PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

“Up In The Air” e o papel fundamental de American Airlines, Hilton e Hertz

O acordo da American Airlines com a Paramount e o diretor Jason Reitman (“Juno”, “Obrigado Por Fumar”) foi um dos assuntos recorrentes durante a produção de “Up In The Air”. Olhado com desconfiança, o que parecia é que o filme se tornaria um grande comercial da companhia aérea.

E não pense o contrário, é sim um comercial que a American Airlines jamais poderia sonhar. Porém, de uma forma tão pertinente e carismática, que fica impossível imaginar a história contada de outra forma.

Intepretado por George Clooney, Ryan Bingham trabalha para uma empresa especializada em demitir pessoas. Sendo assim, ele viaja o país para realizar o trabalho sujo que os donos das companhias não tem coragem de fazer, bem na época da crise econômica norte-americana.

Com tanto vôos no currículo, Ryan Bingham virou um mestre em aeroportos, e criou uma meta: acumular 10 milhões de milhas. Segundo conta o próprio filme, apenas 7 pessoas conseguiram tal façanha, o que dá direito a um cartão da American Airlines com passagens vitálicias e ter o próprio nome grafado em um dos aviões da companhia.

Up In The Air

A importância da empresa no roteiro de “Up In The Air” é vital, contando com cenas que detalham os programas de fidelidade, o tratamento especial dado aos clientes leais, e até um personagem dedicado com bons minutos de tela durante o climax do filme.

Apenas contando, a tal parceria de marketing pode parecer exagerada e forçada, mas jamais soa assim durante as quase duas horas de filme. Raras vezes se viu uma simbiose tão marcante entre conteúdo e publicidade.

O mais impressionante é que a American Airlines conseguiu tudo isso sem gastar um único centavo. Tudo o que a Paramount e Jason Reitman queriam era livre acesso aos terminais, aviões e salas especiais da companhia nos aeroportos, além do transporte do elenco, equipe de filmagem e equipamentos para diversas cidades americanas.

Up In The Air

Esse mesmo acordo não foi exclusivo da companhia aérea. A rede de hóteis Hilton e a locadora de automóveis Hertz também se beneficiaram da história de “Up In The Air”, sem gastar nada da verba de marketing. São participações menores, mas também de importância fundamental para o filme e desenvolvimento dos personagens.

Porém, mais importante do que a presença em si, é a forma como essas marcas são apresentadas. Se transformaram em parte intrínseca de uma história madura, ao mesmo tempo melancólica e bem humorada, contada com uma marcante atitude século 21.

O filme, que estreia no Brasil na próxima sexta com o infeliz título “Amor Sem Escalas”, é um dos grandes candidatos da temporada de premiações do cinema. Ontem mesmo ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro, além de outras tantas indicações, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme.

Brainstorm

Nenhum comentário: