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terça-feira, 30 de abril de 2013

FAB pode ser a primeira a ter o jato KC-390, da Embraer

Cargueiro KC-390, da Embraer
Ilustração do Cargueiro KC-390, da Embraer: a companhia prevê que o primeiro voo do avião seja realizado no final de 2014
São Paulo - O vice-presidente Executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Embraer, José Antonio de Almeida Filippo, disse que a tendência é de que a Força Aérea Brasileira (FAB) seja a primeira organização militar do mundo a adquirir o jato de transporte militar KC-390, que está sendo desenvolvido pela companhia.

"O projeto foi feito para a Força Aérea Brasileira, a tendência é que ela receba os primeiros aviões", afirmou o executivo.
No primeiro trimestre de 2013 a FAB e a unidade de Defesa e Segurança da Embraer concluíram a revisão crítica do projeto (CDR, na sigla em inglês) do KC-390.
Nesta etapa, considerada pela empresa um dos principais marcos do programa, foram confirmadas as configurações aerodinâmica e estrutural definitivas da aeronave, a arquitetura e a instalação de sistemas.
A Embraer prevê que o primeiro voo do KC-390 seja realizado no final de 2014.
exame

Donos da Gol Linhas Aéreas são acusados de manobrar licitação de R$ 8 bilhões


Agência Estado
Publicação: 29/04/2013 08:04 Atualização: 29/04/2013 08:15
 
Brasília - Uma ação na Justiça do Distrito Federal questiona uma manobra da família Constantino, dona da Gol Linhas Aéreas, para controlar quase a metade do transporte público de Brasília - um negócio que está pela primeira vez em licitação e que deve render R$ 8 bilhões em dez anos. Embora uma lei distrital proíba que um mesmo grupo econômico explore mais de 25% da frota de ônibus da cidade, as empresas administradas pelos herdeiros do patriarca Nenê Constantino já asseguraram 24% e estão no páreo para abocanhar mais 16%.

A situação suscitou questionamento no Tribunal de Justiça do DF, que avalia pedido de um dos consórcios concorrentes para anular todo o processo, em curso desde o ano passado. Para o governo de Agnelo Queiroz (PT), apesar da provável concentração do serviço nas mãos da família, não há irregularidade. Há décadas fatiado pelos Constantino e outros dois grupos

Pela regra do edital, não podem concorrer no mesmo lote ou em lotes distintos empresas que tenham controle societário ou administradores comuns. Diante disso, os Constantino inscreveram na disputa por outro lote, com 417 ônibus, a Viação Piracicabana, com sede em Piracicaba (SP). A empresa tinha como sócios e administradores outros quatro filhos de Nenê - Henrique, Ricardo, Joaquim e Constantino Júnior -, que se retiraram do comando dos negócios um mês após o lançamento do edital. No lugar deles, foi nomeado um grupo de funcionários. A família continua, contudo, acionista da Comporte Participações, holding que controla a Piracicabana e outras firmas.

A disputa por quatro dos cinco lotes já está definida. Se ficarem com o último, os Constantino serão hegemônicos no controle dos ônibus da capital federal. Outros barões do transporte em Brasília, como o empresário Wagner Canhedo, dono da extinta Vasp, já estão de fora, ao menos oficialmente. A família Amaral, do ex-senador Valmir Amaral, concorre indiretamente com os donos da Gol, por meio do Consórcio Metropolitano, para ficar com a fatia restante do serviço. Uma das empresas do grupo pertence à ex-mulher do parlamentar.

Aval


A movimentação dos Constantino tem aval do governo do Distrito Federal, que elaborou parecer a respeito. O secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, diz que, embora se trate de um negócio em família, não se configura, do ponto de vista jurídico, a formação de um único grupo econômico. Isso porque não há pessoas em comum nos quadros de sócios e de administradores das duas viações. Além disso, as estruturas operacionais, ao menos por ora, são distintas. “Só posso atuar com base no que está na lei. Não posso presumir que os irmãos vão se juntar para explorar o serviço”, disse Vazquez. No papel, os donos das duas empresas só são sócios na Expresso União, do Rio.

A ação no TJ do DF foi ajuizada pelo Consórcio Sogima, desabilitado pela Comissão Especial de Licitação. O tribunal negou liminar para suspender o processo, alegando ser necessária análise aprofundada dos documentos. Procurada pelo Estado, a Comporte Participações, dos Constantino, informou que os quatro filhos de Nenê estão fora dos negócios da família em Brasília há anos. Segundo a holding, não há qualquer relação societária, administrativa ou operacional entre as viações Piracicabana e Pioneira. A Comporte sustenta que as alterações no comando da Piracicabana não têm a ver com a licitação no DF.

, que vinham operando sem contrato, os ônibus do DF serão divididos agora em cinco lotes ou “bacias de transporte”, desenhados conforme a região atendida. A briga pelo maior deles, com 640 veículos, foi vencida pela Viação Pioneira, registrada em nome de duas filhas de Nenê, Auristela e Cristiane.

em.com.br

Medidas de economia de combustível da Gol preocupam


A mais perigosa é a restrição ao uso do reverso

A meta adotada pela Gol para economizar combustível depois de um prejuízo de R$ 1,5 bilhão em 2012, que tem como objetivo reduzir os gastos, pode trazer riscos aos voos da empresa, apesar de a própria negar a insegurança. Descidas diretas, desativação do reverso, desligamento de um motor e a realização de rotas mais diretas para conter os atrasos das decolagens são algumas das ações da empresa na busca pela economia.
O uso do reverso – equipamento que ajuda o avião a frear –, por exemplo, apesar de ser opcional em determinadas pistas mais longas, é “obrigatória nas pistas curtas, também chamadas de pistas críticas”, segundo informou o comandante Carlos Camacho, diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Apesar disso, o não acionamento do reverso é uma das medidas recomendadas pela Gol para contribuir com a redução do gasto de combustível.
Já o tenente-brigadeiro-do-ar, Mauro Gandra, – também ex-ministro da Aeronáutica no governo Fernando Henrique Cardoso, de 1995, e atual diretor do Instituto do Ar da Universidade Estácio de Sá –, afirma que a medida mais arriscada entre as descritas no informe da Gol seria o não acionamento do reverso. “Quando você tem uma pista mais curta, por exemplo, como a do aeroporto de Congonhas, dificilmente um piloto vai deixar de usar o reverso se precisar dele. Agora, no Galeão, ou em Brasília, pode deixar de utilizá-lo tranquilamente”, compara o tenente-brigadeiro-do-ar.

Incentivo do bônus divide opiniões
Entretanto, para Carlos Camacho, o fator que mais preocupa a classe é a oferta de um bônus aos pilotos. “[A conduta da Gol] nos preocuparia muito por conta da [possibilidade de] bonificação individual, porque geraria uma espécie de competição e aí poderia sim haver o risco, em função do programa de remuneração do fim do ano. Mas sem estar individualizado, o sindicato diminui seu nível de preocupação”, analisa o diretor de Segurança de Voo do SNA.
“O piloto que troca a vida dele por um bônus não é um piloto. Não acredito que alguém, conscientemente, vá colocar em risco a própria vida e a de passageiros por uma bonificação”, ressalta George Sucupira, diretor presidente da Associação de pilotos e proprietários de aeronaves (APPA).


Outra questão levantada por Camacho, no entanto, se refere à imagem da empresa perante os seus funcionários, já que a atitude beneficia pilotos, por ser o começo do processo para ser um PRL (Participação nos Lucros e Resultados). Segundo o comandante, não é uma atitude positiva a empresa “dividir a lucratividade com os pilotos", alerta Camacho, esclarecendo que o benefício deveria ser extensivo a todos os funcionários para evitar um conflito desnecessário.
Brigadeiro prevê possível revisão antecipada dos motores devido à medida
Com a redução do consumo de combustível, conforme avalia Mauro Gandra, "a companhia pode se atentar, em longo prazo, para o fato de que no fim, deve aumentar o número de horas de voos no motor, o que pode antecipar a revisão destes. Mas esta é uma coisa quase que subjetiva. É preciso fazer uma análise muito mais profunda”, interpreta o tenente.
Sobre as rotas diretas, o brigadeiro ressalvou apenas que a medida pode não funcionar por conta de um intenso tráfego aéreo, mas, em geral, considera possível.
“Bolo cresceu mais que a forma”, diz Carlos Camacho
“O que acontece no Brasil é que o bolo cresceu mais que a forma”, critica o diretor de segurança aeronáutica. “A infraestrutura não dá vazão para a aviação regular no país. Nós não nos preparamos para este bolo exponencial. E é muito difícil correr atrás agora, apesar dos governos estarem tentando”, reconhece o sindicalista.
“O que a Gol está fazendo não é diferente do que a Tam faz com o plano Smart Fuel, e também a Trip, com a sigla IP, o índice de desempenho. Na verdade, o que a Gol criou foi uma problemática salarial nessa fusão com a necessidade de economizar combustível e a reconstrução dos pagamentos. Mesmo caso da Azul, empresa que, segundo os pilotos, reduziu os salários e pede a economia de combustível”, diz o diretor.
Portar menos carga e peso nas aeronaves também já são medidas adotadas, segundo Camacho, exemplificada pela retirada, inclusive, dos alimentos a bordo, para diminuir o consumo do combustível dos aviões.
“Escala torna a vida do piloto um inferno”, afirma diretor da SNA
O comandante Carlos Camacho aponta ainda que o maior conflito na Gol hoje não é a meta de economia de combustível propriamente dita, mas sim as medidas econômicas.  “As empresas precisam investir bastante no nível de satisfação das categorias. A Gol começou a mexer nas escalas e parece que a grande jogada da empresa é que o piloto não durma. A escala torna a vida de um piloto um inferno”, exclama o profissional.
De acordo com o sindicalista, “a mudança de escalas leva o tripulante a uma situação de absoluto desconforto e aumenta o nível de risco presente na função”.
“A verdade é que a insegurança está presente onde há uma tripulação infeliz, devido às escalas, onde há, por vez ou outra, o descuido. Fora do avião, quem tem mais poder é o escalador. E a chefia está sempre do lado da empresa. Nove em dez chefes não estão ao lado do trabalhador”, conclui o comandante.

JORNAL DO BRASIL

Anac autoriza funcionamento da alemã Condor no Brasil

A empresa pretende operar serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal

 

Avião da Condor
Condor: a outorga da autorização para início da operação fica condicionada ao cumprimento, pela empresa, das exigências previstas na regulamentação brasileira

Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, nesta segunda-feira, 29, o funcionamento no Brasil da empresa alemã Condor Flugdienst GMBH, com capital destacado de US$ 10 mil.

A empresa pretende operar serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal.
A outorga da autorização para início da operação fica condicionada ao cumprimento, pela empresa, das exigências previstas na regulamentação brasileira e no artigo 212 do Código Brasileiro de Aeronáutica, que determina que a companhia deverá apresentar ao governo brasileiro, por meio da Anac, seus planos operacional e técnico, as tarifas que pretende aplicar entre pontos de escala no Brasil e as demais escalas de seu serviço no exterior, e o horário que pretende atuar.
A Decisão nº 37 da Anac está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 29.

EXAME

 

Fafy Siqueira critica sistema aéreo do Brasil

Atriz diz que aeroporto do Rio é o pior que já viu no mundo

Fafy Siqueira critica sistema aéreo do Brasil - Ag.News


Fafy Siqueira está revoltada com o sistema aéreo do Brasil. A atriz, que está no elenco da novela Sangue Bom, que vai substituir Guerra dos Sexos, na Globo, disse q O Fuxico que não entende como um aeroporto pode ter serviços precários e ainda levar o nome do Pai da Aviação.

“Vivemos um verdadeiro caos aéreo e nada acontee. Eu não entendo, sinceramente, como um aeroporto tão bagunçado, desorganizado, mal feito pode se chamar Santos Dumont. O lugar é uma das piores coisas que conheço dentro e fora do nosso país. Até aeroporto de cidades menores são mais organizados. Isso sem falar na máfia de taxistas que rola por lá. Eu falo e assino embaixo, gastamos dinheiro à toa com esse local mal feito, onde o atendimento também é péssimo e nada se faz para resolver”, revolta-se.
Fafy diz também que não pode assumir muitos compromissos por não saber se vai cumprí-los no tempo estipulado, por conta dos atrasos de vôos.

"Tem muitas coisas que o ator tem que dizer não. Se pintar um trabalho em São paulo e outro no Rio de Janeiro, você não tem como assumir a responsabilidade de que conseguirá chegar, pois os vôos sempre atrasam. Um absurdo", finaliza.

O FUXICO

Tam anuncia chegada de dois novos 777 para rota de Paris


A Tam confirmou a chegada de mais duas aeronaves Boeing 777 à sua frota. A partir de 20 de agosto, os novos equipamentos ligarão Brasil e França, tornando ainda mais confortáveis as viagens entre os países. O número de assentos oferecidos por voo aumentará de 223 para 363, o que representa um incremento de 63% em relação à aeronave Airbus A330 que atualmente é utilizada nesses trechos. A companhia já possui outros oito aviões 777, que voam para Frankfurt (Alemanha), Londres (Inglaterra), Nova York, Miami (Estados Unidos) e Santiago (Chile). Os novos 777 vão operar na rota São Paulo/Paris/São Paulo. 

As informações são"M&E by Luiz Marcos Fernandes via TAM".Sempre é citado o link de referência.
12 horas aéreas

Spotter AeroIn Brasil 2013 - 30/05 a 02/06


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Aeroporto Internacional de Guarulhos - São Paulo
30 de Maio a 2 de Junho de 2013
 
 

Aviões serão afundados para prática de mergulho recreativo

Antigas aeronaves da Vasp serão atrações de Parque Marinho em Porto de Galinhas
27/04/2013 01:41

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Mergulhadores poderão explorar aviões em Porto.
Foto: Ana Laura Camano/Divulgação

Já imaginou mergulhar em aviões naufragados? Pois isso será possível até setembro no Recife e em Porto de Galinhas, quando o Parque Estadual Marinho de Naufrágios estiver funcionando. Os boeings da Vasp 727-200 e 737-200, estacionados no pátio do Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes - Gilberto Freyre há oito anos, deverão ser comprados pelo estado e afundados em alto-mar. Os frequentadores também poderão nadar entre arraias e peixes coloridos e ver de perto 27 embarcações que foram a pique na costa pernambucana.

http://imgsapp.diariodepernambuco.com.br/app/noticia_127983242361/2013/04/28/436384/20130426233502885063u.jpg
Aviões estão estacionados no Aeroporto Internacional do
Recife - Guararapes/Gilberto Freyre.
Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press

Os aviões foram fabricados na década de 1980 e pararam de voar no início de 2005. Desde então, estão estacionados próximo à cabeceira 36 do aeroporto, ocupando uma área de 3 mil m2. No país, as aeronaves da Vasp estavam sendo desmontadas e as peças vendidas até novembro do ano passado, quando uma decisão da Justiça proibiu temporariamente os leilões. Caso a Secretaria Estadual de Meio Ambiente não consiga comprar os boeings, outros dois aviões, inclusive de fora do Brasil, poderão ser negociados. Mas isso encareceria o processo, devido aos custos com o traslado. “Estamos em processo de aquisição, negociando algumas alternativas, e vendo o local adequado no fundo do mar”, acrescentou o secretário Sérgio Xavier.


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Transporte aéreo nos EUA deve voltar ao normal no domingo, diz FAA


27 Abr (Reuters) - A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) disse no sábado que havia suspendido todas licenças dos funcionários e que espera que o sistema de transporte aéreo dos EUA volte ao normal na noite de domingo.

A suspensão segue a aprovação na sexta-feira de um projeto de lei permitindo que a agência possa deslocar dinheiro dentro de seu orçamento para deter as dispensa temporária dos controladores de tráfego aéreo, que começou 21 de abril.

As dispensas, provocadas por cortes orçamentários automáticos, causou atrasos em milhares de voos e centenas de cancelamentos durante a semana. A FAA disse em um comunicado no sábado que espera que o número de funcionários trabalhando volte ao normal durante as próximas 24 horas.
Aeroportos em todo o país estavam relatando neste sábado que os voos estão chegando e partindo sem atraso, com a exceção de San Francisco, onde os pousos atrasaram em média ??44 minutos, por causa da uma construção, a FAA disse.

No sábado, o presidente Barack Obama criticou os republicanos em seu programa semanal de rádio por terem aprovado o plano para aliviar atrasos no tráfego aéreo, deixando intocados os cortes orçamentários que afetam crianças e idosos.

R7

Embraer vende 30 aviões à United Airlines; pedido pode chegar a US$ 2,9 bi

 
 
A fabricante brasileira de aviões Embraer anunciou nesta segunda-feira (29) que assinou contrato para a venda de 30 aeronaves Embraer 175 para a United Airlines, em um negócio avaliado em mais de US$ 1 bilhão.
 
Segundo o documento assinado pelas empresas, há a opção de aumentar o número de encomendas para até 70 aviões do mesmo modelo. Se todas as opções forem exercidas, o valor estimado pode chegar a até US$ 2,9 bilhões.
 
Os E175 serão operados sob a marca United Express e serão configurados para ter 76 assentos.
Atualmente, 38 jatos E170 voam com os parceiros regionais da United com a marca United Express.
A primeira entrega dos novos aviões está prevista para o primeiro trimestre de 2014.
 



No fim de janeiro, a também americana Republic Airways encomendou mais 47 aviões E175 em acordo de US$ 2 bilhões
Em janeiro, a também americana Republic Airways encomendou mais 47 aviões E175 em acordo de US$ 2 bilhões
 
Os negócios entre a fabricante brasileira e a United, fruto da fusão da United Airlines com a Continental Airlines em 2010, começou com a venda do turboélice EMB 120 Brasília à Continental Airlines na década de 80, segundo a Embraer.
 
A Continental foi a cliente de lançamento do jato ERJ 145 e já adquiriu um total de 275 aeronaves --a maior frota mundial do modelo.
"Estamos muito satisfeitos com este pedido, pois reforça e amplia a nossa parceria de longa data com a United Airlines, então como Continental Airlines, cliente de lançamento do jato ERJ 145, em 1996", disse Paulo Cesar Silva, presidente e presidente-executivo da Embraer Aviação Comercial, em nota da companhia.
 
"Este pedido da United, uma das principais companhias aéreas do mundo, valida a nossa estratégia de investimentos nos E-Jets, oferecendo um produto otimizado com todos os benefícios adicionais de uma plataforma comprovada e madura. O E175 tem provado ser o melhor avião para o mercado regional dos EUA para os próximos anos", ressaltou.
 
"Estamos focados na modernização da nossa frota e esperamos ansiosamente a introdução do E175 nos serviços da United Express", disse Jim Compton, vice-presidente da empresa, segundo a nota da Embraer.
"Comparado aos aviões de 50 lugares que estamos substituindo, essas aeronaves proporcionarão uma experiência superior ao passageiro e mais eficiência no consumo de combustível", disse Compton. "A aeronave promove uma experiência melhor em voos regionais para os nossos clientes."
E-JEA Embraer diz ser atualmente líder no segmento de jatos de 70 a 120 assentos e ter a família de E-Jets utilizada em mais de 60 companhias aéreas de 40 países.
 
Mais de 150 jatos E175 estão atualmente em serviço com 12 empresas aéreas no mundo, segundo a fabricante brasileira.
A aeronave oferece alcance de 3.706 km (2 mil milhas náuticas), capacidade de operação em pistas curtas e desempenho superior para operação em altas temperaturas e grandes altitudes.
 blogdocarlosdehon

Avião da companhia russa NordWind foi atacado nos céus da Síria

NordWind, avião, companhia aérea, Rússia


O avião de passageiros que foi atacado nos céus da Síria pertenceu à companhia aérea russa NordWind e dirigia-se do Egito à Rússia, informa a agência RIA Novosti, referindo-se ao Ministério do Transporte da Rússia.

“O avião da companhia aérea NordWind, efetuando o voo Sharm el-Sheikh-Kazan, foi atacado hoje com mísseis no espaço aéreo da Síria. Ninguém ficou ferido, o avião não foi danificado. A aeronave já aterrissou no aeroporto de Kazan”, informa o serviço de imprensa do Serviço do Turismo da Rússia (Rosturizm).
Conforme relata a RIA Novosti, 159 passageiros estavam a bordo do avião. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia está apurando os detalhes do incidente.
VOZ DA RÚSSIA

Peça achada em NY era mesmo de avião do 11 de setembro, diz Boeing


A Boeing disse ter convicção de que uma peça encontrada recentemente entre dois prédios de Manhattan pertencia a um dos dois aviões atirados contra as torres gêmeas do World Trade Center em 11 de setembro de 2001.
As autoridades ainda estão tentando determinar de qual dos dois aviões a peça caiu.
Um representante da Boeing confirmou à polícia de Nova York que a peça, descoberta na semana passada, pendurada no vão entre dois prédios do bairro financeiro da cidade, "supostamente veio de uma das duas aeronaves destruídas em 11 de setembro de 2001, mas não se poderia determinar qual", disse o porta-voz da polícia de Nova York, Paul Browne, nesta segunda-feira (29).

A peça, de aproximadamente 1,5 x 0,9 metro, ficava instalada sob a asa, e não no trem de pouso, como acreditou-se inicialmente, disse Brown em nota nesta segunda-feira. Ela inclui um número de identificação da Boeing "claramente visível", havia dito o porta-voz na semana passada, e estava pendurada a um andar de altura.
Passados mais de 11 anos do atentado com aviões sequestrados, que matou quase três mil pessoas, destroços e pedaços de corpos continuam sendo encontrados em Nova York.
Imagem fornecida pela polícia de Nova York mostra possível engrenagem de avião do 11 de setembro (Foto: AP)Imagem fornecida pela polícia de Nova York mostra possível engrenagem de avião do 11 de setembro (Foto: AP)
G1

Latino faz voo como co-piloto de avião

O cantor mostrou sua 1ª experiência no comando de um avião

Latino faz voo como co-piloto de avião - Reprodução

Latino deixou o microfone de lado para realizar um novo projeto em sua vida, que não tem nada a ver com música. O cantor assumiu a cadeira de co-piloto, pela primeira vez, em um avião comercial, contrariando a rigidez das empresas aéreas.
“Foi assim a minha primeira experiência ontem como co-piloto !! Já comecei por cima num 737. Amei !!! ”, informou Latino.
Atualmente, o cantor namora a modelo Rayanne Morais. Em 2013, ele lançará o álbum Sem Tirar de Dentro, CD totalmente autoral que contará as suas experiências relacionadas a sexo.
O FUXICO