A tabela a seguir apresentada foi elaborada pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA):

Fonte: SNEA
Se observarmos o ano  de 2010 e compararmos, mês a mês, com 2005 iremos verificar um  crescimento médio da demanda de, pelo menos 100% nos últimos cinco anos,  ou seja, o setor dobrou de tamanho, algo inédito no mundo para um  intervalo de tempo tão curto. Vale destacar que, dentre as empresas  aéreas, as menores cresceram muito acima de 100%. Há cinco anos, elas  detinham menos de 5% do mercado. Hoje sua participação chega a 18%.
Para  fins comparativos, segundo dados disponibilizados nos Anuários da ANAC,  a evolução do emprego para aeronautas foi de apenas 22,74% no mesmo  período, uma média anual de 4,18%.

Portanto, para um crescimento de 100% na  demanda pelo transporte aéreo regular no Brasil, houve um acréscimo de  22,74% no nº de aeronautas contratados nos últimos cinco anos. Ao  dividirmos os dois indicadores, ou seja, a evolução da demanda, dividida  pela evolução do emprego chegamos a uma produtividade do  trabalho do aeronauta de 62,95%, ou seja, nos últimos cinco anos houve  um aumento de quase 63% na intensidade média do trabalho exigida ao  aeronauta.
Como “recompensa”, no mesmo intervalo de tempo, os salários receberam um aumento real (descontada a inflação) de apenas 5,62%.
Em  2010, segundo a ANAC em “Dados Comparativos Avançados”, de janeiro a  outubro, a demanda das empresas cresceu 25% e 21,29% em seus segmentos  domésticos e internacionais, respectivamente, quando comparada com o  mesmo período de 2009.
Segundo a CVM – Comissão de Valores Mobiliários – TAM e GOL, responsáveis por 82% do mercado doméstico e 100% do mercado internacional brasileiro, apresentarão lucro líquido de R$ 527 milhões e R$ 82 milhões  respectivamente, até setembro de 2010, antes do início da alta  temporada, época em que as empresas realmente ganham muito dinheiro.  Para que se tenha noção do peso da alta estação nos resultados das  empresas aéreas, em 2009 o lucro líquido da GOL, que era de R$ 78  milhões até setembro, atingiu R$ 493 milhões em dezembro.
Para a Consultoria ECONOMATICA, a TAM é atualmente a empresa aérea mais lucrativa dentre todas as da América Latina e Estados Unidos (conforme anexo).
A PAUTA ECONÔMICA DOS AERONAUTAS
CLÁUSULA 02 – SALÁRIOS: Reajuste de 15%.
JUSTIFICATIVA:  A projeção é de que o INPC atinja 6% no acumulado dos doze meses que  antecedem a data-base dos aeronautas. A produtividade do trabalho para  2010 foi medida com base na evolução do Indicador Passageiro Quilômetro  Transportado (doméstico e internacional) até outubro – de 23% - dividido  pelo crescimento médio na geração de emprego para os aeronautas – de  4,18%. O Resultado indica uma produtividade do trabalho de 18%.  Ainda  assim, os aeronautas optaram por um reajuste de apenas 15%, aí incluso o  INPC de 6%.
CLÁUSULA 03 – PISOS SALARIAIS
- Comissários: R$ 2.000,00
- Mecânicos de Vôo: R$ 3.000,00
- Pilotos: R$ 4.000,00
CLÁUSULA 04 – DIÁRIAS DE ALIMENTAÇÃO: R$ 50,00 para vôos domésticos e as diárias internacionais serão pagas de forma regionalizada, isto é, Estados Unidos da América, Comunidade Européia e América Latina, conforme os valores discriminados respectivamente: U$ 30,00, € 35,00 e U$ 25,00, para as principais refeições e para o café da manhã U$ 19,00, € 19,00 e U$12,00.
JUSTIFICATIVA: Como é de conhecimento geral, a Alimentação é o grande responsável pela aceleração inflacionária verificada em 2010. A pedida é por um reajuste de 15% para as diárias domésticas, equivalente ao mesmo percentual demandado para os salários.
Quanto às diárias internacionais, estas estão congeladas a mais de cinco anos em valores insuficientes para uma alimentação equilibrada. Os valores atualmente praticados vão de US$ 18,00 na América Latina e US$ 21 nos Estados Unidos. Vale ressaltar que a Convenção em vigor estabelece que: “o valor das diárias de alimentação, quando pagas em moeda local, será reajustado sempre que houver aumento no índice de custo de vida oficial do país em que estiver o aeronauta, na mesma proporção do aumento deste índice”. Infelizmente, o enunciado nunca foi cumprido pelas empresas.
CLÁUSULA 05 – SEGURO: R$ 20.000,00
JUSTIFICATIVA: O seguro cobre morte e invalidez permanente. O valor atualmente fixado é de apenas R$ 9.159,00, considerado irrisório pelos aeronautas. Por isso, a demanda é por um valor de R$ 20.000,00.
CLÁUSULA – CESTA BÁSICA: R$ 300,00 extensivo a todos os aeronautas.
JUSTIFICATIVA: Conquista recente dos aeronautas, o valor atual é de R$ 193,93, mas apenas para aqueles que ganham até R$ 2.345,00. Dados os baixíssimos salários praticados pelas empresas, a demanda é por um ajuste para R$ 300,00 para todos os aeronautas.
CONCLUSÃO
O desempenho experimentado pelo setor aéreo brasileiro, com a demanda dobrando de tamanho nos últimos anos, com destaque para as menores empresas, bem como pelos lucros obtidos, destacados como os maiores das Américas, conforme anteriormente demonstrado, justificam plenamente o atendimento na íntegra às justas reivindicações dos aeronautas.
sna
 
 
 
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