WELLINGTON, NOVA ZELÂNDIA – A companhia aérea nacional da Nova Zelândia adotou uma estratégia ousada para estimular os passageiros a assistir ao vídeo de segurança a bordo: o uniforme da tripulação não é nada além de pintura corporal. O “Bare essentials of safety”, exibido nas cabines dos aviões que voam nas principais rotas domésticas da Air New Zealand, teve 1,2 milhão de acessos no YouTube até 3 de julho, quatro dias depois de ser sido lançado.
No vídeo, três comissários e um piloto, todos com o corpo pintado como se vestissem o uniforme, falam sobre os procedimentos de segurança. Um cinto de segurança, um colete salva-vidas e apoios para os braços nas poltronas estão estrategicamente posicionados durante os 3m30s do vídeo para proteger, digamos, detalhes dos corpos pintados da tripulação. A ideia da pintura corporal também está sendo usada pela companhia aérea em uma série de anúncios para a televisão na Nova Zelândia, com a promessa: “Na Air New Zealand, nossas tarifas não têm nada a esconder”.
- Nós achamos que em tempos difíceis você ganha se fizer as pessoas sorrirem, e isso dá oportunidade de se destacar na multidão – diz o gerente geral de marketing da Air New Zealand, Steve Bayliss.
Cada membro da tripulação levou cerca de três horas para ter o corpo pintado.
- O vídeo não mostra nada que você não veja em uma piscina ou na praia – diz Bayliss, acrescentando que as pessoas nos anúncios não são modelos nem atores, e sim colegas de trabalho.
Em maio, a Air New Zealand também fez sucesso na web, com outro vídeo institucional, “A equipe da Air Nova Zelândia não tem nada a esconder” que mostrava seus funcionários usando o mesmo tipo de pintura coroporal ( veja também o vídeo “Air New Zealand staff has nothing to hide”, no blog Em cartaz na web ) em sua rotina de trabalho.
O Globo
















A Lufthansa acaba de lançar o cartão de embarque móvel para voos à partida do aeroporto do Porto, tornando-se a primeira companhia aérea a prestar esse serviço aos passageiros em Portugal. O cartão de embarque móvel começou a ser lançado o ano passado na Alemanha e desde então tem vindo a ser introduzido em toda a Europa, onde é já disponibilizado pela companhia em 40 aeroportos. Só em Maio este serviço da Lufthansa que permite procedimentos de embarque muito mais rápidos e cómodos, foi utilizado por 85 mil passageiros em todo o mundo. À partida do Porto os passageiros da transportadora alemã podem utilizar o cartão de embarque móvel para cerca de 200 destinos em todo o mundo. Em Portugal a introdução deste serviço não se ficará pelo Porto, já que os responsáveis pretendem também torná-lo acessível noutros aeroportos, nomeadamente no de Lisboa onde, segundo Paulo Geisler, Director-Geral da Lufthansa para Operações e Serviços de Aeroporto para Portugal, as autoridades aeroportuárias têm demonstrado "grande apoio" à iniciativa.





