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segunda-feira, 6 de abril de 2009

Taca estreia novos uniformes a bordo e em terra


A equipe dos centros de conexão da Taca baseados em El Salvador, na Costa Rica e no Peru, assim como as tripulações, estrearam hoje um novo uniforme com a nova identidade visual da companhia. De acordo com o vice presidente e COO, Estuardo Ortiz, "a empresa está trabalhando na renovação integral da imagem, e os uniformes são frutos de muita análise". Os uniformes foram desenhados pela colombiana Isabel Henao.
Fonte:Panrotas

Ministério da Defesa estuda mudanças na legislação para aumentar rotas aéreas no País

O Ministério da Defesa está estudando mudanças na legislação da aviação civil, especialmente para aumentar as rotas em regiões de baixa e média densidade de passageiros, como a Região Amazônica
Em audiência pública realizada na Câmara, o secretário de Aviação Civil do ministério, Jorge Godinho Barreto Nery, informou que o governo já instituiu um grupo de trabalho para avaliar as mudanças que podem ser feitas nas normas que regem o setor, mas ainda não há previsão de quando uma nova proposta de lei deverá ser enviada para a análise do Congresso. A principal necessidade, segundo ele, é adaptar a legislação às realidades regionais.Para Jorge Nery, o mais adequado é a adoção do modelo de concessões públicas a essas linhas e rotas. “Se não houver suplementação para esses voos, não vamos desenvolver a aviação na região”, disse.Na opinião do deputado Márcio Junqueira (DEM-RR), a saída seria dar subsídios para todas as rotas especiais. “Em muitos locais não há concorrência porque não há demanda suficiente”, disse.Mercado - Durante a audiência, os deputados questionaram os representantes do governo e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a concentração do mercado da aviação civil na Amazônia. Segundo eles, os horários são inadequados e os preços dos voos são muito altos, porque as duas maiores companhias aéreas, Gol e TAM, impedem que outras empresas se estabeleçam nas rotas para a região.O diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Alexandre Gomes Barros, concordou com as observações dos parlamentares, mas destacou que a agência tem limitações legais para atuar. Segundo ele, a legislação que criou a Anac impede que o órgão interfira nas tarifas ou nas rotas escolhidas pelas empresas. “As empresas são livres para voar para onde quiserem, cobrando a tarifa que acharem mais adequada”, ressaltou.A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) lembrou que as passagens aéreas entre Macapá e Belém já chegaram a ser mais baratas do que o transporte por barco, típico da região amazônica. “Mas agora que há poucas companhias, a viagem de 45 minutos ficou tão cara como vir a Brasília”, lamentou. Márcio Junqueira criticou a Anac e disse que a agência “está a serviço da TAM e da Gol”. Em sua opinião, apenas isso explica o fato de passagens aéreas que já custaram R$ 90 passarem de R$ 1,5 mil, atualmente.Jorge Nery informou que existem 135 aeroportos na Amazônia. Desses, 68 são mantidos pela Força Aérea, 18 são administrados pela Infraero, 27 são mantidos por prefeituras e 13 têm administração direta dos estados.
Fonte: Jornal da Câmara - DF

Companhias aéreas propõem participação no mercado de carbono

Um acordo global para todo o setor mitigar as emissões de dióxido de carbono será defendido pelo grupo durante o encontro climático da ONU que está sendo realizado em Bonn, Alemanha
Da Redação
Pela primeira vez, companhias aéreas incluindo British Airways, Cathay Pacific, Virgin Atlantic e Air France/KLM propõe às Nações Unidas recomendações sobre como o setor pode contabilizar as emissões de dióxido de carbono.A proposta do grupo conhecido como ‘Aviation Global Deal’ abrange a oferta de renda para apoiar atividades de mitigação das mudanças climáticas em países em desenvolvimento e acelerar o desenvolvimento e implantação de tecnologias e combustíveis alternativos, utilizando a renda resultante da venda das permissões de emissão.A sugestão é incluir uma meta global que poderia ser atingida através de um esquema de comércio de emissões e que as emissões anuais de cada companhia sejam baseadas no conteúdo de carbono dos combustíveis utilizados.A indústria da aviação é responsável por cerca de 2% das emissões antrópicas de dióxido de carbono. Com o posicionamento, o grupo quer opinar sobre a futura regulamentação das suas emissões, uma vez que a União Européia já está buscando restrições.
Fonte: Carbono Brasil

Barraco a Bordo


Traição nos ares causa barraco durante voo

A modelo Sarah Hannon, de 35 anos, decidiu tomar uma bebida para relaxar e suportar melhor o voo de nove horas entre Bangalore (Índia) e Londres. A loura exagerou na dose e acabou adormecendo. No meio da viagem, Sarah acordou e tomou um susto: o namorado, Daniel Melia, de 36, estava em uma poltrona ao lado em um ato sexual com outra passageira!

Pronto: o barraco estava instalado a mais de 9.000 metros de altitude. Daniel foi flagrado por uma aeromoçoa fazendo "indecências" com Clare Irby, de 26, debaixo do cobertor. Embriagada, a modelo teve um ataque de fúria e partiu contra o namorado e a "amante" supersônica de família aristocrata, ameaçando a segurança da aeronave. Ela foi contida pela tripulação.

Ao pousar em Heathrow, o avião da Kingfisher Airlines foi tomado pela polícia, que prendeu o trio por desordem aérea. Depois, eles foram liberados ao pagar fiança.

Fonte: Globo.com


Alterações nas rotas da aviação comercial


Japão e Coreia do Sul convocam Conselho de Segurança



O foguete lançado na manhã deste domingo pela Coreia do Norte levou apenas dez minutos para alcançar o espaço aéreo japonês. O governo do país comunista alega que trata-se apenas de um míssil de telecomunicações, mas os governos japonês e americano afirmam ter evidências de que se trata de um artefato bélico.



Japão e Coreia do Sul convocaram o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para que sejam votadas sanções à Coreia do Norte. No Japão, a ofensiva norte-coreana provocou reações imediatas, e o governo local chegou a acionar seu sistema de escudo antiaéreo. O lançamento do projétil forçou alterações nas rotas da aviação comercial, em meio a temores de que aeronaves pudessem colidir com destroços do foguete.



Analistas disseram que a estratégia norte-coreana pode ter como objetivo a abertura de um canal mais rápido de negociação com o novo governo norte-americano. Outra hipótese seria a de que Pyongyang queria mostrar ao Irã sua tecnologia de lançamento de mísseis, visando mais tarde negociar uma venda à república islâmica.

Fonte: Agencia Estado

Última chamada, aeroporto do futuro


Brasil está entre os países que testam medidas para acabar com filas, facilitar embarque e acelerar viagens

Viagens de avião sem burocracia nem filas de check-in, pois os códigos das passagens estarão armazenados no celular. Agilidade para acessar a área de embarque, com leitores de impressões digitais e facilitação na chegada a países estrangeiros, pois as autoridades já terão os dados do passageiro no momento em que ele comprou o bilhete aéreo pela internet.

Essas são algumas das medidas imaginadas para o "aeroporto do futuro" e que estão em fase de testes em países como Alemanha e Holanda. Algumas serão testadas neste ano no Brasil, revela o representante da Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata), Filipe Reis.

"O objetivo do projeto, com o uso da tecnologia, é acelerar o processo da viagem, torná-la mais agradável, menos estressante ao passageiro e permitir que as autoridades tenham mais e melhores informações sobre as pessoas que entram e saem do país", afirma Reis, estimando que daqui a dez anos essas medidas estarão em vigor. Segundo ele, a Iata já estuda há vários anos mecanismos para facilitar as viagens, só que essa ideia ganhou mais importância após os atentados de 11 de setembro de 2001, que tornaram os voos mais complicados por causa dos controles de segurança.

A Iata formou um grupo integrado pelas companhias aéreas, autoridades aeroportuárias, polícias e receitas federais, provedores de tecnologia, aduanas e agências regulatórias de 30 países para pensar, desenvolver e implementar esse projeto. Ele foi batizado de SPT (da expressão em inglês Simplifying Passenger Travel, ou simplificando a viagem do passageiro). Esse grupo se reúne duas vezes por ano, afirma Reis. Os integrantes do grupo avaliam que o projeto pode ajudar a minimizar as deficiências de infraestrutura aeroportuária no Brasil.

Reis afirma que TAM e Gol já estão dando os primeiros passos para se adaptarem ao "aeroporto do futuro". A TAM oferece quiosques de autoatendimento que emitem o bilhete eletrônico. Segundo Reis, em Congonhas, quase a metade dos check-ins da TAM é feita por meio desse equipamento. A Gol oferece para passageiros que embarcam em Santos Dumont, Congonhas, Guarulhos, Tom Jobim, Confins e Brasília a alternativa de receber o código da passagem por mensagem no celular. O bilhete é emitido no balcão de check-in.

A Iata elaborou uma animação em computação gráfica para mostrar como será a viagem aérea no futuro. Nela, uma passageira inicia o processo fazendo reserva de passagem internacional pela internet. As autoridades de imigração e polícia federal dos dois países envolvidos recebem os dados para verificação, desde o número de passaporte (que terá um chip, medida que deve ser testada pela Polícia Federal do Brasil neste ano) até antecedentes criminais.

No dia da viagem, a passageira faz o check-in pela internet e as autoridades policiais e de imigração dos países de origem e destino realizam nova checagem. Caso uma das partes diga que há alguma irregularidade, o bilhete pode não ser emitido. Se ambas as autoridades permitirem, o código do cartão de embarque é enviado ao celular.

No aeroporto, a passageira virtual se dirige ao quiosque de autoatendimento, que lerá o código do cartão de embarque da tela do celular. Esse equipamento também lerá o chip do passaporte e o polegar (leitor de íris e reconhecimento facial são outras possibilidades em estudo) para identificar a pessoa. Esse mesmo quiosque vai emitir o tíquete da bagagem e pesá-la. O próximo passo será se encaminhar a uma área comum de entrega das malas que serão rastreadas via radiofrequência para evitar extravio. Depois disso, a passageira vai para a área de embarque, onde máquinas lerão o código do cartão de embarque armazenado no celular.

"Estamos discutindo com a Infraero como poderemos implementar esse sistema no Brasil", afirma Reis. Um dos desafios é a área de raio X. A meta é melhorar o fluxo dos passageiros e evitar que tenham de tirar o notebook da mala ou cintos de metal.

Fonte: Estadão

OceanAir inicia amanhã nova promoção de passagens





A partir de amanhã, 7 de abril, a OceanAir inicia grande promoção que proporcionará a compra, durante todo o mês de abril, de passagens aéreas a preços imperdíveis para embarques até 25 de junho próximo, inclusive nos feriados e datas especiais, como a Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Dia da mães, Corpus Christi e Dia dos Namorados.

Com parcelas a partir de R$ 9,30 ao mês, sem juros e tarifas a partir de R$ 93,00, as reservas poderão ser efetuadas até o dia 30 de abril, com embarque até 25 de junho próximos.

"Essa é uma oportunidade imperdível para planejar suas viagens com antecedência, em condições bastante acessíveis para diversos destinos até o final do primeiro semestre, inclusive nos feriados que se aproximam", afirma Renato Pascowitch, diretor executivo da companhia aérea.
Fonte:Mercado e eventos