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quinta-feira, 4 de junho de 2009

Azul lança tarifas AzulFlex Plus

A Azul acaba de lançar as tarifas AzulFlex Plus, que garantem o conforto de viajar no Espaço Azul – as 16 poltronas mais espaçosas dos jatos Embraer 190 e 195, com 86 centímetros de distância da poltrona da frente – e ainda isentam os clientes das taxas de remarcação, alteração ou cancelamento, garantindo mais flexibilidade.
Fonte: Mercado & Eventos

Violações de Segurança deixam a maioria da frota da Aviacsa em terra



O México tem temporariamente quase todas as aeronaves em terra da Aviacsa Airlines após funcionários comunicarem irregularidades na manutenção em 25 aeronaves.

Uma declaração emitida pelo Ministério dos Transportes e Comunicações mexicano disse hoje que irregularidades podem colocar em risco a segurança aérea, carga e passageiros. O ministério acrescentou a suspensão que se aplica a 25 aviões, e "não implica a suspensão total das suas operações." No entanto, a Aviacsa tem apenas 26 aviões em sua frota, todos os Boeing 737 servem 17 cidades mexicanas e Las Vegas.

Fonte:Aviation Week

Richard Branson: uma ou mais grandes companhias aéreas dos EUA vão sucumbir à crise

Empresário britânico quer investir em novas rotas entre a Austrália e o Japão

O empresário britânico Richard Branson, dono da companhia Virgin Atlantic, acredita ser muito difícil que todas as grandes transportadoras aéreas norte-americanas sobrevivam à crise que atormenta a economia mundial, durante os próximos 12 a 18 meses.

"Não acredito que o governo norte-americano irá voltar a colocar milhares de milhões de dólares na indústria de transporte aéreo. Eles já aprenderam lições com a indústria automóvel", disse o multimilionário, numa entrevista à Reuters.

"Acredito que será pouco provável que todas as grandes companhias aéreas norte-americanas irão sobreviver durante os próximos 12 a 18 meses", afirmou também, acrescentando que pelo menos duas destas empresas estão vulneráveis, mas sem especificar.

Branson afirma também, numa entrevista à Reuters, que está interessado em lançar novos voos entre a Austrália e o aeroporto de Haneda em Tóquio, que está neste momento com obras de expansão da capacidade.

Prevê que as novas ligações tenham início entre um ano e um ano e meio, até ao final de 2010.

A Virgin Atlantic anunciou a 26 de Maio que os seus lucros anuais quase duplicaram, mas avisou que a conjuntura económica irá tornar "quase impossível" que as empresas de transporte aéreo apresentem lucros no atual exercício.
Fonte: Aviation News

Vidente diz na web que previu queda de avião


SÃO PAULO - Um homem que se diz vidente e ambientalista publicou em seu site documentos em que supostamente previu, ainda em 2007, a queda do airbus da Air France, que desapareceu dos radares após decolar no domingo (31) do Rio de Janeiro em direção a Paris.

Juscelino da Luz usa como provas cartas registradas em cartório que diz ter enviado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ao Ministério da Defesa e à companhia Air France prevendo em detalhes o acidente com o voo AF 447.

Nas cartas, Juscelino cita até o número do voo 447 e afirma que a aeronave sofreria graves turbulências causadas por problemas climáticos. O vidente responsabiliza ainda o “aquecimento global” pelo acidente aéreo.

O vidente afirma ter previsto outros acidentes aéreos e já foi personagem de uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo. Na ocasião, peritos ouvidos pelo Fantástico colocaram em dúvida a veracidade das provas apresentadas por Juscelino.

FONTE:O Verbo - Notícias Cristãs

Lufthansa Cargo perderá dezenas de milhões com a proibição de voos noturnos



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A Lufthansa Cargo arrisca perdas de muitos milhões de euros caso a Justiça alemã decida a favor da proibição dos voos noturnos em Frankfurt, afirmou à "Reuters" um alto responsável da companhia. Karl-Heinz Koepfle escusou-se a precisar o valor em causa, mas garantiu tratar-se de "pelo menos" uma soma de muitas dezenas de milhões de euros, entre perdas de receitas e sobrecustos operacionais. O supremo tribunal do estado de Hesse começou esta semana a julgar a legalidade de uma limitação dos voos nocturnos, e mesmo a sua proibição, vis-a-vis os interesses das companhias aéreas e dos carregadores, por um lado, e aqueles dos residentes nas zonas circundantes do aeroporto.

No ano passado, o aeroporto de Frankfurt movimentou 53,5 milhões de passageiros e mais de dois milhões de toneladas de carga. Em 2007, o estado de Hesse aprovou a expansão do aeroporto, mas condicionou-a à realização de apenas 17 voos/noite, entre as 23 horas e as 5 horas, para reduzir a poluição sonora. A Lufthansa, que tem a sua base operacional em Frankfurt, diz ir precisar de um mínimo de 23 voos/noite

Fonte:APEA


JetAmerica Airlines nos céus a partir de 13 de Julho

John Weikle, fundador da americana SkyBus que esteve na ativa menos de um ano, está de volta ao mercado com a JetAmerica Airlines.

A partir de 13 de Julho promete viagens a 9 dólares por percurso entre seis cidades americanas e assegura semanalmente 34 movimentos.

A companhia que se diz “low cost” tem um Boeing 737-800 em leasing ao qual prevê acrescentar outro no primeiro mês de acção. Em Julho de 2010, segundo o planeamento de negócio, poderá ter quatro aparelhos.

Fonte: lOW COST PORTUGAL

Passageiro expulso de voo por passagem falsa será indenizado em R$ 25 mil

A Ibéria Líneas Aéreas de España foi condenada pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) a pagar indenização por danos morais, no valor de R$25 mil, a um passageiro que foi expulso do avião acusado de portar uma passagem falsa com destino a Portugal.

De acordo com o relato do autor da ação, Gilberto Browne de Paula, ele comprou o bilhete em uma agência de viagens representante da companhia, com um mês de antecedência, e pretendia passar a noite de Natal com a filha, grávida na ocasião, que mora na cidade de Porto.

No dia da viagem, depois de receber cartão fidelidade para obtenção de milhagens e votos de boas-vindas pela escolha da Ibéria Líneas Aéreas, Browne fez o check in normalmente e, já no interior do avião, foi abordado por uma funcionária da empresa que pediu para ele apresentar o ticket de embarque. Em seguida, informou em voz alta que a passagem era falsa e pediu que se retirasse imediatamente da aeronave.

Além do constrangimento do momento, o passageiro perdeu a viagem e passou o Natal sozinho, adquirindo novas passagens apenas no dia seguinte. Ao chegar em Porto, foi notificado que suas malas tinham sido extraviadas.

Para o relator do processo, desembargador João Carlos Braga Guimarães, o consumidor foi lesado duplamente, já que a empresa “agiu de maneira irregular ao alegar ser falsa a passagem adquirida de forma regular e por tratar o autor com indelicadeza e desrespeito”.
Fonte: Aviation News

Informações conflitantes - AF447

Um piloto da companhia espanhola Air Comet enviou um relatório técnico afirmando ter visto no ar um clarão “forte e intenso de luz branca que tomou uma trajetória descendente e vertical” na mesma noite e rota em que o voo AF 447 desapareceu.

Segundo o relatório do comandante do voo 974 da Air Comet, que fazia o trajeto Lima-Madri na madrugada de segunda-feira, o clarão teria se desfeito em seis segundos.” fonte UOL

Se foi visto um clarão e assumindo que se tratava do Air France AF447 então é necessário confirmar os “time stamps” das mensagens automáticas enviadas via ACARS.
Um clarão significaria explosão e aviões “per si” não explodem. Se houve explosão (e ai vao especular sobre bomba ou algo que entrou em reação nos porões de carga) então como pode ter havido um time frame de 4 minutos com envio de mensagens sendo somente a ultima relativa a CABIN VERTICAL SPEED?
Ou o clarão não esta relacionado ao Airbus ou as mensagens não foram “passadas” da maneira correta.

Fonte: Aviões e Musicas

Amiga recebeu mensagem divina e Pastor-Missionário assembleano não entrou no voo Paris-Rio que caiu no Atlântico

A voz de Deus salvou do voo 447 da Air France o pastor missionário da Assembleia de Deus em Paris, Gláucio Oliveira, 29 anos. O religioso já tinha reservado um lugar no avião que caiu no Oceano Atlântico, quando recebeu, na última quinta-feira, uma ‘ordem’ para não prosseguir com a viagem. O recado foi dado por uma amiga.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Jussara Gonçalvez, 37 anos, participava de um grupo de orações e foi chamada pela colega Renata Carnevale, 30, que dizia ter recebido uma mensagem do Senhor. “Não deixe o varão viajar, a cova dele está aberta. Ele vai morrer”, afirmou Renata.

Chorando muito, Jussara ligou na mesma hora para o pastor. Assustado, Gláucio não confirmou a reserva: “Eu ia de TAM no sábado, mas, desde que um amigo, também pastor, morreu num acidente da empresa, eu só voo de Air France, que considerava o melhor avião do mundo. Mas Deus me enviou a Renata, que recebeu a revelação de que, se eu entrasse naquele avião, minha cova estava aberta. Nós só nos vimos uma vez, ela nem sabia que eu ia viajar. Por isso, quando a Jussara me transmitiu a mensagem, fiquei apavorado. Orei a Deus e senti no coração que não devia ir. Ele foi fiel a mim, porque sempre lhe obedeci”.

Renata, a mulher que salvou a vida do pastor, está de cama desde a manhã de segunda-feira, quando soube da queda do avião. Por telefone, ela confirmou ter recebido uma mensagem de Deus: “Não foi visão, eu apenas entreguei um recado do Senhor”.

FONTE: Gospelmais.com

NOVIDADES DA WEBJET



Depois de ativar voos a partir do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a companhia brasileira Webjet anunciou a chegada de cinco aeronaves Boeing B.737-300, por leasing, até o fim de junho. Serão aeronaves configuradas para 136 passageiros e quando entrarem em serviço a frota da empresa terá crescido para 16 aviões. Outras novidades é a linha Rio/Porto Alegre, com escala em Curitiba (PR).
Fonte:AEROBUSINESS

Azul estréia Rota :Campinas-Maringá


Hoje , a Azul Inaugurou a rota Campinas a Maringá (PR) a nova rota contará com quatro voos diários entre as duas cidades. As passagens podem ser compradas no site da nova companhia aérea e os preços variam a partir de R$ 219 para o voo entre Campinas e Maringá (preço por trecho para viagens de ida e volta).
Os voos partem de Campinas às 6h35 e às 18h00 diariamente, e de Maringá os horários são 8h05 e 19h30.


Passaredo inicia voo diário direto Uberlândia-GRU



A Passaredo Linhas Aéreas começou a operar nesta semana a rota ligando Uberlândia (MG) à Guarulhos (SP) com voos diretos três vezes ao dia. A rota é operada com aeronave modelo EMB Brasília 120 que tem capacidade para 30 passageiros.

Segundo a companhia, para começar a ligação direta desses destinos, a Passaredo realizou uma pesquisa de mercado para detectar quais as principais necessidades dos passageiros da cidade de Uberlândia. De acordo com o estudo realizado pela empresa, a grande procura pelos voos são de passageiros que partem de Guarulhos para destinos internacionais e que vão à capital de SP a negócios, principalmente executivos e empresários que precisam de facilidades para ir e voltar no mesmo dia. “Por isso estamos disponibilizando três horários para os passageiros de Uberlãndia e região, o estudo que fizemos mostra que a cidade necessita dessa frequência e versatilidade de horários”, afirma José Luiz Felício Filho, presidente da empresa.

Fonte: Panrotas

Crise deve atrasar fusão de Iberia com British


Fernando Conte, diretor-presidente e presidente do conselho de administração, disse a analistas que a volatilidade do mercado complicou os cálculos sobre o peso das participações das duas companhias aéreas no grupo resultante da fusão, assim como o valor do déficit previdenciário da Britsh Airways. A Iberia alertou que poderá ter prejuízo este ano.

A grande desaceleração das viagens globais, especialmente entre as pessoas que viajam a negócios, provavelmente vai atrasar ainda mais a união, que vem sendo discutida há muito tempo, uma vez que agora a Iberia está se concentrando em enfrentar a crise. "No momento estamos concentrados principalmente em nosso plano contingencial, que acreditamos ser o desafio mais imediato e importante", disse Conte.

Na Espanha, além de sofrer com a crise, a Iberia perdeu negócios na rota Madri-Barcelona, onde desde fevereiro de 2008 sofre a concorrência de um serviço de trens de alta velocidade. O tráfego aéreo entre as duas cidades caiu 35% sobre primeiro trimestre do ano passado, segundo a operadora de aeroportos Aena. Enquanto isso, o tráfego internacional nos aeroportos espanhóis caiu mais de 16%.

A resposta da companhia tem sido dramática, começando com demissões temporárias e congelamento dos recrutamentos. A Iberia também pretende realizar cortes de capacidade "seletivos e temporários" ao longo do ano e este mês vai retirar de serviço cinco Airbus A320. A entrega de novos aviões será adiada. A expectativa é economizar entre € 110 milhões e € 125 milhõesde euros por ano.

Fonte:Diário do Turismo

“Le Monde”: avião da Air France estava na velocidade errada

O avião da companhia aérea Air France que desapareceu na noite do último domingo, 31, não estava na velocidade correta. A informação foi publicada no “Le Monde” desta quinta, 4. Uma fonte da Força Aérea francesa passou a notícia ao jornal francês, que, no entanto, não informa se o A330 voava em uma velocidade acima ou abaixo dos limites aconselhados. De acordo com a fonte, a velocidade do voo 447 pode ter sido determinante para o acidente.

Uma recomendação para todas as companhias aéreas que utilizam o modelo A330, aprovada pelo comitê que comanda as investigações, deve ser publicada pela fabricante Airbus nesta quinta-feira, de acordo com o “Le Monde”. O alerta é para os pilotos conservarem a potência e a posição corretas para manter o avião em equilíbrio. Já o “Le Figaro”, também jornal francês, publicou que a Airbus não quis comentar a notícia do “Le Monde”.

Um piloto espanhol disse ter visto “um flash de luz branca” onde o avião da Air France desapareceu, de acordo com o “El Mundo”. Ele estava em um avião da companhia aérea Air Comet e passava por um trecho não distante de onde aconteceu o acidente. ‘De repente, observamos de longe um forte e intenso flash de luz blanca que percorreu uma trajetória descendente e vertical que desapareceu em seis segundos.” O piloto enviou o relato à direção da companhia, que repassou a informação à Air France, à Arbus e à Direção Geral de Aviação Civil espanhola. O fato descrito também foi visto pelo co-piloto e por uma passageira.

Fonte:Opnião e Notícia

Teca do Aeroporto de Goiânia registra aumento na receita geral em 2008

O Terminal de Logística de Carga do Aeroporto de Goiânia (GO) registrou aumento de 72% na receita geral no ano de 2008 em relação ao ano de 2007. No primeiro quadrimestre de 2009, houve aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2008. O crescimento está acima da média dos outros 33 terminais de carga da Infraero, cuja receita média subiu 5,9%. Esse resultado levou o terminal goiano a ocupar o 6º lugar no ranking dos terminais mais rentáveis da Infraero.
Embora o Estado de Goiás responda por boa parte da produção agrícola brasileira, o que mais movimenta o Terminal de Logística de Carga do aeroporto goiano não são as frutas, mas sim, as peças e acessórios para veículos da Montadora Caoa, franqueada da Hyundai no Brasil. Também é representativa a quantidade de matérias primas para produtos farmacêuticos, brinquedos, produtos de informática e eletrônicos.
FONTE: Aviação em Revista

Bombardier tem queda nos lucros


A canadense Bombardier registrou nesta quarta-feira uma queda de 31% no lucro trimestral e informou que os cancelamentos de pedidos de jatos executivos superaram o nível de novas encomendas na terceira maior fabricante de aeronaves civis do mundo.

O lucro líquido caiu para US$ 158 milhões, ou US$ 0,09 por ação, no primeiro trimestre encerrado em 30 de abril. No ano anterior, a Bombardier teve ganho de US$ 229 milhões, ou US$ 0,12 por ação.

Fonte: Avião Revue

TAP cria comitê para reestruturação


A assembleia geral da companhia aérea portuguesa TAP aprovou as orientações estratégicas para o próximo triênio e criou um Comitê de Reestruturação Econômico-Financeira.

De acordo com uma nota de imprensa do ministério português das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, foi aprovado "um conjunto de Orientações Estratégicas" e criado um Comitê de Reestruturação Econômico-Financeira.

Entre as orientações específicas para o triênio 2009-20011 consta a consolidação competitiva da TAP, a concretização de um processo de redução e de flexibilização da sua base de custos e a "identificação clara dos diversos riscos dos negócios do grupo".

Está prevista a revisão da gestão das subsidiárias, um plano de capitalização da companhia aérea e o desenvolvimento das condições para a concretização da sua privatização.

Entre as orientações estratégicas aprovadas está ainda a criação de uma estratégia de parcerias estratégicas e financeiras para o grupo e o desenvolvimento de um projeto de crescimento a longo prazo que permita atrair parceiros, garantindo o alinhamento com o processo de privatização da companhia.
Fonte:Agência Lusa

AGÊNCIA TINHA ALERTADO PARA RISCOS COM AVIÃO DA TRAGÉDIA


A Agência Europeia de Segurança da Aviação (Easa) emitiu, em 16 de janeiro, um alerta para os pilotos dos aviões Airbus A330 e A340, sobre ocorrências anormais no equipamento Ecam (Electronic Centralised Aircraft Monitor) desses modelos de aeronave, o que levaria a um "comportamento anormal" que provocaria, por exemplo, repentinos mergulhos em pleno voo, segundo o jornal americano "New York Times". O problema foi detectado em um voo da companhia australiana Qantas em outubro passado e teria sido precedido do desligamento do piloto automático do A 330 - que também foi desconectado no voo 447 da Air France .
Fonte: O Globo

Infraero rescinde contrato e chama Exército para obra da pista de Guarulhos


A Infraero rescindiu ontem um contrato de R$ 270,3 milhões com três construtoras - Queiroz Galvão, Constran e Serveng - que haviam se reunido em consórcio para executar a reforma da pista principal e a revitalização dos pátios de aeronaves do aeroporto de Guarulhos, o maior do país. O batalhão de engenharia do Exército foi chamado para assumir as obras no fim de julho.

A princípio, não haverá pagamento de indenização e a Infraero está disposta a discutir o assunto na Justiça, se for necessário. Foram executadas 51% das obras e elas pararam em março de 2008 por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que impôs uma redução de R$ 56 milhões no valor do contrato, após ter detectado indícios de superfaturamento. Não houve acordo entre a estatal e o consórcio, o que levou à rescisão. O consórcio, procurado, informou por meio da assessoria de imprensa que não vai se pronunciar sobre a decisão da Infraero.

Fonte: Valor Econômico