PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 26 de junho de 2009

EUA ameaçam levar à OMC ajuda europeia a programa da Airbus



O representante americano de Comércio, Ron Kirk, afirmou nesta quinta-feira que o governo americano pode levar ao órgão de solução de disputas da OMC (Organização Mundial do Comércio) o financiamento dos programas dos aviões A350 e A400M da Airbus se não conseguirem convencer os países europeus a retirar os subsídios.

Ele disse que se os países da Airbus (França, Alemanha, Reino Unido e Espanha) não retirarem o plano de antecipar fundos para o desenvolvimento do futuro avião A350, "responderemos com outra ação perante a OMC".

Kirk afirmou que sua intenção é "convencer nossos parceiros" a retirarem o plano de avanços, e que, caso não o façam, lançarão outro processo como o que ainda está pendente na instância de arbitragem da OMC.

Ele afirmou que os americanos estão "razoavelmente esperançosos" sobre uma resolução favorável deste processo.

No dia 15, os ministros responsáveis da política aeronáutica de França, Alemanha e Reino Unido fixaram um mês para acertar o valor das ajudas reembolsáveis que estão dispostos a dar para o projeto do A350, em reunião em Le Bourget, ao norte de Paris.

Os governos francês e alemão disseram então estarem dispostos a adiantar 1,4 bilhão de euros e 1 bilhão de euros, respectivamente, enquanto o governo britânico não deu valores. No total, esperam reunir 3 bilhões de euros dos 8 bilhões de euros nos quais se calcula o custo do desenvolvimento desta iniciativa.

A questão dos avais de avanço para Airbus é fonte de contínuos conflitos comerciais entre Europa e Estados Unidos, que defendem os interesses de sua fabricante aeronáutica Boeing.

Folha On Line

Nenhum comentário: