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terça-feira, 14 de abril de 2009

TAM e Gol perdem participação

Com expansão agressiva da oferta de voos e promoções, pequenas empresas puxam crescimento do mercado

O setor aéreo cresceu 4,7% no primeiro trimestre do ano no mercado doméstico, de acordo com dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entretanto, o crescimento não foi puxado pelas líderes TAM e Gol, mas pelas pequenas Webjet, Oceanair, Azul e Trip. Considerando apenas TAM e Gol, o crescimento foi de 1,5% no trimestre, na comparação com o mesmo período de 2008. "As pequenas estão começando a ganhar participação de mercado em cima das grandes", avalia o analista de aviação da corretora Raymond James, Eduardo Puzziello.

Fonte : O Estadão

Plano para incentivar aviação regional prevê redução tributária e suplementação de tarifa

Rio de Janeiro - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, detalhou medidas para incentivar a aviação regional e favorecer compras de aviões da Embraer, que passa por dificuldades financeiras por causa da crise econômica mundial. O pedido de um plano para o setor foi feito na quinta (5), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Jobim disse que foram definidos três instrumentos para favorecer a aviação regional, que utiliza aviões de até 90 lugares, ligando cidades no interior ou capitais próximas. Segundo o ministro, deverá ser instituída uma regra de entrada, para apoiar as empresas que desenvolverem mercados e que impeça novas empresas de explorarem as rotas já desenvolvidas.

"Como tem liberdade de rotas no Brasil, uma outra empresa pede a mesma linha e a Anac não pode deixar de negar. Se o aeroporto de saída e o de chegada tem capacidade, concede. Aí mata aquela empresa que criou o mercado", disse.

Também será necessário haver uma redução tributária sobre combustíveis e para aviões vendidos pela Embraer, que atualmente perdem competitividade de preço por causa da carga tributária nacional. Além disso, Jobim acenou com a possibilidade do retorno de uma medida chamada de suplementação tarifária, cobrada das outras companhias para apoiar linhas sem retorno econômico, mas necessárias para o país.

Jobim citou o caso da rota ligando as cidades amazonenses de Tabatinga e Manaus, que tem a passagem mais cara do que uma viagem entre Manaus e Londres, na Inglaterra.

Mitsubishi vai fabricar aviões que podem afetar Embraer


A Embraer prepara-se para uma nova batalha internacional, muito parecida ao epispodio com a Bombardier. A empresa brasileira irá entrar com uma representação contra a Mitsubishi na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A indústria nacional de aviões coloca-se contrária ao tipo de financiamento que o governo japonês está fazendo para um modelo de jato de 95 assentos, com lançamento previsto para 2013.

Segundo fontes internacionais, o governo nipônico vai financiar quase integralmente os custos para o desenvolvimento da aeronave, no valor de US$ 1,2 bilhão.

Para a Embraer, trata-se de um caso típico de subsídio. De acordo com informações obtidas pela empresa brasileira, a Mitsubishi já procurou companhias aéreas internacionais na Ásia, prometendo crédito do governo japonês para os contratos de compra das aeronaves.

fonte: Diário do Turismo

Transporte aéreo de passageiros aumentou 4,7% no 1º trimestre


SÃO PAULO - A taxa média de ocupação da indústria de aviação brasileira apresentou baixa em março, marcando 59%, ante taxa de 64% registrada no mesmo mês do ano passado. Em relação a fevereiro também houve retração, pois naquele mês a taxa havia sido de 61%.

Os dados, divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apontam, no entanto, que no acumulado do primeiro trimestre o transporte de passageiros aumentou 4,7% em relação ao período de janeiro a março do ano passado. Ainda assim, a oferta de assentos aumentou 10,2% no período, portanto mais do que a demanda, o que levou à queda dos índices de ocupação.

fonte:Valor on Line


Tam mantem liderança no mercado doméstico e internacional

De acordo com os dados divulgados hoje (13/04) pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Tam manteve em março a liderança do mercado doméstico de aviação com uma taxa de 49,3%, seguido da Gol/Varig com 39,4%, da Webjet com 3,89. Completam o ranking a Oceanair com 3,06% e a Azul Linhas Aéreas com 2,23% de market share.Com isso, a Tam transportou em março 1,96 milhões de passageiros no mês passado contra 1,97 milhões registrados em março do ano passado. Já a Gol/Varig que transportou 1,57 milhões, contra 1,59 milhões no mesmo período de 2008.No mercado internacional a Tam fechou o mês de março com um market share e 85,3% contra 14,3% da Gol/Varig.