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terça-feira, 29 de setembro de 2009

Air Berlin - Ampliando serviços



A Air Berlin, segunda maior companhia aérea da Alemanha, está acrescentando mais 10 novos destinos, 54 vôos non-stop e ainda mais os vôos de conexão para sua rede de rotas.
ATN

JAL amplia transporte gratuito para apoiar esforços de assistência nas Filipinas


A Japan Airlines (JAL) estende suas condolências às pessoas afetadas pelo tufão Ketsana que atingiu as Filipinas.

A JALProporcionará o transporte de mercadorias de socorro e ajuda pessoal com destino a Manila, a pedido de quaisquer organizações públicas sem fins lucrativos , atuará com a Cruz Vermelha Japonesa e outras organizações de ajuda japonesa a partir de 1º outubro até 21 de outubro de 2009.

ATN

ATR anuncia mudanças na Organização Asiática



A fim de reforçar a sua presença e de seus serviços aos seus clientes no crescente mercado da Ásia e do Pacífico, a ATR está implementando mudanças no atendimento ao cliente e de organização comercial, que será efetiva em 1º de outubro.

O novo presidente da organização de suporte ao cliente ATR (ATR Suporte Oriental) em Cingapura é Laurent Nègre, que recentemente foi Diretor de Vendas responsável pelas vendas na Austrália, Nova Zelândia e na região Sul do Pacífico.

A ATR também está estabelecendo um escritório comercial em Cingapura que terá a responsabilidade geral de vendas de aeronaves ATR na ASEAN, Austrália, Nova Zelândia e no Sul do Pacífico.

ATN

Simulador da Azul estará totalmente montado em duas semanas



Em duas ou três semanas, o simulador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras já deve estar totalmente montado e pronto para entrar na fase de testes. Com isso, a companhia será a única no Brasil a possuir simulador próprio.

A certificação do equipamento deve sair em dezembro, quando o equipamento começará a ser usado para treinar os mais de 150 pilotos da Azul e de outras empresas que utilizam as aeronaves Embraer 190 e Embraer 195.


O equipamento modelo Level D FFS, fabricado nos Estados Unidos, custa 11 milhões de dólares e deve atender as necessidades da Azul plenamente até 2012, quando será necessário adquirir mais um. Para instalar o simulador, uma reforma foi feita em um dos antigos estúdios de Azulville, a sede da companhia aérea em Alphaville, Barueri. O espaço foi ocupado por uma produtora anteriormente.

“Optamos por ter um simulador próprio porque estamos crescendo em um ritmo muito acelerado, já temos 150 pilotos e até o fim do ano outros 24 vão integrar a equipe, pois teremos duas novas aeronaves em operação”, disse John Daly, diretor da Universidade Azul, responsável pelo treinamento e capacitação de todos os tripulantes. A companhia fechará o ano com 14 aeronaves.

Segundo ele, o fato de o simulador ficar em Azulville reduz os gastos com treinamentos, hoje feitos nos Estados Unidos, economiza tempo e ainda garante mais flexibilidade e qualidade. “Com o feedback da área de operações, podemos treinar situações específicas, de acordo com a necessidade da Azul”, disse Daly. Outra vantagem é poder realizar os treinamentos no simulador sempre com instrução em português.
Não apenas os pilotos serão treinados no simulador, mas o equipamento também vai atender parte da necessidade de treinamento do time de manutenção e de comissários de voo.

Jornal de Turismo

Taxa voluntária sobre os bilhetes de avião para combater o HIV e Sida e outras doenças será aplicada em todo mundo




Com o propósito de financiar o tratamento da Aids, da Malária e da Tuberculose, o mundo inteiro vai passar a aplicar uma taxa facultativa sobre os bilhetes de avião, a partir de Janeiro próximo.

Cada viajante poderá contribuir, voluntariamente, com dois dólares norte-americanos para apoiar a mobilização de fundos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que nos últimos três anos já mobilizou um bilião e 200 milhões de dólares para este programa, denominado por UNITAID.

Os fundos engendrados por este esforço mundial, designado “Massive Good” (fazer o bem em grande escala), serão revertidos à Fundação do Milénio que contribui para a mobilização de fundos pela ONU.

Esta informação foi veiculada pelo Grupo de Trabalho sobre o financiamento inovador dos sistemas de saúde à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque.

“A crise que o mundo atravessa atualmente não pode levar–nos a esquecer as desigualdades evidentes, nomeadamente no acesso à saúde, entre os ricos e os pobres”, declarou o presidente da Fundação do Milénio, e vice-secretário-geral e conselheiro especial junto da ONU sobre os financiamentos inovadores para o desenvolvimento, Phillipe Douste-Blazy.

Conduzido pelo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, o programa UNITAID pode arrecadar um bilião de dólares americanos de financiamento complementar para a saúde no mundo durante os seus quatro primeiros anos de atividades.

Segundo um relatório da ONU publicado na semana passada, o Grupo dos Oito Países mais Industrializados (G-8) já contribuiu com 35 biliões de dólares americanos, além dos seus compromissos assumidos em 2005, mas faltam 20 biliões de dólares americanos dos fundos prometidos para ajudar a África.

Durante a Conferência Sobre a Protecção das Mães e Crianças contra o HIV e Sida, na semana passada, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que mais de quatro milhões de pessoas nos países em desenvolvimento recebem um tratamento contra a Sida.
Aproximadamente 145 mil pessoas recebem Terapia Antiretroviral em Moçambique.

CRIAS NOTÍCIAS/Panapress – 28.09.2009

Avião comprado pela TAM permite utilização de celular e laptop


Um avião comprado pela TAM, que deve ser entregue para operação até o final do ano, vai permitir a utilização pelos passageiros de telefones celulares e computadores portáteis (laptops).

Trata-se do avião A320 com ampla capacidade de conectividade, permitindo o uso seguro de equipamentos tecnológicos de comunicação, sem colocar em risco a aeronave. É a modernidade chegando aos aviões comerciais.....

- mas antes que eu esqueça, vai acabar o sossego de quem aproveita a viagem de avião para tirar uma soneca. E tem ainda aqueles que adoram falar de acidentes quando viajam de avião.

Blog do Gélcio cunha

Um milhão de bilhetes a cinco euros na Ryanair até quinta-feira

A companhia aérea de baixo custo Ryanair lançou mais uma campanha de tarifas reduzidas, disponibilizando um milhão de bilhetes a cinco euros, incluindo taxas e encargos, para viagens em Outubro e Novembro. Os bilhetes, válidos em mais de 500 rotas europeias, estão disponíveis para reserva no site www.ryanair.com, desde a meia-noite de ontem e até às 24h00 da próxima quinta-feira, dia 1 de Outubro.



Os passageiros que paguem com Visa Electron, viajem apenas com bagagem de mão e não optem pelo embarque prioritário, pagam apenas os cinco euros relativos ao preço do bilhete, uma vez que as tarifas incluem já taxas e suplementos, informou a Ryanair em nota de imprensa.
Turisver

Base Aérea de Natal restaura avião usado na 2ª Guerra

Já está no seu pedestal o histórico B-26 “Invader”. Após um trabalho de restauração, realizado por uma equipe do Grupo de Serviços de Manutenção da Base Aérea de Natal (GSM da BANT), o Douglas B-26 “Invader” 5156 foi colocado em sua plataforma na semana passada, próximo ao terminal de carga do Correio Aéreo Nacional.



O trabalho de restauração começou em julho de 2007, em paralelo à recuperação do famoso B-25 “Mitchell, e envolveu diversas seções do GSM: Estruturas, Pintura, Metalurgia e Hidráulica. Vários foram os óbices encontrados. O principal deles foi o problema dos pneus, pois os que chegaram dos Estados Unidos, os originais, vieram com o diâmetro interno maior que o diâmetro do cubo de roda, o que inviabilizou a sua instalação.

Enquanto a aeronave aguardava uma solução, as Seções de Metalurgia, Estrutura e Pintura trabalharam na restauração da fuselagem, pois além de algumas chapas, havia muitas longarinas destruídas pela corrosão. 90% das janelas de acrílico precisaram ser substituídas, pois as existentes já estavam totalmente opacas. Para corrigir as falhas causadas pela corrosão, foi realizada a aplicação de massa em grande parte da fuselagem. Após esse serviço, começou a pintura, onde se procurou seguir os padrões das cores originais.

Enquanto parte da equipe cuidava da fuselagem, a Seção de Hidráulica buscava alternativas para a instalação dos pneus. Entre as alternativas foi tentada a instalação de pneus do C-130, porém sem sucesso. Por fim, testaram um pneu desinstalado do caminhão dos bombeiros e, para surpresa de todos, deu certo. Assim foi providenciado um outro pneu do mesmo modelo e instalado no outro cubo de rodas que ficou sendo observado até o dia seguinte, para saber se suportaria o peso da aeronave.

A recuperação não está totalmente finalizada. Há a necessidade de substituição dos pneus de caminhão pelos pneus aeronáuticos. Para isso, o GSM irá providenciar uma adaptação no cubo de roda para adequação ao diâmetro do pneu.
O Douglas B-26 “Invader” hoje repousa ao lado do famoso North American B-25 J “Mitchell”, que foi colocado em sua plataforma no dia 4 de agosto do ano passado. A data da inauguração do B-26 e do B-25 será marcada em breve.

No minuto.com

Sobre O Douglas B-26 “Invader”



O Douglas B-26 “Invader” simboliza a própria história da BANT. Essa aeronave operou em Natal de 1957 até 1970, pelo 5º Grupo de Aviação, de acordo com o livro “História da Base Aérea de Natal”, de autoria de Fernando Hippólyto da Costa (Coronel-Aviador R/R).

Gerações de oficiais pilotaram esse notável avião, como aeronave de instrução serviu para formar diversas turmas de pilotos de bombardeio. Na Guerra, em 1944, esse avião foi largamente empregado para missões de ataque e bombardeio rasante, como avião operacional.
O B-26 era armado com seis metralhadoras fixas, calibre ponto 50, no nariz, mas as combinações de armamentos eram as mais diversas possíveis, pois também podia receber foguetes, bombas napalm, bombas de emprego geral, canhões e até torpedos.


Em 1961, essas aeronaves foram recolhidas para o Parque de Aeronáutica de Recife para fins de revisão geral, e depois retornaram para o 5º GAV. Três anos depois, o B-26 deixou de ser uma aeronave de instrução para ser convertido em avião operacional.
Em 1967, foram enviados para a fábrica nos Estados Unidos para serviços especializados de manutenção. A primeira esquadrilha retornou em 7 de setembro de 1968. Posteriormente, foram transferidos para a Base Aérea de Recife e algum tempo depois desativados.

No Minuto.com

Jornada excessiva provocou acidente

Cenipa descarta falha mecânica e conclui que grupo de militares de MT já havia estourado carga diária e que mau tempo também prejudicou

GERALDO TAVARES/DC
Relatório foi apresentado ontem à imprensa, 4 anos após tragédia na Serra de São Vicente, e analisado por militares de Mato Grosso

O relatório final sobre a investigação da queda de um helicóptero da PM, em 2005, aponta carga excessiva de trabalho e falta de informações atualizadas sobre as condições do tempo como as possíveis causas da tragédia, que matou três policiais militares. O estudo é do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, e foi divulgado ontem.

O Águia Uno caiu no início da noite do dia 4 de abril de 2005, próximo da Serra de São Vicente, a cerca de 80 quilômetros de Cuiabá, quando seguia numa missão de resgate a vítimas de acidentes de trânsito na BR-364.

A queda da aeronave matou o co-piloto tenente Rodrigo Ribeiro, 25 anos, o cabo Joel Pereira Machado, 29 anos, e o soldado Júlio Márcio de Jesus, 31 anos. O piloto, capitão Henrique Corrêa da Silva Santos, 27 anos, ficou gravemente ferido. De acordo com o documento divulgado pelo Cenipa, no momento em que o helicóptero decolou para a missão, a tripulação já havia cumprido uma jornada de 11h10 minutos de trabalho.

Pela lei 7.183, artigos 20 e 21, a duração máxima deveria ser de 11 horas para tripulações simples, conforme destaca trecho do relatório assinado pelo brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa, certificado pelo tenente brigadeiro Paulo Roberto Rohrig Britto, chefe do Estado Maior da divisão da Aeronáutica.

O laudo traz análises de vários aspectos operacionais do acidente. Um item aponta claramente a informação de que “a jornada de trabalho adotada pelo GRAER (Grupamento de Resgate Aéreo - nome da divisão de resgate da PM-MT na época do acidente), além do previsto pela lei, pode ter proporcionado fadiga no piloto, afetando a sua capacidade de julgamento”.

Também conclui que as condições meteorológicas adversas contribuíram para a queda. “As condições meteorológicas no local do acidente eram de visibilidade restrita e teto baixo (cerca de 100ft – pés) e ao prosseguir o vôo em tais condições os pilotos encontraram séria encontram sérias dificuldades e acabaram descendo abaixo da altitude mínima de segurança de 200 pés, expondo-se ao risco”.

Apesar do tempo ruim na região no horário do acidente, a equipe do Águia Uno da PM-MT não observou as condições climáticas no momento de sair em missão. Deixou o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, onde fica o hangar do grupamento aéreo, levando dados obtidos nas primeiras horas da manhã, às 8h.

As investigações da Aeronáutica concluíram que houve indisciplina de vôo, ou seja, comportamento contrário às recomendações. “O piloto contrariou a IMA 100-4 (instrução da Aeronáutica) ocasionando elevada condição de risco à tripulação e ao equipamento de forma desproporcional aos benefícios que poderiam advir do cumprimento da missão, não se verificando, portanto, a incidência de motivo que justificasse o descumprimento da referida norma”. O fato material, conforme o relatório, não contribuiu para a ocorrência. Isso significa dizer que o helicóptero não apresentava nenhum problema.

O Cenipa recomendou medidas de segurança operacional e corretiva ao comando do Grupamento Aéreo da PM-MT. Fazem parte da lista a realização de curso de reciclagem anual, planejamento adequado das missões, além de cursos e estágios na Aeronáutica.

Os três policiais, como é de praxe na organização militar, foram promovidos pós-morte. Rodrigo foi levado ao posto de capitão, Joel Machado passou a ser denominado sargento e Jesus passou à condição de cabo.
Diário de Cuiabá

TUI Travel reduz encomenda de Dreamliners de 23 para 13 aviões


A TUI Travel anunciou hoje que chegou a um acordo com a Boeing para reduzir de 23 para 13 da encomenda do Boeing 787 Dreamliner, que continua a classificar como o “avião ideal” para ligações de longo curso.

O operador indicou que em simultâneo aumentou em 13 o número de aviões com opção de compra, especificando que se trata de direitos de aquisição sem obrigação e que dessa forma “otimiza a flexibilidade” de gestão da capacidade de longo curso.
A TUI Travel também indica que prevê receber o primeiro Dreamliner em princípios de 2012 e destaca que o novo avião permite voar distâncias maiores que os aparelhos similares atuais e que o faz com maior eficiência em consumo de energia e maior conforto para os passageiros.
Presstur

TAM tem 146 vagas de trabalho

Quem tem vontade de trabalhar em uma companhia área tem 146 oportunidades na TAM. Isso foi o que a empresa divulgou através do seu Twitter na noite de domingo.

Os interessados podem conferir as vagas abertas clicando aqui.

Há vagas em diversos setores, incluindo engenheiro, analista de RH, agente de aeroporto e estágio em diversas áreas.
Desástres Aéreos

JATO EMBRAER 190 RECEBE CERTIFICAÇÃO ISA+39ºC


A Embraer recebeu no terceiro trimestre de
2009 a certificação ISA+39ºC para o jato
comercial EMBRAER 190 da Agência
Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da
Federal Aviation Administration (FAA),
autoridades aeronáuticas do Brasil e dos
Estados Unidos.


Dessa forma, o avião poderá
operar sem restrições em aeroportos localizados
em regiões muito quentes, a temperaturas de até
54ºC (129ºF) ao nível do mar.

“A certificação em condições ISA+39ºC é mais um passo no processo de aprimoramento da
aeronave e uma melhoria que auxiliará muitos dos nossos clientes”, diz Luciano Castro,
Diretor de Programas da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Este item opcional
amplia o escopo operacional do jato EMBRAER 190 em regiões de altas temperaturas como
o Oriente Médio, África e região da Ásia e Pacífico.”

Essa homologação permitirá que a aeronave realize operações de pousos e decolagens em aeroportos localizados em regiões de altas temperaturas. Para clientes com base no Oriente Médio, continente africano e região da Ásia Pacífico, por exemplo, a melhoria representa a
possibilidade de operar novas rotas e aumentar a flexibilidades de horários de vôos, pois possibilitará a operação da aeronave em períodos do dia em que as temperaturas atingem valores extremamente elevados.

ANR

Jornalista que estava no jato Legacy é notificado sobre processo após um ano


O jornalista norte-americano Joe Sharkey, que estava no jato Legacy quando ocorreu o choque com o Boeing da Gol, em 29 de setembro de 2006, foi notificado, na semana passada, a apresentar a defesa em um processo de calúnia e difamação movido por Rosane Gutjhar, viúva de uma das 154 vítimas do acidente, que completa três anos nesta terça-feira (29). Segundo a Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 1907, após a notificação, Sharkey tem prazo legal para fazer suas alegações.

