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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Justiça dá ganho a aposentados do Aerus



A Justiça Federal de Brasília decidiu que a União tem de indenizar o pagamento de contribuições não pagas a cerca de 10 mil aposentados e pensionistas que participam do Aerus, fundo de pensão de companhias aéreas como Varig e Transbrasil.



Eles terão de ser indenizados pelas contribuições que as empresas deixaram de recolher ao fundo; pelas descontadas dos empregados e não repassadas e pelas referentes à chamada terceira fonte de arrecadação. Essa fonte garantiu o repasse de 3% das passagens  domésticas vendidas entre 1982, quando nasceu o Aerus, até 1991, quando foi extinta.

A sentença foi dada pelo juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira, da 14ª Vara Federal de Brasília, e atende parte dos pedidos feitos em ação civil pública movida desde 2003 pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e por outras duas entidades.

A AGU (Advocacia-Geral da União) deve recorrer.

VALOR

O valor das indenizações será calculado por peritos no momento da execução da sentença.

"Cabia à União fiscalizar as atividades das entidades fechadas e ter atuação proativa no sentido de que tais atividades se pusessem em ordem a alcançar os objetivos da entidade de previdência privada", afirma o juiz.

"A União se omitiu no seu poder e no dever de fiscalizar o fundo", afirma Graziella Baggio, diretora do sindicato.

"São anos de ilegalidades e irregularidades. Somente entre 1987 e 2003 foram quase 30 repactuações de dívidas, com aval da União, sem que pagassem o que deviam ao fundo. Foram 21 com a Varig e 8 com a Transbrasil."

As reduções nos planos dos aposentados e pensionistas chegam a 92%. Em média, cada um contribuiu com 10% do salário nominal por mês.

O sindicato vai recorrer dos pontos que foram julgados improcedentes na sentença.

"A ação pede que sejam avaliadas desde apropriações indébitas feitas por Varig e Transbrasil, ao recolherem dos participantes e não repassarem ao Aerus, até a saída de companhias do fundo sem pagar o que deviam", diz. "Cada vez que o fundo entrava em colapso, não pagavam o que deviam e recorriam à SPC (antiga Secretaria de Previdência Complementar) para renegociar as dívidas."

EXTINÇÃO

Um dos principais pontos questionados na ação civil pública é a extinção da terceira fonte de arrecadação. Deveria ocorrer por 30 anos, a partir da criação do Aerus, mas foi extinta por interferência do DAC (Departamento de Aviação Civil) em 1991.

"Apesar de ser um dos pilares do Aerus, a fonte foi extinta sem que se calculasse qual seria o impacto", diz a advogada Carolina Maia, que cuida da ação do SNA.
Em 2006, o sindicato obteve no Tribunal Regional Federal da 1ª Região uma antecipação de tutela (liminar) garantindo que a União assumisse a folha de pagamento dos benefícios do Aerus.

A União recorreu. Mas o STF entendeu que a antecipação de tutela deveria ser cumprida, caso a Justiça em primeiro grau reconhecesse a responsabilidade da União.

"Foi o que ocorreu agora. Assim a União, além de pagar as indenizações, deve assumir, imediatamente, a folha do Aerus, enquanto tramitar o processo. Quando não couber mais recurso e
o processo for encerrado, deve-se apurar os valores de indenização para os participantes", diz Lauro Thaddeu Gomes, também advogado da ação. 

JORNAL DE FLORIPA

TAM oferece check-in pelo celular em todo o País


TAM Linhas Aéreas inicia hoje a operação do seu check-in pelo celular em todo o País. Agora, todos os 42 aeroportos brasileiros servidos por voos domésticos da companhia estão habilitados para oferecer a opção que dispensa a impressão do cartão de embarque.




A empresa, que já vinha atendendo a 10 aeroportos com o serviço, é a única companhia aérea brasileira a oferecer esta facilidade. Em 2010, a TAM havia sido pioneira na América do Sul no lançamento da ferramenta, com um projeto-piloto em alguns voos com saídas do interior de São Paulo.
 
O check-in no site da TAM (www.tam.com.br), ou por meio do aplicativo TAM Mobile, pode ser efetuado a partir de celulares, computadores ou tablets conectados à internet. Em seguida, o passageiro recebe por e-mail ou SMS um cartão de embarque eletrônico, com código de barras bidimensional (2D).
 
Para entrar na sala de embarque no aeroporto, ele deve acessar este cartão em seu celular outablet e apresentá-lo ao agente de segurança. A leitura do código é feita diretamente na tela do aparelho, sem a necessidade de impressão de papel. Só é preciso ir até o balcão da companhia em caso de despacho de bagagens. Nessa circunstância, o passageiro tem um atendimento no aeroporto exclusivo para quem já efetuou o seu check-in.
 
“Ampliamos este serviço inovador graças a uma ação coordenada com os administradores aeroportuários. O resultado atesta a nossa atenção a todos os clientes e o empenho para aprimorar os processos em todos os aeroportos do País. Sabemos que a experiência de voar começa bem antes da decolagem, e que o tempo de cada passageiro é precioso”, afirma a diretora de Aeroportos da TAM, Victória Guimarães.
 
O check-in pelo celular também permite marcar ou alterar o assento, além de inserir o número do cartão TAM Fidelidade. É possível, ainda, fazer o check-in de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que todos estejam no mesmo código de reserva.
 
O aplicativo TAM Mobile, por sua vez, está disponível para download gratuito nas lojas oficiais das plataformas iOS (Apple), Symbian, Windows Phone e BlackBerry. Hoje, por meio dele é possível visualizar as melhores ofertas, os roteiros TAM Viagens e as condições especiais de resgate no programa TAM Fidelidade.
 
Além disso, os usuários de smartphones também já contam com uma versão para plataformas móveis do site da TAM, onde podem efetuar o check-in, adquirir bilhetes, e consultar dados de reserva e situação de voos.
 
Veja abaixo a relação dos aeroportos/cidades brasileiras onde estreia a partir de hoje o check-in pelo celular :
 
Veja abaixo onde o serviço já estava disponível para os voos domésticos da TAM:

SP: Aeroporto de Guarujá terá voos comerciais


Local tem condições de realizar 22 voos diários e capacidade para receber 500 mil pessoas durante o ano, segundo a prefeita
 
Aeroporto Civil Metropolitano fica na Base Aérea de Santos, localizado no Guarujá / Divulgação

O Aeroporto Civil Metropolitano, na Base Aérea de Santos, localizado no Guarujá, contará com voos comerciais a partir de 2014.

A informação partiu da prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito. “O nosso aeroporto vai atender turistas que decidirem visitar a região durante a Copa 2014", disse a prefeita.

Segundo Maria, a Aeronáutica autorizou a cessão da área onde será criado o aeroporto à Prefeitura de Guarujá. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 30.

"Depois do estudo do impacto ambiental, a licitação está prevista para janeiro de 2013, o que leva cerca de quatro meses. As obras são rápidas de se rem construídas, pois são feitas com módulos, da mesma forma com que Unidades de Pronto Atendimento foram construídas e devem ocorrer em abril. Atualmente, o aeroporto já tem torre de controle, pista e estradas de acesso e em 2014 estará em pleno funcionamento", disse a prefeita.

O aeroporto deve custar cerca de R$ 80 milhões e contará com reforma e ampliação da pista, que passará de 1.300 para 1.600 metros, além de terminais de embarque e desembarque, estacionamentos e outras intervenções.

"Para se ter uma ideia, a pista do aeroporto de Guarujá é maior que a pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro", disse o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Administração Aeroportuária (Sineaa), Pedro Azambuja.

BAND

“De Olho na Mala” chega ao Aeroporto Santos Dumont

O projeto “De Olho na Mala”, da Infraero, que prevê a instalação de sistemas de monitoramento de bagagens nas salas de desembarque, chegou ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (27). O aeroporto é o 24º terminal da Infraero a receber a ação, que já cobre algumas cidades em todas as regiões do País.

O sistema é composto por quatro monitores, que exibem o processo de restituição de bagagens desde o momento em que elas são postas nas esteiras até chegarem aos passageiros. Foram investidos R$ 6,75 mil na implantação do equipamento.

“A visualização do processo permite uma compreensão mais ampla do tempo de resposta na devolução de bagagens. Com isso, poderemos implantar quaisquer ajustes e adequações necessárias para a melhoria contínua dos serviços prestados aos nossos usuários”, afirmou o superintendente do aeroporto, Aparecido Iberê de Oliveira.
PANROTAS

O Aeroporto Internacional de San Antonio, no Texas, Estados Unidos, foi esvaziado e os aviões em solo foram posicionados longe dos dois terminais nesta quarta-feira, depois que um telefonema denunciou que três bombas foram colocadas no estacionamento, disseram autoridades.
A porta-voz do Departamento de Bombeiros, Deborah Foster, disse que a pessoa avisou que três bombas estavam no estacionamento. Uma unidade especial estava a caminho para examinar a área, afirmou.
"Todos os voos com destino e procedentes (de San Antonio) estão suspensos", afirmou o porta-voz do aeroporto, Rich Johnson. "Todas as aeronaves estão sendo mantidas longe do terminal." Ele disse que cerca de 1.000 pessoas foram retiradas do terminal aeroportuário, incluindo funcionários e passageiros que esperavam voos.
Nenhum voo foi desviado, mas Johnson disse que seis ou sete que pousaram ou estavam se preparando para decolar receberam ordem de se afastar do terminal. Esses aviões estão posicionados em pistas a várias centenas de metros de distância do prédio.
 
TERRA

Japan Airlines renasce da falência e duplica lucro

 





A Japan Airlines (JAL), companhia aérea japonesa que há cerca de dois anos anunciou um processo de falência, já está a duplicar lucros trimestrais, segundo resultados divulgados esta quinta-feira.


A companhia apresentou um resultado líquido equivalente a 275 milhões de euros (26,9 mil milhões de ienes) para o trimestre de abril a junho, um montante qe dobra os resultados de igual período no ano fiscal 2011-2012.

O resultado operacional da companhia progrediu mais de 80%, para os 31,4 mil milhões de ienes e o volume de negócios cresceu 12,5%, somando 286,7 mil milhões.

DINHEIRO DIGITAL

Aeroporto de Congonhas deve receber 16 mil pessoas para o Labace 2012


Fabricantes de aeronaves executivas, empresas de manutenção, táxi-aéreo e comercialização de equipamentos para o setor se reúnem anualmente na capital paulista para a Latin American Business Aviation Conference & Exibition (Labace). O evento, organizado pela Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), recebeu em 2011 mais de 15 mil pessoas e, de acordo com a entidade, deve bater os 16 mil visitantes e um movimento de US$ 700 milhões em negócios neste ano. É o segundo maior do seguimento no mundo.


Os 190 expositores e as 70 aeronaves estarão espalhados entre o antigo angar da Vasp e outras áreas da parte externa do Aeroporto de Congonhas. O público-alvo do evento são, principalmente, proprietários e potenciais compradores de aeronaves executivas, que podem se inscrever no local ou por meio do site da Labace. Além dos estandes, palestras, ciclos e workshops estarão entre as atividades propostas. O ingresso custa R$ 200 por dia.
A entrada para a Labace é feita pela Avenida Washington Luís, 6.000, portão 3. Nos dois primeiros dias, 15 e 16 de agosto, a feira pode ser visitada entre meio-dia e 21h, e, na sexta-feira, 17 de agosto, ficará aberta até as 20h. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

Serviço
O que: 9th Latin American Business Aviation Conference & Exibition (Labace)
Quando: de 15 a 17 de agosto de 2012 - nos dois primeiros dias, entre meio-dia e 21h, e no encerramento, do meio-dia às 20h.
Onde: Aeroporto de Congonhas (entrada pela Avenida Washington Luís, 6.000 - São Paulo - SP)
Inscrições: no local ou pelo site www.abag.org.br

 Terra

Azul agiliza venda online de passagens com Oracle



A solução deu rapidez a processos como a venda de passagens via web e a alteração de banners e outros conteúdos no site, que hoje ocorre em menos de cinco minutos.
É o que conta o diretor de Tecnologia e E-commerce da Azul, Kleber Linhares.
“O Oracle WebCenter Sites fez com que nossa área de Marketing agilizasse processos, tendo mais tempo para dedicar-se ao planejamento e a campanhas mais inovadoras”, comenta o executivo.
A plataforma também trouxe a possibilidade de alterar o formato do site, incluir mais funções, editar todos os conteúdos publicados e realizar a segmentação de campanhas e informações.
Não é o primeiro investimento da Azul em Oracle.
No ano passado, a empresa aérea triplicou a capacidade de atendimento de seu call center via web com a adoção do Oracle CRM On Demand, ampliando a operação de 100 atendentes iniciais para 300 em menos de um ano.
Antes disso, em 2009, a companhia adotou soluções Oracle como E-Business Suite e Peoplesoft.
12horasnotciassobreaviacao

Companhia aérea Iberia é condenada a pagar R$ 20 mil, por dano moral, a passageiro que sofreu diversos transtornos durante um voo


A Iberia Lineas Aéreas de España S.A. foi condenada a pagar R$ 20.000,00, a título de indenização por dano moral, a um passageiro (e familiares) que passou por diversos transtornos (atrasos, descaso no atendimento e extravio de bagagem) durante um voo para Madri (Espanha).

Essa decisão da 10.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná reformou parcialmente (apenas para elevar o valor da indenização) a sentença do Juízo da 5.ª Vara Cível do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba que julgou procedente a ação de indenização ajuizada por L.F.B.T. e Outros contra a Iberia Lineas Aéreas de España S.A.

O relator do recurso de apelação, desembargador Domingos José Perfetto, consignou em seu voto: "Restou cabalmente demonstrado o dano moral experimentado pelos autores, derivado do mal estar, desassossego, desconforto e insegurança daquele que, retornando ao país de origem, ao fazer escala em um país estrangeiro, i) descobre ter perdido o voo de regresso por culpa exclusiva da companhia aérea (que remarcou o voo sem prévia comunicação); ii) não recebe o auxílio devido, recusando-se referida companhia aérea a fornecer uma cadeira de rodas à pessoa idosa, ao argumento de que os autores não a requereram em tempo hábil; iii) tem de ficar por 2 dias em hotel, sem qualquer repasse das despesas, e não pode contar com objetos essenciais que estavam na bagagem, que fora extraviada e somente lhe é devolvida depois de finda a viagem, já no país de origem".

(Apelação Cível n.º 855740-0)

CAGC

DENUNCIO.COM

Iberia pinta “maior tweet do mundo” num avião



É o resultado de uma acção de promoção para se aproximar dos jovens: a companhia aérea espanhola Iberia pintou num avião, em letras garrafais, uma mensagem escrita no Twitter.


A mensagem estará no avião durante dois meses  
A mensagem estará no avião durante dois meses (Iberia)

 
A versão espanhola de “#tweetIBERIA:@LoicGuerrero: O melhor de cada viagem é partilhá-la contigo!”, ocupará, durante dois meses, boa parte da fuselagem do Airbus A340-600 Joaquín Rodrigo. O primeiro voo tinha como destino Bogotá, na Colômbia. De acordo com informação da companhia, 3800 pessoas participaram na acção de promoção que pedia aos utilizadores do Twitter uma frase que acabaria pintada no avião. A vencedora foi uma licenciada em Turismo, Julia Comino, que ganhou também uma viagem a Nova Iorque graças à frase, que é dedicada ao marido.

PUBLICO PT

Avião faz pouso forçado na Avenida Leste-Oeste, em Goiânia




Avião faz pouso forçado na Avenida Leste-Oeste, em Goiânia
Aeronave ficou com as rodas para o ar, na Avenida Leste-Oeste, em Goiânia (Foto: Humberta Carvalho/G1)

Segundo Corpo de Bombeiros, piloto e copiloto ficaram levemente feridos.
Monomotor parou com as rodas viradas para o ar e teve a frente destruída.

Um avião monomotor modelo Cesnna - 150 prefixo PR-LTB fez um pouso forçado na Avenida Leste-Oeste, no Bairro Goiá, em Goiânia, na manhã desta quinta-feira (2). Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, duas pessoas ficaram feridas: o piloto e o copiloto. A aeronove parou com as rodas para o ar e ficou com a frente completamente destruída.

Segundo o diretor de Operações do Aeroclube de Goiânia, de onde a aeronave saiu, o voo era experimental e ainda não se sabe o que pode ter provocado o pouso forçado: "Vários motivos podem levar a um pouso assim, desde um piloto passando mal até um passarinho. Os dois são experientes em voos. Vamos averiguar se houve uma pane", relatou. Segundo ele, o monomotor só tombou no chão porque havia um barranco e fios de eletricidade no local: "Se não tivesse, o pouso teria sido normal", diz o diretor.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou ao G1 que não houve nenhum tipo de explosão durante o pouso, realizado em uma das avenidas mais movimentadas da capital. Até as 10h40, um caminhão de combate a incêndio estava monitorando o local e uma equipe do Corpo de Bombeiros fazia o resgate.

"O piloto foi muito bom, o pouso só não teve êxito porque bateu no barranco", avalia o bombeiro Carlos Vander de Andrade.

De acordo com a corporação, piloto e copiloto estão conscientes e tiveram apenas ferimentos leves. Um foi encaminhado para Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) Cândida de Moraes e o outro levado para o Hospital da Unimed, na capital. O G1 está tentando contado com as duas unidades, mas até a publicação desta reportagem os telefones não atenderam. O caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Assista ao vídeo no Portal G1


MIDIACON

1944 - Criador do Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry desaparece durante voo sobre a costa francesa


Restos da aeronave do autor francês seriam encontrados apenas em 2004
No dia 31 de julho de 1944, o escritor, poeta e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry desapareceu durante um voo na região de Marselha. 
Nascido em 29 de junho de 1900 numa família saída da nobreza, Saint-Exupery consegue uma infância feliz ainda que diante da morte prematura do pai. Concluído o ensino médio, tentou ingressar, sem sucesso, na Escola Naval. Orienta-se então para as belas artes e arquitetura. Obteve o brevê de aviador quando servia o exército em 1921.
É contratado pela companhia aeropostal em 1926, passando a transportar correspondência e mercadorias de Toulouse ao Senegal. Paralelamente publica, inspirando-se em suas experiências de aviador, seus primeiros romances: Correio do Sul, em 1929, e, sobretudo, Voo Noturno, em 1931.
Lockheed F5B , avião em que Antoine de Saint-Exupéry desapareceu
A partir de 1932, passa a se dedicar ao jornalismo. Realiza grandes reportagens no Vietnã, em 1934, em Moscou, em 1935 e na Espanha, em 1936. Todas as estadas alimentariam as reflexões que desenvolve em Terra dos Homens, publicado em 1939. É nesse ano que acaba mobilizado na aeronáutica francesa. Após o armistício com a Alemanha, deixa a França e viaja a Nova York, tornando-se uma das vozes da resistência. 
Ansioso por entrar em ação, incorpora-se a uma unidade encarregada de reconhecimento fotográfico aéreo na Sardenha, durante a primavera de 1944. Ao tentar acompanhar o desembarque em Provence em 31 de julho de 1944, acaba desaparecendo. Se a morte do comandante Saint-Exupery acabou glorificada, ainda assim restava elucidar as circunstâncias. Seu avião só foi encontrado em 2004. 
O Pequeno Príncipe, escrito em Nova York, durante a guerra, é publicado com suas próprias ilustrações em 1943. Esse conto, pleno de encanto e humanidade, conquista rapidamente um imenso sucesso mundial.
Em 1950, um pastor de Aix-la-Chapelle, antigo oficial de informações da Luftwaffe, alegou ter visto no dia 31 de julho de 1944 um modelo P-38 Lightning sendo abatido no Mediterrâneo por um Focke-Wulf alemão. Em 1972, surge o testemunho póstumo de um jovem oficial alemão, Robert Heichele, que teria atirado contra o Lightning, por volta do meio-dia, sobre a costa mediterrânea francesa. Nos anos 1990, surge tardiamente outro testemunho, no qual um habitante de Carqueiranne alegou ter visto, naquele fatídico dia, um avião ser abatido. O mar teria em seguido levado o corpo de um soldado à praia, que foi enterrado anonimamente no cemitério da comuna. 
Antoine de Saint Exupéry, no Canadá, em maio de 1942
O corpo foi exumado e seu DNA testado. Os resultados, contudo, se mostraram negativos. A cada passo essas revelações realimentavam o interesse dos especialistas e do grande público no mistério de Saint-Exupery. 
Enfim, em 2000, pedaços de sua aeronave são encontrados no Mediterrâneo. Remontados em setembro de 2003, os restos do avião são formalmente identificados em 7 de abril de 2004 graças ao número de série do aparelho. Os destroços do Lightning estão expostos no Museu do Ar e do Espaço de Bourget, num espaço dedicado ao escritor-piloto. 
Nada, contudo, permite chegar a uma conclusão definitiva sobre as circunstâncias de sua morte, ainda que simulações informáticas do acidente revelem a aeronave se partindo na vertical e em grande velocidade. 
Alguns chegaram mesmo a cogitar, para escândalo dos familiares do autor, a hipótese de suicídio de um Saint-Exupery debilitado fisicamente, desesperado diante de um mundo que se anunciava em tom francamente pessimista. 
 
DESÁSTRES AÉREOS

Avião japonês volta a Tóquio por alerta de bomba


Um porta-voz indicou que a JAL recebeu um e-mail advertindo sobre a presença de uma bomba a bordo do Boeing 777 (AFP, Yoshikazu Tsuno)


TÓQUIO — Um voo da companhia Japan Airlines (JAL) com 250 pessoas a bordo que partiu na quarta-feira de Tóquio com destino a Nova York precisou retornar com urgência depois de um alerta de bomba, que posteriormente se revelou infundado, anunciou a companhia aérea nesta quinta-feira.
Um porta-voz da empresa indicou que a JAL recebeu um e-mail advertindo sobre a presença de uma bomba a bordo do Boeing 777, duas horas após sua decolagem.

Por segurança, a aeronave voltou para aterrissar no aeroporto internacional de Narita (região de Tóquio), e a polícia não encontrou nenhum explosivo a bordo, acrescentou um funcionário da companhia aérea.
Os passageiros partiram em outro avião.

Segundo a agência de notícias Jiji, o autor da mensagem exigia a libertação de Shoko Asahara, instigador do ataque com gás sarin no metrô de Tóquio em 1995 que deixou 13 mortos e milhares de feridos.

AFP

Três aviões quase bateram em um aeroporto dos EUA



Três aviões comerciais com 192 passageiros a bordo estiveram a segundos de colidir no ar no aeroporto Ronald Reagan, perto de Washington, há dois dias, depois de uma confusão entre controladores aéreos.

Os controladores terão autorizado dois aviões a descolar na mesma direcção de um outro que estava prestes a aterrar nas pistas do aeroporto Reagan, em Arlington, no estado da Virgínia, bem perto de Washington.

Todos os aviões eram operados pela companhia US Airways  
Todos os aviões eram operados pela companhia US Airways (Larry Downing/Reuters)

O avião que estava prestes a aterrar e o primeiro dos aparelhos que descolaram estiveram a 12 segundos do impacto quando a torre de controlo se apercebeu do erro, conseguindo evitá-lo, noticiou o jornal Washington Post.

O controlador aéreo contactou imediatamente o avião que estava a chegar e instruiu-o a fazer um desvio abrupto para Sul, evitando dessa forma os outros dois aparelhos. O avião deu uma volta em redor do aeroporto e depois aterrou em segurança.

Todos os aviões, operados pela companhia US Airways, acabaram por chegar ao destino sem problemas.

A Administração Federal da Aviação norte-americana (FAA, Federal Aviation Administration) emitiu um comunicado nesta quarta-feira para informar que está a investigar o incidente e vai tomar medidas necessárias.

O aeroporto Reagan registou outros incidentes, como aquele que foi revelado no ano passado, em que o único controlador aéreo de serviço estava a dormir e não respondeu quando os controladores regionais de outros aeroportos quiseram saber se os aviões no ar tinham autorização para aterrar.

Notícia corrigida às 11h54: corrige o nome "Reagan" e a tradução da FAA

PUBLICO PT

PR-GUO: o mais novo 737 da GOL.


Chega em CNF hoje (02/08/12) o mais novo Boeing 737-8EH/W SFP da GOL. Trata-se do PR-GUO, n/s 35850/4124. Logo, mais algum dos antigos deve ir para a Webjet em breve.

SBCG NO AR

supersonic-biplaneConceito de avião supersônico (Foto: Divulgação)


Engenheiros da Universidade de Tohoku, no Japão, e do Instituto de Tecnologia de Massachusets trabalham juntos para aprimorar um conceito de avião supersônico que pode gerenciar melhor os gastos com combustíveis.



O design original do modelo começou a ser pensado em 1951, por Adolf Busemann. Na época, ele sugeriu a construção de um biplano que oferecesse mais resistência no ar do que aviões de uma asa (como o Concorde), além de economizar combustível e criar ondas sônicas menores.
O projeto, contuso, não foi desenvolvido. Agora, cerca de 60 anos depois, esta parceria do Instituto de Tecnologia de Massachusets e da Universidade de Tohoku fez com que o conceito sofresse algumas mudanças, possibilitando que o projeto fosse criado.


supersonic-biplane2Avião supersônico gerencia melhor combustível (Foto: Divulgação)

Ambos os institutos contribuíram com o design, tornando o projeto uma junção de ideias entre engenheiros dos Estados Unidos e Japão. Os japoneses sugerem asas capazes de se ajustarem para criar velocidades supersônicas, enquanto os Estados Unidos contribuem com o conceito de aumentar a distância entre as asas, o que dá mais sustentação.
Tanto no design japonês quanto no norte-americano, os aviões contam com duas asas triangulares, que apontam uma para a outra e servem para cancelar a onda de choque causada por cada uma das asas – fator que influi diretamente no consumo menor de combustível, já que a resistência do ar é menor.

Por enquanto, o conceito foi criado apenas em um supercomputador. O próximo passo é desenvolver um avião, para que sejam realizados testes a fim de verificar se o consumo de combustível realmente será mais baixo.

TECHTUDO

Venezuela compra 6 aviões da Embraer e reserva outros 14


A Venezuela assinou nesta terça-feira um contrato de compra de seis aviões do modelo E190 da Embraer, além de uma opção de compra de outras 14 aeronaves similares, em um ato paralelo à visita a Brasília do presidente venezuelano, Hugo Chávez, para participar da cúpula do Mercosul.

O contrato tem um valor de US$ 270 milhões e pode chegar aos US$ 900 milhões no caso de a Venezuela confirmar a compra de todas as aeronaves reservadas, segundo foi anunciado na cerimônia oficial de assinatura do contrato, da qual participaram Chávez e a presidente Dilma Rousseff.

O acordo foi assinado pelos representantes da Embraer, terceira maior fabricante mundial de aviões e maior produtor de aeronaves para voos regionais, e da companhia aérea estatal venezuelana Conviasa.
Segundo a Embraer, a primeira das seis aeronaves será entregue no final deste mesmo ano.

A Conviasa pretende utilizar as aeronaves para ampliar as rotas nacionais e regionais perante a necessidade de aumentar a troca com a América Central e o Caribe, segundo o Governo venezuelano.
O E190 é um avião com capacidade para transportar cem passageiros e pertence a uma família de aparelhos com capacidade para entre 70 e 120 passageiros que a empresa brasileira já vendeu a 60 companhias aéreas de 42 países.
O negócio foi anunciado em janeiro passado por Chávez, mas só se concretizou agora porque estava condicionado a um crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O avanço das negociações permitiu que o contrato fosse assinado durante a visita de Chávez a Brasília para participar da cúpula extraordinária desta terça-feira em que se formalizará a adesão da Venezuela ao Mercosul como membro pleno.

Na cúpula também participarão os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; e do Uruguai, José Mujica, mas não do Paraguai, o outro membro do bloco, que está temporariamente suspenso. EFE

TERRA

Passageiro encontra agulha dentro de sanduíche em voo no Canadá


Em julho, caso semelhante ocorreu em voos da Delta saindo de Amsterdã. 

Polícia ainda não vê relação entre as duas ocorrências.
Um passageiro encontrou uma agulha dentro de um sanduíche servido no voo 190 da Air Canadá que seguia de Victoria para Toronto, informou a companhia aérea nesta terça-feira (31). O caso é o segundo semelhante ocorrido em um mês – em julho, agulhas foram encontradas em sanduíches de quatro voos da Delta Airlines que seguiam de Amsterdã, na Holanda, para os Estados Unidos. 
Sanduíche onde passageiro encontrou agulha é investigado pela polícia holandesa

Um porta-voz da polícia holandesa que investiga como as agulhas, que parecem ser de costura, foram parar nos sanduíches da Delta disse que ainda é cedo para dizer se há alguma relação com o caso da Air Canadá. 
O oficial Robert van Kapel disse que investigadores estão ouvindo testemunhas que tiveram acesso aos sanduíches da Delta, que serão examinados nesta quarta-feira (1º). 
Agulha foi encontra em sanduíches servidos pela Delta em voos que saíram de Amsterdã em julho
Em julho, agulhas foram encontradas em seis sanduíches servidos pela Delta. Um passageiro num voo para Minneapolis ficou ferido, mas dispensou ajuda médica, segundo a porta-voz da companhia, Kristin Baur. 
As outras agulhas foram encontradas em dois voos para Atlanta e um para Seattle. 
Segundo a porta-voz, a segurança para o preparo de refeições foi reforçada e a companhia está usando mais alimentos pré-prontos enquanto a investigação continua. 
Os sanduíches foram feitos na companhia de catering Gate Gourmet, em Amsterdã, e servidos na classe executiva dos voos da Delta. 
A porta-voz da empresa Gate Gourmet, Christina Ulosevich, disse que nunca foram relatados incidentes como este. A companhia não sabe ainda como as agulhas foram parar nos sanduíches.
DESÁSTRES AÉREOS

Aviação: 16 países reafirmam oposição à taxa de carbono europeia Ler mais: http://expresso.sapo.pt/aviacao-16-paises-reafirmam-oposicao-a-taxa-de-carbono-europeia=f744145#ixzz22Q3iQRnI


Os EUA e outros 15 países reafirmaram na quarta-feira a sua "forte oposição" à taxa europeia sobre as emissões de carbono das companhias aéreas por considerarem que as receitas servirão para pagar as dívidas da zona euro.
"Os fundos que serão arrecadados não serão forçosamente afetados aos objetivos ambientais e poderão na realidade servir para remediar a crise da dívida na Europa", afirma o grupo num comunicado conjunto, divulgado no final de uma reunião em Washington para analisar soluções para a questão das emissões de gás de efeito estufa produzidas pela aviação.
A nota acrescenta que o "grupo reitera a sua oposição sólida e forte ao sistema de comércio de emissões [de carbono] tal como aplicado às companhias estrangeiras", segundo a agência AFP.
expresso pt