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terça-feira, 29 de junho de 2010

Emirates oferece gratuidade para crianças em Dubai

A Emirates está com uma promoção muito interessante para promover o turismo em Dubai.

Se você viajar e mais um adulto pagante viajar com até duas crianças menor de 16 anos entre 14 de Maio e 30 de Setembro, a passagem das crianças sai de graça! Vou colocar na integra como está no site deles:

“Duas crianças com menos de 16 anos voam, se hospedam, comem e brincam de graça em Dubai”

Achei a iniciativa muito boa e isso faz com que você possa viajar com a sua familia inteira gastando menos em uma companhia de qualidade, porem a promoção só vale para passagens adquiridas por meio dos agentes de turismo credenciados cuja listagem pode ser conferida aqui

promoção sempre voe

Cadê a Promoção WebJet – 50% Desconto

Hoje a WebJet anunciou no Panrotas uma promoção que se o Brasil ganhar hoje(28 de Junho de 2010) iria dar um desconto de 50% nas tarifas para viagens nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho.

Por volta das 18:00 nada de aparecer o tal campo para preencher o tal código promocional Brasil. Teve uma hora que no navegador Internet Explorer não aparecia e no Firefox aparecia, agora tudo normalizou.

Liguei no Call Center fui muito bem atendido porem me aconselharam a abrir uma reclamação no 0800 por causa dessa divergência nos navegadores.

Moral da história… Não encontrei nenhuma tarifa interessante com esse código promocional e se você tentar utilizar esse código aparece “O código promocional não foi aplicado pois o sistema apresenta uma tarifa mais barata” na minha opinião deveria exibir
“Esse código promocional não é válido para essa data”

Mas uma coisa de boa encontrei, passagens entre São Paulo e Salvador no mês de Agosto/2010 por 119 reais o trecho sem taxas e 277,24 reais ida e volta com taxa para embarque no dia 15 de Agosto e retorno no dia 19 de Agosto.

Ao invés da WebJet fazer propaganda com uma promoção esquisita dessa, ela deveria promover melhor essas boas tarifas que elas praticam e tambem arrumar esses detalhes no site deles.

Segue a imagem do erro e da boa tarifa que encontramos:

Agora o nosso próximo passo é ajudar a nossa leitora @myapoison encontrar uma passagem barata para a Alemanha já que não podemos dar uma passagem de graça.

Um grande abraço!

promoção sempre voe

Torre de Controle - Até onde a vista alcança!


O editor de um noticiário reproduziu uma frase pouco técnica e desnecessária, dita por um “pseudo especialista”, sobre a ocorrência airprox reportada pela TAM nesta semana:
"Um dos aviões estava no lugar errado".

O fato de o Sr. Mauro Gandra ter sido ministro não o credencia a falar sobre controle de tráfego aéreo, muito menos a vender conclusões, mesmo acreditando que o controlador não tenha contribuído para o incidente.

Leigos falando com tanta propriedade na mídia levam o cidadão a questionar a real necessidade do SIPAER. Para que CENIPA se temos esses “ESPECIALISTAS” que, ostentando seus crachás vitalícios de majestade, antecipam as conclusões, atropelam as investigações e apresentam seus soberbos vereditos.

Se analisarmos os problemas do transporte aéreo hoje, encontraremos, com certeza, mais gente no lugar errado do que aviões.

Nenhuma verdade existe numa ocorrência de controle de tráfego aéreo antes que se tenha a palavra do humilde controlador. É do front que chegam informações que alimentam a investigação e essa verdade se acentua em se tratando de uma torre de controle, porque, quer queiram ou não, em termos de tráfego aéreo, só dali pode-se enxergar além do horizonte sem tirar os pés do chão.
Celso BigDog

Bo105 e suas façanhas

O Bo105 é um dos helicópteros que mais fascinam pelo seu poder de manobra e acrobacias.
Este helicóptero tem imensas variantes, tanto militares como civis.
Veja por si o poder de manobra deste helicóptero no vídeo a seguir:

Popout
aeroasas

O interior da Amadeus

Popout

Alguma vez você já se perguntou como é o interior de um dos maiores centros de dados civis do mundo? e como ele se parece?

O que realmente acontece no coração da maior empresa mundial de tecnologia de viagens?

Descubra em vídeo neste post sobre o centro de dados da Amadeus em Erding, na Alemanha e na rede mundial de operações que ele suporta.

A Amadeus Centro de Processamento de Dados é um dos maiores centros de dados civis do mundo - e certamente a maior da Europa - e orgulha-se de cinco petabytes de armazenamento. Um petabyte é equivalente a um milhão de gigabytes. Para colocar em contexto, se você atirar em 100 fotos por dia, durante 80 anos em 5 Mb por foto, você ainda tem 985 mil gigabytes grátis!

O centro de processos de 740 milhões de transações diárias e mais de 3 milhões de reservas líquidas por dia, durante períodos de pico, com uma média de tempo de resposta baixo central staggeringly de menos de 0,3 segundos.

No sistema Amadeus, mais de 75 milhões de registros de nomes de passageiros (PNR) pode estar ativo em qualquer momento. Um registro do nome do passageiro é uma entrada no banco de dados do sistema Amadeus, que contém informações pessoais do passageiro, bem como o seu itinerário para a reserva em questão.

O centro de dados de processos de 1,5 bilhões de pares de mensagens por dia e os seus processos de front-end 40.000 mensagens por segundo! Um par de mensagens é apenas uma consulta ao sistema e sua resposta.

Espantoso, não é?
AMADEUS

Missa em Paris pelas vítimas do voo 447



Parentes de passageiros brasileiros do voo 447 da Air France, que caiu há um ano no Oceano Atlântico, embarcaram ontem, no Aeroporto do Galeão, no Rio, para participar de homenagens às vítimas do acidente, em Paris.

De acordo com a Associação de Familiares das Vítimas do Voo 447, 138 parentes de vítimas brasileiras deverão participar hoje, ao lado de parentes de vítimas de outras nacionalidades, das cerimônias. O primeiro evento será um ato ecumênico, seguido da inauguração de um monumento para lembrar os 228 mortos.
zero hora

Prorrogada a Promoção Criança Viaja de Graça da CVC



Se você já leu essa promoção por aí, mas na hora vacilou de não comprar mas agora acha que perdeu a chance de viajar com o filho ou a filha para curtir alguns dias num lugar bacana, então se anime, pois a CVC prorrogou a promoção Criança Viaja de Graça até 4 de julho. Clique aqui para ler mais.

passagens e turismo

Etihad ganha prêmio de excelência pela sua webpage

Etihad Airways ganhou o primeiro prêmio na categoria 'companhias aéreas na sexta Pan Arab Web Awards, um dos principais prêmios de programas para a evolução digital na região.

A Organização Pan-Árabes Web Awards reconhecem excelência em web design, desenvolvimento da web e habilidades da web.


A Etihad Airways, em conjunto com o seu fornecedor Amadeus, recebeu pelo seu inovador website de sua companhia aérea, etihad.com, a excelência e liderança nas seguintes áreas:

  • conceito e criatividade;
  • técnica, facilidade de utilização e navegação;
  • conteúdo e estrutura;
  • design visual e estética, e
  • interatividade.

Lufthansa cria o Primeiro lounge para crianças

A Primeira sala de estar para as crianças foi desenvolvida pela empresa no aeroporto de Frankfurt.

A tempo para as férias os passageiros foram surpreendidos com uma notícia muito especial: Com quase 1.400 metros quadrados, além do conforto habitual, Bistro e áreas de trabalho pela primeira vez, criou-se a JetFriends "sala das crianças e para os passageiros mais jovens".

Lufthansa

E haja lobby



A JetBlue Airways Corp gastou 180 mil dólares no primeiro trimestre, para pressionar o governo federal nas contas relacionadas com a modernização do transporte aéreo e segurança e outras questões, de acordo com um relatório de divulgação.

businessweek

Vôo da TAP em CAMPINAS já tem mais de 3 mil reservas até setembro


O brasileiro está viajando cada vez mais, e as facilidades que pode encontrar a cada nova rota colocam este aspecto em evidência maior. É bem o caso do vôo que a TAP vai inaugurar neste sábado entre Lisboa e Campinas, disponibilizando para o interior paulista uma opção nova e em larga escala.


Já são mais de três mil reservas até o final de setembro, sendo que no período de janeiro a maio, a companhia teve um aumento de 31% no trânsito de passageiros (546 mil) entre Brasil e Portugal, significando aumento de 15% e taxa de ocupação de 81,5%.


Campinas tem toda a expectativa positiva para se confirmar em mais um sucesso. É o nono destino da empresa portuguesa e com a nova rota, a TAP terá o recorde de 70 voos semanais para o Brasil, 17 na região de São Paulo.

AE

MA: Aeroporto é escolhido para ser base de um treinamento da FAB


Mais uma vez o aeroporto de Imperatriz é escolhido para ser base de um treinamento da Força Área Brasileira em situação de conflito. Assista à reportagem de Jeremias Alves, da TV Mirante.

São mais de noventa militares envolvidos. Todos integrantes do 1º Esquadrão de Transporte Aéreo, com sede em Belém do Pará. Diariamente, são quinze pousos e decolagens para aprimorar a capacidade operacional do esquadrão.

canal 13

Brasil aumenta rotas para o exterior


Todas as semanas, partem do Brasil cerca de 930 voos diretos para o exterior. As rotas mais recentes são para Doha da Qatar Airways (capital do Catar) e Bridgetown (em Barbados, no Caribe), da Gol-Varig. Além dessas, a Anac também já aprovou novos voos internacionais de Guarulhos para a cidade do Panamá, pela Copa Airlines a partir de 30 de junho; a rota Viracopos-Lisboa (capital portuguesa) da TAP, a partir de 3 de julho; Guarulhos-Detroit, nos Estados Unidos, pela Delta a partir de 31 de julho; Brasília-Lima pela Lan Peru em 1º de agosto; Rio de Janeiro (Galeão)-Frankfurt, na Alemanha, pela Tam no dia 9 de agosto e ainda Salvador-Madri, na Espanha, pela Air Europa, a partir de 31 de outubro.
mercado e eventos

Aeroporto industrial de Confins começa a operar no início de 2011




O aeroporto industrial que o governo estadual está construindo em Confins deve começar a operar em janeiro de 2011 ou, no mais tardar, nos primeiros meses do ano, nas mãos da iniciativa privada. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) já lançou o edital de concorrência para a escolha de operador privado da área de 46,7 mil metros quadrados no entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

O governo quer atrair uma empresa com experiência em administração de condomínios industriais, que inclui um entreposto aduaneiro e nove lotes de 2,1 mil metros quadrados, para a instalação de indústrias de alta tecnologia e de componentes eletrônicos voltadas para a importação e exportação de produtos e insumos. Os interessados em participar do negócio têm até agosto para entregar as propostas.
uai

A volta da Varig

No Centro de Manutenção em Confins (MG), a Gol está pintando um avião com as cores da Varig, o que não fazia há anos.
Outros três Boeings ganharão o mesmo banho de tinta da marca que pousou definitivamente no coração dos brasileiros.

ancelmo.com

Gol terá mais 5 lojas para "nova classe média" em SP


Com uma loja em funcionamento voltada para o atendimento, principalmente, à chamada "nova classe média", a Gol prepara a abertura de cinco novas lojas do mesmo modelo ainda para este ano.

Segundo o diretor comercial da Gol, Eduardo Bernardes, a loja do Largo Treze, na zona sul de São Paulo, será o modelo de outras cinco lojas inauguradas neste ano na Grande São Paulo. "Essas lojas servem como uma espécie de laboratório para que possamos melhorar nossos serviços para essa nova classe média", explica Bernardes.
direto do voo

Proibido fazer sexo





A Singapura Airlines implantou no gigantesco Airbus A-380 suites de primeira classe, que são cabines privadas com camas de casal. Mas passageiros são informados que é proibido fazer sexo durante os voos.

Pequenas crescem e já operam um em cada cinco voos no mercado brasileiro

Em um ano, Avianca, Azul, Trip, Webjet e outras elevaram de 13% para 19% sua parcela.


A TAM e a Gol/Varig mantêm a liderança do mercado aéreo nacional, mas as pequenas continuaram a aumentar sua participação em maio. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostra que Avianca (ex-Ocean Air), Azul, Passaredo, Trip e Webjet e outras já respondem por quase 19% do total de voos no país – ou um em cada cinco.


Ricardo Lisboa/13.12.2009/AE
Procura dos passageiros cresceu até 181% na Azul, Passaredo, Trip e Webjet

Há um ano, a participação das pequenas no número de voos domésticos era de 13%. Em maio de 2007, menos de um em cada dez (9,5%) eram delas.

As duas primeiras do mercado ainda detêm quatro em cada cinco voos, mas vêm reduzindo sua participação, o que mostra um avanço da concorrência. A TAM, por exemplo, viu sua fatia nos voos domésticos cair de 44,9%, em maio do ano passado, para 40,8%. A Gol/Varig foi de 42% para 40,1% no quinto mês deste ano.

Entre as rotas para o mercado externo, TAM e Gol/Varig operam quase todos (99,8%), com a primeira respondendo por mais de oito em cada dez.

Os números registrados na ANAC mostram que, de janeiro a maio deste ano, os índices de crescimento na demanda de passageiros foram mais altos na Azul (181% comparado ao mesmo período de 2009), seguida pela Passaredo (155%), Trip (109%) e Webjet (106%).

Os dados desconsideram a Puma Air, já que a companhia somente iniciou operações com aeronaves maiores em abril de 2010.

Com a expansão da demanda de quase todas as companhias nacionais, nos cinco primeiros meses do ano o mercado doméstico já acumula crescimento de 29,9% e o internacional, operado pelas brasileiras, de 11,7%.

r7

“Laguna Linhas Aéreas” a nova companhia do Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o funcionamento jurídico da companhia Laguna Linhas Aéreas, uma das cidades de destino é Maringá.


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o funcionamento jurídico da companhia Laguna Linhas Aéreas.

A nova companhia, pretende entrar ambiciosamente no mercado, operando com 48 aeronaves e oferecendo cerca de 96 destinos em 14 estados.

Anteriormente conhecida como Laguna Taxi Aéreo, a nova empresa aérea de transporte publico e regular de passageiros terá sua sede principal em São José dos Campos/SP.

A Laguna terá uma frota composta dos modelos Fokker 100, para 118 passageiros e Fokker 50, com capacidade para 50 passageiros.

A nova empresa pretende atuar no mercado regional, oferecendo voos para as grandes cidades como Campinas, Curitiba, Salvador, Vitória, Florianópolis e etc, partindo de cidades como Londrina, Maringá, Araxá, Franca, Bauru, Limeira, entre outras.

h news

Embraer entrega 20º E-Jet para a regional, da França



Subsidiária da Air France opera uma frota composta exclusivamente por jatos Embraer.

São José dos Campos – A Embraer entregou hoje o 20º E-Jet à Regional - Compagnie Aérienne Européenne, uma subsidiária integral do Grupo Air France. A entrega da aeronave – um Embraer 170 – é a última do pedido de 20 jatos feito pela Regional. A companhia aérea francesa mantém opções para quatro aeronaves da família de E-Jets.

fator brasil

Air France aprovada pelos clientes


Companhia é contemplada com prêmio que reflete a satisfação dos passageiros e a boa relação com os clientes.

A Air France recebeu o primeiro prêmio em gerenciamento de relações com o cliente na categoria Transporte segundo uma pesquisa com quatro mil franceses conduzida pela BearingPoint e pela TNS Sofres. Os entrevistados avaliaram a companhia em dez aspectos relacionados a serviços ao cliente, como desenvolvimento de produtos e serviços, inovação, qualidade do contato, transparência, disponibilização de informações e programa de milhagem.

Segundo a própria Air France, a companhia avalia a satisfação do cliente por meio de 500 mil questionários distribuídos a bordo, 12 mil representantes em contato permanente com usuários da web e pesquisas regulares sobre tópicos específicos. Todo ano, mais de mil “clientes ocultos” auditam todos os serviços da companhia.

No Brasil, a Air France está em segundo lugar (atrás apenas da KLM) no ranking de satisfação do cliente no site da Anac. São mais de três mil usuários cadastrados no “Espaço do Passageiro”, local onde o viajante pode dar espontaneamente notas pelo desempenho da empresa aérea que utilizou dentre vários quesitos de avaliação.

Fernando Fischer

Polícia confirma que artefato achado no aeroporto de Cumbica, em SP, era granada



SÃO PAULO - Após perícia, a Polícia Militar confirmou que o artefato encontrado no Terminal 1 do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos na Grande São Paulo, era mesmo uma granada. Segundo a PM, a análise foi feita pelos soldados do Grupo de Ações Táticas Especias (Gate). Ainda de acordo com a PM, a granada tinha poder de explosão e só não foi detonada porque estava travada.

- Era uma granada de fabricação de caseira, não era industrializada. Vamos tentar saber o tipo de explosivo e sem tem resíduo de impressão digital - afirmou o comandante do Gate, capitão Adriano Giovanini.

Segundo Giovanini, ainda não se sabe a quantidade de explosivo no artefato. O comandante informou que a granada estava presa com fita plástica a tubo cheios de areia e fios, mas nestes tubos não havia substância explosiva.

Os policiais do Gate isolaram, por volta de 0h20min desta segunda-feira, o terminal de passageiros devido à suspeita de bomba.

Segundo testemunhas, um homem bem vestido e desarmado entregou um bilhete à caixa do estacionamento do Terminal 1 informando que tinha uma bomba dentro de uma sacola plástica. Ele ameaçava explodir tudo caso o dinheiro arrecadado no fim de semana não fosse entregue.

O bilhete foi escrito com letras recortadas de uma revista e mencionava o nome do dono do estacionamento. Para a polícia, isso indica que o ladrão pode ser um ex-funcionário que conhecia a rotina de trabalho. O assaltante chegou exatamente na hora da troca de turno dos supervisores do estacionamento. Uma delas saía com os malotes de dinheiro.

- Ele disse que explodiria tudo. Foi terrível. Você não vai pagar para ver ele explodir tudo. Entrei em pânico - disse a supervisora, que preferiu não ser identificada.

O assaltante pediu que ela o acompanhasse com os malotes, mas depois mudou de idéia. Tomou os malotes da mão da mulher e fugiu. O suspeito roubou entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, e fugiu em direção ao terminal do aeroporto. Ele deixou a sacola com a suposta bomba perto de um caixa eletrônico, dentro do saguão.

A supervisora do estacionamento acionou a Polícia Civil e, em seguida, o Gate foi chamado. Com equipamento de raio X, os policiais do Gate esvaziaram o terminal e identificaram um objeto com o formato de uma granada dentro do pacote, pouco depois da 1h. Um robô tombou a sacola e revelou um objeto preto embrulhado em um papel vemelho.

Usando roupas especiais, um policial recolheu o artefato e o colocou abaixo de um banco de concreto no estacionamento. À 1h40m, os policiais usaram um detonador, mas o objeto não explodiu. O artefato foi então transportado à sede do Gate para perícia.

Os soldados do Gate fizeram uma varredura pelo Terminal 1, já que o assaltante havia dito que outras bombas estavam espalhadas pelo aeroporto. Nada foi encontrado.

De acordo com a Infraero, não houve atraso nos voos por causa da interdição do terminal e nenhum avião chegou a ser desviado.

cid parking

Rapaz usa granada e leva R$ 16 mil de aeroporto


Um criminoso usou uma granada de fabricação caseira para assaltar o estacionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), na noite de anteontem. Ele conseguiu fugir levando aproximadamente R$ 16 mil, segundo a polícia.

O esquadrão antibombas da Polícia Militar isolou o terminal 1 e retirou o explosivo. O aeroporto voltou a funcionar normalmente ainda na madrugada de ontem.

Por volta das 21h45 de domingo, o suspeito --que não havia sido identificado até ontem pela Polícia Civil-- abordou uma funcionária do estacionamento. Ela havia acabado de recolher o dinheiro arrecadado em quatro guichês de atendimento ao público que funcionam no interior do aeroporto. Ela se preparava para depositar o valor, cerca de R$ 16 mil em um cofre.

cid parking

Dubai Aerospace pode adiar ou cancelar pedidos


A Dubai Aerospace Enterprise pode adiar ou cancelar um pedido de US$ 29 bilhões de aviões da Boeing e da Airbus, disseram pessoas a par da questão.

A companhia aérea estatal passa por problemas financeiros. Outra opção seria tentar transferir o contrato para a também estatal Emirates Airline e para a companhia aérea de baixos preços flyDubai, disseram as pessoas.

contato radar

Incidente entre vice-presidente paraguaio e comandante da Varig

O vice-presidente do Paraguai Federico Franco (foto) teria se envolvido num incidente na manhã da última sexta-feira (25) com o comandante de um avião da Varig em razão da não aterrissagem no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, a capital paraguaia, por causa da neblina.

A aeronave, o Boeing 767-300, prefixo PR-VAB, realizava um voo charter da África do Sul - com escala em São Paulo - para Assunção. Às 05:00 (hora local) na aproximação ao Aeroporto Silvio Pettirossi, uma névoa espessa se estendia por todo a área, impossibilitando a aterrissagem.

O comandante informou aos passageiros as orientações recebidas da torre de controle de que teria que procurar um terminal alternativo. Foi nesse momento, segundo declarações de um dos passageiros, que o vice-presidente se levantou e foi para em direção a cabine exigindo da tripulação falar com o comandante do voo.

Franco exigiu que o comandante aterrissasse a aeronave e chegou a chamá-lo de inútil, o que foi ouvido pelo passageiro que falou com o jornal ABC Digital.

O comandante disse que não iria desobedecer as instruções do pessoal da torre de controle e que não poria em perigo a vida de todos os passageiros.

O voo foi então desviado para o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Finalmente, mais tarde, o avião retomou o voo e pousou às 11h00 na Base Aérea de Luque com o vice-presidente e os demais passageiros.

O pessoal do controle de voo paraguaio confirmou que o nevoeiro impediu a aterrissagem e decolagem de alguns voos no início da manhã de sexta-feira e, que a normalização das operações, ocorreu no meio da manhã.

Nem Franco, nem Gol

Insistimos em diversas ocasiões para falar com a companhia aérea, mas ela não respondeu aos telefonemas. O vice-presidente Franco não foi encontrado para dar sua versão.
desástres aéreos

Vomitar Num Avião De Acrobacias Não É Boa Ideia


Eu tenho ideia de que já partilhei isto com vocês, mas como acabei de almoçar, tenho a certeza que é uma boa altura para relembrar.


falhados

Hoje sai o nome de batismo do A320 da Virgin America



Recentemente, a companhia low cost Virgin America deu a oportunidade aos “fãs” de batizarem o Airbus A320 que assegurará as primeiras ligações internacionais da companhia: S. Francisco – Toronto e Los Angeles – Toronto.

Numa primeira fase, aVirgin America aceitou sugestões de nomes. Escolheu 13 finalistas que serão submetidos a votação no voo inaugural que aconteçerá hoje.

Avião em uma esteira rolante

Mythbusters : Airplane On A Conveyor Belt

Vídeo completo do episódio: primeira parte, segunda parte.

Medo de avião fez pastor confessar crime





Policiais civis de Brasília comentavam hoje que o presbítero evangélico Sandoval Silva dos Santos, 37, acusado de assassinar a companheira Zélia Pereira da Silva Carvalho, 46, em janeiro, somente resolveu revelar onde estava o corpo da vítima depois que o avião da Polícia Civil do DF entrou ontem em uma zona de turbulência e autor do crime ficou com medo de morrer. Sandoval foi preso ontem pela manhã em Santos (SP), com o veículo Monza da vítima. Ele confessou que a matou a pauladas, num matagal próximo à quadra 17 de Sobradinho, após discussão por causa de uma amante dele. Em seguida, enterrou o corpo numa cova rasa, cobrindo-o de folhas. Quando, já preso, retornava para Brasília, ficou assustado com os balanços do jatinho e, como os agentes, de brincadeira, fingiam estar apavorados com a iminente “queda” do avião, Sandoval começou a chorar e contou tudo, até onde estava o corpo, já localizado hoje e levado para perícia no Instituto Médico Legal.
noticiasdeacailandia.

O dia em que quase morri



No dia 24 de junho, estava com minha bicicleta atravessando um dos trechos mais tensos das minhas pedaladas, que é a travessia do viaduto da av. dos Bandeirantes, continuação da av. Jabaquara. Aliás, a travessia de qualquer ponte ou viaduto de São Paulo (a pé ou de bicicleta) é um feito digno de medalha. Nesse dia notei um caminhão a 12 cm do meu ombro. Do seu lado esquerdo havia outra faixa de rolamento sem carro nenhum, mas o motorista fez questão de passar a míseros centímetros de mim.

Mas não é por causa desse idiota que escrevo, e sim porque, no mesmo dia, um avião que iria fazer uma aterrissagem em Congonhas fez uma manobra brusca para evitar uma colisão, tendo que abortar a aterrissagem.

Pra variar, esse tipo de informação é sempre sonegada ou maquiada. Nunca vão nos dizer o que exatamente aconteceu. Mas quem estava no avião disse que o procedimento de aterrissagem havia começado e, de repente, ocorreu uma queda brusca, e uma passageira, mesmo usando o cinto de segurança, diz ter levantado uns dois palmos da poltrona.

Bem, como já escrevi aqui, há poucos meses mudei para perto da cabeceira do aeroporto de Congonhas. Já me acostumei ao sobe e desce dos aviões. O barulho incomoda, mas creio que já sofri danos aos meus ouvidos o suficiente para tolerá-los; me acostumei até com o tremor que sinto no prédio, quando uns miniconcordes pousam nesse nosso minúsculo aeroporto.
Ainda bem que o piloto foi hábil e prudente, pois, do contrário, eu e milhares de pessoas poderíamos ter morrido devido a essa insistência de manter um aeroporto tão movimentado no meio (mesmo) de um centro urbano.

Mas fazer o quê? Como cobrar algo de alguém que nem as leis respeita? Para conceder a licença ambiental ao aeroporto, a Secretaria do Verde de São Paulo fez 90 exigências e, em vez de cumpri-las, a Infraero conseguiu barrá-las na Justiça Federal. Dentre as exigências, havia a limitação do tamanho das aeronaves e a mudança de horário: de 6h às 23h, atualmente, para 7h às 22h00. Algo complicado para alguém que nesse sábado autorizou um voo às duas da manhã. Mas enquanto não morremos em mais um desastre aéreo anunciado, vamos vivendo e procurando cumprir as leis, pois para quem é do povão e não é rico a lei é cruel e implacável.
DESTAK

Panamá :Sindicatos preparam protestos contra lei de aviação


Agrupamentos sociais e sindicais panamenhos iniciam hoje um programa de marchas e protestos contra a lei de aviação aprovada pelo governo, com vistas a buscar a suspensão desse regulamento.

As ações previstas coincidem com a realização no país da Cúpula de Chefes de Estado ou Governo do Sistema de Integração Centro-americana (SICA).

Dirigentes da Frente Nacional pela Defesa dos Direitos Econômicos e Sociais (FRENADESO) indicaram que realizarão nesta segunda-feira um protesto nas cercanias do hotel Sheraton nesta capital, sede do fórum regional. Também, na terça-feira marcharão desde o central Parque Porras até a Corte Suprema de Justiça, à espera de um pronunciamento dos recursos de inconstitucionalidade interpostos contra a lei.

Por sua vez, o Conselho Nacional de Trabalhadores Organizados (CONATO) convocou a uma manifestação nas imediações do Centro de Convenções ATLAPA para a tarde da terça-feira.

Unido a isso, avaliam as condições para chamar a uma greve geral em julho próximo.

Proposta em início para melhorar a competitividade do setor aeronáutico, a norma sancionada pelo executivo modificou na prática a três códigos (Penal, Trabalhista e Judicial) e seis leis orgânicas do país.

Mudanças em temas relacionados com o direito a greve, a eliminação da quota sindical obrigatória, medidas que apontam à impunidade policial e contrárias ao meio ambiente figuram entre os pontos mas criticados do regulamento.
PRENSA LATINA

ANGOLA :Duas companhias de aviação entrarão em breve no mercado aéreo nacional

aeronave da ultima companhia a entrar no mercado angolano
aeronave da ultima companhia a entrar no mercado angolano

Luanda – Duas companhias aérea angolanas apresentaram ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) os seus documentos de candidatura a operadores de serviço aéreo em Angola, revelou hoje (segunda-feira), à Angop, no aeroporto, o director de Segurança Operacional da instituição, Francisco Chocolate.

De acordo com o comandante, trata-se da Flay 540, cuja base de operação está situada na província de Cabinda, e os Serviços Executivos Aéreos de Angola (SEAA), com sede na Huíla.

ANGOLA PRESS

Mudança à vista na aviação


Brasil acompanha tendência mundial de levar o biocombustível para aeronaves e cria associação nacional para desenvolver o setor no país

UM Setor que cresce cada vez mais, em número de voos, de companhias aéreas e de passageiros. Esta é a realidade da aviação no Brasil. A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) confirma que o número de horas voadas passou de cerca de 450 mil, em 1995, para mais de um milhão, em 2008. No mesmo período, o número de assentos utilizados no Brasil dobrou.

A boa notícia é que os novos movimentos do setor indicam que esse crescimento passa pelo cuidado com o ambiente. O uso de biocombustíveis chegou com força à aviação. Em maio, foi criada a Aliança Brasileira para Biocombustíveis de Aviação (Abraba), que reúne 10 entidades, entre companhias aéreas, pesquisadores, produtores de biomassa e fabricantes.

– Tínhamos uma preocupação em comum e decidimos nos unir para promover iniciativas viáveis – explica Guilherme Freire, diretor de Estratégias e Tecnologias para Meio Ambiente da Embraer.

Freire conta que o transporte aéreo doméstico mundial é responsável por cerca de 2% dos gases de efeito estufa liberados na atmosfera. O uso de combustível renovável é uma opção para reduzir essas emissões.

As primeiras iniciativas, como testes em aviões de carga, esbarraram no custo e na adaptação da tecnologia. O ideal é que os motores das aeronaves consigam se adaptar ao novo combustível sem grandes alterações técnicas. Por isso, na maior parte das vezes, o uso começa em pequenas doses ou em apenas um motor e vai evoluindo. Agora, a maturidade tecnológica permite que as empresas pensem em transportar passageiros usando biocombustíveis em um futuro próximo.

– A partir de 2012, os biocombustíveis devem se tornar uma realidade na aviação – diz Fernando Rockert de Magalhães, vice-presidente técnico da Gol.

A Sustainable Aviation Fuel Users Group (Safug), organização mundial criada em 2008 que reúne 19 empresas, como Gol e TAM, também integrantes da Abraba, é parte do movimento em prol do uso de biocombustíveis em aviões. Até o final do ano, a Safug deve definir especificações técnicas sobre o uso desses combustíveis, facilitando seu desenvolvimento no Brasil. Depois, o desafio é a distribuição de qualidade.

– O preço será regulado pelo mercado, mas a logística de distribuição é fundamental – reforça Magalhães.

Enquanto aguardam a regulamentação da Safug, as brasileiras começam a agir. A Embraer comercializa o modelo agrícola Ipanema, primeira aeronave produzida em série para voar com etanol, e a TAM programa um voo de demonstração, no segundo semestre, com combustível feito a partir de óleo de pinhão. Já a Gol decidiu diminuir o consumo do querosene, com a redução de 2% na velocidade das aeronaves, por exemplo.

– Apostamos hoje para ter um projeto comercial no futuro – garante o vice-presidente de Suprimentos e Contratos da TAM, José Zaidan Maluf.
ZERO HORA

Tartaruga de 5 cm tumultua voo e tira meninas de avião



Carley Helm posa com sua pequena tartaruga">
Carley Helm posa com sua pequena tartaruga

Uma tartaruga de cinco centímetros que estava enjaulada tumultuou um voo em Atlanta, no estado da Geórgia (EUA). A dona do animal, uma menina de 10 anos, e suas irmãs foram retiradas do avião.

Carley Helm foi avisada pelas aeromoças de que não poderia voar com Neytiri e teria que se livrar do animal. A menina foi retirada do vôo durante uma conexão. Ela argumentou que os funcionários de embarque estavam cientes da presença da tartaruga.

Chateada, a garota colocou Neytiri no lixo do saguão do aeroporto e voltou para seu assento, aos prantos.

Annie, 13, e Rebecca, 22, irmãs da jovem, ficaram desoladas com a situação. Já em casa, elas comunicaram o pai, que pediu para um funcionário do aeroporto recolhesse a tartaruga até que ele pudesse ir buscá-la.

G1

Avião da TRIP derrapa na pista do aeroporto de Ipatinga durante pouso

Avião passou pista e avançou por mato vizinho ao aeroporto Foto:  Thais Guidelli/vc repórter

Avião passou pista e avançou por mato vizinho ao aeroporto
Foto: Thais Guidelli/vc repórter


Uma aeronave da Trip Linhas Aéreas derrapou na pista durante o pouso no aeródromo de Ipatinga, nesta segunda-feira. Apesar do trem de pouso ficar danificado e da perda momentânea de controle, ninguém ficou ferido, conforme a assessoria de imprensa da companhia.

O avião modelo ATR-42 fazia o voo 5510 e tinha 47 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Durante a manobra final de aproximação, ele desviou para a lateral da pista, o que causou danos leves ao aparelho, recolhido para reparos.

Os passageiros, que vinham de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, foram realocados em outro avião da Trip para chegar ao destino, em Minas Gerais, de acordo com a companhia aérea.

Segundo a passageira Thais Guidelli, porém, passageiros que seguiriam para a cidade de Governador Valadares (MG) foram obrigados a ir de ônibus de Ipatinga ao município.

Ainda de acordo com Thais, não houve fornecimento de informações à tripulação. Quando desembarcaram, foram ordenados a correr da área do avião, e tiveram de esperar de uma hora a uma hora e meia para receberem as bagagens.

Redação Terra

Férias: veja seus direitos ao viajar de avião


As férias de julho estão chegando e para quem vai viajar de avião, é bom ficar atento aos direitos. Se o vôo for cancelado, se estiver atrasado ou se forem vendidas mais passagens do que o normal, a companhia aérea é obrigada a informar por escrito quais são os direitos do passageiro. Agora eles são escalonados com o tempo de espera.
A partir de uma hora, o passageiro tem que ter a disposição um telefone ou internet. A partir de duas horas, o direito a alimentação. E a partir de 4 horas, uma acomodação em local adequado. Em todas as situações, o usuário pode pedir reembolso.

“O reembolso ele é sempre previsto, no atraso superior a 4 horas ele passa a dar o direito ao usuário a exigir o reembolso integral independente do pagamento de multas ou tarifas”, disse o gerente de normas e projetos da Agência Nacional de Aviação Civil, Ricardo Catanant.


Reclamações podem ser feitas ao site da Anac. Clique Aqui para denunciar irregularidades ou pelo telefone: 0800-725-445.

Veja os Direitos do Passageiro
ATRASO DE VOO
Se o seu voo estiver atrasado mais de 4 (quatro) horas, procure a empresa aérea,
que deverá lhe oferecer as seguintes alternativas, para sua escolha:
a. reacomodação em outro voo da mesma empresa, na primeira
oportunidade, sujeita à disponibilidade de lugares;
b. remarcação do voo para data e horário de sua conveniência;
c. reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque.
Se o atraso de mais de 4 (quatro) horas ocorrer em aeroporto de escala ou de
conexão, além das alternativas a) e b) listadas acima, a empresa deverá lhe
oferecer as opções de:
d. receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem;
e. permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber
o reembolso do(s) trecho(s) não voado(s), observada a regra
tarifária disposta no contrato de transporte (não será devida multa
contratual);
f. reacomodação em voo de outra empresa para o mesmo destino,
sujeito a disponibilidade de lugares;
g. concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van,
táxi, etc).
Sempre que tiver disponibilidade de lugares em outros voos próprios para o
mesmo destino, a empresa deverá buscar a pronta reacomodação do passageiro,
mesmo antes de configuradas 4 horas de atraso.
Em qualquer hipótese, caso a empresa já disponha de estimativa de que o voo
irá atrasar mais de 4 horas, deverá disponibilizar ao passageiro, de imediato, as
alternativas acima descritas.
Configurará a assistência material que você tem direito no quadro explicativo
constante neste folder!
2 Direitos do passageiro nos casos de atrasos e cancelamentos de voos e nas hipóteses de preterição de embarque


CANCELAMENTO DE VOO
Se o seu voo foi cancelado, procure a empresa aérea,
que deverá lhe oferecer as seguintes alternativas, para
sua escolha:
a. reacomodação em outro voo da mesma
empresa, na primeira oportunidade, sujeita à
disponibilidade de lugares;
b. reacomodação em voo de outra empresa para
o mesmo destino, sujeito à disponibilidade
de lugares;
c. remarcação do voo para data e horário de sua
conveniência;
d. reembolso integral, incluindo a tarifa de
embarque.


INTERRUPÇÃO
Caso o cancelamento do voo ocorra em aeroporto de
escala ou conexão, além das alternativas a), b) e c) listadas
acima, a empresa aérea também deverá lhe oferecer as
opções de:
e. receber o reembolso integral e retornar ao
aeroporto de origem;
f. permanecer na localidade onde ocorreu a
interrupção e receber o reembolso do(s)
trecho(s) não voado(s), observada a regra
tarifária disposta no contrato de transporte
(não será devida multa contratual);
g. concluir a viagem por outra modalidade de
transporte (ônibus, van, táxi etc).
Configura a assistência material que você tem direito no
quadro explicativo


3
PRETERIÇÃO DE EMBARQUE
Quando não for possível embarcar todos os passageiros no voo contratado (por
motivo de segurança operacional, troca de aeronave, excesso de passageiros
etc), a empresa aérea deverá procurar por voluntários que aceitem embarcar em
outro voo, mediante a oferta de compensações (dinheiro, bilhetes extras, milhas,
diárias em hotéis etc).
Nesse caso, a empresa poderá solicitar a assinatura de recibo comprovando
que foi aceita a compensação. A renegociação do contrato de transporte com o
passageiro voluntário descaracteriza a preterição de embarque e afasta a punição
da empresa pela ANAC.
Caso você não aceite as compensações, e seu embarque seja negado
(preterição de embarque), a empresa deverá lhe oferecer as seguintes
alternativas, para sua escolha:
a. reacomodação em outro voo da mesma empresa, na primeira
oportunidade, sujeita à disponibilidade de lugares;
b. reacomodação em voo de outra empresa para o mesmo destino,
sujeito à disponibilidade de lugares;
c. remarcação do voo em data e horário de sua conveniência;
d. reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque;
e. concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van,
táxi etc).
Caso a preterição ocorra em aeroporto de escala ou conexão, além das alternativas
a), b), c) e e) listadas acima, a empresa aérea também deverá lhe oferecer as
opções de:
f. receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem;
g. permanecer na localidade onde ocorrer a preterição e receber
o reembolso do(s) trecho(s) não voado(s), observada a regra
tarifária disposta no contrato de transporte (não será devida multa
contratual).
Caso você tenha sido preterido (sem aceitação das compensações), con_ra
a assistência material que você tem direito no quadro explicativo constante
neste folder!
Condições Gerais de Transporte 4
5 Direitos do passageiro nos casos de atrasos e cancelamentos de voos e nas hipóteses de preterição de embarque


ASSISTÊNCIA MATERIAL
Nos casos de atraso, cancelamento e interrupção de voo, e nas hipóteses de
preterição de embarque, você terá direito de exigir da empresa aérea a prestação
de assistência material, conforme quadro explicativo abaixo:
A partir de 1 hora Facilidades de comunicação (internet ou telefonemas).
A partir de 2 horas Alimentação adequada e proporcional ao tempo de espera até o embarque
(voucher, lanche, bebidas etc).
A partir de 4 horas
Acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente
externo que possibilite aos passageiros condições satisfatórias para aguardar
pela reacomodação) ou hospedagem* (quando necessária) e transporte do
aeroporto ao local de acomodação.
*Atenção: nos casos de pernoite ou espera prolongada, a empresa deverá oferecer hospedagem. Se você
estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência.
A assistência é devida, no que for cabível, aos passageiros a bordo da aeronave
em solo e sem acesso ao terminal.
Não será devida assistência material ao passageiro que optar:
a. pelo reembolso (exceto se o passageiro estiver em aeroporto de escala
ou conexão e optar pelo retorno ao aeroporto de origem);
b. remarcação do voo em data e horário de sua conveniência;
c. pelo embarque voluntário em outro voo mediante a aceitação de
compensações (vide em preterição de embarque);
A empresa poderá suspender a prestação de assistência para imediata retomada
dos procedimentos de embarque.
Para mais informações: www.anac.gov.br


INFORMAÇÃO AO PASSAGEIRO
Sempre que houver alteração do voo originalmente contratado - nos casos de
atrasos, cancelamentos ou preterição de embarque - a empresa aérea deverá
mantê-lo devidamente informado sobre os motivos e a estimativa de tempo para
o embarque. Você poderá exigir da empresa que as informações solicitadas
sejam dadas por escrito.
Para a reacomodação, a empresa deverá fornecer informações sobre horários de
outros voos (próprios ou de terceiros, nos casos em que seja devido o transporte
por outra empresa). A reacomodação não poderá prejudicar os passageiros
confirmados para os voos seguintes.


IMPORTANTE:
Aplicam-se os direitos e deveres previstos neste folheto aos voos regulares com
origem no Brasil.
Os deveres e garantias previstos neste folheto se aplicam mesmo nos casos em
que o atraso ou cancelamento do voo tenham sido causados por condições
meteorológicas adversas.
Nos casos em que você opte pelo reembolso, o mesmo será feito de acordo
com o meio de pagamento empregado (ex.: estorno na fatura do cartão de
crédito, crédito em conta corrente, cheque, devolução de dinheiro etc), sendo
que a empresa deverá adotar medidas para a pronta efetivação do reembolso.
Questione o seu agente de viagens sobre a forma de reembolso do seu pacote
de viagem!

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