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quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Aeroclube de Pirassununga faz 71 anos e expõe aeronaves antigas

Evento foi no domingo (22) e reuniu pilotos de várias partes e curiosos.

Helicóptero militar e aviões de treinamento da FAB também foram expostos.


O Aeroclube de Pirassununga (SP) completou 71 anos no domingo (22) com um encontro de aeronaves antigas e clássicas. Foi a primeira vez na história que o local recebeu esse tipo de evento, que reuniu pilotos e curiosos. O dia foi de ventos fortes, mas que não impediram a vinda de pilotos de vários cantos. O piloto Joel Pereira saiu de Taubaté (SP) e seu ultraleve enfrentou turbulência pelo caminho. “Pegamos um vento forte de proa, deu umas duas horas de voo, mas foi tranquilo”, comentou. Vindo do Uruguai, Manoel Mendoza fez questão de participar da comemoração. “É nesse momento que a gente vê as aeronaves diferentes e temos contato com outras experiências diferentes para poder trocar figurinhas”, comentou. 

Aeronave de 1948 exposta em Pirassununga, SP

O lazer é o preferido dos aviadores. “São as máquinas que a gente gosta de ver, que nos desperta vontade de experimentar”, disse Paulo Fernandes, militar da reserva da Academia da Força Aérea (AFA). “Há quem goste de ir pra praia, quem goste de assistir jogo de futebol, já eu prefiro vir para os aeroportos, mexer nos aviões, é o desafio que a gente tinha quando via o avião voando desde pequeno”, comentou o piloto Byron Michelleps.

Um helicóptero militar para buscas em área de difícil acesso e mais três aviões de treinamento estavam em exposição. O principal deles é um PT-19, fabricado em 1948 no Brasil. Foi o primeiro modelo usado na formação de cadetes na Força Aérea Brasileira (FAB).

O último exemplar que restou pertence ao Aeroclube de Pirassununga, onde passou por restauro. “O material utilizado na fabricação original era um material que com o decorrer do tempo carecia de manutenção mais aprofundada e foi feita com um material que tornou essa estrutura definitiva com condições de voo”, comentou o comandante Eduardo Ballan, vice-presidente do aeroclube.
DESÁSTRES AÉREOS

Helicóptero da Polícia Rodoviária Federal não sai do chão há quase um ano


O maior e mais moderno helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), adquirido em setembro de 2010 para transporte de tropa, está parado no hangar da PRF sem previsão de voltar a participar de missões. Comprado por R$ 14 milhões, o equipamento Bell 412 PP-PRF, único modelo da frota, só participou de operações entre março e outubro de 2012. O helicóptero está novo, mas não levanta voo por falta de contrato de manutenção.

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Três dos quatro comandantes com treinamento específico para pilotá-lo estão com a autorização vencida. Com a aeronave parada por todo esse período, eles não puderam realizar o teste de renovação exigido anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Três destes pilotos estão realizando trabalhos administrativos na PRF. A autorização do outro expira no fim deste mês.

Entre maio e junho de 2010, o grupo participou de treinamento nos EUA. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu o Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero Bell 412 PP-PRF, documento obrigatório para decolagem, porque a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) expirou em janeiro.
PILOTO POLICIAL

Ryanair levanta voo no Twitter

 
A companhia escolheu o Twitter para estrear um perfil oficial numa rede social. E vai dar voos para celebrar.
Perfis e páginas sob o mote da Ryanair espalhados pelas redes sociais (e em geral pela net) há muitos. Mas nenhum é oficial, já que a empresa não estava presente nem em Facebooks nem em Twitters ou similares. Até agora. Sete anos depois do nascimento da febre dos tweets e de uns estimados 200 milhões de utilizadores terem aderido à rede que tem por símbolo um passarinho azul, a Ryanair decidiu-se, por fim, a abrir as asas no Twitter: inaugurou conta no dia 17 de Setembro e fez esta segunda-feira o lançamento oficial.

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É um sinal de que pelos lados da Ryanair a forma de comunicar pode estar a mudar, depois de anos a ignorar a força das redes sociais (inúmeras vezes utilizadas para criticar a empresa). Aliás, a companhia sublinha mesmo em comunicado que está a “esforçar-se para melhorar a forma como comunica com os passageiros e público".

 Até porque, ao mesmo tempo que levantou voo no Twitter, também fez um "upgrade" à secção media do seu site com mais informação, imagens de alta-resolução e vídeos. E, entretanto, prometeu renovação do seu site para breve (à partida, em Dezembro) e passar a disponibilizar gratuitamente a sua aplicação para telemóveis a partir de 1 de Outubro (estava à venda por 3€).
FUGAS NOTÍCIAS

Final da novela Dancin' Days gravado em pleno voo da TAP (com vídeo)




Um dos últimos episódios da telenovela da SIC Dancin' Days foi gravado a bordo de um avião da TAP. Esta foi a primeira vez que uma produção nacional foi filmada num voo real, constituindo também uma nova forma de product placement.
Joana Santos e Albano Jerónimo, o par romântico da telenovela que tem uma audiência média diária de 2 milhões de telespectadores, estiveram a bordo de um A 320 (Gil Vicente) a caminho de Veneza, em Itália.
Com eles, a 38 mil pés de altitude, em pleno voo, estiveram oito técnicos e dois tripulantes.

As filmagens decorreram na classe executiva para não incomodar os restantes passageiros.

Pedro Cunha Lopes foi o comandante de um voo que demorou duas horas e meia. Com ele a comandar o avião esteve também Ana Sousa, oficial piloto, que à TAP TV disse que o filho era fã da novela. "Pediu-me que levasse um autógrafo de Joana Seixas, como ela não veio, levo um da Joana Santos", diz.
Em Veneza, para onde a TAP voa, em média, sete vezes por semana, as filmagens decorreram na Praça de São Marcos, Casino e Grand Canal.

 
foi a primeira vez que uma produção nacional foi filmada num voo real, constituindo assim também uma nova forma de product placement

DINHEIRO VIVO 

Presidente da Lufthansa deixa companhia para presidir à Roche


Christoph Franz termina o contrato com a Lufthansa a 31 de Maio do próximo ano e não voltará a renovar com a companhia. Depois de 15 anos à frente de uma das maiores empresas aéreas da Europa, o ainda CEO vai mudar de ramo para se dedicar ao setor farmacêutico, avança o Dinheiro Vivo.



"Depois de quase 15 anos no grupo Lufthansa, não foi uma decisão fácil para mim", disse Christoph Franz. "Estou orgulhoso de Lufthansa e dos trabalhadores do grupo e deu-me grande prazer trabalhar para esta empresa. No entanto, por motivos profissionais, decidi dar um novo rumo à minha carreira depois do final do meu atual contrato, em Maio de 2014.
 Até lá, o programa SCORE, bem como outras importantes decisões de investimento tomadas, terão lançado as bases para o grupo Lufthansa continuar o seu caminho. É o momento apropriado para passar a gestão", justificou, o CEO.
RCM PHARMA

Coreia do Sul rejeita jato da Boeing e Lockheed é favorita


SEUL, 24 Set(Reuters) - O governo da Coreia do Sul cedeu à pressão pública na terça-feira e votou contra a proposta de fornecimento de aviões de guerra da Boeing, argumentando que vai reiniciar o processo multibilionário de compra para comprar jatos mais avançados.

 

O modelo F-35A da Lockheed Martin, antes considerado muito caro, passou a ocupar a primeira posição na disputa pelo contrato depois que o ministro da Defesa destacou um avião de combate de quinta geração como sua opção preferida.

O F-35, de quinta geração, já foi encomendado por sete países, incluindo Japão e Israel.
O modelo F-15 Silent Eagle da Boeing estava perto de ganhar o contrato de 8,3 trilhões de wons (7,7 bilhões de dólares), como o único competidor a se encaixar no orçamento, mas militares e legisladores do partido do governo criticaram o avião por avaliar que o modelo não tem capacidades furtivas cruciais.
R7

Vilarejo francês fica abandonado por causa de barulho de aeroporto


O vilarejo de Goussainville-Vieux Pays, a cerca de 20 quilômetros ao norte de Paris, era formado por 144 casas onde famílias viviam normalmente, até que em 1972 foi aberto o Aeroporto Charles de Gaulle, o que colocou a localidade na rota de pouso dos aviões.

Os moradores começaram a abandonar suas casas, pois não suportavam o barulho constante das aeronaves. Atualmente, Goussainville virou praticamente uma cidade fantasma, já que poucas famílias restaram no local. Abaixo, fotos antigas e atuais permitem comparar o que aconteceu com a vila:

Casarão do século 19 em foto atual e em cartão postal de 1910. (Foto: Reuters/Charles Platiau)Casarão do século 19 em foto atual e em cartão postal de 1910. (Foto: Reuters/Charles Platiau)
Rua Gaudry, em 1910 e atualmente (Foto: Reuters/Charles Platiau)Rua Gaudry, em 1910 e atualmente (Foto: Reuters/Charles Platiau)
Imagem atual e outra de 1915 do 'Café Au Paradis', que acabou de portas fechadas com o esvaziamento da localidade  (Foto: Reuters/Charles Platiau)Imagem atual e outra de 1915 do 'Café Au Paradis', que acabou de portas fechadas com o esvaziamento da localidade (Foto: Reuters/Charles Platiau)
Passagem constante de aviões levou famílias a abandonar o vilarejo (Foto: Reuters/Charles Platiau)Passagem constante de aviões levou famílias a abandonar o vilarejo (Foto: Reuters/Charles Platiau)
  G1

Governo do RS define local para construção de novo aeroporto


O governo do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda-feira (23) o local onde deve ser construído o Aeroporto 20 de Setembro: em uma área de 1,7 mil hectares entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, a cerca de 35 quilômetros de Porto Alegre.

Governo do RS Aeroporto 20 de Setembro (Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini) 
Anúncio do local da novo aeroporto foi feito durante
reunião do grupo de trabalho do Executivo
(Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)


 O anúncio foi feito durante reunião no Palácio Piratini do grupo de trabalho criado pelo Executivo para tratar do projeto de construção do novo aeroporto. Com a definição do local do empreendimento, o governo poderá iniciar as próximas etapas do projeto, entre elas a modelagem financeira.
“É uma grande notícia, porque permite que nós continuemos as tratativas, especialmente com a União e a iniciativa privada, para encontrar maneiras de viabilizar o aeroporto”, comentou o secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, que também é Presidente do Grupo de Trabalho do Executivo pró-Aeroporto 20 de Setembro.

O impasse com a Aeronáutica – que alegava problemas de tráfego aéreo na região do V Comando Aéreo Regional (V Comar), na Base Aérea de Canoas – e junto ao Aeroporto Salgado Filho foi resolvido com a redefinição do traçado das pistas do novo aeroporto.

O projeto do Aeroporto 20 de Setembro prevê a construção de duas pistas, que permitam aterrissagens e decolagens simultâneas e um terminal de passageiros. O secretário destacou que a área do aeroporto – cerca de  cinco vezes maior do que o Salgado Filho – vai possibilitar a ampliação do número de pistas no futuro.

Em abril, durante visita ao estado, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, anunciou que o governo federal vai realizar estudos técnicos e financeiros para viabilizar a construção do aeroporto. As obras devem durar cerca de 10 anos.
G1

Quatro pessoas morrem em queda de aeronave na França


Bombeiros investigam destroços da aeronave que caiu no leste da França nesta terça-feira (24).  (Foto: AFP) 
Bombeiros investigam destroços da aeronave que caiu no leste da França nesta terça-feira (24).
 
Bombeiros vasculham destroços de uma aeronave que caiu na manhã desta terça-feira após decolar no aeroporto de Bron, perto de Lyon, no leste da França. Quatro pessoas morreram no acidente, seguido de incêndio, de acordo com a prefeitura local e o departamento de combate a incêndios.
 G1

Embraer assume controle de empresa de tráfego aéreo Atech


São Paulo - A Embraer, através de sua subsidiária Embraer Defesa & Segurança, anunciou nesta terça-feira a compra de 50% das ações restantes da Atech Negócios em Tecnologia, companhia que desenvolve produtos para o controle de tráfego aéreo.

Embraer

Em comunicado, a Embraer assinalou que a operação "faz parte da estratégia de aquisições" da companhia e dá continuidade ao processo de aquisição do controle total da Atech, iniciado em abril de 2011 quando comprou 50% das ações dessa empresa tecnológica.

A conclusão do negócio, cujo montante não foi divulgado, "está submetida ao cumprimento de determinadas condições usuais para esse tipo de transação", dispostas pela lei e pelos organismos reguladores, afirma a nota.

"O negócio representa um importante passo na consolidação da Embraer Defesa & Segurança como empresa estratégica do setor e provedora de soluções genuinamente nacionais", afirmou a companhia.

Desde 2011, com a associação das duas empresas, a Embraer ampliou seu pasta de produtos e serviços nas áreas de sistemas, defesa, segurança e controle de tráfego aéreo, que "complementam" a atuação no mercado aeronáutico, explicou o presidente da subsidiária, Luiz Carlos Aguiar.

Para o executivo, a aquisição total permitirá "reforçar o posicionamento internacional" da Atech, que oferece soluções de assessoria, desenvolvimento de inteligência de controle aéreo, instalação e manutenção de equipes e treino de pessoal técnico.
INFO EXAME

Queda de avião deixa quatro mortos na França


Pelo menos quatro pessoas morreram em decorrência da queda de um avião nas proximidades do aeroporto de Lyon-Bron, na França.   

A aeronave, um Cessna de seis lugares, caiu logo após decolar.   

Fontes da equipe de resgate disseram que houve um incêndio após o acidente. De acordo com o jornal francês Le Figaro, três corpos foram encontrados carbonizados dentro do avião. Acredita-se que o quarto tenha sido jogado para fora da aeronave durante o acidente.

JORNAL DO BRASIL

Parceria entre Delta e Virgin recebe aval nos EUA

Aviação ,
 
A Delta Airlines e a Virgin Atlantic Airways receberam a aprovação do Departamento de Transportes dos Estados Unidos para formalizar a joint-venture, que concedeu imunidade antitruste em rotas entre a América do Norte e o Reino Unido. Durante a apresentação no departamento americano, as companhias aéreas ressaltaram a importância em aumentar a concorrência nas rotas entre Nova York e Londres.

“A liberdade de cooperar plenamente com a Virgin Atlantic vai iniciar uma nova era de maior concorrência no trecho entre Nova York e Londres que é muito necessária”, comemorou o presidente da Delta, Ed Bastian.

NOVA AGENDA
As aéreas revelaram uma nova agenda para viagens entre Nova York (JFK) e Londres (Heathrow), com um total de sete voos diários e diretos. A programação será iniciada em 30 de março de 2014 e contará também com duas freqüências sem escalas entre Heathrow e o Aeroporto Internacional de Newark. “Com a parceria seremos capazes de oferecer horários mais convenientemente alinhados”, concluiu o CEO da Virgin Atlantic, Craig Kreeger. 
 
PANROTAS

DIPLOMACIA NA ONU

Diplomacia na ONU

Air France anuncia investimento de 500 milhões de euros

Aviação , Na home, imagem de divulgação da nova econômica premium da companhia francesa; acima, Patrick Alexandre e Bruno Matheu, da Air France, durante coletiva à imprensa mundial
Na home, imagem de divulgação da nova econômica premium da companhia francesa; acima, Patrick Alexandre e Bruno Matheu, da Air France, durante coletiva à imprensa mundial
 
PARIS (FRANÇA) – A Air France apresentou esta manhã, durante entrevista coletiva a quase cem jornalistas do mundo todo, na feira International French Travel Market (IFTM), detalhes do “Best & Beyond”, projeto por meio do qual investirá 500 milhões de euros no aprimoramento de suas classes de assentos. A primeira fase do projeto é focada na econômica e na econômica premium: a partir de junho do ano que vem e até julho de 2016, de maneira progressiva, 44 Boeing 777 da companhia que operam rotas de longo curso, incluindo as de São Paulo e Rio de Janeiro, receberão uma série de modificações.

Na econômica, as principais serão: monitor touch screen individual de 22,9 centímetros, um pouco maior do que os atuais; entrada USB para recarga de celulares, visualização de fotos, programação musical pessoal e leitura de arquivos em PDF; assentos com 2,5 centímetros a mais de distância; descanso de cabeça e estofado mais confortáveis e tomada para a recarga de dispositivos móveis.

Na econômica premium, as melhorias incluem espaço entre poltronas 40% superior na comparação com a econômica; monitor de 30,5 centímetros; opção de segundo prato quente nas refeições; início da oferta de sorvetes e doces e cardápio infantil com opção de alimentos orgânicos. No total serão modificados dez mil assentos de classe econômica e 1,1 mil de econômica premium. No entretenimento de ambas serão oferecidas mil horas de programação, com destaque para a opção de 300 filmes.

DEMAIS CLASSES

No ano que vem, durante a segunda fase do projeto, serão aprimoradas a business e a primeira classe da aérea, a La Première. “A maior parte das companhias prioriza primeiro o investimento nas categorias mais elevadas. Nós estamos começando pelas econômicas”, destacou Bruno Matheu, responsável pela área de Long-Haul Passenger Activity da Air France. “Nossa econômica está cada vez mais próxima da business”, completou, acrescentando ainda que os passageiros da econômica premium poderão desfrutar de champagne a bordo.

O vice-presidente comercial, de Vendas e Marketing da Air France-KLM, Patrick Alexandre, disse que o objetivo é garantir a melhor experiência de viagens possível em classes econômicas: “Mas não queremos apenas satisfazer os anseios dos nossos passageiros, queremos também antecipar tendências, pois somos uma empresa que se move de maneira direta ao futuro”.

TARIFA E BRASIL
Os diretores afirmaram que não haverá aumento de tarifa em função dos investimentos. Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, a diretora de Customer Experience Long Haul da aérea, Marine Gall, disse que ainda não estão definidas as primeiras rotas a serem beneficiadas pelo Best & Beyond. “É muito cedo para saber se o Brasil estará entre os primeiros. Por enquanto, o que sabemos é que as primeiras aeronaves decolarão em junho do ano que vem", resumiu.
PANROTAS

Azul terá aviões socorristas para diminuir atrasos



Avião da Azul
Avião da Azul: empresa quer reduzir os atrasos e cancelamentos de voo

São Paulo - Na tentativa de reduzir o número de atrasos e cancelamentos de voos, a Azul Linhas Aéreas vai começar a operar dois aviões de “socorro”. O primeiro avião, modelo Pilatus PC-12 (monomotor com capacidade para oito pessoas e um grande compartimento de cargas), já começa a voar nos próximos dias e tem a missão de levar peças e técnicos de manutenção até as aeronaves que apresentarem algum tipo de problema.


A companhia, com foco na aviação regional, tem o maior número de destinos no país e atende 104 aeroportos com cerca de 900 voos diários. Tudo isso é feito com uma frota de 132 aviões, que eventualmente podem necessitar de reparos – além das manutenções agendadas. Atualmente a Azul tem dois centros de manutenção, em Campinas e Belo Horizonte, e precisa fazer o transporte das aeronaves até um desses locais para realizar os consertos.
“Aeronave no chão por falta de peça é um transtorno para qualquer empresa aérea. A ideia é diminuir o tempo dos reparos e reduzir o número de cancelamentos em até 40%”, diz Flávio Costa, vice-presidente Técnico-Operacional da Azul.
O índice de pontualidade da companhia é de 94%. Os 6% que atrapalham a vida da Azul estão atrelados a variáveis como condições climáticas, infraestrutura dos aeroportos e também a manutenção das aeronaves.
Investimento
Cada avião socorrista custou US$ 2 milhões e oito pilotos da própria companhia serão remanejados para atuar na operação de emergência. Os monomotores ficarão alocados nos centros de manutenção e serão utilizados somente em caso de problemas – não serão usados para táxi aéreo no tempo vago, como acontece em outras empresas do setor. “A ideia é ser rápido. Qualquer aeroporto do país será atendido em até cinco horas”, afirma o vice-presidente.
Com a chegada dos monomotores, a Azul reduzirá o número de aeronaves reservas, que ficam paradas para atender situações de contingência. “O investimento representa uma economia nos custos operacionais da companhia, uma vez que essa ação nos permite colocar mais uma aeronave comercial para atender regularmente a nossa malha aérea”, afirma Costa. Atualmente há seis aeronaves de reserva e a empresa pretende reduzir esse número colocando mais um Embraer 195, com capacidade para 118 assentos, em operação.
EXAME