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terça-feira, 2 de agosto de 2011

"de bukysz on de teibol" - TAM usa pilotos reprovados no inglês em voo ao exterior

A TAM decidiu liberar pilotos reprovados em teste de inglês a trabalhar em voos internacionais --o que contraria regulamentos de aviação brasileiro e internacional.

A decisão da TAM ocorreu após 13,8% dos seus cerca de 370 pilotos de voos internacionais terem sido reprovados em um teste de revalidação de inglês em abril e maio.

A informação é de reportagem de Ricardo Gallo publicada na Folha desta terça-feira "(íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A empresa, no entanto, diz que os reprovados só operam quando a aeronave está em território nacional e que, ao entrar no exterior, outro piloto assume o posto. Segundo a TAM, o índice de reprovados caiu para 5%, após parte deles se submeter a novos testes.

Uma ordem mal compreendida em inglês contribuiu para a colisão entre dois aviões em pleno ar na Índia, em 1996. O piloto de uma das aeronaves descera a um nível diferente daquele autorizado pela torre de controle. Morreram no acidente 349 pessoas.

Para a Anac, o 'objetivo' da norma que exige nível mínimo do idioma não foi desrespeitado, em razão de o piloto reprovado trabalhar apenas em território nacional. A FAA (agência americana) e a Easa (europeia), onde estão oito dos 19 destinos internacionais da TAM, investigam o caso.





folha.com

Aéreas nacionais não devem escapar de crise em 2011, diz analista

A revisão de projeções da Gol na última sexta-feira colocou o setor aéreo em sinal de alerta. A companhia anunciou que espera fechar o ano com preços menores, custos maiores e uma margem
operacional (Ebit), na melhor das hipóteses, de 4%. Esse talvez seja um dos primeiros sinais de que as empresas brasileiras não devem passar ilesas da maré ruim no setor prevista para este ano pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Revisão de projeções da Gol colocou setor aéreo em sinal de alerta

Depois de uma sequência de notícias negativas para as companhias aéreas, a Iata reduziu em 50% sua expectativa de lucro para o setor em 2011. O terremoto no Japão, a crise no mundo árabe e as cinzas do vulcão na Islândia, ocorridos no início do ano, respingaram pouco no resultado das brasileiras. Mas elas não escaparam dos prejuízos do cancelamento de voos provocado pelo vulcão chileno entre junho e agosto e, principamente, da elevação da cotação do petróleo, responsável por cerca de 40% dos custos das companhias aéreas.

Apesar da despesa maior, as empresas continuam o oferecer descontos nas passagens. No último fim de semana, por exemplo, Gol, TAM, Azul, Avianca e Webjet estavam com promoções para voos em agosto. A perspectiva da Gol é que seus preços devem encerrar o ano cerca de 5% abaixo da previsão inicial.

“A competição está acirrada e as empresas têm enfrentado dificuldades em repassar o aumento de custos no preço das passagens”, afirma Nelson Riet, consultor em aviação. Para ele, é provável que todas as companhias brasileiras apresentem resultados piores do que o esperado neste ano.

A incorporação da operação da Webjet pode ajudar a Gol a recuperar preços em algumas rotas na qual elas são concorrentes, segundo Riet. Mas a consolidação da aquisição pode dificultar a recuperação das margens da Gol em 2012, de acordo com relatório do Credit Suisse. “Quando a Gol começar a se beneficiar do seu plano de redução de custos, ela estará consolidando números financeiros muito piores da Webjet, o que pode atrasar ainda mais a recuperação das margens”, informa o Credit.

O aumento de custos no setor aéreo chega em um momento que as empresas realizam investimentos pesados para atender a elevação na demanda por voos no País. Depois de uma expansão de 23,5% no ano passado, a venda de passagens para rotas domésticas cresceu mais 21,4% no Brasil no primeiro semestre de 2011, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As companhias reforçaram sua carteira de pedidos de aeronaves e precisam investir no treinamento de novos funcionários. Até 2015, a Gol vai expandir sua frota de 115 para 131 unidades e a TAM vai adicionar mais 30 aviões aos 152 que possui. Já a Azul continuará a receber nos próximos meses os jatos que faltam dos 86 que encomendou da Embraer. A empresa também firmou um contrato para adquirir 40 aeronaves turboélice da ATR em julho do ano passado, para seus voos regionais. Sua frota atual é de 31 aviões.
ig

Alemanha: Controladores de tráfego aéreo em greve


Cerca de 95 por cento dos controladores apoiou esta segunda-feira, em Frankfurt, a greve em torno de um aumento salarial de 6.5 por cento.

No total existem, na Alemanha, cerca de 5 500 controladores aéreos, mas apenas cerca de 3 mil são sindicalizados.

A Agência Alemã de Segurança Aeronáutica (DFS), apresentou uma nova proposta salarial de cerca de 5,2 por cento num período de 29 meses e já a partir deste mês um aumento de 3,2 por cento como forma de prestação.

A direcção do sindicato dos controladores promete dar luta com as greves. Contudo, ambas as partes poderão chegar entretanto a um acordo de modo a que não surja uma paralisia no tráfego durante este mês evitando assim, constrangimentos no controlo aéreo da Alemanha em pleno período de Verão.

Além dos aumentos salariais, os controladores reclamam também por melhores horários de trabalho e outro regime de promoção na carreira.

correio da manhã

Como Tirar o Passaporte – Informações

Com o dólar cada vez mais desvalorizado, inúmeros brasileiros estão aproveitando o momento para viajar para o exterior. Mas antes de viajar os passageiros devem ficar atentos com alguns detalhes importantes, como o Passaporte.

O Passaporte é um documento emitido (no Brasil) pela Polícia Federal e que identifica a nacionalidade do cidadão. A apresentação do documento é obrigatório tanto na entrada como na saída de aeroportos e vias de acesso internacionais. Em alguns países, além do Passaporte, também é exigido o visto (que pode ser retirado nas embaixadas dos países). Para os países do Mercosul, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia, o documento pode ser substituído pelo Documento de Identidade (deste que este seja emitido pela Secretaria de Segurança Pública, outros órgãos de emissão não serão aceitos).

Para ajudar a você leitor (a) a tirar todas as dúvidas sobre o assunto, preparamos este post aqui com o procedimento para a solicitação e retirada do passaporte.

Primeiramente você deverá reunir os seguintes documentos originais: Documento de Identidade (para maiores de 12 anos), Certidão de Nascimento (Crianças Menores de 12 anos), Título de Eleitor, Documento que comprove a quitação com o serviço militar (homens com idade entre 19 e 45 anos), Passaporte Anterior (Caso Tenha) e CPF (maiores de 18 anos, caso tenha menos de 18 deve-se levar o do responsável).

Após reunir todos os documentos, deve-se acessar o site da Polícia Federal e Solicitar a Emissão do Passaporte. Vale lembrar que somente após a inclusão de seus dados é que poderá ser emitido o Guia de Recolhimento da União.

Após solicitar a emissão do passaporte, chegou a hora de emitir e pagar o Guia de Recolhimento da União (GRU).

Após o pagamento do GRU, você deverá agendar o atendimento no posto do DPF escolhido. Feito isso, deve-se comparecer na data agendada e levar os documentos solicitados (aqueles que você reuniu no início do processo), o Comprovante de Pagamento do GRU e o Protocolo de Solicitação. Atualmente não é mais necessário levar foto, pois a mesma será tirada na hora do atendimento.

Depois de comparecer ao GRU, você deve acessar o site da Polícia Federal e consultar o andamento do seu pedido de passaporte.

Após o passaporte ficar pronto, basta retirá-lo no local e horário indicado. É importante salientar que o passaporte só será entregue para o titular, este deverá apresentar o documento de identidade e assinar o recibo.

Caso ainda tenha dúvidas sobre alguma etapa do processo, basta ligar para o telefone 194.

linha aérea

Lucro da brasileira Embraer cresce 51.2% no segundo trimestre


São José dos Campos, Brasil, 2 Ago – -Empresa Brasileira de Aeronaútica registou lucro líquido de R$ 153,8 milhões no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 51,2% em comparação com os R$ 101,7 milhões registados no mesmo período de 2010.

O lucro nos primeiros seis meses do ano atinge os R$ 328,1 milhões.

Um comunicado da empresa refere que “os sinais de recuperação na aviação comercial resultaram em 62 novas encomendas de e-Jets”.

Nos primeiros seis meses de 2011, a Embraer entregou 45 jactos comerciais da família ERJ 145 e e-Jets. Na família e-Jets, foram vendidas 62 novas aeronaves, totalizando 1.003 pedidos firmes e 742 entregas nos últimos sete anos.

A Embraer aumentou de 5,6 mil milhões para 5,8 mil milhões de dólares sua meta de receita em 2011.

A projecção para o lucro anual antes de juros e impostos subiu para 465 milhões de dólares.

macauhub

Campo Belo: reforma de passarela de Congonhas está indefinida

Apesar do aspecto de abandono, a reforma da passarela Comandante Rolim Amaro, que passa sobre a avenida Washington Luiz, no bairro Campo Belo (zona sul de SP), está indefinida.

A via, que liga o aeroporto de Congonhas ao outro lado da avenida, está enferrujada e com degraus deteriorados. “Há vários anos que não reformam. Só passam tinta”, diz o aposentado Adilson Pimentel, 73 anos, que usa a passarela todos os dias.

Em 2010, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública para que um processo para a construção da nova passarela fosse paralisado.

Agora São Paulo

Balão causa problema com sensores de avião da TAM no Rio



Dois anos após a tragédia com o voo AF 447, a colisão de um avião com um balão no Rio de Janeiro causou uma situação semelhante à enfrentada pelos pilotos do Airbus da Air France que caiu no Oceano Atlântico, em 1º de julho de 2009, deixando 228 mortos.

O caso aconteceu no último dia 17 de junho com o voo 3756 da TAM que partiu do Aeroporto Santos Dumont às 8h54, com destino a Confins, em Belo Horizonte. Dados obtidos pelo G1 apontam que a aeronave chocou-se com o balão 6 minutos após a decolagem, a cerca de 10 mil pés de altitude (mais de 3 mil metros).

O artefato obstruiu um dos pitots do Airbus A-319, sensor que transmite informações sobre altitude e velocidade. Mas os pilotos perceberam que estavam sem nenhuma informação válida na cabine e, com o desligamento do piloto automático, conseguiram manter o avião manualmente até o pouso, às 9h48, em Minas Gerais.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) ainda investiga o caso e classifica o incidente como grave.

No Airbus A330 da Air France, a falha nos sensores ocorreu por causa do congelamento dos pitots, durante uma tempestade a 35 mil pés (mais de 10,6 mil metros). Os pilotos tinham pouca visibilidade também por ser de madrugada (2h14). O incidente com a TAM aconteceu numa manhã de sol, e os pilotos possuíam referências visuais e conseguiram assim realizar o pouso.

Segurança
O chefe do Cenipa, Brigadeiro Carlos Alberto da Conceição, considerou o incidente como grave e enviará nesta semana à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) um pedido para que as secretarias de segurança dos estados tomem providências para evitar a prática de balões próximos a aeroportos.

Só em 2010 foram reportados pelos pilotos de avião civil mais de 100 casos de avistamento de balões próximo a aeroportos. O maior registro é em Cumbica (52 casos), seguido de Viracopos (27), Galeão (19) e Congonhas (18).

Crime
A Aeronáutica informa que, além de comprometer a segurança de voo, soltar balão é crime ambiental previsto pelo artigo 42 da lei nº 9.605. Pelo texto, qualquer pessoa que fabricar, vender, transportar ou soltar balões pode ser condenado a uma pena de detenção que varia de 1 ano a 3 anos e multa.

Preso em flagrante, pelas mudanças na Lei de Execuções Penais, a pessoa poderá responder o processo em liberdade, mas o juiz poderá exigir uma fiança de até 200 salários mínimos, cujo valor pode ser multiplicado até por mil vezes, dependendo da gravidade do delito.

Em junho, um cinegrafista amador flagrou um avião fazendo manobras arriscadas perto de um balão no interior de São Paulo (veja vídeo acima). Na ocasião, os órgãos que controlam a segurança de voo do país não identificaram qual era o avião.

Além de balões, o Cenipa pedirá às polícias estaduais que atuem também na parte de prevenção nas regiões próximas a aeroportos, onde pessoas com ponteiras de raio laser têm atrapalhado a visão de pilotos em pousos e decolagens.

E não são só os balões e o laser que preocupam. Pássaros, como urubus voando próximos a aviões, e a interferência de rádios piratas na frequência de conversa da cabine dos aviões com os controladores de voo também pode provocar acidentes.

Manutenção
A TAM confirmou o incidente e informou em nota que “a tripulação cumpriu os procedimentos necessários para garantir a segurança do voo”.

A companhia diz que “a aeronave foi atendida pela manutenção da TAM em Confins e liberada à 1h30 do dia 18 de junho. Foi realizada uma checagem completa do avião, com a substituição dos componentes afetados, danificados ou não".

g1

Avião da United diverge para Havana e aterra na capital cubana


Um avião da norte-americana United Airlines que fazia a rota Washington - Cancun com 135 passageiros a bordo aterrou ontem em Havana, para onde divergiu depois da tripulação ter detectado um “estranho odor” na cabina, embora os EUA mantenham um embargo a Cuba que interdita os voos regulares entre os dois países.

A agência de notícias Associated Press, citada pelo USA Today, escreveu que embora os EUA e Cuba não tenham relações diplomáticas desde a Guerra Fria, Cuba “tem uma tradição de hospitalidade” e é um dos países signatários das convenções internacionais sobre a aviação comercial.

A agência lembrou ainda que ocorreram os atentados de 11 de Setembro nos EUA, Cuba ofereceu os seus aeroportos como alternativa aos norte-americanos, que estavam em situação caótica, mas que os EUA recusaram a oferta cubana.

As notícias dizem que um porta-voz da United comentou que a tripulação do voo Washignton - Havana de Domingo divergiu para Havana por “abundância de precaução”, que os levou a optar por aterrar no aeroporto mais próximo.

As notícias dizem que o avião A320 aterrou em segurança em Havana e os passageiros acabaram por finalizar a viagem para Cancun num outro avião que foi enviado para Cuba para os transportar.
presstur

FBI tem nova pista sobre "pirata aéreo" desaparecido em 1971


O FBI (Polícia federal americana) tem uma "pista crível" sobre Dan Cooper, o homem que se tornou lenda em 1971 após sequestrar um avião e saltar de paraquedas levando US$ 200 mil dos passageiros.

Segundo a imprensa americana, o FBI considera esta nova pista "interessante e promissora", apesar de ter informado anteriormente que o pirata, hoje octogenário, provavelmente já teria morrido.

O caso Cooper é o único não resolvido na história da pirataria aérea nos Estados Unidos e o mistério inspirou livros e até um filme. O FBI revisou mais de mil pistas sobre o caso nos últimos 40 anos, mas não conseguiu encontrar o homem que protagonizou um dos mais lendários sequestros aéreos.

Em novembro de 1971, um homem de 40 anos que disse se chamar "Dan Cooper" - mas ficou conhecido como D.B. Cooper - seqüestrou o voo 305 de Northwest Airlines, que fazia o trajeto entre Portland, no Estado do Oregon, e Seattle, em Washington.

Antes de o avião decolar, Cooper disse a uma comissária de bordo que tinha uma bomba. Já em Seattle, conseguiu receber US$ 200 mil de resgate e dois paraquedas em troca da libertação de 36 passageiros.

Depois, Cooper ordenou que o avião voasse rumo à Cidade do México, mas, em algum ponto entre Seattle e Reno, Estado de Nevada, atirou-se de paraquedas e desapareceu com o dinheiro.

Em 1980, um jovem encontrou parte do dinheiro em uma área rural, mas não foram detectados rastros do pirata. À época, as testemunhas do sequestro descreveram Cooper como um indivíduo de 80 kg e 1,80 m de altura, que vestia terno escuro, camisa branca e gravata.

Quarenta anos depois, o FBI continua divulgando retratos falados do criminoso.

terra

Primeiro avião feito em impressora 3D decola no Reino Unido

A aeronave foi impressa em partes, que foram montadas em poucos minutos e sem a necessidade de ferramentas especiais. Foto: Geek/Reprodução

A aeronave foi impressa em partes, que foram montadas em poucos minutos e sem a necessidade de ferramentas especiais
Foto: Geek/Reprodução

O primeiro avião do mundo feito em uma impressora 3D foi criado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, e levantou voo na última semana. A aeronave não tripulada voa com um motor elétrico e ficou pronto em poucas semanas após a elaboração do projeto inicial.

O avião, chamado de SULSA - Southampton University Laser Sintered Aircraft, foi criado com uma impressora EOS EOSINT P730, que constrói os modelos tridimensionais de plástico ou metal a partir da deposição de sucessivas camadas, segundo o site Gizmag. A aeronave foi impressa em partes, que foram montadas em poucos minutos e sem a necessidade de ferramentas especiais.

Com mais de 2 m de asa a asa, o SULSA pode atingir velocidades de até 160 km/h com um motor elétrico e piloto automático e, quando em cruzeiro, pode ser bastante silencioso.

Os pesquisadores afirmam que a grande vantagem de fazer aeronaves desta forma é que os engenheiros podem levar apenas alguns dias ou semanas para ir de um modelo digital até um modelo real, pronto para voar. Com os métodos tradicionais, são necessárias ferramentas e máquinas especialmente desenvolvidas para a produção dos modelos, o que leva tempo.

De acordo com o site Geeky-Gadgets, a velocidade com que os aviões deste tipo podem ser fabricados poderia ser de grande utilidade para fãs de aeromodelismo ou até mesmo para os militares.

terra

Labace Show é uma Sellout

A Conferência Latino-Americana de Aviação de Negócios & Exhibition (Labace), foi relançado há quatro anos e mostrar oitavo deste ano em São Paulo, Brasil, que será realizada de 11-13 agosto, promete ser o maior.

De acordo com Rogeraio Sautner, gerente de vendas de organizador e patrocinador da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), espaço para exposições foi vendida em junho e os organizadores esperam mais de 16 mil participantes, superando o total de 14.834 que passaram pelos portões do ano passado. A lista de expositores é de 165, que é 15 a mais que no ano passado. A exibição estática de aeronaves também será maior, com 64 aviões, mais nove que no ano passado. Entre as aeronaves em exposição estática será o Airbus A318, fazendo a sua primeira aparição no show da América Latina.

Os eventos realmente começar a 10 de agosto com o Standdown anual Segurança Bombardier. No ano passado o standdown atraiu mais de 200 participantes de toda a América Latina, eo OEM canadense espera que o evento deste ano vai chamar uma multidão ainda maior.

Labace 2011 começará no Aeroporto de Congonhas às 10h30 em 11 de agosto com a sessão de abertura geral, e as portas abrirão ao meio-dia. Mostrar horas no dia 11 e 12 ao meio-dia são 09:00 e 09:00 até 16:00 no dia final. Para obter informações adicionais, consulte o site da Abag Labace em www.abag.org.br/labace2011/labace2011.htm , ou ligue para a Abag +55-11-5032-2727.