PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dia 20 de Outubro – Dia do Controlador de Tráfego Aéreo


Dia 20 de Outubro é o Dia do Controlador de Voo. Ao embarcar no avião, seja para viajar ou trabalhar, nem todos se lembram de que na Torre de Comando há uma equipe de profissionais com a missão de ser a visão dos tripulantes.

Como relatamos no polêmico artigo “Um grito de Socorro“, a vida de um controlador de tráfego aéreo não é fácil e, em muitos momentos, estressante. Cada ponto observado no radar representa uma aeronave e consequentemente, centenas de vidas. O controlador de voo é mais uma peça fundamental da estrutura do sistema aéreo, onde cada qual exerce função essencial para o perfeito trabalho em equipe e sucesso de cada voo.

Conhecido internacionalmente pela sigla ATCO, do inglês Air Traffic Controller, é o profissional encarregado de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e aeroportos de modo ordenado, seguro e eficiente.

Os controladores de voo coordenam e orientam os pilotos com autorizações para os procedimentos solicitados durante a navegação aérea. É da torre de comando que os controladores ditam as instruções técnicas necessárias dentro do espaço aéreo de sua jurisdição a fim de evitar colisões entre aeronaves e estas com possíveis obstáculos nas imediações dos aeroportos.

Para ser um controlador de voo é necessário, além de saber controlar muito bem os nervos, deve ter rápido poder de reação diante de situações inusitadas.

Air Tarffic Control

No Brasil, os controladores de tráfego aéreo são formados em dois locais. Os militares pela Escola de Especialistas da Aeronáutica em Guaratingueta; Já os civis tanto da Aeronáutica como da Infraero são formados no Instituto do Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos. Ambas as instituições são da área de ensino da Força Aérea Brasileira. A escolaridade exigida para a seleção é o ensino médio.

O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O seu trabalho é muito específico por isso não pode ser facilmente alocado de uma áerea de trabalho para outra, o que só acontece após meses de treinamento e adaptação para obter o nível adequado de operacionalidade na nova localidade (estágio operacional).

A atividade é dividida em cinco áreas:
Centro de Controle de Área;
Controle de Aproximação;
Torre de Controle;
Busca e Salvamento; e
Defesa Aérea.

A categoria ainda necessita de melhores condições de trabalho e melhor proposta para o setor, mas hoje queremos acima de tudo celebrar esta carreira (já pensou em ser um controlador?) e dar o devido valor a este profissional anônimo que faz o país literalmente decolar e voar em segurança.

A todos controladores de tráfego aéreo fica a homenagem do Meio Aéreo. Graças a todos estes profissionais conseguimos oferecer ainda mais segurança a todos passageiros da aviação civil.

Parabéns!!!

Meio Aéreo

Nenhum comentário: