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segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Air France recebe seu 200º Boeing

Air France's relationship with Boeing continues to grow.

A Air France recebeu o seu 200º Boeing, recém-chegado ao Aeroporto Charles de Gaulle, após voo de Everett, próximo a Seatle, nos Estados Unidos, no dia 09 de Dezembro. A aeronave, um Boeing 777-300ER com registro F-GZNH é também o 56º avião do tipo na frota da companhia francesa.
Esta é a primeira aeronave a ser equipada com assentos da renovada Classe Executiva e usa a nova combinação de cores desenvolvida para a cabine. As cores recriam ambiente discreto com tons claros que iluminam a cabine suavemente e ressaltam o conforto disponível aos clientes.
O primeiro voo comercial da aeronave está previsto para dia 20 de dezembro de 2010, partindo de Paris para Montreal. A operação do novo B777 está programada para as rotas Paris - Ho Chi Minh City, a partir de janeiro de 2011.
A partir de 09 de maio de 2011 esta aeronave operará os voos AF 442/AF 443 na rota Rio de Janeiro – Paris – Rio de Janeiro diariamente, substituindo os atuais B 747. Serão oferecidos 42 assentos na classe Executiva, 24 na Premium Voyageur e 315 na Econômica.
mercado e eventos

Pacote suspeito faz autoridades evacuarem terminal do aeroporto de Newark


As autoridades americanas evacuaram nesta segunda-feira um terminal do aeroporto de Newark (Nova Jersey) como medida de precaução após ter sido encontrado um pacote suspeito.

A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey decidiu evacuar o terminal da companhia aérea American Airlines após localizar um pacote em uma das prateleiras, perto da área de segurança onde as malas passam pelos scanners.
Um porta-voz da Autoridade Portuária declarou que se tratava de uma medida de precaução e imagens transmitidas por diferentes emissoras mostram um grande desdobramento de veículos de emergência.
terra

PUMA AIR Linhas Aéreas amplia Call Center


Pensado em melhorar a cada dia o atendimento aos clientes, a Puma Air Linhas Aéreas, líder na preferência dos usuários no Espaço do Passageiro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), ampliou o Serviço de Call Center da empresa.

Para reservas e compras de bilhetes da Puma Air Linhas Aéreas os passageiros podem ligar para o número 0300 773 3900. Dúvidas, informações e reclamações o número disponível é 0800 773 3900. Número antigo - O número 3003 7862, que era utilizado pela empresa, continua em pleno funcionamento, sendo destinado para atender exclusivamente às agências de viagem.
portal de rondônia

A grande família Airbus A320

Conheça mais sobre a linha de jatos que faz sucesso no mercado aeronáutico nacional e internacional

Família A320

Família A320


A Airbus sempre foi referência de tecnologia quando se trata de aeronaves modernas. Atualmente, o tradicional consórcio europeu é líder na fabricação de aviões comerciais no mundo, com quase 10 000 exemplares encomendados somente em 2010.
Com diversos contratos milionários e uma extensa linha de jatos, a empresa promete aumentar ainda mais a produção em 2011. Entre os famosos aviões da Airbus está a família A320, a mais rentável da empresa, caracterizada pelo corredor único. A linha é composta pelos A318, A319, A320 e A321. Saiba quais são as principais características dos modelos que fazem parte desta família de sucesso:

A318

O jato é o “caçula” da geração A320. Pesa 14 toneladas a menos e é seis metros mais curto que o A320. Ele é equipado com dois motores: CFM56-5 ou Pratt & Whitney PW6000, com empuxo entre 21 600 a 23 800 lb (10 800 kg). O modelo está configurado para 107 passageiros em duas classes, uma com oito assentos (primeira classe) e outra com 99 (classe econômica). Atualmente, há em operação pelo mundo afora 73 aeronaves desse tipo, além de 83 encomendadas.

A319

Também é uma versão encurtada do A320, mas com o mesmo potencial de combustível, só que com uma capacidade menor de transporte, com 124 passageiros. Tem um alcance de 7 200 km, o maior da família. É um dos preferidos das companhias aéreas, junto com o A320. No Brasil, a TAM é a empresa aérea que possui mais exemplares do A319, com um total de 24 aeronaves. Recentemente, com o objetivo de renovar a frota e aprimorar a experiência de vôo dos passageiros, a Avianca também adquiriu três unidades do modelo. Ele possui duas variantes: o A319CJ, uma “versão executiva” e o A319LR, com algumas características a mais que o A319. Neste ano, há 1 519 aeronaves encomendadas do modelo e 1 269 em operação.

A320

É o membro mais popular da família. Com duas versões, o A320-100 e o A320-200, a segunda opção fez mais sucesso que a primeira, por possuir maior capacidade de combustível e na configuração para 150 passageiros.
Desde o início, ele foi projetado para ter os motores mais avançados em desempenho, o que o faz um concorrente direto do Boeing 737-800, também querido pelas companhias. Possui alcance de 5 400 km e empuxo entre 25 500 a 27 000 libras de força (113 kN a 120 kN). Campeão em pedidos, atualmente possui 4 314 encomendas e 2 439 que já operam.


A321

Um pouco mais longo que o A320, possui apenas alguns detalhes a mais que o seu “irmão popular”: seu trem de pouso é mais reforçado, a área das asas é um pouco maior, com flaps double-slotted. Também possui as versões potentes dos motores CFM56-5 ou o IAE V2531. A capacidade no transporte de passageiros também é maior – 186 passageiros, para o A321-100 – e 196, para o A321-200, por conseguir carregar mais combustível. De acordo com a Airbus, 621 A321 foram entregues e 840 estão sob encomenda.

avião revue

Justiça concede habeas Corpus a Nenê Constantino, pai do dono da Gol Linhas Aéreas

Nenê Constantino é acusado de armar e mandar matar um homem em Taguatinga

O empresário, de 79 anos, estava internado desde a noite de quinta-feira, após passar mal enquanto era transferido do Departamento de Polícia Especializada para o presídio da Papuda.

Brasília - A Justiça de Brasília mandou soltar o empresário Nenê Constantino, pai do dono da companhia aérea Gol, Constantino de Oliveira Júnior. Ele estava preso desde a última quarta-feira, acusado de mandar matar seu ex-genro Eduardo Queiroz Alves. Em 2008, cinco tiros atingiram o carro de Alves, que sobreviveu.

O empresário também é acusado de ter encomendado o assassinato, em 2001, de Márcio Leonardo de Sousa Brito, líder da invasão de um de seus terrenos.

Constantino possui uma empresa de ônibus urbana operando no Distrito Federal (DF), a Planeta. Ele recebeu voz de prisão no fórum de Taguatinga, cidade-satélite, quando acompanhava audiências do inquérito que apura a morte de Brito.

O empresário, de 79 anos, estava internado desde a noite de quinta-feira, após passar mal enquanto era transferido do Departamento de Polícia Especializada para o presídio da Papuda. Ele sentiu dores no peito e foi submetido, no sábado, a um cateterismo que apontou obstrução discreta nas artérias coronárias.

Os advogados de Constantino haviam tentando revogar a prisão, o que foi negado pela Justiça na sexta-feira. Entraram, então, com pedido de habeas corpus, que foi acatado na noite de sábado pelo desembargador Dácio Vieira, vice-presidente do Tribunal de Justiça.

Nenê Constantino é também suspeito de pagar propina ao ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz para obter favores para sua empresa. Essa denúncia levou Roriz a renunciar ao mandato de senador, para escapar da cassação. Isso, por sua vez, o enquadrou na lei da Ficha Limpa e o tirou do páreo para governador do DF nas últimas eleições.

d24h

B777 volta para fazer parte da Aeroflot


Em outubro de 2005, o último B777 da Aeroflot, de um total de 2, deixou a frota da companhia russa para a Vietnam Airlines.

5 anos depois, a Aeroflot assinou uma carta de intenção de compra de 8 B772ER e 8 B773ER. Totalizando 16 aeronaves, estimadas em 4,1 bilhões de dólares. As entregas acontecerão entre 2012 e 2017.

eagle sky

Delta analisará troca da frota de narrowbodies

A partir do início de 2011, a Delta Airlines terá discussões internas e com fabricantes, para discutir a substituição da sua frota de aeronaves de corredor único (narrowbodies).

“Claramente precisamos aposentar os DC9′s e traçar uma estratégia para a renovação dos MD88 e alguns Airbus antigos, alem, claro, dos 757″, revelou o presidente da companhia, Ed Bastian.

Atualmente, a Delta possui uma frota de 40 DC9, 117 MD88, 180 757 e 126 aeronaves da família A320.

A decisão de renovar a troca foi atrasada para 2011 devido à fusão da Delta com a Northwest.

“Não estávamos em posição de efetuar por causa da fusão. Quando você une duas companhias, há muito a se fazer, alocar e produzir”, finalizou Bastian.

flight life

Finnair recebe primeiro Airbus com o novo esquema de pintura

A cia aérea Finnair, recebeu ontem, um novo Airbus, já no novo esquema de pintura.

A Finnair, recebeu ontem, seu primeiro Airbus A340-313X, já com o novo esquema de pintura da cia aérea finlandesa.


O avião foi fotografado por Mikko Gustafsson, no Aeroporto de Helsinque, Finlânida, ontem pela manhã. O prefixo deste Airbus A340-313X, é OH-LQF / Foto: Airlines Net
bga

Ryanair poderá ter frota mista

A irlandesa Ryanair revelou que poderá optar por uma frota mista à partir de 2012.

Howard Millar, diretor financeiro da companhia, informou que a companhia poderá operar dois modelos diferentes em sua frota, sem comprometer a operação do sistema de baixo custo/baixa tarifa.

“Se você possui somente 20 aeronaves, não faz sentido ter dois pilotos-chefe e dois engenheiros-chefe para dois tipos de aeronaves diferentes. Mas se você possui uma frota de 150 Boeing e 150 Airbus, os custos seriam pequenos”, completou Millar.

Millar não descarta a aquisição de aeronaves da Airbus, embora não tenha se animado com o anúncio do A320Neo, achando que o dinheiro gasto poderia ser melhor utilizado no desenvolvimento de uma nova aeronave.

“O A320 é uma aeronave superior em termos de aviônicos e eletrônicos, alem de ser mais moderna e ter uma cabine maior (em relação ao 737). O A320 tem uma idade entre 10 e 15 anos, portanto, a tecnologia é mais nova”.

Em 2012 a meta da Ryanair é atingir 300 aeronaves (atualmente possui 254 aeronaves) e transportar 85 milhões de passageiros anualmente.

flightlife

Delta apresenta jato com o novo esquema de pintura da SkyTeam


A Delta Air Lines, apresentou seu primeiro Boeing 767-300ER, nas novas cores da SkyTeam.


Boeing 767-300ER da Delta Air Lines, prefixo N175DZ / 1705, no novo esquema de pintura da SkyTeam. Fotografado em 17.12.2010 no Atlanta - Hartsfield-Jackson International (The William B Hartsfield) (ATL / KATL), por Andres Castro/AirlinesNet.

BGA

NOTA OFICIAL DA META LINHAS AÉREAS


Aos
Representantes
Agências de Viagem
Colaboradores

Reiterando mensagem anterior enviada em 15/12/2010, informamos que a Meta Linhas Aéreas por determinação da ANAC paralisou temporariamente sua operação. O motivo desta paralisação de deve única e exclusivamente a carga horária de nossa tripulação não estar mais compatível com nossa malha atual de vôos.
Desta forma optamos por reestruturar nossa malha de vôos reavaliando freqüências, destinos e horários a fim de que todos os vôos estejam adequados a carga horária de nossa tripulação mostrando com isso nosso comprometimento com as normas vigentes da ANAC e também prezando pela segurança dos nossos passageiros e tripulantes.

Conforme mencionado acima o motivo da paralisação, que é temporária, é apenas este, não existe qualquer outro impedimento da Meta junto a ANAC, tudo que se refere à manutenção, documentação, funcionários está de acordo com as normas vigentes como sempre esteve.

Retornaremos com a operação o mais breve possível onde iremos comunicar a todos por mensagem via sistema e e-mail.

As agências de turismo que tem bilhetes comprados solicitamos que seja enviado por e-mail para suporte@voemeta.com a relação de bilhetes para providências de cancelamento das compras.
Qualquer informação adicional estamos a disposição.

ifronline

75 anos do avião que mudou tudo






Feito sob encomenda para American Airlines, o DC3 realizou o primeiro voo em 17 dez de 1935. com capacidade para 21 passageiros e alcance de mais de 1400 milhas a velocidade de 195 MPH em poucos anos foram produzidas mais de 400 unidades que foram vendidas para diversas empresas.
Com a segunda guerra mundial foi criada a versão militar chamada de C47 sendo produzidos mais de dez mil unidades que após o final do conflito foram vendidas por preço muito baixo possibilitando a criação de inúmeras empresas de transporte aéreo de passageiros e carga em todo mundo.
O DC3 era “ pau para toda obra” de fato qualquer coisa que passasse pela porta podia ser transportada , operava em pistas extremamente precárias, era muito confiável e de manutenção relativamente simples, tanto que ainda hoje é fácil encontrar algum voando por ai.
aquiaviação

Helicóptero voa baixo na orla do Recreio, no RJ


No último domingo, o leitor Paulo Cesar Viana se assustou ao ver um helicóptero Eurocopter EC120 B 'Colibri' da empresa Heli-Rio sobrevoar a Avenida Lucio Costa, no Recreio, Zona Oeste do Rio, muito próximo a postes e árvores, durante uma procissão. Ao enviar as imagens para o Eu-Repórter, nossa seção de jornalismo participativo, o internauta falou sobre suas impressões de que todos os envolvidos corriam risco:

"Não é apenas ilegal, mas também irresponsável e absurdo o voo rasante efetuado pelo helicóptero matricula PP-MEU da Heli-Rio Táxi Aéreo, durante uma procissão promovida pela Paróquia Imaculada Conceição do Recreio. Ao sobrevoar os carros na Avenida Lucio Costa, a aproximadamente 10 metros de altura, voando entre os postes e os edifícios, o piloto colocou em risco não apenas a sua vida e a de seus passageiros mas, principalmente, as das pessoas que por ali passavam."

Procurada, a Heli-Rio informou que as fotos foram feitas durante "voo de pétalas", quando o helicóptero se aproxima da procissão para lançar pétalas sobre a multidão. Ainda de acordo com a companhia, a operação é segura e autorizada pela Anac, através de Autorização para Operação Excepcional. A bordo, estavam o comandante e um funcionário da empresa treinado para realizar o procedimento de lançamento de pétalas. A Aeronática informou que está investigando se o procedimento está de acordo com as normas.
desástres aéreos

KATMANDU — Equipes de resgate concluíram nesta quinta-feira no Nepal a árdua tarefa de retirar os corpos das vítimas do avião que se acidentou na quarta, matando todas as 22 pessoas a bordo – a maioria, peregirnos do Butão.

A aeronave Twin Otter, que voava com três tripulantes e 19 passageiros – incluindo um cidadão americano – bateu em uma montanha pouco depois de decolar de um pequeno aeroporto 140 km a leste de Katmandu, na tarde de quarta-feira.

Os destroços foram localizados em uma área remota do leste do Nepal. Um helicóptero do exército levou os 22 corpos para Katmandu, onde serão identificados.

Parentes das vítimas vieram do Butão para receber os corpos no aeroporto.

O grupo fazia uma peregrinação pelo Nepal, e havia alugado o avião da empresa Tara Air para ir até um local sagrado do budismo na região.

A princípio, houve confusão na identificação das vítimas, porque aparentemente eles alegaram ser cidadãos nepaleses para conseguir tarifas aéreas mais baratas.

“Dezoito dos passageiros que morreram no acidente foram identificado como cidadãos butaneses. Seus passaportes foram encontrados no local da queda”, explicou Sharat Singh Bhandari, ministro da aviação civil e turística do Nepal.

“Uma delegação de oficiais do governo butanês está em Katmandu para levar os corpos”, acrescentou.

asasbrasil

“Air Sarko One”, o avião presidencial de Sarkozy, tem até sistema antimisseis, mas custou menos do que uma das versões do Aerodilma.












Embora seja o que há de melhor imaginável para atender a um chefe de Estado, o avião presidencial da França, que o presidente Nicolas Sarkozy passou a utilizar este ano, custou menos do que um dos dois aparelhos de que o presidente Lula cogita para servir, simultaneamente, como avião-tanque da Força Aérea Brasileira (FAB) e de aeronave oficial da presidente eleita, Dilma Rousseff: 396 milhões de reais, contra 510 milhões, caso o escolhido por Lula seja o Airbus A330 MRTT.

A outra alternativa para o “Aerodilma” seria o Aribus A340 VIP, de preço-base de 340 milhões de reais. Sarkozy, que utilizava um Airbus A319 semelhante ao Aerolula, mas de versão bem anterior e tecnologicamente inferior, preferiu a um modelo novo o que chamou de opção “mais econômica”: seu governo adquiriu no mercado um Airbus A300-200 da companhia aérea Air Caraibes e mandou reformá-lo. Numa brincadeira com o Air Force One, o gigantesco Boeing 747-200B que serve o presidente dos Estados Unidos, a aeronave do presidente francês foi batizada de Air Sarko One.

Construído em 1998 e com capacidade original de 324 pessoas, o aparelho foi totalmente modificado e modernizado para dar conforto a Sarkozy e comitiva. Além de uma suíte com chuveiro e guarda-roupas, o Air Sarko One dispõe de uma sala de reuniões para até 12 pessoas, um centro médico, uma cabine para acomodar até 60 assessores, ministros ou jornalistas e um escritório com um sistema especial de ventilação para que o presidente, politicamente incorreto, possa fumar. A reforma previu uma radical atualização tecnológica: o Air Sarko One abriga uma sala de comunicação com tecnologia de ponta e até um sistema antimísseis.
o maldito

Avião de pequeno porte cai no sudeste da Suíça

Um avião de pequeno porte caiu no sudeste da Suíça neste domingo, a cerca de 200 quilômetros da capital, Berna. Segundo a polícia local, duas pessoas estavam na aeronave. O acidente aconteceu próximo à estação de esqui San Moritz, quando o avião tentava aterrissar no aeroporto de Engandina. O terminal é utilizado principalmente por pequenos aviões privados, que transportam pessoas até San Moritz. — Neste momento, estamos trabalhando com a ideia de que duas pessoas estavam a bordo, disse um porta-voz da polícia local. Todas as forças de resgate disponíveis foram deslocadas para o local da queda, onde os restos do avião incendiaram.
aeroflower

Como comprar viagens na internet, reservar voos online

Comprar viagens na internet é a melhor maneira de viajar barato mas com qualidade. É muito fácil poupar dinheiro tendo, ao mesmo tempo, um serviço de qualidade. Já comprei viagens na internet várias vezes e correu sempre tudo bem, sem problemas.

Dependendo do destino para onde quer viajar ou do tipo de viajante que é, vai preferir uma agência de viagens (tradicional ou na internet) que tratará de tudo por si ou irá comprar bilhete de avião você próprio. O “segredo” está sempre em comparar preços. Mas, antes de lhe apresentar os sites que lhe vão permitir poupar muito dinheiro (ou aumentar a duração da sua viagem), ainda lhe vou dar algumas informações sobre como comprar viagens baratas.

Agências de viagens tradicionais vs agências de viagens online

Para comparar preços de bilhetes de avião fiz simulações numas das mais conhecidas agências. No vôo Lisboa-Londres, a agência online poupava-nos cerca de 25 euros na opção mais barata; na viagem Lisboa-Nova Iorque a poupança online subia para 60 euros e poderíamos escolher entre 489(!) horários, enquanto que na agência tradicional havia apenas 10 à escolha. As companhias aéreas eram rigorosamente as mesmas. Ou seja, comprar viagens online é mais barato. Mas não se esqueça de comparar sempre o preço total, incluindo as taxas de reserva.

Como comprar bilhete de avião na internet

Ao fazer a sua compra tente comparar preços de viagens semelhantes. Tenha em consideração que o preço do bilhete de avião depende:

  • do aeroporto do destino – não escolha um vôo mais barato para um aeroporto mais distante (paga menos taxas) para depois gastar mais dinheiro nos transportes públicos até ao centro da cidade;

  • do horário do vôo – as partidas no início da manhã e ao fim da tarde são normalmente mais caras mas, se a sua estadia for de 3 dias, por exemplo, não vale a pena escolher vôos mais baratos se o tempo de estadia efectiva na cidade acabar por ser apenas um dia e meio;

  • da companhia aérea – uma companhia lowcost é mais barata, sendo uma óptima forma de viajar, especialmente em reduzidas distâncias. O preço base pode não incluir grandes refeições ou o transporte de malas no porão (paga-se à parte) mas quem precisa disto numa curta viagem de fim de semana entre capitais europeias? Para três dias em Londres ou Madrid ou Barcelona uma mala de mão (ou pequena mochila) não é suficiente? No entanto, tenha em atenção que a opção lowcost pode também ser mais barata devido às duas variáveis dos pontos anteriores.

  • Depois de escolher o vôo que pretende, o site não vai enviar-lhe nada para casa. Hoje em dia, praticamente todas as companhias aéreas usam o bilhete electrónico (E-ticket), que fica registado directamente no sistema de reservas da companhia de forma segura. Depois da compra, imprima sempre a página e grave o número do bilhete electrónico no seu telemóvel, por exemplo.

    Ao viajar para a Austrália, Tailândia ou outro destino distante, considere fazer escala durante um dia ou dois numa cidade que fique no caminho. Esta escala, na ida ou no regresso, vai permitir-lhe descansar da longa viagem e ficar a conhecer mais um lugar no mundo.

    Melhores sites para comprar a sua próxima viagem

    Já deve estar com bastante vontade de fazer a mala. Mas, antes disso, vamos conhecer os melhores sites que a internet tem para tratar da viagem. Lembre-se que o que é mais barato hoje pode não o ser amanhã. Por isso, o meu conselho é que veja o preço de uns quantos e compare preços. Todos os links abrem numa nova janela, permitindo visualizar todos os preços sem estar sempre a retroceder. Sugiro, também, que adicione esta página aos seus favoritos para poder voltar a consultar a lista de sites numa outra ocasião.

    Agências de viagens e sites com vôos

    eDreams – uma das maiores agências de viagens online do sul da Europa. Tem tudo o que as restantes oferecem e também possibilita o comparar preços entre companhias aéreas lowcost e tradicionais, turismo de neve, turismo rural, aluguer de casa de férias,… Mais de 50 mil hotéis à escolha. Larga experiência no mercado, tendo realizado já mais de 2 milhões de vendas. Dispõe, ainda, de link para reservas em reais no site eDreams Brasil.

    Kayak.com – Este site é um motor de busca de viagens fantástico que compara os preços de muitos sites (mais de 100) para depois organizar os resultados começando pelas viagens baratas. O cliente não paga despesas de reserva e dispõe de milhares de opções para alugar carro, reservar hotel ou vôos. O Kayak.com foi criado por co-fundadores dos sites Orbitz, Travelocity and Expedia (três dos “gigantes” mundiais das viagens online).

    Netviagens – talvez a maior agência de viagens online em Portugal. É garantia de confiança e fiabilidade, já que pertence ao grupo Espírito Santo Viagens e é a agência de viagens do portal Sapo.

    Barceló Viagens – agência de viagens líder em Espanha na venda de vôos e hotéis de praia na costa espanhola, Baleares, Canárias e Algarve mas também com muitos outros destinos. Site claro e de fácil utilização.

    Destinia.com – oferece serviços de hotéis, vôos, pacotes de viagem, cruzeiros e aluguer de carros.

    Rumbo – agência de viagens online líder de vendas em Espanha. O motor de pesquisa de vôos e hotéis da Rumbo possui características extremamente úteis: filtros geográficos, mapas interactivos, comentários de clientes. Em alguns serviços, A agência permite comprar viagens a prestações.

    Exit.pt – um dos maiores portais de turismo de Portugal. Tem uma oferta variada, 10 anos de experiência no mercado das viagens e oferece a garantia de pertencer ao Grupo SONAE.

    Logitravel – agência de viagens espanhola com presença em Portugal e destinos um pouco por todo o mundo.

    É seguro comprar pela internet?

    Sim, hoje em dia é bastante seguro. Os sites de viagens que aqui sugiro fazem parte de grandes grupos empresariais e estão há muito tempo no mercado. Pode comprar o bilhete de avião, pacote de viagem, reservar hotel utilizando o seu cartão de crédito online num ambiente seguro proporcionado pelos próprios sites. Mas, se preferir, em muitos deles é possível pagar, de forma ainda mais segura, por transferência bancária.


    foto viajar

    Saguões de Cumbica ficam sem cadeiras

    Fluidez. Ideia é liberar as áreas de check-in para facilitar a circulação com as bagagens/Agência ESTADO
    Infraero retirou assentos perto de check-in para facilitar circulação; novas salas estão às mosca.

    As cadeiras instaladas perto dos balcões de check-in nas asas A e D do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, desapareceram. O "sumiço" faz parte de um pacote de mudanças da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que inclui a criação de dois saguões nas extremidades dessas asas. Neles, sim, há cadeiras: são cerca de 250 em cada um, com 40 tomadas para laptop e celular. Mas os espaços estão vazios porque as pessoas não os conhecem.

    Para a Infraero, "as áreas localizadas na frente dos balcões de check-in exigem espaços livres para os passageiros e suas bagagens". A ideia, diz, é incentivar "o imediato deslocamento para as salas de embarque" e concentrar os que esperam seus voos nos salões novos. Eles foram criados em novembro e somaram 440 m² à área total de Cumbica.

    Fluidez. Ideia é liberar as áreas de check-in para facilitar a circulação com as bagagens/Agência ESTADO

    Às moscas.

    "Estão em uma sala muito ampla e confortável no fim do corredor, senhora", responde o atendente vestido de "Posso Ajudar?" à aposentada Gláucia de Melo Soares, de 67 anos, ao ser questionado sobre as cadeiras dos saguões das asas A e D. Ela aguardaria por uma hora e meia o embarque do neto. "Espero ele entrar, ligo para saber se já subiu no avião, se não esqueceu algo", contou. Para ela, o bom é que o novo espaço é "mais silencioso".

    O consultor de empresas Ricardo Liberato, de 47 anos, esperava um voo para Florianópolis que ainda constava na tela como previsto. "A previsão é: vai atrasar", brincou. "Não tem problema, fico em pé mesmo. Andar até lá (nas novas salas) para sentar é que não vou." Entre as melhorias previstas para o Aeroporto de Cumbica estão ainda novos raios X de bagagens de mão e guichês de verificação de passaportes.
    airkrane

    Novas nevascas agravam caos aéreo na Europa


    PARIS - As pistas do aeroporto parisiense de Orly foram fechadas durante parte da manhã em consequência da neve. Em 30 minutos, a neve acumulada chegou a 10 centímetros.

    A situação também é grave na Alemanha, onde novas nevascas agravaram o caos aéreo. No aeroporto de Frankfurt, pelo menos 292 voos foram cancelados. Desde sexta-feira já foram cancelados 1.800 voos, cerca de um terço de todos os programados. Em outros aeroportos alemães, como Düsseldorf, Hamburgo e Berlim, dezenas de partidas também foram canceladas.

    Vale lembrar que a TAM cancelou os voos que partiriam ontem e hoje para Londres (Inglaterra), também por causa das condições meteorológicas no país europeu. Os voos vindos da capital inglesa para o Brasil também foram cancelados. Os clientes da companhia podem remarcar as passagens sem cobrança de taxa adicional.

    As tempestades de neve estão prejudicando o funcionamento da maioria dos aeroportos ingleses, causando atrasos e cancelamentos. Os voos da TAM que deveriam ter saído nos dias 17 e 18 em direção a Londres e Paris também foram afetados e tiveram que pousar em Madri (Espanha) e Milão (Itália). A companhia informou que prestou assistência aos passageiros, oferecendo transporte e alimentação.

    jb

    Companhias aéreas se preparam para gerenciar formação de pilotos


    As principais empresas aéreas brasileiras receberam de maneira positiva a proposta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de estabelecer no país um novo tipo de licença para pilotos, com formação gerenciada pelas próprias companhias, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). Apresentada como uma alternativa às possibilidades atuais, a proposta pode acelerar o processo de formação dos pilotos.

    Segundo o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins, algumas empresas já trabalham com programas-piloto com acompanhamento da Anac. "Outras ainda estão aguardando uma discussão mais aprofundada sobre os detalhes, para verificar se é viável ou não", afirma.

    A nova licença, chamada de tripulação múltipla, já existe em países como Canadá, Austrália, Chile e Inglaterra. Ela permite que um aspirante a piloto profissional opte por um caminho diferente dos oferecidos hoje no Brasil, começando sua carreira diretamente nas companhias aéreas. Submetido a audiência pública até o dia 17 de janeiro, o texto deve ser finalizado e publicado pela Anac nos próximos três meses (clique neste link para acessar a página da Anac na qual é possível ler a íntegra da proposta e fazer sugestões).

    “As empresas hoje estipulam um batente de horas para que um piloto possa se candidatar a uma vaga. O novo programa é baseado em qualificação, não em quantidade. Para fechar as 1,5 mil horas exigidas pelas empresas, o piloto voa o que aparecer. Nesse novo cenário, ele vai se submeter ao programa da companhia”, ressalta o superintendente de segurança operacional da Anac, David da Costa Faria Neto.

    Licenças existentes
    Atualmente, existem três tipos de licença para pilotos no país: piloto privado, piloto comercial e piloto de linha aérea. Para tirar a última, é necessário ter as duas primeiras.

    A regra em vigor no Brasil exige que o candidato a copiloto de empresas regulares tenha habilitação de piloto comercial, com pelo menos 150 horas de voo – o que custa cerca de R$ 35 mil e é bancado pelo profissional. A maior parte das grandes companhias, porém, exige pelo menos 1 mil horas de voo se o candidato tiver curso superior e 1,5 mil horas caso ele não tenha passado pela faculdade.

    Com a nova licença, o piloto passa por um curso teórico de conhecimentos de linha aérea, faz uma prova da Anac e, se aprovado, pode entrar no programa gerenciado pela companhia.

    “São 240 horas de voo utilizando diversos tipos de dispositivos de treinamento, como simuladores médios, aviões de pequeno porte e simuladores de última geração, capazes de reproduzir as situações reais de um voo. Ele só passa para o exercício seguinte – que pode ser uma simulação de voo por instrumento ou pouso e decolagem, por exemplo – se passar no anterior. Ao fim desse currículo todo, ele vai ser avaliado”, detalha Faria Neto.

    De acordo com o superintendente, as empresas vão poder montar seus programas como considerarem mais apropriado para suas necessidades. A agência vai trabalhar na certificação do programa e, depois, acompanhando e modificando o que for necessário.

    “Vamos receber a proposta de programa das companhias. Elas podem criar dentro da própria empresa, como tinha a Varig, ou terceirizar. Certamente as empresas vão apresentar programas parecidos com o que já existe em outros países”, analisa.

    Para o diretor técnico do Snea, a proposta da Anac de implementar esse tipo de formação de pilotos no Brasil é positiva para a aviação. “É muito mais seguro ter um piloto que teve sua formação acompanhada pela empresa do que um que apresentou uma carteira com 1,5 mil horas que não sabemos onde foram feitas”, diz.

    Procurada pelo G1, a Gol afirmou que já está estudando a possibilidade de implantar efetivamente as mudanças, começando com uma seleção interna. “A companhia está apta a promover processos de seleção interna para tripulantes técnicos e comerciais, tendo em vista que parte dos colaboradores administrativos e operacionais têm a intenção de ingressar no grupo de voo da empresa”, informou por meio de sua assessoria de imprensa.

    Até o final da tarde desta sexta-feira (17), a TAM não havia se manifestado sobre o assunto.

    “Essa não é uma invenção brasileira. Isso é uma orientação da Organização da Aviação Civil Internacional [ICAO, na sigla em inglês], que é o órgão máximo do transporte aéreo mundial. Não é uma aventura, apenas estamos incorporando na legislação brasileira uma regra mundial”, analisa Jenkins.

    Para o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), porém, deve haver uma discussão mais prolongada sobre a nova licença. “Pedimos a prorrogação da audiência pública [inicialmente, o fim da audiência pública seria neste sábado (18), mas o prazo foi prorrogado por 30 dias], porque já a proposta precisa ser melhor trabalhada. Nesse modelo, cabem algumas correções. Uma delas é a idade mínima, de 18 para 21 anos. Outra é o número de horas, que deveria ter um acréscimo de pelo menos 50%”, sugere Carlos Camacho, diretor de Segurança de Voo do SNA.

    O sindicalista considera ainda que houve pouco detalhamento das exigências para os programas que devem ser apresentados pelas companhias. “A Anac precisa formular melhor o que ela quer. O detalhamento é genérico. Preferimos discutir melhor, até para contribuir melhor”, avalia.

    Falta de pilotos
    A possível falta de bons pilotos no mercado é uma preocupação para governo, empresas e passageiros. Um relatório publicado pela Boeing estima que a aviação mundial precisará de 466 mil pilotos para acomodar a forte demanda por aeronaves novas e de substituição nos próximos 20 anos. No Brasil, as companhias aéreas já sentem dificuldades em encontrar profissionais habilitados.

    “Com o aquecimento da economia e a chegada de novas empresas aéreas no mercado brasileiro, está mais difícil encontrar pilotos com a experiência necessária”, avalia Leonard Grant, diretor de Operações e Treinamento Operacional da TAM. “No curto prazo, não vemos problemas. Entendemos que a Anac está sensível a essa questão”.

    Na visão do sindicato dos aeronautas, há uma reserva de pilotos brasileiros capaz de suprir as necessidades do mercado por algum tempo: “Temos condições de duplicar a aviação civil hoje com pilotos brasileiros. Há pelo menos três reservas de pessoal: os pilotos que saem das faculdades com boa formação, os copilotos experientes que poderiam ser promovidos a primeiros oficiais [cargo comum em empresas internacionais, entre copiloto e comandante] e os 600 pilotos brasileiros que estão no exterior. Mas quanto vão pagar para esses pilotos? É preciso ter um reordenamento salarial para que esse êxodo seja no sentido contrário”, diz Carlos Camacho.

    "Não há falta de pilotos no Brasil. Quando falam de falta de pilotos experientes, é relativo. Os pilotos com pouca experiência sempre voam com alguém a mais durante um tempo. Já fizemos várias denúncias para a Anac de que estão faltando pilotos e comissários nas empresas aéreas. Elas contratam pouco por questões financeiras e estão trabalhando com o número mínimo de pessoas, provocando um estresse laboral para as tripulações", afirma Gelson Fochesato, presidente do SNA.

    Anac já oferece bolsa
    Nas faculdades, depois de anos de uma queda na procura em função de crises como a da Varig, houve um aumento de alunos em busca da formação qualificada. “Assim como a aviação brasileira, procura pelo curso voltou a crescer. Quando o curso foi formado, em 1994, o pessoal saía direto para a Varig. Até a oitava turma, isso funcionava bem. Entre 2004 e 2006, mais ou menos, não preenchíamos todas as vagas do curso, a procura era menor por causa das limitações do mercado. Agora, o tempo bom está voltando”, conta o diretor do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Elones Fernando Ribeiro.

    Os formandos do curso saem da faculdade depois de três anos com diploma de bacharel, licença de piloto comercial, multimotor, voo por instrumentos e credencial de piloto de companhia aérea. São 165 horas de simulador, entre 180 e 200 no aeroclube e mais 2,8 mil horas teóricas. Durante esse período, o gasto do piloto chega a R$ 110 mil, somando-se as aulas teóricas e as horas de voo.

    “No Brasil, há o mito de que precisa de muitas horas de voo para ter experiência. Com o curso, ele está formado para pilotar ao lado de um piloto experiente”, afirma.

    Antes da proposta da nova licença, a Anac já tinha um programa de bolsa para pagar parte da formação de um piloto. Os contemplados têm 75% dos custos com os cursos pagos pela agência. O projeto de bolsa de pilotos prevê a formação, até meados de 2011, de 213 pilotos, sendo 73 comerciais. Para se candidatar às bolsas da Anac, é necessário já estar matriculado em algum curso.

    "A formação dos pilotos brasileiros ainda é elitista. Mesmo a bolsa concedida pela Anac é para quem já está matriculado em aeroclube. O projeto é incipiente e discrimina os mais pobres", avalia Camacho. As informações são do G1.
    correio 24h

    Acidente de ultraleve mata dois homens no Rio de Janeiro

    Um ultraleve caiu, na manhã deste sábado, em uma área militar na zona oeste do Rio de Janeiro. Dois homens morreram.

    O acidente ocorreu no Campo de Tiro de Gericinó, área que pertence ao Exército. As vítimas têm entre 23 e 30 anos, segundo o Corpo de
    Bombeiros.

    O Comando Militar do Leste afirma que as duas vítimas não têm ligação com o Exército. A Aeronáutica investiga a causa da queda e isolou a região onde ocorreu o acidente. A aeronave passará por perícia.

    Primeiro-ministro polaco recusa relatório russo sobre queda de Tupolev


    "O projecto de relatório, tal como foi entregue pela parte russa, não pode ser aceite", declarou Donald Tusk, citado pelo canal de televisão polaco TVN24. Em Bruxelas, onde participa no Conselho Europeu, Tusk afirmou que a parte polaca tem numerosas observações sobre o documento relativo à investigação do acidente aéreo de 10 de Abril passado e não pode aceitá-lo como definitivo.

    As críticas das autoridades polacas não dizem respeito a todo o relatório, mas apenas a alguns fragmentos que "levantam dúvidas" e quando "os russos não cumpriram as exigências da Convenção de Chicago", acrescentou. Em Outubro passado, o Comité Interestatal de Aviação entregou o anteprojecto do relatório a Edmund Kilich, representante da Polónia junto desse organismo. Em declarações à imprensa polaca, Klich precisou que o acidente era resultado de 12 causas diferentes.

    O avião Tupolev 154 do Presidente polaco Lech Kaczynski despenhou-se perto da cidade russa de Smolensk na manhã de 10 de Abril. Ao realizar a aterragem no meio de uma forte neblina, roçou nas árvores e caiu. No acidente morreram oito tripulantes e 88 passageiros, membros de uma delegação governamental que viajava para a Rússia para prestar homenagem a milhares de militares polacos que a polícia secreta do dirigente soviético Estaline executou nos bosques de Katin, perto de Smolensk, em 1940.

    diário de notícias

    O Comando de greve informa

    sna

    Avião da Gol apresenta problemas durante voo e retorna a Manaus


    Foto: Arquivo Portal Amazônia

    MANAUS - Um avião da empresa de linhas aéreas Gol teve problemas durante o voo na madrugada deste domingo (19) e retornou para Manaus. O voo 1697 decolou às 3h com destino a Fortaleza com escala em Belém. Após 20 minutos, a aeronave retornou para o aeroporto Eduardo Gomes.

    Os passageiros esperaram 12h para embarcar em outro voo da companhia. Segundo relatos dos passageiros nenhum responsável pela empresa aérea compareceu para explicar o motivo da aeronave não conseguir completar o voo.

    Os passageiros revoltados bloquearam o acesso ao embarque até conseguirem resolver o problema. Alguns desistiram da viagem. A Gol Linha Aéreas informou por meio de nota à imprensa que o avião precisou retornar ao aeroporto de Manaus para passar por uma manutenção não programada.

    Em nota a, companhia lamentou o desconforto, mas afirmou que as ações visam garantir a segurança operacional. Os passageiros embarcaram em outro voo às 18h40 de ontem (19) no aeroporto Eduardo Gomes. (JK)

    portal amazonia

    Lula e Dilma Rousseff escolhem novos caças para aviação de combate



    O presidente Lula e a presidente eleita Dilma Rousseff querem discutir a escolha de novos caças para a aviação de combate e, assim, acabar com um impasse do Governo federal que se alonga por 15 anos. Segundo revelou à reportagem um integrante da equipe de transição, o tema está na agenda das prioridades estratégicas ainda pendentes - que não devem chegar ao dia 31 sem definição.
    correio do estado

    Setor de aviação civil da China já é o segundo maior no mundo


    Com o desenvolvimento rápido nos últimos cinco anos, o setor de aviação civil da China já se tornou o segundo maior sistema de transporte aéreo no mundo.

    O diretor da Administração de Aviação Civil da China, Li Jiaxiang, disse que até o final deste ano, serão 1.610 aviões de uso civil, número 1,87 vezes maior em comparação com 2005. Segundo ele, a China assinou acordos de transporte aéreo com 112 países e com a maioria dos votos, conseguiu mais um mandato como país membro da Organização Internacional de Aviação Civil.

    Segundo a previsão de Li, até 2020 o número de passageiros de avião na China chegará a 700 milhões. Desse modo, aviões serão o meio de transporte mais popular no futuro.

    crj online

    Lufthansa vai substituir 32 mil novos assentos na frota de pequeno e médio curso


    A companhia aérea Lufthansa anunciou que no espaço de um ano vai substituir 32 mil assentos por novas cadeiras ergonómicas em mais de 180 aviões na frota de pequeno e médio curso, que vão permitir aumentar em mais de quatro centímetros o espaço para as pernas.




    Os novos assentos, ergonómicos, apresentam umas costas mais finas, e ocupa menos espaço dos que os anteriores, o que permite aumentar o espaço de pernas e também instalar “mais duas filas de assentos em cada avião”, informa a Lufthansa que refere que poderá disponibilizar “mais dois mil lugares adicionais, que equivalem à capacidade de doze aviões Airbus A320”.

    A nova cabine de voos europeus vai “aumentar o nível de conforto dos passageiros”, bem com “dar uma contribuição substancial para melhorar a eficiência de custos”.
    A Lufthansa está a investir cerca de 170 milhões de euros na cabine, inseridos no programa de melhoramento do produto de bordo.

    O novo conceito de serviço de bordo oferece também aos passageiros de classe económica snacks como barritas de muesli e chocolate, inclusive nas rotas domésticas.
    presstur

    A quem interessa a greve de aeroviários e aeronautas na alta temporada?


    O SINA faz parte da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Fentac-CUT, junto com os aeroviários e aeronautas, e sua direção está preocupada com os rumos da Campanha Salarial dessas categorias, que vem sendo ditada na mídia pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas/SNEA.

    A atuação do sindicato patronal é conhecida pela representação dos trabalhadores do setor aéreo, pois todos fazem parte do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Aviação Aérea/Anac, onde os patrões sempre se posicionam com propostas e encaminhamentos tendenciosos, maliciosos e equivocados quanto a diretrizes e ações que devem ser tomadas para solucionar de forma eficiente o setor.

    Na verdade, as empresas aéreas não melhoraram seus serviços em terra e já venderam mais passagens do que acentos disponíveis em seus aviões para este fim de ano e, para resolver esse caos anunciado nos próximos dias, nada melhor que uma greve dos trabalhadores do setor. Daí a posição radical das empresas aéreas ao oferecer apenas a inflação oficial do período, insuflando os trabalhadores à greve!

    Cabe ao governo federal, no pico da alta temporada, conclamar o empresariado do setor aéreo para usar a razão - e não o cifrão - na solução dessa disputa com os trabalhadores do setor.

    Sindicato Nacional dos Aeroportuários

    Aviação Civil vai deixar de ser 'anexo' do Ministério da Defesa, diz Jobim

    Foto: Reprodução InternetA presidente eleita Dilma Rousseff vai criar a Secretaria Nacional da Aviação Civil, conforme anunciou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta sexta-feira.

    Segundo ele, as questão discutidas atualmente na Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa serão tratadas na nova secretaria. Além disso, ele afirmou que a Infraero deve ser vinculada à nova estrutura. Por ourto lado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai continuar sendo autônoma.

    Para evitar transtornos em caso de greves dos aeroviários no final do ano, Nelson Jobim disse que o Ministério da Defesa tem um plano de contingência pronto para ser colocado em prática.

    "Vejo isso com bons olhos. Desde muito tempo, venho sustentando que era hora de a aviação civil sair da Defesa porque não tem compatibilidade. A aviação civil estava como um anexo, que ficou na Defesa por uma questão histórica. A aviação civil nasceu dentro da Força Aérea, por isso foi ficando na Defesa", disse Jobim sobre a nova secretaria.

    srzd