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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Swiss Air comemora o número 100 milhões de Passageiros



SWISS welcomes 100 millionth passenger


A Swiss International Air Lines celebrou ontem o passageiro 100.000.000 em sua história. Holger Hatty, membro do Conselho de Administração da SWISS, parabenizou o marco de passageiros antes da partida no aeroporto de Zurique.

Alcançar a marca de 100 milhões de passageiros hoje representa um marco importante na história da companhia disse Holger Hatty, que surpreendeu os passageiros antes da partida do aeroporto de Zurique com a apresentação de um voo gratuito para duas pessoas.

"Estamos muito contentes de acolher os passageiros 100000000 bordo hoje.

O aumento constante do número de passageiros indica que estamos no caminho certo. Desta forma, queremos expressar nossos agradecimentos a todos os nossos passageiros pela confiança que têm demonstrado na Swiss Air.
easier

Nasce a primeira lowcost Caribenha



A companhia aérea de baixo custo do Caribe REDjet, nasceu oficialmente em Barbados neste fim de semana e deve começar a voar antes do final do ano.

Seu nome verdadeiro Airone Caribe, a REDjet está baseada no Aeroporto de Bridgetown, Barbados, e é esperado para fazer seu primeiro vôo em 01 de dezembro.

A rede está projetada inicialmente para cobrir Haiti, Georgetown (capital da Guiana), Kingston, Jamaica e Port of Spain, Trinidad e Tobago.

Mas, a baixo custo ainda está aguardando permissão oficial para a Guiana e Haiti, por enquanto, o único país que deu o seu "de acordo condicional".

O governo de Barbados, ainda não emitiu a licença para operar.
A REDjet já adquiriu duas aeronaves da American Airlines, 02 McDonnell-Douglas MD82 , oferecendo 149 lugares em qualquer configuração.

Passageiros filipino encontrado morto em banheiro de avião




MANILA, Filipinas - Primeiro, foi um bebê encontrado dentro da lixeira banheiro de um avião da Gulf Air.

O corpo de Marlon Cueva, um trabalhador filipino , foi encontrado dentro do banheiro de um avião da Gulf Air, depois do pouso ,nesta manhã de quarta-feira, que pousou no Aeroporto Internacional Ninoy Aquino (NAIA) no terminal 1.

Aeromoças da Gulf Air encontraram o passageiroo com uma corda amarrada no pescoço, quando faziam verificações de última hora antes de pousar em Manila .

A Gulf Air disse que o homem foi encontrado inconsciente em um dos banheiros cerca de 15 minutos antes da aterragem.
A"RCP (reanimação cardiopulmonar) foi administrada imediatamente pela tripulação de cabine e continuou até a aeronave pousar no Aeroporto Internacional de Manila, onde foi declarado morto pelas autoridades médicas", disse em um comunicado.

Investigadores disseram acreditar na hipótese que Cueva tenha suicidado-se a bordo do avião da Gulf Air com o número do voo GF 154, que fazia o voo de Bahrein para Manila .

O homem de 36 anos, que morreu a bordo do voo 154 Gulf Air, parecia agitado durante o vôo, segundo a polícia, citando testemunhas.

O homem tinha trabalhado durante três meses como eletricista em Abu Dhabi, e sua esposa e familiares tinham viajado para o aeroporto nesta quarta-feira para recebê-lo.

Coincidência ou não, era o mesmo voo da Golf Air em que foi encontrado o bebê dentro da lixeira do avião em setembro.

manila bulletin publishing/washington post



Boeing lucra mais que previsto com melhora na aviação comercial


CHICAGO (Reuters) - A Boeing, maior companhia aeroespacial e de defesa do mundo, divulgou nesta quarta-feira lucro trimestral acima do previsto e elevou suas projeções de ganho em 2010 pela recuperação no mercado de aviões comerciais.

A empresa, que compete com a europeia Airbus, teve lucro líquido no terceiro trimestre de 837 milhões de dólares, ou 1,12 dólar por ação, revertendo o prejuízo de 1,56 bilhão de dólares, ou 2,23 dólares por ação, um ano antes.

O resultado superou a estimativa média de analistas de Wall Street de lucro de 1,06 dólar por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A Boeing elevou sua meta de lucro por ação em 2010 para entre 3,8 e 4 dólares por ação, em consequência da melhora no mercado de aviões comerciais. Previamente, a companhia havia estimado lucro anual de 3,5 a 3,8 dólares por ação.

Além disso, a Boeing aumentou sua estimativa de receita para entre 64,5 bilhões e 65,5 bilhões de dólares.

A carteira de pedidos da empresa subiu para 321 bilhões de dólares no encerramento do terceiro trimestre.

A receita trimestral com a divisão de jatos comerciais cresceu 11 por cento, para 8,7 bilhões de dólares, pelo aumento das entregas de novas aeronaves e do faturamento com a prestação de serviços.

A Boeing Commercial Airplanes recebeu pedidos para 257 aviões durante o trimestre, enquanto houve cancelamento de 36 unidades encomendadas. O total de pedidos em carteira estava em 3.401 aeronaves no fim do trimestre, avaliados em 255 bilhões de dólares.

A receita com a área de defesa recuou 6 por cento no trimestre, para 8,2 bilhões de dólares.

A Boeing reiterou seus planos de fazer a primeira entrega do atrasado avião comercial 787 Dreamliner no primeiro trimestre de 2011.

o globo

Sessão solene homenageia FAB e aviadores

[Foto: José Cruz / Agência Senado]

O Congresso Nacional realiza, neste momento, sessão solene para homenagear o Dia da Força Aérea brasileira (FAB) e o Dia do Aviador, celebrados em 22 e 23 de outubro, respectivamente. Nesta data, em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont sobrevoou o Campo de Bagatelle, em Paris, com seu avião conhecido por 14-Bis.

A solenidade, que acontece no Plenário da Câmara, foi proposta pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e pelo vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).

agência senado

Brasil e Estados Unidos fecham acordo sobre segurança aérea



Autoridades do Brasil e dos Estados Unidos firmaram nesta terça-feira um acordo sobre segurança aérea internacional para aprimorar as medidas de controle em aeroportos.

O documento foi assinado pelo ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, pela a secretária de Segurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, e por autoridades da Infraero e da agência para a Segurança do Transporte Aéreo (TSA).

Pelo acordo, a colaboração entre os dois países deverá ser fortalecida em áreas como desenvolvimento de novas práticas de monitoramento, teste de equipamentos de segurança e capacitação de profissionais.

"De maneira conjunta, a comunidade internacional está criando uma base para a segurança internacional do século 21, que deixará o tráfego aéreo mais seguro do que nunca", disse a secretária.

"Estou ansiosa para trabalhar mais de perto com meus colegas brasileiros para dar continuidade ao nosso trabalho conjunto para proteger melhor o sistema aéreo internacional."

Atentado frustrado

Napolitano elogiou o apoio brasileiro ao projeto da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês) que determina novos parâmetros para evitar ataques terroristas em aviões.

Após uma tentativa de atentado em 25 de outubro de 2009, na qual um nigeriano pretendia detonar um explosivo em um voo entre Amsterdã e Detroit, os Estados Unidos realizaram cinco reuniões internacionais para fortalecer a segurança aérea no mundo.

O tema da segurança aérea ganhou força nos Estados Unidos após a tentativa de atentado de 25 de dezembro de 2009, por um jovem nigeriano que pegou um voo entre Amsterdã e Detroit. Após o atentado frustrado, os Estados Unidos promoveram cinco reuniões internacionais para melhorar a segurança aérea.

o globo

novo terminal em Taiwan



Taiwan,
A Administração da Aeronáutica Civil anunciou na quarta-feira que planeja gastar cerca de US $ 2 bilhões (US $ A2.07 bilhões) para construir um novo terminal no seu principal aeroporto, que será capaz de lidar com 27 milhões de visitantes por ano.

A Construção do terceiro terminal no Aeroporto Internacional de Taoyuan, no norte da ilha está marcada para começar em 2014.
O aeroporto, que foi inaugurado há 30 anos, tem sido um alvo freqüente de críticas, com acusações que vão desde vazamento nos telhados e banheiros e à falta de carrinhos de bagagem.

As autoridades de Taiwan disseram que o turismo cresceu na ilha mais rápido do que em qualquer outro lugar na Ásia no ano passado em grande parte devido a um afluxo de visitantes do continente.
news.smh.com.au

Alexandre Garcia Comenta: Crise de Capacitação no Mercado de Aeronautas ; É preciso investir na formação de pilotos comerciais e aeromoças


Há uma crise de capacitação profissional. Pode faltar piloto no mercado. Esse parece que é um país que voa em círculos. Lembro que no início dos anos 1940, Salgado Filho, que instalou o Ministério da Aeronáutica, fazia uma campanha grande para formar pilotos. Nos anos 1950, fizeram mais campanhas estimulando aeroclubes.

Tivemos um período de vinda de pilotos alemães, após a Primeira Guerra Mundial. Depois da Segunda Guerra, brasileiros foram fazer cursos nos Estados Unidos. Agora, faltam pilotos e podem faltar mecânicos de aviação. Encontramos pilotos brasileiros voando em companhias asiáticas para ganhar mais.

Lembro que ser comandante ou aeromoça da Varig em rota para Paris ou Londres era charme e excelente salário. Moravam em mansões nos melhores bairros do Rio de Janeiro, de São Paulo ou Porto Alegre.

A Varig sumiu do horizonte e entrou a Lei da Oferta e da Procura. É muito bom ter passagens baratas. Mas salários baixos para tripulação não é bom. E a aviação comercial se populariza, aumenta a concorrência. Rodoviárias concorrem com aeroportos.

Toda essa mudança e expansão dependem de quem vai decolar, de quem vai encontrar o destino em uma noite de tempestade e de quem vai pousar com segurança. Tem que investir em formação.
Alexandre Garcia

Escolas credenciadas pela Anac oferecem bolsas para futuros pilotos



A aviação doméstica cresceu 27% no primeiro semestre, segundo a Anac. Até o ano que vem, 11 milhões de brasileiros devem voar pela primeira vez. São mais rotas, mais passageiros, oportunidades chegando.

Com isso, muitas pessoas estão querendo aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho.

Os cursos têm até fila de espera. E escolas credenciadas pela Anac oferecem bolsas para futuros piloto.

Para ser bolsista em uma escola, o candidato precisa ter um pouco de experiência e passar por uma avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A prova funciona como um concurso público.

É preciso ser matriculado em uma escola de aviação civil e ter algumas horas de voo.

Para saber mais sobre escolas credenciadas e bolsas de estudos, acompanhe no site da Anac

Bom dia Brasil

Aviação Civil cresce no Brasil, mas faltam pilotos comerciais


Os pilotos que se formam aqui estão indo trabalhar no exterior, principalmente na Ásia. Os cursos de formação são caros - custam mais de R$ 100 mil - e demorados. Algumas escolas não estão sequer equipadas para treinar adequadamente os futuros comandantes.

Já pensou faltar piloto de avião no Brasil? É crise à vista. Logo agora que as pessoas estão voando mais, estão usando mais os aeroportos de todo o país. Faltou planejamento.

Formar um profissional experiente requer tempo e dinheiro. Para piorar, o Brasil enfrenta um êxodo de pilotos.

Os pilotos que se formam aqui estão indo trabalhar no exterior, principalmente na Ásia. Os cursos de formação são caros - custam mais de R$ 100 mil - e demorados. Algumas escolas não estão sequer equipadas para treinar adequadamente os futuros comandantes.

Nem adianta apertar os cintos. O piloto sumiu. Na verdade, sumiram. Nem estão aparecendo.

“Há fuga de pilotos para o exterior, para os países orientais e Emirados Árabes. Há falta de estrutura das escolas aqui do Brasil. Algumas escolas só estão com essa estrutura. Hoje a formação do piloto é cara”, comenta o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Appa) George Sucupira.

As companhias aéreas precisam cada vez mais de gente capaz de fazer um avião subir e descer. Só nos oito primeiros meses deste ano, quase 99 milhões de brasileiros cruzaram o país ou alcançaram o exterior voando. É um crescimento de cerca de 46% em relação a 2009.

“O que nós estamos observando é que o mercado está aquecendo e formação demora muito a se fazer o piloto”, aponta o copiloto Alessandro Ávila.

“Muitas empresas estão com salário abaixo da média, então eles não estão conseguindo atrair os pilotos que tem no Brasil por causa disso - e fora do Brasil”, destaca o piloto Waldemar da Rocha.

Interessados em pilotar aviões não faltam. A sala de aula do curso de formação do Aeroclube de São Paulo vive cheia.

De cada 500 alunos que entram no curso, apenas 50 conseguem terminar a formação de piloto comercial. O principal motivo para a desistência é o preço. Cada hora de voo custa, em média, R$ 1,5 mil. As companhias exigem, pelo menos, 500 horas de experiência no ar.

“Para formar um piloto pronto para uma companhia aérea custa em torno de R$ 120 mil. Você consegue fazer isso em um período de 2,5 anos a três anos no mínimo”, calcula o presidente do aeroclube de São Paulo Fadi Sami Younes.

“Na hora que começar as horas de voo, eu vou ter que pôr na ponta do lápis e, não vai ser tudo de uma vez. Vai ser um pouquinho um mês, depois outro mês mais um pouquinho. É pesado”, comenta o aluno de pilotagem Rodrigo Oliveira.

Quem dá uma licença para um piloto - o Detran dos ares - é a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ela diz que não estão faltando pilotos. Mas admite que o problema pode acontecer em breve. Por isso, começou há dois anos um programa de bolsa de estudos para novos profissionais.

“A gente banca 75%, o aluno banca os outros 25% e com isso a gente reduz um dos principais entraves para entrar na profissão que é o alto custo de formação. Essa é uma das iniciativas. Nós estamos também agora começando uma bolsa para mecânicos de manutenção de aeronaves, porque não é apenas pilotos que pode faltar, pode faltar mecânicos também. Estamos estudando outras iniciativas para fortalecer os aeroclubes, as escolas de formação, fomentar o surgimento de novas escolas”, avisa o superintendente de capacitação da Anac Paulo Henrique de Noronha.

De acordo com a Organização Internacional de Aviação Civil, as companhias aéreas do mundo vão precisar de 49 mil pilotos por ano, mas só 47 mil são formados anualmente. Não é à toa que muitas dessas empresas vêm buscar profissionais no Brasil.

bom dia brasil

EUA: comissário que abandonou avião por saída de emergência escapa de pena de prisão

Steven Slater deixa o tribunal em Nova York / AP


RIO - O comissário de bordo Steven Slater, que perdeu a cabeça com um passageiro durante um voo e deixou o avião, repleto de passageiros, pela rampa de emergência, reconheceu nesta terça-feira sua culpa no incidente, mas escapou de ser condenado à prisão.

Slater, de 38 anos, terá que frequentar por um ano um programa de tratamento psicológico e pagará uma multa de US$ 10 mil à companhia JetBlue, onde trabalhava. Se cumprir o estabelecido, a pena de três anos de prisão que lhe foi imposta será revogada.

O incidente aconteceu em 9 de agosto passado, quando o comissário pediu que uma passageira se sentasse enquanto o avião taxiava no aeroporto John F. Kennedy, de Nova York.

Ela se recusou, e Slater, que disse ter sido ofendido e atingido por uma mala na cabeça, perdeu o controle. Foi ao sistema de comunicação da aeronave, insultou a mulher, pegou uma cerveja e acionou o sistema de desembarque de emergência para escapar.

Depois de escorregar pela rampa inflável, ele deixou a pista por uma porta aberta para a rua e, após pegar seu carro no estacionamento, foi para casa, no bairro do Queens, onde foi detido pela polícia.

o globo

Novo voo para Palmas, da Gol.


A partir do dia primeiro de Dezembro a Gol Linhas Aéreas iniciará mais um voo para Palmas, a partir de Brasília. O voo saíra de Brasília às 1922Z e chega em Palmas às 2032Z. Com isso, este será o terceiro voo diário da companhia para a capital Tocantinense. É o GLO1178.

eaglesky

Avianca Brasil vai investir US$ 1,6 bi em 5 anos e receberá 6 aviões em 2011

A companhia aérea Avianca Brasil (antiga OceanAir) anunciou na última segunda-feira que irá investir US$ 1,6 bilhão nos próximos cinco anos e que deverá receber seis novas aeronaves Airbus A319 em 2011. Os aviões irão se somar à atual frota composta por três Airbus A319 e 14 jatos Fokker Mk-28.

A empresa também informou que em 16 de novembro irá iniciar sua primeira operação internacional, com voos para Bogotá, na Colômbia, partindo do aeroporto de Guarulhos.

Com o novo voo, os clientes poderão fazer conexões para os principais destinos colombianos e conexões internacionais para 18 cidades operadas pela Avianca, entre elas Miami, Washington, Nova York, Aruba, México e Caracas.

Segundo a empresa, as passagens aéreas de ida e volta do destino internacional já estão disponíveis em todos os canais de venda da companhia aérea e custarão a partir de US$ 665,50, sem taxas.

PARCERIA

A empresa aérea também anunciou ontem o lançamento do cartão de crédito Avianca/Panamericano. "O cartão permite pagamento de passagens aéreas em até dez parcelas e troca de pontos por viagens em voos da Avianca no Brasil, além de embarque preferencial e serviço de assistência em viagens, entre outros benefícios", informa em nota.

A Avianca prevê crescimento do faturamento de 25% em 2010 e de 40% em 2011.


12horas

TAM contrata profissionais da área de Mecânica


A TAM Linhas Aéreas está com vagas abertas para profissionais formados em Aviação, Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Automação Industrial, Comercial, Engenharia de Produção e Industrial para o cargo de Engenheiro Mecânico/Aeronáutico e Técnico na área Mecânica.
meio aéreo

SNA alerta aeronautas sobre propostas do Sneta




O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou, nesta segunda-feira (18), de reunião convocada pelo Sindicato Nacional de Táxi Aéreo (Sneta) que teve o objetivo de apresentar as propostas construídas e encaminhadas pela entidade patronal.

O Sneta, presidido pelo comandante José Afonso, conhecido pela maioria dos pilotos brasileiros, de olho na expansão do setor por conta da exploração do pré-sal no Brasil, propôs contratar pilotos estrangeiros. Para isso, tomou a iniciativa de procurar o deputado Rodrigo Loures (PMDB-PR), relator do Projeto de Lei 6716/2009 que trata da mudança do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), para mudar o artigo 158 que permitiria a contratação de profissionais de aviação de outros países por cinco anos.

Os diretores do SNA presentes na reunião – Graziella Baggio e Bona – e a assessoria jurídica repudiaram a forma, o conteúdo e a insensatez da proposta e, ainda, pela preocupação do Sneta, caso o artigo seja aprovado como proposto pelo relator, em ter que pagar o mesmos salários aos pilotos brasileiros no caso dos estrangeiros exigirem valores superiores ao praticado no Brasil. Além disso, o Sneta sugeriu um acordo junto ao SNA para ampliar as horas de trabalho/voo dos pilotos das aeronaves de asa fixa pertencentes ao táxi aéreo.

Portanto, as revelações do Sneta só fortalecem a posição de que os aeronautas devem estar unidos para evitar a alteração do CBA e, ainda, exigir mais investimentos dos empresários na formação de mão-de-obra, já que mais de 500 novos pilotos brasileiros foram disponibilizados no primeiro semestre de 2010 para o mercado de trabalho.

Mais uma vez, convocamos os trabalhadores e as trabalhadoras da aviação civil a lutarem contra o descumprimento da Regulamentação Profissional do Aeronauta e da Convenção Coletiva de Trabalho por parte das empresas denunciando ao sindicato.
O SNA não permitirá tamanho desrespeito. Afinal, o setor sempre pagou baixos salários e aproveitou ao máximo pilotos da Força Aérea, Exército e da Marinha que já estavam na reserva e aposentados. Desta forma, mantiveram o pior salário do setor da aviação e agora pretendem não investir na formação da mão-de-obra e, com isso, buscar solução para viabilizar sempre o maior lucro através da tentativa de contratar pilotos estrangeiros e talvez até baratear ainda mais a mão-de-obra dos pilotos brasileiros.
O SNA registrou na reunião que não abre mão dos direitos da categoria garantidos por lei. Vamos lutar por condições mais humanas, melhores salários e lutaremos em todas as instâncias para evitar a modificação do artigo 158 do CBA. A única ação permitida e autorizada pelo SNA seria a recontratação dos mais de 500 pilotos brasileiros que atuam fora do País.

AERONAUTAS, o jogo está sendo jogado pelas empresas.

Atenção, vamos nos organizar e impedir tais mudanças e EXIGIR respeito!

sna

20 OUTUBRO - DIA INTERNACIONAL DO CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO



O Controlador de tráfego aéreo (também conhecido internacionalmente pelo acrônimo ATCO, do inglês Air Traffic Controller) é a pessoa encarregada de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos de modo seguro, ordenado e rápido.

Os controladores de tráfego aéreo trabalham emitindo autorizações aos pilotos, ou seja, dando instruções e informações necessárias dentro do espaço aéreo de sua jurisdição com o objetivo de prevenir colisões entre aeronaves e entre aeronaves e obstáculos nas imediações dos aeroportos.

O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que faz a interface mais próxima a um acidente aeronáutico. Por isso seu trabalho é muito específico.


Controladores de Tráfego Aéreo - interior de uma TWR.Antigamente havia a denominação "controlador de vôo" a partir de cursos que levavam esse nome e que também existiam em outros países, mas com o tempo e com a crescente especialização dessa atividade, a denominação internacional "controlador de tráfego aéreo" é a tendência a ser utilizada.

Formação
No Brasil, os controladores de tráfego aéreo são formados em dois locais: os controladores civis são formados na cidade de São José dos Campos, no ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo e os militares são formados na cidade de Guaratinguetá na EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica. Ambas as instituições são da área de ensino da Força Aérea Brasileira.

Área de atuação
Diferentemente de outros profissionais, o controlador de tráfego aéreo não pode ser facilmente alocado de uma áerea de trabalho para outra. Para isso são necessários meses de treinamento e adaptação a fim de obter o nível adequado de operacionalidade na nova localidade. A atividade é tão complexa que é dividida em cinco áreas:

  • Centro de Controle de Área;
  • Controle de Aproximação;
  • Torre de Controle;Busca e Salvamento;
  • Defesa Aérea.
Mesmo após formado, o controlador que for alocado de uma aérea para outra ou de uma localidade para outra dentro da mesma área de atuação precisa passar por meses de estágio operacional a fim de tornar-se capaz de realizar o serviço.


- PARABÉNS AOS CIVIS E MILITARES QUE TRABALHAM NO SISTEMA DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO, TRAZENDO SEGURANÇA AOS PASSAGEIROS E TRIPULANTES.
ifr online

Terminal 2 do aeroporto de Lisboa vai passar a ser para voos de companhias "low cost".


O Terminal 2 do aeroporto de Lisboa vai passar a ser para voos de companhias "low cost", a partir do Inverno de 2011.

A primeira companhia a ser transferida para lá é a easyJet, mas a ANA Aeroportos já está em negociações com outras companhias de baixo custo, adiantou, ao Negócios, Rui Veres, administrador da gestora aeroportuária.

Uma das condições que a easyJet impunha para ter uma base aérea em Lisboa era ter um terminal dedicado à sua operação. Assim, a britânica será a primeira companhia aérea "low cost" a ser transferida para o Terminal 2, no Inverno de 2011.
Mas, não deverá ficar por aqui, uma vez que a ANA já está em negociações com outras companhias.
apea

Acidente com avião de empresa do Vietnã fere 24 em aeroporto em Paris


Um acidente com um avião da Vietnam Airlines deixou 24 feridos nesta quarta-feira (20) no aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle, em Paris.

Oito tiveram de ser hospitalizados, segundo fontes do aeroporto.

Os detalhes do acidente não foram divulgados.

O aeroporto é afetado pelos movimentos contra a reforma da aposentadoria na França, mas ainda não está claro se os protestos têm relação com o incidente.
12horas

Conselho empresarial do México diz que Mexicana não voltará a voar


O Conselho Coordenador Empresarial do México (CCE), agremiação que representa e defende os interesses do setor privado daquele país, divulgou recentemente não acreditar que o Grupo Mexicana irá retomar suas operações, informou o portal Eluniversal.com.mx.

Apesar do governo do México já ter divulgado o objetivo de fazer com que a empresa retome suas operações aéreas em Dezembro deste ano, o presidente do CCE, Mario Sánchez Ruiz, disse que as dificuldades apresentadas até o momento para se conseguirem acordos realmente relevantes envolvendo os sindicatos, investidores e autoridades governamentais colocam a Mexicana no caminho da quebra.

O CCE está aparentemente tão certo de que isso irá acontecer que já entrou em contato com as autoridades do México pedindo para que permitam às demais companhias aéreas do país assumirem as rotas deixadas pela Mexicana, uma vez que a falta dos aviões da empresa já se faz sentir em diversas cidades, especialmente aquelas que não são destinos turísticos e por isso não tiveram os voos perdidos cobertos, começando a prejudicá-las economicamente.
contato radar

Passagens Aéreas Baratas por R$ 39 na Webjet

promoção passagens

Veja as últimas passagens aéreas baratas da Webjet nas rotas em que está inaugurando novos voos.

voebem

Cessna anuncia o lançamento do maior e mais avançado Citation Ten

O novo Cessna Citation Ten apresentado na NBAA 2010. (Foto: Cessna)

A Cessna Aircraft Company anunciou nessa segunda-feira, dia 18 de outubro, durante a convenção anual da NBAA 2010 o lançamento do Citation Ten, uma maior e mais avançada versão do jato executivo certificado mais veloz do mundo, o Citation X. O lançamento também marca a primeira apresentação do conjunto de aviônicos Garmin G5000 e um avançado sistema de gerenciamento de cabine exclusivo da Cessna, e além disso apresenta motores mais potentes e mais eficientes da Rolls-Royce.Confira a seguir o vídeo da apresentação da nova aeronave executiva da Cessna durante a NBAA 2010.

Fast Tube

“O lançamento do Citation Ten é um exemplo de nosso comprometimento, repetido através da recente recuperação, no desenvolvimento de novos produtos, e é o sinal que nós pretendemos fazer o que nós precisarmos fazer para manter a posição de liderança na indústria de aviação geral,” disse Jack Pelton, Presidente e CEO da Cessna. “Nós criamos uma equipe com a Garmin e a Rolls-Royce para conceber uma combinação quase perfeita de velocidade, desempenho, facilidade de operação e produtividade em apenas uma aeronave – o Citation Ten.”

O primeiro voo do novo Citation Ten será no final de 2011, com a certificação e a primeira entrega em 2013.

O Citation Ten apresenta uma fuselagem 15 polegadas maior com maior espaço interno, winglets para um desempenho mais eficiente, um novos sistema elétrico, duas baterias de lítio-ion, novos aviônicos, autothrottle, um interior da cabine completamente reprojetado com novas poltronas e melhorias, e um sistema de gerenciamento de cabine baseado em fibra ótica projetado pela própria Cessna, incluindo a mais recente opção de entretenimento facilitando a produtividade a bordo e a conectividade.

O desempenho também foi melhorado com um aumento da autonomia em 211 milhas náuticas (391 km) numa velocidade máxima de cruzeiro, um aumento de 214 libras na carga máxima e uma maior razão de subida até o nível de 45.000 pés.

O Citation Ten utilizará os novos motores turbofan Rolls-Royce AE 3007C2, cada um com um empuxo de 7.034 libras. Isso oferece ao Citation Ten 4% a mais de potência na decolagem, 9% de melhoria na razão de subida, 7% de melhoria na velocidade de cruzeiro e uma adicional melhoria de 1,4 no consumo eficiente de combustível. Os motores devem ser certificados em 2013, antes da certificação do jato executivo.

loucos por aeromodelismo

Aerolíneas Argentinas se juntará a SkyTeam em 2012

A Aerolineas Argentinas recentemente trocou sua identidade corporativa nas suas aeronaves e em 2012 se tornará a primeira companhia aérea da América do Sul a fazer parte da SkyTeam. (Foto: Aerolineas Argentinas)

A Aerolíneas Argentinas, a companhia aéra da Argentina, deve se unir a aliança de companhias aéreas SkyTeam em 2012. Ela será a primeira companhia aérea da América do Sul a se tornar membro da SkyTeam e abrirá as rotas da América Latina para a aliança.

A Aerolíneas Argentinas está implementando um número de medidas através de um plano de reestruturação de cinco anos introduzido no ano passado para fortalecer o modelo de negócio incluindo a renovação e racionalização da frota, adicionando destinos internacionais chaves, aumentando a densidade ocupacional nas rotas domésticas e regionais e melhorando a qualidade do produto oferecido e a consistência das operações.

cavok

O piloto da United Continental


Com duas semanas na presidência executiva da maior companhia aérea do mundo, a United Continental Holdings Inc., Jeff Smisek tem pela frente um punhado de desafios.

Enquanto o ex-diretor-presidente da Continental Airlines administra a fusão com a United Airlines, ele tem de negociar contratos trabalhistas com sindicatos sem irritar os funcionários e combinar sistemas de reservas e escala de voos sem atrapalhar os clientes.

E precisa obter aprovação da autoridade americana do setor, a FAA, para um conjunto comum de procedimentos de operações e manutenção para que as duas empresas possam unir sua frota e tripulação — e tudo enquanto aprende a entender a United, uma companhia bem maior.

A experiência mais útil em seu arsenal: as lições apreendidas na reestruturação da Continental em 1995, que era uma empresa em cacos, assustada com fusões, concordatas e relações trabalhistas envenenadas quando Smisek e uma nova diretoria foram contratados para resolver o problema.

Foto: Jeff Smisek pôs a Continental na rota certa e agora se vê à frente da maior companhia aérea do mundo

Em seu favor no novo posto está a melhora do clima econômico e novas avenidas para aumentar a receita via cooperação com parceiros da United no grupo de marketing Star Alliance. A United e a Continental estão com caixa cheio e a expectativa é que, individualmente, ambas tenham lucro este ano.

Smisek, um advogado de 56 anos, é um apaixonado por carros de corrida e pescaria, e um dos cinco filhos de um oficial de carreira da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele falou com o Wall Street Journal na semana passada.

Trechos:

WSJ: O sr. já identificou seus três maiores desafios e como vai navegá-los?


Jeff Smisek: Só três?

Brincadeira. Eu mesmo vou me concentrar muito na cultura. Cultura é incrivelmente importante numa empresa de serviços. Eu posso dar sermão sobre serviços e posso treinar, mas o empregado não vai prestar um bom serviço a menos que queira. Eles querem prestar bons serviços se estão felizes em ir para o trabalho, se confiam em seus colegas [e] recebem as ferramentas de que precisam para fazer seu trabalho.

Parte disso é a honestidade de nossa comunicação. Certamente com seis dias no trabalho há muita coisa que eu não sei. Tenho feito [reuniões com empregados] nos últimos dois dias e houve uma série de questões que me fizeram que não sei responder. Mas aprendi o que passa pela cabeça deles.

WSJ: O que mais?

Smisek:
O segunda é a execução de todo o planejamento de integração. Fizemos um ótimo trabalho de planejamento e agora temos de fazer isso tudo. A terceiro seria: você nunca pode perder de vista o feijão-com-arroz dos negócios do dia-a-dia.

WSJ: A diretoria [da empresa combinada] foi montada como sendo igualmente dividida entre veteranos da Continental e da United. Ainda assim só há um executivo da United no grupo de maior remuneração. Isso é uma coincidência?

Smisek: Acho que é uma coincidência. Se você olhar para a equipe como um todo, ela é bem equilibrada. É muito importante para mim, para garantir que vamos conseguir algo, que todos sintam que isso é justo e equanime, mas também selecionar talentos muito bons de ambas as companhias.

WSJ: Como o sr. encontrou o moral entre empregados da United?

Smisek: Já me reuni com vários milhares de funcionários da United. Acho que eles estão bem entusiasmados.

Recebo um monte de e-mails. Tipo centenas. Respondi todos até agora. Estou queimando os botões do meu BlackBerry.

WSJ: Quais passos concretos o sr. tomou para implementar a reforma da Continental e quanto tempo ela vai levar?

Smisek:
Tínhamos aeronaves que estavam sendo despachadas sem ter o interior limpo, que tinham compartimentos de bagagem quebrados e luzes de leitura sem funcionar. Isso é um desrespeito não só a nossos clientes mas também à tripulação, que mora nesses aviões.

Esse é o tipo de coisa que atacamos logo cedo, que logo mostraram que a gente se preocupava com nosso trabalho. As pessoas abraçam isso. (...) Acho que mudamos a cultura dentro de um ano.

WSJ: Trazer essa cultura para dentro da United, que tem uma longa história de funcionários descontentes, vai ser ainda mais difícil?

Smisek: Não, acho que vai ser bem mais fácil. A Continental em 1995 era muito disfuncional. A United não é.

WSJ: Como o sr. descreveria seu estilo de gestão?

Smisek: Eu administro muito andando pelos lugares. Tenho um estilo bem informal. As pessoas entram na minha sala. Não precisa um "horário marcado" para falar comigo. Sou direto, não há dúvida quanto a isso. Digo às pessoas o que acho e não vou dizer às pessoas o que elas querem ouvir.

WSJ: O sr. se ofereceu para abrir mão de sua remuneração de 2010 como diretor-presidente da Continental a menos que a empresa desse lucro no ano como um todo. O sr. vai aceitar o pagamento se a Continental ficar no azul numa base individual?

Smisek:
Claro. E se não estiver, não vou aceitar.
desástres aéreos

Iberia Confirma Início de Vôo São Paulo/Barcelona


Se o Brasil não tem hoje nenhuma ligação direta com Barcelona, a partir do final de março de 2010 ganha duas opções. Como demorou para que isso acontecesse!

Correndo atrás do prejuízo, a Iberia anunciou o início dos vôos ligando Guarulhos a El Prat em Barcelona no dia 28 de março de 2010. Serão 3 vôos semanais operados em um A340-300. No dia 27 de março a Singapore inicia a rota São Paulo/Barcelona/Cingapura.

Vamos ver como a competição tarifária vai se desenrolar, já que em termos de conforto e serviço já temos uma ganhadora de antemão, a Singapore.

Falando em Iberia, o vôo triangular Madri/Fortaleza/Recife/Madri inicia-se a partir de 01 de fevereiro de 2010. Mais que na hora da Tap ter alguma concorrência (se bem que está passando da hora da cia estatal portuguesa aliar-se a alguma cia com finanças mais robustas).

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Voe bem

EXÉRCITO LIBERA RELATÓRIO SOBRE O ET DE VARGINHA

Depois de 14 anos, o caso do ET de Varginha ainda é cercado de polêmicas e desperta a curiosidade de muita gente. Um relatório do Exército Brasileiro, feito em 1997 e divulgado só agora, mostra que um ser extraterrestre nunca apareceu no Sul de Minas.

A revista ‘Isto é’ publicou uma reportagem sobre o inquérito policial que apurou a participação do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no caso Varginha. O resultado deixa claro que não houve nenhuma captura de ser extraterrestre no dia 20 de janeiro de 1996.

A matéria com título “A história oficial do ET de Varginha” mostra o quê, segundo a revista, são os dois únicos documentos produzidos pelo governo para apurar as ocorrências e as acusações feitas contra militares que teriam participado do caso. O inquérito aberto e concluído em 1997 tem 357 páginas e detalha depoimentos. Segundo a reportagem, o encarregado pelo inquérito tenente-coronel Lúcio Carlos Pereira concluiu que o que houve na verdade foi uma confusão. O texto diz que um cidadão, provavelmente sujo por causa da chuva e visto agachado junto a um muro, teria sido confundido com uma criatura do espaço por três meninas. Um estudo fotográfico teria simula a semelhança entre um homem e o suposto ET. Um morador da cidade chamado Luiz Antônio, hoje com 46 anos, seria o homem visto no terreno baldio naquela época.

O resultado de uma sindicância realizada na Escola de Sargento das Armas, em Três Corações, em maio de 1996 foi anexada ao inquérito. O ufólogo Ubirajara Rodrigues, de Varginha, foi ouvido na investigação. Segundo ele, o inquérito deve ser levado em conta, mas os pesquisadores não podem descartar hipóteses. “Todo fenômeno ufológico hoje tem todo um aspecto de mito, ele é mítico vamos dizer assim. Mas eu não posso hoje em dia, depois da evolução das pesquisas, afirmar nem negar absolutamente nada em torno do caso Varginha. Nós estamos revisitando o caso desde alguns anos e isso ainda vai dura muito tempo”, disse Rodrigues.

a província