PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Wikileaks: O que o governo brasileiro pensava sobre o F-35

O governo dos EUA apresentou o caça F-35 ao Brasil, mas não houve prosseguimento no assunto. (Foto: Lockheed)

Com o texto completo de apenas 478 de um total de 250.000 telegramas diplomáticos dos EUA divulgados para o domínio público até o momento, surge uma referência sobre a impressão do governo brasileiro sobre o caça de quinta geração F-35 JSF da Lockheed oferecido pelos EUA para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Num telegrama datado de 31 de março de 2008, a U.S. Air Force passou informações para a delegação brasileira liderada pelo Ministro da Defesa Nelson Jobim sobre o caça F-35. A delegação ficou “impressionada” pelas capacidades e eestratégia de produção de forma cooperada do F-35. Mas Jobin citou preocupações sobre o custo, participação industrial e integração com a tecnologia brasileira – possivelmente relativo ao míssil ar-ar Mectron MAA-1 Piranha.

O autor do telegrama também escreveu: “Se hover uma possibilidade de integração para os fabricantes de armas e equipamentos brasileiros, o F-35 poderia ser um forte candidato para o próximo caça brasileiro”. O F-35 nunca foi oficialmente proposto para o F-X2, e o Brasil rejeito a proposta da Lockheed Martin baseada no caça F-16.

Por aproximadamente dois anos, o Brasil vem considerando três finalistas – Dassault Rafale, Saab Gripen NG e Boeing F/A-18E/F Super Hornet. Mas os diplomatas norte americanos não estão otimistas sobre as chances do Super Hornet. Outro telegrama, datado de 13 de novembro de 2009, conclui que o Brasil “irá muito provavelmente favorecer as ofertas francesas [Rafale] e suecas [Gripen]“.

Cavok

Nenhum comentário: