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domingo, 16 de junho de 2013

Turkish Airlines troca aeronave no Brasil


Foto: Enos Moura Filho
Foto: Enos Moura Filho

De 1 de julho a 30 de setembro, a Turkish Airlines efetuará a troca de aeronave utilizada na rota Istanbul – São Paulo – Buenos Aires. Hoje, a empresa utiliza o Boeing 777-300ER (foto acima) e passará a utilizar o Airbus A340-300. O Boeing 777 deverá retornar em outubro.
FONTE: Aviação Brasil.

Royal Air Maroc de volta ao Brasil


Foto: Boeing
Foto: Boeing
Após duas passagens pelo Brasil, a última, vinte e um anos atrás, a RAM Royal Air Maroc, retomará seus voos de Casablanca para São Paulo. A Aeronave a ser utilizada será o Boeing 767-300ER e os voos serão os seguintes:
AT 215 – Casablanca – São Paulo, decolando 21h40 de Casablanca, às segundas feiras, pousando em Guarulhos às 05h35 de terça.
AT 215 – Casablanca – São Paulo, decolando 12h30 de Casablanca, às quartas e sextas feiras, pousando em Guarulhos às 20h25 do mesmo dia.
AT 214 – São Paulo – Casablanca, decolando 07h05 de São Paulo, às terças feiras, pousando em Casablanca às 18h05 do mesmo dia.
AT 214 – São Paulo – Casablanca, decolando 21h55 de São Paulo, às quartas e sextas feiras, pousando em Casablanca às 08h55 do dia seguinte.
A última passagem da companhia pelo Brasil foi no trecho Casablanca – Rio de Janeiro, em 1992, com voos operados com Boeing 747-200 e Boeing 747SP.
FONTE: Aviação Brasil.

TAP completou dois anos de ligação entre Porto Alegre e Lisboa


Foto: Enos Moura Filho
Foto: Enos Moura Filho
Nos dois primeiros anos de ligação entre Porto Alegre e a Europa, a TAP transportou mais de 165 mil passageiros e no ano passado apresentou uma taxa de ocupação média de 80%. Estes resultados, somados com as outras nove saídas do Brasil, conferem à TAP uma posição de liderança no transporte aéreo de passageiros entre a Europa e o Brasil, e refletem o bom acolhimento dos gaúchos ao produto oferecido pela companhia”, comenta Mario Carvalho, diretor geral da TAP para a América Latina.
A abertura da rota trouxe à capital gaúcha maior visibilidade na Europa, Porto Alegre é reconhecida como um destino atraente e com uma importante diversidade cultural. É significativo o número de europeus desembarcados em Porto Alegre. A Itália é o país com grande contribuição para a rota. Visitantes espanhóis e alemães também marcam forte presença.
FONTE: Aviação Brasil.

Alterações de operações da Etihad e British Airways no Brasil


A340-600_Etihad_Airways (2)
A Etihad utilizará o Airbus A340-600 até 30 de junho na rota São Paulo – Abu Dhabi, sendo que de 1 de julho a 26 de outubro, a aeronave será alterada para o Airbus A340-500. As partidas de Guarulhos acontecem às 18h20 local, às terças, quintas e sábados.
Já a British Airways utilizará no Rio de Janeiro, voos BA 248 e BA 249, o Boeing 777-300ER, diariamente, a partir de 27 de outubro. É a primeira vez que a companhia utiliza o Boeing 777-300ER em rotas brasileiras, sendo que já foi utilizado o Boeing 777-200ER na rota de São Paulo, há algum tempo atrás.
FONTE: Aviação Brasil.

Gol quer voar para Boston, Havana e Lagos, na Nigéria



Fernando Nakagawa

A companhia aérea Gol quer voar para mais longe. Boston, nos Estados Unidos,Havana, em Cuba, e Lagos, na Nigéria, devem ser as primeiras cidades atendidas. O plano, porém, não prevê a compra de um novo modelo de avião e a empresa usará as aeronaves já conhecidas dos passageiros que voam dentro do Brasil. Então, para conseguir chegar aos novos destinos com os atuais aviões, será preciso fazer uma parada no meio do caminho, encher o tanque e seguir viagem até os novos destinos.
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Escala. Gol chegará mais longe, mas vai parar para abastecer
Após a experiência inicial com as rotas para Miami e Orlando, nos Estados Unidos, a Gol quer reforçar a presença internacional. O plano foi revelado esta semana por um executivo da empresa a uma consultoria internacional que fornece análises e relatórios para investidores ao redor do planeta, a Capa Centre for Aviation, empresa com forte atuação na Europa e Ásia.
Desde a criação da Gol há mais de uma década, uma das características da empresa é a frota padronizada. Basicamente, a companhia usa um único modelo de avião para economizar em despesas como peças de reposição e treinamento de pilotos. Para não fugir dessa regra, a companhia usará os mesmos Boeing 737-800 NG para chegar aos novos destinos. Na média, esse modelo consegue voar até 5.500 quilômetros sem parar para abastecer. Os novos destinos, porém, são mais distantes: Boston, por exemplo, fica a 8.870 quilômetros de São Paulo. Por isso, será necessário parar no meio do caminho.
Para o passageiro, essa parada representa alguns minutos a mais na viagem. O trecho entre Guarulhos e Orlando, por exemplo, dura em média 8h50 no voo direto da TAM. Na Gol, a mesma viagem leva em média 10h50. São duas horas de diferença. O tamanho do avião também é bem distinto: enquanto os voos da TAM para Miami transportam até 350 passageiros, o modelo usado pela Gol tem capacidade para menos de 200 pessoas.
Nas rotas para os EUA e Cuba, a parada será no aeroporto Santo Domingo, na República Dominicana. A localização dessa parada, inclusive, é considerada estratégica para os planos da Gol: a partir de Santo Domingo, é possível chegar – usando o avião padrão da companhia – a praticamente todas as cidades dos EUA, boa parte do Canadá e todo o México e Caribe. Ao mesmo tempo, ao sul, os aviões da Gol chegam a praticamente toda a América do Sul. Será um grande centro de voos da Gol, o chamado “hub”, diz a consultoria. No mapa abaixo, a área mais clara mostra o alcance dos aviões da Gol a partir de Santo Domingo.
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Américas. Alcance dos aviões da Gol a partir de Santo Domingo 
Na estreia para a África, o plano é sair de São Paulo ou Rio, parar no Recife e cruzar o Atlântico até a Nigéria. O novo voo poderia começar ainda em 2013. A consultoria Capa Centre, porém, fez ressalvas à estratégia, especialmente para a África. “A Nigéria não é um mercado tão grande para o Brasil, talvez nem suficiente para lotar um 737”, alertou . “O serviço da Gol pode não ser bem recebido pelos passageiros a negócios em um voo longo como São Paulo-Recife-Lagos”.
Procurada, a Gol informou via assessoria de imprensa que “estuda a possibilidade de uma nova rota partindo do Brasil com destino à Nigéria”, sem detalhar os aeroportos de origem e destino. Sobre os demais voos para Boston e Havana, a empresa não nega que estuda os novos destinos e informou que “não se manifesta” sobre o tema.
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Planos. Rotas para Boston, nos EUA, e Lagos, na Nigéria.
IG