alugado até mesmo um jatinho, que ninguém teria nada a ver com isso.

Rondonotícias

Instrutora de Vôo Quer Inspirar Meninas a Voarem


Malkiva Matharoo, de 24 anos, é instrutora de vôo e pretente inspirar novas aviadoras a abrirem suas asas. Matharoo estudou aviação na Universidade de Dakota do Norte e agora atua como instrutora da North Dakota Air em Santa Rosa, Califórnia.

"Sempre quis ser um exemplo nessa função e motivar as adolescentes a seguirem seus sonhos", diz Matharoo.

De acordo com as estastísticas da FAA americana, a partir de dezembro de 2007, apenas 6,17 por cento dos pilotos comerciais e 6,06 por cento de todos os pilotos são de aviadoras.

Amelia Earhart voou solo sobre o Oceano Atlântico em 1932. Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de mil aviadoras entraram para o serviço da Força Aérea. E, apesar disso tudo, as mulheres ainda são minoria na aviação dos Estados Unidos.

Malkiva Matharoo, de 24 anos, é herdeira de Earhart. Natural de Punjab, Índia, cresceu em Omã, nação do Oriente Médio. Matharoo estudou aviação na Universidade de Dakota do Norte e mudou-se para a Califórnia em dezembro de 2007. Ela vive em Petaluma e trabalha para a North Coast Air em Santa Rosa.

O assunto das mulheres na aviação é momentoso, pois o filme "Amelia", esterlando Hilary Swank no papel de Amelia Earhart, está sendo exibido nos cinemas da região da baía, na Califórnia.

"Sou a primeira aviadora em todas as gerações de minha família. Portanto realmente não houve ninguém que me influenciou. Eu sempre tinha sonhos onde eu voava como um super-herói, e então descobri que tinha que fazer alguma coisa nesse sentido. Tão logo comecei a voar na Universidade de North Dakota, eu disse, 'É isso. Gostei, realmente gosto'."

"Voamos o ano inteiro em North Dakota. Voei até mesmo em temperaturas de -45 graus Farenheit, com vento gelado. Não foi ruim, na verdade. O que eu aprecio mais é o prazer e a adrenalina ao experimentar algo tão lindo e fenomenal. É quase inexplicável."

"Como piloto, a preparação começa 24 horas antes do vôo: ter um bom sono à noite, alimentar-se bem e corretamente, verificar as condições do tempo e da pista."

"Se você vai voar para um novo aeroporto, é preciso olhar o diagrama do aeroporto; estudar as frequências de rádio, comprimento e posição das pistas; planejar qual pista você poderia usar com base na previsão do vento; e olhar os mapas aeronáuticos para ter uma idéia do terreno ao redor do aeroporto."

"A coisa mais importante é estar sempre vigilante com relação à área ao seu redor, porque quando você está voando precisa sempre fazer a pergunta: 'Se meu motor parar agora, onde vou pousar?'"

"Sou instrutora de vôo na North Dakota Air e minha obrigação é orientar os alunos e ensiná-los a piltoar e a voar, a obter o brevê e os exames de categoria técnica. O CHT -- Certificado de Habilitação Técnica -- é parte de nosso brevê de piloto e declara quais são os privilégios e limites. Basicamente, o que um piloto pode e não pode fazer.

"Nós pilotamos o Cessna 172 Skyhawk, que é um avião monomotor de quatro lugares, e o Cessna 152, monomotor de dois lugares. O custo e a duração do aprendizado para o brevê de piloto privado depende do aluno, de sua facilidade para aprender e do nível de motivação.

"Acabo de iniciar um programa chamado "Vá para o Céu" na North Coast Air e no Centro de Adolescentes Vale da Lua em Sonoma. Trata-se de um programa de vôo em que estou incentivando as garotas a seguirem seus sonhos, oxalá na aviação, e dizendo "Você pode conseguir. Eu consegui".

"Já cruzei com muitas adolescentes que dizem "Não, não posso, porque meus pais não querem", ou "Não sou suficientemente esperta para isso".

"Sempre quis ser um exemplo e motivar as meninas a seguirem seus sonhos. Se eu conseguir causar uma mudança na vida de alguém, será a melhor sensação de todas".
Asas da América

Companhia aérea extravia morto

O cadáver de um espanhol falecido em Maiorca e que deveria ter chegado a Jerez para ser velado pela família extraviou-se durante o voo BER7588.

O corpo de Rafael Domínguez Domínguez, 42, estava para chegar no aeroporto de Jerez, na sexta-feira (6). A família, que aguardava o corpo, ainda desconhece o seu paradeiro e está completamente destroçada.


Rafael havia morrido em Mallorca por causas que não foram reveladas, e estava sendo trazido de volta para sua cidade natal, Jerez de la Frontera, para o seu funeral.

Ao que parece, o caixão não foi colocado no avião certo. Teria seguido num outro voo e, agora, o morto anda em parte incerta... A família anunciou já que vai apresentar queixa contra a Air Berlin.

Desástres Aéreos

Tam com Emb 195?



Conversando ontem com um amigo meu que trabalha na Embraer; a empresa recebeu na semana passada a visita de alguns executivos da Tam.
O tema foi o interesse da Tam em emcomendar o Emb 195; mas a Tam gostaria de recebê-los o mais rápido possível; mas não há slot livre no momento na produção deste.....
Além de que desde a saída do Barioni, falta alguém na Tam para poder tomar uma decisão deste porte.
Contato Radar

Três pessoas ficaram feridas em um acidente de avião de pequeno porte na Carolina do Sul (EUA)

A porta-voz da FAA (Federal Aviation Administration) Kathleen Bergen, informou que a aeronave Beechcraft King Air B200, prefixo N337MT, caiu ao lado da pista do Aeroporto Internacional Greenville-Spartanburg por volta das 10:15 (hora local) da manhã desta segunda-feira (9).

Bergen não tinha detalhes imediatos sobre os feridos. Os noticiários locais relataram que três pessoas foram enviadas a um hospital. O aeroporto ficou fechado após o acidente.

Uma porta-voz do aeroporto disse a notícia de Greenville que o avião atingiu o guard-rail da Rodovia SC 14 e caiu na grama do aeroporto.

O avião está registrado para MDTR Holdings LLC, em Virginia Beach, Virgínia. O site FlightAware.com mostra que o avião voou de Norfolk, Virgínia, para Greenville na noite de domingo.
Desástres Aéreos

Rio Linhas Aéreas com o Segundo 727F



Chegou a capital paranaense na noite de 07/11/2009 o segundo Boeing 727-200F da RIO LINHAS AéREAS.

O trijato ostentava as cores completas da companhia brasileira, apenas com a matrícula N750US da norte-americana Kitty Hawk Cargo (KHA), seu antigo operador.

Este clássico Boeing 727-214F (c/n 21512), fabricado em 1978, operou sua vida inteira apenas em companhias norte-americanas: PSA (N555PS), Piedmont, US Airways (N750US) e finalmente a KHA.


O mais novo trijato brasileiro será rematriculado como PR-IOA, e foi fotografado pelo amigo Rosvalmir Afonso na manhã seguinte a sua chegada em Curitiba.

Aeroblog

Patty Wagstaff, A Bela que é uma Fera

Home - Patty Wagstaff Air Shows, Inc.
















Roberto Caiafa

Movimento ''Cansei'' foi mal interpretado


O envolvimento da seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no chamado movimento Cansei até hoje gera polêmica. Criado em 2006, após o acidente com o voo 3054 da TAM, que vitimou 199 pessoas em São Paulo, o movimento tinha como objetivo protestar contra a corrupção e o caos aéreo no país, mas foi logo recebido como um levante elitista e anti-Governo Lula.

Três anos depois, Luiz Flávio Borges D’Urso nega que a mobilização, da qual foi um dos principais líderes, tenha sido um erro. “O movimento foi mal-interpretado, especialmente pela mídia. O que tínhamos ali era um momento em que ocorreu um acidente aéreo grave, que reclamava uma tomada de posição da sociedade civil contra o descaso em relação às regras de voo. Mas também contra a bala perdida, o desemprego, a falta de escola”, afirma. “Não tinha nada contra o Governo Federal”.
UOL

Dois mortos em acidente com avião de carga no Quênia

Um avião de carga caiu no aeroporto Wilson, em Nairobi, no Quênia, e matou dois tripulantes nesta segunda-feira (9).

O piloto morreu enquanto era levado para Hospital Nacional Kenyatta, enquanto seu copiloto morreu mais tarde no hospital de Nairóbi, onde tinha sido admitido em estado crítico.

Eles estavam transportando mirra para o aeroporto Quarrel, em Mogadíscio, quando o avião Beechcraft 1900D, prefixo 5Y-VVQ, da empresa Blue Bird Aviation, teve um problema por volta das 8:00 (hora local) desta segunda-feira, segundo informações de funcionários do aeroporto que tinham estado em contato com o piloto momentos antes do acidente.

Eles disseram que a tripulação decidiu retornar e acabou caindo no aeroporto depois de ter voado durante cerca de duas horas. O avião colidiu contra o muro do aeroporto e explodiu em chamas antes de aterrissar em uma vala perto da pista.

O acidente, que envolveu um avião cargueiro de pequeno porte, continua a levantar dúvidas sobre a segurança dos aviões decolando e pousando no aeroporto.

Foi a quarta tragédia envolvendo aviões perto do aeroporto - cuja pista faz fronteira com o Parque Nacional de Nairóbi, de um lado, e assentamentos humanos, de outro -, nos últimos quatro meses.

Apesar desses acidentes teram despertado preocupação sobre a segurança da instalação, a autoridade reguladora nacional de segurança do espaço aéreo, a Autoridade Aeroportuária e Autoridade de Aviação Civil do Quênia, não tomaram nenhuma ação visível.
Desástres Aéreos

Procedimento de subida


A aviação civil brasileira comemorou uma expressiva reação em outubro. Houve aumento de 40% no transporte de passageiros em relação a outubro de 2008, o primeiro mês completo afetado pela crise econômica iniciada com a quebra do banco Lehman Brothers no ano passado. A previsão do setor é de que, no ano, o desempenho seja 10% superior a 2008.
Abril

Por que o Brasil não fabrica seus caças?


O Brasil precisa mesmo comprar 36 caças supersônicos dos Estados Unidos, da França ou da Suécia? A Embraer não poderia desenvolver um avião deste tipo aqui mesmo no Brasil? A publicação especializada Aviação em Revista fez a pergunta ao ex-presidente da Petrobras, da Varig, ex-ministro da Infraestrutura e um dos fundadores da Embraer, o engenheiro aeronáutico e coronel da FAB, Ozires Silva. A resposta de um dos maiores especialistas em aviação do país:

- Sim. A Embraer pode fazer esse avião. A tecnologia básica ela já tem. E é uma organização perfeitamente capacitada para obter a tecnologia complementar. São 2.500 pessoas trabalhando o dia inteiro com tecnologia. É a terceira maior fabricante de jatos do mundo.

A Embraer é mundialmente conhecida pela alta qualidade dos seus jatos comerciais, mas tem em seu portfólio pelo menos três aviões militares: o jato subsônico Xavante, o caça AMX e o treinador turboélice Tucano. Dos três, apenas o projeto do AMX não foi muito bem sucedido (segundo Ozires Silva, porque utilizava armamento norte-americano e por isso sofria restrições para venda em alguns mercados). Além disso, a empresa deve desenvolver um novo avião militar de transporte e abastecimento em voo, o KC 390, que já tem vários potenciais compradores. O projeto de um caça supersônico não seria, portanto, uma aventura tupiniquim.

Quanto à "tecnologia de última geração" dos caças que a Boeing (Super Hornet F-18), a Dassault (Rafale) e a Saab (Gripen) querem vender ao Brasil, é bom lembrar que o F-18 e o Rafale são projetos velhos, com cerca de 30 anos, atualizados. E o Gripen, que ainda é um avião "virtual", também é atualização de um projeto antigo. Ou alguém aí acredita que europeus e norte-americanos entregariam ao Brasil segredos militares de última geração?

É bom ficar de olho nesse negócio de bilhões de dólares. Se, como assegura Ozires Silva, o Brasil tem tecnologia para produzir um caça realmente novo, por que prefere comprar velharias de fora? É o velho "complexo de vira-lata" brasileiro, de que falava Nélson Rodrigues? Ou existem outros intere$$es em jogo?

Irineu Guarnier Filho

Controle de navegação por satélite do sistema, denominado EGNOS.

Málaga

Aeroporto de Málaga é o primeiro na Espanha a ter um controle de navegação por satélite do sistema, denominado EGNOS.

O projecto EGNOS foi desenvolvido pela Agência Espacial Europeia, a Comissão Europeia eo Eurocontrol, e é apoiado por vários países europeus: Alemanha, Portugal, Áustria, Holanda, Itália, Noruega, França, Grã-Bretanha e Suíça.

Turkish Airlines aumenta sua frota com aquisição de três Airbus A330


A companhia aérea Turkish Airlines assinou um contrato para a aquisição de três Airbus A330-300, elevando o número total de encomendas deste modelo para dez.

A companhia vai operar os aparelhos com duas classes configuradas e uma capacidade máxima de 319 lugares. A estes aparelhos, entregues a partir de setembro de 2010, vão juntar-se duas versões Freighter do A330-200, o A330-200F, para renovar a atual frota composta por quatro A310.

Mercado e Eventos

Piloto é detido em Londres acusado de 'exceder o limite aconselhado de álcool'


Um piloto de 51 anos que comandaria um Boeing 767 com destino a Chicago foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, no domingo, "sob suspeita de exceder o limite aconselhado de álcool".

Depois de aguardar por uma hora dentro do avião, mais de cem passageiros do voo da United Airlines tiveram que desembarcar e só mais tarde descobritam o motivo do transtorno, segundo o "Independent".

A United Airlines disse, em comunicado que segurança é a prioridade da companhia aérea e que o piloto ficará suspenso enquanto autoridades investigam o incidente. O piloto fez o teste do bafômetro e em seguida foi liberado sob fiança.

O Imparcial

Variglog é excluída de processo contra Varig


O patrimônio alienado nos autos de uma ação de recuperação judicial não serve para garantir obrigações trabalhistas e os arrematantes, na condição de sucessores, não respondem por elas. Esse foi o entendimento da 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho que declarou a ilegitimidade passiva da Variglog, em ação movida por uma ex-funcionária da empresa aérea Varig. Com essa decisão, foi reformado acórdão do Tribunal Regional da 4ª Região (RS), que havia considerado a transferência dos débitos trabalhistas na operação de compra da Varig pela Variglog, em leilão judicial.

A aeroviária trabalhou por dez anos para a Varig como agente de vendas, em Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Após ser demitida, ingressou com ação trabalhista na 19ª Vara do Trabalho de Porto Alegre contra a Varig, a Variglog e a Aéreo Transportes Aéreos. Pediu verbas rescisórias não pagas.

A primeira instância reconheceu a responsabilidade solidária por todos os encargos trabalhistas da Variglog e da Aéreo Transportes, por integrarem um mesmo grupo econômico. Esse mesmo entendimento foi confirmado pelo TRT, no julgamento de um recurso das empresas, sob o fundamento de que a alienação de unidade produtiva por plano de recuperação, conforme previsto no artigo 60 da nova Lei de Falências 11.101/05, não afasta a responsabilidade solidária da adquirente pelas obrigações trabalhistas do alienante.

No artigo 60, parágrafo único, essa lei estabelece que o objeto da alienação judicial de filiais ou de unidades produtivas isoladas do devedor, a partir de plano recuperação judicial, estará livre de qualquer ônus e não haverá sucessão do arrematante nas obrigações do devedor, inclusive as de natureza tributária. No entanto, o artigo 141, mesmo retirando expressamente as obrigações derivadas da legislação do trabalho do objeto alienado, faz ressalva a isso, quando o arrematante for sociedade controlada pelo falido.

A Variglog recorreu ao TST. Insistiu na tese de que a alienação em processo de recuperação judicial não transfere ao adquirente as obrigações trabalhistas da empresa alienante. O relator do processo na 6ª Turma, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, observou que o Supremo Tribunal Federal, em julgamento do RE 583.955-6, entendeu no sentido de que o patrimônio alienado nos autos de uma ação de recuperação judicial não responde por obrigações trabalhistas. Com isso, prosseguiu o ministro, a Suprema Corte negou Recurso Extraordinário contra acórdão do STJ, sobre conflito de competência entre a Justiça do Trabalho e a Justiça Estadual e reconheceu que os arrematantes, na condição de sucessores, não respondem pelas obrigações trabalhistas.

Assim, o relator observou que não se trata de sucessão trabalhista solidária ao caso, uma vez que a Variglog, beneficiada pelo leilão processado por Juízo de Vara Empresarial, não pode figurar em polo passivo da ação trabalhista proposta pela ex-funcionária.

Esse entendimento não foi compartilhado por outro integrante da 6ª Turma, o ministro Maurício Godinho Delgado. Para ele, quanto ao tema recuperação judicial, a lei é omissa e dúbia, cabendo então ao julgador fazer a interpretação. Para ele, se está em debate o Direito do Trabalho e direitos fundamentais constitucionais, não caberia fazer uma lei para excluir, mas sim garantir direitos constitucionais fundamentais. Assim, na dúvida da lei, deve-se fazer a interpretação clássica, constitucional, no sentido de favorecimento de direitos fundamentais, sociais e trabalhistas.

Já o juiz convocado Douglas Alencar, embora plenamente convencido do acerto da posição do ministro Maurício Godinho, disse que não há possibilidade de adotar posição diferente da do relator. Por maioria de votos, portanto, vencido o ministro Maurício Godinho e com ressalva de entendimento do juiz convocado Douglas Alencar, a 6ª Turma decidiu excluir a Variglog do pólo passivo da reclamação trabalhista. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

RR-1260/2006-019-04-00.9

Consultor Jurídico