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terça-feira, 20 de outubro de 2009

Gol e Iberia anunciam parceria

O acordo prevê que a Iberia venda passagens da Gol para 13 destinos domésticos no Brasil. Nos próximos dias um contrato de troca de milhagens deverá ser assinado.



 Divulgação
Silvia Cairó, da Iberia, e Wilson Maciel Ramos, da Gol, durante anúncio de parceria entre as duas companhias aéreas

Dando continuidade à sua estratégia de expansão, a Gol acaba de assinar uma nova parceria internacional. A aérea conta agora com acordo de code-share com a Iberia para que a empresa espanhola possa vender passagens da Gol para 13 destinos domésticos. Este é o quarto acordo de code-share firmado pela companhia neste ano, após parcerias já firmadas com a Air France-KLM, American Airlines e Aeroméxico.

Hoje, a Iberia oferece dois voos diários de Madri a São Paulo e um ao Rio de Janeiro. Com origem nesses destinos, a companhia passará a vender passagens da Gol para Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória.

O interesse da companhia aérea espanhola no Brasil é justificado pelos números. O Brasil é o único destino da América Latina que não sofreu redução na oferta de voos em 2009. “Enquanto na média mundial registramos uma queda de 6% no fluxo de passageiros neste ano, no Brasil, há quase estabilidade, com ligeira queda de 0,5%”, diz Silvia Cairó, diretora de vendas internacionais da Iberia, que acredita que este será o ano mais duro da história da aviação.

Já a Gol enxerga as parcerias como uma forma de aumentar o número de passageiros. “Pretendemos conquistar mais clientes. A intenção é aumentar o número de parcerias”, afirma Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de Planejamento e TI da Gol.

Atualmente, a Iberia é a primeira companhia europeia em voos para a América Latina.

No Brasil, ela perde o posto para a TAP, passando ao segundo lugar. Do total de 28,5 milhões de clientes transportados pela companhia em 2008, 468 mil tiveram como destino o Brasil. Na rota entre Brasil e a Europa transitam, a cada ano, cerca de 3 milhões de passageiros.

Segundo Silvia, do total de passageiros que partem da Europa rumo ao Brasil, 40% têm como destino São Paulo, 23% o Rio de Janeiro e 37% outras cidades, como Salvador e Natal. No caso da Iberia, apenas 17% dos viajantes vão a outros destinos que não Rio e São Paulo. “A parceria vai nos ajudar a penetrar em outros lugares do Brasil. Também queremos chegar aos outros destinos”, diz.

Novo acordo para as milhagens
Além dessa parceria, dentro de 15 dias, as duas empresas devem assinar um novo acordo para que haja a integração do programa de milhagens. Dessa forma, o consumidor poderá acumular e resgatar pontos nos voos das duas empresas. Ou seja, será possível usar os pontos acumulados em viagens nacionais da Gol para a compra de passagens de qualquer rota operada pela Iberia e vice-versa.

Além da aérea espanhola, a programa de milhagem da Gol também foi integrado aos da Air France-KLM e da American Airlines. A previsão é que as medidas comecem a valer em janeiro do ano que vem, após a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O Smiles, programa de milhagem da Gol, conta com 4,8 milhões de cadastrados, enquanto o Iberia Plus, da Iberia, possui 6,5 milhões.

Os acordos feitos pela Gol também podem ser vistos como uma resposta à TAM, que desde o final de 2008 faz parte da Star Alliance, formada atualmente por 24 companhias aéreas, entre elas United Airlines e Lufthansa, em que há a integração dos programas de milhagem dos membros.

Crise
Com 2,3 bilhões de euros em caixa, a Iberia se diz “tranquila” para enfrentar a crise, mas não nega seus impactos na companhia. No primeiro semestre deste ano, a empresa, que há 13 anos registra lucro, teve prejuízo de 237 milhões de euros. “Este ano será de perdas”, admite Silvia.

Para combater os efeitos da recessão mundial, a Iberia tomou uma série de medidas. “Cortamos 6% da oferta de voos, congelamos os salários dos executivos e paralisamos 85 milhões de euros em investimentos”, conta a executiva.

Por outro lado, a Gol lucrou R$ 353,7 milhões no segundo trimestre de 2009, frente aos R$ 166,5 milhões de prejuízo contabilizados no mesmo período de 2008. A diferença de resultados explica diferentes planos para o ano que vem. Enquanto a Gol irá incorporar três aeronaves à sua frota, alcançando a marca de 111, a Iberia não tem planos de expansão.

Mas isso não significa que a companhia espanhola esteja parada. Além de negociar uma fusão com a British Airways, da qual possui 10% das ações, a empresa deve assinar um acordo de compartilhamento de receitas com a própria British e a American Airlines para as rotas entre a Europa e a América do Norte, México e Porto Rico. Com a parceria, a receita desses voos realizados pelas três companhias seria unificada em um único caixa e dividida de acordo com a participação em cada uma no transporte de passageiros. A parceria já foi aprovada pelo órgão regulador europeu e agora aguarda a avaliação do americano.

* A jornalista Elisa Campos viajou a convite da Gol Linhas Aéreas

Época Negócios


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