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quarta-feira, 18 de abril de 2012

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Daniele Carreiro

Pousada/Pensão Aeroporto de Congonhas São Paulo

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TAM revisa estimativas para o mercado doméstico




A companhia aérea TAM revisou suas estimativas de oferta e demanda para o mercado doméstico em 2012, com o objetivo de assegurar a rentabilidade das operações. Após reavaliar o cenário econômico, a empresa prevê que a quantidade de assentos disponíveis em seus voos dentro do Brasil deve continuar estável ou ser reduzida em até 2%, enquanto a demanda deve crescer entre 7% e 9%. As outras estimativas para este ano continuam inalteradas, inclusive o plano de frota. A empresa segue com seu planejamento para terminar 2012 com 157 aviões. A redução na oferta de assentos das rotas domésticas será feita com a diminuição na utilização média diária das aeronaves. A demanda por voos internacionais continua aquecida e a empresa mantém seus planos de ampliar a oferta de assentos nas rotas existentes entre 1% e 3% neste ano. Foto: José Luiz Salgueiro Jr. 18/04.

FONTE: Flap International.

TAM e Aeromexico anunciam acordo de code share





As companhias aéreas TAM e Aeroméxico acabam de assinar um acordo de compartilhamento de voos que aumenta as opções para os clientes em viagens entre o Brasil e o México. Os passageiros do voo operado pela TAM de São Paulo para a Cidade do México terão à sua disposição conexão imediata para destinos como Acapulco, Cancún, Ciudad Obregón, Guadalajara, León, Los Cabos, Monterrey, Poza Rica e Veracruz, além de qualquer outro dos 40 aeroportos servidos pela Aeroméxico naquele país. Em contrapartida, os clientes da empresa mexicana que embarcarem no voo entre Cidade do México e São Paulo terão acesso à rápida conexão para cidades como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, ou qualquer um dos 43 destinos operados pela TAM no Brasil. 16/04/12.

FONTE: Flap International.

VRG/Gol erra na interpretação da CCT


O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) detectou um erro de interpretação da VRG/Gol na seleção do grupo de comissários que foi demitido na segunda-feira (2/4).

De acordo com a cláusula 9º da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), as empresas devem seguir uma ordem em caso de necessidade de redução da força de trabalho.

A VRG/Gol cumpriu o item "a" da cláusula 9, consultando os trabalhadores sobre o interesse no desligamento. As demais demissões se deram de acordo com o item "b" da cláusula: funcionários em processo de admissão ou estágio inicial. Na última etapa, no item "e", a empresa deveria respeitar o critério "menos tempo de casa". Ela, no entanto, dispensou um grupo de comissários(as) com pouco tempo na função, mas com bastante tempo de casa.

Esses trabalhadores, por sua antiguidade (tempo de empresa), não deveriam ter sido demitidos, de acordo com os critérios estabelecidos na cláusula 9ª da CCT.

O SNA espera que a companhia reveja a sua interpretação da norma e desfaça o equívoco, reintegrando esses trabalhadores. O Sindicato manteve contato com a direção da empresa diversas vezes ontem (3/4) para discutir esse tema e seguirá defendendo a reversão das demissões desses comissários. A entidade também entende que a empresa deve priorizar outras medidas de redução de custos antes de demitir funcionários.

A VRG/Gol informou que encaminhou o caso ao jurídico, para análise.

Veja a íntegra da norma:

09 – NORMAS EM CASO DE NECESSIDADE DE REDUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO

Se houver necessidade de redução da força de trabalho, as demissões ocorrerão por função, observados os seguintes critérios:
a) O aeronauta que manifestar, sem perda de seus direitos, interesse em deixar o emprego, se o custo for aceitável pela empresa;
b) Os que estiverem em processo de admissão ou estágio inicial na empresa;
c) Os aposentados com complementação ou suplementação salarial proveniente de qualquer origem e os que estiverem na reserva remunerada, respeitada a ordem decrescente de antigüidade na empresa;
d) Os aposentáveis com complementação ou suplementação salarial integral, respeitada a ordem decrescente de antigüidade na empresa;
e) Os de menor antiguidade na empresa.

FONTE: SNA.

Atenção aeronautas da VRG/Gol


Sindicato prorroga prazo para recebimento de dados dos tripulantes da empresa entre 31/7/2003 e 15/3/2012

Informações foram solicitadas pelo juiz do processo sobre o ressarcimento das despesas com a revalidação do CCF, que tramita na 14ª Vara do TRT-10


Atendendo a vários pedidos, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) prorrogou o prazo para o recebimento dos dados dos trabalhadores beneficiados com a sentença da ação movida, em 2008, contra a Gol Linhas Aéreas (denominada VRG a partir de dezembro de 2006).

Os aeronautas tem até o dia 18 de abril para encaminharem as informações para a entidade.

A sentença da ação beneficia os tripulantes que atuaram (ou atuam) na empresa desde 31 de julho de 2003 até 15 de março de 2012. Ela prevê o ressarcimento dos valores gastos com a revalidação do Certificado de Capacidade Física (CCF).

O juiz, em audiência realizada em 12 de março, solicitou informações complementares individuais dos trabalhadores para relacioná-los no processo.

O Sindicato esclarece que o único objetivo da coleta desses dados é a realização dos cálculos do ressarcimento devido pela VRG/Gol.

O SNA já recebeu milhares de e-mails com as informações, mas tem ciência de que ainda há muitos outros trabalhadores que ainda não enviaram seus dados.

Quem não encaminhar os dados ao SNA não constará na ação e, assim, não irá receber o ressarcimento das despesas com a revalidação do CCF relativa ao período informado.

O Sindicato tem o direito constitucional de encaminhar ações na Justiça em defesa dos interesses da categoria e faz parte de muitas dessas ações a inserção de dados dos trabalhadores durante o trâmite processual.

A ação tramita na 14ª Vara do Trabalho de Brasília e foi ganha em primeira instância, portanto, há uma série de etapas processuais antes de uma previsão de pagamento.

Aqueles que ainda não enviaram suas informações, portanto, devem encaminhá-las através do e-mail " ccfgol@aeronautas.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ", até 18 de abril, com o assunto "Ação VRG/Gol".

Os dados solicitados pelo juiz são:

Nome completo
Data de Nascimento
RG ou CPF
Data de admissão
Função

Fonte: SNA.

FedEx negocia compra da companhia francesa de entregas Tatex



Essa é a segunda aquisição da companhia americana na Europa este ano, que se reforça para enfrentar a UPS, que comprou a TNT


A FedEx disse nesta terça-feira que está negociando a compra da companhia francesa de entregas expressas Tatex, menos de duas semanas depois de anunciar planos de adquirir a armadora polonesa Opek.

A FedEx, a segunda maior companhia de entregas do mundo, planeja crescer organicamente e através de pequenas aquisições na Europa, para onde prevê recessão, embora pequena.

A United Parcel Services (UPS), líder mundial de mercado, está comprando a holandesa TNT Express por cerca de US$ 6,8 bilhões

A Tatex, fundada em 1976, atende a companhias e transporta encomendas pesadas na França. Segundo a Fedex, tem mais de mil empregados e uma central de distribuição próxima a Paris.

A companhia movimenta mais de 19 milhões de encomendas por ano e se especializou em transportar produtos de última tecnologia, peças avulsas, autopeças e roupas.

FONTE: IG.

Disputa da Embraer por aviões nos EUA pode começar do zero

A fabricante brasileira tinha vencido a disputa, mas a compra do Super Tucano A-29 foi cancelada e a decisão será tomada em 2013


A Embraer vê sinais de que a disputa por um contrato com a Força Aérea dos Estados Unidos, que tinha sido vencido pela fabricante brasileira e foi cancelado, "começará do zero" e que não haverá novos testes de voo. A informação é do presidente-executivo da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar.

Em entrevista à Reuters por telefone, ele afirmou que o fato de que a decisão sobre o novo vencedor será tomada somente no início de 2013 "é totalmente diferente do que estavam falando. O que chama a atenção é recomeçarem o trabalho do zero."

Leia também: Embraer entrega 34 jatos no primeiro trimestre

"Não sabemos se os requisitos serão mantidos. Pode não haver uma demonstração das aeronaves e não serem usados os dados da apresentação anterior", disse Aguiar. Entretanto, ele afirmou que "não é nada definitivo, porque temos que esperar o que sai por escrito. Tem sinais e são pontos que a gente se preocupa".

Foto: Super Tucano A-29
Super Tucano A-29 da Embraer, projetado para missões de contra-insurgência

Para o executivo, o Super Tucano A-29 da Embraer, projetado para missões de contra-insurgência, possui o perfil exato para operar no Afeganistão. "Nossa aeronave nasceu com esse DNA". Segundo ele, representantes da Embraer se reuniram com a Força Aérea norte-americana nesta terça-feira para tratar do assunto.

O encontro ocorreu após a decisão da Força Aérea dos EUA de refazer a licitação para a compra de 20 aviões de caça leve para operar no Afeganistão. A norte-americana Sierra Nevada e a Embraer venceram a disputa em dezembro, mas o contrato foi suspenso no final de fevereiro por supostas irregularidades com a documentação.

Mas uma investigação interna da Força Aérea norte-americana mostrou que não houve irregularidades por parte dos militares que declararam Sierra Nevada e Embraer ganhadoras do contrato inicial estimado em 355 milhões de dólares. A Força Aérea afirmou na sexta-feira passada que revisaria as regras do licitação.

FONTE: IG.

EMBRAER participará da DSA em Kuala Lampur

Foto: Enos Moura Filho

A Embraer Defesa e Segurança participará da 13ª Exposição e Conferência Defense Services Asia (DSA), que acontecerá de 16 a 19 de abril de 2012 no Putra World Trade Center em Kuala Lumpur, Malásia.

A empresa ficará localizada no Pavilhão Brasileiro no Hall 3 e promoverá um amplo conjunto de soluções integradas que combinam alto nível tecnológico e eficiência operacional a custos de aquisição e operações competitivos. O portfólio da Embraer Defesa e Segurança inclui aeronaves militares, tecnologias de radar de última geração, veículos aéreos não tripulados (VANT) e sistemas avançados de informação e comunicação, como aplicações de Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR).

“A Embraer tem mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de defesa no mundo inteiro e estamos confiantes de poder compartilhar nossa experiência com países da Ásia Pacífico, como a Malásia, a fim de beneficiar suas forças armadas que procuram soluções de defesa e segurança integradas e adequadas nessa região”, disse Geraldo Gomes, Diretor de Marketing e Vendas Internacionais – Embraer Defesa e Segurança. “A participação da Embraer na DSA é, portanto, um reflexo de nosso compromisso com a Ásia Pacífico, que começamos a ampliar em 2011 com a nomeação de um representante da empresa baseado especificamente na região”, acrescentou.

A Embraer Defesa e Segurança é uma unidade de negócios da Embraer S.A., com mais de 40 anos de experiência e uma presença crescente no mercado global. Desempenha um papel estratégico no sistema de defesa do Brasil, suprindo mais de 70% da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves e soluções militares da Embraer são encontradas em 48 países, servindo em mais de 50 forças armadas. A linha de produtos oferecida pela Embraer Defesa e Segurança inclui o Super Tucano, que é um turboélice de treinamento avançado e ataque leve; a família de jatos Inteligência, Reconhecimento e Vigilância (ISR), baseada na bem-sucedida e comprovada plataforma do jato regional ERJ 145; jatos comerciais e executivos adaptados para o transporte de autoridades governamentais; o jato militar de transporte e avião-tanque KC-390, atualmente em desenvolvimento; a modernização de aeronaves para as forças armadas; soluções logísticas integradas para clientes; o avançado Training and Operation Support System (TOSS), bem como tecnologias de radar, veículos aéreos não tripulado (VANTs) e sistemas avançados de informação e comunicação, como aplicações C4ISR.

FONTE: Aviação Brasil.

Novidades no Centro de Manutenção da Gol


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. recebeu a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar trabalhos de pintura (convencional e eletrostática), pesagem e recálculo em aeronaves de outras empresas aéreas em seu Centro de Manutenção, localizado em Belo Horizonte/Confins. A autorização da agência, que representa mais uma oportunidade de geração de receita, inclui aviões que sejam iguais aos da frota da GOL, Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, aeronaves Boeing 737-300 presentes na frota da Webjet, ou de outros modelos e fabricantes com dimensões adequadas ao hangar de pintura.

“Há mais de quatro anos iniciamos um projeto para internalizar os processos relacionados à manutenção. A possibilidade de oferecer serviços a outras companhias demonstra um grande avanço e maturidade no trabalho que realizamos em nosso Centro, além de uma oportunidade adicional de negócios”, destaca Adalberto Bogsan, vice-presidente Técnico da GOL. “O objetivo é aprimorar cada vez mais as nossas técnicas, qualificar a mão de obra, otimizar custos e apresentar resultados com qualidade”.

O Centro de Manutenção de Aeronaves da GOL foi ampliado em 2010 e, atualmente, tem capacidade para receber até 120 aviões por ano. O projeto de expansão recebeu investimentos de R$65 milhões para a realização de serviços de manutenção pesada e preventiva, pintura de aeronaves e configuração interna de toda a frota da companhia.

Fonte: Aviação Brasil.

SITA é escolhida para melhorar experiência dos passageiros nos aeroportos americanos


Foto: Enos Moura Filho

Implantação do sistema de gerenciamento de filas da SITA é parte de um investimento de US$ 48 milhões

Numa medida adotada para beneficiar os passageiros em aeroportos americanos, a Agência de Segurança nos Transportes (TSA), órgão do Departamento de Defesa Interna do governo americano especializado na inspeção de passageiros e carga nos aeroportos, vai usar o sistema de gerenciamento de filas criado pela SITA e seu parceiro de tecnologia, Bluelon. Esse sistema mede automaticamente o tempo de espera dos passageiros numa fila.

A solução utiliza tecnologia bluetooth para medir os padrões de tráfego de passageiros nas filas dos pontos de controle de segurança da TSA. A tecnologia monitora somente os padrões de tráfego e movimento, não a identidade de quem está na fila. Essa iniciativa respeita questões de privacidade, ao mesmo tempo em que fornece informações altamente relevantes tanto para os passageiros quanto para a TSA. A comunicação com os passageiros será melhorada, visto que o tempo de espera será exibido em telas na área de atendimento.

Paul Houghton, presidente da SITA para as Américas, afirma: “A TSA continua a melhorar a experiência dos passageiros nos pontos de controle de segurança dos aeroportos americanos. A experiência da SITA na indústria de transporte aéreo nos permite ajudar a tornar o trabalho da TSA mais eficaz nesse setor. Na América do Norte, cerca de 50 aeroportos, que servem mais de 845 milhões de passageiros, utilizam tecnologia da SITA, e sabemos que os passageiros não querem esperar na fila; nossa tecnologia mede e informa quanto tempo eles poderão esperar”.

FONTE: Aviação Brasil.

LAN tem tarifa promocional para diversos destinos


A LAN Airlines está com promoção para viagens compradas no www.lan.com As tarifas são a partir de: saindo de São Paulo, para Buenos Aires, US$ 199; Santiago, US$ 249; Lima, US$ 295; Cusco, US$ 345; lha de Páscoa, US$ 499; e Miami, US$ 828. Do Rio de Janeiro para Santiago, US$ 299. Os valores são de ida e volta, por pessoa, e podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros.

Para mais informações e condições de compra de cada tarifa, acesse: http://migre.me/8F4DA

FONTE: Aviação Brasil.

Singapore Airlines oferece mais voos para Hanói


Foto: Enos Moura Filho

A partir de 5 junho 2012, a SilkAir, divisão regional da Singapore Airlines, irá operar três voos semanais de Cingapura para Hanói, capital do Vietnã. Esses novos voos irão se juntar aos voos diários que a Singapore Airlines já realiza para a cidade vietnamita. Passageiros terão a comodidade de 10 voos semanais (ida e volta) para escolher a data de sua viagem à Hanói. Os novos voos estão pendentes de aprovação governamental.

FONTE: Aviação Brasil.

TAM lança Festival de Sanduíches do Brasil


Passageiros poderão saborear sanduíches típicos de nosso País no almoço e no jantar; Mix Nuts voltará a ser oferecido nos voos vespertinos da companhia

Os passageiros da TAM Linhas Aéreas contarão com mais uma novidade no serviço de bordo a partir de 16 de abril: o festival de Sanduíches do Brasil, que será realizado nos voos entre São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Brasília, Belo Horizonte/Confins, Porto Alegre e Curitiba. No cardápio, composto por 36 variações elaboradas com ingredientes de nosso País, será possível encontrar sanduíches de mortadela, bauru, pão caseiro recheado com pernil assado e abacaxi, e frango grelhado ao molho de ervas, queijo prato e tomate seco no pão de sal com cereais.
Durante os três meses do festival, os passageiros terão um sanduíche diferente por voo, escolhido de acordo com os sabores típicos de cada região. As opções quentes serão servidas, até 15 de julho, em embalagens especialmente criadas para a ação. No primeiro mês, o serviço diferenciado será oferecido aos passageiros que viajarem entre 11h31 e 14h ou à noite, após as 18h. Em junho e julho, os sanduíches aparecerão apenas no cardápio do almoço.

Já entre 16 de abril e 31 de maio, a companhia irá retomar a distribuição do Mix Nuts em todos os voos domésticos que decolarem entre 14h01 e 18h e tiverem até duas horas de duração. O mix composto por amêndoas, uva-passa, amendoim e castanhas de caju poderá ser degustado a bordo com as cervejas Heineken e Xingu, tradicionalmente oferecidas pela TAM.

*Voos operados com aeronaves Vintage não participam dos festivais.

FONTE: Aviação Brasil.

Boeing anuncia 6ª etapa do Dream Tour

Foto via Assessoria de Imprensa Lan Airlines

A Boeing irá levar o 787 Dreamliner para mais sete cidades na sexta etapa do Dream Tour, que ocorro no fim deste mês e continua em maio. As paradas incluem cidades do Reino Unido, Noruega, Itália e os EUA

“A Dream Tour nos proporcionou uma grande plataforma para mostrar aos clientes, parceiros, funcionários do governo e outros stakeholders o que a equipe tem alcançado com esse avião”, afirma Larry Loftis, vice-presidente e gerente geral do Programa 787. “É uma honra apresentar esse avião e levá-lo ao redor do mundo”.

O avião partirá de Seattle em 21 de abril. As datas abaixo são do desembarque em cada cidade ou aeroporto. Clientes, colaboradores, parceiros, funcionários do governo e outros stakeholder serão convidados a participar de eventos de visitação em cada local. Não há oportunidades de visitação à aeronave para o público em geral.

§ 22 de abril– Aeroporto de Heathrow, Londres.

§ 23 de abril – Aeroporto de Manchester

§ 25 de abril – Aeroporto de Gatwick, Londres.

§ 27 de abril – Aeroporto de Heathrow, Londres.

§ 01 de maio – Oslo, Noruega

§ 04 de maio – Taranto, Itália

§ 07 de maio – Aeroporto Internacional Ronald Reagan, em Washington, DC

§ 11 de maio – Dallas, Texas

§ 14 de Maio – St. Louis, Missouri

Mais de 44.500 visitantes de todo o mundo terão conhecido no o avião ao final da quinta etapa da turnê no final desta semana. O avião registrará mais de 152.542 km. A sexta etapa irá atender a cerca de 12.750 pessoas e percorrer mais de 28.702 km.

Essa aeronave, modelo ZA003, é equipada com todas as características especiais de cabine do Dreamliner, incluindo uma entrada acolhedora, janelas fotoeletrônicas e até 70% maiores que de outros aviões, bandejas maiores e iluminação dinâmica em LED. O avião está configurado com uma luxuosa cabine de classe executiva, mais espaço na área de descanso da tripulação e uma seção de classe econômica.

As datas e locais de paradas adicionais serão anunciadas com aproximadamente um mês de antecedência. Em muitos desses destinos, a imprensa local terá a oportunidade de frequentar excursões do avião e conversar com executivos e pilotos da Boeing.

Para mais informações sobre o Dream Tour, incluindo vídeos, fotos e relatórios das paradas, visite www.newairplane.com/787/dreamtour.

FONTE: Aviação Brasil.

Boeing toma decisões sobre o projeto do 737 MAX


Nova variante do motor irá permitir aos clientes uma economia de combustível substancial em 2017

A Boeing tem feito uma série de atualizações no projeto do 737 MAX para otimizar ainda mais o desempenho da nova variante do motor.

“O 737 MAX está no rumo certo para proporcionar substancial economia de combustível aos clientes a partir de 2017″, afirma Beverly Wyse, vice-presidente e gerente geral, do programa 737. “Tomamos várias decisões sobre esse projeto que apoiam as metas de desempenho para o MAX e evoluem o design do 737 Next-Generation no âmbito do programa 737 MAX”.

Essas decisões de projeto incluem:

· Melhorias aerodinâmicas na cauda: o cone de cauda será estendido e a seção acima do elevador será engrossada para melhorar estabilidade do fluxo de ar. Isto elimina a necessidade dos geradores de vórtice na cauda. Essas melhorias vão resultar em menos arrasto, melhorando o desempenho do avião.

· Instalação do motor: os novos motores CFM International LEAP-1B serão integrados às asas, semelhante às linhas aerodinâmicas dos motores do 787 Dreamliner. Um novo amortecedor e uma escora, juntamente com uma extensão de oito polegadas no trem de pouso dianteiro, irá manter a mesma distância do solo atual do 737, porém acomodando hélices maiores nas turbinas. O design da porta dianteira foi alterado para se adaptar a esta revisão.

· Atualizações de controle de voo e do sistema: os controles de voo incluirão spoilers fly-by-wire, o que economiza o peso do sistema mecânico usado anteriormente. O MAX também contará com um sistema de ar eletrônico do tipo “bleed”, que permite otimizar a pressurização da cabine e os sistemas que evitam congelamento, resultando em uma melhor queima de combustível.

Outras pequenas modificações no avião incluem o reforço do trem de pouso principal, das asas e da fuselagem para acomodar o aumento da carga devido aos motores maiores. A Boeing vai continuar a conduzir estudos sobre a eficiência dos motores, alterações aerodinâmicas e sobre a venda de aviões como uma equipe especializada que trabalha para otimizar o projeto da aeronave em meados de 2013.

Também continuamos a fazer o trabalho no túnel de vento para encontrar melhor desempenho do 737 MAX em baixas e altas velocidades”, afirma Michael Teal, engenheiro chefe do projeto e gerente do programa 737 MAX. “Com base no trabalho de concepção e os resultados dos testes preliminares, temos mais confiança na nossa capacidade de fornecer aos nossos clientes a economia de combustível de que necessitam, enquanto minimizamos o risco de desenvolvimento deste programa”.

Uma possível revisão para as pontas das asas do MAX também está sendo testada no túnel de vento para avaliar se esta nova tecnologia poderá beneficiar ainda mais o avião.

“Qualquer nova tecnologia incorporada ao projeto MAX deve oferecer benefícios substanciais para os nossos clientes com um risco mínimo para a equipe que a desenvolve”, afirma Teal. “No 737 MAX, estamos seguindo o nosso processo de desenvolvimento e vamos continuar a trabalhar em uma versão do avião que irá proporcionar maior valor para nossos clientes.”

As companhias aéreas que operam o 737 MAX irão notar uma melhora na queima de combustível de 10 a 12% em relação aos atuais aviões de corredor único. Também será percebida uma melhoria de 7% no custo operacional por assento sobre os aviões concorrentes.

Até a data de hoje, o 737 MAX tem mais de 1000 pedidos e compromissos de compra, firmados por 16 clientes, de todo o mundo.

FONTE: Aviação Brasil.

Voos da Gol para Miami devem começar no 2o semestre


A Gol Linhas Aéreas deve iniciar seus voos para Miami, com escala em Caracas, no segundo semestre, mas não tem interesse em participar de alianças globais do setor de aviação, segundo o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Junior.

A companhia comunicou recentemente que pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aval para operar voos regulares entre Brasil, Venezuela e Estados Unidos, após o resultado de estudos de viabilidade internos, em linha com o modelo de negócios da empresa, baseado na utilização de uma frota padronizada em aeronaves Boeing 737 Next Generation.

“A gente ainda depende das autorizações formais quem devem sair rápido… mas eu não acredito que isso aconteça antes de junho ou julho…. está mais pra julho, mas não tem data definida”, disse Oliveira a jornalistas depois de evento do setor de turismo. Para voar na nova rota sem adquirir novas aeronaves, a Gol fará com que seus aviões voem por mais horas, segundo o presidente.

A Gol não divulga guidance de frota de aeronaves. Oliveira destacou que a nova rota deve abrir mais espaço para brasileiros e venezuelanos voem a Miami. A Delta, companhia norte-americana que possui 3,9 por cento do capital da Gol, também voa para a cidade da Flórida, embora seu principal hub – centro de distribuição de pousos e decolagens – seja Atlanta. Questionado se a Gol fará parte de alguma aliança global de companhias, Oliveira afirmou que o perfil da Gol é de investir em acordos bilaterais. “Pretendemos ficar independentes de alianças globais”.

LATAM

Para Oliveira, “não existe indústria forte com empresas fracas”, referindo-se à criação da Latam, com a união entre a TAM e a chilena LAN. “É natural a busca de escala”, afirmou o presidente. O executivo afirmou que a Latam terá meios de acessar mercados financeiros de maneira mais irrestrita que a Gol. “A Gol tem que obedecer a restrição de capital estrangeiro. Há uma inferioridade em relação ao mercado de capitais”, completou.

O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou que a fusão de TAM e LAN depende apenas da autorização dos órgãos reguladores das bolsas de valores de Brasil, Chile e Estados Unidos. Embora a sede da TAM seja mantida em São Paulo, visto que “a Latam é um grupo de companhias aéreas”, a sede da Latam será no Chile, onde não existe restrição ao capital estrangeiro no setor aéreo.

Fonte: http://veja.abril.com.br/Aviação Brasil

Ipea: maioria dos aeroportos do País está em situação crítica

Foto: Enos Moura Filho

Um estudo publicado recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 17 dos 20 principais aeroportos brasileiros, ou 85%, estão em situação “crítica” ou “preocupante”. Desses, 12 estão funcionando acima da capacidade operacional. Apenas os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Manaus funcionam em condições “adequadas”, fora do “cenário de estrangulamento”. A avaliação, feita antes da concessão à iniciativa privada dos aeroportos de Brasília, São Paulo e Guarulhos (SP), é que “permanece limitada a capacidade da Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] em executar seu programa de investimentos. Em 2011, a estatal executou 34% de sua dotação anual inscrita no orçamento das empresas estatais [dotação de R$ 2,216 bilhões e execução de R$ 747,82 milhões]“. A conclusão consta do artigo Aeroportos no Brasil: Investimentos e Concessões, de autoria do coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea, Carlos Campos. A preocupação se agrava com a aproximação da Copa do Mundo de 2014. Segundo o estudo, as etapas do Plano de Investimentos da Infraero “pouco evoluíram nos últimos 12 meses, entre fevereiro de 2011 e janeiro de 2012″. “Dos 11 aeroportos nos quais estão previstos investimentos nos terminais de passageiros, oito estão nas fases iniciais de projetos”.

Mesmo para os aeroportos concedidos, o Ipea faz ressalvas: “É fator de preocupação a exiguidade dos prazos definidos pelo edital para as várias etapas do processo de concessão, diante da necessidade de que os três aeroportos estejam prontos a tempo de atender ao evento de 2014″. Após a concessão de três aeroportos à iniciativa privada, começa a ganhar corpo a ideia de construir um novo aeroporto em São Paulo. A avaliação é que Viracopos, o aeroporto de Campinas, não terá condições de atender à demanda de passageiros e carga não assimiláveis pelos aeroportos de Cumbica e Congonhas.

“Se não debatermos isso hoje, quando quisermos fazer não será possível”, enfatiza o técnico do Ipea Erivelton Guedes, que avaliou as alternativas para infraestrutura aeroportuária na Região Metropolitana de São Paulo – que concentra 30% do movimento de passageiros. Ele chama a atenção para o fato de que a solução em São Paulo tem que ser pensada em conjunto considerando a construção do trem-bala e a demanda que um aeroporto distante da capital, como o de Campinas, criará para a Rodovia dos Bandeirantes – que liga a capital ao interior. Segundo o Ipea, não apenas os aeroportos preocupam.

O Brasil investe apenas 0,7% do Produto Interno Bruto, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento, em transporte. O percentual é inferior ao que fazem outros países emergentes, como a China, Índia, Rússia, o Chile e até o Vietnã – na casa de 2,7% do PIB. Carlos Campos calcula que o país necessite investir R$ 185 bilhões em rodovias; R$ 75 bilhões em ferrovias e mais R$ 45 bilhões em portos. O cálculo não inclui as necessidades de infraestrutura urbana e mobilidade nas cidades.

O coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea aponta que o país não soube aproveitar a Copa do Mundo para resolver os problemas de transporte nas 12 cidades-sede do torneio. Quando a Copa do Mundo foi anunciada no Brasil, a mobilidade urbana foi considerada como “o principal legado” do Mundial de futebol. “É uma pena estar perdendo a oportunidade para efetivar, para a população, os ganhos com a mobilidade urbana”.

Os estudos do Ipea integram o periódico Radar nº 8, especial sobre infraestrutura. Nele, o instituto destaca ainda que tendem a crescer as emissões de gás carbônico no Brasil com o aumento do transporte de carga nas rodovias e com o aumento da circulação de carros nas cidades. A solução apontada para o transporte regional é utilizar mais ferrovias e o modal aquaviário; e, nas cidades, melhorar e integrar os sistemas de transporte urbano.

Fonte: http://not.economia.terra.com.br/Aviação Brasil

Marca Vasp de volta aos ares


As marcas Vasp e Vaspex foram avaliadas em R$ 700 milhões e deverão ser leiloadas nos próximos meses

Por Rafael Freire

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Nos próximos quatro meses, as marcas Vasp e Vaspex (subsidiária de logística da Vasp) deverão ser leiloadas. "Elas foram avaliadas em R$ 350 milhões cada uma", afirma Daniel Carnio Costa, juiz titular da 1ª Vara de Falências de São Paulo, e responsável pelo processo de falência da Vasp. Segundo ele, o montante arrecadado com este leilão será destinado ao pagamento das dívidas trabalhistas da companhia, que hoje estão estimadas em R$ 1 bilhão. "Ainda não sabemos quanto será arrecadado, mas a lei não nos permite vender por menos de 40% do valor de mercado", afirma.

Desde 2008, quando foi decretada a falência da companhia, o patrimônio da Vasp vem sendo vendido para sanar suas dividas. Hoje o passivo total da empresa é de R$ 5 bilhões. O próximo passo de Costa é vender a sucata das 22 aeronaves que estão abandonadas em aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, e Salvador. Apenas uma não será desmontada por conta de seu valor histórico. O Boeing 737-200 que está no aeroporto de Confins, MG, foi o primeiro desse modelo a pousar no Brasil e o que mais voou no mundo pela bandeira de uma só companhia. A medida é resultado do Programa Espaço Livre-Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça.

FONTE: Isto é Dinheiro