PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Taxa voluntária sobre os bilhetes de avião para combater o HIV e Sida e outras doenças será aplicada em todo mundo




Com o propósito de financiar o tratamento da Aids, da Malária e da Tuberculose, o mundo inteiro vai passar a aplicar uma taxa facultativa sobre os bilhetes de avião, a partir de Janeiro próximo.

Cada viajante poderá contribuir, voluntariamente, com dois dólares norte-americanos para apoiar a mobilização de fundos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que nos últimos três anos já mobilizou um bilião e 200 milhões de dólares para este programa, denominado por UNITAID.

Os fundos engendrados por este esforço mundial, designado “Massive Good” (fazer o bem em grande escala), serão revertidos à Fundação do Milénio que contribui para a mobilização de fundos pela ONU.

Esta informação foi veiculada pelo Grupo de Trabalho sobre o financiamento inovador dos sistemas de saúde à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque.

“A crise que o mundo atravessa atualmente não pode levar–nos a esquecer as desigualdades evidentes, nomeadamente no acesso à saúde, entre os ricos e os pobres”, declarou o presidente da Fundação do Milénio, e vice-secretário-geral e conselheiro especial junto da ONU sobre os financiamentos inovadores para o desenvolvimento, Phillipe Douste-Blazy.

Conduzido pelo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, o programa UNITAID pode arrecadar um bilião de dólares americanos de financiamento complementar para a saúde no mundo durante os seus quatro primeiros anos de atividades.

Segundo um relatório da ONU publicado na semana passada, o Grupo dos Oito Países mais Industrializados (G-8) já contribuiu com 35 biliões de dólares americanos, além dos seus compromissos assumidos em 2005, mas faltam 20 biliões de dólares americanos dos fundos prometidos para ajudar a África.

Durante a Conferência Sobre a Protecção das Mães e Crianças contra o HIV e Sida, na semana passada, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que mais de quatro milhões de pessoas nos países em desenvolvimento recebem um tratamento contra a Sida.
Aproximadamente 145 mil pessoas recebem Terapia Antiretroviral em Moçambique.

CRIAS NOTÍCIAS/Panapress – 28.09.2009

Nenhum comentário: