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quinta-feira, 7 de maio de 2009

ABRAMAV - Associação de Mulheres na Aviação





Você sonha voar? Quer ser piloto ou comissária?
Venha saber o que é necessário.

Ou ao contrário: Voce implica com seu marido ou namorado que voa? Odeia o aeroclube? Já mandou ele escolher entre o avião e você?

Participe do encontro daABRAMAV :o encontro anual das mulheres na aviação. As vagas são limitadas e não há taxas para inscrição. As palestras são de fundamental importância para seu futuro e a qualidade de vida de sua familia.

Dia 23 de maio
No auditorio da infraero n0 Campo de Marte, SP.
Inscriçoes gratuitas. Se você leitor ou leitora se tiver alguma amiga que queira saber como começar na aviação, entre em contato com a ABRAMAV. As palestras envolvem todas as áreas, inclusive na comercial, a palestra será da cmte Thereza da Trip. Apareça!!

Lan confirma estudos para ter empresa aérea no Brasil


A exemplo da Lan Argentina, Lan Equador e outras empresas do grupo, o projeto da Lan Brasil está a cada dia mais próximo de se tornar realidade. Segundo Jaime Fernandez, diretor geral da Lan para o Brasil ainda não há data prevista para concretizar o projeto, mas "será inevitável".

O dirigente participou esta noite de um jantar que marcou as comemorações do novo escritório da Lan no Copacabana Palace, no Rio. "A Lan é a maior companhia da América do Sul e o projeto da Lan Brasil está em estudos. No máximo num prazo máximo de cinco anos ele se tornará realidade, mas poderá ser viabilizado antes deste tempo", admitiu, depois de lembrar que a Lan Equador já opera voos domésticos desde o início de abril.

Cerca de 80 convidados participaram do coquetel, seguido de jantar no Copacabana Palace. Na ocasião, o dirigente não se mostrou preocupado com a crise e a redução de 34,7% no lucro da empresa relativo ao primeiro trimestre e que atingiu a marca de US$ 65 milhões, com uma taxa média de 65% de ocupação.

Fonte: Mercado e eventos

NOTICIAS VASP - PRIMEIRO IMÓVEL QUE IRÁ A LEILÃO NO DIA 16-06 - MARINGÁ


Varas de Falências
1ª Vara de Falência e Recuperações Judiciais



583.00.2005.070715-0/003494-000 - nº ordem 57/2005 - Falência - Outros Incidentes não Especificados - VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA -VASP - Fls. 46 - Defiro a venda do imóvel da massa falida por leilão público, no dia 16 de junho de 2009, às 14:00 horas, na Casa de Portugal, sita à Avenida Liberdade, 602 - 3º andar - Liberdade. Deverá o leiloeiro oficial comprovar nos autos a publicidade que deu ao leilão, que são de sua responsabilidade. Cientifique-se as Fazendas e o Ministério Público. Int

3494

ARRECADAÇÃO DE IMÓVEL:

AV XV DE NOVEMBRO – EDIFÍCIO MAX EIDAM – LOJA 01 – CENTRO – MARINGÁ - PR

2º. OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE MARINGÁ

MATRÍCULA 26.781

OceanAir prevê mais dois aviões neste ano e aposenta Fokker 100 em 2011


A OceanAir prevê agregar mais dois aviões à frota da companhia ainda este ano para suprir o aumento da demanda esperada com a ampliação dos voos da companhia, a partir do próximo dia 18. Ao mesmo tempo, a empresa já planeja iniciar a troca das 14 aeronaves modelo Fokker 100 por modelos Airbus 319 e 320 a partir de 2011.

O diretor executivo da companhia aérea, Renato Pascowitch, disse que, num primeiro momento, não há necessidade de aumentar a frota para atender mais 30 operações diárias a partir do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Mas que a expectativa em relação ao mercado, mesmo em tempos de crise, é boa e justifica o acréscimo de até duas aeronaves ainda este ano.

"Há um projeto para trazer mais um ou dois aviões que estão na Colômbia. Se o mercado responder bem, podemos até trazer mais", afirmou o executivo. Os aviões que serão incorporados à frota da OceanAir estão sendo operados pela colombiana Avianca. As duas empresas fazem parte do grupo Synergy.

A partir de 2011, no entanto, os Fokker 100 serão substituídos por modelos Airbus. O grupo Synergy prevê 74 novos aviões, dos quais 28 seriam direcionados para a OceanAir.

"A confirmação dessas 28 aeronaves vai depender da demanda daqui para frente. Podemos voltar a ter voos internacionais, e esses modelos seriam necessários", observou Pascowitch.

Ele ressaltou que, apesar do início de ano turbulento na economia, a taxa de ocupação nos aviões da companhia vem se mantendo alta, em torno de 75%. O executivo revelou certa preocupação de que o temor da gripe suína possa influenciar o movimento no mercado doméstico.

"Coincidência ou não, o movimento caiu 5% na semana passada, em que tivemos um feriado".

A OceanAir detém 3% de participação no mercado, e projeta que pode chegar ao fim do ano acima disso, em torno dos 3,5%, podendo ir aos 4%. A partir do dia 18, ampliará de 16 para 30 as operações diárias no Santos Dumont, sendo 16 voos para o aeroporto de Congonhas e outros dez pousando em Guarulhos, além de dois para Brasília e dois para Belo Horizonte.

Renato Pascowitch disse ainda que espera que as passagens, em todo o mercado, fiquem mais baratas nos próximos meses por conta da guerra de promoções entre as companhias. Segundo ele, a baixa temporada vai acirrar essa disputa. Sobre a estratégia da OceanAir, afirmou que a empresa vai esperar a movimentação do mercado.

"Não há nenhuma promoção grande prevista, vamos ficar acompanhando o mercado", frisou.

Fonte: Folha On Line

CVC nega venda da Webjet à Azul



O Grupo CVC - controlador da Webjet Linhas Aéreas e da CVC Turismo - negou veementemente informações publicadas em um site de notícias sobre negociações para a venda ou fusão da companhia aérea a uma de suas principais concorrentes, a Azul Linhas Aéreas, de David Neeleman.

Segundo o grupo, não há qualquer fundamento nos boatos que vêm sendo divulgados nas últimas semanas e que já se tornaram polêmica em fóruns de aviação na internet. A empresa segue seus planos de crescimento - devendo atingir uma frota de 16 aeronaves até o final do ano -, com perspectivas favoráveis especialmente após o inicio de suas operações no aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro.

A empresa inaugurou recentemente sua nova sede, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e apresentou uma nova logomarca e programação visual para suas aeronaves.
Fonte: Direto da Pista

Anac faz audiência pública para discutir regras de atendimento a passageiros


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza hoje (7), em Brasília, audiência pública para discutir sua proposta de tornar mais rigorosas para as empresas aéreas as regras de atendimento aos usuários.

Durante a audiência, os interessados terão a oportunidade de apresentar contribuições para a elaboração de novas normas para o setor aéreo, aplicáveis nos casos de atraso, cancelamento e preterição (impedimento ao embarque).

De acordo com a assessoria da agência, a preterição pode ocorrer em duas situações: quando há necessidade de a empresa substituir uma aeronave (para manutenção não programada, por exemplo) por outra com número menor de assentos ou nos casos de venda de passagens acima da capacidade do avião (overbooking)

Além de propor a redução do tempo de que as companhias dispõem para informar os clientes sobre as alternativas de reparação quando seus voos sofrerem atrasos de mais de quatro horas, a Anac defende que o usuário receba a assistência necessária a partir da primeira hora de atraso.

Pela atual regulamentação, as companhias têm que reacomodar os passageiros em um voo próprio ou de outra companhia, para o mesmo destino, a partir da quarta hora de atraso de um voo. Além disso, as empresas devem sempre oferecer aos clientes a opção de receber o valor integral que tenham pago por suas passagens.

Pela nova proposta da Anac, as empresas aéreas deverão providenciar a troca do voo ou reembolsar o usuário tão logo confirmem que a viagem irá atrasar mais de quatro horas. Além disso, em caso de cancelamentos programados de voos, as companhias teriam que informar os passageiros com 72 horas de antecedência. Atualmente, segundo a própria agência, a legislação é omissa quanto ao dever das companhias de informar antecipadamente o cancelamento.

Quanto ao atendimento que já é prestado a partir da primeira hora de atraso, a Anac propõe que a nova regulamentação detalhe o tipo de assistência que as companhias terão que passar a oferecer aos usuários nos casos de atraso, cancelamento, interrupção do voo ou de impedimento ao embarque no horário previsto que não seja causado pelo cliente. Em nota divulgada em seu site, a agência diz que o atendimento estaria voltado para o acesso à comunicação (telefone ou acesso à internet), alimentação, acomodação em local adequado e ao transporte.

A audiência será realizada entre as 10h e as 13h, no auditório da Sexta Gerência Regional (GER 6), localizado no Setor de Hangares, lote 4, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. No entanto, o prazo para que os participantes pudessem se manifestar verbalmente terminou ontem (6) ao meio-dia.
Fonte: Agência Brasil

Avião do narcotráfico pode ter caído

A Delegacia de Polícia Federal em Cáceres (225 km de Cuiabá) confirmou ontem que vários agentes estão na região entre os municípios de Comodoro (que faz divisa com o estado de Rondônia), Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda, no extremo oeste de Mato Grosso, à procura de uma aeronave que supostamente caiu na área. A suspeita é a de que a aeronave seja boliviana e poderia estar a serviço do narcotráfico.

Até a tarde de ontem, a delegacia não havia recebido nenhuma confirmação do fato, mas os agentes estão incomunicáveis, fazendo as buscas em uma região acidentada e de mata densa. As buscas começaram ontem, após chegar à PF a informação de que moradores de fazendas da região viram, na segunda-feira, uma aeronave voando baixo, que logo depois sumiu. Na sequência, muita fumaça teria subido de dentro da mata.

O Departamento de Aviação Civil brasileiro não tem qualquer informação a respeito de uma aeronave desaparecida, o que reforça a suspeita de que o tráfico esteja envolvido. Uma fonte da PF informou que o excesso de peso pode ser considerado o provável motivo da queda, caso confirmada a existência de um carregamento de cocaína.
Fonte: Diário de Cuiabá

Não se pode punir só as empresas por overbooking

O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Marcelo Guaranys apontou a necessidade de a punição pelo chamado overbooking vir acompanhada de sanções também para os passageiros com reserva confirmada que deixem de comparecer aos voos. Ele considerou aceitável o uso das regras do Código de Defesa do Consumidor nas relações entre passageiros e companhias aéreas.

Projeto (PLS 114/04) da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) punindo o overbooking – que se configura quando as empresas vendem mais passagens que assentos nos aviões – foi discutido ontem em audiência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Guaranys considerou razoável a atualização do limite de tolerância de atrasos de voos das atuais quatro horas para duas horas, quando terá início o fornecimento de assistência aos passageiros (alimentação, translado ou hospedagem).

Para Fernando Antonio Soares, da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa, cancelamentos e atrasos de voos superiores a duas horas devem mesmo ser sujeitos a regras de indenização. Ele disse, no entanto, que, se o overbooking for muito penalizado, haverá um desequilíbrio do mercado, com aumento no preço das passagens.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, José Márcio Mollo, o projeto é desproporcional no que diz respeito às faltas das empresas e às multas previstas.
Fonte: Jornal do Senado