PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Oportunidades da Semana: 107 vagas

Confira a seleção de oportunidades que o Portal Meio Aéreo destaca esta semana. Temos diversas vagas nas de Aviação entre outras. Inclusive na Azul e TAM. Confira!



ESTÁGIO EM CIÊNCIAS AERONÁUTICAS (1 vaga)

Empresa de Agrobusiness seleciona profissional com ensino superior em curso para a cidade do Rio de Janeiro.

Clique aqui para mais informações.


CO-PILOTO (1 vaga)

Empresa no ramo de aviação em fase de expansão admite Co-Piloto com experiência minima 1.000 horas de Voo.
Empresa localizada em Congonhas.

Clique aqui para cadastrar o seu currículo.



Empresa multinacional seleciona profissional com Ensino superior em Engenharia Aeronáutica que será encarregado do projeto de aviões, helicópteros e naves espaciais.

Necessário experiência dinâmica em vôo, experiência em aerodinâmica e inglês fluente.

Local de Trabalho: São José dos Campos

Clique aqui para candidatar-se à vaga.


ENGENHEIRO AVIÔNICO (1 vaga)

Empresa brasileira contrata profissional para atuar com segmento aeronáutico em pesquisas de panes, acompanhamento de projetos/processos em protótipos. E implantação de ensaios de hidráulicos/ aviônicos.

Necessário experiência na função, Formação Engenharia Elétrica/ Eletrônica, Domínio do pacote Office e ferramentas de desenho CAD. Inglês avançado e desejável francês.

Local de trabalho: Itajubá-MG.

Clique aqui para candidatar-se à vaga.


ATENDENTE DE CALL CENTER (10 vagas)

A TAM Linhas Aéreas contrata Operador Bilingue para atuar na sua Central de Atendimento. A empresa busca profissionais identificados com a sua atividade e filosofia empresarial.

Necessário Superior completo ou em curso; Necessário idioma intermediário: inglês, espanhol. alemão, italiano ou francês.

Clique aqui para candidatar-se à vaga.



NOVAS OPORTUNIDADES NA AZUL (91 vagas)

A Azul Linhas Aéreas irá iniciar em breve mais um destino (Natal) e entre as 91 novas vagas divulgadas algumas já são para a capital potiguar. Dentre os profissionais que a empresa está selecionando estão:

Agente de Aeroporto (Campinas)

Analista de Conteúdo

Analista de Departamento Pessoal

Analista de Marketing

Analista de Planejamento Financeiro

Amalista de Soluções de Negócios / Operações

Analista de Vendas

Assistente de Compras

Assistente de Negócios em Marketing e Planejamento

Coordenador de Aeroporto – COI

Coordenador de Aeroporto – LL e Ônibus

Coordenador de Aeroporto – Rampa

Engenheiro de Estruturas

Engenheiro de Simulador

Estagiário de Planejamento

Gerente de Aeroporto (Natal)

Gerente de Aeroporto (Todo Brasil)

Portadores de Necessidades Especiais

Programa de Estágio 2009

Supervisor de Aeroporto (Todo Brasil)

Supervisor de Aeroporto (Natal)

Meio Aéreo

A British Airways vai demitir 1,7 mil empregados


A British Airways vai demitir 1,7 mil empregados no Reino Unido, e está propondo congelar os salários de tripulantes por dois anos.

Cerca de 1 mil tripulantes da empresa aérea, que enfrenta prejuízos, informaram que deixarão a empresa de forma voluntária e outros 3 mil optaram por alterar o regime de trabalho para período parcial.

A companhia informou que consultou seus empregados sobre as mudanças e que não está fazendo nada que exija negociação.

"Não haverá mudança contratual de termos e condições para os tripulantes, e não vamos reduzir o número de tripulantes a bordo", disse a British Airlines em comunicado.

"Sem as mudanças, nós vamos perder mais dinheiro a cada mês que passa.

É essencial nos tornarmos mais eficientes se quisermos assegurar nossa sobrevivência no longo prazo", afirmou a empresa.

Voarnews


BlackAtlas



A American Airlines disse segunda-feira que planeja lançar ainda este mês um site de rede social, chamado BlackAtlas.com, visando as comunidades Afro-americanas.

O site contará com fóruns de discussão e blogs sobre a qual os usuários podem compartilhar fotos, vídeo e histórias de viagens e dicas, juntamente com a avaliação e recomendação de empresas e destinos de viagens.

BlackAtlas também terá blogs de vídeo e comentários sobre a viagem pelo autor e cineasta Nelson George.

O objetivo do site não é gerar receitas tanto como "fidelidade à marca de construção na comunidade Afro-americana". A American Airlines, uma subsidiária da AMR Corp , começou recentemente a usar sites de redes sociais para atrair grupos específicos da população.

Dallas Business Journal

Flybe cortes de rotas de sua rede


O'Leary x Boeing

O'Leary ameaçou suspender e cancelar futuras e potencialmente entreguas de boeings 737 devido a divergências de preços.

Sepla


O presidente do Sindicato espanhol dos Pilotos de Linhas Aéreas (Sepla), José María Vázquez, negou ontem que o ministro do Desenvolvimento, Joseph White, se reuniu com representantes sindicais para estabelecer uma nova regulamentação sobre a prevenção da fadiga da tripulação .

O ministério não quis entrar em polêmicas e sublinhou a sua vontade "de compreender."

Em um protesto apoiado por cerca de 70 pilotos e tripulação de cabine, no aeroporto de Madrid-Barajas, segundo fontes sindicais, Vázquez lembrou que a transposição da legislação europeia nesta área é "um compromisso" do ministro anterior, Magdalena Alvarez.

Brooke Shields e Jim Belushi se envolvem em acidente de avião


Segundo o “TMZ”, atores estavam indo para o resort Hearst Castle, na Califórnia, e nada sofreram


Brooke Shields e Jim Belushi escaparam sem ferimentos
Brooke Shields e Jim Belushi escaparam sem ferimentos

Os atores Brooke Shields e Jim Belushi sofreram um pequeno acidente envolvendo a aeronave que os levava para o famoso resort Hearst Castle, na Califórnia, na última sexta-feira (2).

Segundo o site “TMZ”, o acidente ocorreu quando eles pousavam em Hearst Castle. O avião Cessna pousou de forma tranquila, mas o piloto se esqueceu de acionar os freios quando ajudava Brooke e Belushi a desembarcar da aeronave.

O avião acabou ficando descontrolado e bateu em um veículo que estava no local, que ficou completamente destruído. Ainda de acordo com o “TMZ”, os atores nada sofreram.

Abril.com

LAN Argentina vai voar para o Rio de Janeiro no verão

A fim de aumentar o número de passageiros transportados e aproveitar a alta temporada de verão, a LAN Argentina estará abrindo a partir dezembro vôos non-stop para o Rio de Janeiro, uma cidade que servirá como o novo destino internacional da empresa, pelo menos durante a temporada de verão.

LAN Argentina gostaria de acrescentar um novo destino para a próxima temporada de verão, voar três vezes por semana entre Buenos Aires e Rio de Janeiro.

A LAN Argentina começará seus vôos sem escalas entre Buenos Aires e Rio de Janeiro, com uma frequência de três voos por semana, durante a sexta-feira, sábado e domingo.
Com uma ênfase marcada no tráfego VFR e vôos turísticos vai decolar do aeroporto de Ezeiza às 13:30 para chegar à "cidade maravilhosa" at 16:30 (voo 4M 4560). Entretanto, os voos de regresso (4M 4561) virão a partir do aeroporto do Galeão às 17h30, chegando em Buenos Aires às 20:30.

Vôos para o Rio de Janeiro será operado pelo moderno Airbus A320 LAN Argentina, com capacidade para 168 passageiros na configuração cabine flexível, através da qual a empresa oferece seus produtos e Premium Economy Class, o mesmo que atualmente beneficiam os passageiros em cada uma das rotas da América do Sul operados pela frota A320.

Inicialmente, os voos para o Rio de Janeiro estariam disponívelis apenas para a temporada de verão, mas permitirão que a empresa estude o comportamento da demanda durante a temporada de pico para estabelecer vôos diários para o Rio de Janeiro.

Red Bull Air Race 2009: Barcelona Incrível



Bonhomme ganha o troféu do Red Bull Air Race 2009 em Barcelona

Bonhomme ganha o troféu do Red Bull Air Race 2009 em Barcelona

Acabou neste final de semana, em Barcelona (Espanha), o Red Bull Air Race 2009 consagrando o britânico Paul Bonhomme como campeão, seguido pelo austríaco Hannes Arch e pelo australiano Mat Hall. Para começarmos a nossa conversa, vamos analisar o vídeo que apresenta o circuito de Barcelona.

Fast Tube

Desde o início, todas as atenções e, principalmente, a pressão estava voltada para Paul Bonhomme que conseguiu qualificar para final. Hannes Arch que ainda tinha chances de título não teve uma boa performance e não conseguiu evitar o inevitável: o campeonato de Bonhomme.

Fast Tube

Confira as finais da etapa de Barcelona e a consagração de Bonhome.

Fast Tube

Alinhar ao centro Ao final destas 6 etapas, a classificação do Red Bull Air Race 2009 ficou assim:

redbullairrace-championship-200910

Esperamos ano que vem com as novas etapas do calendário e torcendo para que o Rio de Janeiro retorne ao calendário de provas!

Loucos por Aeromodelismo

Taca anuncia 100% mais voos de Lima para o México



A partir de 1º de novembro, a Taca Airlines irá ampliar em 100% as conexões com a Cidade do México beneficiando os passageiros do Brasil e de outros países da América do Sul. A companhia aérea terá três novos voos diretos entre Lima e a Cidade do México.

Além disso, a Taca irá oferecer, por três vezes na semana, uma nova conexão para Cancún a partir de Lima (via El Salvador).

Atualmente, a Taca Airlines liga Lima à capital mexicana seis vezes por semana por meio de seu centro de conexões em San José, na Costa Rica, e somando os três novos voos diretos para a Cidade do México e os três via El Salvador para Cancún, serão ao todo 12 frequencias semanais de ida para o México e 12 de volta.

“Os novos voos para o México privilegiam e ampliam as opções para quem sai de São Paulo com destino ao México. Com as três novas frequencias diretas de Lima e os três novos voos de Lima a Cancún (via El Salvador) teremos seis novas opções de conexão, além das seis existentes e operadas via San José (Costa Rica). Assim, aumentamos a frequencia em 100%”, destacou Ian Gillespie, Gerente Regional da Taca no Brasil.
Panrotas

Ryanair cresce mais de 18% no Verão e vende quase 20 milhões de lugares


A low cost Ryanair, que no primeiro semestre estava crescendo em média 11,2%, nos três meses de Verão (Julho a Setembro) acelerou para mais de 18% e atingiu perto de 20 milhões de lugares vendidos, ultrapassando em mais de três milhões o total da estação da alta de 2008.

A Informação divulgada ontem pela low cost indica que em Setembro, pelo terceiro mês consecutivo, ultrapassou os seis milhões de lugares vendidos (que classifica como passageiros uma vez que não admite reembolsos ou mudanças de voos), atingindo 6,12 milhões, o que representa um aumento de 17,1% ou quase 900 mil face ao mês homólogo do ano passado.
PRESSTUR

Monomotor faz pouso forçado em avenida de Goiânia

O avião monomotor Aero Boero AB-115, prefixo PP-GNU, do Aeroclube de Goiânia, fez um pouso forçado na Avenida Principal do Vereda dos Buritis atrás da Estação da Celg, na região norte de Goiânia, por volta das 8h desta terça-feira (6).

Viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas pelos moradores do bairro ás 8h10 para prestar socorro, sendo elas de resgate, busca e salvamento. Ao chegarem ao local, não tiveram muito trabalho, pois instrutor e aluno estavam bem, sem ferimentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião havia acabado de decolar do Aeroclube e o instrutor, ao perceber um problema na aeronave, decidiu pousar numa rua com poucas casas.

Peritos da Infraero foram ao local para periciar o monomotor.

No vídeo abaixo, o Aero Boero AB-115 (PP-GNU), do Aeroclube de Goiás, com Rafael Araújo decolando da pista 14do Aeroporto Internacional Santa Genoveva (SBGO).

DESÁSTRES AÉREOS

Já ouviu falar em Leilão de Passagens?






Agora, você pode comprar lotes de passagens pela internet!

São bilhetes a serem utilizados individualmente por grupos de pessoas viajando juntas, nos trechos e voos da GOL indicados em cada lote oferecido.
Para saber mais acesse:

Aécio Neves tenta trazer a Boeing para Confins




Ainda em Los Angeles, Aécio Neves teve uma reunião com o vice-presidente da Boeing, Kenneth Shaw. O governador apresentou o planejamento do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte para a indústria aeronáutica. Já foram iniciados os entendimentos para que a empresa instale seu centro de manutenção no entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.



“Temos oferecido condições para que o entorno do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, possa se transformar, dentro de pouco tempo, no mais importante polo de manutenção de aeronaves e também de indústria de componentes.

A Boeing tem uma estratégia industrial de diversificar as suas atividades. Estamos oferecendo Minas Gerais como um parceiro para essas oportunidades. Já sediamos o parque de manutenção de importantes companhias aéreas como a Gol, por exemplo”, explicou.

O governador destacou os investimentos feitos no Vetor Norte nos últimos anos, que poderá facilitar a atração de novos fornecedores de equipamentos aeronáuticos e de Defesa.

“Temos um planejamento de desenvolvimento de todo o Vetor Norte da nossa cidade, onde inclui a Cidade Administrativa, onde estará presente a própria ampliação do aeroporto internacional e acho que, a legislação tributária diferenciada que temos no aeroporto indústria nos possibilitará atrair investimentos importantes como esse que buscamos agora com a Boeing”, afirmou
ASAS DE MINAS

RV-6 crash





Magnolia, NC - Uma pessoa morreu em um acidente de avião na tarde de Ontem , segunda-feira no cruzamento da Estrada e Edwards Magnolia Mobile Home Park Lane, no Condado de Chowan, segundo a Administração Federal de Aviação.

O avião RV-6, um avião experimental construído a partir de um kit, decolou do Aeroporto de Wilmington às 12:40 e caiu em uma área arborizada, pouco tempo depois. Havia apenas uma pessoa a bordo.

O piloto não foi identificado. O acidente está sob investigação.

Airlink e a Tripulação ?





A comissária , que sofreu lesões na coluna vertebral, quando o avião da Airlink colidiu contra a Escola , andou no sábado - pela primeira vez desde o acidente.

Rodelle Oosthuizen, que se recupera no Hospital de Santo Agostinho, deu três passos no sábado e está de bom humor, de acordo com o porta-voz do Airlink Karin Murray.

O piloto, Alistair Freeman, sofreu ferimentos múltiplos,ainda está em estado crítico, enquanto as operações do co-piloto no tornozelo "correram bem" no sábado.
Bierman (Co-piloto) quebrou as mãos o tornozelo e teve fraturas na região do peito e na região pélvica está sendo tratado em uma unidade de cuidados de alta, em Joanesburgo.





Code share :Asiana Airlines e a Turkish Airlines





A Asiana Airlines e a Turkish Airlines, irão formar um novo acordo de partilha de código que entrará em vigor em 25 de outubro de 2009 entre as rotas de Incheon e Istambul.


O acordo de partilha de código entre as duas companhias irá melhorar o fluxo de comércio e o turismo entre a Coreia e Turquia.

Continental apresenta novos assentos para classe executiva


logo_continental

A nova classe BusinessFirst da Continental Airlines, um híbrido entre a primeira classe e a executiva, ganhará nossos assentos e serviços em breve.

A companhia, em conjunto com a Panasonic, desenvolveu o sistema eXport, que permite ao passageiro, conectar produtos da Apple, como o Ipod e o Iphone.

A Panasonic também oferece o serviço para outras empresas, como Singapore, Avianca, Swiss e United Airlines.

Alem de um acabamento e um conforto melhor, os novos assentos terão uma inclinação de 180º.

A Continental pretende introduzir os novos assentos e serviços na sua frota de 777-200ER, mas também pretende apresentar a mesma qualidade no 787, 767-400ER, 757-200 e 767-200.

Confira:

continental_businessfirst

continental_businessfirst2

Flightlife

Urgente: Boeing adia primeiro voo do 747-800


De acordo com a Boeing,o adiamento anunciado hoje, deve-se a uma revisão dos programas de jatos comerciais da Boeing, conduzida pelo novo chefe do depto de aeronaves, Jim Albaugh.


Fontes com acesso ao programa, informam que os requisitos para que o primeiro voo possa ocorrer, hoje estão apenas 50% atendidos, o que expliicaria o adiamento.

Agora o voo inaugural do protótipo,somente ocorrerá no primeiro trimestre de 2010.

BGA

Militares da Aeronáutica alertam para perigo aviário no Sul


Falcão 1Apesar da sensível diminuição de avistamentos de aves da espécie quero-quero nos sítios aeroportuários de Santa Maria e Canoas em 2009, em comparação com os anos anteriores, a presença de aves na região ainda é um grande fator de risco para a aviação local. Por esse motivo, o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e a Base Aérea de Canoas (BACO) estudam a implementação de ações mais específicas no seu Programa de Controle do Perigo Aviário, em parceria com uma empresa de consultoria ambiental.

Neste ano constatou-se uma média de 14 avistamentos diários, com oito colisões em Santa Maria e três em Canoas. A grande preocupação é porque nas próximas estações do ano, período primavera/verão, a incidência de avistamentos de aves é maior, já que os animais nidificam no solo, elevando assim os riscos para a aviação. O fato demonstra a necessidade e importância dos Planos de Ação de Combate ao Perigo Aviário (ações de prevenção de colisão e de repulsão de aves), nas referidas localidades. Um primeiro plano é levantar informações quantitativas a respeito das classes de espécies de aves presentes no sítio de SBCO. Elas serão analisadas em termos de abundância e frequência populacional, com a utilização dos principais métodos ornitológicos (Transectos Lineares e Contagens por Pontos Fixos), para se caracterizar cientificamente a Avifauna do aeródromo.

FalcãoOutra ação,valendo-se da recente experiência que a técnica da Falcoaria está adquirindo no Brasil, é realizar uma avaliação da efetividade e viabilidade de tal medida de mitigação na BACO.

O emprego de aves de rapina em aeroportos, tais como o Falcão Peregrino (Falco peregrinus) e outros gaviões, é bastante conhecido na Europa, América do Norte e Argentina. Em maio de 2009, a INFRAERO, em Porto Alegre, iniciou um trabalho de Falcoaria, reduzindo, em poucos meses, de maneira significativa, a presença de Quero-queros em SBPA. O resultado despertou o interesse dos responsáveis pela Segurança Operacional da FAB na região.

As novas medidas estudadas dependem do apoio da Superintendência Regional do IBAMA no RS, que poderá autorizar os procedimentos relativos à captura, anilhamento e translocação das espécies-problema. Para se ter uma idéa do perigo aviário, uma colisão com aves pode resultar em danos à carenagem do nariz da aeronave, radome e bordo de ataque das asas, quebra do pára-brisa, ingestão de material estranho (F.O.D.) no motor, perda de controle do avião e até mesmo graves lesões ao piloto.

Outras informações poderão ser obtidas no site www.cenipa.aer.mil.br.

ANR

Aeroporto de Macau é dos mais seguros do mundo



O Aeroporto Internacional de Macau regista uma taxa de implementação dos requisitos de segurança da Organização da Aviação Civil Internacional de 83%, valor que supera a média global de 58%, conclui uma auditoria da agência das Nações Unidas.

Apesar de Macau não ser um estado membro da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla inglesa), já que é uma região administrativa especial chinesa, o aeroporto não foi incluído na auditoria realizada à China em 2007, mas a Autoridade de Aviação Civil do território solicitou à agência uma avaliação, que decorreu em Março.

Segundo o relatório provisório da ICAO divulgado hoje , os resultados obtidos por Macau indicam “níveis de implementação efetiva de supervisão operacional de segurança acima do nível médio global”, o que permite concluir que os padrões de segurança do aeroporto do território “são bastante elevados”.

Lusa

Mais 4 voos Vale do Aço - São Paulo

A empresa opera atualmente com
seis aeronaves turbo-hélice (ATR 42)


A Pantanal Linhas Aéreas solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que a empresa possa operar em Ipatinga, interligando o Vale do Aço ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Atualmente, a região é ligada por via aérea a Vitória e Belo Horizonte. Há também um voo para São Paulo, porém para o aeroporto de Guarulhos, considerado um tanto quanto 'fora de mão'.

Os horários solicitados à ANAC pela Pantanal foram os seguintes:

  • PTN4791: Ipatinga 05:50 - Congonhas 07:40
  • PTN4792: Congonhas 12:35 - Ipatinga 14:15
  • PTN4793: Ipatinga 14:40 - Congonhas 16:20
  • PTN4790: Congonhas 21:50 - Ipatinga 23:30

JVAonline

Bimotor faz pouso forçado em Campinas


Fotos: Mauricio Ferraz (vc repórter - Terra)

O avião bimotor Embraer EMB-810C Seneca, prefixo PR-ETT, fez uma aterrissagem forçada no aeroclube do Aeroporto Estadual Campo do Amarais, em Campinas (SP), na tarde deste domingo (4).

De acordo com a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave vinda de Blumenau (SC) apresentou problemas no trem de pouso no momento em que se preparava para aterrissar em Campinas.

Ainda segundo a FAB, o aeroclube permaneceu fechado entre 15h50 e 17h40 para manutenção. Ninguém ficou ferido, foram registrados apenas danos materiais no avião.

A mesma aeronave fotografada em 31/05/2008 no Aeródromo Dr. José Augusto de Arruda Botelho, em Itirapina, SP - Foto: airfln.com.br

Desástres Aéreos

TRIP Linhas Aéreas contrata a primeira mulher mecânica de aeronaves



A TRIP Linhas Aéreas, líder da aviação regional na América do Sul, contrata Amanda Pazemecxas, de 32 anos, primeira mulher a atuar como mecânica de suas aeronaves. A profissional irá trabalhar na base da companhia em Ribeirão Preto (SP), cidade onde reside.

Para atuar na profissão é necessário fazer cursos de manutenção aeronáutica, que são ministrados em três módulos, durante o período de três anos, a um custo de mais de R$ 10 mil.

A primeira categoria do curso é denominada Pérola, em que se estuda a parte estrutural da aeronave; na segunda – GNP, o profissional conhece os motores e sua reação e, finalmente, a categoria Aviônica, que estuda a parte eletro-eletrônica do avião. Após estes cursos, o profissional será um mecânico júnior. Com três anos de experiência comprovada em carteira, o mecânico faz uma prova na ANAC, que o avaliza para atuar em qualquer companhia aérea de porte.

“Como estes cursos são muito diferentes, não encontramos em todas as cidades, fiz os dois primeiros anos na cidade de Pirassununga (SP) e o último módulo em São Carlos (SP), afirma Amanda. A profissional trabalhou na Passaredo e vê a oportunidade de crescer e criar raízes na maior companhia aérea regional como um grande desafio. “Estou muito feliz com a forma como fui recebida aqui, justamente em uma área tão complexa para mulheres e tipicamente masculina”, completa.

Aviação Comercial

TAM nas Nuvens ON -LINE


A parir de agora você poderá ter mensalmente acesso a revista de bordo Tam nas nuvens, acesse:

Gol investe R$ 500 mil na reformulação de portal de vendas


A companhia aérea Gol possui um site de vendas de passagens que sempre foi fundamental para seu modelo de negócios, baseado em tarifas mais baixas que a média de mercado. Responsável por 70% do faturamento da companhia, o portal voegol.com precisou passar por algumas reformulações e recebeu investimentos de 500 mil reais para agilizar processos e manter a empresa competitiva.

O principal problema enfrentado pelos diversos departamentos da empresa era a dificuldade de realizar alterações no site em prazo curto. Mudanças simples, como erros de português, demoravam de dois a três dias para serem efetivadas. Outras mais complexas, como a inclusão de uma promoção, chegava a levar duas semanas para completar todo seu processo.

Para resolver o problema, a empresa optou pela instalação do SharePoint Portal Server, da Microsoft, ferramenta de gerenciamento de conteúdo, processos e atualização de portais no ambiente corporativo. A consultoria Brasoftware implementou a ferramenta.

“Com a solução, as alterações simples começaram a ser feitas em questão de horas e as mais complexas, como as promoções, em 2 ou 3 dias”, afirma a coordenadora do escritório de projetos de tecnologia da GOL, Giselma Becaro Silva. Na época, a profissional foi a gerente do projeto.

O cuidado na implantação da ferramenta teve de ser intenso. A Gol é uma companhia de capital aberto e deve seguir regras de governança e conformidade que precisam ser atendidas pela ferramenta. “Estudamos o Sharepoint e constatamos que o fluxo de trabalho proporcionado incluía uma trilha adequada de auditoria”, afirma Giselma.

Ao final da implantação, a empresa queria mais segurança para colocar a ferramenta em produção: realizou um teste de estresse no site para ter a certeza de que tudo correria bem. Para isso, a Gol contou com uma equipe de consultores especializados em SharePoint da própria Microsoft, que fez toda a análise do ambiente e realizou os ajustes.

A mudança envolveu também o treinamento de pessoal das áreas de marketing e tecnologia, envolvendo 30 pessoas divididas entre administradores e publicadores. “Hoje, o VoeGol está preparado para receber mais de três mil acessos simultâneos”, afirma o analista responsável pelos portais da Gol, Gustavo Bodra.

A implantação do SharePoint significou, também, a integração entre todos os recursos da intranet e sites da internet em uma mesma solução, reunindo diversos recursos de comunicação e colaboração. “Isso nos traz redução de custos com a infraestrutura de portais e atendimentos de demandas”, afirma Bodra.
Now Digital