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quarta-feira, 22 de julho de 2009

Clientes da Ryanair disponíveis para viajar de pé

80 mil estão dispostas a viajar de pé se a viagem for gratuita. Esta é a conclusão de uma enquete 'online' realizado pela Ryanair.


No total, 120 mil pessoas votaram na 'poll' da ‘low-cost' irlandesa nas duas últimas semanas, de acordo com um comunicado da empresa.

Destas, oitenta mil pessoas (66%) não se importavam de viajar de pé em voos de pequeno curso se a viagem for gratuita.

Outras 72 mil pessoas (60%) consideram que devem poder escolher se querem ou não viajar de pé, tal como fazem nos autocarros, comboios e metro, enquanto que 50 mil pessoas (42%) disseram que não se importariam de voar de pé se pagassem metade dos preços dos bilhetes.

Viajar de pé pode reduzir custos em 20%

A Ryanair considera-se satisfeita com os resultados do inquérito e reitera que vai continuar a explorar o conceito com a Boeing e com as autoridades reguladoras do sector da aviação nos Estados Unidos e na Europa.

De acordo com a empresa, esta medida pode aumentar a capacidade dos aviões em 30% e reduzir custos em 20%.

O presidente executivo da empresa, Michael O'Leary, afirmou que, caso a ideia seja aprovada pelas autoridades da aviação, será implementada através da adaptação de aviões já existentes e nos novos aparelhos que entretanto sejam comprados, já com o interior modificado.

Outras medidas para descer os custos na aviação

Esta é a última de uma série de medidas de redução de custos postas em prática pela Ryanair. Entre as outras iniciativas estão a intenção de obrigar os passageiros a levar a sua própria bagagem até ao avião, a cobrança de 1 libra esterlina para a utilização da casa de banho durante o voo e a introdução de um imposto de obesidade para passageiros com excesso de peso.

Desde Outubro do ano passado que a companhia irlandesa não dispõe de balcões de 'check-in' nos aeroportos, sendo o cliente obrigado a fazer o procedimento via internet. Caso tenha bagagem a despachar, o passageiro tem de pagar uma taxa.

SAPO pt

Suspeita de fogo faz avião retornar a aeroporto nos EUA


Um avião da Air France retornou ao aeroporto internacional de Boston, EUA, após a suspeita de fogo no motor, segundo informações das autoridades locais.

Uma luz de alerta foi acionada e obrigou o voo 332 a retornar a Boston 31 minutos após a decolagem, segundo o porta-voz do aeroporto, Phil Orlandella. O Airbus 340 deveria pousar no aeroporto internacional Charles De Gaulle, em Paris, França.

Todos os 112 passageiros e os 13 tripulantes desembarcaram sem ferimentos.
Bol

Andrade Gutierrez obtém participação em aeroporto na Costa Rica


SÃO PAULO - A Andrade Gutierrez Concessões anunciou, hoje, que concluiu a aquisição indireta do controle da Alterra Partners Costa Rica, responsável pela operação do Aeroporto Internacional Juan Santamaría, o maior do país. O negócio fora aprovado pelo conselho de administração da companhia no fim de junho. O valor da operação não foi apresentado.


A participação no empreendimento será feita em sociedade com a ADC & HAS Corporation, joint venture que administra aeroportos no Canadá e nos Estados Unidos.


De acordo com o anunciado em 29 de junho, a aquisição do controle indireto da Alterra Partners aconteceria mediante a compra da totalidade das cotas de emissão das empresas Desarrollos de Aeropuertos Bechtel, Grupo de Aeropuertos Internacional Costa Rica, e Terminal Aérea General.


Também estava prevista a aquisição de todos os direitos e interesses do International Finance Corporation (IFC) relacionados ao financiamento concedido à Alterra Partners, incluindo o contrato de empréstimo, garantias e demais instrumentos.

(Valor Online)

Americano leva picada de escorpião durante voo para Indianápolis

'Aparentemente, eles vieram de sua bagagem', diz porta-voz da companhia.

Homem disse que sua mão ficou paralisada por cerca de 36h após picada.

Douglas Herbstsommer disse que sua mão ficou paralisada por cerca de 36 horas após a picada
Um passageiro que viajava de Phoenix (Arizona) para Indianápolis (Indiana) foi picado por um escorpião durante um voo da companhia aérea Southwest Airlines, segundo reportagem da emissora "ABC News".

O americano Douglas Herbstsommer, de 44 anos, disse que sua mão ficou paralisada por cerca de 36 horas após a picada. Ele destacou que estava habituado a ver escorpiões em sua casa em Gilbert, no Arizona, mas não em um avião.

"Eu senti algo subindo em minha perna", disse ele. "Quando fui passar a mão, o escorpião me picou", acrescentou.

Segundo a porta-voz da Southwest Airlines, Marilee McInnis, o serviço médico foi avisado logo após que a tripulação percebeu que Herbstsommer tinha sido picado.

No entanto o piloto foi aconselhado a prosseguir viagem até Indianápolis, pois faltavam cerca de 30 minutos de voo. De acordo com a porta-voz, nenhum dos outros 136 passageiros foi picado.

"Aparentemente, eles vieram de sua bagagem", disse Marilee, destacando que foram encontrados seis escorpiões no voo.

Herbstsommer descreveu a dor como se tivesse sido picado por 30 a 50 abelhas, todas ao mesmo tempo.
Desátres Aéreos

LABACE 2009



A crise financeira e econômica internacional deve arrefecer, porém não brecar, o crescimento do setor de aviação executiva no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), a 6ª Latin America Business Aviation Conference & Exhibition (Labace) 2009, que será realizada em agosto no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, deve ter alta de 10% nas vendas em relação a edição anterior, que movimentou US$ 350 milhões.

Em 2008, esse crescimento foi de 60% na mesma base de comparação, informou a entidade. Para a edição de 2009, a feira terá área de 15 mil m² (ante 13 mil m² do ano anterior) e uma estimativa de mais de 100 expositores (contra os 90 de 2008). Para o presidente da Abag, Rui Aquino, o crescimento da feira mostra a importância do mercado latino-americano e brasileiro.

"O segmento teve um crescimento de 9% em sua frota em 2008, entre turbo-hélices helicópteros e jatos", disse Aquino. Mesmo com a queda na demanda por conta da crise, ele estima uma expansão de 4% a 5% neste mercado em 2009, o que representam "200 ou 300 aeronaves a mais".

A Abag informou que todos os grandes expositores de 2008 confirmaram sua participação este ano e destacou as presenças de Bombardier, Embraer, Gulfstream, Cessna, Raytheon, Gulfstream e Dassault. Este ano, devem ser expostas mais de 60 aeronaves, ante as 49 do ano passado.

Além dos negócios, a feira também contará com conferência para discutir os assuntos como segurança; utilização de aeroportos e espaço aéreo o novo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), que segundo a Abag está em discussão no Congresso. "Atualmente a aviação comercial atende menos de 150 municípios dos 5.581 do Brasil. Queremos ser tratados com a devida importância nas discussões dessa regulamentação", explicou Aquino, destacando que a presença de autoridades contribui para que o setor seja ouvido.

A Labace 2009 vai acontecer de 13 a 15 de agosto, na antiga área da Vasp no aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo. O publico estimado para os três dias é de 13 mil a 15 mil visitantes, ante os 13 mil registrados em 2008. De acordo com os dados da Abag, o setor de aviação geral e executiva atualmente responde por 4% do total de passageiros transportados no País.

Simulador de gavião para proteger avião

Infraero testará aparelho que afugenta aves. No Galeão, choque de pássaro com Boeing assustou passageiros.



Rio - O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim vai começar a testar em breve um equipamento eletrônico que simula predadores de aves, com o objetivo de prevenir colisões entre aviões e pássaros. Ontem, o Galeão, que é recordista nesse tipo de registro no Brasil — cerca de 50 por ano —, passou por mais um susto.

Foto: Alessandro Costa / Agência O DIA
Aeronave da Delta com 216 passageiros chegou de Atlanta pela manhã

As pistas ficaram fechadas por pelo menos cinco minutos, depois que um Boeing da Delta Air Lines (prefixo N190DN), que chegou às 7h25 de Atlanta (EUA) com 216 passageiros, atingiu uma ave durante o pouso. Ninguém ficou ferido, mas houve princípio de pânico, já que teria havido um estrondo.

“As pessoas ficaram assustadas, com medo de que a turbina se incendiasse”, afirmou um funcionário da companhia aérea, que preferiu não se identificar. A Delta confirmou que foram encontrados vestígios de penas e sangue “do que parecia ser um animal voador de pequeno porte” na lataria da aeronave. O Boeing passou por vistoria até o início da tarde.

A Infraero informou que o teste do equipamento, chamado Bird Strike Prevention System, no Galeão deve ocorrer neste semestre. O aparelho, de fabricação italiana, tem o apelido de “espantalho dos ares”, já que é usado na agricultura para afugentar predadores de plantações. Já foi testado em Brasília, em Belo Horizonte e é usado na Europa e nos EUA. Ele pode emitir sons de predadores ou a ter um “pássaro radar”, caracterizado e manipulado por controle remoto.

As consequências do choque com aves dependem do peso do pássaro e a velocidade do avião. Um urubu de 1,5 kg, por exemplo, pode resultar em impacto de sete toneladas ao colidir com aeronave a 300 km/h.

Dispositivo não enganou os urubus de Gramacho

Com os urubus, causadores de 55% dos casos de choque de aves com aeronaves, o equipamento tem se mostrado ineficaz. “Ao contrário do sucesso obtido com quero-queros, carcarás, pombos e corujas, com os urubus tem sido um fiasco”, afirma Ronaldo Jenkins, coordenador da Comissão de Segurança de Voo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). “No primeiro dia de teste no Lixão de Gramacho (Caxias), os urubus foram espantados. No segundo, começaram a se aproximar e, no terceiro, já pousavam sobre o aparelho. Mas tudo que for feito para reduzir riscos, é válido”, comentou Jenkins.

O Dia

Aeroporto Viracopos terá modelo para concessão em 11 dias


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entrega dentro de 11 dias o modelo de concessão para repassar à iniciativa privada a exploração dos principais aeroportos do País, entre eles o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Ontem (20), a assessoria de imprensa do órgão garantiu que o estudo está em fase final de conclusão e que o documento será entregue até o último dia deste mês ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A declaração rebate a informação ventilada de que o processo não será finalizado na gestão do petista e que a administração dos aeroportos ficará nas mãos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Em março, o próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, também negou que o governo havia adiado os prazos e que a decisão sobre a concessão ficaria para o segundo semestre. A intenção é terminar a reforma e a ampliação dos aeroportos até a Copa de 2014. Os aeroportos do Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e o de Viracopos foram incluídos no Programa Nacional de Desestatização (PND) do governo federal.

O ministério da Defesa também confirmou, pela assessoria de imprensa, que não houve mudanças com relação ao calendário para os estudos de concessões. A pasta também afirmou que a Infraero não alterou o seu plano de investimento nos aeroportos brasileiros.
O prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), que esteve ontem em Brasília, disse que Lula comentou sobre a ampliação do aeroporto. “O presidente está animado com a expansão. Eu acho muito difícil a concessão não ser viabilizada ainda neste governo. Isso porque tanto o Lula quanto o Serra (José Serra, do PSDB, governador de São Paulo) são defensores da concessão do aeroporto”, argumentou o pedetista.

A Anac analisa dois modelos de concessão. No primeiro, leva quem pagar mais para explorar os serviços e no segundo, que tem a preferência dos técnicos, ganha a concessão quem cobrar a menor tarifa de serviços aeroportuários. A agência é a responsável pela coordenação dos estudos, enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fará a formatação do edital de concessão.

No ano passado, cerca de cinco grandes empresas manifestaram interesse em brigar pela concessão dos aeroportos de Viracopos e do Galeão. Duas empresas aéreas, duas construtoras e um fundo de investimentos informaram que estão dispostos a administrar os aeroportos mais lucrativos do País.

A empresa que vencer a concessão se encarregará das obras necessárias à ampliação dos aeroportos. No caso de Viracopos, o objetivo da modernização é preparar o sítio aeroportuário para ser o maior aeroporto do Hemisfério Sul em médio prazo. A primeira etapa de sua ampliação deverá estar concluída até 2015, o que fará com que a capacidade anual passe para 9 milhões de passageiros. Hoje, Viracopos tem capacidade instalada para movimentar 2 milhões de pessoas por ano.

A entrega para a iniciativa privada dos aeroportos não significará o fim da Infraero porque existe uma predisposição do governo federal de abrir o capital da estatal à iniciativa privada, mas sem que o governo perca o controle da empresa. Seriam transferidos para a iniciativa privada entre 40% e 49% do capital da Infraero. O BNDES está fazendo análises para a reestruturação da empresa, com a elaboração de um diagnóstico da situação atual e um plano de negócios da estatal, a partir do conjunto de aeroportos existentes no País.

A Infraero controla 67 aeroportos brasileiros e tem cerca de 11 mil funcionários próprios e 14 mil terceirizados. Apenas dez aeroportos sob controle da Infraero são lucrativos. A análise da Anac é de que a empresa poderá conseguir manter os demais aeroportos com a receita advinda da concessão dos terminais lucrativos. Uma saída, ainda, para os deficitários, seria abrir parcerias público-privadas.

Requerimento

O deputado federal e presidente da Comissão de Viação e Transportes, Vanderlei Macris (PSDB), é cético quanto à finalização da concessão de Viracopos para a iniciativa privada. “Esse governo mostra muita incompetência no quesito gestão. E isso se reflete em todas as áreas e não apenas quanto aos aeroportos”, disse. Para dirimir dúvidas, o tucano disse que vai protocolar um requerimento de informações em agosto — quando recomeçam os trabalhos na Câmara Federal. “Quero o cronograma e informações sobre esse estudo. Eles terão 30 dias para me responder”, disse Macris.

AEROPORTOS NO BRASIL

Air France 447 - Parentes de vítimas do voo AF 447 de vários países decidem trabalhar juntos



Parentes brasileiros, franceses, espanhóis e alemães das vítimas do voo Air France 447 decidiram trabalhar juntos para receber informações sobre as investigações do acidente e entrar com ações na Justiça. A informação foi divulgada na tarde da última terça-feira pela Associação dos Familiares das Vítimas do Voo AF 447.

De acordo com o presidente da associação, Nelson Faria Marinho, pelo menos quatro famílias de vítimas alemãs e francesas também decidiram aderir à associação.

A associação informou ainda que, nos próximos dias, fará um pedido para que o governo brasileiro designe um interlocutor para auxiliar e prestar informações às famílias, seguindo o exemplo do governo da França.

As famílias brasileiras querem também que as autoridades responsáveis pelas investigações promovam reuniões no Brasil com os parentes das vítimas para esclarecimentos a respeito das investigações sobre o acidente.

O Airbus A330, que fazia o voo AF 447, caiu no Oceano Atlântico na noite do dia 31 de maio, com 228 pessoas a bordo, quando voava do Rio de Janeiro para Paris, na França. Cinquenta corpos foram resgatados. Nenhum sobrevivente foi encontrado.

Agência Brasil

Feira exibe primeiro avião a álcool do mundo

Construído em 1982, o Ipanema foi modificado em 2004 e tornou-se a primeira aeronave totalmente movida a álcool.

A Feira Nacional de Aviação Civil 2009 vai contar com uma atração especial para os visitantes que comparecerem ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de julho. Estará em exposição a primeira aeronave totalmente movida a álcool do mundo.

O Ipanema foi o primeiro avião a receber a certificação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) para sair de fábrica com motor a álcool, em 2004, quando a aeronave de 1982, originalmente movida a gasolina, foi modificada. Atualmente o Ipanema é utilizado na agricultura, para pulverização e tratamento de lavouras.

A Feira Nacional de Aviação Civil 2009 contará com 20 aeronaves. Serão expostos aviões de pequeno porte, helicópteros e aviões experimentais e históricos.

O evento é gratuito e aberto para o público a partir do dia 25, das 9h às 17h.

Avião Revue

Mais de 120 mil pessoas assistiram a ‘Fumaça’ em Dayton

fumaça

Mais de 120 mil pessoas que estiveram no Vectren Dayton Air Show, nos Estados Unidos, se emocionaram com a demonstração da Esquadrilha da Fumaça no último final de semana. No sábado (18 de julho), dentre diversas outras atrações, o Esquadrão de Demonstração Aérea destacou-se pela sincronia das manobras e a perfeição dos alinhamentos. Embora tenha sido exibido o display de mau tempo, devido a grande quantidade de nuvens, a unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) ganhou com seu rastro de fumaça a admiração e o reconhecimento de um povo culturalmente apaixonado pela aviação.

Durante o evento, chamou a atenção o grande numero de crianças. Debbie Lieberman, que assistiu o show aéreo brasileiro em 2007, disse que se divertiu muito. “Foi maravilhoso ver o time voando novamente. Alias, o show foi tão impresionante que amanhã eu voltarei para vê-los. Obrigada por virem a Dayton de novo”, disse.

No dia seguinte (19 de julho), as condições meteorológicas ajudaram e foi possível realizar a apresentação completa prevista para bom tempo. No céu, os pilotos brasileiros deixaram uma mensagem a escrita em fumaca: Dayton Air Show 2009.

Após o pouso, a equipe percorreu toda a extensão da feira distribuindo mais de mil revistas, dois mil folders e dois mil aviões de papel desenhados especialmente para a feira de aviação internacional.

fumaça

Poder Aéreo

Spanair airline corta empregos e rotas



A Spanair, que é 100% pertencente à operadora escandinava SAS, cortará 1.100 empregos e tirará 15 aviões de operação da sua frota de 60. Com isso, vai economizar por volta de U$144 milhões até o fim de 2009.

A transportadora vai parar de fazer rotas de Madrid para Viena, Monique, Girona, Granada, Oviedo e São Sabastião, assim como Barcelona-Zurique, Bilbao-Malaga e Bilbao-Jerez.

Negociações se darão com associações durante as próximas dez semanas para determinar divisão de emprego e demissõs. De acordo com a a companhia, os cortes afetarão todas as hierarquias, incluindo gerentes, pilotos e equipe de vôo.

"Spanair é capaz de lidar com esse problema e manter sua posição como a primeira compnahia aérea espanhola operando fora de Barcelona e a segunda maior a voar de Madrid", disse em comunicado Marcus Hedblom, diretor geral.

Spanair é a primeira companhia a anunciar corte de empregos, frota e rota com o enfraquecimento da economia e a crise nos Estados Unidos. Vão manter 80% de sua rede atual, contendo 260 vôos diários para 48 destinos.
Jornal do turismo

CONCORRÊNCIA NO AR




Preços das passagens aéreas deverão cair

Companhias tendem a aumentar disputa por passageiro com promoções


Uma oferta maior de assentos do que o fluxo de passageiros no primeiro semestre deverá provocar uma competição mais forte entre as companhias aéreas brasileiras daqui para frente. O efeito esperado é uma redução nos preços dos bilhetes agora no segundo semestre.

A avaliação é do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), que concluiu uma análise setorial do primeiro semestre de 2009. Nesse período, a oferta de assentos nos aviões acumulou alta de 10,2%, enquanto a demanda subiu apenas 3,2%, na comparação com igual período do ano passado. O resultado do desequilíbrio entre oferta e demanda foi uma acentuada queda, de 4,29 pontos percentuais, na taxa de ocupação das aeronaves no primeiro semestre deste ano (63,15%) em relação a igual período de 2008 (67,44%).

– Baratear os preços é geralmente o recurso que as empresas com excesso de oferta usam na tentativa de estimular a demanda ou atrair passageiros dos concorrentes – diz Ricardo Gondim, consultor do Snea.

O diretor técnico do sindicato, Ronaldo Jenkins, concorda que o descasamento entre oferta e demanda vai gerar uma maior concorrência tarifária, mas lembra que isso será ruim para os resultados financeiros das companhias aéreas.

– Pode haver maior competição de preços, mas até um determinado limite. Algumas empresas no mundo estão optando por parar avião, mesmo pagando o leasing, porque estão voando com rentabilidade muito baixa, que não paga o custo – afirma Jenkins.

Os dois especialistas lembram que um dos principais motivos que levaram à queda na taxa de ocupação dos aviões no primeiro semestre foi o fato de as empresas manterem seus planos de expansão de frota. A demanda por voos nacionais não acompanhou o aumento da oferta de assentos. E observam que o resultado só não foi pior por causa dos preços.

– O mercado doméstico está com um comportamento não tão ruim quanto se esperava, justamente por causa das promoções – diz Gondim.

Nos voos internacionais operados por companhias brasileiras, o Snea vê com preocupação o aumento da incidência de casos da nova gripe no país e no resto do mundo, especialmente na América do Sul, aliada à crise mundial, que reduziu as viagens de lazer e de negócios. Os voos ao Exterior acumulam queda de 5,5% no primeiro semestre, em relação a igual período de 2008. A oferta de assentos recuou 3%.
Zero hora

Aeroporto de Congonhas cria novo tapete para inspeção de passageiros


O novo modelo foi criado com o objetivo de padronizar o equipamento para inspeção manual usado nos aeroportos

A Gerência de Segurança do Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SP) trocou neste mês todos os tapetes utilizados na inspeção de passageiros. O novo modelo foi criado com o objetivo de padronizar o equipamento para inspeção manual usado nos aeroportos.

O novo tapete é feita de EVA (mesmo material utilizado em tatames), tem três centímetros de espessura e permite uma melhor detecção de objetos proibidos durante a inspeção do passageiro. Ele tem a superfície 42% maior que a do tapete usado anteriormente.

O presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, verificou o novo equipamento e aprovou sua utilização em todos os aeroportos da rede Infraero. O tapete foi idealizado no decorrer de 2008 pelo gerente de Segurança, Marcos Vaz Miguel. O presidente Nicácio parabenizou a equipe de segurança do aeroporto pela iniciativa de criar, confeccionar e principalmente padronizar o produto.

Congonhas possui atualmente dez canais de inspeção, pelos quais passam diariamente 34 mil passageiros em média. “Este trabalho da Gerência de Segurança demonstra a proatividade e o comprometimento de nossos profissionais em oferecer, a cada dia, mais conforto e segurança aos nossos usuários”, comenta o superintendente do aeroporto, Carlos Haroldo Novak.


United Airlines recupera equilíbrio de suas contas e reduz voos


NOVA YORK, EUA — A companhia aérea americana United Airlines conseguiu recuperar o equilíbrio em suas contas no segundo trimestre e anunciou uma nova redução de 7% nas conexões internacionais entre setembro e dezembro.

O grupo registrou um lucro líquido de 28 milhões de dólares nos últimos três meses, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira.

Sem contar os ganhos excecpionais em suas compras de querosene, a United sofreu uma perda de 323 milhões de dólares, ou 2,23 dólares por ação, de qualquer forma inferior ao esperado pelo mercado (2,56 dólares).

AFP

Anac faz auditoria em empresa após porta de avião com a banda Skank cair

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta terça-feira que irá realizar uma auditoria operacional na Líder Aviação, empresa responsável pelo avião fretado pela banda Skank, cuja porta se soltou no ar após decolar em Capelinha (MG), no último domingo (19). Ninguém se feriu.


Avião com integrantes da banda Skank sofre pane no ar em Minas; ninguém se feriu
Avião com integrantes da banda Skank sofre pane no ar em Minas; ninguém se feriu

Segundo a agência, o procedimento tem como objetivo verificar se a empresa cumpre todos as medidas de segurança. Segundo a Anac, a aeronave --um King Air, prefixo PTLSO-- estava com toda documentação regular, assim como o piloto e copiloto do avião.

A auditoria deve ser realizada a partir desta semana, e não há previsão para que seja concluída. Caso seja verificado que a empresa descumpriu alguma norma de segurança, será aberto um processo administrativo, que pode resultar em uma multa.

Procurada pela reportagem, a Líder disse que está à disposição da Anac para contribuir com a auditoria. "As causas do incidente ainda são desconhecidas, mas, desde o primeiro momento, a Líder Aviação abriu investigação para apuração dos fatos, de maneira a torná-los o mais transparente possível. A empresa está à disposição da Anac nas investigações oficiais e atenderá a todas as solicitações que venham ser feitas, para garantir que a conclusão se dê o mais breve possível", afirmou a empresa, em nota.

De acordo com a assessoria de imprensa da banda, a porta da aeronave se descolou no ar, logo após a decolagem. O grupo seguia de Capelinha para Belo Horizonte. O piloto conseguiu pousar na mesma pista de onde decolou --em uma fazenda na cidade-- e o grupo seguiu viagem em outro avião enviado pela empresa.

Estavam no avião os quatro integrantes da banda, um empresário, um segurança, um produtor, além do piloto e do copiloto da aeronave. Ninguém se feriu.

Paralelamente à auditoria realizada pela a Anac, as investigações sobre as causas do acidente serão realizadas pela FAB (Força Aérea Brasileira).

Folha on line

Comando da FAB quer investigação sobre controlador




O comando da Força Aérea Brasileira (FAB) requisitou à Procuradoria-Geral da Justiça Militar a abertura de investigação sobre a conduta da diretoria da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA). A entidade, representante de controladores militares, publicou em seu site mensagens orientando os filiados a encaminhar, por e-mail ou carta, denúncias e reclamações sobre o sistema de controle do tráfego.

Os chefes da FAB interpretaram a atitude como um desrespeito ao artigo 214 do Código Penal Militar.

O dispositivo prevê detenção de seis meses a um ano para quem "propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público". O ofício foi expedido pela chefia de gabinete do tenente-brigadeiro Juniti Saito, comandante da FAB. Encaminhado em caráter confidencial à Procuradoria-Geral no início deste mês, o documento foi distribuído aos procuradores do 2º Ofício da Procuradoria Militar, em Brasília. O Estado apurou que agentes já começaram a fazer diligências para tentar descobrir qual seria o intuito da associação e verificar se houve conduta criminosa.

Não é a primeira vez que integrantes da ABCTA são alvo de investigação. Há dois anos, a FAB indiciou por motim seis sargentos controladores do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta-1), em Brasília, a maioria ligada à associação. O grupo foi acusado de liderar a greve que paralisou todos os aeroportos do País em 30 de março de 2007. Na ocasião, Saito determinou o afastamento imediato de 14 controladores para tentar debelar a crise.

A disputa entre FAB e controladores teve início depois do acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, que matou 154 pessoas, em setembro de 2006. Criticada por sua atuação no episódio, parte da categoria se insurgiu contra o que classificou de "insensibilidade" dos superiores, passando a apontar falhas no sistema de controle aéreo e falta de pessoal.

A Aeronáutica sempre negou o sucateamento do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) e, desde então, mantém vigilância sobre a associação. Neste ano, auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (Icao) deu nota 95 para o Decea.

OUTRO LADO
O advogado Roberto Sobral, defensor da ABCTA, criticou o pedido de investigação. "É uma estratégia para tentar barrar a publicação da revista da associação." O defensor disse que o controle militar "está com os dias contados". "É uma atividade civil e que não se confunde com a defesa do espaço aéreo", afirmou. Sobral também disparou contra a Justiça Militar: "É um tribunal de exceção. A FAB só pede esse tipo de investigação porque sabe que pode contar com a complacência do Ministério Público Militar."
último segundo

Mercado de aviação executiva deverá voltar a crescer a partir de 2012, prevê Embraer



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São Paulo - O mercado mundial da aviação executiva só deverá voltar a crescer a partir de 2012, prevê o vice-presidente de aviação executiva da Embraer, Luís Carlos Affonso. Segundo ele, com a perspectiva de melhora na economia no próximo ano, em 2011 as vendas devem voltar a aumentar e impulsionar as entregas em 2012.

Agência Brasil


Presidente de empresa de aviação (TRIP)pede menos exigências do BNDES p





Brasília - Em encontro hoje (21) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mario Caprioli, pediu menos exigência nos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra de jatos da Embraer com destino ao mercado regional.

Segundo Caprioli, é cinco vezes mais caro comprar um avião da Embraer para ser usado no país em comparação com os modelos para exportação. A Trip oferece voos para 73 cidades no interior do país. A frota é composta de 26 aeronaves, sendo quatro da Embraer e 22 da Airbus, as últimas financiadas com recursos de banco de fomento francês e italiano.

“O que a gente disse para o presidente [Lula] é que não precisamos de nenhuma vantagem. A gente só quer que para a indústria da aviação regional, dada a potencialidade que existe, haja uma equalização dessas assimetrias, que passam pelo financiamento”, disse Caprioli, após o encontro com Lula.

Até 2013, a Trip visa adquirir 60 aviões, a maioria da Embraer. A empresa é formada pela associação dos grupos de transporte rodoviário Caprioli e Águia Branca.

Outras reivindicações da empresa são investimentos governamentais na infraestrutura aeroportuária e redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação. O presidente Lula também fez um pedido para que a companhia invista em rotas para o Mercosul e África.
AGÊNCIA BRASIL

Delta vai transferir uma frequência para Brasília



Quando os voos foram desmembrados, cada capital ganhou três frequências (número de voos por semana): passaram de quatro para seis, no conjunto

Depois de já ter operado quatro voos semanais de Recife a Atlanta, a Delta Airlines chegará ao final deste ano com apenas duas ligações semanais entre a capital pernambucana e a cidade dos Estados Unidos. Trata-se de um remanejamento da companhia aérea, que vai atender à demanda de uma nova rota, Brasília-Atlanta. Carlos Santos, gerente de comunicação Delta Airlines para América Latina e Caribe, em nota ressalta que a Delta tinha quatro voos semanais entre o Recife e Atlanta quando a operação era triangular. Ou seja, quando o voo não era direto de Pernambuco para os Estados Unidos e incluía uma parada no Ceará.

Quando os voos foram desmembrados, cada capital ganhou três frequências (número de voos por semana): passaram de quatro para seis, no conjunto. Segundo ele, o Recife terá seus três voos semanais até o dia 18 de dezembro, quando começa a operar a rota Brasília-Atlanta. Isso respeitadas as paradas por causa da baixa estação (leia matéria acima).

Miami - A American Airlines, que no ano passado iniciou voos diários entre Recife e Miami, também realizou uma redução temporária de seus voos entre a capital pernambucana e os EUA. A companhia passou a fazer cinco voos semanais para os Estados Unidos, de quarta a domingo. A redução ocorreu durante o prazo que foi de 9 de abril a 11 de junho passado.

A American foi procurada ontem pelo JC para comentar eventuais reduções até o fim deste ano, mas prometeu resposta apenas para hoje.

A Secretaria de Turismo (Setur), no entanto, já informou que a conexão diária entre o Recife e Miami está mantida conforme os planos originais da empresa.


JC-PE

Embraer prevê atraso na entrega do Phenom



Problemas na linha de produção devem atrasar o plano de entrega do jato executivo Phenom para este ano. Na primeira metade de 2009, a Embraer só conseguiu entregar 19 das 110 unidades programadas para o ano.

A demora vai levar a uma diminuição no valor da receita total da companhia prevista para 2009, de R$ 5,5 bilhões. A estreia da linha Phenom, com o modelo 100, começou em 2008 com a venda para outros países. Um total de 20 aeronaves estão em operação no mundo. Em junho passado, começaram as entregas para o Brasil. Mas o ritmo da linha de produção está mais lento do que a companhia planejava.

A empresa não fornece detalhes dos problemas que estariam retardando a produção. Segundo o vice-presidente da área de aviação executiva, Luis Carlos Affonso, trata-se de uma questão circunstancial.
Ele diz que a empresa já começou a acelerar a linha, mas vai, assim mesmo, avaliar o ritmo no terceiro trimestre. "Se não conseguirmos chegar a um total de 65 a 70 aeronaves até lá, poderemos perder alguns aviões este ano", diz. Perder o avião significa faturar menos este ano, postergando para 2010 entregas que a companhia previa fazer em 2009.

Affonso lembra que o Phenom 100 é o chamado "modelo de entrada", o que significa que seu valor é menor do que o de outros jatos. "Por isso, o impacto de eventual adiamento na receita total não será muito grande." O Phenom 100 custa US$ 3,65 milhões (para certificação no Brasil).




O valor varia ligeiramente quando vendido atendendo às certificações dos Estados Unidos e Europa. A empresa tem mais de 800 pedidos firmes dos jatos Phenom 100 e Phenom 300.

Mais de 100 são da América Latina, 70% dos quais são do Brasil. O Phenom 100 representa dois terços das encomendas. O modelo 300 está em fase de certificação, com previsão de início de entrega no fim do ano. Isso significa que a chegada do modelo 300 na mesma linha de produção pode agravar os atuais problemas de atraso na produção.

Foi justamente na linha do Phenom que a Embraer instalou, na fábrica de São José dos Campos (SP), o seu programa de manufatura enxuta, o chamado "lean", parecido com o adotado na indústria automobilística. Diferente do modelo de produção aeronáutico clássico, mais artesanal, a Embraer pretendia operar sem estoques, o que elevaria a produtividade e competitividade.

O sistema prevê até o uso de robô para a furação das asas. No Brasil, dos três primeiros clientes que receberam o Phenom 100, dois farão uso corporativo. A Embraer vem apostando no aumento da demanda por jatos executivos para uso corporativo em todo o mundo.

Segundo as projeções da companhia, o volume de entregas desses jatos aumentará a partir de 2012, com a recuperação econômica. O crescimento da demanda vai se concentrar nos países emergentes, segundo prevê a direção da companhia. Isso abrirá espaço para os jatos executivos do chamado segmento de entrada, que são mais baratos.

É nessa categoria que entra o Phenom 100. A Embraer estima a entrega de 10,9 mil jatos executivos por toda a indústria no mundo nos próximos dez anos, o que resultaria num total de US$ 188 bilhões. Os números estão abaixo das previsões do início do ano. Em novembro, quando o mundo já vivia a crise, a empresa previa um total de 11,8 mil jatos executivos, com US$ 204 bilhões, para o mesmo período de dez anos.


A Embraer pretende ter pelo menos 10% a 15% desse mercado. A crise levou a cancelamentos e pedidos de adiamento de entregas também na aviação executiva. Mas a direção da Embraer conta com a retomada . "Passada essa fase, veremos que nos próximos dez anos as vendas serão melhores do que nos dez anos passados", afirma Affonso.

Na distribuição das vendas de 10,9 mil jatos por todos os fabricantes mundiais, a direção da Embraer prevê crescimento apenas na América Latina e Ásia/Pacífico. Já para a América do Norte e Europa, a companhia brasileira prevê retração anual de 0,3% e de 0,8%, respectivamente. Ainda assim, a região de América do Norte e Caribe continuará comprando a metade dos jatos executivos vendidos em todo o mundo.

Valor Econômico

Lucro da Boeing cresce 17% no 2º trimestre e fica em US$ 998 mi

A fabricante americana de aviões Boeing anunciou nesta quarta-feira que seu lucro líquido cresceu 17% no segundo trimestre, ficando em US$ 998 milhões (US$ 1,41 por ação). No mesmo período do ano passado, o lucro havia sido de US$ 852 milhões (US$ 1,16 por ação).

Segundo a empresa, a alta nas vendas para o setor de defesa e os custos menores favoreceram os resultados do trimestre passado. A receita da Boeing teve alta de 1% no período, ficando em US$ 17,1 bilhões, contra US$ 16,9 bilhões um ano antes.

As vendas em sua divisão de defesa --que responde por cerca de metade da receita total da Boeing-- tiveram alta de 9%, chegando a US$ 8,7 bilhões.

O lucro superou as expectativas dos analistas, que previam um ganho de US$ 1,21 por ação; já a receita ficou em linha com o esperado.

Para este ano, a Boeing manteve sua previsão de lucro em uma margem de US$ 4,70 a US$ 5 por ação. A previsão foi reduzida em abril, devido à expectativa de um lucro menor na divisão de aviões comerciais. A previsão dos analistas para o ano é de um lucro de US$ 4,52 por ação.

A empresa informou que entregou 125 aviões no trimestre passado, um a menos que no mesmo período do ano passado. Entre abril e junho, a Boeing registrou 57 encomendas, enquanto outras 52 foram canceladas.

Folha online

Rota reforça logística ao turismo e negócios

Os jatos Embraer 175 da Trip encurtam a distância de Mato Grosso ao Caribe e aos Estados Unidos. Los Angeles está a quatro horas e meia de Manaus ou a seis horas e meia de Cuiabá


No voo inaugural o céu de brigadeiro sobre as imensas figuras geométricas formadas pela moderna agricultura mato-grossense se manteve quando a paisagem foi tomada pelo verde sem fim da maior floresta do mundo. Carreiras laterais de poltronas com dois assentos, com um largo e alto corredor ao meio acomodavam muito bem os 86 passageiros que ocupavam todos os lugares da aeronave. A ausência do chato e inconveniente terceiro assento – que fica entre a poltrona do corredor e a da janela, não é o único indicativo prático de conforto. Além dele, o espaçamento indiano entre as poltronas (leg room, em inglês) permite até mesmo aos ‘varapaus’ esticar as pernas.

Os jatos Embraer 175 da Trip encurtam a distância de Mato Grosso ao Caribe e aos Estados Unidos. Los Angeles está a quatro horas e meia de Manaus ou a seis horas e meia de Cuiabá. Ainda não há convergência para conexão rápida para as Américas do Norte e Central, no Amazonas, mas isso acontecerá “naturalmente”, observa Caprioli. Em outras palavras, em breve a nova rota deslocará o fluxo turístico para um caminho mais curto, mais econômico e consequentemente mais rápido.

Manaus tem um milhão e seiscentos e cinquenta mil habitantes e excluindo o peixe, mandioca, verduras, frutas e legumes, a base da alimentação dessa população é garantida por Mato Grosso.

Em Manaus predominam as marcas alimentícias mato-grossenses. As gôndolas dos supermercados e mercearias expõem açúcar de Nova Olímpia e Barra do Bugres, leite longa vida e lácteos de Araputanga e Juscimeira, ovos de Campo Verde, frangos e pedaços e aves de Tangará da Serra, Várzea Grande, Nova Mutum e Sorriso, arroz de Sinop e Várzea Grande, refrigerantes de Várzea Grande, óleo de soja de Rondonópolis e Primavera do Leste, cerveja de Rondonópolis, carne suína de Nova Mutum, carne bovina de Araputanga, Cáceres, Rondonópolis, Alta Floresta e Colíder, palmito de Cotriguaçu e inúmeros outros produtos.

O mercado manauara exige permanentemente a presença de representantes comerciais mato-grossenses, o que significa ocupação de assentos da Trip. Motos e eletroeletrônicos produzidos na Zona Franca de Manaus se espalham Brasil afora, sem excluir Cuiabá, o que garante mais passageiros na nova rota.

A exemplo do comércio, o turismo também tem clientela cativa nessa rota que se inicia. Mas, existe outro nicho a ser explorado: Cuiabá é importante centro nacional de medicina de especialidades, principalmente em cardiologia, reprodução humana e oftalmologia. Os aviões dos voos regionais da Trip no Amazonas certamente se transformarão em alimentadores dessa rota interestadual com pessoas que buscarão atendimento médico em Cuiabá.

Diário de Cuiabá

Sobretaxa de combustível deve ser abolida na Tap e na Sata

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) quer que a Tap e a Sata deixem de aplicar a sobretaxa de combustível, tarifa que se aplica a todos os voos domésticos e que aumenta em quatro euros o preço de cada voo.

Em ofício enviado às companhias aéreas e à Secretaria Regional de Economia, a CCAH mostrou a sua “grande apreensão” pela reintrodução da sobretaxa de combustível que, na prática, vem aumentar o preço da viagem entre Açores, Madeira e/ou Continente, em oito euros. Aquela tarifa, justificada pelas transportadoras aéreas como uma medida de protecção em relação à subida do preço dos combustíveis, foi reintroduzida a 10 de Julho, sendo que a sua aplicação já havia sido suspendida em Abril.
A associação comercial das ilhas Terceira, S. Jorge e Graciosa refere no documento que "os açorianos já são amplamente prejudicados pelo elevado preço das passagens aéreas, pelo facto das obrigações de serviço público não permitirem a aplicação de campanhas promocionais às viagens dos Açores para a Europa, sendo agora novamente penalizados pela aplicação desta sobretaxa". Além disso, o comunicado salienta que “o preço do crude continua a baixar” e recorda a “crise económica e financeira existente e o abaixamento do fluxo turístico para a Região” para concluir que o “agravamento do preço da passagem irá ainda prejudicar o desenvolvimento turístico e económico dos Açores”. As preocupações são igualmente extensíveis ao aumento nas sobretaxas aplicadas ao transporte de mercadorias.
Esta foi a forma encontrada pela CCAH, para apelar às companhias aéreas que “revejam a sua posição” e que a Secretaria Regional de Economia “garanta que há uma vontade política” para alterar a situação.

JornalDiario


Novo relatório de sustentabilidade da UPS estabelece meta de redução de carbono



A Indústria é desafiada a divulgar dados de emissão .

Atlanta– Com uma iniciativa que mais uma vez demonstra sua liderança ambiental, a UPS (NYSE:UPS) adotou um plano de corte das emissões de carbono de sua companhia aérea em mais 20% até 2020, que resultará em uma redução acumulativa de 42% desde 1990.

A meta está detalhada na última edição do Relatório de Sustentabilidade da UPS, divulgado na semana passada no website http://www.responsibility.ups.com/sustainabilty. O relatório demonstra que a UPS Airlines já é uma líder em eficiência de combustível no setor de entrega de pacotes com um fator de eficiência de 1.42 CO2 libras por Tonelada de Milha Disponível.

O relatório também revela o inventário total de carbono global da UPS, incluindo o Scope 1 (emissões diretas), assim como o Scope 2 e 3 (emissões indiretas), um nível de reportagem incomum na indústria.

“Nós acreditamos que isso é importante não somente para a UPS, mas também para os nossos clientes e para a sociedade,” descreve o Chairman e CEO da UPS, Scott Davis, no Relatório de Sustentabilidade. “O fato é que os clientes dependem da indústria de transportes e logística como parte de suas cadeias de suprimentos. Eles requerem informações precisas da indústria para calcular seus próprios inventários de CO2 e reportá-los ao público. Por isso, nós defendemos a divulgação total (Scopes 1,2 e 3) da indústria de transportes e logística”.

A meta da companhia aérea é a primeira de uma série de metas de redução de carbono que a empresa planeja estabelecer nos próximos anos, de acordo com Bob Stoffel, Vice-Presidente Sênior e o executivo responsável pelo programa de sustentabilidade da UPS.

“Nós estabelecemos nossa primeira meta para emissões de aeronaves porque nossos aviões são responsáveis por 53% da produção de carbono da UPS,” acrescentou Stoffel.

A UPS pretende alcançar suas metas de aviação até 2020, investindo em aeronaves e motores com maior eficiência de combustível; iniciativas operacionais para economizar combustível; e a introdução de biocombustíveis.

O relatório ilustra extensivamente a abordagem da UPS para reduzir os impactos ambientais e explica como a companhia pretende progredir daqui pra frente. Além disso, o relatório também discute em detalhes como a companhia utiliza uma rede de transportes integrada e flexível para reduzir a intensidade do carbono e economizar combustível.

“Este é o relatório mais abrangente, completo e global que já produzimos desde a publicação do nosso primeiro relatório da indústria em 2002,” disse Stoffel. “É uma demonstração do nosso renovado compromisso com a transparência e práticas de negócios sustentáveis.”

A UPS (NYSE: UPS) é a maior empresa de entrega de pacotes do mundo e líder global de serviços da cadeia de suprimentos e de carga aérea. Com mais de cem anos de experiência em transporte e logística, é a líder global no mercado, oferecendo um portfólio completo de soluções. Com sede em Atlanta, Geórgia, a UPS opera em mais de 200 países e territórios no mundo. A companhia pode ser localizada na internet pelo site ups.com.

Fator Brasil