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quinta-feira, 21 de maio de 2009

Funcionário da American Ailines morre ao cair no aeroporto de Miami


Thomas Jukovich, um funcionário de rampa da American Airlines, com 43 anos de idade, sofreu uma queda enquanto carregava bagagens no voo AA995 com destino a São Paulo, na madrugada desta terça-feira, 19 de maio. A aeronave, um Boeing 777, estava estacionada no portão E-10 e já sofria um atraso de mais de duas horas quando ocorreu o acidente. As causas ainda estão sendo investigadas. O voo ao final foi cancelado.
Fonte: DaniDuarte

Air France KLM vai reduzir três mil empregos

A Air France KLM anunciou que vai cortar cerca de três mil postos de trabalho, como política de redução de custos, no seguimento dos prejuízos de 814 milhões de euros registados no exercício fiscal de 2008/2009.

Para reduzir custos o grupo vai continuar a reduzir gradualmente postos de trabalho através do congelamento de admissões e recurso à "mobilidade profissional”, designadamente, propondo "férias" e part-times, de acordo com declarações, ontem, à imprensa internacional.

O director financeiro do grupo Philippe Calavia, afirmou que prevê cortar três mil empregos, no exercício 2009/2010.

No exercício 2008/2009, o grupo cortou cerca de 2.700 postos de trabalho.

A Air France KLM emprega cerca de 140 mil pessoas.

Fonte:Aviation News

Viracopos alcança a marca de 250 mil passageiros por mês


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ultrapassou a marca mensal de 250 mil passageiros em abril. Foram registrados 250.400 embarques e desembarques no último mês, melhor movimento desde a inauguração do aeroporto na década de 60.

Em 2008, a movimentação média mensal foi de 85 mil pessoas. "Nossa projeção agora é encerrar 2009 com cerca de três milhões de passageiros, um milhão a mais do que havíamos projetado no início do ano", comemora o superintendente do aeroporto, Claudio Salviano.

Só a movimentação no mês de abril de 2009 aponta 148% de aumento comparado ao mesmo mês no ano anterior quando a movimentação foi de 101 mil passageiros. Já a soma dos quatro primeiros meses do ano aponta 93,6% de crescimento comparado ao mesmo período no ano anterior, foram 693 mil embarques e desembarques contra 358 mil em 2008.

O crescimento consolida o terminal campineiro como alternativa aos aeroportos de
Congonhas e Guarulhos. "Viracopos deverá estar entre os doze aeroportos mais movimentados da rede Infraero até o final desse ano", acredita Salviano.

Fonte: Mercado & Eventos

Motor de avião pega fogo durante a decolagem na China


O motor de um avião pegou fogo durante decolagem na manhã desta quinta-feira na região autônoma de Uigur de Xinjiang, noroeste da China. O incidente provocou a evacuação de mais de 40 passageiros, disse um funcionário do aeroporto.

O voo deveria ir à capital de Xinjiang, Urumqi, desde Korla, no sul da região. O funcionário disse que o acidente não deixou feridos.

O funcionário indicou que quando o piloto ligou os motores às 10h25, o motor esquerdo do avião modelo ERJ expeliu uma fumaça negra, seguida de um estrondo. O avião pertence à Grand China Express, do Grupo de Companhias Aéreas de Hainan, com sede em Tianjin.

Todos os passageiros foram transferidos a outro avião destinado a Urumqi.

O avião ERJ-145 é uma nova geração de jatos regionais com motores turbo-fan, com capacidade para 50 passageiros. É fabricado pela Harbin Embraer, uma companhia de capital misto entre a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o grupo de Indústria Aérea de Harbin e a Companhia de Indústria de Aviação de Hafei. Já foram vendidos mais de mil unidades desse modelo em todo o mundo, sobretudo nos Estados Unidos e na Europa.

Fonte: Terra Notícias

Projeto amplia até 49% capital estrangeiro em cia aérea

O projeto de lei que prevê a ampliação do limite de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras dos atuais 20% para até 49% já está concluído e deve ser entregue ao Congresso no segundo semestre. A informação é do diretor do Departamento de Política de Aviação Civil da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Fernando Antônio Ribeiro Soares. Segundo ele, esse projeto também vai mudar o status das empresas aéreas, que deixarão de ter uma concessão para ter uma autorização de transporte aéreo.

"Numa economia como a brasileira, em desenvolvimento, que padece de toda a sorte de investimentos e, principalmente, de financiamento desses investimentos, ela pode prescindir de captar poupança externa? A resposta é absolutamente não", afirmou Soares. Segundo ele, há consenso de que o limite de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras deve ser ampliado para 49% na Secretaria de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ministério da Fazenda e no Ministério da Defesa.

"Essa mudança da participação de capital estrangeiro em companhias aéreas é fundamental, também, para romper a enorme barreira que é a entrada de novas empresas aéreas no mercado", disse Soares, que participou ontem de um seminário sobre regulação do setor aéreo organizado pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), num hotel da zona sul do Rio.

O secretário de Aviação Civil, brigadeiro Jorge Godinho, ainda vai apresentar o projeto de lei ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. Depois disso, a mudança será avaliada na próxima reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), entre junho e julho. Fazem parte do Conac sete ministérios e o Comando da Aeronáutica.

A transformação do status das empresas, que de concessionárias passarão a ser classificadas, segundo Soares, de "autorizatárias" do transporte aéreo. Ele defendeu que isso vai permitir que as companhias se preocupem mais com questões técnicas, como a segurança do passageiro, já que a fiscalização de preços será de responsabilidade dos órgãos de defesa da concorrência. Essa mudança já estava prevista desde meados de outubro do ano passado, quando o Conac publicou uma resolução prevendo a nova medida.

"Uma concessionária tem contratos com regras de preços, de tarifas e de equilíbrio econômico-financeiro. É um contrato extenso, com muitos direitos e deveres. A autorização é um contrato mais ágil e muito mais flexível, onde a empresa aérea vai ter de se comprometer essencialmente com questões relativas à segurança, serviço adequado e respeito ao consumidor", afirmou Soares. Segundo ele, as empresas que já atuam como concessionárias passarão a ter autorização quando seus contratos de concessão expirarem.

Fonte: O Estadão

Aviação do País é bem avaliada em teste global


A segurança da aviação civil no Brasil teve a 5ª melhor nota entre os países do G20 - grupo das sete economias mais desenvolvidas do mundo e dos principais emergentes - que já passaram pela auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (Icao). A rigorosa inspeção, realizada entre os dias 4 e 15 deste mês, foi a primeira desde a crise aérea, em 2006/2007.

Os 87,3 pontos obtidos pelo País colocaram a aviação civil nacional atrás apenas da Coreia do Sul, do Canadá, da França e dos Estados Unidos.

Foram auditadas 124 nações. Até 2010 a Icao espera avaliar ter avaliado 190 países. A meta da instituição é verificar o grau de adequação do setor às recomendações de segurança de voo e de operações em terra. A inspeção não tem caráter punitivo, serve apenas para ajudar a identificar problemas e incentivar os países a corrigi-los. Ao longo de 12 dias, os oito emissários da Icao avaliaram o funcionamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Segundo fontes da Icao, as organizações militares - Cenipa e Decea - obtiveram as melhores notas.

Os serviços de navegação aérea do Decea foram considerados 95% de acordo com as expectativas, resultado melhor que o obtido isoladamente por Estados Unidos, Alemanha, Itália, Austrália e França. O Cenipa teve 96% de conformidade com o estabelecido pela Icao, mesmo patamar ocupado pela European Aviation Safety Agency. A Anac não divulgou sua nota - pela média geral do País, conclui-se que tenha sido de 71 pontos, inferior às obtidas pelas repartições ligadas à Aeronáutica. A reportagem apurou que aeródromos, aeronavegabilidade e homologações e legislação ajudaram a derrubar a pontuação da agência.
Fonte: Último Segundo

Natal anuncia medidas para não perder voo da Webjet

Em visita à filial da Webjet no Rio de Janeiro, onde foi recebido pelo presidente da empresa, Wagner Ferreira, e pelo diretor de Vendas e Marketing, Davison Botelho, o diretor de Marketing da Emprotur, Armando José, disse que Natal fará várias promoções em conjunto com a Webjet até o final do ano. Ele não quer correr qualquer risco de perder o voo diário da empresa, que faz a rota Rio-Belo Horizonte-Natal-Fortaleza-Brasília, com retorno no mesmo percurso.

"Entre outras ações, vamos fazer um treinamento específico com agentes de viagens de Belo Horizonte, em parceria com a Webjet. O voo diário direto Belo Horizonte-Natal precisa ser otimizado. O trabalho pode ser nos mesmos moldes da promoção que fizemos esta semana no Rio, com a CVC. Aliás, nós já estamos trabalhando em Minas Gerais. Nos próximos dez dias divulgaremos Natal em roadshow por 15 cidades mineiras", comenta Armando.

A participação do destino Natal na revista de bordo da Webjet, que será lançada em agosto, é outra ação de marketing sugerida pelo presidente da Emprotur. Ferreira ressaltou, porém, que a falta de um bom aproveitamento dos voos para Natal diz respeito, sobretudo, ao setor emissivo local.

"O mercado de Natal vende pouco. Embarca pouca gente. Geramos turistas para lá, mas Natal não responde bem para nenhuma das quatro cidades que tem voos diários sem conexão: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília", avalia o presidente da empresa aérea que integra a holding CVC.

Armando José sugeriu a Ferreira, e ele aceitou, uma visita a Natal ainda no primeiro semestre, ocasião em que a Emprotur, embora na essência cuide apenas de promoções fora do Rio Grande do Norte, reunirá os principais agentes de viagem de Natal para conversar pessoalmente com Ferreira e com o diretor de Vendas e Marketing da Webjet, Davison Botelho.

"Natal não vai perder a Webjet", reforçou o diretor da Emprotur. Já Ferreira lembrou que estuda a aplicação de tarifas especiais, nos fins de semana, na rota Santos Dumont-Guarulhos-Natal. E outras promoções para o mercado potiguar também poderão surgir, segundo o presidente da Webjet, que manifestou a intenção de continuar atuando em dez cidades, e Natal é uma delas.
Fonte: Panrotas

Natal anuncia medidas para não perder voo da Webjet


Em visita à filial da Webjet no Rio de Janeiro, onde foi recebido pelo presidente da empresa, Wagner Ferreira, e pelo diretor de Vendas e Marketing, Davison Botelho, o diretor de Marketing da Emprotur, Armando José, disse que Natal fará várias promoções em conjunto com a Webjet até o final do ano. Ele não quer correr qualquer risco de perder o voo diário da empresa, que faz a rota Rio-Belo Horizonte-Natal-Fortaleza-Brasília, com retorno no mesmo percurso.

"Entre outras ações, vamos fazer um treinamento específico com agentes de viagens de Belo Horizonte, em parceria com a Webjet. O voo diário direto Belo Horizonte-Natal precisa ser otimizado. O trabalho pode ser nos mesmos moldes da promoção que fizemos esta semana no Rio, com a CVC. Aliás, nós já estamos trabalhando em Minas Gerais. Nos próximos dez dias divulgaremos Natal em roadshow por 15 cidades mineiras", comenta Armando.

A participação do destino Natal na revista de bordo da Webjet, que será lançada em agosto, é outra ação de marketing sugerida pelo presidente da Emprotur. Ferreira ressaltou, porém, que a falta de um bom aproveitamento dos voos para Natal diz respeito, sobretudo, ao setor emissivo local.

"O mercado de Natal vende pouco. Embarca pouca gente. Geramos turistas para lá, mas Natal não responde bem para nenhuma das quatro cidades que tem voos diários sem conexão: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília", avalia o presidente da empresa aérea que integra a holding CVC.

Armando José sugeriu a Ferreira, e ele aceitou, uma visita a Natal ainda no primeiro semestre, ocasião em que a Emprotur, embora na essência cuide apenas de promoções fora do Rio Grande do Norte, reunirá os principais agentes de viagem de Natal para conversar pessoalmente com Ferreira e com o diretor de Vendas e Marketing da Webjet, Davison Botelho.

"Natal não vai perder a Webjet", reforçou o diretor da Emprotur. Já Ferreira lembrou que estuda a aplicação de tarifas especiais, nos fins de semana, na rota Santos Dumont-Guarulhos-Natal. E outras promoções para o mercado potiguar também poderão surgir, segundo o presidente da Webjet, que manifestou a intenção de continuar atuando em dez cidades, e Natal é uma delas.
Fonte: Panrotas

Para concorrer com aéreas, empresas de ônibus investem em promoções


Para enfrentar a concorrência com as companhias aéreas, as empresas de ônibus também decidiram investir em promoções. Dependendo da data da compra, o desconto pode chegar a 60%.

Os descontos de até 20% nas passagens aéreas internacionais estimularam o mercado e, desde abril, as vendas de pacotes decolaram 30% a mais, em relação ao mesmo período de 2008.


Para não ficar para trás, as empresas fazem promoções em voos domésticos. Em alguns casos, viajar de avião está mais barato que de ônibus. É o caso de quem vai de Belo Horizonte para São Paulo, por exemplo. A passagem aérea pode ser encontrada por R$ 120; de ônibus leito, sai por R$ 146. De Belo Horizonte para Salvador, a diferença é mínima. De avião, o bilhete sai por R$ 180; de ônibus comum, R$ 179,54.

Agora, as empresas de ônibus resolveram reagir. É uma tentativa de atrair passageiros na baixa temporada. Maio e junho são meses de poucos embarques e desembarques nas rodoviárias. Com os descontos, as empresas esperam conquistar até quem não costuma viajar de ônibus. "Toda vez que você pratica uma tarifa diferenciada, você sente que dá uma aquecida no mercado", afirma o gerente de uma empresa de ônibus, Júlio César de Assis.


A passagem para Campinas de R$ 80 saiu por R$ 33, mas a dona de casa Helena Morata fez a compra há um mês. "Quanto mais antecedência eu consigo mais desconto", conta.


Em uma empresa, dos 40 lugares, dez são promocionais. "Duas poltronas com 60%, três com 25% e cinco poltronas, com 10%", explica a supervisora da empresa de ônibus, Claudilene Carvalho.


Em outra, todos os assentos estão até 47% mais baratos. Quem faz a opção por terra gasta mais tempo na viagem, em compensação. "O desconto no bolso é bom demais", completa a pensionista, Lídia Maria de Melo.

Fonte: G1


Argentina vai comprar 20 aviões à Embraer


A Argentina e o Brasil firmaram ontem um acordo para o fornecimento de 20 aviões pela fabricante brasileira Embraer à companhia aérea estatal da Argentina, num negócio que deverá custar 585 milhões de dólares ao Estad

A Embraer irá ainda produzir peças e realizar substituições na Fábrica Militar de Aviões, na cidade argentina de Córdoba, em vias de ser nacionalizada após uma década nas mãos da norte-americana Lockheed Martin.

A compra dos aviões será realizada através de um empréstimo de 585 milhões de dólares outorgado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil, anunciou o secretário argentino dos Transportes, Ricardo Jaime.

Os aviões deverão ser entregues em 2010 à companhia aérea argentina, em vias de ser vendida ao grupo espanhol Marzans.

A nacionalização da fábrica de Córdoba, que a Lockheed Martin controla desde a década passada, foi submetida ao Parlamento da Argentina para votação.

Fonte: Destak



China dificulta importação de aviões da Embraer


PEQUIM - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu às autoridades chinesas, em sua visita a Pequim, que o governo da China facilite a concessão de licenças de importação de aeronaves produzidas pela Embraer. Segundo representante do governo brasileiro e empresários do setor, há má vontade na liberação das licenças para a fabricante nacional, que estaria recebendo tratamento diferenciado de fabricantes como Airbus e Boeing.

De acordo com o presidente da Embraer, Frederico Curado, a empresa tem um contrato de 50 aviões EMB190 , encomendados pela Kupeng, em valores estimados em US$ 2 bilhões. Entretanto, apenas cinco aeronaves foram entregues até agora.

- Estamos dependendo das licenças de importação - disse Curado.

Fonte: O Globo

Emirates tem novos voos para ilhas Maurício e Maldivas


A Emirates iniciará em 27 de junho uma nova operação para ilhas Maurício, com saída de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os dois voos – às quintas e aos sábados - ficarão na malha da empresa até 27 de março do ano que vem.

Outro projeto em andamento, mas para 1º julho, é a inclusão da rota circular de Dubai para Male (Maldivas) e Colombo (Sri Lanka), às segundas, quartas e sextas-feiras. Neste caso, o voo será operado 26 de março de 2010.
Fonte: Panrotas

Brasil prepara malha aérea de alta temporada

Os aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), que mais recebem voos internacionais no Brasil, farão parte do processo mundial de coordenação de voos para melhor atender a demanda das empresas aéreas nacionais e estrangeiras para o período de alta temporada, de 25 de outubro de 2009 a 27 de março de 2010. O processo é organizado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, sigla em inglês).

O Comitê de Facilitação de Voos, composto pela ANAC, Infraero e Aeronáutica, irá representar o Brasil na 124ª Conferência de Coordenação de Slots (movimentos de pouso ou decolagem) da IATA, de 18 a 21 de junho de 2009, em Montreal, no Canadá, organizando a malha aérea para essa temporada. É função do Comitê buscar a adequação dos horários de voos pleiteados pelas empresas às capacidades de infraestrutura disponíveis, permitindo, desse modo, uma melhor utilização dos aeroportos que apresentam restrições de capacidade e uma maior previsibilidade do planejamento das empresas aéreas.
Fonte: Anac

Aerosur firma parceria com Tam para conexão com Bolívia







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Aerosur firmou uma parceria com a Tam para transportar passageiros na rota Brasília-São Paulo-Brasília, Rio de Janeiro-São Paulo-Rio de Janeiro, e Porto Alegre-São Paulo-Porto Alegre com destino a Bolívia. A parceria levará os clientes brasilienses, cariocas, paulistas e gaúchos para La Paz, a partir de conexões no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Para mais informações acesse www.aerosur.com.
Fonte: Panrotas