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quinta-feira, 14 de junho de 2012

Segurança de voo: o risco das emissões de raios LASER contra aeronaves em voo


Reproduzo em meu blog uma importante notícia sobre Segurança de Voo divulgada no site do CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS - CENIPA.
Recentemente o CENIPA solicitou apoio da SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (SENASP) para apoiar ações de prevenção e repressão a essa prática aparentemente inofensiva, mas de grande risco para a aviação: as emissões de raios LASER contra aeronaves em voo.
SITE DO CENIPA - www.cenipa.aer.mil.br
O que para alguns é uma brincadeira, apontar raios laser para a cabine de aeronaves é um risco para a aviação: a luz intensa pode ofuscar a visão dos pilotos e até contribuir para que ocorram acidentes. Em 2012, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disponibilizou um formulário on-line para registro de ocorrências e, em apenas cinco meses, o número de relatos dobrou em relação a 2011. Até o dia 4 de junho, 670 casos já foram registrados, contra 250 do ano anterior.
Os aeroportos com maior número de ocorrências são os de Londrina (55 casos), Vitória (44), Brasília (42) e Campinas (41). Mas os casos ocorrem em todas as regiões: até agora, o único Estado sem casos é Sergipe. “O que se vê hoje é a facilidade de aquisição deste artefato. Por isso, no Brasil, nos últimos três anos, houve aumento do número de relatos”, afirma o Major-Aviador Márcio Vieira de Mattos, da Divisão de Aviação Civil do CENIPA.
As consequências da utilização do raio laser podem ser danosas, conforme alerta o Major Mattos. “A probabilidade de se derrubar um avião com equipamento de emissão de laser é baixa, mas não pode ser descartada, uma vez que nós temos na frota nacional aeronaves que voam com apenas um piloto. Quando atingido diretamente nos olhos, o comandante do avião pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica. Nós temos que trabalhar em termos de prevenção”, afirma o oficial do CENIPA.
Os relatos de ocorrências com laser não são recentes e tampouco exclusividade nos céus brasileiros. Há reportes de casos no Canadá, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. O primeiro caso relatado ocorreu em Los Angeles, no ano de 1993. O comandante de um Boeing 737 foi atingido e obrigado a passar o controle dos comandos da aeronave para o co-piloto. Ele ficou quatro minutos sem conseguir interpretar os instrumentos.
Além de perigoso, apontar laser para aviões e helicópteros também é crime. O artigo 261 do Código Penal Brasileiro prevê sanções para quem expor a perigo ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar navegação aérea. Já existe, também, um projeto de lei (PL 3151/12) para punir quem usar de forma indevida as canetas de raio laser.
Assista ao vídeo do Programa Caldeirão do Huck, de 02/06/2012, em que há alerta sobre o risco do raio laser para a aviação.
A seguir uma notícia oriunda de Orlando, nos EUA, que me foi gentilmente cedida pelo Major-Aviador Mattos, protagonista do vídeo acima e especialista no tema de emissões irregulares de raios LASER contra aeronaves em voo. 


Lá nos EUA as prisões e condenações pela prática desse CRIME já começaram...
Por aqui, pilotos e tripulantes podem acessar o site do CENIPA e reportar essas ocorrências envolvendo emissões irregulares de raios LASER contra aeronaves em voo. Basta acessar o link abaixo e preencher a Ficha de Notificação de Raio Laser on line:
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/raio_laser/index
 
Comandante Duton

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