PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Técnicos avaliam como retirar avião acidentado de Congonhas


Aeronave derrapou na pista do aeroporto na tarde de domingo (11).
Jatinho poderá ser retirado em partes.

FONTE: G1 São Paulo
Técnicos avaliavam como retirar avião que derrapou na pista de Congonhas (Foto: Rodrigo Coca/Fotoarena/Estadão Conteúdo)Técnicos avaliavam como retirar avião que derrapou na pista (Foto: Rodrigo Coca/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
Representantes da empresa Tropic Air e técnicos da Infraero estudavam como o jatinho que deslizou na pista do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, será retirado de lá nesta terça-feira (13). O avião poderá ser cortado para ser removido.
Desde o acidente, que aconteceu na tarde deste domingo (11), o jato Cessna Citation Cj3 continuava no terreno ao lado da Avenida dos Bandeirantes. A câmera de segurança de uma loja registrou o momento em que o avião derrapou .
Caminhões e um guincho estavam no aeroporto nesta tarde para fazer a retirada. Segundo a Infraero, a retirada deve ser concluída até o início da noite. As operações no aeroporto não devem ser afetadas.
O tráfego na Avenida dos Bandeirantes também não deve ser alterado. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), como a aeronave não prejudicava a circulação na via, a previsão é de que nenhum bloqueio seja feito para retirá-la.

Feridos
Três pessoas ficaram feridas no acidente. O piloto Michael Rumpf Gaail, de 66 anos, foi quem mais se machucou: sofreu traumatismo craniano, lesão no tórax e coluna lombar. Ele chegou a ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Paula, mas recebeu alta e seguia no centro médico nesta terça-feira (13). Ele deve seguir hospitalizado por mais 24 horas.
Também estavam no avião a mulher dele, Elaine Damaceno Rodrigues Gaail, de 37 anos, e o copiloto Rafael Ferreira, de 21 anos. O copiloto e a passageira tiveram ferimentos leves.
Marcos Santana, proprietário da empresa Tropic Air, disse na noite de domingo de que vai aguardar as investigações sobre o acidente com o jatinho para se pronunciar.
Aeronave
A empresa proprietária do Cessna Citation Cj3 descreve em seu site que se trata de um avião com "luxuosa cabine". Ele é recebe destaque por ter assentos reclináveis e "finamente revestidos".
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava com a documentação em dia: tanto a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) quanto o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) eram válidos até novembro de 2013. Segundo a Anac, não foi confirmado ainda se a habilitação do piloto estava em dia.
De acordo com a Aeronáutica, uma equipe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4) vai investigar o acidente.