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terça-feira, 27 de julho de 2010

Pluna investe em Centro de Manutenção para aeronaves Bombardier


A companhia uruguaia Pluna Linhas Aéreas, que atua no Brasil e América do Sul, acaba de anunciar seu novo investimento, o Centro Internacional de Manutenção de aeronaves Bombardier CRJ 900, com inauguração prevista para setembro deste ano, em Montevidéu, capital do Uruguai.


Com um milhão de dólares investidos e também certificado pela Bombardier, o Centro foi desenvolvido para realizar “Check C”, um procedimento padrão que inspeciona, a cada seis mil horas de vôo, o estado de todos os sistemas e equipamentos das aeronaves, com base em um protocolo de qualidade e segurança.

Serão cinco checagens entre 18 de setembro e 1° de março de 2011, envolvendo cerca de
vinte técnicos uruguaios sob supervisão de um especialista da Bombardier, que viajará a
Montevidéu para assessorar o trabalho. “Em vez de decidirmos em qual dos centros de
manutenção certificados pela Bombardier realizaríamos esses serviços, a Pluna optou por
investir no desenvolvimento de seus técnicos e desenvolver em Montevidéu um centro
internacional de manutenção, que conta com o apoio da empresa canadense”, afirma Martin
Harrison, Vice-presidente de operações da Pluna.
revista hotéis

Laguna afirma que aeroporto de RC vai contar com embarque de passageiros

Prefeitura pretende encaminhar projeto ao governo federal para conseguir recursos do PAC 2 para viabilizar aeroporto regional
Prefeitura pretende encaminhar projeto ao governo federal para conseguir recursos do PAC 2 para viabilizar aeroporto regional

Depois de confirmar seu interesse em estender suas operações para a Cidade Azul, a empresa Laguna Linhas Aéreas afirma que fará também embarque de passageiros. Contudo, os destinos serão divulgados apenas depois da homologação da linhas na Agência Nacional de Viação Civil (Anac).

Todos os detalhes da atuação da Laguna no município deverão ser definidos após reunião dos diretores da empresa com a prefeitura e agentes do Departamento de Aviação do Estado de São Paulo (Daesp), que ainda não têm data marcada mas sim previsão para o final de agosto.
A partir dessa reunião, a prefeitura deve se posicionar se segue em busca da construção do sonhado aeroporto regional ou irá investir em melhorias na pista do atual aeroclube, situado ao lado da Avenida Marginal Presidente Kennedy.

O município pretende encaminhar projeto ao governo federal para conseguir recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
A assessoria da Laguna Linhas Aéreas divulgou anteriormente que os voos para Rio Claro partiriam de 17 cidades, sendo 25 pousos e decolagens. As atividades serão iniciadas em dezembro. O investimento da Laguna será de R$ 70 milhões, abrangendo 96 cidades de 14 Estados.
jc

American troca pedido para operar Brasília-Miami


O sistema de concessão de linhas aéreas pelo governo americano é de uma transparência assustadora. As regras são claras e as companhias têm flexibilidade para trocar, compor e até vender essas concessões.

A American Airlines entrou com pedido para ter a concessão das três autorizações regionais que a Delta está deixando de operar (Fortaleza-Atlanta). Assim, usaria essas três frequências entre Brasília e Miami, a partir de 18 de novembro. A companhia já tem a autorização dessa rota, pois ganhou 11 frequências recentemente entre o Brasil e os Estados Unidos.

Vai usar sete entre Rio e Nova York e as outras quatro usaria de Brasília para Miami. Se ganhar a concessão regional da Delta, apenas usará oito das frequências concedidas (sete Rio-NY e uma Brasília-Miami), liberando três voos do Rio para que o DOT acate o pedido feito ontem pela Delta. Ou seja, todos sairiam satisfeitos. Menos Fortaleza, claro.
panrotas

Lufthansa recebe segundo Airbus A380


A Lufthansa recebeu na semana passada o segundo Airbus A380, que voará diariamente entre Frankfurt (Alemanha) e Tóquio (Japão) a partir de agosto. A aeronave possui 526 assentos – oito na primeira, 98 na executiva e 420 na econômica.

Em setembro, com a chegada do terceiro A380, a aérea deverá voar três vezes por semana para Pequim (China), também a partir de Frankfurt. No Brasil, as reservas para os voos do A380 já podem ser feita pelo site da companhia ou pelo tel. (11) 3048-5800.
panrotas

Pequeno avião de espionagem pode se recarregar pousando em fios elétricos


Video: Bird-like glider

Os engenheiros do MIT bolaram uma maneira de fazer um pequeno avião de vigilância e espionagem que não precisa nunca retornar à base para ser recarregado. Eles simplesmente pousam e se prendem em fios da rede elétrica e se recarregam ali mesmo.

O truque para tornar isso possível é provocar o efeito "stall" (quando um veículo aéreo perde sustentação sob as asas) de maneira controlada, que é exatamente o que os pássaros fazem quando pousam nos fios.

Quando o aviãozinho se aproxima do fio, ele joga o seu nariz para cima no momento certo da trajetória para diminuir a velocidade e conseguir se enganchar no fio. Com isso, ele evita pousar com muita força ou passar reto e errar o pouso.

É uma manobra bem bacana! E cara, que bom que vai existir um verdadeiro exército de aviões de vigilância por aí, que podem ficar em atividade o tempo inteiro e se recarregar sempre que precisar! Não vejo como isso possa dar errado!
New Scientist
Gizmodo

Boeing 747 faz chover!

Popout


O Boeing 747-200 (veja no vídeo acima) que foi sendo modificado para o combate a incêndios.

Atualmente a Evergreen usa um Boeing 747-100 .

Ele pode armazenar 24 mil litros de água ou retardante de fogo.

A aeronave está alojada na Califórnia, e está pronta para qualquer emergência.

Pilotos da Spirit concordam com novo contrato



Um novo contrato foi aprovado pelos pilotos da transportadora de baixo custo Spirit Airlines de acordo com um representante do sindicato.

Em junho passado os pilotos entraram em greve por quase uma semana e o aterramento de centenas de voos da Spirit provocou um completo pesadelo para milhares de passageiros.

Sob o novo contrato de cinco anos, os pilotos receberão um "aumento salarial" de 10% e os Comandantes receberão um aumento de 18%.

Além do mais, todo o grupo-piloto será dado um bônus de assinatura.

atw


Unite planeja nova ação judicial

Unite union to sue British Airways over removed travel perks
Unite to sue over removed travel perks

O sindicato Unite, que representa os 11 mil descontentes da British Airways , membros da tripulação de cabine, planeja mover uma ação judicial contra a transportadora sobre as perdas de vantagens de viagens que foram retiradas dos trabalhadores quando eles entraram em greve em março passado.

O sindicato insiste que a retirada das concessões de viagem é uma violação da legislação europeia e acredita que elas foram arrancadas dos trabalhadores sem tomar as medidas disciplinares adequadas.

wall street journal

Sarah McLachlan e Jet Blue , Ambos no terminal 5




Clientes daJet Blue que estiverem passando no Terminal 5 do aeroporto JFK de Nova York irão desfrutar de um show gratuito ao vivo
com a cantora Sarah McLachlan nesta quinta-feira , 29 de julho.

A JetBlue é conhecida por oferecer aos seus clientes entretenimento ao vivo e ao ar livre, no entanto, a companhia agora está animada para anunciar, uma performance ao vivo e desta vez bem íntima por Sarah McLachlan no Terminal 5 no Aeroporto Internacional de Nova York JFK.

O concerto não está disponível para compra pública, mas está disponível para clientes que viajam pela JetBlue através do Terminal 5.

Os clientes serão surpreendidos com o show.

prnewswire

La Tribune diz:Entrega de A350 pode ser de até 18 meses

O Airbus A350 pode ser entregue só mais tarde.

Airbus A350-propaganda no estande em Le Bourget 2009 - © Airbus © -

É o que Relatatou o jornal francês de negócios La Tribune nesta segunda-feira, citando "fontes consistentes de vários integrantes do projeto
.

Na indústria, um atraso na primeira entrega seria de 12 a 18 meses relata o La Tribune .

A Airbus nega atrasos.

Rolls-Royce sucesso no Farnborough Airshow



A Fabricante britânica de motores de avião Rolls-Royce anunciou que garantiu US $ 1,7 bilhões em encomendas no Farnborough Airshow, incluindo ofertas para o seu motor Trent 700, o motor principal para o Airbus A330.

Israel- Controlador evita colisão


Um desastre aéreo foi evitado nesta última quarta-feira entre dois aviões, um avião da Força Aérea Americana , quase colidiu na pista de decolagem no Aeroporto Internacional Ben-Gurion.

Os primeiros resultados revelam que os controladores de tráfego aéreo instruiram o piloto da Força Aérea Americana para permanecer na área designada de espera ao lado da pista 12 antes da decolagem, O piloto confirmou as instruções, mas por razões ainda pouco claras saiu da área de espera.

Entretanto, um jato de patente italiana se preparava para pousar na mesma pista, tendo sido liberado para pouso.

Um controlador de tráfego aéreo avistou o avião americano, e rapidamente se encarregou do avião italiano .
O avião Italiano confirmou e arremeteu.
Ben Gurion Airport


Planes lining up for take off at Ben Gurion Airport, April 2010.

Aviões na fila para decolar no aeroporto Ben Gurion, abril de 2010.



Na sequência do incidente - o terceiro deste tipo nas últimas semanas - a Autoridade Aeroportuária de Israel está revisando o sistema pelo qual os aviões estão sendo instruídos a aterrissar e descolar de Ben-Gurion, que agora está operando apenas com uma pista devido a construção por causa de construção.
haaretz

Índia tenta resgatar piloto sequestrado no Congo


A Embaixada da Índia na República Democrática do Congo (RDC) está em contato com o governo central do país Africano para garantir a libertação de um piloto indiano seqüestrado por rebeldes.

Syed Mazher, que estava servindo como co-piloto para uma companhia aérea privada, foi feito refém por rebeldes ruandeses depois de atacarem o avião em uma pista de aterragem em Kitambe, cerca de 25 km ao norte de Walikale, na província de Kivu Norte, no Congo.

O General do Exército congolês Dieudonné Baigwa Amuli, culpou rebeldes hutus ruandeses das FDLR pelo ataque.
sifynews

Missing pilot - Piloto Desaparecido


Equipes de busca de Norman Wells, no Canadá estão procurando um piloto no Colorado, que é um empresário bem conhecido.

Terry Johnson estava voando para casa após um dia de pesca em família quando seu avião desapareceu.

Seu irmão, Cliff Johnson, diz Terry é um piloto experiente.

Controladores de tráfego aéreo teriam conversado com Terry Johnson, quando ele estava perto de Norman Wells, Canadá, na manhã de sábado, e o avisou sobre uma tempestade. Ninguém viu ou ouviu falar dele desde então.
9 news

Emirates amplia rotas na América Latina e muda de agência


A Emirates Airlines elegeu a América Latina como uma das regiões onde crescentará seus esforços nos próximos anos. Em breve a companhia dos Emirados Árabes deve anunciar novas rotas ligando países do continente, com destaque para o Brasil.

Como parte de sua estratégia de crescimento, a companhia escolheu uma nova agência de publicidade que vai cuidar da imagem da empresa em todos os 80 países em que atua. A Strawberry Frog, com sede na Holanda e escritórios em Nova York e São Paulo, venceu a concorrência da conta de 160 milhões de euros.

exame

Ponte aérea em detalhes. Para escolher


Com frota renovada e poltronas mais espaçosas, Avianca turbinou a concorrência no trecho entre São Paulo e Rio. Da passagem à refeição, saiba tudo antes de decidir.

São 902 voos semanais, 451 em cada sentido. Ou 144.464 lugares, capacidade de transporte equivalente ao público de três Pacaembus lotados e mais um pouco. Principal trajeto da aviação civil brasileira, a ponte aérea que liga os aeroportos Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio, acaba de ser turbinada.

A colombiana Avianca, que comprou a Ocean Air, lançou na semana passada três novas aeronaves para o trecho. Tirou de circulação os antigos Fokker, substituídos por modelos Airbus A319. Trata-se do mesmo tipo de avião usado pela TAM, mas com diferenças: com menos poltronas, a Avianca aumentou o espaço do passageiro. E caprichou no entretenimento, com telas individuais e séries, que você começa a assistir na hora que quiser.

Para ajudar na escolha do seu próximo voo, reunimos as informações das quatro empresas que operam a ponte aérea - os preços são os de tabela, sem considerar promoções sazonais (leia mais sobre pechinchas na página 10).

Avianca
avianca.com.br

Voos semanais (ida e volta): 106

Aeronaves: Airbus A319, com 132 poltronas em classe econômica

Cardápio a bordo: refeições quentes. Massas (almoço e jantar), crepes (no café) e sanduíches (nos demais horários). Para beber, água, suco e refrigerante

Milhas acumuladas: entre 1.000 e 1.500 pontos (programa Amigo)

Preço mínimo por trecho: R$ 129

Gol
voegol.com.br

Voos semanais (ida e volta): 396

Aeronaves: Boeing 737-800 SFP, com 184 lugares (econômica)

Cardápio a bordo: nos dias de semana, frios, queijos, geleia, pão, iogurte, suco e café, até 9 horas. Das 17 horas em diante, saladas preparadas com massas, queijos, peito de peru e vegetais - às sextas-feiras, a opção são pequenas porções de receitas internacionais. Nos demais horários e no fim de semana, cookies e bolachinhas

Milhas acumuladas: de 300 a 1.500 no programa Smiles

Preço mínimo por trecho: R$ 139

TAM
tam.com.br

Voos semanais (ida e volta): 398

Aeronaves: Airbus A319, com 144 assentos em classe econômica

Cardápio a bordo: o café da manhã tem minissanduíches frios, frutas, iogurte, bolo e amendoim. Há sanduíches e pratos quentes das 9h31 às 14 horas. À tarde, pizza, até 31 de agosto, e, das 18h31 em diante, sopas, até 14 de setembro. Além de água, suco e refrigerante, a empresa serve chá, café e, a partir das 9h31, cerveja

Milhas acumuladas: de 300 a 1.500 pontos no Fidelidade TAM

Preço mínimo por trecho: R$ 146

Webjet
webjet.com.br

Voos semanais (ida e volta): 2

Aeronaves: Boeing 737-300, com 148 lugares em classe econômica

Cardápio a bordo: salgados Bauducco, água e refrigerante

Milhas acumuladas: não há

Preço mínimo por trecho: R$ 89.

Mais uma

Uma quinta empresa pode estrear na ponte aérea em agosto. A NHT, que opera na Região Sul do Brasil, enviou à Anac o pedido de autorização para começar a voar entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. Por enquanto, está previsto um único voo de ida e volta, no sábado. "Não queremos concorrer com as grandes", disse o diretor de Planejamento da empresa, Jeffrey Kerr. Preço de passagem e aeronave usada ainda não foram definidos.
estadão

Governo recebe proposta do BNDES para dividir Infraero

O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), junto a técnico de vários ministérios, está elaborando uma proposta para apresentar ao governo federal para dividir a Infraero - estatal da aviação - em duas. A empresa antiga ficaria com as dívidas resultantes de ações judiciais. Já a nova, que receberá o nome de Infraero S.A, terá novos investimentos e ficaria responsável pela operação dos 67 aeroportos mais movimentados do Brasil.

De acordo com as fontes envolvidas na operação em entrevista ao jornal "O Globo", a divisão da estatal, que tem um dívida estimada em R$ 200 milhões, tem como objetivo atrair novos investidores e diminuir os riscos.

A possibilidade de privatização da estatal está descartada, assim como a transferência de alguns terminais à iniciativa privada. A expectativa é que a Infraero S.A. trabalhe com o capital aberto, colocando no mercado de ações 49% dos papéis. Dessa forma, o controle do governo seria mantido.

Para criar a Infraero S.A, o governo teria que levantar uma quantia de R$ 5 bilhões e transformar a estatal em uma corporação de economia mista. Seria necessário ainda dar à empresa um contrato de concessão dos aeroportos, seu principal ativo. Atualmente, a Infraero é apenas delegatária e assumiu os aeroportos por meio de portarias.

A partir de 2011, a empresa modificará o Conselho Administrativo e adotará padrão de contabilidade internacional. Não está previsto a demissão dos 12,1 mil funcionários da estatal, nem a extinção dos contratos com as empresas prestadoras de serviços terceirizados, que empregam a soma de 18 mil funcionários.

Para ser aprovado, será necessário alterar a lei 5.862/72, que criou a estatal e, também, a sanção do presidente Lula. O objetivo é que o projeto crie a estatal de capital misto sem a necessidade de concessão dos aeroportos. O contrato entre a Agência Nacional de Aviação Cívil (Anac) e a Infraero S.A vai prever a exploração do serviço por tempo determinado, com metas de investimentos e níveis desejáveis de serviços.

srzd

CNS-ATM: Gerenciamento de Tráfego Aéreo

CNS-ATM (Communication, Navigation, Surveillance - Air Traffic Management) - o futuro do transporte aéreo mundial está inserido nestas siglas. Com o objetivo de prover economia e versatilidade, sem denegrir a segurança, foi elaborado um projeto de uma nova metodologia de gerenciamento de tráfego aéreo, que atualmente já se encontra em testes em todo o globo e inclusive no Brasil.

Utilizando a tecnologia espacial para prover comunicação e o gerenciamento de tráfego com maior precisão, busca-se o incremento do número de operações, diminuindo por sua vez as consequências de um espaço aéreo cada vez mais disputado. Dessa forma, trago através de uma rápida pesquisa mais um vídeo.

Este, com duração de 9 minutos, apresenta brevemente o conceito de CNS-ATM através de uma forma sucinta, além de descrever as suas características e fundamentos.


Popout
losa

Air Berlin entra na Oneworld


A Air Berlin, segunda maior companhia aérea da Alemanha vai fazer parte da aliança global Oneworld, de que fazem parte a British Airways - que patrocina a entrada da transportadora alemã na aliança - e a Iberia, entre outras. A entrada da Air Berlin na OneWorld está prevista para o início de 2012, "semanas antes da abertura do novo aeroporto internacional Berlin Brandenburg, que está a ser construído para ser um grande hub para a Europa", salienta a Oneworld em comunicado.

Oneworld

Joachim Hunold, administrador executivo da Air Berlin, considerou esta manhã que "juntar-se a uma aliança global era o próximo passo lógico para o desenvolvimento da Air Berlim". Recorde-se que a Air Berlin inicialmente cresceu segundo um modelo low cost, evoluindo gradualmente para uma companhia mais próxima das chamadas tradicionais ou de bandeira, oferecendo mais e melhores serviços para além das ligações ponto-a-ponto associadas ao modelo low cost.

A companhia alemã voa actualmente para 160 destinos em cerca de 40 países, com especial ênfase na Europa Central, zona que ficará, a partir de agora, bem mais servida para os passageiros que voam nas outras companhias da aliança.

A esse propósito, a Air Berlim anunciou acordos de code-share com a American Airlines e com a Finnair, passando a oferecer 15 novos destinos nos Estados Unidos da América e dois nas Bahamas, para além de ligações a partir de Helsínquia, capital da Finlândia, para a Ásia e novos destinos europeus.

A Air Berlim tem presença online em www.airberlin.com.

almadeviajante

UE autoriza a United e Continental a criar a primeira companhia aérea mundial

A Comissão Europeia, reguladora da concorrência no Velho continente, autorizou nesta terça-feira a fusão das companhias aéreas americanas United e Continental, que dará origem a um líder mundial no setor.

A transação, avaliada em três bilhões de dólares, "não impedirá de forma significativa a concorrência efetiva" na Europa, segundo comunicado da Comissão.

Combinadas, elas terão acesso a 370 destinos em 59 países, com negócios avaliados em 29 bilhões de dólares, uma frota de 700 aparelhos e 87.000 empregados em todo o mundo.

"A investigação da Comissão confirmou a complementaridade das redes United e Continental para ligações transatlânticas entre o Espaço econômico europeu e os Estados Unidos e o fato de a operação de concentração não representar nenhum problema para nenhuma ligação em particular", segundo comunicado de Bruxelas.
A operação deverá ainda ser aprovada por acionistas e pelas autoridades competentes nos Estados Unidos que, em 2001, impediram a fusão da United com a US Airways.
12horas

Atrações do Domingo Aéreo 2010

Veja abaixo as atrações confirmadas para o Domingo
Aéreo 2010, que acontece no dia 1º de agosto, a partir das 9 horas, na Academia da Força Aérea, também conhecida como "Ninho das Águias", em Pirassununga-SP.

Atrações Aéreas
-AMX-A1;
-F-5 "Tiger";
-F-2000 - "Mirage 2000";
-A-29 "Super Tucano";
-AT-26 "Xavante";
-R-99;
-AF-1 - A4;
-T-27 "Tucano";
-T-25 "Universal";
-Esquadrão de Demontração Aérea - "Esquadrilha da Fumaça";
-Equipe WingWalking;
-Esquadrilha OI;
-ACRO (Decathlon 8, Bucker 131, Super Decathlon e PA32);
-Extra 200 (Paulo Medina);
-RV 10 (Paulo Medina);
-Sukhoi 31 (Luiz Gulherme Richieri)
Atrações Terrestres
-Apresentação da Banda de Música da AFA;
-Lançamento de HQ de Felipe Massafera sobre o 1º Grupo de Aviação de Caça e a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial (exposição, venda e “Tarde de Autógrafos”);
-Equipe “Paulo Medina Air Show”;
-CINE AFA;
-Carros de Combate do 13º Regimento de Ca valaria Mecanizado;
-Ratos de Hangar – Plastimodelismo;
-Exposição da Equipe SAR do Instituto de Aeronáutica e Espaço;
-Aeroporto Kerovoar – pista e aviões para crianças;
-Exposição do Hospital de Aeronáutica de São Paulo;
-Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga;
-Demonstração dos cães do canil do Batalhão de Infantaria – 84;
-Exposição Vida e Obra de Santos-Dumont;
-Exposição Muito prazer, Santos Dumont!;
-Brinquedos Infláv eis e Pintura Facial para crianças;
-Praça de Alimentação;
-Campanha de Doação de Sangue.

Entrada e estacionamen to gratuitos.

Para maiores informações acesse o site ofi cial do evento:

Com anúncio, Ryanair provoca easyJet (Novamente)

A poucos dias A Ryanair foi condenada a pagar uma multa e a publicar um pedido de desculpas formal na mídia ao fundador da Easy Jet, Stelios Haji-Ioannou, por tê-lo retrado como pinóquio, ao mesmo tempo que acusava a companhia rival de enganar o mercado não publicando as estatísticas de pontualidade.

No início da última semana a imprensa alertou os absurdos dos atrasos e cancelamentos da Easy Jet e mais: a imprensa ainda completou a inforrmação com um comparativo , levando-se em conta a empresa Air Zimbabwe que apresentou melhores índices de pontualidade que a companhia low cost no aeroporto Londres (Gatwick).

Pronto: Prato feito para a Ryanair

que originou e publicou o seguinte anúncio:

PF compra aviões não tripulados e irrita militares.

FAB ameaça interceptar os voos se não tiver controle das operações

Antes de sair de férias, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, recebeu em seu gabinete o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, para uma reunião a portas fechadas. Na pauta da conversa, uma crise entre a PF e a Aeronáutica que está ameaçando a utilização das estratégicas aeronaves não tripuladas para vigilância da fronteira e combate ao crime no Brasil.

Os policiais federais receberão três Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) que encomendaram de Israel e querem colocá-los em operação imediatamente. A FAB, sem pressa, exige antes o cumprimento de uma série de exigências.

Oficiais ouvidos por ISTOÉ disseram que o comandante da FAB, Juniti Saito, ameaçou derrubar os Vants da PF, caso levantem voo sem autorização. Na conversa com Corrêa, Jobim deu razão à FAB e pediu ao diretor da PF que não alimentasse mais a polêmica.


Oficialmente, ninguém fala da confusão. Mas a queda de braço segue nos bastidores. Desde 2004 os militares tentam desenvolver um Vant brasileiro para o controle das fronteiras. Como ainda não há avanço, a PF decidiu comprar as três aeronaves israelenses, de um total de 14 que planeja adquirir, ao custo de R$ 8 milhões cada uma. Assim acabou provocando ciúme nos militares que, paralelamente, testavam modelos diferentes.

A FAB alega que tem prerrogativa na defesa do espaço aéreo e que as aeronaves da PF não foram integradas ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, colocando em risco voos comerciais. Lógico que ninguém quer derrubar o Vant. Mas sem conhecimento do plano de voo, a FAB pode estragar uma operação da PF, diz um oficial. Ele afirma que, por voar na mesma altitude de aviões comerciais, os Vants poderiam até causar uma colisão.

No início do ano, Saito ligou para Corrêa propondo uma parceria. O diálogo não avançou, e a PF acabou não sendo convidada sequer para a apresentação do programa de Vants da FAB, no dia 10 de maio. Qualquer desconforto que tenha havido foi individual, de algumas pessoas, não entre as instituições, pondera o diretor da PF.

Na tentativa de encontrar uma solução para a guerra aérea, Jobim propõe o uso compartilhado dos Vants, pois considera que a PF não teria condições de operar sozinha o complexo sistema de voo remoto. De qualquer modo, a FAB tende a perder espaço na defesa aérea das fronteiras, alerta o analista militar Nelson During, do site Defesanet. É bom os militares se acostumarem, pois não serão mais os únicos geradores de informações estratégicas, diz ele.



Fonte: bga

CIRRUS PROCURA INVESTIDORES

Cirrus Vision SJ50

A empresa Cirrus, propriedade do grupo financeiro Arcapita, precisa de mais 64 milhões de Dólares para conseguir certificar e colocar em produção o seu novo executivo monojet SF50 Vision personal jet, e procura um parceiro financeiro no mercado internacional.

O fundador da companhia Alan Klapmeier espera poder começar a entrega dos primeiros Cirrus SF50 em 2013, a um custo unitário de 1.72 milhôes de Dólares.A Cirrus tem já uma lista de 430 encomendas de todo o Mundo para o revolucionário jacto executivo, de apenas um motor.

O Cirrus SF50 terá como instrumentos aviónicos a mais recente gama Garmin G3000, além de um inovador e pioneiro pára-quedas capaz de suster a queda de toda a aeronave, à semalhança do que já se passa no mercado de aviação ligeira.
ifr online

Aires suspende voos entre Colômbia e Venezuela

Aires suspendeu os voos à Venezuela

As tensões entre Colômbia e Venezuela, agravadas no último dia 22 de Julho quando o Presidente venezuelano Hugo Cháves anunciou o rompimento de relações com o país vizinho devido à acusação feita pelo embaixador da Colômbia na OEA, Luís Alfonso Hoyos, de que a Venezuela estaria abrigando 1.500 guerrilheiros colombianos em 87 acampamentos em seu território, levaram a companhia aérea colombiana Aires a ter que suspender os voos que opera entre Bogotá e Caracas.

Em comunicado a Aires informou que problemas de autorização cuja solução foi impossibilitada devido à ruptura diplomática entre os dois países obrigaram-na a supender a operação, e que os passageiros que já haviam adquirido bilhetes para voar pela empresa serão ressarcidos.

Apesar do atrito nas relações e da saída ao menos momentânea da Aires, a ligação aérea entre Colômbia e Venezuela não deixará de ser realizada, tendo sido confirmado pelo órgão regulador colombiano Aerocivil que serão mantidas as operações das companhias Avianca e AeroRepública.

Dados

A Aires, iniciou suas operações com uma frota composta exclusivamente de aviões Bandeirante, da Embraer. Ao substituí-los, optou por turbohélices da Bombardier, no caso, os série 200 e 300 do Dash 8.

A atual frota da Aires, é compostas dos seguintes aviões: 12 Boeing 737-700s,11 Bombardier Dash 8 Q200s e 2 Bombardier Dash 8 Q400s.

A companhia aérea colombiana, atende 25 destinos nacionais e 6 internacionais, e pretende substituir os Dash 8 série 200 pelos Série 400.
bga

Embraer está iInteressada em utilizar o aeroporto de Beja, em Portugal

O aeroporto de Beja está na mira da Embraer, de acordo com notícia avançada pelo “Jornal de Negócios”. Luís Fuchs, presidente da Companhia, referiu ao jornal que “a infraestrutura aeroportuária em Beja vai ser importante para a Embraer”.

Recordamos que a Embraer está a investir 150 milhões de euros na instalação de duas fábricas em Évora, que este grupo brasileiro prevê começar o transporte de peças para o Brasil a partir do segundo semestre de 2012 e que essa possibilidade poderá exigir transporte aéreo.

Seja como for, o certo é que as companhias aéreas de voos não regulares têm demonstrado interesse em utilizar o aeroporto de Beja para estacionar as suas aeronaves, de modo a evitar as taxas suplementares que são obrigadas a pagar em Lisboa.

Lembramos também que a portuguesa EuroAtlantic tem um plano de investimento para o aeroporto de Beja de cerca de 25 milhões de euros e que esta Companhia pretende fazer manutenção de aviões Boeing.
desástres aéreos

Vídeo de apresentação do avião "Malabar Princess"

Popout

Desástres Aéreos

Orgão australiano ATSB divulga aviso de risco presente nas turbinas CFM56-6 e CFM56-7

Desgaste prematuro em turbinas CFM gera notificação aos operadores

O orgão australiano responsável pela fiscalização do meio aeronáutico,"The Australian Transport Safety Bureau",(ATSB), notificou os operadores sobre um problema que estaria ocorrendo com as turbinas da CFM International, modelos CFM56-6 e CFM56-7. As turbinas aludidas, estariam apresentando um desgaste prematuro que poderia causar a falha dos equipamentos.

O ATSB anunciou que "desejava alertar todos os operadores das turbinas CFM56-7 e CFM56-5 e suas variantes, quanto aos problemas de segurança de voo, identificados em uma investigação", informou o orgão em uma recomendação por escrito.

O ATSB declarou:"Os operadores devem estar cientes do risco potencial de desgaste prematuro de componentes dentro do compressor das turbinas,o que em assumindo uma determinada intensidade, poderia acarretar na falha das mesmas durante o voo. Alertamos ainda que o desgaste poderá ocorrer em um prazo menor que o prazo mínimo esperado para a primeira inspeção." E vai além:" Os operadores deverão revisar seus procidimentos visando garantir uma conscientização apropriada dos problemas por parte do pessoal de manutenção."

A turbina CFM56 equipa aviões Airbus A320s e Boeing 737s.

Investigação

O ATSB iniciou a investigação, após um incidente ocorrido em 20 de agôsto de 2009, no qual esteve envolvido um Boeing 737-800 da Virgin Blue, matrícula VH-VOC, que foi obrigado a retornar ao aeroporto em Launceston, por causa de um problema com um dos compressores que acabou por danificar o motor esquerdo da aeronave.

Em inglês o orgão explicitou da seguinte maneira, a ocorrência:

"The compressor surge and damage to the left engine was the result of advanced variable stator vane bushing/shroud wear, which caused a seal retainer to dislodge from the inner shroud segment and move into the compressor gas path."

"The liberated seal segments then progressed downstream, causing significant damage to the remaining stages, resulting in loss of compressor efficiency."

O ATSB informou que a fabricante das turbinas divulgou vários boletins às operadoras, enfatizando a necessidade de inspeção. ( on-wing borescope inspection to look for inner shroud and j-hook wear).

A CFM International divulgou os números das peças que deverão ser substituidas para eliminar a causa do problema, informou o ATSB.

Como consequência, o ATSB considerou que as medidas visando a segurança tomadas pela CFM International, atendem adequadamente às necessidades do momento.
BGA

Acidente de avião

Eu não quis traduzir palavra por palavra do vídeo por que me deu preguiça ¬¬, mas eu vou resumir o acontecido aqui.

Uma criança precisava ser levada pra outro lugar, o médico e o piloto estavam arrumando as coisas no avião, e o piloto disse pra mulher mãe do menino “Fique calma, coloque os seus pés para trás e não toque esses pedais de forma alguma”. Estava tudo bem até levantar voo, e foi ai que o negócio começou a desandar. O avião caiu perto de uma escola vazia e explodiu. Não foi possivel fazer nada pra salvar nem a mãe, nem o filho, nem o médico. O piloto ficou com queimaduras graves”

issoebizarro

TAP cresce no Brasil


Companhia cresce 33,5% no Brasil, mas governo português alerta para a necessidade de aumentar o capital da empresa

A companhia aérea portuguesa TAP transportou 4.047 mil passageiros no primeiro semestre deste ano, um aumento de 5,7% no tráfego de passageiros. O crescimento se deve, sobretudo, aos mercados brasileiro, africano e norte-americano. No transporte de mercadorias, o aumento foi de 26%.

De todos os voos operados pela Tap no primeiro trimestre, o Brasil foi o mercado que apresentou o melhor desempenho, com crescimento de 33,5%. Na África, a companhia portuguesa cresceu 12,3%; nos Estados Unidos, 10,2%, e Europa, 3,6%.

Apesar da expansão, de acordo com o portal português Ionline, o governo português afirma que a recapitalização do grupo TAP é uma necessidade urgente e sem ela a companhia corre o risco de não resistir a uma nova crise de mercado ou aumento de preços dos combustíveis.

AEROMAGAZINE

CONHEÇA O ATR 72-600 - QUE A AZUL ENCOMENDOU

Azul e ATR assinam contrato para 20 pedidos firmes e 20 opções da aeronave ATR 72-600


aATR e a companhia aérea brasileira Azul Linhas Aéreas assinam um contrato para a compra de 20 aeronaves ATR 72-600s, mais opção para 20 outras aeronaves.

Isso faz da Azul a primeira companhia aérea na América Latina a fazer um pedido para a nova série 600 do ATR.

A nova frota de ATR 72-600 vai permitir a Azul ampliar a contínua expansão de sua malha doméstica regional, que atualmente vinha sendo desenvolvida com a frota de jatos Embraer 190 e 195, já presente em 21 destinos no país. Com os novos ATR 72-600, vai poder servir outras rotas regionais que são perfeitas para aeronaves com a capacidade do ATR 72-600.

Com a introdução da nova frota de ATR- 600, a Azul vai se beneficiar de aeronaves regionais com menor custo de operação e com performance imbatível, o que faz do modelo o melhor para as rotas regionais mais curtas e de menor densidade. E mais, com o conforto da nova cabine dos ATR-600s, a Azul será capaz de oferecer aos passageiros um produto superior aliado a um serviço diferenciado que já tornou a companhia conhecida. A cabine da nova série ATR 600, chamada de Armonia, oferece assentos mais largos e mais leves, iluminação LED e mais espaço para bagagem.

jornalrionoticias

Avião de transporte de valores é assaltado em Caruaru, Pernambuco

Um avião foi assaltado na noite desta última segunda-feira no aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, Pernambuco. Oito homens que estavam em uma caminhonete invadiram o local e bateram na asa de uma aeronave que estava na pista, fretada por uma empresa de transporte de valores.

Segundo informações da polícia pernambucana, os criminosos atiraram no avião para forçar o piloto a parar. Eles levaram dinheiro, cheques e documentos que seriam levados para a Paraíba. O valor roubado não foi divulgado e ninguém ficou ferido durante a ação.

A Polícia Civil de Pernambuco informou que as apurações sobre o caso estão a cargo da Polícia Federal (PF). Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

SRZD

Anac faz audiência pública para discutir prevenção do uso de álcool e drogas na aviação civil


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu audiência pública para avaliar a proposta que trata da implantação de exames toxicológicos e programas de prevenção e tratamento do consumo inadequado de álcool e drogas por profissionais da aviação civil.

Até às 18h do dia 18 de agosto, os cidadãos poderão contribuir com sugestões. Para isso, é necessário preencher um formulário disponível na página eletrônica da Anac. Todas as contribuições recebidas dentro do prazo serão analisadas pela agência.

De acordo com o gerente geral de Operações de Transporte Aéreo da Anac, David da Costa Faria Neto, o regulamento visa aumentar a fiscalização e trabalhar na recuperação e prevenção do uso de drogas e álcool de profissionais que lidam diretamente com atividades de risco operacional na aviação, como pilotos, comissários, mecânicos, despachantes operacionais de voo, entre outros.

O objetivo é que todas as companhias aéreas tenham um Programa de Prevenção do Risco Associado ao Uso de Substâncias Psicoativas incluídos na rotina de operações. As empresas terão um ano para apresentar os programas à Anac. Uma porcentagem de funcionários, determinada de acordo com a quantidade total de trabalhadores das companhias aéreas, passará por exames toxicológicos pelo menos uma vez por ano.

A Anac também pretende acrescentar pedidos de exames na contratação e transferência de funcionários para atividades de risco, além de exames obrigatórios realizados após acidentes, incidentes e ocorrências em solo.

Segundo Neto, o regimento não pretende punir funcionários, mas dar a eles a possibilidade de passar por uma reabilitação. “Quem se recusar a oferecer amostras terá sua habilitação suspensa por um ano. O profissional que tiver o resultado do exame positivo, vai ser submetido a um programa de reabilitação”.

No caso de afastamento de funcionários por esse regulamento, o teste também será obrigatório no seu retorno às funções. Os trabalhadores que passaram pela recuperação serão constantemente acompanhados por profissionais da área de saúde indicados pela Anac. “Ele [o profissional que passou por reabilitação] será submetido a seis testagens por ano e sem data pré-estabelecida”, disse o gerente.

Neto informou que todos os dados repassados para a Anac serão quantitativos e não vão especificar nomes e funções. Os procedimentos serão realizados internamente pelas próprias empresas.

O regulamento é uma orientação da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) e deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2011. Apenas os Estados Unidos e a Austrália implementaram programas similares.

DIREITO 2

Acidente com cargueiro da Lufthansa em Riad; pilotos ficam levemente feridos

Foto de telefone celular mostra avião da Lufthansa após acidente

Um cargueiro da companhia aérea alemã Lufthansa caiu nesta terça-feira no aeroporto Rei Khaled de Riad, e o piloto e o copiloto ficaram apenas levemente feridos, informou à AFP um porta-voz da Autoridade Saudita da Aviação Civil.

"O comandante e o copiloto passam bem. Ficaram levemente feridos", frisou o porta-voz, Khalid al-Khaibri.

A Lufthansa confirmou o acidente, explicando que o aparelho, um MD-11 transportando 80 toneladas de carga de Frankfurt (oeste da Alemanha) em direção à capital saudita, caiu às 11H38 locais (05H38 de Brasília), segundo um comunicado, divulgado em Berlim.

A companhia informa que "está sendo realizada uma investigação para determinar as causas do acidente".

O piloto do MD-11, que fazia o voo 8460 proveniente de Frankfurt, conseguiu advertir os funcionários do aeroporto sobre um incendio declarado no compartimento de carga, antes de pousar, informou o porta-voz da Aviação Civil.

"O comandante de bordo informou à torre de controle que o fogo se espalhava pela parte traseira do avião", precisou.

O aeroporto mobilizou, então, equipes de socorro e bombeiros na pista.

O canal de televisão Al-Arabiya, com sede em Dubai, informou que o piloto e o copiloto haviam sido socorridos e hospitalizados.

O acidente aconteceu durante as manobras de aterrissagem do aparelho que, em contato com o solo, dividiu-se em dois, segundo a Al-Arabiya. A carcaça do avião pode ser vista numa pista secundária do aeroporto.

O tráfego aéreo, interrompido após o acidente, já foi retomado no aeroporto Rei Khaled.

AFP


TAM poderá fazer manutenção dos aviões da Pantanal

TAM: o certificado permite que a TAM amplie a oferta de serviços do seu centro de manutenção

São Paulo - O Centro Tecnológico da TAM, localizado em São Carlos, interior paulista, recebeu hoje (26/07) um certificado da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que a dá permissão para realizar serviços de manutenção pesada em aeronaves da Pantanal.

Com a autorização, a operadora poderá fazer a manutenção de todos os cinco aviões da Pantanal modelo ATR-42 , adquiridos no último mês de dezembro. A TAM ainda pode ampliar a oferta de serviços do seu centro de manutenção para atender outros clientes.

O Centro Tecnológico também foi autorizado pela ANAC a realizar serviços simples nos motores PW 120/121/121A das aeronaves ATR-42 e alguns testes operacionais, além de trabalhos de galvanoplastia (banho de níquel e prata).

Além da manutenção pesada, as aeronaves da Pantanal ainda poderão ser reconfiguradas internamente para que se adéqüem ao padrão visual da TAM. A expectativa é que todos os ATR-42 da Pantanal passem pelo complexo de manutenção nos próximos 12 meses.

A TAM também é certificada pelas autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration - FAA), Europa (European Aviation Safety Agency - EASA), e de diversos países da América do Sul para realizar manutenções programadas. As homologações abrangem aeronaves Airbus A318/319/A320/A321/A330 e Boeing 767, tanto de sua própria frota como de outros clientes, e aviões Fokker-100.

exame

Avianca-Taca ingressa em grupo de aviação sustentável


A Avianca-Taca ingressou no grupo de usuários de combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel Users Group - Safug). Com isso, a companhia mantém seu compromisso de reduzir a emissão de CO2 em 1,5% anualmente, até 2020. Atualmente, 20 companhias aéreas líderes de mercado, que representam mais de 20% da demanda mundial e combustível, estão associadas ao Safug.

De acordo com o presidente executivo da empresa, Fabio Villegas Ramírez, “ingressando no Safug, a Avianca-Taca reafirma o compromisso de promover e difundir os princípios práticos de produção de biocombustíveis sustentáveis.”
panrotas

Companhias aéreas têm receio com aeroportos para Copa de 2014


As principais companhias aéreas brasileiras estão preocupadas com a habilidade do governo para resolver os gargalos nos aeroportos do país nos próximos quatro anos, a tempo da realização da Copa do Mundo de futebol de 2014.

O aumento da renda da população nos últimos anos, em meio ao crescimento da economia, vem fazendo com que mais brasileiros usem o avião como meio de transporte. De janeiro a junho, o tráfego de passageiros no país disparou 27,6 por cento ante igual período de 2009, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Assim, a própria demanda atual por transporte aéreo exige soluções imediatas, para problemas que vão de estacionamentos com poucas vagas em aeroportos até a falta de espaço para aviões, passando por terminais de passageiros insuficientes.

"Aeroporto bom é aeroporto em obras", afirmou à Reuters o vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, companhia aérea líder no Brasil, Paulo Castello Branco.

"Existe um gargalo de infraestrutura aeroportuária notório no país, especialmente em São Paulo... Só não existe um caos aéreo porque a Anac limitou o número de operações nos aeroportos."

Segundo recente estudo da consultoria McKinsey, a capacidade dos aeroportos do país encerrou 2009 em 126 milhões de passageiros, com uma demanda de 111 milhões. Em 2014, o fluxo deverá alcançar os 146 milhões.

O levantamento da McKinsey aponta que dos 20 principais aeroportos, sete estão com pátios e terminais de passageiros saturados. E das 12 cidades-sede da Copa, apenas quatro não têm aeroportos com saturação em pátio ou terminal de passageiros atualmente.

"A Copa é oportunidade única de expor o Brasil para o mundo todo e o aeroporto é a primeira impressão do país para o turista. Dado o histórico (de investimentos do governo), a situação preocupa. Sem dúvida, os investimentos exigem foco e têm que deixar o alerta ligado", disse o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior.

O governo federal trabalha com um orçamento de 6,5 bilhões de reais para investir nos aeroportos nos próximos anos, dos quais cerca de 5,5 bilhões de reais irão para as cidades-sede.

A cifra contrasta com o que vinha sendo aplicado nos aeroportos. Em 2003, por exemplo, foram apenas 42 milhões de reais. Em 2006, 1 bilhão de reais foram injetados, valor que tombou para 270,3 milhões de reais em 2007, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao Ministério do Planejamento.

Procurada, a Infraero, estatal responsável pela administração dos aeroportos, não comentou o assunto até a publicação da reportagem.

"Estamos preocupados, sim, com o investimento do governo, mas estamos confiantes que esses mais de 6 bilhões de reais serão investidos num tempo que dará respaldo ao crescimento", disse o presidente-executivo da Azul, Pedro Janot.

As estimativas sobre o fluxo de passageiros que será gerado durante a Copa variam. Para a McKinsey, serão de 2,9 milhões a 5,8 milhões de passageiros a mais. Já a Ernest & Young calcula fluxo adicional de 2,25 milhões de passageiros no período do Mundial.

o globo