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segunda-feira, 10 de maio de 2010

Boeing mostra projetos de jatos futuristas

A Força Aérea Americana vai precisar de novos caças em algum momento, provavelmente depois de 2025. Falta muito? Nunca é cedo demais para a Boeign começar a mostrar suas ideias.

Esses dois conceitos de duas turbinas podem voar tanto com ou sem piloto, e eles definitivamente têm alguma semelhança com aquele bombardeiro invisível (stealth) famoso.

Eles irão substituir o F/A-18E/F, que entraram em serviço em 1999, o que os fazem aeronaves relativamente novas. Mas demora tanto tempo para projetar, testar e produzir esses aviões, sem falar nas burocracias e licitações do governo para autorizar as compras, que eles acabam tendo que se preparar por bons 15 anos antes de essas belezinhas de fato entrarem em serviço.

Minha única preocupação é que parece não haver muito espaço para carga. E se eu quiser levar um lanchinho? De volta à prancheta, Boeing. [Flight Global, Thanks, Jason!]

gizmodo

Seguranças de aeroporto tiram sarro do seu pintinho

Este homem, um ex-segurança de aeroporto da TSA (espécie de Infraero americana) chamado Roland Negrin, aparentemente tem um pênis pequeno. Os colegas de trabalho dele descobriram isso com o scanner de corpo da TSA. Eles zoaram o cara por um ano. Aí ele estourou.

De acordo com o laudo da prisão, Negrin disse que "não conseguiu mais aguentar as piadas e enlouqueceu", então ele abordou o colega Hugo Osorno no estacionamento de funcionários, onde ele "forçou Osorno a se ajoelhar e o fez se desculpar, antes de bater nele nas costas e braços com o cassetete".

Os funcionários viram o corpo do Negrin durante um exercício de treinamento, onde ele não tinha qualquer proteção. Os passageiros, por outro lado, supostamente têm sua anonimidade preservada, porque os rostos são borrados e o scanner fica em outra sala. Mas eles estão com certeza zoando do seu pintinho.

Moral da história? Se você tiver a opção de passar por um scanner, evite-o e prefira a revista manual — o segurança não vai agarrar suas partes forte o suficiente para saber, a menos que os outros seguranças tenham zoado dele. Parece que isso é um problema na TSA.
Gizmodo

Ontem, no leste da Ingaterra - Avião colidiu com veículo

Uma aeronave AT3 atingiu esse Volvo X60 em North Weald Airfield, em Essex, ontem à tarde.
Os ocupantes do veículo escaparam sem um arranhão e ajudaram a puxar o segundo piloto do avião em segurança.


Este foi o cenário surpreendente em um aeroporto depois de um avião de dois lugares colidiu com um carro, provocando uma bola de fogo.

Milagrosamente, os ocupantes do Volvo X60 escaparam sem um arranhão - apesar do piloto do avião AT3 sofrer ferimentos graves.

Por outro golpe de sorte, havia uma equipe de bombeiros voluntários que já estavam no local, e o incêndio foi rapidamente extinto.

O motorista e o passageiro do carro, que estava deixando o Norte Weald Airfield, em Essex, conseguiram ajudar o piloto a sair dos destroços, na sequência do acidente às 14:25 de ontem.


Uma equipe de bombeiros voluntários estavam no local no momento do acidente e conseguiram apagar o incêndio


Um porta-voz da East of England Ambulance Service disse que o piloto estava consciente e em condição estável, quando foi levado pela ambulância ao Hospital Princess Alexandra, em Harlow, Essex.


www.dailymail.co.uk

Avião da Continental faz dumping de combustível devido a pane Hidráulica.


NEWARK - Um avião visto de manhã circulando Somerset County fez um pouso de emergência na segurança do aeroporto Newark Liberty às 12:20 de domingo.

Ontem , devido a uma pane hidáulica em um voo da Continental , obrigou o piloto a circular por nove vezes nos arredores do aeroporto de Newark, para realizar um dumping de combustível.


O vôo estava indo para Tóquio, mas retornou ao aeroporto de Newark.

my central jersey

Cape Air: BOMBA ou POLÍTICA


composta por uma frota de mais de 60 aviões a Cape Air ficou em terra por um trote de bomba no último sábado. maipulação política?

O fundador e presidente da Cape Air Dan Wolf, não é apenas o chefe da maior companhia aérea privada da América, ele é um democrata respeitado tanto que está concorrendo para o Senado pelo Estado de Massachusetts.

Dada a mão pesada do século 21 e a política americana, não é de se estranhar que alguns observadores políticos locais estaõ comentando em uma possível conexão entre a ameaça de bomba e a candidatura de Dan Wolf ao Senado Americano.


A Cape Air foi fundada por Dan Wolf em 1989, e esta é a primeira vez que ela teve uma ameaça de bomba ,de acordo com a edição de hoje do Boston Globe .
BOSTON GLOBE

JetBlue oferece lugares com a tarifa de US$ 10 / trecho



JetBlue oferece lugares US$ 10 para viajar na terça-feira e quarta-feira em toda a sua rede


A JetBlue está vendendo todos os lugares restantes em vôos nonstop nesta terça e quarta-feira para 59 destinos por somente US $ 10 em cada sentido.

A companhia não especificou quantos assentos estão disponíveis à venda.


TAM: Cobra 50 USD por Assentos com um Pouco Mais de Conforto. GOL Ansiosa Para Fazer o Mesmo

A Tam, que já tinha ventilado por várias vezes na mídia que iria fazê-lo (eles querem aumentar a rendas extras), iniciou a cobrança, na forma de teste, de 50 USD para quem quiser viajar nos assentos localizados próximo a saída de emergência ou na primeira fileira nos vôos para os EUA. Eu ainda acho que esse tipo de assento poderia ser disponibilizado aos seus clientes mais fiéis… O problema vai ser se alguns pagarem e outros não pagarem e usarem esses assentos porque eles estavam vazios…

E não se engane, a coisa não vai parar aí.

A Gol está demonstrando um enorme interesse em começar a cobrar um extra por vários serviços, mas ela ainda tem dois probleminhas pela frente: o Código Brasileiro de Aeronáutica e o Código de Defesa do Consumidor.

Aquela Passagem

Tráfego na Gol cresce 26,5% em abril ante 2009, ocupação aumenta


SÃO PAULO (Reuters) - A companhia aérea Gol divulgou nesta sexta-feira que o tráfego de passageiros em sua malha subiu 26,5 por cento em abril em relação a igual mês de 2009, enquanto a ocupação em seus aviões aumentou 4,5 pontos percentuais na mesma base comparativa, para 63,2 por cento.

Em comunicado, a empresa destacou o cenário econômico positivo e o aumento da produtividade das aeronaves em abril.

Considerando apenas os voos domésticos, a demanda teve alta de 29,6 por cento em abril contra um ano antes e a ocupação ficou em 63,7 por cento.

Já nos voos internacionais, o tráfego apresentou crescimento de 5,6 por cento no último mês ante igual intervalo de 2009 e a ocupação nos aviões da Gol foi de 59,4 por cento.

"Os yields (que representam o valor médio pago por passageiro por cada quilômetro de voo) mantiveram sua tendência de alta e ficaram ligeiramente acima de 0,20 real, mesmo com o período sazonalmente mais fraco no ano. Com isso, os patamares atuais dos yields estão em linha com as perspectivas financeiras", segundo a Gol.

Reuters

Produtos fotoluminescentes para a aviação de asa rotativa


Pintura fotoluminescentes para aumentar a visibilidade do rotor principal e rotor de cauda. Como hélices de uma aeronave, os rotores principal e de cauda do helicóptero são grandes perigos no solo para quem se aproxima deles.

Girando tão rápido que se tornam praticamente invisíveis, as pás são especialmente perigosas em situações de baixa luminosidade, ou a visibilidade é limitada. Em quase todos os casos, o rotor de cauda está no máximo a cinco metros do solo e constitui um risco real para o pessoal em solo, especialmente em terrenos irregulares.

Exemplo de aplicação em um E-2C da Marinha americana. Na foto esquerda, uma aeronave sem a pintura. Na foto direita, com a aplicação da pintura fotoluminescente

À noite, helicópteros em zonas de pouso improvisada (terreno aberto, campo de futebol ou alguma outra área não isolada) são uma atração imediata para pessoas de todas as idades. Os bombeiros, policiais e tripulação muitas vezes estão ocupados em suas obrigações e até mesmo eles podem se distrair em torno do helicóptero tentando manter a ordem. As pessoas precisam de estímulos sensoriais para permanecerem longe das pás dos rotores.

É tragicamente fácil distrair-se entre o barulho e o stress das operações de emergência em pousos em locais não isolados ou improvisados, e assim as pessoas podem ser atingidas e mortas ou feridas, com certa frequência ou facilidade.

Originalmente desenvolvido para as aeronaves embarcadas da Marinha americana, a tinta fotoluminescente de segurança fornece uma solução única para aumentar a iluminação dos rotores principal e de cauda do helicóptero em situações de baixa visibilidade.

Esta pintura foi desenvolvida para ajudar a salvar as vidas de homens e mulheres que trabalham durante a noite nos arredores de rotores e pás girando rapidamente onde o contato acidental pode ter resultados fatais.

A pintura também é adequada para aumentar a consciência em situações de baixa luminosidade. Isto é de especial interesse para o operações de resgate aeromédico e policiais. Marcas fotoluminescente nas pontas das pás do rotor principal e de cauda podem ser um literal salva-vidas.

A solução da Dhi é composta de um material revolucionário, de longa duração, ultra-brilhante, não radioativo para melhorar drasticamente a visibilidade das pás dos rotores em todas as condições de iluminação. A aplicação tem grande adesão, visibilidade, durabilidade, resistência ao desgaste e facilidade de instalação, sem comprometer o desempenho aerodinâmico das pás ou da aeronave.

Em situações de emergência, uma maior visibilidade dos rotores principal e da cauda vai ajudar a melhorar a consciência situacional dos pilotos. O comprimento de onda da luz emitida está fora do intervalo de IR dos óculos de visão noturna (NVG), para que o uso da tinta não interfira com a visibilidade quando os membros de tripulação estiverem usando-os.

Sobre a DHi

Defesa Holdings, Inc. ® (DHI) está oferecendo seus produtos fotoluminescentes de segurança AfterGlow Brand ® (PL) para aplicações militares e comerciais da aviação de asa rotativa. DHI foi pioneira no mercado de produtos de segurança PL e é atualmente a maior instaladora de produtos de segurança PL nos Estados Unidos.

piloto policial

Iberia anuncia 42 voos especiais para as finais europeias de futebol


A companhia aérea espanhola Iberia anunciou que vai colocar no mercado 42 voos especiais para responder à procura que resulta das finais europeias de futebol, das competições Liga Europa e Liga dos Campeões. A companhia refere em comunicado que a aposta corresponde a uma oferta de mais 10.100 lugares em seis voos com destino a Hamburgo, na Alemanha, onde o Atlético de Madrid disputa a final da Liga Europa com o Fulham FC, e trinta e seis voos a partir de Itália e Alemanha para Madrid, onde o Inter de Milão joga com o Bayern de Munique para o título de campeão europeu.

Presstur


Homem é preso ao tentar embarcar em voo com bateria e circuito elétrico no sapato no Paquistão

Um homem foi preso no aeroporto da cidade paquistanesa de Karachi tentando embarcar em um voo internacional neste domingo com baterias e um circuito elétrico escondidos no sapato.

O porta-voz do aeroporto, Mohammad Munir, disse que engenheiro civil Faiz Mohammad foi preso quando o raio x de seu sapato levantou suspeitas.

Faiz tinha uma passagem para embarcar para a capital de Omã, Muscat, a bordo de uma aeronave da Thai Airways.

Não foram encontrados explosivos com o suspeito, mas Munir descreveu o evento como "preocupante".

"Após soar o alarme da máquina de raio x, nós o revistamos manualmente. Descobrimos quatro pilhas e um circuito elétrico com um botão de ligar e desligar", disse Munir.

Faiz Mohammad (foto), paquistanês de mais de 30 anos de idade, disse à polícia que vem das regiões tribais do país



Desástres Aéreos

EMBRAER ERJ-145 SAI DA PISTA NA COLÔMBIA



Com ferimentos leves, escaparam os 35 passageiros e tripulantes de um avião da Satena que derrapou na pista do aeroporto de Mitú, em Vaupés, na Colômbia, na última quarta-feira (5).
O incidente ocorreu no departamento de Vaupés, quando o Embraer ERJ-145, prefixo HK-4536 (registro militar FAC1173) acabou em uma zona pantanosa adjacente ao terminal.

O diretor da Defesa Civil em Villavicencio, coronel Jorge Díaz Martínez, disse que a habilidade do piloto, que sofreu ferimentos leves, impediu uma tragédia.

Cinco pessoas compunham a tripulação da aeronave, que havia decolado de Villavicencio para o voo 9R-9634 e, aparentemente, devido a um defeito no sistema de freio, foi parar após a cabeceira da pista do Aeroporto Fabio Alberto León Bentley (MVP/SKMU), em Mitú.

O piloto, que não foi imediatamente identificado, foi levado para um centro médico
ifr online

8 de Maio de 1945: O Dia da Vitória

O Dia da Vitória na Europa (V-E Day) foi o dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota do nazi-fascismo em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos.

Em Londres, particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham, juntaram-se grandes massas de população, surgindo à varanda do palácio o Rei Jorge VI e a Rainha Elisabete, acompanhados pelo primeiro-ministro, Winston Churchill, para saudar a população. A Princesa Isabel (futura Rainha Isabel II) e a sua irmã, a Princesa Margarida, foram autorizadas a juntar-se à festa, anónimas entre o povo de Londres.

Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt,que morrera há cerca de um mês antes, no dia 12 de Abril.

Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, preciptando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de Maio.

A vitória aliada sobre o Japão é celebrada no Dia V-J, 15 de Agosto de 1945.
desástres Aéreos

Helicóptero de luxo Mercedes-Benz EC145

O ponto mais alto em viagem pessoal, inspirado pela série de carros R-Class da Mercedes-Benz. Diferente dos carros, porém, este helicóptero carrega oito pessoas com muito estilo, e ainda tem uma TV, frigobar e os necessários porta-copos.

O chão é de madeira, mas os bancos podem ser decorados com os tons que você quiser, ou mesmo um brasão de família, se você for esse tipo de pessoa. E para algo que fica a maior parte do tempo longe do chão, chega a ser uma surpresa os compartimentos para guardar bicicletas ou tacos de golfe na cauda.

Disponível no fim de 2011, e sem preço divulgado por enquanto. Não que a gente precise mesmo saber, não é mesmo?


Desástres Aéreos

VarigLog pode ter falência decretada em junho


A VarigLog pode estar mais perto da falência. A empresa, que tem um passivo estimado em R$ 447 milhões, já tem um voto favorável a sua quebra no Tribunal de Justiça de São Paulo. A Câmara Especial de Falências e Recuperações Judiciais, em sessão feita na terça-feira (4/5), iniciou o julgamento de nove recursos apresentados por empresas que têm créditos da VarigLog. O relator, Lino Machado, aceitou reclamação dos credores e votou pelo decreto de quebra da empresa brasileira de transporte de cargas.

O julgamento foi suspenso depois do pedido de vistas do desembargador Romeu Ricupero. A previsão é que a decisão saia em junho. O que está em questão é a sentença da juíza Renata Mota Maciel, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo que, em outubro do ano passado, não validou decisão da assembleia de credores, pela falência da empresa. Ela decidiu aprovar o plano de recuperação judicial da companhia aérea de logística. A juíza desconsiderou o voto das empresas aéreas concorrentes e das arrendadoras de aeronaves, todas credoras da VarigLog.

O artigo 58 da Lei 11.105 de recuperação judicial prevê a aprovação pela Justiça do plano rejeitado em assembléia desde que o voto favorável represente mais de 50% do valor dos créditos, independentemente de classe, se houver aprovação da totalidade de uma das classes e mais de um terço dos créditos totais presentes tenha votado pela aprovação do plano. Esse sistema, que foi importado da legislação americana, é chamado de “crawn down”.

Em assembleia de credores, feita em setembro do ano passado, o plano de recuperação foi rejeitado por 59,96% dos credores presentes. O grupo presente à assembleia representava 62% da dívida de cerca de R$ 184 milhões que a VarigLog tem com bancos e fornecedores. Os trabalhadores, que têm R$ 3,8 milhões a receber da empresa, aprovaram por unanimidade a proposta.
Insatisfeitas, a Pegasus Aviation, Lufthansa Tchnick Ag, Lufthansa Systems HMBH, Lufthansa Technik Tulsa, Shell Brasil Ltda, Embralog Ltda, Construtora Brasil Central, Tap Manutenção S/A e a Atlantic Aviation Investiments-LCC ingressam com recursos no Tribunal de Justiça para cassar a decisão de primeira instância e decretar a falência da VarigLog.

Os nove credores da VarigLog que foram ao Tribunal de Justiça sustentaram que não foram cumpridos os requisitos previstos no artigo 58 da Lei de Falências e Recuperação Judicial. Segundo eles, o plano teria dado tratamento diferenciado entre credores da mesma classe, que rejeitara o plano.

Há um outro problema em discussão: a alienação do controle acionário da VarigLog à empresa Velog, com compromisso de compra por German Efromovich. O empresário, que é dono do grupo Sinergy, que inclui Ocean Air e a colombiana Avianca, assinou um contrato de opção de compra com duração de três anos, no valor de US$ 100 mil, com a Velog, empresa off-shore instalada no Panamá, que adquiriu a VarigLog do fundo americano Matlin Patterson por apenas US$ 100. O principal acionista do fundo americano é o chinês Lap Chan. Sua irmã Chan Lup Wai Ohira é a dona da Velog. Uma decisão da 22ª Vara de São Paulo, no entanto, suspendeu a negociação entre a Velog e o Matlin Patterson.

“Na verdade, a VarigLog tenta criar uma cortina de fumaça e desviar a atenção desta câmara daquilo que é o objeto desses recursos”, sustentou o advogado que representou os credores. Segundo a defesa dos credores, a taxa de reprovação do plano de recuperação judicial da VarigLog foi de 63,17%. “Não há lacuna a ser preenchida pelo juiz, com quer fazer crer a VarigLog. Os requisitos da lei simplesmente não foram atendidos e, portanto, nada pode justificar a provação do plano”, completou o advogado dos credores.

A VarigLog sustenta que a Atlantic Aviation Investiments é subsidiária integral da Lan Air Line S/A, integrante do grupo Lan Chile. Argumenta ainda que não existe irregularidade ou prática de fraudes em sua estrutura societária e nega que houve tratamento diferenciado entre credores da mesma classe, uma vez que o fundo de pensão Aerus pertence à previdência complementar.
Os credores argumentam que o plano de recuperação prevê condições desvantajosas. Para os credores com créditos acima de R$ 20 mil, cujo montante total é R$ 182,5 milhões, está previsto o pagamento de 15% da dívida em parcelas trimestrais entre abril de 2012 e janeiro de 2022.


Os outros 85% seriam pagos a partir de 2013 caso ocorra o chamado lajida (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) acima do projetado pela empresa. Uma fatia de 35% de um eventual saldo no lajida seria usada para pagar credores. Mas, sem esse saldo, 85% da dívida deve ser paga em 30 anos, a partir de 2022.
Aeroblog

AVIÃO DA JAL ABORTA ATERRISSAGEM APÓS RASPAR CAUDA NA PISTA EM OSAKA


Neste domingo (9), o Boeing 777-300, prefixo JA8941, da JAL Japan Airlines (foto acima, em 13.02.09), ao partir para realizar o voo doméstico JL-2016 - de Sapporo para Osaka (Japão) - com 371 pessoas a bordo, raspou sua cauda na aterrissagem na pista do Aeroporto Internacional de Osaka (ITM/RJOO).

Imediatamente, a tripulação abortou a aterrissagem e subiu novamente.

O avião pousou em segurança 45 minutos mais tarde. Nenhum ferimento ocorreu entre os ocupantes e o avião sofreu pequenos danos.

O Ministério dos Transportes do Japão disse que a pista foi fechada por cerca de 30 minutos para uma inspeção, que revelou marcas de raspagem de 20 metros (66 pés) de comprimento por 15 centímetros (6 polegadas) de largura na pista. O avião também sofreu danos na bequilha (trem de pouso dianteiro).
ifr online