PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 14 de março de 2012

Airbus e 6 companhias aéreas denunciam taxa carbono


Em carta dirigida aos chefes de governo francês, alemão, britânico e espanhol, a Airbus e seis companhias aéreas europeias se associaram para denunciar a taxa carbono instaurada pela UE, informou neste domingo à AFP uma fonte ligada ao dossiê.

A Airbus e as companhias British Airways, Virgin Atlantic, Lufthansa, Air France, Air Berlin e Iberia, afirmam na correspondência quererem "alertar" os dirigentes "para as consequências econômicas" desta taxa que representa uma ameaça "inadmissível" para seu setor de atividade.

A iniciativa, revelada no final deste domingo pelo Financial Times, faz parte de uma polêmica aberta com a revelação, nesta semana, de represálias comerciais chinesas a Airbus, segundo o grupo EADS, matriz deste grupo construtor europeu.

O presidente da EADS, Louis Gallois, disse na quinta-feira que Pequim se recusava a aprovar as encomendas de 45 aparelhos (10 superjumbos A380 e 35 aviões de longo curso A330) feitas pelas companhias chinesas, devido à taxa carbono europeia.

A taxa, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2012, obriga as companhias que operam na União Europeia, qualquer que seja sua nacionalidade, a comprar o equivalente a 15% de suas emissões de CO2, ou seja 32 milhões de toneladas, para lutar contra o aquecimento climático.

pernambuco.com

Nenhum comentário: