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quinta-feira, 24 de março de 2011

Esquadrilha da Fumaça não deve se apresentar em Joinville em 2011


Não há previsão para a Esquadrilha da Fumaça voltar a Joinville, depois do cancelamento do show em 12 de março por causa das chuvas. A cidade voltou para a fila de locais à espera do espetáculo e uma nova data poderá ser marcada apenas daqui a um ano.

Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), será necessário encaminhar novo pedido, que passará por análise e julgamento. Com outro pedido, Joinville volta para o fim da lista de municípios solicitantes, que, segundo a FAB, chegam a 120 por mês, enquanto o número de apresentações da esquadrilha é de até cem por ano.

A prioridade dos aviadores é passar por municípios que não receberam o show. Conforme a FAB, não há compromisso de retorno a Joinville, que foi palco para a apresentação aérea em 2006. Um problema apontado pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, responsável pela agenda dos pilotos, é falta de outra data para a realização do evento, fora o 12 de março.

— O município deverá encaminhar novo pedido, à semelhança do primeiro, o qual será novamente analisado e julgado, uma vez que não foi sugerida data alternativa para outro mês que não março de 2011 —, disse a FAB, em resposta enviada por e-mail à reportagem de “AN”.

Prefeitura vai tentar nova data este ano

Segundo a secretária de Comunicação da Prefeitura, Rosimeri Comandolli, as negociações de uma nova data para o show serão feitas diretamente com a Esquadrilha da Fumaça, o que pode agilizar o processo. E o pedido de apresentação será realizado a partir de maio, quando começa o período menos chuvosos em Joinville.

A Esquadrilha da Fumaça tem agenda fechada para o restante do mês de março e para abril. Encerra este mês fazendo acrobacias em São Paulo e no Paraná. O roteiro de abril passa até por Santa Catarina. Blumenau recebe os aviadores em 22 de abril. As apresentações para maio e junho já estão em discussão.

DC

Caça francês destrói avião líbio que desobedeceu zona de exclusão aérea


Um caça francês lançou um míssil ar-terra e destruiu um avião militar líbio que desobedeceu a zona de exclusão aérea na base aérea de Misrata, confirmou nesta quinta-feira (24) um porta-voz militar da França.

A patrulha disparou logo depois que o avião aterrissou na base.

Um porta-voz das Forças Armadas disse que caças Rafale avistaram um avião líbio infringindo a zona de exclusão aérea.

"A patrulha francesa realizou um ataque ar-terra com uma arma AASM logo após o avião ter pousado na base aérea de Misrata", disse o porta-voz, lendo um comunicado.

As forças da coalizão lideradas pelos EUA atacam a Líbia pelo sexto dia seguido nesta quinta.

Segundo os militares aliados, a força aérea da Líbia está praticamente destruída, e aviões da coalizão voam praticamente sem risco sobre território líbio.

Mortos e feridos
As forças leais a Kadhafi mataram 109 pessoas e feriram mais de 1.300 em uma semana em Misrata, segundo fontes médicas.

Por outro lado, o governo da Líbia afirma que mais de cem civis morreram em cinco dias de bombardeios aliados.

Autoridades militares aliadas negam ter informações sobre morte de civis.
GAZETAWEB

VETO



A presidente Dilma Rousseff vetou a emenda que permitiria a prorrogação, sem licitação, dos contratos de concessão de quatro mil lojas comerciais nos 67 aeroportos administrados pela Infraero até a final das Olimpíadas em 2016.


Os contratos representam receitas de R$ 948 milhões, anuais, segundo a estatal. O artigo 7º da lei que cria a Autoridade Pública Olímpica (APO) – e que permitia a prorrogação– foi introduzido no texto da Medida Provisória por uma emenda de autoria do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Ao apresentar as razões do veto, o governo justificou que não estavam claras as vantagens da prorrogação das concessões.

O JORNAL WEB

Manaus ou Belém?

Muito provavelmente, para 2012, a TAP deverá iniciar suas operações em Manaus ou Belém! As duas cidades estão competindo para ver quem terá o privilégio de receber voos diretos da Europa, a partir de Lisboa.

O presidente da companhia, Fernando Pinto, deve ir à Manaus no segundo semestre de 2011 para debater as vantagens da cidade.

Essa decisão só será tomada no segundo semestre porque, de acordo com o que me informou o presidente Fernando Pinto, atualmente a empresa está às voltas com a implantação de sua frota em Porto Alegre (RS).

eaglesky

ANAC receberá documentos pela internet para habilitação de profissionais


Entrou ontem em vigor o Sistema de Aviação Civil - SINTAC, voltado a usuários dos serviços de habilitação de pessoal da aviação geral e que permitirá o envio de documentos pela internet para a ANAC. O novo sistema visa a facilitar a todo o público brasileiro, independente de sua localização, o acesso à Agência, ao mesmo tempo em que padroniza, agiliza e possibilita maior transparência ao processo de habilitação.

Para obter concessão de licença ou de habilitação, bem como sua revalidação, entre outros serviços junto à Gerência de Licenças de Pessoal, é necessário acessar o link https://sistemas.anac.gov.br/habilitacao/AgendamentoServicoPublico.do?valorCheck=off e preencher o formulário, escolhendo a forma de envio “documentos digitais”. O usuário fornecerá um endereço de e-mail e receberá em seguida uma mensagem com um link para acesso ao sistema de envio dos documentos.

tg online

Centro Tecnológico da TAM renova atendimento total care para manutenção do avião presidencial

A aeronave Airbus A319CJ da Presidência da República do Brasil. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)

O Centro Tecnológico da TAM, unidade de negócios de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), renovou até dezembro de 2015, prazo prorrogável por mais um ano, o atendimento Total Care da aeronave oficial da Força Aérea Brasileira Airbus A319CJ, que realiza as viagens da Presidente da República.

A renovação foi feita com um novo contrato, após licitação pública, por meio do qual a unidade de MRO assume o compromisso de prestar serviços de manutenção pesada, manutenção de componentes, suporte logístico, fornecimento de materiais e atendimento de emergência. Desde a certificação do Centro Tecnológico da TAM pela DIRMAB (Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico) em 2005, foram realizados mais de 60 checks e outras intervenções técnicas de manutenção na aeronave presidencial, dentro e fora do Brasil, incluindo modificações especiais por se tratar de um jato executivo.

O vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM, Ruy Amparo, afirma: “A renovação do atendimento total care da aeronave presidencial, por meio de contrato com a FAB, após termos vencido a licitação pública, é de grande importância para nossa unidade de MRO, por representar o reconhecimento da alta credibilidade e confiabilidade dos serviços de manutenção, reparo e revisão que prestamos, devido ao cumprimento rigoroso do compromisso e da responsabilidade que assumimos junto aos nossos clientes”.

A mais recente intervenção técnica realizada pelo Centro Tecnológico da TAM em São Carlos, em janeiro deste ano, foi a maior já executada na aeronave presidencial, com uma ampla renovação do ambiente VIP da cabine, além de detalhadas análises estruturais.

cavok

Por que o F-22 não está operando na Líbia?

Segundo o site AirForceTimes, as razões para não empregar o F-22 na Líbia são:

  • A ameaça não justifica seu uso;
  • Falta de data-link com outras aeronaves. O F-22 só se comunica bem com outros F-22. No Link-16 da OTAN o F-22 só recebe, não pode enviar dados.
  • Armamento ar-solo insuficiente, somente 2 JDAMs. Ele ainda não está pronto para usar as SDBs.
  • Sem radar de abertura sintética para gerar imagens de alta definição do solo.
loucos por aeromodelismo

Escalada no preço do petróleo faz Webjet adiar lançamento de oferta pública de ações


A Webjet adiou o lançamento da oferta pública de ações, prevista para ocontecer ainda no primeiro semestre deste ano. O motivo alegado foi a elevação do preço do barril do petróleo nas últimas semanas.

A empresa avalia o atual cenário econômico para definir se avançam ou não com a operação [de oferta pública inicial de ações] neste momento. "A escalada dos preços do petróleo, devido à crise nos países árabes do norte da África, os recentes acontecimentos no Japão, bem como o fluxo negativo de capitais nos países emergentes provocaram um clima de instabilidade e incerteza nos mercados globais", afirma a empresa em nota.

O impacto da alta do petróleo é imediato nos negócios das companhias aéreas. Estima-se que o combustível representa cerca de 35% dos custos totais de grandes empresas do setor, como TAM e Gol.


O adiamento também estaria frustrando os planos da Webjet de ingressar na bolsa antes da concorrente Azul Linhas Aéreas. A Webjet havia antecipado em cerca de um ano os planos de fazer a abertura de capital para sair na frente da rival, que tem expectativa de ir ao mercado até o fim de 2011.
AEROMAGAZINE

Conheça os principais aviões de guerra do mundo


atta
B-2 Spirit é um dos bombardeiros mais modernos do mundo e possui tecnologia que o torna invisível aos radares

Poucos anos após sua invenção, o avião logo foi incorporado a exércitos e passou a ser usado em operações militares durante a Primeira Guerra Mundial. A partir daí, as aeronaves tornaram-se item fundamental para qualquer nação que buscasse hegemonia militar.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviões foram responsáveis por bombardear alvos civis e militares, sendo os protagonistas de grandes tragédias, como o bombardeio aliado à cidade alemã de Dresden ou dos constantes ataques alemães a alvos civis na Inglaterra e em outros países aliados.

Os embates entre os caças da Royal Air Force, a força aérea britânica, e as aeronaves da Luftwaffe, força aérea da Alemanha nazista, se tornaram um dos símbolos do conflito e da determinação inglesa em resistir ao Terceiro Reich de Hitler.

As bombas atômicas que mataram milhares de pessoas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki foram lançadas de bombardeiros, um tipo de avião desenvolvido principalmente durante os anos de guerra.

Divulgação
Livro traz informações sobre os principais aviões de guerra
Livro traz informações sobre os principais aviões de guerra

Durante o período da Guerra Fria, a disputa no campo militar e tecnológico entre a extinta URSS e os EUA levou a um rápido desenvolvimento das aeronaves, tornando-as cada vez mais complexas, velozes e letais.

De um lado, os EUA desenvolviam os caças Phantom e os F-5 Tiger, ambos usados em batalhas no Vietnã. Depois surgiram aeronaves ainda mais complexas, como os F-14 Tomcat, os versáteis F-15 Eagle e os caças F-16.

Os americanos também investiam em bombardeiros de longo alcance, como os poderosos B-52, projetados para atingir alvos estratégicos no coração da União Soviética.

Já a URSS investia nos pesados bombardeiros Tupolev e nos ágeis aviões de caça da classe MIG, usados também por nações aliadas de Moscou e que chegaram a combater as aeronaves americanas na Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnã.

O livro "Aviões de Guerra", de Thomas Newdick conta a história das máquinas de guerra que deixaram sua marca nos principais conflitos do mundo. A obra, rica em imagens e com detalhes das principais aeronaves, mostra os principais aviões usados desde os anos da Primeira Guerra Mundial até a caça aos terroristas do 11 de Setembro.

livraria da folha