O processo foi aberto pelo advogado Dante Aquino, que representa a Rosane. Segundo a ação, o jornalista norte-americano teria influência na mídia e teria lançado uma campanha em seu blog na internet em prol dos pilotos do jato, Joe Lepore e Jan Paladino. O objetivo do jornalista, ainda de acordo com os advogados da viúva, seria o de comover a população dos EUA a impedir o retorno dos pilotos ao Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa da associação, o jornalista teria tentado driblar a entrega da notificação pelos oficiais de Justiça dos Estados Unidos. A ação foi protocolada em 26 de setembro de 2008, em Curitiba. O advogado de Rosane sugere como parâmetro para a indenização por danos extrapatrimoniais, valores que o jornalista seria condenado em seu próprio país.

G1

'Piloto herói' que pousou avião no Rio Hudson vai voltar a voar, diz empresa


A companhia aérea US Airways anunciou nesta segunda-feira (28) que o capitão Chesley “Sully” Sullenberger, o piloto herói que pousou um avião em segurança no Rio Hudson, em Nova York, em 15 de janeiro.

O piloto Chelsey B. Sullenberger

Além de voltar a voar, ele vai assumir funções na manutenção da segurança das aeronaves da empresa.

Doug Parker, CEO da empresa, afirmou que a US Airways está "orgulhosa" de poder novamente contar com os serviços de Sullenberger.

Sully disse que os meses desde o pouso de emergência foram "cheios" e que ele e sua família tiveram experiências inesquecíveis. No entando, ele disse estar com saudades dos colegas e de voar.

"Em meu novo papel, vou continuar sendo o mesmo defensor da segurança de voo que sempre fui durante várias décadas", disse ele, segundo a empresa.

A data do retorno de Sully ainda não foi definida.

Foto: AP
Avião que fez pouso de emergência no Rio Hudson, em Nova York, em 15 de janeiro. (Foto: AP)
G1

Tensão em avião na hora de pousar em Fortaleza


Susto em um vôo da Ocean Air, que vinha de Juazeiro do Norte para Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (28).

Na hora do pouso, o comandante identificou um problema nos flaps -equipamento que auxilia os freios da aeronave, e precisou arremeter.

Comandante não realiza pouso de emergência

Segundo a Infraero, depois de dar uma volta sobre a Capital cearense, o comandante comunicou à torre que pousaria e que não precisaria de autorização para um pouso de emergência.

A aeronave não precisou de manutenção e seguiu viagem para Brasília.

Última Hora

Avião que saiu de Porto Alegre suspende aterrissagem em Florianópolis


Mais uma aeronave ficou impedida temporariamente de aterrissar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, nesta segunda-feira. O voo, desta vez da Gol, teve que arremeter pois ventava muito no início da noite.

Esse foi o segundo avião que suspendeu o pouso em menos de 12 horas na cidade. O primeiro foi impedido de pousar de manhã porque havia um avião na pista se preparando para decolar.

O voo 1251 da Gol partiu de Porto Alegre (RS) às 18h30min desta segunda com destino a Florianópolis e São Paulo (SP). Mas a aterrissagem em Santa Catarina só ocorreu depois que o comandante suspendeu o procedimento e sobrevoou a cidade por mais 25 minutos.

O repórter fotográfico do Grupo RBS Ricardo Duarte estava no avião. Ele conta que assim que arremeteu, o comandante informou que não seria possível aterrissar por conta do vento forte. Em seguida, o pouso foi feito com dificuldade:

— Os passageiros, cerca de 60, ficaram todos em silêncio. O pouso foi bem complicado, estava muito escuro e o vento jogava o avião para o lado. A aeromoça até brincou comigo que o voo foi com emoção.

A aeronave seguiu para São Paulo, mas Duarte conta que alguns passageiros que desembarcariam lá desceram em Florianópolis por medo. Atendentes do aeroporto Hercílio Luz informaram que independente do ocorrido os voos desta noite e manhã desta terça-feira estão mantidos.
Jornal de Santa Catarina

EMBRAER É ELEITA A EMPRESA MAIS TRANSPARENTE EM 2009







Troféu transparência reconhece alta qualidade das demonstrações financeiras da Empresa


A Embraer recebeu na noite da última quinta-feira, 24 de setembro, o Troféu Transparência 2009, concedido pelo 13º Prêmio Anefac –
Fipecafi – Serasa Experian. A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo e é um reconhecimento às melhores demonstrações financeiras publicadas no Brasil em 2008.

“Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho criterioso e de qualidade realizado por uma
equipe tecnicamente capacitada e comprometida com a transparência e a ética profissional”,
disse Luiz Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo Financeiro e de Relações com
Investidores da Embraer.

Criado em 1997, o Prêmio Anefac – Fipecafi – Serasa Experian tem por objetivo incentivar a
transparência corporativa no mercado, valorizando o fornecimento de informações claras e de
qualidade, por meio do Troféu Transparência. Mais do que um prêmio, a iniciativa é um
certificado de idoneidade das empresas vencedoras. Pelo 11º ano consecutivo, a Embraer é
uma das dez finalistas do Prêmio, tendo ocupado o topo da lista também em 2001.

Para chegar ao topo do ranking em 2009, as demonstrações financeiras da Embraer foram
analisadas por alunos dos cursos de mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade da
Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). De um
total de 472 companhias brasileiras participantes, apenas 77 atenderam aos critérios estabelecidos e as 20 melhores foram eleitas em três categorias: cinco empresas de capital fechado; cinco empresas de capital aberto com faturamento de até R$ 4 bilhões; e dez empresas de capital aberto com faturamento acima de R$ 4 bilhões. Na fase final, uma comissão composta por quatro renomados profissionais da área contábil selecionou a melhor em cada uma das categorias, sendo a Embraer a vencedora do grupo grandes empresas de capital aberto.

A edição 2009 do Prêmio avaliou sete critérios: (1) Qualidade e grau das informações
contidas nas demonstrações e notas explicativas; (2) Transparência das informações
prestadas; (3) qualidade do relatório da administração e consistência com as informações
divulgadas; (4) aderência aos princípios contábeis; (5) ressalvas no parecer dos auditores
independentes, levando-se em conta suas naturezas; (6) apresentação da divulgação quanto a
layout, legibilidade, concisão, clareza, etc.; e (7) divulgação de aspectos relevantes não
exigidos legalmente mas importantes para o negócio, tais como Ebitda, valor econômico
agregado, balanço social, efeitos inflacionários, entre outros.

ANR

Embraer assina contrato de serviços com a Arkia Israeli Airlines


Programa Pool de Peças de Reposição apoiará 1º jato Embraer 195 da companhia aérea.

A Embraer assinou um contrato de cinco anos para o Programa Pool de Peças de Reposição com a Arkia Israeli Airlines. Este programa especial de suporte ao cliente oferece um controle de estoque otimizado, reduzindo o custo inicial de investimento em peças de reposição e infra-estrutura.

“Estamos muito satisfeitos em fornecer à Arkia nosso Programa Pool de Peças de Reposição, a melhor solução para garantir suporte ao E-Jet com 122 assentos operado pela companhia”, disse Leandro Laia, Diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer para Europa, África e Oriente Médio – Aviação Comercial.

O contrato cobre o jato Embraer 195 operado pela Arkia. A empresa recebeu este primeiro avião, que está completando 2.000 horas de vôo em operações comerciais, em dezembro de 2008.

Por meio desse programa, a Embraer fornece peças de reposição rapidamente, eliminando a necessidade de investimento em estoque por parte do cliente. O contrato de serviços é baseado em pagamentos de valores pré-definidos com base no número de horas de vôo estabelecido para a aeronave no programa. A Embraer assume a responsabilidade de manter um estoque de peças em seus centros de distribuição e de serviços, de modo que possam ser fornecidas aos operadores assim que forem solicitadas.

Fator Brasil

Presidente da TRIP participa de painel de debate durante o 6º World Low Cost Airlines Congress, em Barcelona

O presidente da TRIP Linhas Aéreas, José Mário Caprioli, representa o Brasil durante o 6º World Low Cost Airlines Congress, que acontece de 28 a 30 de Setembro, no Centro de Convenções Internacional de Barcelona, Espanha.

Caprioli, que será o único presidente de companhia aérea brasileira no evento, participa no dia 30 de setembro do painel “Consolidação, Inovação e Oportunidades: Fórum de Líderes das Américas”, realizado em parceria com executivos da Southwest Airlines e Ryanair.

O evento acontece anualmente e terá como palestrantes mais de 70 executivos das principais companhias aéreas de “low cost” de todo o mundo, com forte participação de empresas européias, norte-americanas, asiáticas e do oriente médio. O site com detalhes da conferência é http://www.lowcostairlinesworld.com.

Fator Brasil

ANA prepara entrada no mercado brasileiro


A ANA – Aeroportos de Portugal estuda oportunidades de crescimento na gestão de aeroportos no Brasil.

Além da prevista concessão a operadores privados de vários terminais geridos pela empresa pública Infraero, a empresa liderada por Guilhermino Rodrigues vai avaliar oportunidades de investimento no setor aeroportuário no Brasil que não estão englobadas neste ‘dossiê’.

Mercado e Eventos

Taca ligará Porto Alegre e Lima com voos diretos


A Taca Airlines anuncia que a partir de 3 de dezembro ligará as cidades de Porto Alegre, no Brasil, e Lima, no Peru, por meio de um voo direto oferecido três vezes por semana. De acordo com a Taca, não só os passageiros do Rio Grande do Sul serão beneficiados com essa nova operação, mas também os viajantes do Paraná, Santa Catarina e arredores.
Panrotas

Trip comemora um ano de sociedade com a Sky West



A Trip Linhas Aéreas está comemorando um ano de parceria com a companhia SkyWest Inc. (www.skywest.com/skywinc), maior empresa aérea regional do mundo e quarta no ranking global de frota, com mais de 450 aeronaves.

A empresa norte-americana detém 20% do capital social da
Trip e além do aporte financeiro, de acordo com a empresa brasileira, tem transferido know-how em áreas operacionais, tecnologia da informação, planejamento de rotas, manutenção e financiamentos na aquisição de aeronaves. A sociedade também trouxe, ainda segundo a Trip, ganhos de escala. Hoje a Trip atende 73 municípios brasileiros, conta com 27 aeronaves e ocupa a liderança da aviação regional na América do Sul.
Panrotas

BRASIL E MARROCOS RENOVAM ACORDO



O Brasil e o Reino do Marrocos atualizaram o acordo aéreo firmado por eles em 1975, de modo a adequá-lo à realidade atual da política aérea brasileira.
A reunião ocorreu no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de setembro, e confere maior flexibilidade às companhias aéreas brasileiras e marroquinas, num panorama que inclui desde pousos em pontos intermediários até a extensão as viagens além dos destinos. Permite também acordos tipo "code share" (código compartilhado) e começa a operar em 2010.
Aerobusiness

US Airways e dona da American Airlines concluem ofertas de ações



A AMR Corp, controladora da American Airlines, informou nesta segunda-feira que sua oferta de ações gerou US$ 400 milhões, ao passo que a US Airways arrecadou US$ 137,3 milhões líquidos (após taxas e custos) em recursos com a venda de ações.

A American Airlines emitiu mais de 48 milhões de ações ordinárias, enquanto a oferta da US Airways foi de 29 milhões de ações, também ordinárias.

O dinheiro obtido com as ofertas será para uso geral corporativo, afirmou a US Airways. O banco Citigroup, que coordenou a emissão da US Airways, exerceu sua opção sobre distribuição para comprar outras 2,7 milhões de ações.

Algumas empresas aéreas norte-americanas têm emitido ações, títulos de dívida, ou ambos, nas últimas semanas, para fortalecer suas condições de liquidez. As medidas têm ajudado a afastar preocupações de investidores com a possibilidade de falências entre as aéreas, pelo menos no curto prazo.

A conclusão de ambas as ofertas foi anunciada após o fechamento dos mercado nesta segunda-feira. As ações da US Airways caíram US$ 0,02, para US$ 4,94, na bolsa de Nova York. As ações da American Airlines também caíram US$ 0,02, fechando a sessão aos US$ 8.
Webtranspo

E a verdadeira preferência da FAB seria…


Hornets

… pelo Super Hornet, por causa do fator logístico

Enquanto as atenções se voltam para o Rafale (preferência do Governo no FX-2) e o Gripen (preferência da Embraer), o Boeing F/A-18E/F Super Hornet corre por fora, sendo defendido por alguns setores dentro da FAB.

O argumento a favor do Super Hornet seria a logística, fator determinante para a disponibilidade do Poder Aéreo. Sem uma boa logística (facilidade de manutenção e acesso a peças de reposição), os aviões não voam, a manutenção fica complicada e cara.

Nesse ponto, a FAB tem longa tradição e experiência com os equipamentos de origem americana e com sua logística, desde a Segunda Guerra Mundial.

As principais aeronaves da FAB sempre foram de origem americana e o Northrop F-5E Tiger II é o caça mais numeroso e com maior disponibilidade na Força.

No quesito logística, o Super Hornet deixa os outros dois finalistas comendo poeira. O F/A-18E/F é produzido em quantidades muito maiores e tem uma cadeia logística mais farta e confiável, com as facilidades inerentes ao FMS (Foreign Military Sales).

Dentro do conceito de aquisição “Hi-low”, no qual a FAB acabaria adquirindo dois caças no FX-2, a compra do Super Hornet poderia ser feita diretamente, como a Austrália está fazendo, e o Gripen NG BR poderia ser produzido no Brasil pela Embraer. A vantagem seria que os dois aviões usam o mesmo motor.

Lembrando a proposta da Boeing para a FAB:

superhornet-cut

  • Fornecimento de 28 F/A-18E Super Hornet e 8 F/A-18F Super Hornet, 72 F414-GE-400 motores instalados, peças de reposição e armas por US$ 7 bilhões.
  • 4 motores F414-GE-400 para reposição
  • 36 radares AN/APG-79
  • 36 canhões M61A2 20mm
  • 36 RWR AN/ALR-67(V)
  • 144 lançadores LAU-127
  • 44 Joint Helmet Mounted Cueing Systems (JHMCS)
  • 28 mísseis AIM-120C-7 AMRAAM
  • 28 AIM-9M SIDEWINDER
  • 60 GBU-31/32 Joint Direct Attack Munitions (JDAM)
  • 36 AGM-154 Joint Standoff Weapons (JSOW)
  • 10 AGM-88B HARM Missiles
  • 36 Pods AN/ASQ-228 (V2) Advanced Targeting Forward-Looking Infrared (ATFLIR)
  • 36 AN/ALQ-214 Radio Frequency Countermeasures.
  • 40 AN/ALE-47 Electronic Warfare Countermeasures Systems
  • 112 decoys rebocados AN/ALE-50

NOTA DO BLOG(Poder Aéreo): alguns dizem que a França faz pressão para que o Brasil compre o Rafale, dentro do escopo da Aliança Estratégica, que envolve a transferência de tecnologia para o casco do submarino nuclear brasileiro.

Mas lembramos que o Brasil já está pagando um preço altíssimo pela transferência da tecnologia de submarinos, pagando o “pedágio” de 4 submarinos convencionais “Scorpène”. Isso sem contar a compra dos helicópteros EC-725.

Ou seja, o Governo precisa pensar na possibilidade de desvincular o F-X2 da Aliança Estratégica e comprar os aviões que melhor se encaixam nos requisitos e realidade orçamentária da Força Aérea Brasileira e na preferência da Indústria Aeronáutica brasileira.

Blog do Poder Aéreo

Embraer quer vender 240 aviões neste ano

A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil contabiliza 17 companhias aéreas domésticas. Só os Airbus da TAM e da Gol levam 87 por cento dos passageiros e nenhuma delas é cliente da Embraer, única fabricante de aviões nacional, que para ganhar quota quer crescer junto das regionais, como a TRIP e Azul, esperando que prosperem.


O país supera os 200 aeroportos mas centra 80 por cento do tráfego em dez deles. Logo, os aeroprtos restantes não precisam de aparelhos grandes em viagens comerciais, o que pode ser potenciado pela Embraer. A Embraer quer vender 240 aviões este ano, incluindo no exterior, onde tem mais de 30 clientes, como Air Canada, JetBlue ou Air France.



poda de árvores no Aeroporto de Joinville está mandido.


Apesar da chuva desde o fim de semana, a previsão para concluir o trabalho de corte e poda de árvores no Aeroporto de Joinville está mandido.

As atividades só serão interrompidas em caso de chuva forte. O prazo inicial para concluir o serviço é de 20 dias. Os trabalhos iniciaram no dia 24, depois que companhias aéreas suspenderam as atividades no local por medida de segurança.

As árvores perto da pista, que alcançam entre 18 e 27 metros, deveriam ter no máximo dois metros, segundo norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Serão derrubadas árvores numa área verde de 117 mil metros quadrados, que equivale a 10 campos de futebol.
ZERO HORA

Anac divulga resultado provisório na perícia médica dos candidatos PNEs



Candidatos inscritos no concurso da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já podem checar o resultado provisório na perícia médica dos portadores de necessidades especiais, exceto para o cargo de técnico em regulação de aviação civil. O resultado pode ser conferido nas páginas 10 e 11, terceira seção, do Diário Oficial da União.

A seleção oferece 365 oportunidades para níveis médio e superior. O certame está sob a responsabilidade do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Os candidatos poderão interpor recurso contra o resultado provisório na perícia médica, nos dias 29 e 30 de setembro, das 9 às 16 h., por meio do site Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília , empresa responsável pela seleção.

Os recursos podem ser interpostos também nos locais em qual foram feitas as perícias. A perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência, exceto para o cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil, foi realizada nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Recife (PE), Rio De Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES), nos locais divulgados no edital.

O resultado final no concurso, exceto para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil, e a convocação para o Curso de Formação, para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil, serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no site da organizadora, na data provável de 9 de outubro.


Oportunidades

Do número total de vagas, 265 são destinadas a graduados, nas funções de especialista em regulação de aviação civil e de analista administrativo (que oferece chances para formados em tecnologia da informação ou em qualquer área de atuação). O restante das oportunidades é direcionada aos cargos de técnico em regulação (nas especialidades de mecânico de manutenção aeronáutica e piloto) e técnico administrativo.

De acordo com o edital de abertura do concurso público, a remuneração prevista é alta: varia de R$ 4.708,07 e R$ 9.552. Os candidatos aprovados em todas as etapas deverão atuar nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo e também no Distrito Federal.

Clique aqui para conferir o resultado provisório na perícia médica dos candidatos portadores de necessidades especiais.
CORREIO BRASILIENSE- CONCURSOS

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem combustível para aviação a partir de óleos vegetais



Bioquerosene é mais barato, menos poluente e com alto grau de pureza

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem combustível para aviação a partir de óleos vegetais

Uma equipe da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp desenvolveu tecnologia e depositou patente para o processo de produção de bioquerosene a partir de óleos vegetais. O produto poderá substituir com diversas vantagens o querosene usado como combustível de aviões.

Além de ser mais barata, essa alternativa energética é menos poluente, pois não é emissora de enxofre, de compostos nitrogenados, de hidrocarbonetos ou de materiais particulados. Depois da patente, o próximo passo é o estudo da produção em escala industrial. O grupo pretende repassar a tecnologia para empresas interessadas em produzir o bioquerosene.

O processo para a sua obtenção é composto de duas etapas. Na primeira, depois de extraído da planta e refinado, para a retirada de impurezas, o óleo vegetal é colocado em um reator, junto com o catalisador e uma quantidade pré- determinada de álcool, no caso etanol. A quantidade de etanol utilizada no processo foi otimizada por meio de extensivos estudos e é um ponto importante do processo. "O papel do catalisador é acelerar a reação química e fazer com que ela ocorra em uma temperatura mais baixa", explica o professor Rubens Maciel Filho. Além dele, fazem parte da equipe a professora Maria Regina Wolf Maciel e os pesquisadores César Benedito Batistella e Nívea de Lima da Silva.

O etanol foi o álcool escolhido pela equipe para o processo, por ter baixa massa molar e ser um reagente não-agressivo e renovável. Ele reage com o ácido graxo, dando origem ao bioquerosene. Além disso, o processo gera como subprodutos glicerina, água e o que sobra do etanol não consumido nas reações. Após a separação desses compostos indesejados, o óleo fica mais fino e com menor viscosidade.

A produção de um biocombustível a partir de óleos vegetais é conhecida. A inovação agora é sua qualidade específica e seu uso em produtos aeronáuticos dentro de padrões mais exigentes. Outra novidade do processo, nessa fase da tecnologia desenvolvida pela equipe da Unicamp, é o balanço preciso dasdiversas variáveis envolvidas nas reações químicas e também a purificação nas quais resultam o bioquerosene com as propriedades desejadas. "Para se obter alta conversão de óleo vegetal em bioquerosene e maximizar a produção no menor tempo possível é preciso saber as quantidades exatas a serem usadas de cada componente da reação e definir as condições apropriadas de operação", explica Maciel Filho. "É preciso dosar com precisão a proporção de óleo vegetal, álcool e catalisador, além da temperatura mais adequada", acrescenta.

A segunda etapa de produção, a mais importante, é a separação de todos os produtos da reação, ou seja, o isolamento do éster, do catalisador, da água e da glicerina. Aí está a grande inovação do processo de produção do bioquerosene desenvolvido pela equipe de Maciel Filho. O isolamento é feito em uma unidade de separação intensificada, em condições de temperatura e pressão que possibilitam a obtenção do bioquerosene de forma economicamente viável e que atende aos requisitos para o querosene de aviação estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Análises
Esse último ponto foi confirmado por análises realizadas na Unicamp e no Instituto de Pesquisa Tecnológicas de São Paulo (IPT). Na verdade, não existem, no Brasil, instituições que possam atestar se o produto obtido atende às especificações do querosene de aviação. "Contudo, os resultados das análises feitas na Unicamp e no IPT foram comparados com a Tabela de especificação do querosene de aviação da ANP", explicam os pesquisadores. "Ficou demonstrado que o bioquerosene possui características semelhantes às do querosene de aviação."

Embora haja uma série de pesquisas e diversos biocombustíveis sendo testados em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, a equipe não identificou processo/produto similar ao desenvolvido. Apesar de ser comentada a existência de experimentos e realizações de testes fazendo uso de bioquerosene, não foi identificada patente na literatura técnica que fizesse uso do mesmo processo, comenta Maciel Filho. "Também não foi encontrado no mercado produto identificado como bioquerosene".

Unicamp
MIDIACOM

TAP aumenta ligações a Dakar para dez voos semanais


A TAP anunciou ontem passa a ter dez voos por semana entre Lisboa e a capital senegalesa, Dakar, mais três do que anteriormente e mais um do que no “pico” do Verão, para o qual tinha anunciado que iria ter “dois voos semanais extra” entre 23 de Julho e 3 de Setembro, além das ligações diárias.
“A uma distância de apenas quatro horas de voo, em aviões Airbus A320, esta é uma excelente altura do ano para aproveitar e viajar para Dakar, tanto para férias de praia, como para visitar e conhecer a História e a natureza deste país africano”, diz a TAP no comunicado divulgado ontem a anunciar o reforço de ligações para Dakar
Presstur

White é “surpresa” nos voos Portugal – Espanha


A entrada da White para o Top10 do tráfego Portugal-Espanha é uma das surpresas este ano e mostra que a companhia charter portuguesa, do grupo OMNI, foi a líder deste segmento no Verão.
Segundo os dados da AENA, a White, que operou este ano para o operador Soltour dos aeroportos de Lisboa e do Porto para as ilhas espanholas, transportou um total de 36,6 mil passageiros, quando em 2008 não tinha voos, o que significa 2,04% do tráfego total até ao fim de Agosto.
Presstur

Sinais de recuperação do tráfego aéreo mundial

Pelo segundo mês consecutivo, as companhias aéreas aumentaram a sua capacidade face ao mesmo mês do ano passado. Sinais do que pode ser uma tendência de recuperação. O relatório mensal da OAG, que analisa dados como a capacidade instalada de companhias aéreas em todo o mundo, mostra que em Setembro o número de lugares disponibilizados no mercado subiu 1,4 % em termos homólogos, para perto de 297 milhões.

Indicando os constantes aumentos de eficácia das frotas, o número de voos programados para Setembro diminuiu 0,6 %, para 2,4 milhões. Este é o segundo mês consecutivo de crescimento na capacidade instalada das companhias aéreas, o que se torna mais significativo perante os onze meses anteriores de quebras sucessivas na oferta, em adaptação à queda na procura.
Apea

British Airways inaugura rota executiva


A British Airways inaugura hoje uma rota de voos
unicamente de classe executiva entre Londres e Nova Iorque, anunciou a companhia em comunicado.

Os voos serão feitos por um A318 entre o aeroporto de London City e de Nova Iorque JFK, com escala no aeroporto de Shannon, na Irlanda, na viagem em direcção aos EUA. Até 15 de Outubro, o novo serviço da British Airways dispõe de um voo diário, à excepção de sábado, quando o aeroporto londrino fecha, passando posteriormente a dois voos por dia, escreve o «Cinco Días».

O avião possui apenas 32 lugares convertíveis em camas e permite aos viajantes conectarem-se à internet durante a viagem através de computadores portáteis com cartão de dados GSM.

Elza Soares oferece recompensa a quem encontrar laptop roubado


A cantora Elza Soares oferece recompensa de R$ 5 mil a quem encontrar seu laptop roubado no Aeroporto de Congonhas, na última semana.

Segundo o "Jornal da Tarde", o computador tinha farto material musical.

O DOCUMENTO

Aeroporto Fiumicino: Terminal A será exclusivo Skyteam



O Terminal A do Aeroporto Fiumicino-Leonardo da Vinci, em Roma, será a partir de Novembro inteiramento dedicado à Alitalia/Air One e aos parceiros da aliança Skyteam.
Neste mês, foi inaugurado naquele terminal uma área de embarque exclusiva para passageiros que utilizam a ponte aérea Roma-Milão, diminuindo o tempo total de duração da viagem.
A mesma situação aconteceu no aeroporto de Linate, na rota inversa.
Outra novidade para os clientes da classe executiva será o serviço de check-in online que estará disponível a partir de Outubro, e acessível até 30h antes do embarque, aumentando também a quantidade de aeroportos com a disponibilidade deste serviço.
Opção Turismo

Webjet dobra o desconto para crianças em outubro


Depois da promoção que dobrou o desconto para as crianças durante o mês de férias, a Webjet Linhas Aéreas repete a dose. Crianças de 2 a 11 anos, viajando acompanhados ou não, passam a pagar 50% do valor da tarifa adulto durante todo o mês das crianças, em outubro.

O desconto é válido para as viagens realizadas de 1º a 31 de outubro. A promoção é válida para todos os trechos operados pela Webjet. Bebês de 0 a 23 meses são isentos de tarifa. Os bilhetes promocionais já estão à venda no site e no televendas da Webjet.
Jornal de Turismo

Venda da Embraer a estatal argentina pode ter sido superfaturada



Segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo, o acordo entre a fabricante brasileira de aviões Embraer e o governo argentino para a venda de 20 aeronaves do Brasil à estatal Aerolíneas Argentinas está sob suspeita de superfaturamento.

Os aviões do modelo E190AR vão custar, no total, 698 milhões de dólares e
devem chegar a Argentina a partir de julho de 2010. Do valor, 85% será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 15% pelo Estado da Argentina. O superfaturamento na compra dos aviões estaria ao redor de US$ 100 milhões.

De acordo com o Jornal La Nácion, o governo argentino não teria realizado nenhuma licitação pública para a compra dos aviões. E o preço real de cada avião é de US$ 30,6 milhões e os US$ 4,3 milhões adicionais dizem respeito aos serviços extras previstos. Porém, no acordo, cada unidade custou US$ 34,9 milhões à Argentina.

A suspeita de superfaturamento foi levantada quando o ex-presidente da Aerolíneas Argentinas e atual Ministro de Justiça, Julio Alak, disse que cada aeronave custaria no máximo US$ 29 milhões, ou seja, US$ 6 milhões a menos que o firmado pelo convênio com a Embraer.

O ex-secretário de Transportes do Brasil, Ricardo Jaime, demitido do cargo após denúncias de corrupção e que responde a processo na Justiça, negociou a operação. A estatal Aerolíneas Argentinas estaria questionando internamente o valor total por ser superior ao pago por outras empresas pelo mesmo tipo de avião.