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terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cirrus Vision SF50

Durante o encontro anual da Cirrus em Minesota, a empresa cumpriu a promessa de apresentar a um grupo de clientes e convidados o mockup do Cirrus Vision SF50 - a aeronave mais esperada na história da Companhia. Cada um dos clientes convidados fez um depósito de US$ 100.000,00 para entrar na fila do seu primeiro "personal-jet".








O rígido controle sobre o desenvolvimento do projeto ficou evidente pois, nem os próprios funcionários da Cirrus que não tinham participação no projeto, tiveram autorização para ver o Cirrus Vision SF50 até horas antes da apresentação. O resto do mundo pode ver o esperado jato em um evento especial na sede da Empresa em Duluth, MN.


"Nós os chamamos de personal-jet, não por causa do tamanho, mas, porque é uma extensão natural da linha SR22", diz o CEO e Co-Fundador da Cirrus, Alan Klapmeier. "Como no SR22, o Cirrus Vision SF50 foi projetado para ser pilotado por seu proprietário, e terá inovações como o CAPS (Sistema de paraquedas Cirrus). Enquanto será tecnologicamente avançado, está sendo desenhado para ser excepcionalmente fácil de voar, oferecendo aos clientes um crescimento em um novo estilo com a Cirrus.

O maior impacto ao ver o Cirrus Vision SF50 é a sua cauda em V que permite a acomodação de uma turbina Williams, que fica acima da fuselagem em um desenho suave e integrado. As linhas da fuselagem em formato de bulbo , oferece espaço para um piloto e quatro passageiros, um do lado direito e tres nos assentos centrais. A aeronave poder ser configurada para até sete pessoas, incluindo pequenos assentos para crianças, na configuração chamada "five-plus".



"Estamos no início do projeto de desenvolvimento e não pretendemos limitar o projeto de forma nenhuma. É importante que qualquer dado que se torne parte do projeto seja absolutamente preciso", dis o co-fundador e Vice Chairman Dale Klapmeier.



"As informações que tentamos proteger durante os últimos anos de desenvolvimento do produto foi a quantidade ilimitada de novas implementações e funções que incorporamos em uma aeronave deste tamanho.," diz o Vice Presidente de desenvolvimento avançado Mike Van Staagen. "A flexibilidade é ainda mais surpreendente levando em conta que esta aeronave é projetada para ser utilizada por um único operador.


" O design é configurado com precisão para maximizar a flexibilidade para o operador. "Mountain bikes, equipamento de camping, kits de golf, skis, grandes famílias, não haverão problemas !. O Cirrus Vision SF50 vai mostrar seu valor agregado por conta de seu interior em formato de "caverna" com capacidade de acomodar uma diversidade enorme de utilizações, a 300 Knots por hora.


Roberto Caiafa

Avianca torna-se a maior da América Latina

A companhia aérea colombiana Avianca anunciou fusão com Taca (Transportes Aereos Centroamericanos), de El Salvador, se tornando a maior empresa do setor de aviação na América Latina em rotas. O novo grupo passa a se chamar Holdco. Com a união, as empresas preveem faturar US$ 3 bilhões cobrindo 100 rotas no continente americano.

A Avianca faz parte do grupo Sinergy, do empresário Germán Efromovich, que também é dono da brasileira Ocean Air e da equatoriana Vip, que opera com aviões de pequeno porte. A brasileira passa por uma reestruturação e vai também ostentar a marca Avianca.

A união vai beneficiar os brasileiros, segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo, Respício do Espírito Santo, já que haverá um maior número de oferta de voos na América Latina. ” E a oferta maior acaba reduzindo os preços das tarifas ” , diz o especialista.

Os executivos da nova companhia, Roberto Kriete, atual presidente da Taca, e Fabio Villegas, que ocupa o mesmo cargo na Avianca, observaram que, frente às companhias aéreas européias e americanas, a Holdco ainda será considerada pequena. Mas, apesar disso, os dois já vislumbram novas operações para a Europa, principalmente para a Espanha, para onde a Avianca já têm 17 voos semanais a partir da Colômbia.

Juntas as duas companhias latinas terão 129 aeronaves. Se somarmos com as 14 da Ocean Air, o grupo ficará com 143 aviões. Hoje, a TAM possui 132 aeronaves e a Lan Chile, 70.

A companhia chilena é considerada a maior companhia da América Latina, em vendas, com receita de US$ 4,28 bilhões em 2008, enquanto a TAM fechou o ano passado com R$ 2,8 milhões (US$ 1,6 bilhão).

A fusão se dará através de um aporte de ações das duas companhias. Para virar majoritário, a Avianca pagará US$ 40 milhões à Taca. No fim, o acionista da empresa colombiana, o grupo Sinergy, ficará com 67% da Holdco, enquanto o acionista da salvadorenha, Kingsland Holding, com 33%, segundo o contrato assinado na quarta-feira em San Salvador. Por enquanto, as empresas ainda ostentarão suas identidades corporativas, mantendo as marcas nas aeronaves. A fusão ainda depende de aprovação dos governos e dos órgãos de defesa da concorrência dos dois países. Por isso, as modificações nas companhias só começarão de fato em 2010.

O negócio ainda pode beneficiar a VarigLog já que o empresário Germán Efromovich será o novo gestor da companhia. Além disso, ainda tem um contrato de opção de compra da companhia de logística por US$ 100 mil, de três anos. A VarigLog opera hoje com apenas três aeronaves e passará a ter acesso a toda a frota no continente. Na última assembleia de credores da companhia, em setembro, Efromovich afirmou que uniria a operação da VarigLog à da Ocean Air.

Aviação Comercial

Google oferece Wi-Fi grátis em vôos nos EUA



O Google e a companhia aérea norte-americana Virgin America entraram em um acordo para oferecer internet Wi-Fi gratuita dentro dos aviões em todos os vôos da empresa. O benefício vai de 10 de novembro até 5 de janeiro de 2010.

Segundo o Google, o “presente” foi dado para ajudar as pessoas a se manterem conectadas e informadas enquanto viajam na época de festas. Todos os vôos são operados apenas dentro dos Estados Unidos.

12 horas

Com 81% de ocupação e 93% de pontualidade, Azul quer oferecer o melhor

azul_pontualidade

Em palestra realizada na sede da CNC, no Rio de Janeiro, o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, reafirmou o compromisso da empresa com seus clientes, buscando oferecer sempre o melhor serviço, independente da posição que ocupa na participação de mercado.

Entretanto, como a qualidade e amplitude dos serviços prestados influi diretamente na participação atingida, esta também vem crescendo na medida que a companhia expande sua frota e malha aérea.

Atualmente ocupando a quarta posição no mercado, em disputa direta com a Webjet pelo terceiro posto entre as líderes, a Azul fechará este ano com 14 aeronaves e mais de 2 milhões de passageiros transportados. Para 2010 os planos são de ampliar a frota em 50%, chegando a 21 aviões e mais de 3 milhões de passageiros, e a empresa ainda planeja manter um crescimento contínuo até o ano de 2013, quando terá uma frota quatro vezes maior que a atual e espera atingir a marca de mais de 8 milhões de passageiros transportados ao ano.

Portal CR

Etihad Airways retoma voos para Sri Lanka



Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, anuncia sua retomada dos vôos para Colombo, no Sri Lanka, a partir de janeiro de 2010.

Cubana Airlines - 80 º aniversário

A Cubana Airlines completou seus 80 Anos, foi uma das primeiras companhias aéreas a iniciar voos comerciais isso em 1929,quando começou suas operações.


Além de ser pioneira, foi um das fundadoras da International Air Transport Association (IATA, na sigla em Inglês).

Não muito tempo atrás, a empresa cubana renovou sua frota com o objetivo de reforçar os seus vôos domésticos e vôos internacionais.

Atualmente, além das 15 rotas domésticas que ela atua, tem ligações em toda a América e Europa e África.

Ryanair lança um milhão de bilhetes a cinco euros

A companhia aérea Ryanair está de volta às super promoções e lançou agora um milhão de bilhetes, válidos nas suas rotas europeias, a cinco euros cada, anunciou a companhia de baixo custo irlandesa.


A promoção entrou em vigor à meia-noite de segunda-feira, dia 19, e vai estar disponível até à meia-noite da próxima quinta-feira, dia 22, em reservas realizadas através do site www.ryanair.com.



O preço dos bilhetes já inclui "taxas e encargos", informa a Ryanair em comunicado, devendo as viagens realizar-se entre finais de Novembro e inícios de Dezembro, em qualquer uma das mais de 500 rotas europeias oferecidas pela companhia. Os passageiros que evitarem as despesas opcionais, pagando com cartão Visa Electron, viajando apenas com bagagem de mão e não optando pelo embarque prioritário, pagam apenas os cinco euros correspondentes à tarifa aérea.
Apea

JÁ É O SEGUNDO AEROPORTO NA IRLANDA

Em 7 de Janeiro de 2010, a Easy jet passará a voar para o aeroporto George Best Belfast City (Irlanda do Norte) com uma ligação para Londres (Luton).

Iata reconhece crescimento do Oriente Médio

“O espetacular crescimento das regiões do Oriente Médio e Norte da África relembra-nos o papel que a aviação tem no desenvolvimento econômico”, afirmou Giovanni Bisignani, diretor da Iata.




Bisignani destacou a importância vital do crescimento contra-corrente destas duas regiões, no discurso dirigido aos líderes das companhias aéreas presentes num congresso organizado pela Organização das Companhias Aéreas Árabes em Jeddah, Arábia Saudita.

O diretor da Iata considerou o mercado árabe como “um oásis de boas notícias na indústria da aviação”, com um crescimento de 8% de tráfego de passageiros nos primeiros oito meses do ano, e um aumento de capacidade de 13%.

Bisignani acrescentou ainda que a região se precisa focar em quatro pilares essenciais, além de capitalizar o crescimento em lucros: Segurança, controle de custos, liberalização e ambiente.
Jornal de Turismo

Faz 108 anos …

…… que Alberto Santos-Dumont conquistou o prêmio “Deutsch de la Meurthe” com seu dirigível nº 6. No dia 19 de outubro de 1901 Santos-Dumont percorreu em menos de 30 minutos o itinerário preestabelecido que incluía a circunavegação da Torre Eiffel.

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Poder Aéreo

“Motor parou de repente”, diz capitão

No fim da tarde, a assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social informou sobre o estado de saúde do capitão Márcio Henrique de Assunção. Do hospital, o próprio capitão tranquilizou família e amigos, dizendo que sofreu apenas um corte na cabeça, mas que estava bem. Ele explicou que a aeronave estava retornando para o hangar no aeroporto, quando houve uma falha mecânica e o motor parou, fato este que obrigou o pouso forçado do helicóptero.



“Ainda não sabemos o que originou a pane do helicóptero. Ele estava funcionando normalmente, quando de repente parou. Como somos preparados para agir em casos de emergência, procuramos o melhor local para fazer um pouso plainando, mas fomos surpreendidos por uma rajada de ventos que deslocou o helicóptero, o jogando contra o muro da casa que estava vazia”, afirmou o capitão.
Gazeta de Alagoas - AL

Novas asas para Confins



Até 2013, Aeroporto Internacional Tancredo Neves ganhará outro terminal, capaz de dobrar o número de passageiros, para 10 milhões de pessoas por ano.

Em no máximo quatro anos, Belo Horizonte vai contar com um novo terminal aeroviário no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana. Com estrutura semelhante ao atual, o novo terminal será maior, com capacidade para atender 10 milhões de passageiros por ano, praticamente o dobro do potencial de hoje. Em 2008, cerca de 5 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram no aeroporto. Até o fim deste ano, a previsão é de que o número chegue a 6 milhões. A alta demanda, que se justifica, segundo representantes da Infraero, pelos preços promocionais das passagens e pelo número cada vez maior de companhias aéreas, tem resultado em irritação de motoristas, que chegam a passar 30 minutos procurando uma vaga no estacionamento do local.

Ainda em estudo, o novo terminal, se colocado em prática, vai ser concluído no máximo em 2013, um ano antes da Copa do Mundo no Brasil, para a qual a capital mineira será uma das cidades-sede. “Temos observado um aumento alto na demanda de passageiros. Até o meio deste ano, acreditávamos que o número de pessoas embarcando e desembarcando não passaria de 5 milhões, como foi em 2008. Mas a estimativa mudou e apostamos que passaremos dos 6 milhões”, afirma o superintendente da Infraero no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Silvério Gonçalves. Ele revela que o novo espaço terá uma capacidade maior que o atual aeroporto, podendo receber até 10 milhões de pessoas por ano. “Ainda não sabemos se haverá uma segmentação nesse novo terminal, destinando-o apenas para viagens internacionais ou nacionais. É ainda um projeto em análise.”

Aeroportos no Brasil

Dia 20 de Outubro – Dia do Controlador de Tráfego Aéreo


Dia 20 de Outubro é o Dia do Controlador de Voo. Ao embarcar no avião, seja para viajar ou trabalhar, nem todos se lembram de que na Torre de Comando há uma equipe de profissionais com a missão de ser a visão dos tripulantes.

Como relatamos no polêmico artigo “Um grito de Socorro“, a vida de um controlador de tráfego aéreo não é fácil e, em muitos momentos, estressante. Cada ponto observado no radar representa uma aeronave e consequentemente, centenas de vidas. O controlador de voo é mais uma peça fundamental da estrutura do sistema aéreo, onde cada qual exerce função essencial para o perfeito trabalho em equipe e sucesso de cada voo.

Conhecido internacionalmente pela sigla ATCO, do inglês Air Traffic Controller, é o profissional encarregado de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e aeroportos de modo ordenado, seguro e eficiente.

Os controladores de voo coordenam e orientam os pilotos com autorizações para os procedimentos solicitados durante a navegação aérea. É da torre de comando que os controladores ditam as instruções técnicas necessárias dentro do espaço aéreo de sua jurisdição a fim de evitar colisões entre aeronaves e estas com possíveis obstáculos nas imediações dos aeroportos.

Para ser um controlador de voo é necessário, além de saber controlar muito bem os nervos, deve ter rápido poder de reação diante de situações inusitadas.

Air Tarffic Control

No Brasil, os controladores de tráfego aéreo são formados em dois locais. Os militares pela Escola de Especialistas da Aeronáutica em Guaratingueta; Já os civis tanto da Aeronáutica como da Infraero são formados no Instituto do Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos. Ambas as instituições são da área de ensino da Força Aérea Brasileira. A escolaridade exigida para a seleção é o ensino médio.

O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O seu trabalho é muito específico por isso não pode ser facilmente alocado de uma áerea de trabalho para outra, o que só acontece após meses de treinamento e adaptação para obter o nível adequado de operacionalidade na nova localidade (estágio operacional).

A atividade é dividida em cinco áreas:
Centro de Controle de Área;
Controle de Aproximação;
Torre de Controle;
Busca e Salvamento; e
Defesa Aérea.

A categoria ainda necessita de melhores condições de trabalho e melhor proposta para o setor, mas hoje queremos acima de tudo celebrar esta carreira (já pensou em ser um controlador?) e dar o devido valor a este profissional anônimo que faz o país literalmente decolar e voar em segurança.

A todos controladores de tráfego aéreo fica a homenagem do Meio Aéreo. Graças a todos estes profissionais conseguimos oferecer ainda mais segurança a todos passageiros da aviação civil.

Parabéns!!!

Meio Aéreo

Webjet lança novo site


A Webjet Linhas Aéreas colocou no ar desde ontem seu novo site, que, além de oferecer aos internautas um visual mais moderno, conta com novidades que facilitam a navegação e agilizam o processo de compra de passagens. O site destacará, automaticamente, as melhores ofertas na página principal, por meio da implantação de um gerenciador de conteúdo.

Uma das principais mudanças é o serviço que oferece busca rápida de preços, bastando clicar na cidade de origem, na própria página de entrada. Por meio do novo sistema, o site exibirá na página principal as Top Ofertas, com os valores mais baixos de passagens à venda no momento da navegação.

“O novo site está com melhor navegabilidade e preparado para uma demanda maior, atendendo ao crescimento da frota previsto para este ano. O passageiro contará com serviço mais ágil, pois dará menos cliques para obter informações”, destaca o diretor Comercial e de Marketing, Davidson Botelho.

Ao acessar webjet.com.br, o cliente terá à sua disposição links rápidos para os serviços mais procurados, como web check-in, informações dos seus voos e atendimento online (chat), além atalhos para serviços externos, como meteorologia e horários de voos em tempo real.

Portal da Propaganda


Emirates fecha acordo financeiro com EUA para compra de novas aeronaves


A Emirates anunciou transação bem sucedida com o Export Import Bank of the United States (Ex- Im Bank). O financiamento, calculado em US$ 413,7 milhões será utilizado na aquisição de três novos Boeing 777-300ER. Este é o primeiro laço financeiro que se estabelece entre os EUA e a companhia aérea. O valor contratado prevê quitação até 21 de Agosto de 2021, em parcelas trimestrais, a uma taxa fixa de 3.465% ao ano.
Mercado e Eventos

Gol é a empresa mais adaptada à nova lei do SAC



A GOL foi eleita pela Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente – ABRAREC – a empresa que melhor se adaptou à lei do SAC. A premiação, que chegou este ano à sua 5ª edição, classificou as melhores empresas de diversos segmentos como seguros, bancos, varejo, consumo, entre outros, e premiou a companhia aérea na categoria de maior importância. Para chegar ao resultado, foram analisados dados do Procon e de sites de relacionamento com clientes.

A banca julgadora foi formada por profissionais que atuam no atendimento aos clientes. Entre eles o advogado Vitor Moraes de Andrade, especializado no Direito das Relações de Defesa do Consumidor da OAB/SP; Jacques Meir, especialista em gestão de marcas; Profº Filomeno, um dos autores do Código de Defesa do Consumidor (CDC); Eduardo Souza Aranha, presidente da empresa de comunicação direta e CRM, Souza Aranha; Élcio de Lucca, ex-presidente da Serasa Experian, e Luís Buono, VP de Atendimento/Planejamento da Fábrica Comunicação Dirigida.

“Nos sentimos honrados pelo reconhecimento. Mesmo antes da lei entrar em vigor, já cumpríamos grande parte das exigências. Tivemos apenas que fazer apenas complementações como contratar novos atendentes e intensificar o treinamento de nosso colaboradores”, afirma Tarcisio Gargioni, vice-presidente de Marketing e Serviços da GOL.

Comunicação Corporativa GOL

LEI SOBRE HELIPONTOS EM SÃO PAULO



Foi aprovada, em segunda votação, na Câmara Municipal de São Paulo, Projeto de Lei para regulamentar os helipontos da capital paulista
. O projeto (PL 0041/2007) estabelece diretrizes e normas para pousos e decolagens de helicópteros na cidade. Agora a Prefeitura Municipal tem 60 dias para regulamentar o projeto que define diretrizes tanto para os usuários como para os responsáveis pelas instalações dos helipontos. A cidade é uma das mais ativas do mundo no uso de aeronaves de asas rotativas, perdendo apenas para Nova Iorque. Segundo a ANAC São Paulo representa 26% do tráfego aéreo do país.
Aerohbusiness

TAM Viagens comemora 11 anos com aumento nas vendas de pacotes de viagem


A TAM Viagens, operadora de turismo da TAM Linhas Aéreas, acaba de completar 11 anos de existência comemorando aumento nas vendas. Apenas de janeiro a setembro deste ano, a operadora superou em 14,3% o que comercializou ao longo de todo o ano passado.

WTA 2009: Lufthansa distinguida



Os profissionais de viagens de todo o mundo escolheram a Lufthansa como a “Companhia Aérea Líder da Europa” nos World Travel Awards de 2009, pelo segundo ano consecutivo.


A participação deste ano foi a maior na história de já 16 anos dos World Travel Awards, com mais de 170 000 profissionais da indústria de viagens a dar os seus votos para os que consideram serem os melhores produtos e serviços no campo das viagens, turismo e hospitalidade na Europa.
Os World Travel Awards são, atualmente, os prémios mais completos e mais prestigiantes da indústria de viagens.
Opção Turismo

Air Berlin planeja aumentar tarifas



A companhia aérea alemã Air Berlin pondera aumentar as tarifas e utilizar ao máximo a sua capacidade,
afirmou o CEO da companhia Joachim Hunold, citado pelo jornal alemão “Financial Times Deutschland”.

O CEO afirmou que o “objetivo principal não é cota de mercado, mas trabalhar de forma rentável”, escreve o jornal, citado pela imprensa internacional.
Presstur

"O Brasil está saturado", diz VP da Gol



A frase acima é do vice-predidente de Planejamento e TI da Gol, Wilson Maciel Ramos, durante o lançamento da parceria de code-share entre a companhia aérea brasileira e a Iberia, ontem, em Madri. Maciel se refere, obviamente, ao mercado de aviação no Brasil, especialmente na questão da infraestrutura aeroportuária.

A afirmativa contradiz a posição do presidente da Azul, Pedro Janot, que defende que a aviação brasileira precisa de mais companhias. E os números mostram que Tam e Gol perderam mercado para as entrantes. "Os aeroportos do Brasil não têm infraestrutura para receber novas companhias", acrescentou.

Mesmo assim, a Gol acrescentará a sua frota, em 2010, mais dois novos aviões Boeing 737-800, o que refletirá em novos voos. "À medida que chegam novas aeronaves, aumentam-se os voos, mas sempre focando na América do Sul e Central", disse o executivo. Atualmente, a companhia possui 108 aeronaves e passará a 111 no próximo ano.

Em relação ao crescimento da companhia em tempos de crise, Wilson revelou que "o acréscimo ficará abaixo dos 5%, mas ainda é significativo".
PANROTAS

Gol e Iberia anunciam parceria

O acordo prevê que a Iberia venda passagens da Gol para 13 destinos domésticos no Brasil. Nos próximos dias um contrato de troca de milhagens deverá ser assinado.



 Divulgação
Silvia Cairó, da Iberia, e Wilson Maciel Ramos, da Gol, durante anúncio de parceria entre as duas companhias aéreas

Dando continuidade à sua estratégia de expansão, a Gol acaba de assinar uma nova parceria internacional. A aérea conta agora com acordo de code-share com a Iberia para que a empresa espanhola possa vender passagens da Gol para 13 destinos domésticos. Este é o quarto acordo de code-share firmado pela companhia neste ano, após parcerias já firmadas com a Air France-KLM, American Airlines e Aeroméxico.

Hoje, a Iberia oferece dois voos diários de Madri a São Paulo e um ao Rio de Janeiro. Com origem nesses destinos, a companhia passará a vender passagens da Gol para Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória.

O interesse da companhia aérea espanhola no Brasil é justificado pelos números. O Brasil é o único destino da América Latina que não sofreu redução na oferta de voos em 2009. “Enquanto na média mundial registramos uma queda de 6% no fluxo de passageiros neste ano, no Brasil, há quase estabilidade, com ligeira queda de 0,5%”, diz Silvia Cairó, diretora de vendas internacionais da Iberia, que acredita que este será o ano mais duro da história da aviação.

Já a Gol enxerga as parcerias como uma forma de aumentar o número de passageiros. “Pretendemos conquistar mais clientes. A intenção é aumentar o número de parcerias”, afirma Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de Planejamento e TI da Gol.

Atualmente, a Iberia é a primeira companhia europeia em voos para a América Latina.

No Brasil, ela perde o posto para a TAP, passando ao segundo lugar. Do total de 28,5 milhões de clientes transportados pela companhia em 2008, 468 mil tiveram como destino o Brasil. Na rota entre Brasil e a Europa transitam, a cada ano, cerca de 3 milhões de passageiros.

Segundo Silvia, do total de passageiros que partem da Europa rumo ao Brasil, 40% têm como destino São Paulo, 23% o Rio de Janeiro e 37% outras cidades, como Salvador e Natal. No caso da Iberia, apenas 17% dos viajantes vão a outros destinos que não Rio e São Paulo. “A parceria vai nos ajudar a penetrar em outros lugares do Brasil. Também queremos chegar aos outros destinos”, diz.

Novo acordo para as milhagens
Além dessa parceria, dentro de 15 dias, as duas empresas devem assinar um novo acordo para que haja a integração do programa de milhagens. Dessa forma, o consumidor poderá acumular e resgatar pontos nos voos das duas empresas. Ou seja, será possível usar os pontos acumulados em viagens nacionais da Gol para a compra de passagens de qualquer rota operada pela Iberia e vice-versa.

Além da aérea espanhola, a programa de milhagem da Gol também foi integrado aos da Air France-KLM e da American Airlines. A previsão é que as medidas comecem a valer em janeiro do ano que vem, após a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O Smiles, programa de milhagem da Gol, conta com 4,8 milhões de cadastrados, enquanto o Iberia Plus, da Iberia, possui 6,5 milhões.

Os acordos feitos pela Gol também podem ser vistos como uma resposta à TAM, que desde o final de 2008 faz parte da Star Alliance, formada atualmente por 24 companhias aéreas, entre elas United Airlines e Lufthansa, em que há a integração dos programas de milhagem dos membros.

Crise
Com 2,3 bilhões de euros em caixa, a Iberia se diz “tranquila” para enfrentar a crise, mas não nega seus impactos na companhia. No primeiro semestre deste ano, a empresa, que há 13 anos registra lucro, teve prejuízo de 237 milhões de euros. “Este ano será de perdas”, admite Silvia.

Para combater os efeitos da recessão mundial, a Iberia tomou uma série de medidas. “Cortamos 6% da oferta de voos, congelamos os salários dos executivos e paralisamos 85 milhões de euros em investimentos”, conta a executiva.

Por outro lado, a Gol lucrou R$ 353,7 milhões no segundo trimestre de 2009, frente aos R$ 166,5 milhões de prejuízo contabilizados no mesmo período de 2008. A diferença de resultados explica diferentes planos para o ano que vem. Enquanto a Gol irá incorporar três aeronaves à sua frota, alcançando a marca de 111, a Iberia não tem planos de expansão.

Mas isso não significa que a companhia espanhola esteja parada. Além de negociar uma fusão com a British Airways, da qual possui 10% das ações, a empresa deve assinar um acordo de compartilhamento de receitas com a própria British e a American Airlines para as rotas entre a Europa e a América do Norte, México e Porto Rico. Com a parceria, a receita desses voos realizados pelas três companhias seria unificada em um único caixa e dividida de acordo com a participação em cada uma no transporte de passageiros. A parceria já foi aprovada pelo órgão regulador europeu e agora aguarda a avaliação do americano.

* A jornalista Elisa Campos viajou a convite da Gol Linhas Aéreas

Época Negócios


Helicóptero cai em Maceió e tripulantes passam bem


Um helicóptero fez um pouso de emergência em uma construção em Maceió nessa segunda-feira. A aeronave bateu em um muro e ficou totalmente destruída, mas os dois tripulantes, oficiais da Polícia Militar tiveram escoriações e foram encaminhados ao hospital, mas passam bem.

O tenente-coronel e piloto Antônio Celso Júnior, com mais de 2 mil horas de vôo, era o piloto. O outro tripulante era o capitão Assunção.O helicóptero foi comprado em 2007 para o Pan do Rio de Janeiro e foi cedido à Força de Segurança Nacional. Peritos vão aproveitar a terça-feira para retirar equipamentos e investigar o local, para saber as causas que levaram o helicóptero a cair. Os resultados devem sair em 90 dias.

Terra

Irlandesa Air Lingus terá de fazer ainda mais cortes para sobreviver


Os tempos não estão fáceis para a segunda maior companhia aérea irlandesa, detida 25 por cento pelo Governo.


Apesar de ter anunciado despedir quase um quinto dos seus trabalhadores (quatro mil no total) – e reduzir assim os custos operacionais em 91 milhões de euros até 2011 – a estrutura acionista pode mais uma vez travar o plano de recuperação.
“A Air Lingus está enfrentando uma questão fundamental: ou sobrevive ou mantêm-se talvez por mais dois anos. Penso que não há outra escolha”, disse hoje o minitro dos Transportes, Noel Dempsey, à rádio RTE.

“Se não conseguirem aumentar as poupanças para cem milhões de euros, não vamos voltar falar da Air Lingus daqui a uns anos”, desabafou.
No capital da companhia aérea está a Ryanair, com uma participação de 30 por cento. Os trabalhadores (atuais e antigos) detêm 14 por cento da empresa.

Publico pt

Acidente de helicóptero militar equatoriano no mar, sem causar vítimas

Um helicóptero da Marinha do Equador sofreu um acidente ontem de manhã no mar, por motivos ainda desconhecidos, forçando os dois pilotos que estavam a bordo da aeronave a se deslocar para oito milhas da costa, sem causar vítimas.


Segundo declarações do secretário do Comando Geral da Marinha, Francisco Garay, o acidente ocorreu às 02,47 horas locais (07,47 Brasília), quando os dois pilotos do helicóptero naval, tipo Bell 230, realizavam exercícios militares na costa da província Esmeraldas (nordeste).
Qué.es

Conheça o F-117 Nighthawk


O modelo sempre foi rodeado de muito mistério e o fabricante conseguiu elaborar o projeto e colocá-lo em operação em segredo quase absoluto.

Tal foi o segredo com que foram encarados seu projeto e construção, que o Lockheed F-117ª havia entrado em serviço vários anos antes que se tornasse pública a sua existência. Por outro lado, os boatos eram consideráveis, inclusive, falou-se de um certo F-19, produzindo todo tipo de especulações e falsos relatórios, que em última instância, só conseguiram confundir ainda mais todos aqueles interessados, por diversos motivos, em conhecer a verdade.

O Nighthawk, como é conhecido oficialmente o F-117, iniciou a sua vida operacional em 1973, sob o nome de projeto Have Blue, destinado a estudar até que grau uma aeronave pode se tornar invisível aos sistemas de radar e aos equipamentos de detecção por infravermelho.

Como resultado desses estudos, iniciados em 1973, chegaram-se a projetar dois protótipos conhecidos como XST (Experimental Stealth Tactical), que começaram seus primeiros voos de teste em meados de 1977, com resultados satisfatórios. Como consequência disso, foi tomada a decisão de desenvolver um primeiro avião de série, que fez seu voo inaugural em 1981, assinando um contrato com a empresa Lockheed Martin, cujos laboratórios de estudos avançados Lockheed Advanced Development Projects, os famosos “Skunk Works”, de Burbank, na Califórnia, eram os que haviam dirigido o desenvolvimento dos protótipos XST.

O primeiro F-117A foi entregue à USAF em agosto de 1982 e o último em julho de 1990. No total, foram produzidos 59 caças Lockheed Martin F-117A para a Força Aérea norte-americana. Além disso, foram produzidas outras cinco aeronaves que pertenciam ao fabricante e que foram utilizadas como aviões de testes, especialmente para ajudar no desenvolvimento do JSF X-35.

O gerenciamento do Programa foi realizado no Centro de Sistemas Aeronáuticos da USAF na base de Wright-Patterson, em Ohio (EUA), combinando os desenvolvimentos obtidos em termos de tecnologia antirradar “stealth”, com as possibilidades então alcançadas de produção, com o objetivo de proceder a uma rápida entrega dos aviões à USAF.

O programa do F-117A demonstrou que era possível fabricar um jato invisível que fosse confiável e com exigências de manutenção não muito diferentes às dos outros aviões de complexidade similar então em serviço. Hoje, o F-117 está sendo retirado de serviço, mas o seu apoio logístico durante todo o seu ciclo de vida foi realizado pelo Centro de Logística Aérea na base McClellan, em Sacramento, na Califórnia, efetuando uma melhora e atualização permanente de todos os seus sistemas de armas, na Oficina 42 da
USAF, na base aérea Palmdale, também na Califórnia, com o objetivo de manter os aviões em serviço pelo menos até 2018, segundo os planos vigentes na época.

O F-117A Nighthawk foi o único caça monoposto em serviço operacional projetado com a tecnologia “invisível”, o que lhe proporcionava uma qualidade excepcional para o combate ar-ar, mas principalmente, no combate ar-terra. Dispunha de dois motores General Electric F404 e tinha quadruplicados seus sistemas de controle de voo fly-by-wire (impulsos elétricos).

Com a possibilidade de ser reabastecido no ar, o F-117A foi empregado pela USAF em vários conflitos. Contudo, ele não era um avião invisível no sentido exato da palavra - tal máquina não existe - e sua “invisibilidade” somente se conseguia mediante a precisão no planejamento de suas missões. Quatro eram os fatores que garantiam sua invisibilidade: contar com relatórios da inteligência sobre o deslocamento e atividade do adversário com a máxima exatidão; realização de ações de guerra eletrônica antes da missão para anular ou diminuir a atividade eletrônica do adversário; máxima experiência e habilidade dos pilotos e oportunidade na realização das missões ajustando-se, com exatidão, aos tempos estabelecidos.

O F-117A podia utilizar uma grande variedade de armas e estava equipado com um complexo sistema de navegação e ataque totalmente digitalizado que incrementava a eficácia e reduzia o trabalho do piloto.

Ao contrário de qualquer outro avião de combate moderno, o F-117A não dispunha de radar, para fazê-lo ainda mais indetectável. Todo o armamento se alojava em um porão que somente se abria quando ia iniciar o ataque, assim como as antenas dos equipamentos de radiocomunicação, que se estendiam apenas quando eles podiam ser utilizados no espaço aéreo não hostil.

A única unidade equipada com o F-117A Nighthawk, o Grupo Tático 450 do Comando de Combate, foi declarada operacional em outubro de 1983, mas a sua existência só foi divulgada em novembro de 1988 e o avião só foi mostrado em 1990 em um ato que teve lugar na Base Aérea Nellis.

Em 1992, depois da Guerra do Golfo, os Nighthawk foram deslocados da base aérea de Holloman, passando a constituir a Ala de Caça 49 (49FW), que dispunha de três esquadrões, o 70 que atuava como unidade de transição e treinamento, o 80 “Black Sheep” e o 90 “Flying Knight”, que eram os esquadrões de combate.

Independentemente do seu custo — cerca de US$ 122 milhões —, o que fez com que fosse um dos aviões mais caros em serviço no mundo, o F-117A não foi exportado a nenhum país aliado dos EUA.

O F-117A chegou a ser avaliado pela Marinha dos Estados Unidos — que procurava uma aaeronave “stealth” —, mas depois dos ensaios realizados em 1984, chegou-se à conclusão de que o Lockheed Martin F-117A não estava apto a operar em porta-aviões.

Há alguns anos, dois aviões F-117ª Nighthawk da Base Aérea Holoman foram pintados com um novo esquema experimental cinza, a fim de testar a sua capacidade em operações “stealth” diurnas.

Para o “The Dragon” (O Dragão), como foi apelidado, ficar parecido com o F/A-22 Raptor, foram necessários 38 litros de tinta cinza, 20 litros de cinza claro e 10 litros de verniz de silicone. Caso os testes de operações diurnas fosse bem-sucedidos, outros F-117 receberiam o esquema cinza, mas, no fim, todos ficaram pintados no padrão preto original.

Avião Revue

Embraer deve fazer primeiras entregas do Legacy 650 em 2010

A Embraer apresentou nesta segunda-feira o novo jato Legacy 650, cujas primeiras entregas estão programadas para o segundo semestre de 2010. Conforme a fabricante brasileira de aeronaves, dois jatos estão realizando atualmente voos de teste.




O Legacy 650 foi apresentado durante entrevista coletiva na 62a Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA, na sigla em inglês), que acontece entre 20 e 22 de outubro em Orlando.

Conforme a companhia, o custo de desenvolvimento do jato já está considerado no plano de investimento de pesquisa e desenvolvimento para os anos de 2009 e 2010, "não afetando, portanto, as estimativas divulgadas pela empresa para o corrente ano".

O jato, da categoria large, foi desenvolvido com base na plataforma do Legacy 600 e oferecerá maior alcance para até 14 passageiros.

UOL

Tam e NHT terão acordo de código compartilhado


A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou por unanimidade o pedido da Tam e da empresa aérea regional NHT para estabelecimento de acordo de código compartilhado.

No parecer da agência reguladora, os diretores levaram em conta as manifestações favoráveis das equipes técnicas da Superintendência de Serviços Aéreos (SSA) e com fundamento jurídico no art. 192 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986.
Panrotas

DHL renova frota para fidelizar clientes de serviços transatlânticos

Investimento nas aeronaves não foi divulgado

A DHL Express, companhia que atua no transporte expresso e logística, acaba de anunciar que, até o término de 2012, sua frota será ampliada com seis novos jatos Boeing 767 Extended Range Freighter.

Conforme informado pela empresa, a primeira aeronave já foi adicionada à operação, sendo que seu primeiro voo comercial ocorreu entre o aeroporto de Leipzig, na Alemanha, e o JFK, nos Estados Unidos.

Para a DHL, este investimento é de extrema importância, já que é o serviço vem crescendo nos últimos anos. Para se ter uma idéia, apenas no ano passado a operação entre os Estados Unidos e a Europa alcançou o valor de US$ 347 bilhões.

Segundo a companhia, os jatos aperfeiçoarão a conectividade internacional da rede norte-americana e possibilitarão à companhia expandir os serviços entre a costa leste dos Estados Unidos e a Europa.

“Com a introdução do Boeing 767ERF em nossa frota, damos sequência a nossa estratégia tecnológica, que visa atingirmos ganhos de alta eficiência com o uso da melhor tecnologia disponível. Operar com aeronaves confiáveis em nossas rotas transatlânticas prova que estamos empenhados em desenvolver nossas operações dentro e fora dos Estados Unidos. Além disso, a performance desses jatos permite nos mantermos competitivos”, argumenta Charlie Dobbie, Vice-presidente executivo da DHL Express Network Operations and Aviation.

Os aviões substituirão a atual frota de MD-11F hoje disponível pela joint venture com a Lufthansa Cargo. Conforme anunciado, a DHL é a primeira empresa a utilizar esse tipo de aeronave no território europeu, seguindo as normas da EASA (Agência de Segurança Aérea Europeia).
Webtranspo

Airbus e fornecedoras são processadas por acidente do voo AF 447



Um advogado norte-americano entrou com processo contra a fabricante de aviões Airbus e várias fornecedoras do setor aéreo na segunda-feira, em busca de compensações não especificadas em nome dos familiares de oito dos 228 passageiros que morreram quando um voo da Air France caiu na costa brasileira em junho.

O processo afirma que os reclamantes, parentes de alguns dos mortos no acidente com o voo Air France 447, "sofreram uma perda de apoio", além de outras perdas como resultado das mortes. A ação foi enviada a um tribunal do Estado norte-americano de Illinois.

O avião Airbus A330 que caiu no oceano era "defeituoso e irracionalmente perigoso", afirma o advogado.

Também são alvo da ação as fabricantes de peças aeronáuticas Honeywell International, General Electric, Rockwell Collins, Thales e a fabricante de chips Intel.

A Airbus, uma unidade da EADS, não comentou o assunto. "Tomamos conhecimento disso. Não comentamos sobre processos", disse Mary Anne Greczyn, gerente de comunicações da Airbus nos EUA, em email.

O voo 447 caiu no Oceano Atlântico após decolar do Rio de Janeiro em direção a Paris no dia 31 de maio, matando 228 pessoas. Investigadores afirmam ainda não saber o que causou o acidente do A330. A investigação pode levar mais um ano.

"Estamos apenas buscando compensação financeira justa, apoio financeiro para as perdas deles", disse Floyd Wisner, advogado especializado em acidentes aéreos, que entrou com a ação. Ele afirmou que, entre os reclamantes, estão pais, cônjuges e filhos de vítimas do acidente oriundos de Hungria, França, Argentina e de outros países.

"Não existem evidências de que qualquer produto da Honeywell a bordo do voo 447 estava com defeito ou não funcionou adequadamente", disse a Honeywell International em comunicado.

"Como nem a caixa preta nem a maior parte dos destroços foi encontrada, a ação perpetrada na corte de Illinois é somente especulação. Vamos defender agressivamente nossa reputação e nossos produtos e continuar a usar nossa tecnologia para ajudar a garantir que um evento tão trágico como esse possa ser evitado no futuro", acrescentou o comunicado.

A Intel afirmou em nota que, após uma análise inicial, não acredita que a ação tenha mérito no que diz respeito à fabricante de chips.

O porta-voz da Intel, Chuck Mulloy, afirmou na nota que a ação não traz acusações específicas contra a Intel, somente acusações gerais. "A Intel não vende componentes no mercado aeroespacial por bem mais de uma década", disse Mulloy. "Então, no que diz respeito à Intel, o caso não tem mérito."

Entre outros alvos do processo, a Rockwell Collins afirmou que não comenta processos pendentes. Representantes da Hamilton Sundstrand, unidade da United Technologies, e da GE disseram que essas empresas não analisaram o processo ou não poderiam comentá-lo.

Motorola, Thales, Du Pont, Goodrich e Raychem não retornaram imediatamente os pedidos por comentáriois. A Judd Wire não foi encontrada para falar sobre o caso.

Em agosto, a Reuters informou, da França, que a família de uma comissária de bordo que morreu no acidente buscava uma ação legal contra a Air France, segundo o advogado que representa os familiares.
Reuters