PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Black Eyes Peas - Cantora Fergie recebe tratamento igual do TSA no LAX



Ser uma celebridade significa que você pode receber um monte de coisas de graça e privilégios extra - mas não quando você passa pela segurança do aeroporto.

A cantoraFergie do Black Eyed Peas, teve que enfrentar também as novas regras de segurança , mais rigorosas , do TSA ontem no Aeroporto Internacional de Los Angeles enquanto se dirigia para embarcar em um vôo para Nova York.

A estrela de 35 anos, teve que passar pelo novo scanners de corpo inteiro, como todo mundo.

BLACK EYED PEAS FERGIE SINGER VISTO no aeroporto LAX partida para GO NOVA YORK

A cantora foi flagrada colocando suas bagagens através do scanner de bagagens de mão antes de tirar suas muitas camadas de cachecóis e outros acessórios para que ela pudesse entrar no scanner.

Ela estava sendo vigiada por um guarda-costas e acompanhada de vários amigos quando embarcou em um vôo para o aeroporto JFK, em Nova York.

o scanner de corpo inteiro - é um tipo de máquina de raios-X que mostram uma imagem nua do passageiro em uma tela de computador para que os funcionários possam verificar.

BLACK EYED PEAS FERGIE SINGER VISTO no aeroporto LAX partida para GO NOVA YORK

As mesmas regras se aplicam: A estrela foi submetida aos controles de segurança, mesmo sendo uma celebridade.



dailymail.co.uk

Pilotos da Southwest Airlines aprovaram acordo



A Southwest Airlines anunciou neta última quarta-feira que os pilotos aprovaram um acordo que lhes dará um aumento de salário e permitirá assim que a transportadora possa comprar aviões maiores.

Mais de 75 por cento votaram a favor do novo contrato de acordo com a Associação de Southwest Airlines Pilots '.

A Southwest e a Boeing já estão em negociações para mudar suas aeronaves Boeing 737-700 para 737-800s. A Southwes espera que a entrega do primeiro dos novos aviões seja realizada no início de 2012.


Durante aproximação piloto acerta linha de transmissão







JACKSONVILLE, Flórida -
O avião estava pousando na tarde de ontem , quando cortou uma linha de energia durante aproximação, saiu de curso e pousou em de ventre.

O piloto, que escapou sem ferimentos graves, disse que o avião é um Kit-Fox, que é um avião desportivo, maior do que um ultraleve.

First Coast News

Poderia ter sido muito pior.Pensamento e ação rápida de Comandantes salvaram vidas

Avião da Qantas

Motor de Qantas A380 após pouso de emergência em Cingapura, 4 de novembro de 2010
The engine explosion on one of the A380s sparked a global safety review

O Airbus A380 da Qantas, que sofreu uma explosão do motor não teria chegado com segurança, sem o raciocínio rápido da tripulação, conforme indica o relatório da Australian Transport Safety Bureau (ATSB) publicado sobre o incidente.

O ATSB confirmou que um vazamento de combustível foi a causa provável do acidente.

"A aeronave não teria chegado com segurança em Cingapura, sem a ação concreta e eficaz da tripulação", disse o relatório.

O relatório também apontou que havia cinco pilotos a bordo do avião superjumbo, que somados 72 mil horas de experiência de vôo, em 04 de novembro, quando ocorreu o incidente.

Aqueles no controle do A380 lutaram com mais de uma dúzia de erros de sistema quando o motor explodiu, a ATSB acrescentou.
O departamento disse que suspeita de um problema de fabricação com um tubo de óleo em um avião da Rolls-Royce Trent 900 pode ter levado a um vazamento de óleo.

NOVOS WEBJETS

250

No dia 22 de setembro de 2010 chegaram aos hangares da TAP, em Porto Alegre, dois Boeing 737-300 nas cores da Viking Airlines, registrados como SE-RHU e SE-RHV, procedentes de Gatwick (Inglaterra), Keflavik (Irlanda), Toronto (Canadá), Curaçao (Caribe) e Manaus.

Estas duas aeronaves receberam manutenção e troca de pintura passando a ostentar as cores da Webjet. Atualmente apresentam matrículas PR-WJU e PR-WJV. Muito em breve estarão na malha da empresa, dando reforço aos novos destinos da empresa nas cidades de Navegantes, Foz do Iguaçu e Ribeirão Preto.

A partir de 10 de dezembro, os voos da Webjet partindo de POA serão:

* Novos voos

*WEB 5702 = Porto Alegre - Foz do Iguaçu - Confins (diário)
*WEB 5704 = Porto Alegre - Ribeirão Preto (diário)
*WEB 5706 = Porto Alegre - Brasília (diário)
*WEB 5739 = Porto Alegre - Navegantes - Galeão (diário)
WEB 6701 = Porto Alegre - Galeão - Salvador (diário)
WEB 6715 = Porto Alegre - Galeão (menos aos sábados)
WEB 6716 = Porto Alegre - Guarulhos - Brasília (diário)
WEB 6721 = Porto Alegre - Curitiba - Galeão - Salvador - Fortaleza (diário)
WEB 6725 = Porto Alegre - Curitiba - Galeão (diário)
WEB 6732 = Porto Alegre - Guarulhos (menos aos sábados)
WEB 6738 = Porto Alegre - Brasília - Recife (diário)
WEB 6740 = Porto Alegre - Guarulhos - Salvador (diário)
WEB 6743 = Porto Alegre - Guarulhos (menos aos domingos)
WEB 6753 = Porto Alegre - Curitiba - Guarulhos (diário)
WEB 6789 = Porto Alegre - Curitiba - Santos Dumont (diário)
WEB 6697 = Porto Alegre - Congonhas (sábados)

ifr online

Sneta não apresenta propostas e negociação com aeronautas e aeroviários não avançam



Os sindicatos dos aeronautas e dos aeroviários se reuniram ontem (02/12) com o Sneta para uma nova rodada de negociação da Convenção Coletiva 2010/2011. Novamente, não houve nenhum avanço.

As empresas, mais uma vez, não apresentaram nenhuma proposta concreta em relação ao reajuste salarial, por isso não ocorreu uma negociação efetiva. Os representantes dos aeronautas e aeroviários aguardam uma proposta séria e justa para que o assunto possa ser submetido à assembleia.

Os trabalhadores já haviam apresentado uma proposta anteriormente e o Sneta apresentou sua contra-proposta, que foi recusada. Na próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro, haverá uma nova reunião e todos aguardam agora que as empresas tenham propostas sérias!

Aeronautas e aeroviários continuam na luta por um aumento real, compatível com o mercado, que teve um grande crescimento neste ano.
sna

Wikileaks: O que o governo brasileiro pensava sobre o F-35

O governo dos EUA apresentou o caça F-35 ao Brasil, mas não houve prosseguimento no assunto. (Foto: Lockheed)

Com o texto completo de apenas 478 de um total de 250.000 telegramas diplomáticos dos EUA divulgados para o domínio público até o momento, surge uma referência sobre a impressão do governo brasileiro sobre o caça de quinta geração F-35 JSF da Lockheed oferecido pelos EUA para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Num telegrama datado de 31 de março de 2008, a U.S. Air Force passou informações para a delegação brasileira liderada pelo Ministro da Defesa Nelson Jobim sobre o caça F-35. A delegação ficou “impressionada” pelas capacidades e eestratégia de produção de forma cooperada do F-35. Mas Jobin citou preocupações sobre o custo, participação industrial e integração com a tecnologia brasileira – possivelmente relativo ao míssil ar-ar Mectron MAA-1 Piranha.

O autor do telegrama também escreveu: “Se hover uma possibilidade de integração para os fabricantes de armas e equipamentos brasileiros, o F-35 poderia ser um forte candidato para o próximo caça brasileiro”. O F-35 nunca foi oficialmente proposto para o F-X2, e o Brasil rejeito a proposta da Lockheed Martin baseada no caça F-16.

Por aproximadamente dois anos, o Brasil vem considerando três finalistas – Dassault Rafale, Saab Gripen NG e Boeing F/A-18E/F Super Hornet. Mas os diplomatas norte americanos não estão otimistas sobre as chances do Super Hornet. Outro telegrama, datado de 13 de novembro de 2009, conclui que o Brasil “irá muito provavelmente favorecer as ofertas francesas [Rafale] e suecas [Gripen]“.

Cavok

Briga em avião impediu 160 torcedores do Independiente de irem à decisão contra o Goiás

A torcida do Independiente foi em peso a Goiânia para assistir à derrota por 2 a 0 para o Goiás, na decisão da Copa Sul-Americana. Eram, de acordo com a assessoria do clube, 1.500 argentinos na capital goiana. Poderiam ter sido mais não fosse um incidente registrado ainda na Argentina.

Na manhã de quarta-feira, um voo fretado da empresa Andes sairía do aeroporto de El Palomar, na região de Buenos Aires. A decolagem estava prevista para as 9h30, no horário local, mas houve atraso. Quando enfim os 160 torcedores embarcaram, às 13 horas, a situação parecia controlada.

Só que, cerca de 13h30, quando o avião se preparava para a decolagem, uma briga entre dois torcedores teve início, e outros 20 se envolveram tentando separá-los. Temendo que um novo incidente pudesse acontecer com a aeronave no ar, a empresa cancelou o voo.

"Na terça-feira nos perguntaram sobre a possibilidade de fretar um voo para ir a Goiânia. Arrumamos o avião e estava tudo bem. Mas tivemos problemas para ter a permissão de aterrissagem em Florianópolis, onde faríamos escala. Quando estavam todos no avião, a briga começou. Não queríamos que isso se repetisse no ar, com todos os riscos que implicaria", disse Daniel Maldini, diretor da Interlands, empresa que organizou o fretamento do avião, em entrevista ao diário Olé.

Ainda ao jornal argentino, Maldini afirmou que, quando a situação se acalmou, já não havia mais tempo para os torcedores chegarem a Goiânia. Todos terão seu dinheiro devolvido, segundo o diretor da Interlands.
desástres aéreos

Quer ver como repintaram o avião da United?


Eu tive acesso a este vídeo alguns dias atras, mas como era material da companhia não pude postar.
Mas, como alguém colocou no Youtube, agora virou publico :D

A antiga United pretende ter sete Boeings 777 pintados com o novo uniforme até o final deste ano. A antiga Continental terá mais de 26 aviões transformados, o que se explica por ser muito mais fácil repintar apenas o nome do que o avião inteiro como vai dar pra ver no vídeo.

Enjoy.

aviões e músicas

Avião embate em cabo eletricidade e causa apagão em Bragança


Avião embate em linha da EDP ao aterrar

Alinhar ao centroPiloto fazia aproximação à pista e tentou ainda levantar. Não houve danos no avião. Embate na linha deixou 2000 casas sem luz

O avião que faz a carreira aérea entre Bragança e Lisboa bateu hoje numa linha de distribuição de eletricidade, deixando duas mil pessoas sem luz em Bragança, mas sem consequências para a aeronave e ocupantes.

Fonte do aeródromo municipal de Bragança disse à Lusa que o incidente ocorreu na aproximação à pista do último voo do dia, o que chega a Bragança pelas 17:20 oriundo de Lisboa, com escala em Vila Real, a cargo da empresa Aerovip.

De acordo com a fonte, «quando saiu do nevoeiro», que se abateu sobe a cidade associado à neve, «o piloto apercebeu-se que se encontrava a uma altitude baixa e ao levantar (para inverter a situação) embateu com a roda »do nariz« (da frente) na linha de eletricidade».

Diário Digital / Lusa

* 20h07 * 02Dez Problema na asa dá susto no avião do Miami Heat em Cleveland

Dwyane Wade e LeBron James (foto AP)

Nesta quinta-feira, LeBron James fará seu primeiro jogo contra o Cleveland Cavaliers pelo Miami Heat. Porém, a chegada à sua antiga morada não foi das mais tranquilas: um problema na asa do avião que levava o time de Detroit a Cleveland causou um bom susto.

Segundo Jackie Mayo, assessor de imprensa do Aeroporto Cleveland Hopkins, os passageiros do avião notaram um problema na asa do avião quando ele se preparava para aterrisar. Dois carros de bombeiros chegaram à pista de pouso, mas apenas como operação padrão.

O assessor explicou que o avião pousou sem maiores problemas na madrugada.
espnbrasil

Uma chefe de Governo low-cost

Mary McAleese, chefe de Estado da Irlanda, deu exemplo: recusou voar no seu jacto privado e cumpriu uma viagem oficial a bordo da companhia aérea económica Ryanair.


Uma chefe de Governo low-cost
Mary McAleese, presidente da Irlanda

Podia ter voado num jacto privado do Governo, mas, consciente da difícil situação económica do seu país, a presidente da Irlanda, Mary McAleese, optou por fazer uma viagem oficial em classe económica, com a Ryanair.

Segundo o "Mail online", muitos ministros do Governo irlandês terão corado de vergonha com esta atitude. É que, apesar de a Irlanda ter chegado ao ponto de necessitar da intervenção do Fundo Monetário Internacional na sua economia interna, muitos continuam a não dispensar as viagens de limusine com motorista, nem voos em aviões a jacto privados.

Pelo contrário, a presidente irlandesa já assumiu publicamente que o plano de austeridade não se dirige apenas aos cidadãos, mas sim a todos os irlandeses, incluindo, a presidenta do país.

O mesmo jornal avança que, ao escolher a opção económica para cumprir os seus compromissos presidenciais, Mary McAleese gastou 459,90 euros, valor que já inclui as despesas da sua comitiva - o marido, Martin McAleese, e dois conselheiros - numa viagem de ida e volta, entre Dublin e Cork, marcada com uma semana de antecedência.

Caso tivesse viajado no avião a jacto presidencial, os contribuintes irlandeses pagariam uma factura de cerca de 5 mil euros, ainda segundo o "Mail Online".

Mas, apesar da iniciativa, Mary McAleese não teve a verdadeira experiência de viagem numa companhia aérea "low-cost". Não precisou de esperar em filas, nem de ver fiscalizado o peso da sua bagagem. Entrou pela porta da frente do avião e não pela porta de trás, como os demais passageiros. Também não chegou ao aeroporto em transportes públicos: antes na limunise oficial.

O porta-voz oficial da chefe de Estado diz que não haverá comentários acerca das viagens económicas da presidência, que, alegadamente, já não serão novidade na vida pessoal e profissional de Mary McAleese.

O mesmo já fez a rainha Sofia de Espanha, no voo para Londres, que, no ano passado causou inúmeras reacções. O bilhete custou 15 euros à Casa Real.

jornal de notícias

King Air 250 terá novo sistema

Desenvolvido pela Raisbeck, o Air System Recovery melhora o desempenho da aeronave em todas as fases de voo

Novo King Air 250


A Raisbeck Engineering, representada no Brasil pela Japi Aeronaves, divulgou que o novo King Air 250 sairá da fábrica com o RARS - Raisbeck Ram Air Recovery System, cuja função é aperfeiçoar o desempenho da aeronave em todas as fases de voo. O aumento do desempenho é devido à redução de ITT do motor de aproximadamente 20ºC.

Entre as diversas melhorias que o sistema irá trazer ao King Air estão inclusas: maior velocidade de subida e de cruzeiro, motor mais eficiente, e, por consequência, uma economia maior de combustível. O RARS também vai prolongar a vida útil do motor do novo turboélice e reduzirá os custos de manutenção.

avião revue


Tap está em novo endereço no Rio de Janeiro


A Tap inaugura hoje sua nova loja carioca. A companhia passa a operar no Centro Empresarial Internacional Rio (RB1) localizado na av. Rio Branco, 1, conjunto 1.701. A loja no endereço anterior (av. Rio Branco, 311) será desativada.
A companhia opera 12 voos semanais entre Rio de Janeiro e Lisboa e três voos para o Porto, com acesso rápido a outras 43 cidades na Europa, garantindo maior tranquilidade e conveniência aos passageiros.
panrotas

Iberia inaugura rotas para Fortaleza e Recife a 1 de Fevereiro com tarifas desde 745 euros


A Iberia vai iniciar as rotas para Recife e Fortaleza à partida de Madrid a partir de 1 de Fevereiro com três voos semanais, com tarifas de ida e volta desde 745 euros.

A companhia aérea espanhola anunciou que os voos para Recife e Fortaleza serão operados às terças, sextas e domingos, em aparelhos A340/300 para 254 passageiros, em que os assentos da classe Business Plus se transformam em camas.

Além destes voos e no âmbito do acordo de negócio conjunto para a exploração das rotas entre a Europa e o Atlântico Norte que a companhia assinou com a British Airways e a American Airlines, vai lançar as rotas Madrid-Los Angeles e Barcelona-Miami, com três frequências semanais a partir de 28 de Março.

presstur

Ex-Varig também se reunirão em Brasília



ex-colaboradores
da Varig também farão sua confraternização em Brasília. “Decolaremos no dia 10, às 18h”, informa sobre o evento, que acontece no Libanus Restaurante, na 206 Sul.

“Vamos dividir saudades e emoções em um céu – ou melhor, mesa – de brigadeiro”. Para fazer reserva e inserir amigos e ex-colegas no ´vôo´, Hernandez, que espera um ´overbooking´, informa que basta mandar um e-mail para brazilsolutions.uk@lycos.com ou ligar para (61) 9553-3597.

panrotas

"FAB não aceitaria retirada do controle de tráfego aéreo militar"



O brigadeiro da reserva e ex-presidente da Infraero, José Carlos Pereira, disse ao iG que a Aeronáutica não concordaria com a criação de um sistema de controle de tráfego aéreo formado somente por civis.

De acordo com ele, a criação de uma secretaria com status de ministério para a área, como quer a presidente eleita Dilma Roussef, seria positiva, mas haver controle somente civil para os vôos regulares é algo “que nem se deve cogitar”.

“A Aeronáutica ri para essa história de tirar a aviação civil da Defesa. É bom para todos. O que é impensável é o controle aéreo global sair do comando militar”, disse.

Segundo o brigadeiro, a criação de um sistema de controle de tráfego aéreo para a aviação civil, sem a presença militar, seria extremamente caro e na prática duplicaria os mecanismos de controle, uma vez que a Aeronáutica deve manter a defesa do espaço aéreo independentemente dos vôos comerciais.

“Ter somente controladores civis nos aeroportos, como é hoje em Garulhos, não tem problema. O que tem de ficar com comando militar é o controle do espaço aéreo, quem controla um avião entre dois aeroportos tem que ser militar, pois é o controle global. Quem faz isso lida também com aviões de traficantes, contrabandistas. Por isso precisa ser algo militar em contato com a Polícia Federal”, comentou.

A criação de um sistema de controle de tráfico desmilitarizado não está clara na proposta da presidente eleita. Por enquanto sabe-se da retirada da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do bojo da Defesa, além da estatal que administra os aeroportos, a Infraero - que deve ter seu capital aberto.

“A abertura do capital da Infraero é algo muito positivo e deve melhorar a qualidade dos serviços, pois haverá cobrança dos investidores. O que não se pode fazer é vender aeroportos inteiros, que bem administrados são fonte de renda”, disse Pereira.

No processo de migração dos órgãos de controle de avião civil que estão ligados à Defesa para uma secretaria, Pereira observa que um técnico deveria ser escolhido para comandar a nova pasta. "Quanto mais a Aeronáutica se afastar da aviação civil, melhor. O que precisa é colocar um técnico na nova secretaria, assim pode gerar resultados positivos”, pontuou.

ig

Com operação padrão, atrasos atingem apenas 7,9% dos voos


Os índices de atrasos e cancelamentos de voos nos principais aeorportos do país permanece baixo, apesar da operação padrão anunciada pelos funcionários das empresas aéreas.

Segundo balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 1.221 voos domésticos programados até as 13h desta quinta-feira (2), 96 atrasaram mais de meia hora (7,9% do total) e 53 foram cancelados (4,3%). Entre os 86 voos internacionais previstos no mesmo período, dez atrasaram (11,6%) e seis cancelaram (7%).

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac) e do Sindicato dos Aeroviários do Rio Grande do Sul, Celso Klafke, disse que os funcionários de companhias aéreas começariam uma “operação de não-colaboração” a partir da meia-noite desta quarta (1º) em todos os terminais do país.

A previsão é que o protesto dure até a próxima quarta-feira, 8 de dezembro. Nesse período, pode haver atrasos nos voos e nos procedimentos realizados nos terminais. “As empresas exigem muito dos trabalhadores e eles acabam burlando algumas regras. Agora, nós vamos seguir rigorosamente os manuais. Se não tem funcionário suficiente, não vamos fazer o serviço, ninguém vai se sobrecarregar. Os trabalhadores sofrem uma pressão enorme, são cada vez mais exigidos e não recebem para isso”, afirmou.

g1

Brasil – FAB – Possibilidade de Aquisições de Caças Franceses



O Brasil deverá divulgar, em breve, o vencedor da disputa na venda de 36 caças à Força Aérea Brasileira (FAB). Os Estados Unidos concorrem, se assim é possível mencionar, com o FA-18 Hornet, da Boeing, a Suécia com os Gripen NG, da Saab, e a França, por sua vez, com os Rafale, da Dassault.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, tem preferência pelos caças de combate de fabricação francesa. Veículos de comunicação relatam já há alguns meses o bom relacionamento entre ele e Nicolas Sarkozy, líder francês, algo que até poderia incidir convenientemente bem nas negociatas.

Segundo Alain Juppe, ministro de Defesa da França, os franceses têm esperança de que até dezembro uma notícia positiva sobre a comercialização das três dúzias de aviões será acordada entre o país e o Brasil.

Por outro lado, Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo, gostaria que o país fechasse acordo com os suecos devido à possibilidade de transferência de tecnologia e emprego para inúmeros trabalhadores. Contudo, existem indicativos de provável decisão somente no ano que vem, já durante a gestão de Dilma Rousseff, presidente eleita.

agência notícias

GOL estuda colocar voo direto entre Porto Alegre e Salvador


SALVADOR - O presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Constantino de Oliveira Jr., participou na tarde de hoje, dia 2, do Agenda Bahia sobre Turismo, evento promovido pela Rede Bahia, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. Em sua palestra falou sobre “Perspectivas e Desafios para a Copa de 2014 no Brasil e na Bahia”. De acordo com Constantino, cada vez mais a GOL fará rotas sem conexões. “Hoje ainda dependemos de conexões ou escalas que gerem massa critica e que justifiquem uma decolagem”, disse.

“Hoje, observando o fluxo turístico estamos pensando em colocar um Boeing 737-800 fazendo a rota Porto Alegre-Salvador sem escalas. Assim, estaremos liberando assentos de passageiros que teriam que ir até São Paulo para chegar a Salvador”, revelou.
brasilturis

ACCGD lança avião rosa da Azul dia 8

foto
Foto: Divulgação

A Associação de Combate ao Câncer de Dourados (ACGD), lança o vôo inaugural do “avião rosa” da companhia aérea Azul. O evento acontece no próximo dia 8 em Campo Grande, a partir das 12h no Aeroporto internacional. De acordo com a presidente da ACCGD, Virgínia Magrini, o novo jato Embraer 195 foi pintado na cor que simboliza o movimento mundial de mobilização contra a doença que mata, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 mil mulheres por ano no Brasil.

Segundo ela, o apelo visual da aeronave contribuirá para dar maior visibilidade ao movimento e aumentará o interesse do público feminino em falar do assunto. “É uma campanha que deve despertar para prevenção”, disse. A aeronave voará pelo período de quatro anos em todas as rotas da Azul no País. O avião vale cerca de R$ 35 milhões e possui capacidade para até 122 passageiros. De Campo Grande, a aeronave parte rumo a Salvador. Segundo Virgínia, o avião é resultado de uma parceria entre a Azul linhas aéreas e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), da qual a ACCGD é a única associada do estado de MS.

Por causa disso, a recepção e atividades serão organizadas pela associação douradense. Segundo Virgìnia a aeronave sai da cidade Campinas em São Paulo e chega em MS por volta das 13h50. Virgínia, que é da diretoria da Femama, vai proferir palestra sobre prevenção e diagnóstico precose. “Isto porque tenho o próprio testemunho de vida, onde já passei pela doença e venci”, comemora.

Segundo Virgínia o avião é esperado com grande expectativa. “Sabemos que toda a tribulação vem com as cores da campanha. Mas ainda não vimos como é por dentro”, destaca, observando que materiais informativos e brindes da cam-panha serão distribuídos no local durante o evento. “Será um dia de conhecimento sobre a doença”, destaca.

A presidente diz que o transporte para douradenses será gratuíto. Isto porque a prefeitura de Dourados, a de Caarapó e o Grupo Uemura disponibiliram vans e ônibus. São 50 vagas. Os interessados devem entrar em contato através do telefone: 3427 4124.

correio do estado

Lucro da Bombardier cai para US$ 143 milhões, apesar de carteira recorde


SÃO PAULO - A canadense Bombardier, concorrente da Embraer no mercado internacional de jatos, apresentou lucro líquido de US$ 143 milhões em seu terceiro trimestre fiscal, encerrado em 31 de outubro, resultado 15% inferior ao ganho de US$ 168 milhões apresentado um ano antes. A receita consolidada somou US$ 4 bilhões, 13% abaixo dos US$ 4,6 bilhões de igual período do ano passado.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou US$ 332 milhões, abaixo dos US$ 388 milhões do terceiro trimestre fiscal de 2009. A carteira total de pedidos da companhia, fabricante de aviões e trens, alcançou US$ 48,9 bilhões, acima dos US$ 43,8 bilhões registrados no início do ano fiscal, em 31 de janeiro.

Na divisão aeroespacial, a receita caiu 14%, para US$ 1,8 bilhão. Foram entregues 53 aviões no trimestre, abaixo das 61 aeronaves entregues no mesmo período do ano passado. A carteira de pedidos do segmento ficou em US$ 16,2 bilhões, inferior aos US$ 16,7 bilhões de janeiro. A companhia recebeu 23 novos pedidos no trimestre.

Na divisão de transportes, a receita caiu 12%, para US$ 2,2 bilhões. A carteira de pedidos do segmento bateu recorde, atingindo US$ 32,7 bilhões, ante US$ 27,1 bilhões no fim de janeiro.

Entre os pedidos que engordaram a carteira da companhia no trimestre está o contrato para fornecimento do sistema de trens em monotrilho para o metrô de São Paulo, no valor de US$ 747 milhões. A linha, de 24 quilômetros de extensão, será um prolongamento da atual Linha Verde, ligando Vila Prudente a Cidade Tiradentes.

o globo

Qantas diz que Rolls-Royce quebrou contrato de turbina do A380

Avião da Qantas

A Qantas retomou os voos com sua frota de A380 de maneira limitada

Sydney - A Qantas Airways está cobrando da fabricante de turbinas Rolls-Royce danos por perda de negócios gerada pela falha nos motores do superjumbo A380. Investigação sobre o problema ocorrido em uma turbina do avião em pleno voo no mês passado concluiu que a explosão que destruiu o motor foi causada provavelmente por falha de projeto.

A Qantas, em um processo aberto em tribunal da Austrália, afirma que a Rolls-Royce falhou com obrigações e pode ter dado informações erradas para a companhia aérea quando forneceu motores defeituosos e que não podiam funcionar de acordo com os padrões garantidos pela Airbus e pela própria Rolls-Royce.

A Qantas não declarou as perdas que sofreu, mas afirmou que teve prejuízos causados pela decisão de deixar sua frota de seis A380 em terra, atrasos na entrega de novas unidades do modelo e porque não pode usar o modelo em rotas entre Austrália e Los Angeles.

Analistas estimam que as perdas da Qantas podem chegar a 60 milhões de dólares australianos (58,5 milhões de dólares), excluindo custos de reparação do avião afetado pela falha. A empresa aérea também enfrenta custos relacionados à redução de capacidade na temporada de verão no hemisfério sul e potenciais danos à reputação da empresa.

Um porta-voz da Rolls-Royce não comentou o assunto mas afirmou: "A Rolls-Royce vai continuar a trabalhar com as autoridades de investigação e regulação para assegurar cumprimento de padrões de segurança."

A Agência de Segurança de Transportes Australiana concluiu que o incidente ocorreu provavelmente por causa de uma falha de design do motor que levou à fadiga de material que gerou rachaduras e vazamento de óleo, causando o incêndio na turbina.

"É possível que essa seja a causa, mas os resultados das inspeções vão nos dizer se é o caso", disse Martin Dolan, diretor da agência.

A Qantas retomou os voos com sua frota de A380 de maneira limitada em 27 de novembro depois de manter os aviões em terra por três semanas. Mas a companhia teve que tirar os aviões de rotas para Los Angeles, um dos destinos mais lucrativos da empresa.

Os problemas no motor significam que a Qantas não pode usar o poder máximo de decolagem a partir de Los Angeles e, por isso, teria que limitar o número de passageiros dos aviões do modelo em 80 ante capacidade normal de 450.

A companhia aérea afirmou que vai continuar a buscar um acordo fora de tribunais e que a abertura do processo foi decidida para manter todas as opções abertas para a empresa caso um acordo não possa ser atingido.

exame

Jatos chineses chegam ao mercado em 2014



Projetados para competir com Airbus e Boeing, modelo é o fabricado pelo país, que pretende ser autossuficiente no setor.

ComexC919

Jato C919 da Comex: dez modelos já foram encomendados pela GE

São Paulo – Recentemente, na cidade chinesa de Zhuhai, duas comissárias de bordo em uniformes vermelhos recebiam os visitantes para a apresentação de um novo jato que acomoda 150 pessoas, o C919. O modelo, que terá seu vôo inaugural em 2014, foi projetado pela Commercial Aircraft Corp of China (Comac) para abocanhar uma fatia do mercado de jatos de passageiros da Airbus e Boeing.

De acordo a Business Week, uma das razões que levaram a China a arquitetar um plano tão audacioso é o fato da Airbus e Boeing serem atualmente parceiras da Comac na compra de peças. O fornecimento para todas é feito pela CFM International, joint venture entre a General Electric (GE) e da Snecma, Sociedade de Estudantes para Construção de Motores de Aviação, da França.

Dez modelos de jatos chineses já tem entrega garantida para o GE Capital Aviation Services (GECAS), uma das maiores empresas de leasing de avião do mundo. “Essa decisão mostra a nossa confiança nas perspectivas comerciais para as aeronaves e fortalece o relacionamento com nossos parceiros chineses”, diz Mark Norbom, presidente e CEO da GE na China.

Autossuficiência

Uma meta é para o C919 para competir com o Airbus A320 e o Boeing 737. Outra é "estimular a indústria da aviação geral", diz Zhang Xinguo, vice-presidente da Aviation Industry Corp of China (AVIC), empresa estatal que está ajudando a construir o avião. A intenção do governo é que todos os jatos jumbo, jatos executivos, aviões a hélice e helicópteros usados na China sejam produzidos por empresas chinesas.

Nos próximos quatro anos, as companhias aéreas chinesas devem dobrar o tamanho da frota, de 5.000 aviões. Em 01 de novembro, a Boeing afirmou que os compradores chineses irão investir 480 bilhões de dólares nas próximas duas décadas. "Trata-se de uma demanda voraz", diz Peter Harbison, presidente executivo do Centro de Aviação da Ásia-Pacífico, uma empresa de pesquisa de mercado, em Sydney.

Comac recebeu encomendas de três companhias aéreas chinesas e duas empresas de locação financeira, todos estatais, de 90 de seus C919s. Mesmo se o interesse na indústria de aviões da China se limitar em grande parte ao mercado doméstico, o crescimento das transportadoras do país deve garantir o crescimento de negócios para Comac, AVIC e seus fornecedores ocidentais.

exame

Aeroporto Tom Jobim teve 93 furtos em malas neste ano


RIO - Além das filas, atrasos e cancelamentos de voos, esteiras enguiçadas, máfia de táxis e doleiros atuando de forma clandestina, os passageiros que embarcam ou desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim têm uma preocupação a mais: o furto de itens das bagagens. A delegacia do aeroporto registrou 93 casos só este ano.

Material furtado de malas de passageiros por funcionários do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim e recuperado pela Polícia Civil da delegacia do aeroporto (Foto: Marco Antonio Cavalcanti / Agência O Globo)

De acordo com a delegada titular, Fátima Bastos, em pelo menos dois casos foi comprovado o envolvimento de funcionários de companhias aéreas e de terceirizados (funcionários de empresa que entrega malas extraviadas).

- A Infraero já se comprometeu a instalar câmeras na área interna do aeroporto e no trajeto das malas. Mas, enquanto isto não se torna realidade, fica muito difícil flagrar os criminosos. O furto é de difícil de elucidação, devido à ausência de testemunhas - diz a delegada.

O superintendente da Infraero, André Luís Marques de Barros, informou que novas câmeras chegarão em breve e serão instaladas visando a uma melhor vigilância nas áreas por onde circulam as bagagens.

- Além dessas câmeras, que estão por vir, muitas outras serão instaladas em todo o aeroporto no decorrer de 2011. E a tecnologia delas é bem superior à das atuais - disse o supervisor.

Câmeras flagraram, por exemplo, a agressão sofrida por um taxista por parte de colegas, por estar invadindo o ponto "exclusivo" deles , apesar de não existir áreas exclusivas autorizadas pela prefeitura. Em agosto, o Ministério Público estadual denunciou quatro taxistas envolvidos no espancamento , ocorrido em 7 de julho, pelos crimes de tentativa de homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha. Em deles chegou a ter prisão preventiva pedida, por ter se envolvido em outras brigas para manter o monopólio de sua cooperativa sobre o embarque. Outro taxista foi denunciado por falsificar credencial da Infraero para usar a área restrita a táxis cadastrados no aeroporto.

Uma funcionária pública que trabalha no Tom Jobim disse, sem se identificar, que muitos taxistas continuam cobrando acima da tabela.

Funcionários confessam crime e são demitidos

Chefe de investigação da delegacia do aeroporto, Gustavo Paixão contou que, aproveitando-se do fato de trabalharem na área de bagagens do aeroporto, dois funcionários da Gol furtavam itens das bagagens de passageiros, especialmente garrafas de bebidas. A companhia aérea informou que os dois funcionários já foram demitidos.

- No fim do expediente, eles colocavam as mercadorias na mochila e iam embora para casa - disse Paixão. - Eles confessaram que furtaram bagagens pelo menos cinco vezes. A falta de câmera em alguns locais facilitou os furtos.

Em julho, uma série de furtos levou a polícia a investigar um funcionário terceirizado.

- Esse foi um caso que nem câmera pegaria, já que o roubo foi praticado no trajeto do aeroporto até a casa da pessoa que teve a mala extraviada - disse a delegada.

De acordo com o inspetor Nelson Lima, neste caso, relatos de pessoas furtadas informaram que o funcionário tinha sempre muita pressa de deixar a casa das pessoas, embora, em seu depoimento, declarasse que esperava pacientemente os passageiros conferirem se todos os pertences estavam nas malas.

- Rastreando todos os trajetos, vimos que muitos casos de furto estavam relacionados ao fato de ele estar entregando as bagagens - disse o inspetor, ressaltando que contou com a colaboração da própria empresa que contratara o suspeito, a MM Transportadora.

o globo

Sindicatos da aviação não esperam soluções a curto prazo


O fim de 2010 promete manter a tradição de últimos anos na aviação aérea brasileira. Longe de haver soluções para velhos entraves, novos problemas se estabelecem. Acordos parecem distantes, nas palavras dos sindicatos de trabalhadores e empresários ouvidos por Terra Magazine.

Permanece a queda de braço entre trabalhadores e empresas aéreas. "Desde julho, falei à imprensa que todas elas tinham problemas. Deu a Gol em julho, a Webjet em outubro e a TAM conseguiu empurrar com a barriga um pouco mais de tempo", afirmou Gelson Dagmar Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, enumerando quem teve voos cancelados e adiados devido à falta de tripulantes neste ano.

- A próxima bola da vez é a Avianca, que, temos notícia, vendeu passagens além do que podia. Já começa a dar sinais - adiantou a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino.

- A operação da TAM está normal, por enquanto. Houve excesso de trabalho durante o mês de novembro, as pessoas estouraram seu trabalho. Agora, estamos começando o mês. Em princípio, não teremos problemas. Mas existe uma operação de não colaboração por parte dos trabalhadores do setor em relação à nossa campanha salarial. A coisa pode se agravar nos próximos dias. No dia 10, no dia 15, podemos voltar a ter problemas - avisou Fochesato.

Selma Balbino prevê contratempos para mais imediatamente. "Foi colocada em prática a partir de 0h de hoje (quinta-feira, 2) uma operação de não colaboração, já que as negociações de ontem com as empresas não avançaram. Ela só começa a ser sentida mais fortemente pelo público usuário a partir de hoje à tarde e amanhã de manhã", estimou.

A direção de comunicação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, que não quis personalizar a autoria das declarações, frisou: "Não há nenhum fato anormal, até agora, 16h, nas operações. Fizemos uma conversa com todas as companhias".

Reajuste

O momento mais crítico do ano, com maior número de viagens, combina-se com a pressão por melhores remunerações aos empresariados.

"A crise no setor está instalada faz tempo. E vai se agravar, lógico. Estamos em campanha salarial e não conseguimos avançar", avalia Fochesato. "Pedimos 15% dos salários, com exceção dos pisos, que consideramos muito baixos, para eles pedimos 30% de reajuste", detalha Selma Balbino.

Ela conta que as reivindicações atuais vão além do bolso. "Os trabalhadores não irão mais admitir coisas que vinham acontecendo rotineiramente. Não aceitarão mudança de escala, jornada dupla, ficar sem 15 minutos de lanche ou sua hora de almoço, conforme manda a legislação. Além disso, os mecânicos não atenderão mais duas ou três aeronaves, e sim uma de cada vez, com tranquilidade. O pessoal de pista não ultrapassará os 20km/h", lista.

A estratégia de defesa está montada. "Se houver coação por parte das empresas, os trabalhadores terão os telefones do Ministério Público do Rio, de São Paulo e de Brasília, pois já existe até ação civil pública contra Gol, TAM e Webjet por assédio moral no caso de obrigar os trabalhadores a dobrar (a carga horária)", acrescenta a sindicalista.

O representante do empresariado segue outro rumo: "Isso, nem começamos a discutir. Eles querem discutir, mas, esse ano, o sindicato (das empresas) vai discutir com o sindicato dos empregados apenas o índice salarial, e é isso que estamos fazendo. Não quer dizer que, dentro das nossas possibilidades, não possa ser discutido (outro assunto) em abril. De dois em dois anos, há uma pauta completa. No outro, é só a pauta de dissídio. O ato extraordinário tem que ser de concordância mútua".

Excesso de jornada

Segue na Justiça a mobilização de funcionários contra a Gol por causa do impasse de julho. "O inquérito civil público saiu do Ministério Público do Trabalho, está no Ministério Público Federal, de tão grave que é. A procuradora ouviu mais de 15 trabalhadores em depoimentos. Está confirmado o excesso de jornada, que a segurança está colocada em risco. Aeronautas e aeroviários sob fadiga representam um perigo para a aviação", relata Selma Balbino.

Ela reclama da dificuldade de reagir à situação. "Estamos nos sentindo oprimidos. Não só pelas empresas, muitas vezes pelos órgãos públicos que deveriam nos ajudar", reclama. "Nós e o público usuário somos as maiores vítimas das empresas aéreas".

A impunidade, diz, persiste. "A Webjet simplesmente descumpriu termo de ajuste de conduta assinado em Brasília, um ano atrás. É a prova mais contundente de que as empresas fazem o que querem. Elas não têm mais medo nem da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) nem do Ministério Público. Primeiro, porque a ANAC é esta bagunça, é domínio político. E as multas do Ministério do Trabalho são muito brandas, vale a pena descumprir, o lucro é bem superior. As autoridades precisam rever seus conceitos da aviação porque estão enfrentando a desobediência civil, verdadeiros tiranos", brada a porta-voz dos aeroviários.

O representante das companhias aéreas deriva: "Existem coisas aí que são discutidas com as empresas, e não com o sindicato como um todo".


Problemas em voos da TAM provocam filas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (foto: Raphael Patrasso/Futura Press)

Selma Balbino culpa a ANAC por descaso. "Não tem peito, não tem moral diante das empresas, está comprometida demais. A gente está enfrentando problemas das empresas aéreas há três anos. Problemas de infraestrutura aeroportuária. O governo é omisso, não tem peito, porque falha", acusa.

A chegada de Dilma Rousseff lhe dá esperança. "Infelizmente, este é um dos grandes problemas que o governo Lula não resolveu. A gente espera que a nova presidenta bote sua mão de ferro em cima das empresas aéreas para tentar resolver".

A sindicalista dispara contra a ANAC. "Não tem fiscalização eficiente nem gente preparada. Era um desejo dos trabalhadores que a saída dos militares fosse gradual e lenta até que os novos civis tivessem domínio da aviação. E não têm. Os militares que lá permaneceram até há bem pouco tempo não suportaram a arrogância e a prepotência. Estamos entregues a um bando de civis que pouco conhece da aviação", analisa.

Na sua opinião, permite-se ainda o mau planejamento das empresas aéreas. "Como é que você deixa para contratar funcionários a 30 dias do mês de maior pico da aviação? Com crescimento estrondoso de 34% da nossa aviação, quatro vezes mais do que a própria economia brasileira. Enquanto, no resto do mundo, cresce 3%. Isso é uma vergonha", dispara.

terra magazine

Airbus lança novos motores para o A320


A construtora aeronáutica europeia Airbus decidiu disponibilizar novos motores para o seu modelo A320, intensificando a concorrência com a rival norte-americana Boeing no segmento mais importante do mercado da aviação civil.

A Airbus revelou a sua decisão na quarta-feira, depois de as duas fabricantes se terem enfrentado durante meses para saber quem tomaria a dianteira na apresentação de um novo avião de corredor único ou de propulsores melhorados. Neste quadro, a Boeing ainda não se compromete com um novo motor para o seu 737 ou com um aparelho substituto, afirmou o seu porta-voz Nick West, citado pela agência Bloomberg.

Sublinhe-se que o sucesso na venda de aviões narrow-body (fuselagem estreita) é determinante na indústria aeronáutica, uma vez que Airbus e Boeing obtêm a maior parte dos seus resultados a partir destas aeronaves. Desta forma, os analistas do sector estão agora a aguardar a resposta da construtora norte-americana, que foi ultrapassada pela Airbus em 2003 enquanto líder global na entrega de aviões comerciais.

oje

Avião projetado na UFMG bate quatro recordes mundiais

Um avião construído por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) quebrou quatro recordes mundiais, ontem e hoje, na categoria C1A0, que engloba modelos com motor a pistão, hélice e peso total de decolagem de até 300 quilos. "Nunca na história da aviação brasileira houve sequer a tentativa de quebrar recordes mundiais com aeronave motorizada", disse, orgulhoso, o professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG e coordenador do projeto, Paulo Iscold.

Aeronave destinada à quebra de recordes é projetada e construída pela UFMG

A aeronave CEA 308 bateu ontem o recorde russo de tempo de subida até três mil metros de altitude - baixou de 13 minutos e 40 segundos para 8 minutos e 15 segundos. Também deixou para trás ontem duas marcas que pertenciam a norte-americanos: velocidade em linha reta em 15 quilômetros - atingiu 329 km/h contra 292 km/h - e velocidade de ida e volta em cem quilômetros, chegou a 326 km/h ante 297 km/h. Hoje foi a vez de superar os austríacos na velocidade em linha reta em três quilômetros - 360 km/h contra 351 km/h.

Questionado sobre o que representa a quebra desses recordes para a aviação, Iscold comparou o projeto com carros de corrida. "Você não vai ver um carro de corrida ser vendido numa loja, mas detalhes dele podem ser usados na construção de carros de passeio. Funciona da mesma forma com o avião", explicou. Ele também disse que fica muito satisfeito em poder contribuir com a formação de alunos da UFMG no curso de Engenharia da Aeronáutica. "Vale ainda para mostrar que o Brasil é capaz de desenvolver tecnologia de ponta, sem precisar recorrer a outros países."

As quebras de recorde contaram com a aferição da Comissão de Aerodesporto Brasileira (CAB), órgão vinculado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e da National Aeronautic Association, entidade equivalente à CAB nos Estados Unidos, ambas representando a Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

História

O projeto da aeronave mineira foi desenvolvido por Iscold em 1999 como trabalho de conclusão do curso de Engenharia Aeronáutica na UFMG. O primeiro voo ocorreu em 2001. "Naquela época as dificuldades eram muitas, a maior delas financeira", disse. Em 2007 os voos passaram a ser regulares. O piloto que desde 2005 participa dos teste é Gunar Armin, ex-comandante da Varig.

Feito de materiais compostos, como fibra de vidro e espuma rígida, também chamada de espuma de PVC, o avião hoje possui 80 cavalos de potência, pouco mais que a potência de um carro de mil cilindradas, e atinge 360 km/h, velocidade superior a de carros de Fórmula 1. O peso da aeronave sem piloto, paraquedas e combustível é de 206 quilos. "Nessa categoria há limitação do peso em até 300 quilos, o que traz uma limitação de potência, porque é difícil conseguir no mercado motor leve e potente", afirmou Iscold.
estadão

Incidente com avião da Passaredo fecha aeroporto Afonso Pena por uma hora


SÃO PAULO - Um avião da Passaredo, que partiu de Ribeirão Preto, teve um de seus pneus estourados, na tarde desta quinta-feira, e fechou a pista principal do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O avião transportava 29 passageiros e três tripulantes. Ninguém ficou ferido.

O incidente ocorreu quando a aeronave chegava, às 17h01. O avião ficou na pista até 17h45m, mas o aeroporto voltou a operar somente às 17h58m. No período, sete voos foram afetados. Dois voos que chegariam a Curitiba na hora do incidente foram transferidos para outras cidades.

Técnicos da Passaredo devem investigar as causas do estouro do pneu.

o globo

Aeroporto de Londres retoma os serviços sob neve


Aeroporto de Gatwick encerrado (foto AP)
Neve: Aeroporto de Gatwick

O aeroporto de Gatwick, em Londres, reabriu nesta sexta-feira (3) após ter sido fechado na quarta devido ao mau tempo, mas a neve ainda leva transtornos ao transporte no Reino Unido, além de causar o fechamento de escolas.

Neve cobre carros no estacionamentos do aeroporto londrino
Neve cobre carros no estacionamentos do aeroporto londrino


Gatwick retomou seus serviços às 4h (horário de Brasília), mas as autoridades do aeroporto advertiram que haverá vários atrasos e cancelamentos de voos e serão necessários vários dias para que a atividade volte à normalidade.

"Nossa recomendação aos passageiros é a mesma: não se dirijam ao aeroporto sem contato prévio com sua companhia aérea para se assegurar de que seu voo partirá hoje", assinalou um comunicado.

"Os passageiros devem esperar por atrasos e cancelamentos e é possível que leve vários dias para que os serviços voltem à normalidade. Os trens para o aeroporto seguem com limitações e a rede de estradas será afetada pelo tempo", acrescentou a nota.

Escócia
Na Escócia, o aeroporto de Edimburgo retomou seus serviços na quinta-feira, um dia após seu fechamento, enquanto os passageiros que têm voos desde o terminal de Glasgow enfrentam atrasos e cancelamentos.

Vários trens na Escócia e no norte da Inglaterra foram cancelados e há atrasos, enquanto é impossível transitar por algumas estradas por causa da neve.

Os serviços da Eurostar, que une Londres a Paris e Bruxelas, sofrerão redução e haverá cancelamentos e atrasos.

Estima-se que cerca de 1.200 escolas permanecerão fechadas na Escócia nesta sexta-feira, o que representa 45% do total de colégios da região, enquanto na Inglaterra mais de 4 mil escolas não abrirão suas portas.

Na Escócia, as temperaturas chegaram a 20 graus abaixo de zero, e a previsão é de que a neve que cai no norte da Inglaterra alcance 38 centímetros.

g1