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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Embraer destaca sua ampla linha de jatos executivos na NBAA 2011

A Embraer dará destaque para toda sua linha de jatos executivos na NBAA 2011. (Foto: Embraer)

A Embraer participará da 64ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) dos Estados Unidos, que será realizada no Centro de Convenções de Las Vegas, de 10 a 12 de outubro, apresentando a maior variedade de jatos executivos do mercado. Na mostra estática no Aeroporto Executivo Henderson (HSH), a Embraer exibirá o Phenom 100 e o Phenom 300 (jatos das categorias entry level e light, respectivamente), o jato large Legacy 650, o novo modelo do midsize Legacy 500 e o ultra-large Lineage 1000.

A Empresa também levará à mostra estática um quiosque de demonstração do sistema eletrônico de comandos de vôo (fly-by-wire) do Legacy 500 e uma área dedicada à suporte ao cliente.

A Embraer realizará três conferências de imprensa no Hall de Convenções: duas no domingo, 9 de outubro, às 14 horas (Sala 1 – N115) e às 15 horas (Sala 4 – N119), e uma na segunda-feira, 10 de outubro, às 11 horas (Sala 1 – N115).

cavok

Azul Viagens, special colors

Você já pode conferir por aí mais um special colors da Azul. Dessa vez, o Embraer 195, PR-AYY, foi pintado com a propaganda da “Azul Viagens”, a “agência de turismo” da Azul. Você pode conferir o site deles clicando aqui.

Clique na imagem acima para ampliar.

eagle sky

Google Maps agora permite vista de helicóptero em 3D

Atualização permite enxergar do alto e em 3D as rotas sugeridas para o destino pesquisado

Além do Google Street View, uma das funções mais populares do Google Maps é o cálculo de trajetos entre dois pontos sugeridos, o "Como Chegar". O recurso permite que você escolha as direções, ruas e avenidas por onde quer passar, estando de a pé, de carro ou de bicicleta.

Nesta sexta-feira, a equipe do Maps lançou uma nova função: o botão '3D' nos trajetos sugeridos, que te faz acompanhar todo o caminho como se estivesse vendo a cidade do alto, de dentro de um helicóptero, facilitando sua localização.

"O mapa vai mudar para a vista aérea e automaticamente você começar a voar na sua rota recomendada", explicou o engenheiro do Maps Paul Yang em um post do blog da equipe. "Para ajudar você a manter o controle de qual etapa está, o trecho atual da viagem é destacado no painel da esquerda. Você também pode pular para uma parte diferente da viagem, clicando em uma etapa diferente", explica.

Os usuários também podem pausar a visualização 3D clicando em regiões fora da rota pesquisada. Há ainda a opção de retornar para a visão tradicional padrão clicando no botão '2D' no painel das direções, no lado esquerdo. À primeira vista, o Maps 3D parece misturar bem as experiências do Google Maps e do Google Earth.

Popout


Fontes: EXAME - Google
bga

Avião é obrigado a retornar a Buenos Aires após ameaça de bomba

Autoridades não encontraram nenhum explosivo

Aviões em aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires / Juan Mabromata/AFP

Um avião da Aerolíneas Argentinas com destino a Miami teve que retornar a Buenos Aires depois que a empresa informou aos pilotos que tinha recebido uma ameaça de bomba, informou neste sábado a imprensa local.

A aeronave havia decolado na madrugada deste sábado do aeroporto internacional de Ezeiza com 285 passageiros a bordo.

Segundo as fontes citadas pela imprensa, após duas horas de voo os pilotos se viram obrigados a retornar e a queimar combustível para poder aterrissar.

Fontes da Polícia Aeronáutica consultadas pela Agência Efe se negaram a comentar o episódio.

As autoridades do principal terminal aéreo do país, situado nos arredores de Buenos Aires, fecharam o aeroporto antes que o avião aterrissasse. A aeronave foi revistada minuciosamente por brigadas de especialistas que não encontraram nenhum explosivo.

Finalmente, o avião partiu novamente rumo a Miami na manhã deste sábado.
bga

ULTRALEVE COLIDE COM RODA-GIGANTE NA AUSTRÁLIA





Um ultraleve colidiu neste sábado (1º) com uma roda-gigante em um pequeno povoado da Austrália e ficou preso na estrutura, com o piloto e um passageiro a bordo.

Ninguém se machucou.

Além dos dois, duas crianças que estavam na atração no momento do acidente foram resgatadas sem ferimentos, informou a polícia.
A polícia e os serviços de emergência conseguiram estabilizar a aeronave e resgatar as duas pessoas de seu interior, com a ajuda de um guindaste.

O piloto, de 53 anos, e o passageiro, de 32, ficaram cerca de três horas presos a uma altura de cerca de dez metros.
Segundo as primeiras investigações, o avião não ganhou força suficiente para decolar, em uma pista próxima ao parque de diversões, e colidiu com a roda-gigante do povoado de Taree, a 250 km de Sydney.

Kathy Arndell, mãe das crianças, agradeceu ao time de resgate por ter mantido a calma de todos.

"Eu estava com muito medo, e Jesse estava gritando", disse Amber Arndell, de 13 anos.

"Eu estava apavorado", disse Jesse, de 9 anos.

A polícia afirmou que foi muita sorte ninguém ter se machucado seriamente.

"A chance de haver mortes era enorme", disse o inspetor Alan Fidock à imprensa local.
O piloto Paul Cox, de 52 anos, disse que não viu a roda-gigante.

"Quando eu vi, eu estava parado dentro da roda-gigante", disse. "Eu não entendi nada durante alguns minutos e só queria que ninguém se machucasse."

Testemunhas disseram que, poucos minutos antes do acidente, o brinquedo estava cheio de crianças. Mas, por conta de uma chuva intermitente, a maioria acabou indo embora antes do acidente.
ifr online

Acidente com cadeirante em embarque aéreo gera indenização



O Juizado Especial Central da Comarca de Macapá condenou a TAM Linhas Aéreas S/A a indenizar, em R$ 18 mil, uma cadeirante que sofreu acidente
quando tentava embarcar em uma aeronave da empresa, no aeroporto internacional de Belém.

A autora ajuizou a ação no Juizado Especial Central requerendo a indenização por danos morais por não haver recebido atendimento adequado da companhia aérea, no dia da ocorrência do fato, apesar de ser portadora de tetraplegia que a obriga a utilizar cadeira de rodas específica de sua patologia.

A cadeirante informou que, por falta de empregados da TAM que pudessem conduzi-la adequadamente até o avião, pediu ao marido que a levasse, não sendo autorizada pelos funcionários na hora do embarque. Entretanto, segundo informou, durante o trajeto até o avião, foi derrubada e teve sua cadeira de rodas quebrada.

A solução imediata seria a substituição da cadeira por outra adequada a fim atender as debilidades físicas da passageira. Contudo, pela falta do equipamento, teve que ficar em Belém até o dia seguinte, sem assistência devida, somente retornando a Macapá, no dia seguinte, em avião de outra companhia aérea.

Ao analisar, os julgadores entenderam que os funcionário da TAM, mesmo sabendo das limitações da mulher, agiram com intransigência em não permitir que o marido a acompanhasse na locomoção até a aeronave. Na formulação do juízo, foram destacados dois fatores fundamentais para a falha da empresa: “a falta de experiência na condução da cadeira de rodas pelo funcionário da companhia, tendo em vista as sérias limitações autorais, e a pressa para o embarque, considerando que se tratava da última passageira, pelo que deveria ser a primeira”, afirmou na sentença.

Na decisão, ficou destacado que a falha na prestação dos serviços causaram constrangimento à cadeirante perante os demais passageiros, sem contar com os demais riscos provenientes da situação. Dessa forma, foi acolhido o pedido de indenização e decidiu que a empresa aérea deve ressarcir financeiramente pelos danos que causou a sua cliente.


Assessoria de Comunicação Social do TJAP

corrêa Neto

"A dor sempre volta", diz parente de comandante do voo 1907 da Gol


Um “moço cheio de vida”, 44 anos, "muito firme, amoroso e dedicado" e que assumiu a responsabilidade sobre a mãe depois que ela ficou viúva. E que tinha projetos para trabalhar no exterior - ele que havia dado aulas em um curso de pilotagem justamente para o presidente da Gol, o empresário Constantino Junior, e que deixou um filho de nove anos “louco por aviação”.

A descrição é a do comandante do voo 1907 da Gol, Décio Chaves Junior (foto à direita), uma das vítimas do acidente aéreo que matou as 154 pessoas a bordo há exatos cinco anos, feita pela tia dele, a dona de casa Leni Chaves Mendonça, de Uberlândia (MG).

Chaves Junior morava em Brasília com a mulher e o filho e era considerado um piloto experiente em suas mais de 40 mil horas de voo.

Leni conta que o sentimento da família não mudou sobre o caso, mesmo passados já cinco anos. “A dor sempre volta. Toda vez que alguém toca no assunto, doi muito - é uma vida que foi podada, né?”

Se os familiares acreditam em uma decisão judicial capaz de amenizar o sofrimento de cada um? A dona de casa é crítica e pouco otimista quanto a essa possibilidade.

“Acredito que houve muito descaso, muita falta de autoridade do Brasil de prender esses pilotos. Eles foram embora e ainda foram recebidos como heróis? Puxa, isso revolta. Como heróis matam 154 pessoas?”, indaga, referindo-se aos pilotos Jan Paul Paladino e Joseph Lepore, do jato Legacy que atingiu o Boeing do voo comandado pelo sobrinho.

“E acho mesmo que não vai acontecer nada com eles, não - se no auge daquela tristeza não aconteceu, não tenho muita esperança de que depois de tantos anos vai ter uma reversão. Mas Deus sabe o que faz, acredito nessa Justiça”, finaliza.

A reportagem do UOL Notícias conversou com a viúva do comandante do voo 1907, que ainda mora em Brasília com o filho, mas ela alegou que, por tratamento médico, preferia não comentar o assunto.
desástres aéreos

Ex-funcionários da companhia aérea Pan Am se reúnem 20 anos depois


Ex-funcionários da Pan Am, que foi a companhia aérea mais importante dos Estados Unidos por seis décadas, se reunirão em Miami em data que coincide com os 20 anos do desaparecimento da empresa, cuja imagem desfruta de uma atenção sem precedentes na cultura pop retrô.

'Esperamos mais de 600 pessoas, entre ex-funcionários, familiares, amigos e amantes da aviação', afirmou nesta quinta-feira à Agência Efe Harry Frahm, coordenador da reunião.

O primeiro voo da Pan American World Airways foi em outubro de 1927 para transportar correio entre Key West (Flórida) e Havana.


Agora, 84 anos depois, antigos trabalhadores da companhia aérea que foi considerada a mais glamourosa do mundo em décadas, se reúnem do dia 20 a 23 de outubro em Miami, cidade onde foi criada e teve sua sede durante muitos anos.

'Fomos uma família muito especial que deixou um legado sem igual no mundo da aviação', lembrou Vito Cutrone, ex-piloto e atual presidente da Academia Internacional de Voo Pan Am, a única divisão que sobrevive da empresa que agora é ícone cultural do século XX.

'Costumavam nos tratar como se fôssemos embaixadores dos EUA, tal era o respeito que a companhia ganhou no mundo todo', afirmou Cutrone, na mesma linha em que opinam outros colegas, como Carmen Von Lippke: 'Todos queriam trabalhar ali, quando consegui o emprego minha família não conseguia acreditar'.

Em declarações à Efe, esta instrutora e ex-responsável pela segurança defendeu que prova do 'carinho e admiração por esta empresa é que 20 anos após seu fechamento ainda há milhares de pessoas pelo mundo que se interessam em saber sua história'.

Certamente, tudo relacionado à Pan Am está despertando um interesse renovado nos EUA, devido em grande parte à recente estreia de uma ambiciosa série de televisão do canal 'ABC'. Quase 11 milhões de pessoas viram o primeiro capítulo.

'No domingo reunimos 140 ex-empregados para ver a estreia e relembrar aqueles velhos tempos', destacou Carmen, acrescentando que as aeromoças, que apareceram vestidas com seus antigos uniformes, tinham conhecimentos de 'idiomas e enfermaria, além de boa presença e educação'.

Além disso, acabam de finalizar em Broadway 'Catch Me If You Can' ('Prenda-me se for Capaz'), musical inspirado em filme de mesmo nome e que narra a história real do trapaceiro Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio), que se fez passar por piloto da Pan Am.

Seja pelo que for, a imagem da companhia aérea ganhou destaque na cultura pop retrô, entregue à elegância dos anos 1950 e 1960 nos EUA, que está na moda graças em parte a séries como 'Mad Men' e 'The Hour', onde nunca falta homens fumando e bebendo sem pudor.

'Seria lindo recuperar algo daquela época, o respeito mútuo e a figura da mulher muito elegante e chique, que gostava de brilhar elegante, fina e feminina, cultivar a sutileza. As meninas da Pan Am eram um exemplo', frisou Carmen.

Os participantes da reunião de outubro visitarão as instalações da academia de voo, que possui uma loja de lembranças onde trabalham ex-funcionários da companhia aérea. A imagem da Pan Am ainda evoca com nostalgia o glamour de uma época na qual viajar em avião era um luxo ao alcance de poucos.

Além disso, será realizada uma festa no hangar onde eram alojados os míticos 'clippers' (nome dos aviões) da Pan Am, no início da aviação moderna, quando para voar as pessoas colocavam suas melhores roupas.

A Pan Am foi a primeira companhia aérea a circular o planeta, em 1942, e chegou a contar com uma cota de 75% do setor aéreo quando ele ainda estava dando os primeiros passos, conectando 160 países, mas declarou falência em 1991.
desástres aéreos

Tam é condenada a pagar danos morais por overbooking


Por unanimidade de votos, os membros da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia mantiveram a sentença que condenou a Tam Linhas Aéreas S/A ao pagamento de 10 mil reais a título de indenização por danos morais, causados a um passageiro. O acórdão (decisão do colegiado) foi publicado no Diário da Justiça desta sexta-feira, 30 de setembro de 2011. A Tam foi condenada, em 1º grau, pelo juiz de direito Carlos Roberto Rosa Burck, da comarca de Presidente Médici (RO), por ter causado overbooking no voo JJ-3588. Segundo consta nos autos, no dia 4 de dezembro de 2010, o passageiro (autor da ação) fez ocheck in e embarcou na aeronave. O vôo o levaria de São Paulo a Brasília. Porém, a viagem não ocorreu naquele momento, pois a comissária convocou todos os passageiros com destino a Porto Velho para desembarcarem e viajarem num outro horário disponível. Segundo o passageiro, o motivo do desembarque ocorreu pela preferência dada pela empresa-ré à delegação do time do Corinthians, cujas passagens foram adquiridas no próprio dia do embarque. Ainda segundo ele, outras pessoas também tiveram que descer do avião, passando humilhação e constrangimento. Inconformada, a Tam Linhas Aéreas S/A recorreu ao Tribunal de Justiça, 2º grau, sustentando que a ocorrência de overbooking não configura ato ilícito ou abusivo. Disse ainda que o passageiro não demonstrou ter sofrido situação vexatória ou humilhante e que tudo não passou de mero dissabor, razão pela qual não teria obrigação de indenizar. Alegou também que a indenização fixada pelo magistrado foi abusiva, pois deixou de observar os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade. Para o relator, desembargador Péricles Moreira Chagas, é salutar afirmar que no direito brasileiro qualquer dano causado a alguém, seja este material ou imaterial, deve ser indenizado. "É assim que manda o nosso ordenamento jurídico, quer na expressa norma do art. 186 do Código Civil, quer nas legislações especiais. À luz da Constituição, o dano moral é nada mais do que a violação do direito à dignidade". Ainda de acordo com o desembargador, o fato do passageiro ter entrado no avião e depois ter sido convidado a se retirar, mesmo tendo feito o check in, caracteriza a prática de ato abusivo. "Em relação ao valor da indenização, deve-se observar que este não compensa os danos sofridos, os quais são intangíveis, entretanto tem por finalidade abrandar os sofrimentos causados".

Apelação n. 0002660-14.2010.8.22.0006

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ECORODOVIAS E ALEMÃ FRAPORT FAZEM PARCERIA PARA DISPUTAR AEROPORTOS

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«A EcoRodovias e a alemã Frankfurt Airport Services Worldwide (Fraport AG) firmaram um Memorando de Entendimentos para, em conjunto, desenvolver estudos e participar do programa de licitação de aeroportos, sob o modelo de concessão.
As empresas formarão um consórcio para participar do processo de licitação dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) anunciados pelo governo federal, com o objetivo de modernizar, expandir e operar os aeroportos concessionados.

A Fraport AG da Alemanha está entre os líderes mundiais na operação e administração de aeroportos. Além do aeroporto de Frankfurt – um dos dez maiores do mundo em tráfego de passageiros e cargas e um importante hubno sistema de transporte aéreo global – a Fraport administra 13 aeroportos na Europa, Ásia e Américas.

A EcoRodovias é uma das maiores empresas de infraestrutura logística integrada do Brasil. Controla cinco concessões rodoviárias localizadas estrategicamente nos principais corredores de turismo, exportação, importação e circulação de bens de consumo para o mercado interno nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. No setor de logística, tem 17 plataformas operacionais.»

pista 73

Anac: cada aeroporto será de um único dono




O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, explicou hoje, que um mesmo consórcio poderá participar dos leilões dos três aeroportos (São Paulo, Brasília e Campinas) que serão concedidos pelo governo à iniciativa privada. Apesar disso, um mesmo grupo não poderá ficar à frente de mais de um aeroporto. "Cada aeroporto deve ser de um dono diferente, ainda que possam concorrer a todos", afirmou Guaranys.

De acordo com o diretor-presidente, a intenção do governo com essa cláusula é garantir a competitividade do setor. "Queremos que mais pessoas utilizem transporte aéreo", disse. O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, salientou que a situação da concessão é nova para todos. "Tem tudo para dar certo. Vai dar certo, vocês podem ter certeza absoluta", disse ele.

diário grande abc

Museu TAM expõe materiais inéditos sobre Santos Dumont


1930 - Imprensa francesa. Santos Dumont ao lado de um cão de corrida

Instituição recebe a maior exposição de um acervo privado já feita sobre o aviador.

São Paulo – O Museu TAM, em São Carlos (SP), oferecerá a seus visitantes uma atração especial e gratuita durante todo o mês de outubro: a exposição Santos Dumont, do curador Fábio Farah, que mostrará materiais inéditos sobre o aviador.

Esta será a maior exposição de um acervo privado já feita sobre Alberto Santos Dumont, com mais de 50 itens, entre postais manuscritos, fotografias, revistas, livros e catálogos com dedicatórias, além de objetos pessoais. As relíquias recepcionarão os visitantes do museu, pois foram colocadas na área da bilheteria.

O Museu TAM é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. A coleção, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, são mais de 70 aviões em exposição.

Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador. O museu (Rodovia SP 318, km 249) tem ainda um auditório utilizado para palestras, conferências e eventos culturais.

fator Brasil

Avião cai e mata quatro pessoas no interior de São Paulo

Um avião de pequeno porte, modelo Bonanza, caiu e explodiu por volta das 21h30 de sábado, em uma fazenda de Marabá Paulista, no extremo oeste do Estado de São Paulo.

Foto: AE

Um avião de pequeno porte, modelo Bonanza, caiu e explodiu por volta das 21h30 de sábado

As quatro pessoas que estavam a bordo morreram no acidente. As vítimas são o empresário Ângelo Rafaeli D'Alia, de 51 anos, Sylvia Katherini Torreta, de 23 anos, Bruna D'Alia, de 19 anos, e uma menina que teria 10 anos.

O avião decolou de Ponta Porã (MS) e ia para o Tocantins, com escala em Campinas, interior do Estado. O piloto, que seria Ângelo, teria mudado a rota e tentado pousar no aeroporto de Presidente Prudente. No momento, chovia muito. Após a queda da aeronave, moradores ouviram a explosão e chamaram a Polícia Militar.

Os corpos foram removidos do local durante esta madrugada. Técnicos do Departamento de Aviação Civil (DAC) chegaram ao local pela manhã e iniciaram a perícia para investigar as causas do acidente.

ig


Avião com 45 a bordo faz pouso de emergência no Sudão

Trem de pouso emperrou, segundo a autoridade local de aviação civil.
Não houve mortos ou feridos graves no incidente na capital, Cartum.


Espuma é derramada sobre a pista após pouso de emergência feito por avião Fokker 50 da Sudan Airways neste domingo (2) no aeroporto da capital, Cartum (Foto: AFP)Espuma é derramada sobre a pista após pouso de emergência feito por avião Fokker 50 da Sudan Airways neste domingo (2) no aeroporto da capital, Cartum (Foto: AFP)
O avião, com 45 pessoas a bordo, fez um pouso forçado após o trem de pouso ter emperrado, segundo um porta-voz da agência local de aviação civil. Não houve mortos ou feridos graves (Foto: AFP)O avião, com 45 pessoas a bordo, fez um pouso forçado após o trem de pouso ter emperrado, segundo um porta-voz da agência local de aviação civil. Não houve mortos ou feridos graves (Foto: AFP)g1

Piloto morre durante festival de acrobacias em Curitiba

Piloto morre durante festival de acrobacias em Curitiba

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Um piloto morreu na tarde deste sábado (01) durante uma apresentação de acrobacias aéreas no Aeroclube do Paraná, no bairro Bacacheri, em Curitiba. O avião em que o piloto estava caiu por volta das 14h30. A vítima morreu na hora. O Corpo de Bombeiros foi acionado, e a área onde aconteceu o acidente, isolada. As causas do acidente serão investigadas.

uol