PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alexandre Garcia Comenta: Crise de Capacitação no Mercado de Aeronautas ; É preciso investir na formação de pilotos comerciais e aeromoças


Há uma crise de capacitação profissional. Pode faltar piloto no mercado. Esse parece que é um país que voa em círculos. Lembro que no início dos anos 1940, Salgado Filho, que instalou o Ministério da Aeronáutica, fazia uma campanha grande para formar pilotos. Nos anos 1950, fizeram mais campanhas estimulando aeroclubes.

Tivemos um período de vinda de pilotos alemães, após a Primeira Guerra Mundial. Depois da Segunda Guerra, brasileiros foram fazer cursos nos Estados Unidos. Agora, faltam pilotos e podem faltar mecânicos de aviação. Encontramos pilotos brasileiros voando em companhias asiáticas para ganhar mais.

Lembro que ser comandante ou aeromoça da Varig em rota para Paris ou Londres era charme e excelente salário. Moravam em mansões nos melhores bairros do Rio de Janeiro, de São Paulo ou Porto Alegre.

A Varig sumiu do horizonte e entrou a Lei da Oferta e da Procura. É muito bom ter passagens baratas. Mas salários baixos para tripulação não é bom. E a aviação comercial se populariza, aumenta a concorrência. Rodoviárias concorrem com aeroportos.

Toda essa mudança e expansão dependem de quem vai decolar, de quem vai encontrar o destino em uma noite de tempestade e de quem vai pousar com segurança. Tem que investir em formação.
Alexandre Garcia

Nenhum comentário: