PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

TAM replanejará o interior de toda a frota

A TAM Linhas Aéreas contratou a Priestman Goode, empresa especializada em design, para criar e modificar o interior de suas aeronaves.

O contrato, assinado para três anos, irá modificar assentos, galleys, bagageiros entre outros detalhes, em todas a frota da TAM e ainda nas novas aeronaves que vierem da família A320, o 777 e, inclusive, o A350.

A Priestman Goode também será responsável por desenhar novos uniformes para os funcionários da TAM, assim como planejar o serviço de bordo, incluindo as refeições.

“Nosso trabalho para a TAM será responsável pelo crescimento da marca, fornecendo a experiencia necessária para que eles ofereçam um serviço de destaque internacional”, disse Luke Hawes, Priestman Goode.

Tudo isso vem numa boa hora. Em março desse ano, a TAM prepara-se para entrar na Star Alliance, aliança mundial de companhias aéreas reconhecida mundialmente pela qualidade de seus serviços prestados aos passageiros.

Flight Life

Azul quer ampliar mercado no interior de SP"




"Pouco mais de um ano após iniciar operações, com voos de Campinas a Porto Alegre e a Salvador, a Azul Linhas Aéreas parece ter decolado.
A empresa hoje conecta 16 cidades, alcançou 4,75% de participação de mercado, superou os 2 milhões de passageiros e lidera rankings da Anac de pontualidade e regularidade. Avançou num ano que começou retraído pela crise. Sobreviveu à guerra de preços entre as duas líderes do setor, TAM e Gol, por participação de mercado.
Os preços das passagens dispararam no fim de 2009 no país e devem continuar a subir neste ano, mas Pedro Janot, presidente da empresa, diz que manterá a política de tarifa menor para seguir na estratégia de ampliar o mercado consumidor do interior de São Paulo, em vez de só disputar com as grandes pelo o que ele chama de "12 milhões de CPFs", dos passageiros executivos que voam na semana.
"Quero oferecer uma malha alternativa, com rotas que são menos atraentes. Eu posso fazer isso, ao contrário das concorrentes. Com aviões menores, consigo rentabilizar um voo com 60 passageiros."
Mas a empresa também está de olho em Congonhas e vai começar a concorrer à redistribuição de slots (permissões de pousos e decolagens) do aeroporto. Enquanto não atinge os requisitos para operar por lá, Janot diz que a empresa foi ao estacionamento de Congonhas olhar as placas dos carros para decidir em quais cidades iria veicular sua campanha publicitária. "Essa população do interior de SP está carente de viajar de avião de modo prático."
A campanha não foi veiculada na cidade de São Paulo, só no interior do Estado, pois a Azul não tem ainda, segundo Janot, o "investimento cavalar" para isso. Janot evita citar os números. A empresa não revela informações do balanço. O faturamento e os investimentos parecem estar escondidos numa caixa-preta, e Janot nega os rumores de que a Azul esteja sendo vendida. "A empresa está na mão e estamos gostando dela."
Contato Radar

VÍDEO DO INCIDENTE COM AVIÃO IRANIANO NA SUÉCIA


Popout
IFR Online

British Airways se prepara para greve

britishairways_747_6

Estando pela segunda vez sob o risco de ver suas operações paralisadas por uma greve, a British Airways começou a convocar seus funcionários de solo para que possam suprir a falta dos grevistas.

Para isso a companhia aérea está convidando aqueles que trabalham em seus escritórios, e que tenham interesse em atuar como comissários, para lhes dar treinamento e deixá-los prontos para a eventualidade de serem necessários na manutenção das operações da empresa, informou a agência ABTN.

A primeira ameaça de greve foi rechaçada pela justiça, que considerou ilegal a votação que definiu a sua realização, da qual participaram milhares de tripulantes da empresa e foi registrada aprovação superior a 90%. A greve estava marcada para ter início no dia 22 de Dezembro perdurar por 12 dias, e a ilegalidade que impediu sua realização consistiu na participação na votação de funcionários que haviam se oferecido no programa de demissões voluntárias da empresa.

Entretanto, uma segunda votação deve ser realizada ainda este mês, sem a participação dos funcionários que abriram pressuposto legal para o cancelamento da greve originalmente programada, e poderá definir como nova data para o início da paralisação o dia 1 de Março.

Os novos tripulantes da British Airways, vindos de seus escritórios, seriam acompanhados nos voos por tripulantes que estão dispostos a furar a greve. Além disso a companhia aérea informou também estar avaliando outras possibilidades para reduzir o impacto de uma paralisação nas operações, dentre elas o wet leasing de aeronaves.

CR

Pilotos da Lufthansa podem entrar em greve

Pilotos da Lufthansa estão votando para decidir se entram ou não em greve.

O sindicato que representa os pilotos, chamado Vereinigung Cockpit, exige melhores salários e condições de trabalho.

Até o dia 17 de fevereiro, os pilotos da associação, cerca de 4.500, deverão votar a favor ou contra a paralisação dos serviços. Se 70% votar a favor, a paralisação ocorrerá.

Alem das exigências, o sindicato teme que a Lufthansa comece a substituir os pilotos alemães por outros de diferentes países, pois a companhia anda abrindo diversas filiais em várias cidades européias.

Flight Life

Nigel Mansell corre atrás do pejuizo



O Ex-campeão mundial de F1 , Nigel Mansell teve um baita prejuizo ,seu Cessna particular foi danificado em um acidente no Exeter International Airport.

Seu Cessna Citation CJ2 estava no aeroporto da cidade quando a barbatana da cauda foi acidentalmente atingida por uma corrente de gás quente do escape de um Bombardier CRJ-900, que estava sendo testado por técnicos da Flybe.

Os danos no avião do ex-piloto de Fórmula 1, teria sido avaliado em £ 20.000.

Ryanair pretes a aplicar uma taxa de WC


A Ryanair através do porta-voz, Stephen McNamara, em uma entrevista com um jornal irlandês, afirmou que a Ryanair irá avançar com planos de cobrar dos passageiros a utilização dos serviços sanitários durante voos de curta distância ,voos com menos de 1 hora.


Air Arabia terá necessidade de mais aviões

The low-cost air carrier, Air Arabia, has said it might need more than the 44 Airbuses it has ordered for the next five years.
A transportadora aérea de baixo custo Saudita, a Air Arábia , afirmou que poderá precisar de mais dos que os 44 aviões que encomendou a Airbus para os próximos cinco anos.
Os planos de expansão para a companhia aérea significa:

Um parceiro egípcio e um
terceiro hub na Alexandria.

Air Arabia, a maior companhia aérea árabe em valor de mercado opera atualmente seu hub principal em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

O deputado João Maia retornou à condição dos “sem avião”.

O deputado João Maia retornou à condição dos “sem avião”.

Ele vendeu o seu, um Sêneca, bimotor, ao empresário Eduardo Patrício, que comemora a entrada do fundo Rio Bravo entre os investidores da sua indústria de alimentos, a Nutriday

Coluna Roda Vida

Inglês é preso por brincar no Twitter que iria explodir um avião

Um homem foi preso na Inglaterra após brincar no Twitter que ele iria explodir um avião se o seu vôo fosse atrasado.

Paul Chambers, um diretor financeiro de 26 anos, havia twittado esta mensagem no dia 6 de janeiro: “Vocês tem uma semana para arrumar as suas mer*** senão eu vou mandar o aeroporto para os ares.”

Claramente o tweet era uma brincadeira, mas a polícia o prendeu de qualquer maneira (somente no dia 13, devo dizer). Além disso, as autoridades confiscaram seu laptop e iPhone. Por causa da confusão, Chambers foi suspenso de seu trabalho e está proibido de usar o aeroporto de Doncaster por toda sua vida.

Jornal Tecnologia

Aerosur coloca Boeing 747-400 na rota para Madri

O 747-400 da aérea comporta 451 passageiros (divulgação Aerosur)

O 747-400 da aérea comporta 451 passageiros (divulgação Aerosur)
A Aerosur integrou recentemente um Boeing 747-400 à frota. O avião faz a rota Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, a Madri, na Espanha, diariamente. Batizado de Super Torísimo, o jumbo tem a seguinte configuração: 14 assentos na primeira, 58 na executiva e 329 na econômica. Pode transportar ainda 40 toneladas de carga. Mais informações e reservas pelo tel. (11) 3214-0484. Site: www.aerosur.com.
Panrotas

Campinas (SP) reajusta tarifa de táxi neste domingo



As tarifas do serviço de táxi de Campinas terão novos valores a partir deste domingo (dia 24), segundo a prefeitura municipal. As tarifas do serviço, que estavam congeladas há quase três anos (32 meses), vão subir, em média, 12,74% para as corridas com percurso até 5 quilômetros; e 13,77% para os percursos de 10 quilômetros. O último reajuste foi em maio de 2007.

Com a nova tabela, a bandeirada, tarifa cobrada a partir do momento que o passageiro embarca no veículo, passará de R$ 3,40 para R$ 3,60 (reajuste de 5,9%). Já o valor do quilômetro rodado passa de R$ 1,91 para R$ 2,20 na bandeira um, usada nos dias úteis das 6h às 18h e aos sábados das 6h às 12h. E na bandeira dois, aplicada das 18h às 6h nos dias úteis; aos sábados, a partir das 12h; e, aos domingos e feriados, durante todo o dia, sobe de R$ 2,48 para R$ 2,86. A hora parada será fixada em R$ 35,63. O valor anterior era de R$ 30,94.
Panrotas

Dirk Graetz troca aviação pela hotelaria, na BHG


Dirk Alexander Graetz (foto), profissional que nos últimos anos trabalhou na Vasp e na Gol – esta última por nove anos – agora está no Brazil Hospitality Group (BHG). A empresa hoteleira criou a Gerência de Operações para coordenar ações nos 32 empreendimentos próprios e/ou administrados pela rede no País, e Graetz assumiu essa gerência.

A nova estrutura está em sinergia com a diretoria de Operações liderada por Reginaldo Olivi e deve aumentar receita e a qualidade do setor de operações, refletindo diretamente nos serviços para o consumidor final. De acordo com Dirk, “toda a experiência adquirida, principalmente na aviação, será somada ao comprometimento para com a companhia, clientes e acionistas”.

Dirk ainda auxilia a diretoria geral estando à frente das cinco gerências regionais – Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Nordeste e Centro-Oeste. O profissional adianta que ainda neste primeiro semestre a rede deve anunciar novas melhorias nas bandeiras, entre outras ações.
Panrotas

Quadro Comparativo do mercado aéreo doméstico de 01/2008 a 12/2009

Falência da Air Comet reduz concorrência na América do Sul


Em resposta ao colapso da Air Comet, a Iberia anunciou que Terá o aumento da capacidade e freqüências em muitas das rotas em que as duas companhias competiram.

De meados de janeiro, Lima terá mais quatro vôos semanais (11 no total), Buenos Aires aumentará de 14 para 17 voos semanais, enquanto Quito terá três voos suplementares.

Bogotá e Havana também terão um aumento na capacidade de assentos durante o ano.




Vaga: Chefe de coordenação de vôo


Dados da empresa

Empresa:Confidencial
Descrição:Empresa atuante no ramo de transportes aéreos.
Porte:Grande
Ramos:
  • Transporte

Dados da vaga

Vaga:Chefe de coordenação de vôo (201255)
Código da vaga: 1002583
Data de atualização:15/01/2010
Quantidade:1 vaga
Descrição:
Experiência em gestão de equipe, divisão por escala e coordenação de vôo em aviação comercial.
Disponibilidade para trabalhar em escala.
Indispensável disponibilidade de mudança para Macaé/RJ.
Curso superior completo em Aviação ou áreas
correlacionadas ao cargo.
Exigências:
  • Superior completo
Faixa salarial:A combinar
Benefícios:A combinar
Níveis hierárquicos:Técnico
Área(s) de atuação:Transportes
Cidades:MACAE/RJ (1 vaga)
Emprego Certo

Asky welcome


O início do Togo-up asky Airlines, detida em parte pela Ethiopian Airlines, iniciou a suas atividades na última semana a partir de sua base de Lomé (LFW), com dois ex-Sterling 737-700s registrados na Etiópia.

A companhia aérea que se destina a substituir a transportadora do Oeste Africano a Air Afrique, que deixou de operar em 2002.

Os destinos são agora lançados :
Ouagadougou
(OUA), Dakar (DKR), Abidjan (ABJ), Bamako (BKO), Banjul (BJL), Cotonou (COO), Brazzaville (BZV), Libreville (LBV), Kinshasa (FIH), Lagos (LOS) e Accra (ACC).


Aeroportos do Vietnã ver quadruplicar tráfego nos últimos 10 anos, poucas companhias aéreas europeias presentes



Vietnam Airlines esta semana expandiu a sua rede através do lançamento de serviços de Hanói para Osaka.
A transportadora nacional é a única companhia vietnamita que voa internacionalmente e que ainda goza de uma quota de quase 80% da capacidade em serviços domésticos.


Imagem: Rota de Lançamento

Segundo dados da OAG agendar para janeiro, o Vietnã tem atualmente 20 aeroportos com serviços regulares.

No entanto, a capacidade de mais de 80% dos vôos e mais de 85% do banco estão concentrados em apenas três aeroportos; aeroporto de Tan Son Nhat servindo de Ho Chi Minh City, servindo aeroporto Noi Bai de Hanói e o Da Nang .Estes são também os únicos três aeroportos no Vietnã, que oferecem serviços internacionais.
Os restantes 17 aeroportos oferecem apenas vôos domésticos (sobretudo a Hanói e / ou de Ho Chi Minh City) e em 14 deles Vietnam Airlines é a única transportadora.

A única transportadora que presta serviços domésticos é Jetstar Pacific, que costumava ser conhecido como Pacific Airlines.
Outra operadora local, Indochina Airlines, deixou de operar em novembro passado.

O tráfego aéreo tem crescido rapidamente durante os últimos 10 anos.
Entre 1998 e 2008, o número de passageiros no país dois aeroportos mais movimentados cresceu de menos de cinco milhões para pouco menos de 20 milhões de dólares, ajudado pelo crescimento daVietnam Airlines.





Vaga: Técnico de estruturas


Empresa:Confidencial
Descrição:Empresa atuante no ramo de transportes aéreos.
Porte:Grande
Ramos:
  • Transporte

Dados da vaga

Vaga: Técnico de estruturas/chapeador
Código da vaga: 1002278
Data de atualização: 15/01/2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição:
Profissional com segundo grau completo.
Indispensável CHT de Célula.
Experiência em reparos estruturais na área de aviação.
Facilidade com leitura e compreensão dos manuais inglês técnico.
Local de trabalho Belo Horizonte.
Faixa salarial:A combinar
Níveis hierárquicos:Técnico
Área(s) de atuação:Manutenção
Cidades:BELO HORIZONTE/MG (1 vaga)

Emprego Certo

Susan Boyle tem crise nervosa em aeroporto e canta com um esfregão


Susan Boyle surpreendeu os passageiros na sala de espera VIP do aeroporto de Heathrow, em Londres, ao começar a dançar e cantar com um esfregão da limpeza como microfone durante uma crise nervosa na terça-feira.

De acordo com a edição desta sexta do jornal britânico "The Sun", a cantora escocesa, de 48 anos, gritava impropérios enquanto cantava, dançava e limpava os sapatos dos outros passageiros com o esfregão.

Funcionários da companhia aérea British Airways tentaram acalmar Boyle, que saiu correndo da sala do terminal 5 gritando: "Escapei, escapei!".

Um dos passageiros disse ao jornal: "Foi um caos. Susan estava muito agitada desde o momento em que entrou na sala e imediatamente começou a fazer uma cena. Ela estava cantando e dançando pelo lugar, gritando obscenidades a plenos pulmões".

O ataque finalmente chegou ao fim depois que um funcionário da companhia aérea sentou-se com a cantora até que saísse o voo de Susan para Chicago.

Crises nervosas anteriores já geraram especulação sobre o estado mental da cantora depois que ela ficou famosa no programa de TV "Britain's Got Talent", em maio do ano passado.

Susan Boyle embarcou para os Estados Unidos para participar do programa de TV da apresentadora Oprah Winfrey que vai ao ar nesta sexta-feira. A empresa aérea British Airways confirmou o caso: "Uma passageira na sala de embarque da companhia, na terça-feira, foi convidada a moderar seu comportamento, que estava causando tumulto".

Desástres Aéreos

TRIP e Azul terão vôos extras no carnaval


A Trip Linhas Aéreas, e a Azul Linhas Aéreas irão disponibilizar vôos extras em Viracopos durante o carnaval para atender à demanda. A Azul fará voos extras apenas para Salvador. Veja os horários destes vôos abaixo: (*Atenção, vôos em horários local, lembrando que no Nordeste não existe horário de Verão).

TRIP
-13 de Fevereiro:
Campinas 15:05 -> 15:50 *Porto Seguro 16:30 -> 21:00 Rio de Janeiro (Galeão) 21:40 -> 22:30 Campinas

-17 de Fevereiro:
Campinas 10:45 -> 11:30 *Porto Seguro 12:00 -> 13:00 *Salvador 13:40 -> 16:50 Campinas

-21 de Fevereiro:
Campinas 11:00 -> 12:00 BH(Confins) 12:30 -> 13:40 *Porto Seguro 14:10 -> 15:20 BH(Confins) 15:50 -> 16:50 Campinas

AZUL
-12 de Fevereiro:
*Salvador 22:50 -> 02:20 Campinas

-13 de Fevereiro:
Campinas 00:40 -> 01:55 *Salvador
Campinas 07:00 -> 08:10 *Salvador
*Salvador 08:45 -> 12:15 Campinas

-16 de Fevereiro:
*Salvador 22:50 -> 02:20 Campinas

-17 de Fevereiro:
Campinas 00:40 -> 01:55 *Salvador
spotting viracopos

Maria Gadú se envolve em confusão em aeroporto e vai parar na delegacia

Maria Gadu se envolve em confusão em aeroporto e vai parar na delegacia. Foto: Divulgação.Maria Gadú se envolveu em uma confusão, no Aeroporto Internacional Tom Jobim do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. A cantora tentou embarcar em voo para Porto Alegre, onde tinha show marcado. Ela não conseguiu viajar no horário programado depois de se desentender com um funcionário da empresa.

Um dos músicos que acompanhava a cantora teve um problema com o equipamento na hora de passar pelo detector de metais. Os outros componentes da banda já estavam no túnel de embarque, mas por causa do atraso, Maria Gadú não pôde embarcar. Por isso, houve uma discussão e a cantora e os demais envolvidos foram levados para a Delegacia de Atendimento ao Turista para fazer o registro de ocorrência.

SRZD

Sanchez analisa chance de Corinthians ter avião estilizado



Os principais clubes de São Paulo já contam com ônibus estilizados para as viagens de seus atletas. O Corinthians, inclusive, aproveita esta comodidade já há vários meses. Agora, o presidente Andrés Sanchez quer ampliar o conforto de seus jogadores e aproveitar para reforçar os cofres do clube.

O mandatário alvinegro negocia para o Corinthians ter também um avião personalizado. "Nós estamos analisando essa possibilidade há alguns meses", explicou.

Em entrevista à TV Gazeta, o mandatário explicou que o clube poderia abrir espaço para torcedores nas viagens.

"Em um avião, cabem cerca de 150 pessoas. Como a delegação vai com 40, o restante poderia ser vendido para torcedor. Seria um avião com símbolo do Corinthians e o nome da empresa (aérea)", comentou.
Timão no ar

Anac disponibiliza 213 bolsas de estudo para pilotos


Estão abertas até 12 de fevereiro as inscrições para 213 bolsas de estudo para cursos práticos de piloto de avião, oferecidas pela Anac por meio do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil, do Ministério da Defesa. Podem concorrer às bolsas candidatos de 18 a 35 anos, já aprovados nos cursos teóricos e no exame da Anac e que tenham realizado pelo menos 25% das horas de voo exigidas para a categoria.

As bolsas cobrem 75% das aulas práticas para Piloto Privado (primeira etapa da carreira, que habilita a voar em aviões particulares e sem fins lucrativos) e para Piloto Comercial (que já podem exercer a profissão em empresas de táxi-aéreo, por exemplo). As aulas serão ministradas por 19 aeroclubes de oito Estados que firmaram convênios com o governo. Em 2008, a Anac ofereceu 135 bolsas, entre as bolsistas havia sete mulheres. Mais informações e orientações sobre as inscrições aqui.

TG Online

Anac informa que mais empresas voarão em Congonhas em 2010


A partir deste ano, os passageiros que utilizam o Aeroporto de Congonhas passarão a contar com mais opções de companhias aéreas. No dia 1º de fevereiro, a Anac irá redistribuir 381 horários de pouso e decolagem (slots) que estão disponíveis, o que irá permitir o aumento da concorrência no aeroporto mais rentável do país. Mas o movimento será mantido em 30 pousos ou decolagens por hora da aviação comercial e no máximo 4 operações por hora da aviação geral (táxi-aéreo, aviões particulares etc.). Hoje, operam em Congonhas somente a TAM, Gol/Varig, OceanAir e a Pantanal – que está sendo negociada pela TAM.

As companhias que têm interesse em concorrer aos slots disponíveis tem até 15 de janeiro para formalizar o pedido à Anac, inclusive aquelas que já operam em Congonhas. Entre as novas interessadas estão a Webjet e a Azul. No dia 22 de janeiro a Agência divulgará as empresas habilitadas aos slots. Veja a distribuição atual de voos em Congonhas aqui.


TG Online

Empresa de aviação aluga videogame para os clientes jogarem durante o voo

 Divulgação

A empresa de aviação Jin Air, uma subsidiária da Korean Air, começou um serviço diferenciado para aumentar sua freguesia. A companhia oferece a possibilidade de alugar uma versão portátil do console Playstation, o PSP Go. A ideia é que os clientes tenham mais opções de diversão durante os voos. A memória de 16 gigabytes do console já vem cheia de vários jogos de tipos diferentes, e o aluguel custa o equivalente a R$ 6.

A Korean Air é sediada em Seul, na Coréia do Sul, e foi fundada em 1969. Ela é uma das principais agências no país e tem rotas para 39 países, inclusive para o Brasil, no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Pequenas Empresas Grandes Negócios

Victoria Beckham gasta 3 mil dólares para viajar com cachorro na primeira classe


Cantora levou o filhote em uma avião de Londres para Los Angeles


Reprodução

Victoria Beckham teve mais um gasto exorbitante para sua coleção de extravagâncias. De acordo com o jornal inglês "Daily Mail", a ex-Spice Girl teria desembolsado mais de 3 mil dólares para garantir o conforto de seu novo animal de estimação, um buldogue inglês. O cachorro, que foi um presente de natal da cantora para o marido, David Beckham, viajou ao lado da cantora na primeira classe de um voo de Londres para Los Angeles.

O filhote, que custou cerca de 3 mil euros, viajou durante todo o percurso em um assento particular. "Em pouco tempo de vida, o cachorrinho já pôde sentir a vida de luxo que irá desfrutar. Ele tem sido alimentado pelo melhor chef do Reino Unido e agora viajou com total conforto para Los Angeles", disse uma fonte.

QUEM Online

Americano é detido após alerta de bomba em avião


Um norte-americano originário da Califórnia foi detido nesta sexta-feira (15) depois de ter se trancado no banheiro de um avião da companhia United com destino a Michigan (norte dos Estados Unidos) afirmando que tinha uma bomba, segundo a imprensa local.

O homem foi preso depois da aterrissagem em Traverse City (Michigan). Os passageiros estão a salvos, indicou a rede de televisão WBPN, em seu site.

Um cão farejador de explosivos foi levado ao avião, acrescentou o canal de televisão.
O alerta no voo da United levou as autoridades a fecharem o aeroporto de Traverse, às 10 horas locais (12h de Brasília). O homem foi preso, segundo o jornal Traverse City Record Eagle

Midia news

Na Suécia, avião iraniano sai da pista com motor em chamas

Aeronave saiu na pista e foi parar 150 metros adiante.
Apesar do susto, nenhum dos 173 passageiros ficou ferido.

Um Airbus da companhia aérea Iran Air com 173 pessoas a bordo saiu da pista e só parou cerca de 150 metros adiante, com a turbina esquerda em chamas, informou neste domingo (17) um porta-voz do aeroporto de Estocolmo.


O acidente aconteceu no sábado, quando a aeronave se preparava para decolar com destino a Teerã. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Foto: Maja Suslin / AP
Avião iraniano parou na neve após sair da pista de aeroporto em Estocolmo; nenhum dos 173 passageiros ficou ferido (Foto: Maja Suslin / AP)

Aparentemente, o avião perdeu várias peças de seu motor quando se dirigia para a pista de decolagem.


As autoridades suecas abriram uma investigação para determinar o ocorrido.

G1

Até junho, avião da TAM terá serviço de telefonia



A companhia aérea TAM anunciou ontem que vai oferecer o uso de celular e internet a bordo das aeronaves até junho. A companhia já havia firmado, em outubro de 2008, uma parceria com a empresa suíça de tecnologia OnAir. Duas aeronaves da TAM já foram adaptadas para permitir a utilização de telefonia móvel, e outras duas ainda passarão pelo mesmo processo. Para que o serviço seja oferecido, falta ainda a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).



A Anatel precisa autorizar a atuação da OnAir no Brasil e certificar seus equipamentos. Já a Anac precisa avaliar se o sistema pode provocar algum prejuízo à operação dos aviões. Além disso, será necessário alterar a atual legislação, que autoriza o uso de celulares apenas quando os aviões estão em solo e com as portas abertas.



O sistema desenvolvido pela OnAir permite o funcionamento de 12 celulares por avião ao mesmo tempo. Os passageiros poderão fazer e receber ligações, enviar mensagens SMS, acessar e-mails via smartphone e ainda utilizar a internet por meio de laptops equipados com aparelhos de modem. O uso desses serviços será cobrado diretamente da conta de telefone dos passageiros.



A empresa ainda não definiu quais rotas receberão o serviço. A ideia é testar a aceitação dos passageiros apenas nos voos domésticos. Os sistema de telefonia celular a bordo já é utilizado em países da Europa, mas foi proibido nos Estados Unidos, sob o argumento de que o sinal emitido pode interferir nos controles das aeronaves.
O Estado de S. Paulo.

Americano critica os conterrâneos que controlam aeroporto


PORTO PRÍNCIPE - As críticas, desta vez, são de um americano. Os Estados Unidos controlam o aeroporto do Haiti, com uma capacidade muito aquém da necessidade para receber o número de aeronaves com suporte, medicamentos, aparatos e todo o tipo de ajuda para os atingidos pelo terremoto que arrasou Porto Príncipe na última terça-feira.

Doug Copp, americano que chegou à base brasileira com credenciais da equipe do governo peruano, estava revoltado. Com uma grávida em sua caminhonete, clamando por uma ajuda que demorou a chegar por conta da recusa dos conterrâneos que controlam o aeroporto em receber o avião com toneladas de medicamentos do Peru, ele disparou contra o próprio país.

Doug Copp contou ser sobrevivente do atentado terrorista em Nova York, em 11 de setembro de 2001. Disse ter atuado em resgate em mais de 100 situações de desastre, considerando a pior o episódio em El Salvador em 1991, com as enchentes em função do furacão Ida.

Último Segundo

MINISTRO VOOU 85 VEZES NOS JATINHOS SÓ EM 2009, E MAIORIA DAS VIAGENS FOI PARA ESTADO NATAL


O ministro da Justiça, Tarso Genro, é o campeão na utilização de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo país afora.

Candidato declarado ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso se valeu dos jatinhos em 85 ocasiões em 2009, sendo que a maioria das viagens foi para Porto Alegre, onde mora — o que é garantido pela legislação em vigor — ou para cidades no interior do Rio Grande do Sul.

Na média, foi uma viagem a cada quatro dias. Em seguida vem o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto, que fez 81 viagens em aviões da FAB. Em 2009, os ministros usaram 813 vezes os aviões da Força Aérea, sem contar viagens na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os dados são de um levantamento feito pelo GLOBO nos 37 ministérios — incluindo o Banco Central, cujo presidente, Henrique Meirelles, tem cargo de ministro. Do total, 30 informaram o número de viagens realizadas pelos titulares das pastas usando os jatinhos da FAB, com a respectiva agenda cumprida pelo ministro. O Banco Central e o Gabinete de Segurança Institucional não deram os dados, limitando-se a afirmar que o serviço foi usado “de acordo com a norma vigente”.

Casa Civil, da ministra Dilma Rousseff, Defesa, Direitos Humanos, Esporte e Meio Ambiente não responderam ao pedido de informações.
O Globo

falta gasolina na aviação agrícola



Em plena safra, empresas brasileiras de aviação agrícola sofrem com a falta de combustível desde dezembro. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), a Petrobras alega impossibilidade momentânea de realizar testes de certificação da qualidade da gasolina de aviação produzida na refinaria de Cubatão (SP). "É uma vergonha ter que levar aos Estados Unidos para validar um produto fabricado aqui", lamenta o presidente do Sindag, Júlio Kämpf.

Os empresários reclamam ainda da demora na importação do produto, liberada pela Receita Federal somente na semana passada, com a promessa de normalizar a entrega na última sexta-feira. No entanto, segundo o proprietário da Sucesso Aero Agrícola, de Viamão, Marcos Lages Scortegagna, a empresa deve receber a remessa apenas no dia 22 e somente 5 mil litros, quando precisava o triplo. "Estamos recusando novos trabalhos." Na KL Aviação Agrícola, de Camaquã, não há nem previsão de entrega. "Estamos parados e isso é uma situação vergonhosa em uma atividade extremamente sazonal", critica o piloto e proprietário da KL, Francisco Dias da Silva.

O deputado Luis Carlos Heinze encaminhou documento ao ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e ao presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, cobrando explicações. O ministério deve se posicionar hoje.
Página Rural

GOL completa nove anos de operações



Ao longo de 2009, a empresa se internacionalizou ainda mais por meio de acordos de code-share, expandiu os programas SMILES, Gollog e Voe Fácil e implantou inovações no mercado brasileiro.

São Paulo – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBOVESPA: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, completou nove anos no dia 15 de janeiro (sexta-feira), de operações regulares na aviação comercial. Nesse período, a companhia expandiu sua frota de seis para 109 aeronaves operacionais e continuou popularizando o transporte aéreo brasileiro, revolucionando o mercado com tarifas competitivas em relação às cobradas pelas empresas de ônibus, atraindo mais clientes de primeira viagem e a nova classe média brasileira.

Hoje, com suas marcas GOL e VARIG, o grupo oferece a mais extensa e conveniente malha de rotas na América do Sul: são mais de 800 voos diários para 59 destinos em nove países.

Algumas decisões foram primordiais para o imediato sucesso da empresa: operar uma frota moderna e padronizada de aeronaves Boeing 737 New Generation, utilizar a Internet como principal canal de vendas (bilhetes paperless), focar em inovação e tecnologia como alavancas de resultado, e ter uma equipe altamente eficiente e comprometida, assegurando excelência na qualidade dos serviços.

“Nós nos orgulhamos por termos transportado mais de 130 milhões de passageiros desde o lançamento da companhia, em 2001. Com a GOL, viajantes passaram a utilizar o avião, o meio de transporte mais rápido, conveniente e seguro que existe. Acreditamos que no Brasil ainda existe muitas pessoas em condições de usar o transporte aéreo, mas ainda não o fazem. Ou seja, temos uma longa avenida de crescimento pela frente”, diz Constantino de Oliveira Junior, presidente e co-fundador da companhia.

Para a GOL, o nono ano de operações foi marcado por uma série de novidades e conquistas como: • Serviço de Venda a Bordo: onde além do serviço padrão, o cliente tem a opção adicional de comprar uma variedade de produtos de qualidade a bordo da aeronave.

• Revitalização do SMILES: o maior programa de milhagem da América Latina que conta com 6,6 milhões de participantes. No ano, a companhia anunciou parcerias com grandes companhias como o grupo grupo franco-holandês Air France-KLM (Flying Blue), e a norte-americana American Airlines (AAdvantage), a qual possui o maior número de frequências para o Brasil.

• Acordos de code-share: fechamos novos acordos com American Airlines, Air France-KLM, Iberia e Aeroméxico.

• Voo regular para Aruba (Caribe): além deste, a empresa está operando fretamentos para Curaçao e Punta Cana, em parceria com operadores de turismo e os governos locais.

• Expansão do Voe Fácil: o programa que permite o parcelamento das passagens aéreas em até 36 vezes, passou a ser oferecido via agências de viagem e inaugurou sua primeira loja física em um grande centro popular na cidade de São Paulo.

• Lançamento no Gollog: o serviço de transporte de cargas da companhia, anunciou o lançamento do serviço Gollog Express, voltado para remessas cuja característica principal é de ser um serviço porta a porta, com prazos definidos de entrega.[ Website: www.voegol.com.br/ri | Twitter: www.twitter.com/GOLInvest]. PR Newswire

fator brasil

JAL e Delta chegam a acordo sobre aliança, diz jornal



TÓQUIO - A Japan Airlines (JAL) chegou a um acordo sobre uma aliança com a Delta Air Lines, informou o jornal japonês Yomiuri Shimbun neste sábado. A informação vem a público em um momento em que a companhia aérea japonesa passa por sérias dificuldades financeiras.


As duas companhias devem firmar oficialmente um acordo, que permitirá que elas compartilhem voos, assim que a nova gerência da JAL concordar com ele, segundo o Yomiuri Shimbun. O diário atribui a informação a fontes da companhia japonesa.

Com esse acordo, a JAL, maior companhia aérea da Ásia, passaria de uma aliança com a Oneworld para outra, com o grupo SkyTeam, proprietário da Delta.

A JAL e a Delta devem questionar autoridades dos Estados Unidos sobre a legalidade do negócio em fevereiro, quando deve ser avaliado se ele fere alguma lei que previne a formação de trustes, segundo o jornal. Caso o pacto seja aceito, as duas companhias poderão realizar voos conjuntos em rotas pelo Pacífico, aumentando a integração dos negócios.

Nos últimos dias, a American Airlines e seus parceiros aumentaram uma proposta de investimento na JAL de US$ 1,4 bilhão. Antes, a American Airlines oferecera US$ 1,1 bilhão, em uma disputa com a rival Delta por uma parcela da JAL.

Ontem, o governo japonês informou que anunciará um pacote de reestruturação da JAL na próxima terça-feira (dia 19). Acredita-se que a JAL deve pedir proteção judiciária, para se proteger de credores e da desvalorização de suas ações, facilitando uma reestruturação de sua dívida e a redução de custos. Estima-se que a JAL busque dinheiro público para auxiliar em sua reestruturação. A empresa deve ainda cortar mais de 15 mil empregos e vender hotéis que possui, por exemplo.

ESTADÃO

Gol inclui Bauru na rota e reforça estratégia de regionalizar voos


A partir de hoje, a Gol vai incluir mais um em seus quase 60 destinos. A segunda maior empresa de aviação nacional vai oferecer um voo diário de São Paulo para Bauru, no interior paulista, no lugar de um trecho Congonhas-Curitiba. Umas das estratégias da companhia é investir na interiorização da malha aérea. Ampliar rotas para o exterior, por ora, não é prioridade.

"A aviação regional está carente de investimentos, e ela é fundamental para o desenvolvimento do País", afirmou Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol. Atualmente, a empresa já voa para "grandes metrópoles regionais", tais como Caxias do Sul (RS), Maringá (PR) e Londrina (PR), no Sul ; ou para polos do Norte e do Nordeste, como Marabá (PA) e Juazeiro do Norte (CE).

Ainda que a ponte aérea Rio-São Paulo continue sendo o mercado mais rentável do País, novas cidades no interior são estudadas pela Gol. Em São Paulo, também deve ser anunciado mais um horário para Presidente Prudente. "O crescimento da nova classe média vem junto com o crescimento dessas cidades do interior. Até há algum tempo, não havia indicativo de demanda maior para esses voos regionais."

A TAM também pretende expandir sua presença regional. No fim do ano passado, a líder do setor no País adquiriu a Pantanal, de olho nos slots de Congonhas e nas rotas para o interior, especialidade da Pantanal.

Um dos problemas dos voos regionais é a rentabilidade, já que essas rotas nem sempre atraem número de passageiros suficiente para ocupar um grande avião. Contudo, no caso da Gol, Constantino Júnior acredita que a conectividade das linhas pode garantir a ocupação das aeronaves: o passageiro embarca em um destino como Bauru não apenas para ir até Congonhas, mas também para seguir rumo a outros destinos dentro ou fora do País.

A interiorização da aviação é uma das prioridades do Departamento de Política de Aviação Civil, do Ministério da Defesa. Com isso, está sendo desenvolvido um projeto de lei que prevê estímulos aos voos regionais por meio de exclusividade na exploração dos voos, ou mesmo subvenção. A ideia é aplicar "tarifas aeroportuárias diferenciadas, de modo a estimular a exploração de linhas aéreas domésticas em localidades em que haja necessidade de integração, dificuldade de acesso ou limitação de uso de outro modal de transporte", segundo documento do departamento. Pelas estimativas das empresas, dos 200 aeródromos nacionais, pouco mais da metade está operando com rotas comerciais.

Apostole Lack, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), diz que, apesar de corresponder a menos de 5% do mercado da aviação no Brasil, as rotas regionais atendem a 60% dos destinos. "O subsídio seria apenas para localidades de difícil acesso, com baixa densidade. Preferimos que nosso negócio funcione sem subsídios, mas se o governo quer que façamos linha de baixa densidade, queremos que entre como nosso parceiro", afirmou Lack, que representa 12 empresas aéreas regionais.

Uma delas, a Trip, tem 1,5% de market share e voa para 82 destinos, em voos diretos ou com escalas. Este ano, com a chegada de mais seis aviões, a empresa prevê crescer 70%, com uma receita de cerca de R$ 770 milhões. Os novos trechos ligarão Guarulhos (SP) a Chapecó (SC), Londrina, Juiz de Fora (MG) e Governador Valadares (MG). "Por causa do tamanho de nossos aviões, que levam menos passageiros, muitas vezes acabamos sendo mais competitivos que empresas grandes", diz José Mario Caprioli, presidente da Trip.

A OceanAir atua nas capitais, mas mantém também voos regionais. A médio prazo, a empresa pensa em expandir a atuação em cidades de médio porte. "Uma das vantagens de se operar no interior é que, normalmente, a concorrência é menor, o que faz com que haja uma maior estabilidade tarifária", diz o diretor executivo Renato Pascowitch.
Estadão

“Up In The Air” e o papel fundamental de American Airlines, Hilton e Hertz

O acordo da American Airlines com a Paramount e o diretor Jason Reitman (“Juno”, “Obrigado Por Fumar”) foi um dos assuntos recorrentes durante a produção de “Up In The Air”. Olhado com desconfiança, o que parecia é que o filme se tornaria um grande comercial da companhia aérea.

E não pense o contrário, é sim um comercial que a American Airlines jamais poderia sonhar. Porém, de uma forma tão pertinente e carismática, que fica impossível imaginar a história contada de outra forma.

Intepretado por George Clooney, Ryan Bingham trabalha para uma empresa especializada em demitir pessoas. Sendo assim, ele viaja o país para realizar o trabalho sujo que os donos das companhias não tem coragem de fazer, bem na época da crise econômica norte-americana.

Com tanto vôos no currículo, Ryan Bingham virou um mestre em aeroportos, e criou uma meta: acumular 10 milhões de milhas. Segundo conta o próprio filme, apenas 7 pessoas conseguiram tal façanha, o que dá direito a um cartão da American Airlines com passagens vitálicias e ter o próprio nome grafado em um dos aviões da companhia.

Up In The Air

A importância da empresa no roteiro de “Up In The Air” é vital, contando com cenas que detalham os programas de fidelidade, o tratamento especial dado aos clientes leais, e até um personagem dedicado com bons minutos de tela durante o climax do filme.

Apenas contando, a tal parceria de marketing pode parecer exagerada e forçada, mas jamais soa assim durante as quase duas horas de filme. Raras vezes se viu uma simbiose tão marcante entre conteúdo e publicidade.

O mais impressionante é que a American Airlines conseguiu tudo isso sem gastar um único centavo. Tudo o que a Paramount e Jason Reitman queriam era livre acesso aos terminais, aviões e salas especiais da companhia nos aeroportos, além do transporte do elenco, equipe de filmagem e equipamentos para diversas cidades americanas.

Up In The Air

Esse mesmo acordo não foi exclusivo da companhia aérea. A rede de hóteis Hilton e a locadora de automóveis Hertz também se beneficiaram da história de “Up In The Air”, sem gastar nada da verba de marketing. São participações menores, mas também de importância fundamental para o filme e desenvolvimento dos personagens.

Porém, mais importante do que a presença em si, é a forma como essas marcas são apresentadas. Se transformaram em parte intrínseca de uma história madura, ao mesmo tempo melancólica e bem humorada, contada com uma marcante atitude século 21.

O filme, que estreia no Brasil na próxima sexta com o infeliz título “Amor Sem Escalas”, é um dos grandes candidatos da temporada de premiações do cinema. Ontem mesmo ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro, além de outras tantas indicações, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme.

Brainstorm

Helicóptero da JVC desaparece com dois a bordo no Amazonas

O Comando Aéreo informou que o modelo da aeronave é uma Esquilo AS50, prefixo PT HLE. A empresa de táxi aéreo JVC

O Comando Aéreo informou que o modelo da aeronave é uma Esquilo AS50, prefixo PT HLE. A empresa de táxi aéreo JVC

Um helicóptero da empresas JVC Aero Táxi, de Manaus, está desaparecido desde a tarde de sexta-feira, no Amazonas. Segundo a empresa, estão a bordo da aeronave o piloto e o mecânico da aeronave. O último sinal emitido pela aeronave aconteceu na região de Canatuma, no sul do Amazonas, por volta das 17h30m.

De acordo com a JVC, o helicóptero seguia de Manaus - onde decolou por volta das 13h30m, para Lábrea, também no sul amazonense, onde deveria pousar pouco antes das 18h de sexta-feira. Um helicóptero e dois aviões da companhia realizam buscas pela região.

Neste sábado, a Força Aérea Brasileira (FAB) também mandou para Canatuma um avião SC-95, preparado para buscas e salvamentos e deslocado de Porto Velho, em Rondônia.


Vooz


Pilotos do Legacy na mira da Justiça


Uma reviravolta no caso do acidente entre um Boeing da Gol e um Legacy, que em setembro de 2006 provocou a morte de 154 pessoas. O Tribunal Regional Federal de Brasília decidiu que os pilotos americanos do jato Legacy, Joseph Lepore (de camiseta branca) e Jan Paul Paladino (de boné), devem responder na Justiça à acusação de negligência. Os dois não acionaram o transponder, equipamento que alerta para o risco de colisão durante o voo.
Isto é Dinheiro

Frederico Curado em entrevista


O presidente da Embraer, Frederico Curado, já disse em entrevista à Dinheiro que 2009 foi um ano difícil. Em volume de entregas, porém, não há do que reclamar. No ano passado, foram repassadas a seus clientes 244 aeronaves, marca recorde na história da companhia.

O salto se deve principalmente à aviação executiva.

O governo brasileiro decidiu reduzir a quantidade de álcool misturada à gasolina (o percentual caiu de 25% para 20%). Com o aumento da quantidade de etanol no mercado, esperase conter os preços. Segundo os distribuidores, a medida terá efeito inverso: vai encarecer a gasolina.

O Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) teve em 2009 o melhor resultado de sua história. Apesar da crise, o Fed lucrou US$ 52,1 bilhões, muito acima dos US$ 35,5 bilhões registrados em 2008.
Isto é Dinheiro

Pandora investiga até compra de avião




Os responsáveis pelas investigações da Operação Caixa de Pandora, em uma segunda fase, investigam sinais exteriores de riqueza de ocupantes de cargos públicos envolvidos no escândalo. O caso do presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente, aquele que enfiou dinheiro na meia, é um dos que mais impressionam. Há informações inclusive sobre a compra de avião em nome de laranja.

Laranja voadora

Um avião turbo-hélice King Air, que pode custar US$ 4 milhões, teria sido comprado em nome de um assessor de Leonardo Prudente.

Cláudio Humberto

Ronco de avião




Há um problema de áudio no estúdio do telejornal “Rede TV! News”. Um ruído persistente. A Engenharia da emissora, sob o comando Kalled Adib, tem se preocupado com o assunto. Novos microfones da marca Shure serão utilizados a partir dos próximos dias.

Correio da Paraíba - PB