PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 10 de maio de 2010

* Enviar para amigos * Comentar Espaço aéreo do norte da Itália é fechado devido às cinzas

Imagem divulgada pela Nasa mostra rastro da fumaça expelida pelo  vulcão Eyjafjallajokull Foto: AFP

Imagem divulgada pela Nasa mostra rastro da fumaça expelida pelo vulcão Eyjafjallajokull
Foto: AFP

O espaço aéreo dos aeroportos do norte da Itália, a exceção dos de Veneza, Trieste e Rimini, os mais orientais, permanecerá fechado neste domingo até as 14h (hora local, 9h de Brasília) por causa da nuvem de cinzas proveniente do vulcão islandês, segundo o principal órgão de aviação civil italiano (Enac).

O Enac divulgou nota na qual informa que a medida entrou em vigor às 8h local (3h de Brasília), devido às indicações de que a nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia evolui sobre o território europeu. Estas indicações são baseadas em relatório da Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).

Segundo o Enac, a nuvem de cinzas vulcânicas no espaço aéreo do norte da Itália - onde se localizam os aeroportos de Malpensa (Milão) e Turim - atinge uma densidade não compatível com os parâmetros de segurança estabelecidos pelos construtores de motores para as aeronaves.

O Enac, que há três semanas se viu obrigado a tomar igual medida pelos mesmos motivos, diz que a evolução da nuvem, por enquanto, permite manter abertos os aeroportos a nordeste da Itália.

TERRA

Nenhum comentário: