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segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Azul quer ampliar mercado no interior de SP"




"Pouco mais de um ano após iniciar operações, com voos de Campinas a Porto Alegre e a Salvador, a Azul Linhas Aéreas parece ter decolado.
A empresa hoje conecta 16 cidades, alcançou 4,75% de participação de mercado, superou os 2 milhões de passageiros e lidera rankings da Anac de pontualidade e regularidade. Avançou num ano que começou retraído pela crise. Sobreviveu à guerra de preços entre as duas líderes do setor, TAM e Gol, por participação de mercado.
Os preços das passagens dispararam no fim de 2009 no país e devem continuar a subir neste ano, mas Pedro Janot, presidente da empresa, diz que manterá a política de tarifa menor para seguir na estratégia de ampliar o mercado consumidor do interior de São Paulo, em vez de só disputar com as grandes pelo o que ele chama de "12 milhões de CPFs", dos passageiros executivos que voam na semana.
"Quero oferecer uma malha alternativa, com rotas que são menos atraentes. Eu posso fazer isso, ao contrário das concorrentes. Com aviões menores, consigo rentabilizar um voo com 60 passageiros."
Mas a empresa também está de olho em Congonhas e vai começar a concorrer à redistribuição de slots (permissões de pousos e decolagens) do aeroporto. Enquanto não atinge os requisitos para operar por lá, Janot diz que a empresa foi ao estacionamento de Congonhas olhar as placas dos carros para decidir em quais cidades iria veicular sua campanha publicitária. "Essa população do interior de SP está carente de viajar de avião de modo prático."
A campanha não foi veiculada na cidade de São Paulo, só no interior do Estado, pois a Azul não tem ainda, segundo Janot, o "investimento cavalar" para isso. Janot evita citar os números. A empresa não revela informações do balanço. O faturamento e os investimentos parecem estar escondidos numa caixa-preta, e Janot nega os rumores de que a Azul esteja sendo vendida. "A empresa está na mão e estamos gostando dela."
Contato Radar

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