PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Instrutora de Vôo Quer Inspirar Meninas a Voarem


Malkiva Matharoo, de 24 anos, é instrutora de vôo e pretente inspirar novas aviadoras a abrirem suas asas. Matharoo estudou aviação na Universidade de Dakota do Norte e agora atua como instrutora da North Dakota Air em Santa Rosa, Califórnia.

"Sempre quis ser um exemplo nessa função e motivar as adolescentes a seguirem seus sonhos", diz Matharoo.

De acordo com as estastísticas da FAA americana, a partir de dezembro de 2007, apenas 6,17 por cento dos pilotos comerciais e 6,06 por cento de todos os pilotos são de aviadoras.

Amelia Earhart voou solo sobre o Oceano Atlântico em 1932. Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de mil aviadoras entraram para o serviço da Força Aérea. E, apesar disso tudo, as mulheres ainda são minoria na aviação dos Estados Unidos.

Malkiva Matharoo, de 24 anos, é herdeira de Earhart. Natural de Punjab, Índia, cresceu em Omã, nação do Oriente Médio. Matharoo estudou aviação na Universidade de Dakota do Norte e mudou-se para a Califórnia em dezembro de 2007. Ela vive em Petaluma e trabalha para a North Coast Air em Santa Rosa.

O assunto das mulheres na aviação é momentoso, pois o filme "Amelia", esterlando Hilary Swank no papel de Amelia Earhart, está sendo exibido nos cinemas da região da baía, na Califórnia.

"Sou a primeira aviadora em todas as gerações de minha família. Portanto realmente não houve ninguém que me influenciou. Eu sempre tinha sonhos onde eu voava como um super-herói, e então descobri que tinha que fazer alguma coisa nesse sentido. Tão logo comecei a voar na Universidade de North Dakota, eu disse, 'É isso. Gostei, realmente gosto'."

"Voamos o ano inteiro em North Dakota. Voei até mesmo em temperaturas de -45 graus Farenheit, com vento gelado. Não foi ruim, na verdade. O que eu aprecio mais é o prazer e a adrenalina ao experimentar algo tão lindo e fenomenal. É quase inexplicável."

"Como piloto, a preparação começa 24 horas antes do vôo: ter um bom sono à noite, alimentar-se bem e corretamente, verificar as condições do tempo e da pista."

"Se você vai voar para um novo aeroporto, é preciso olhar o diagrama do aeroporto; estudar as frequências de rádio, comprimento e posição das pistas; planejar qual pista você poderia usar com base na previsão do vento; e olhar os mapas aeronáuticos para ter uma idéia do terreno ao redor do aeroporto."

"A coisa mais importante é estar sempre vigilante com relação à área ao seu redor, porque quando você está voando precisa sempre fazer a pergunta: 'Se meu motor parar agora, onde vou pousar?'"

"Sou instrutora de vôo na North Dakota Air e minha obrigação é orientar os alunos e ensiná-los a piltoar e a voar, a obter o brevê e os exames de categoria técnica. O CHT -- Certificado de Habilitação Técnica -- é parte de nosso brevê de piloto e declara quais são os privilégios e limites. Basicamente, o que um piloto pode e não pode fazer.

"Nós pilotamos o Cessna 172 Skyhawk, que é um avião monomotor de quatro lugares, e o Cessna 152, monomotor de dois lugares. O custo e a duração do aprendizado para o brevê de piloto privado depende do aluno, de sua facilidade para aprender e do nível de motivação.

"Acabo de iniciar um programa chamado "Vá para o Céu" na North Coast Air e no Centro de Adolescentes Vale da Lua em Sonoma. Trata-se de um programa de vôo em que estou incentivando as garotas a seguirem seus sonhos, oxalá na aviação, e dizendo "Você pode conseguir. Eu consegui".

"Já cruzei com muitas adolescentes que dizem "Não, não posso, porque meus pais não querem", ou "Não sou suficientemente esperta para isso".

"Sempre quis ser um exemplo e motivar as meninas a seguirem seus sonhos. Se eu conseguir causar uma mudança na vida de alguém, será a melhor sensação de todas".
Asas da América

Nenhum comentário: