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sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gol oferecerá a partir de 1º de julho voo no trecho Maceió Buenos Aires



A partir do dia 1º de julho entra em operação o voo diário Maceió-Buenos Aires, da Gol Linhas Aéreas, com escala em Guarulhos. O voo 7452 parte de Maceió às 7h25 e chega à capital argentina às 13h40. Já o voo 7453 volta de Buenos Aires às 20h, chegando ao Aeroporto Zumbi dos Palmares às 2h.

Para o secretário de Turismo de Alagoas, Virginio Loureiro, essa é mais uma oportunidade tanto para os alagoanos quanto para os argentinos viajarem, pois a Argentina é um dos principais mercados emissores para Alagoas.

Mercado e Eventos

Webjet é a transportadora oficial da Casa Cor Rio Grande do Sul




A Webjet Linhas Aéreas marcará presença em um dos eventos mais tradicionais de decoração do país, a Casa Cor Rio Grande do Sul, que acontece de 26 de junho a 11 de agosto. A companhia reconhece a relevância do mercado gaúcho e a importância da Casa Cor na região, e participa como transportadora oficial do evento local.

Este ano, a Casa Cor Rio Grande do Sul traz o tema sustentabilidade e faz homenagem especial aos 100 anos de Burle Max. São 41 ambientes assinados pelos maiores arquitetos, decoradores e paisagistas da região. O evento acontece na Rua Coronel Lucas de Oliveira, 1007/1025, Bela Vista, em Porto Alegre.

Casa Cor - Desde sua criação, em 1987, a Casa Cor tornou-se sinônimo de bom gosto pelos quatro cantos do país, ditando tendências, influenciando formadores de opinião e agregando valor às marcas que a ela se associam. A mostra acontece anualmente em um imóvel redesenhado e decorado por um seleto grupo de profissionais.

Fator Brasil

Aeroporto de Lima é eleito o melhor da América Latina


O Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, foi eleito o melhor aeroporto da América Latina pela consultora inglesa Skytrax Research. O principal terminal aéreo do Peru, de acordo com o estudo de mercado elaborado por técnicos especializados, foi o campeão quando foram cruzados os resultados de diversos quesitos, como acesso ao aeroporto, disponibilidade para trânsito de passageiros, comodidade no terminal e limpeza.

Além destes, também foram analisados tempos de espera, serviço de migração, sinalização do terminal, manejo de bagagem, controle de segurança, atendimento de funcionários, facilidade para conexões e variedade de oferta de produtos.
Panrotas

25 aviões saem de operação este ano.

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Os principais responsáveis da Lufthansa revelaram que o grupo aéreo vai intensificar as medidas de contenção de custos, designadamente retirando de operação mais aviões do que inicialmente indicado e "encolhendo" a capacidade de forma mais pronunciada. A Lufthansa, que na semana passada avisou que não atingirá a meta de resultados operacionais inicialmente fixada para este ano, indicou que vai retirar de operação cinco aviões de médio curso e dois de longo curso, além dos 18 que já tem em terra. A companhia também indicou que pretende reduzir os custos em 300 milhões de euros com medidas como reduzir as horas de trabalho de alguns efectivos que podem beneficiar de apoios governamentais que complementam os vencimentos.

O plano só deverá ser revelado no próximo mês, mas numa reunião esta semana com investidores em Seeheim, os principais responsáveis da Lufthansa já deixaram claro que a companhia irá optiimizar a rede de voos para fazer face à queda da procura que afeta o sector da aviação a nível mundial. Notícias publicadas por agências internacionais referem que a Lufthansa indicou que este ano cortará a capacidade em 1,6% (até Maio, Lufthansa e Swiss em conjunto tinham uma redução de capacidade em 1,8%), através da redução da frequência de voos, mas sem cortar destinos, por forma a não alienar passageiros. A Lufthansa também indicou que pretende reforçar a oferta de voos para países africanos produtores de petróleo, bem como fortalecer a operação da sua nova subsidiária Lufthansa Itália, baseada em Milão

APEA

IATA: tráfego aéreo de passageiros caiu 9,3% em Maio


Segundo dados ontem publicados pela IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo) o tráfego internacional de passageiros caiu 9,3% em Maio, comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Uma queda que, uma vez mais, foi superior à redução de 5% verificada na capacidade oferecida.

A discrepância entre o corte de capacidade e a quebra de passageiros, levou a que a taxa média de ocupação descesse 3,3 pontos, situando-se agora nos 71,2%.

Segundo o CEO da IATA; Giovanni Bisignani, a queda do tráfego aéreo poderá ter atingido o seu limite com a descida verificada em Maio. “Podemos já ter atingido o fundo, mas ainda há um longo caminho até à recuperação”, declarou Bisignani, acrescentando: “esta crise é a pior que alguma vezez vimos”.
Recorde-se que o tráfego aéreo de passageiros tinha descido acima dos 10% em Fevereiro e Março e 3,1% em Abril.
Turisver

Governo quer outro aeroporto em VG (Mato Grosso)

O governo do Estado solicitou ontem à Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) a construção de um novo terminal de aeroporto em Várzea Grande a fim de atender à alta demanda de passageiros prevista para 2014, quando Cuiabá será uma das sub-sedes brasileiras da Copa do Mundo.

A solicitação ainda deve ser passada diretamente ao presidente da Infraero e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, modificações no projeto de ampliação do aeroporto foram apresentadas pelo diretor de Operações da Infraero, engenheiro João Márcio Jordão, ao governo do Estado.

As obras duplicariam a capacidade anual de passageiros de 1,3 milhão para 3 milhões, além de aumentar a movimentação de aeronaves – número ainda não estipulado. A Infraero deve concluir as obras até 2013, mas uma determinação do presidente Lula determina que os trabalhos sejam acelerados em 40% para entregar as obras em 2012, a tempo da Copa das Confederações, torneio realizado um ano antes da Copa do Mundo.

Jordão calcula que seriam necessários de R$ 250 milhões a R$ 300 milhões para um novo aeroporto, além de mais tempo e maior prazo. O governo pretende que esta nova unidade de aeroporto seja do outro lado da atual pista e o prédio onde funciona hoje ficaria à disposição para quaisquer outros tipos de serviços.

Atualmente, o projeto dispõe de R$ 30 milhões por conta do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), mas Jordão adiantou que outros R$ 80 milhões serão solicitados para a implantação dos pontos de embarque (corredores sanfonas) que complementam a primeira etapa da obra.

As obras também estão voltadas para as estruturas de acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. Tal aspecto foi analisado no início do mês no aeroporto Marechal Rondon, por meio de vistorias do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). O relatório final da vistoria, apontando as deficiências estruturais do local, ainda não foi divulgado. Entretanto, preliminarmente pode-se perceber a carência de suporte para os passageiros especiais no momento de embarque – funcionários das empresas aéreas têm de carregar os cadeirantes nos braços, pois não há estrutura para cadeiras de roda.
Webtranspo

Senador Heráclito revela frustração com aeroporto de São Raimundo Nonato


[Foto: ]
A esperada inauguração de um aeroporto internacional em São Raimundo Nonato, no Piauí, foi considerada frustrada pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Em vez de um terminal de passageiros estruturado, com representação da polícia de imigração e da vigilância sanitária, Heráclito disse ter sido construído, na verdade, um "campo de pouso".

- O que se inaugurou lá foi uma pista com 1.600 metros, que só tem capacidade para pousos e decolagens de aviões leves. Isso jamais poderá ser reconhecido como um aeroporto internacional - comentou.

O representante do Piauí apontou outras duas falhas na execução do projeto. Em primeiro lugar, disse, o governo do estado "se esqueceu" de comunicar a construção da pista à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em seguida, observou, a obra não foi vistoriada pelo organismo externo competente, pré-requisito para classificação internacional de um terminal aeroviário.

- O que se vive no Piauí é um clube da falsa felicidade. As obras são anunciadas, mas não acontece nada na realidade - protestou.

Além de cobrar uma apuração dos problemas detectados em São Raimundo Nonato, "pois os recursos podem ter sido liberados de forma irregular", Heráclito cobrou maior agilidade na construção de pequenas pistas de pouso em outros municípios piauienses.

Agência Senado

Após perder reunião da ONU, presidente da Bolívia terá avião novo, anuncia governo


O governo da Bolívia informou que é necessária a compra de um novo avião para o presidente Evo Morales, depois que problemas mecânicos impediram-no de viajar da Venezuela à sede da ONU (Organização das Nações Unidas), nos EUA, onde deveria discursar nesta quinta-feira sobre a crise econômica global.

O porta-voz presidencial, Ivan Canelas, disse em coletiva de imprensa em La Paz que uma nova aeronave deve ser comprada para substituir a atual, que tem 30 anos de serviço.

"O que é preciso ser feito é adquirir um avião para a Presidência da República. Já faz tempo que o país precisa contar com um avião que garanta as viagens a serem realizadas pelo presidente não só ao interior do país, como também ao exterior", disse Canelas.

Morales se viu obrigado a suspender sua participação na cúpula sobre crise global na ONU porque seu avião sofreu uma avaria que depois foi reparada, apesar de já ser tarde para retomar a viagem a Nova York.

Segundo Canelas, o incidente foi causado por "um problema técnico em um dos motores", solucionado depois para que Morales retornasse a La Paz no mesmo aparelho a partir da Venezuela.

Em abril último, Morales decidiu que os US$ 17 milhões que tinha orçado para a compra de um novo avião fossem investidos pela Corte Nacional Eleitoral na construção de um censo biométrico para modernizar o registro de eleitores.

Depois de anunciar que abria mão e comprar o avião, o presidente boliviano disse que sentia "muita vergonha" de utilizar aviões fornecidos pela Argentina, Brasil e Venezuela.

"Tenho muita vergonha de pedir emprestado um avião do Brasil, Argentina e especialmente da Venezuela para viajar ao exterior", disse Morales durante um discurso sobre a promulgação da lei eleitoral, que estabelece a necessidade de um novo sistema de votação.

Folha On Line

Órgão dos EUA investiga falha em sensores de Airbus da TAM

A Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) anunciou, na noite de quinta-feira, que está investigando dois incidentes recentes envolvendo aviões Airbus A330 - sendo um deles da TAM.

O voo da companhia aérea brasileira que está sendo investigado é um que fazia a rota entre Miami e São Paulo no dia 21 de maio.

O outro incidente teria ocorrido na última terça-feira, entre Hong Kong e Tóquio, em um voo operado pela Northwest Airlines, que pertence à companhia americana Delta.

Nos dois casos, o sistema de sensores de velocidade apresentaram falhas durante o voo - um problema que se suspeita ter ocorrido com o Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico no último dia 31 de maio, com 228 pessoas a bordo.

Desatres aéreos

Empresas deixam a desejar em atendimento, diz Anac




Quem viaja de avião no Brasil pode, desde o mês passado, avaliar o serviço e ajudar os próximos passageiros na escolha da companhia aérea que melhor atenda às necessidades dos consumidores. Em maio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou, em seu site, espaço para que passageiros deem notas em 11 quesitos, incluindo serviço de bordo, conforto dos aviões e pontualidade. Os resultados formam o Ranking Popular da Aviação. Das cinco companhias com maior número de avaliações, quatro tiveram suas menores notas no quesito Atendimento às Reclamações.

O levantamento toma por base o modelo de sites de reserva de hotéis do exterior, que exibem notas e comentários dos usuários sobre os estabelecimentos. Segundo o chefe da Assessoria de Comunicação da Anac, Paulo Henrique de Noronha, são feitas cerca de dez avaliações por dia. A agência só considera classificadas as companhias com mais de cem avaliações, que, até ontem, eram apenas a Azul, com média 7,40 em 112 avaliações, TAM, com nota 6,10 e 292 avaliações, e Gol/Varig, com 5,85, num total de 312 notas.

A TAM, por intermédio de sua Assessoria de Imprensa, considera o ranking espaço democrático para a expressão do público, mas ressalta que a enquete pode causar algumas distorções, que precisam ser levadas em conta pelos passageiros. A Gol afirma que qualquer iniciativa de avaliação isenta é positiva. Para o diretor executivo da OceanAir, Renato Pascowitch, esse levantamento mostra o que a companhia tem a oferecer, além do preço, e ressalta seu benefício para o mercado. ?O passageiro pode perceber que as menores são bem avaliadas e passar a ter confiança nelas.?

O ranking faz parte do Espaço do Passageiro, um projeto do site da Anac, que, segundo Noronha, deve abrigar, até o fim do ano, um fórum onde os usuários poderão dar suas opiniões. Dentre as cinco companhias com mais avaliações em voos domésticos, quatro vêm tendo no quesito ?atendimento a reclamações? seu pior desempenho. A Gol tem sua pior nota em ?serviço de bordo?, mas afirma que vem fazendo esforços nesse sentido.

O Estado de S. Paulo.

Mulher morre em voo e avião faz pouso não programado nos EUA

Um Boeing 717-200 da empresa AirTran que decolou do aeroporto de Westchester, no Estado de Nova York às 13:18 (hora Local) desta quinta-feira (25), com destino a West Palm Beach, na Flórida (voo 664), fez um pouso não programado no aeroporto da Philadelphia, após uma passageira sentir-se mal e morrer durante o voo.

Após a passageira sentir-se mal e relatar problemas cardíacos ao comissário de bordo, o comandante do avião declarou emergência e desviou a aeronave para o Aeroporto Internacional de Philadelphia. "Havia um médico a bordo que iniciou o atendimento, mas a passageira, infelizmente, faleceu", informou o porta-voz da AirTran Airways para a BNO News.

O momento exato da morte não foi esclarecido imediatamente, mas o porta-voz disse que parecia que ela morreu alguns minutos antes de o avião aterrissar ou possivelmente durante a aterrissagem. O avião tocou a pista em segurança às 14:09 ( hora local).

Funcionários dizem que a passageira tinha por volta de 80 anos e estava viajando com sua irmã para a Flórida. O nome dela não foi liberado, pois a família ainda não havia sido notificada.

Durante a aterragem, o avião explodiu também um pneu, de acordo com a companhia aérea. A partir de 4 EDT, o avião estava ainda no aeroporto e está aguardando uma manutenção da tripulação para mudar pneus número 4 antes que irá continuar sua viagem para a Flórida. O falecido e sua irmã já foram retirados da aeronave.

A FAA confirmou que o voo foi desviado por causa de um "unresponsive passageiros", mas refere que a companhia aérea para mais informações. O avião levava a bordo um total de 117 passageiros.
Desastres aéreos

Agora com 96% de trabalhadores

4%, essa é a porcentagem que os 600 trabalhadores que serão demitidos representam para a companhia. A companhia estadunidense conta com 13.500 funcionários e disse que as demissões serão feitas para adaptar-se ao mercado.

“Os funcionários tem até 31 de agosto para decidir se aderem ou não ao programa de demissão voluntária.”

Eaglesky

Cobrança de Serviços à Bordo



As agências internacionais noticiam que além propor aos trabalhadores essas reduções salariais temporárias a companhia britânica equaciona passar a cobrar serviços aos clientes que anteriormente considerava incluídos nos preços dos bilhetes.

7.000 trabalhadores da BA voluntariam-se para programa de redução de custos salariais

ImageA British Airways anunciou que sete mil funcionários voluntariaram-se para aceitar as suas propostas destinadas a poupar dez milhões de libras em gastos salariais, entre as quais licenças sem vencimento, trabalho em part-time e trabalho gratuito. Uma "resposta fantástica", foi como o CEO da British Airways, Willie Walsh, classificou a adesão de 6.940 trabalhadores às medidas que a companhia propôs e que foram anunciadas como essenciais para ajudar à sua sobrevivência face à queda acentuada da procura, designadamente por parte do segmento premium.

Willie Walsh, que já prometeu que em Julho não receberá salário comentou que a resposta que a companhia obteve mostra que cada um pode fazer a diferença.

A British Airways emprega 40 mil pessoas e no ano passado apresentou um prejuízo antes de impostos de 400 milhões de libras. A informação divulgada pela British Airways especifica que dos 6.940 trabalhadores que se voluntariaram, quatro mil aceitaram licenças sem vencimento, 1.400 vão trabalhar em part-time e 800 disseram aceitar trabalhar gratuitamente entre uma e quatro semanas.

Presstur

Qantas corta encomenda de Dreamliners


ImageA companha australiana Qantas, que era o maior cliente dos novos Boeing B787 Dreamliner, anunciou que cancelou a compra de 15 desses aparelhos e adiou por quatro anos a recepção de outros tantos. "A Qantas anunciou a sua encomenda inicial dos 787 em Dezembro de 2005 e o quadro operacional das companhias aéreas a nível mundial mudou dramaticamente desde então", justificou o CEO da Qantas, Alan Joyce. O primeiro conjunto de 15 Dreamliners que a Qantas vai receber destina-se à sua subsidiária low cost Jetstar e começará a ser entregue a partir de meados de 2013, com três anos de atraso face ao calendário inicial. O responsável da Qantas rejeitou que a alteração da encomenda esteja relacionada com mais um adiamento por parte da Boeing do primeiro voo do novo avião.

Presstur


Gol Comemora sucesso do Buy-on-Board



A Gol, já inovou no mercado brasileiro introduzindo o serviço de buy-on-board, programa na tentativa de impulsionar as receitas acessórias.

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, diz que a operadora começou a testar em maio a venda de alimentos e bebidas em sete de seus vôos domésticos. Ele diz que a resposta tem sido positiva e a transportadora vai agora expandir o programa para incluir toda a sua rede.

"Começamos no mês passado com a aquisição de um sistema de bordo em sete vôos diários, que foram muito bem recebidos", disse Constantino.

"A coisa mais importante não é apenas a fonte de receitas em termos de cmpra on-board, mas a satisfação do cliente. Eles Sentem que realmente amos agregando valor ao serviço."

O programa buy-on-Board da inclui a venda de bebidas alcoólicas, cafés, sanduíches e barras de chocolate. Oliveira diz que isso dá aos passageiros a opção além de refrigerantes e amendoim, que a Gol serve livremente,sem cobranças.

O programa buy-on-board exclui voos operados sob a marca Varig. Vôos sob a marca Varig, que são limitadas a quatro destinos internacionais, tem um completo serviço de refeição e bebida.

Constantino diz que a Gol também está vendendo facilidades para os usuários como: Locação de veículos, seguros de viagem e reservas em hotéis, tudo no seu website.

A transportadora quer gerar mais receitas acessórias e tirar partido do seu estatuto como o maior vendedor de comércio eletrônico no Brasil. A Gol diz que 79% das suas vendas são agora feitas na Internet.


Air India estuda inserir serviço lowcost para voos domésticos


Air India está ponderando para se tornar uma transportadora de baixo custo em seu serviços domésticos, como parte de um plano para reestruturar as suas operações . Essa é uma opção: se tornar uma companhia aérea de baixo custo em operações domésticas, para que possa competir mais eficazmente com as transportadoras aéreas de propriedade privada, que cada vez mais passam a oferecer mais opções de baixo custo nas rotas domésticas , disse um porta-voz da aviação civil, ministro indiano Praful Patel. Ela acrescenta que o estado de propriedade da transportadora aérea nacional poderia cortar custos e aumentar o volume de cargas.A Air India tem uma filial de baixo custo, a Air India Express, que serve principalmente as rotas internacionais.

Headlines

Resíduo de biocombustível pode gerar material aeronáutico


Financiamento de R$ 1,7 milhão, aprovado hoje (25) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Rede Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec), será aplicado no desenvolvimento de novos materiais renováveis a partir de resíduos do processo industrial de biocombustíveis. A Redetec reúne 47 universidades, centros de pesquisa e instituições de fomento fluminenses.

O secretário executivo da Redetec, Armando Augusto Clemente, disse hoje (25) que uma das principais aplicações desses novos materiais será na indústria aeronáutica. "A Embraer tomou conhecimento do projeto e é uma das interessadas em usar esse tipo de material que você produz por meio desses rejeitos para [fabricar] acessórios de avião, como painéis, por exemplo".O projeto será desenvolvido pela empresa Fibra Design Sustentável, que há cerca de dois anos e meio funciona na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi). Clemente esclareceu que parte dos recursos será usada na construção do Laboratório de Materiais Sustentáveis, dentro das dependências da Esdi. Ali serão feitas todas as experiências com os novos materiais gerados por resíduos da produção de oleaginosas, entre as quais a mamona, o pinhão e o girassol.

Bernardo Ferracioli, sócio e coordenador de projetos da Fibra Design Sustentável, revelou que a idéia é produzir materiais leves que possam ser usados na indústria aeronáutica. Ele não descartou, entretanto, que os novos compostos que vierem a ser desenvolvidos a partir dos resíduos dos biocombustíveis possam ser usados também em outras áreas.

Uma delas é a produção de substitutos de compensados de madeira, de modo a reduzir o impacto na devastação das florestas. Outra aplicação dos novos compostos pode ser na produção de plásticos para uso desde computadores até o interior de automóveis.

Além de desenvolver produtos menos agressivos ao meio ambiente, acrescentou Farracioli, o projeto apresenta como vantagem a geração de renda para o Nordeste do país. No caso da mamona em especial, destacou que há um descarte muito grande do caule.

Como o programa de biocombustíveis brasileiro tem uma relação muito estreita com a agricultura familiar, Farracioli disse que a idéia é "juntar a universidade com a empresa privada para criar novos materiais e novas fontes de renda para os agricultores familiares".

A tecnologia poderá, inclusive, ser replicada no próprio campo e agregar valor à cultura agrícola. O financiamento do BNDES é oriundo do Fundo Tecnológico (Funtec). O projeto tem valor total de R$ 2,1 milhões, incluindo s contrapartida do governo fluminense, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Agência Brasil

EUA ameaçam levar à OMC ajuda europeia a programa da Airbus



O representante americano de Comércio, Ron Kirk, afirmou nesta quinta-feira que o governo americano pode levar ao órgão de solução de disputas da OMC (Organização Mundial do Comércio) o financiamento dos programas dos aviões A350 e A400M da Airbus se não conseguirem convencer os países europeus a retirar os subsídios.

Ele disse que se os países da Airbus (França, Alemanha, Reino Unido e Espanha) não retirarem o plano de antecipar fundos para o desenvolvimento do futuro avião A350, "responderemos com outra ação perante a OMC".

Kirk afirmou que sua intenção é "convencer nossos parceiros" a retirarem o plano de avanços, e que, caso não o façam, lançarão outro processo como o que ainda está pendente na instância de arbitragem da OMC.

Ele afirmou que os americanos estão "razoavelmente esperançosos" sobre uma resolução favorável deste processo.

No dia 15, os ministros responsáveis da política aeronáutica de França, Alemanha e Reino Unido fixaram um mês para acertar o valor das ajudas reembolsáveis que estão dispostos a dar para o projeto do A350, em reunião em Le Bourget, ao norte de Paris.

Os governos francês e alemão disseram então estarem dispostos a adiantar 1,4 bilhão de euros e 1 bilhão de euros, respectivamente, enquanto o governo britânico não deu valores. No total, esperam reunir 3 bilhões de euros dos 8 bilhões de euros nos quais se calcula o custo do desenvolvimento desta iniciativa.

A questão dos avais de avanço para Airbus é fonte de contínuos conflitos comerciais entre Europa e Estados Unidos, que defendem os interesses de sua fabricante aeronáutica Boeing.

Folha On Line

Peritos confirmam resgate da 51ª vítima do voo 447 e identificam mais três corpos


A Polícia Federal (PF) e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco confirmaram que os despojos que os militares que trabalham na operação de buscas às vítimas do voo 447 da Air France entregaram ao Instituto Médico Legal (IML) de Recife hoje (23) são de um corpo de uma das vítimas do acidente, elevando para 51 o número de mortos já resgatados.

Em nota, a secretaria estadual também informou que os peritos do IML identificaram os corpos de mais três vítimas do acidente com o Airbus A 330. Até agora, 14 corpos foram identificados. Dez das vítimas são brasileiras, sendo cinco homens e cinco mulheres. Entre os quatro estrangeiros, cujas nacionalidades não foram divulgadas, há três homens e uma mulher.

A Air France confirmou que entre as vítimas já identificadas estão o comandante da aeronave, um francês de 58 anos que trabalhava na companhia desde 1988, e um dos comissários de bordo.

De acordo com a assessoria da secretaria, tão logo são identificados, os corpos são liberados para que os parentes providenciem o enterro. No caso das vítimas estrangeiras, o comunicado é feito às embaixadas dos respectivos países. Ainda segundo a nota, os peritos continuam trabalhando ininterruptamente para fazer o reconhecimento de mais 37 corpos retirados do mar.

Nenhum corpo ou depojos foi encontrado hoje (25) pelas equipes de buscas. Segundo os comandos da Aeronáutica e da Marinha, as aeronaves e embarcações militares avistaram apenas uma pequena quantidade de possíveis destroços do avião. O acidente com o avião da Air France, que fazia a rota Rio de Janeiro/Paris, ocorreu sobre o Oceano Atlântico, na noite do dia 31 de maio.
Agência Brasil