PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 22 de setembro de 2009

SNA Discute valor das diárias para Aeronautas em voos internacionais



Representantes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e empresas aéreas (que formam a comissão paritária) se reuniram na semana passada (09/09) para discutir a forma de pagamento das diárias internacionais para os aeronautas, cumprindo uma cláusula antiga da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Criada recentemente, a Comissão Paritária tem por objetivo atender à reivindicação antiga do sindicato e os anseios dos aeronautas, pois o sindicato alega que em algumas localidades os valores praticados não são suficientes para uma alimentação adequada, seja nos hotéis de pernoites ou nos restaurantes próximos.

O encontro da semana passada foi mais informativo, onde as empresas que fazem voos de longa distância – GOL e TAM – apresentaram suas regras e valores pagos pelas diárias internacionais, confira abaixo:

Em função disso, o Portal Meio Aéreo, em parceria com o SNA pede aos tripulantes que enviem, até o dia 29/9, por e-mail (contato@meioaereo.com) ou via correio (Av. Franklin Roosevelt nº 194 salas 802/805 – Rio de Janeiro – RJ) cópias dos cardápios de hotéis de pernoite e de restaurantes e similares que ficam nas imediações desses hotéis.

tabeladiariasvoosinternacionais SNA discute valor das diárias para aeronautas em voos internacionais

Tais documentos serão fundamentais para a próxima reunião da Comissão, no dia 30/9, e servirão como dados concretos para o início das negociações.

Diárias nacionais

O SNA aproveitou o encontro para exigir, novamente, que a empresa GOL regularize a forma de pagamento das diárias nacionais (que são pagas após o tripulante ter voado). Ao contrário do que acontece na empresa TAM (onde diárias são depositadas antecipadamente e há uma compensação semanal), a GOL faz pagamentos quinzenais, ou seja: nos voos do dia 5 ao dia 19 o aeronauta recebe as diárias somente no dia 30 do mês e nos voos de 4 a 20, recebe o pagamento no dia 15 do mês seguinte.

E vocês leitores que já voam ou ainda buscam uma colocação, o que acham do valor das diárias e as opções que temos de locais para nos alimentarmos em pernoites? Dê sua opinião, é importante!

Meio Aéreo

MIAL



Os passageiros que efetuarem um voo do aeroporto de Mumbai podem esperar atrasos de outubro até janeiro do próximo ano.
O AEROPORTO INTERNACIONAL DE MUMBAI ,Mumbai International Airport Pvt Ltd (MIAL), vai fechar a pista secundária para o re-trabalho de pavimentação, deixando apenas a pista principal aberta às operações de voo.
A obra, que é um requisito obrigatório para o aeroporto, vai fazer as operações de decolagem impossíveis em Mumbai

KINGFISHER : atrasos em terra



A greve de ontem(GREVE DE UM DIA) realizada pelo pessoal de assistência em terra da Kingfisher Airlines causou na segunda-feira atrasados na maioria de seus vôos com atrasos de 30 minutos a uma hora .

Um único sindicato


Mesmo que a poeira assente na dura batalha entre Jet Airways (India) Ltd e seus pilotos, há novos movimentos para trazer todos os funcionários da companhia aérea na Índia, no âmbito de um único sindicato e talvez alterar o equilíbrio de negociação entre a companhia aérea e os seus funcionários .

Trip faz promoção entre Campinas e BH (Pampulha)


A Trip Linhas Aéreas lança uma promoção de passagem aérea a R$ 68 (por trecho, comprando ida e volta) na rota Campinas a Belo Horizonte (Pampulha). O preço promocional — tarifa Achei! — para os dois voos diários, tem validade até 20 de outubro de 2009, para os passageiros que adquirirem o bilhete com antecedência.

“Nosso objetivo é oferecer aos passageiros que necessitam fazer a rota para cumprir compromissos entre as duas cidades, preços competitivos, estimulando a fidelidade dos usuários frequentes e ampliando o potencial de conquista de novos usuários”, afirma o diretor de Vendas e Marketing da Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula.
Panrotas

Megan Fox diz que só viaja de avião ouvindo Britney Spears

Segundo o site Just Jared, Megan Fox revelou em entrevista que desde 20 anos morre de medo de voar. E para se livrar da fobia, usa um truque inusitado: só viaja ouvindo Britney Spears.

Megan Fox caracaterizada de animadora de torcida para o filme 'Jennifer's Body'


A atriz conta que desenvolveu tardiamente sua fobia de voar, e precisou de algum artifício que a permitisse entrar nas aeronaves: "Eu não queria ter um ataque de pânico toda vez que entrasse em um avião. E eu tenho certeza que não é meu destino morrer ouvindo Britney Spear, então eu sempre coloco ela pra tocar (em seu fone) quando estou viajando, porque sei que o avião não vai cair enquanto eu estiver ouvindo Britney." contou.
Globo.com

Infraero oupará antigo prédio da Transbrasil em BSB




Até dezembro a nova sede da Infraero será transferida para o edifício que abrigava a extinta companhia aérea Transbrasil, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.

A definição de um novo local para a empresa se arrastou por anos.
Instalada no Setor Comercial Sul, em um edifício antigo e condenado pelo Corpo de Bombeiros, a Infraero gasta mensalmente R$ 97 mil em aluguel, mais R$ 64 mil de IPTU e R$ 8 mil em taxas de condomínio.

O projeto prevê que até 2010 as novas instalações fiquem prontas para receber os demais empregados da estatal. Segundo a coordenadora do projeto, Lilian Neves, “trata-se de uma edificação antiga, mas bem construída”.
As primeiras ações serão voltadas para o religamento de energia, implantação de rede de dados e voz, implantação do sistema de TV e vigilância, além da readequação da edificação e fachadas do imóvel. No momento, a equipe técnica do próprio Aeroporto de Brasília está fazendo uma avaliação das instalações elétricas e hidro-sanitárias. “O prédio tem quatro andares e cerca de 8 mil metros quadrados de área”, acrescenta a coordenadora.
Panrotas

Entrega do primeiro jato Embraer 195 para a Lufthansa CityLine será nesta quinta-feira

A Embraer e a Lufthansa farão cerimônia de entrega do primeiro jato EMBRAER 195 para a companhia aérea Lufthansa CityLine nesta quinta-feira (24/09). O evento será realizado na sede da Empresa, em São José dos Campos, localizada na avenida Brigadeiro Faria Lima, 2170.

A Embraer disponibilizará transporte saindo da avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, em São Paulo.

Mercado e Eventos

KLM transfere cargueiros para a Martinair




A KLM Cargo deixará de operar com aviões cargueiros. Os dois últimos aparelhos da companhia holandesa transitarão para a Martinair.

Consequência da crise, também a KLM Cargo está a reduzir a sua frota de aviões cargueiros, transferindo a sua gestão operacional para a Martinair, que passou a fazer parte do grupo no ano passado.

Os dois primeiros aparelhos foram transferidos para a subsidiária no princípio deste ano. Os dois últimos, dois B747-400 ERF, seguir-lhes-ão o caminho no próximo mês.

De acordo com os responsáveis da KLM Cargo, a transferência dos aviões para a Martinair Cargo permitirá uma gestão mais flexível da capacidade, algo tido como essencial nestes tempos difíceis que o sector atravessa.

APEA

American Airlines : Resultados para o terceiro trimestre


American Airlines espera registrar uma queda no tráfego e nas receitas em 15% no terceiro trimestre. Segundo a própria empresa, a capacidade caiu 9,7% em setembro em comparação com agosto.

Jean Batten Homenageado da Qantas


A Boeing e a Qantas comemoram hoje, o 75 º boeing 737, adornado com um adesivo especial para comemorar o marco, chegou em Auckland, Nova Zelândia.
Qantas nomeou o Boeing Next-Generation 737-800 em homenagem a Jean Batten, um espírito aviador da Nova Zelândia que quebrou vários recordes de vôo em 1930.

United Airliners novos hubs


United Airlines anunciou que vai lançar novo serviço de hubs da companhia em Chicago, Denver e Los Angeles início 17 de dezembro, enquanto a adição de Duluth, Minnesota; Asheville, NC; e Midland / Odessa, Texas, para a rede global da empresa.
ATN

Nas asas da Embraer

Nova asa
Lula: um jato da Embraer para voos mais curtos


Lula usará pela primeira vez o novo avião da Presidência da República, um Embraer 190, quando desembarcar no aeroporto de Copenhague no dia 30 de setembro
para a batalha final pela escolha da cidade-sede da Olimpíada de 2016. Será uma espécie de propaganda subliminar da indústria brasileira.

Nem por isso o presidente deixará o Aerolula de lado: será nele que viajará do Rio de Janeiro para Lisboa, onde fará escala e embarcará no Embraer 190.

Panorama Radar - Veja

A disputa Globo versus Record agora em outros ares




Na pista

O Global Express e o G550: comprados pelos donos da Record e da Globo por 45 milhões de dólares cada um


Além da briga por ibope, está em curso outra competição entre Globo e Record (ou, mais especificamente, Igreja Universal): quem tem o melhor jato?

Neste momento estão chegando ao Brasil os novos aviões de Roberto Irineu Marinho e de Edir Macedo.

Marinho, que já é dono de três Falcons (modelos 7X, 900 e 2000), receberá um Gulfstream G550 – um jato transcontinental, onde cabem até dezoito passageiros.

Para o chefe da Universal (que já tem um Falcon 2000 e um Citation X) está pousando na pista um Global Express, um jato da Bombardier equipado com dois banheiros (um deles com ducha).

Os jatos dos donos da Globo e da Record são zero-quilômetro e custam 45 milhões de dólares cada um. Qual é o melhor? Segundo quem entende do riscado, eles são semelhantes.

O G550, por exemplo, tem mais autonomia de voo; e o Global é mais largo. Em resumo, se no ibope Macedo ainda está anos-luz atrás de Marinho, nos céus eles estão juntos.



Nas nuvens
Macedo: jato com ducha
Céu azul
Marinho: mais um avião no hangar


Panorama Radar- veja

Ryanair oferece um milhão de passagens grátis


A low cost irlandesa Ryanair está disponibilizando, até à meia-noite da próxima quarta-feira, um milhão de lugares grátis para viajar em final de outubro e novembro.

As tarifas gratuitas, que incluem todas as taxas e encargos, estão disponíveis para mais de 500 rotas europeias da Ryanair.

Diário de Turismo

Queda de avião deixa sete mortos em desfile militar iraniano



Um avião militar que participava em um desfile do Exército iraniano caiu nesta terça-feira na região de Teerã, anunciou a TV pública, enquanto a agência Fars informou a morte de sete pessoas em um acidente de avião na mesma área.

A agência de notícias oficial Irna informou que um avião que executava manobras durante o desfile caiu na localidade de Vali Abad, perto da capital.

De acordo com a Fars, o diretor do Crescente Vermelho (a Cruz Vermelha nos países islâmicos) iraniano, Ahmad Esfandiari informou que as equipes de emergência encontraram os corpos de sete passageiros de um avião que caiu em uma zona conhecida como Qarchak, ao sul de Teerã.

AFP

SOL: Últimos ajustes para o primeiro vôo.



A Sol Linhas Aéreas realiza os últimos ajustes para iniciar as suas operações. Os balcões de check-in e padronização visual nos aeroportos das cidades de Cascavel, Curitiba e Maringá acabam de ficar prontos, agora só faltam os últimos detalhes no de Foz do Iguaçu.

A expectativa é grande para a empresa começar a levantar voo, o que deve acontecer nos próximos dias. A companhia aguarda apenas a aprovação das rotas e horários definitivos da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.

As reservas para os voos logo estarão disponíveis através do site www.voesol.com.br, ou telefonando para a Central de Reservas no 0300 210 4242, e também nas agências de viagens.

Assessoria de Imprensa - VS Comunicação e Imprensa

Avião acidentado voava fora da rota


O monomotor que sofreu um acidente aéreo no qual três pessoas morreram nesta segunda-feira (21) estava fora da rota original prevista entre São José dos Campos e São José do Rio Preto, de acordo com o chefe de investigação do Cenipa 4, Luísa Renato Horta de Castro. A Aeronáutica vai investigar se o piloto comunicou a mudança para algum ponto de controle no interior de São Paulo.

Para o chefe do Cenipa, por enquanto é prematuro associar a queda às condições climáticas. “A única coisa que sabemos é que ele tinha um plano de voo visual”, contou o investigador da Aeronáutica. Segundo ele, ainda não há confirmação de aeroportos vizinhos sobre um possível aviso de mudança no plano de voo, que precisaria ser comunicada obrigatoriamente.
BGA

Programa do F22 encerra produção


O Secretário da Força Aérea dos Estados Unidos, Michael Donley e o Chefe do Estado Maior da Força, General Norton Schwartz assinaram um artigo publicado no Washington Post nesta segunda-feira, 13 de abril, em que são mostrados os argumentos para finalizar a produção do F-22 Raptor com as últimas 4 aeronaves autorizadas para o ano fiscal de 2009.
E uma das grandes justificativas do artigo ”Moving beyond the F-22″ (Indo além do F-22) para o final da produção do Raptor é justamente o início da produção do F-35 Lightning II. Seguem os principais argumentos desenvolvidos no artigo, que vale a pena ler com atenção:

Segundo as duas autoridades, o debate político sobre a continuidade da produção do F-22 foi um dos mais controversos dos últimos tempos, com grande manifestação dos lobbies contra e a favor. Ambos reconhecem que o F-22 é o caça mais capaz do inventário das Forças norte-americanas, com vantagens em furtividade e velocidade, além de sua capacidade de ataque ao solo, apesar de otimizado para combate aéreo. Assim, a questão da continuidade da produção foi analisada sob vários ângulos, levando em conta as prioridades estratégicas que competem com o programa e as alternativas, à luz dos recursos orçamentários disponíveis.
BGA

KLM iniciará turnê de ônibus

A Holandesa KLM Royal Airlines irá organizar uma excursão pela Europa no Outono, em um ônibus adaptado.


A KLM vai usar este "Tour of Inspiration circundante" Como parte de um traçado de Marketing para comemorar seu 90 º aniversário e apresentar a sua gama de produtos e serviços ao público em 30 cidades europeias.

BMI : Pontualidade Britânica


De acordo com estatísticas oficiais publicadas pela Autoridade de viação Civil do Reino Unido (CAA), A BMI foi a companhia aérea mais pontual em aeroportos do Reino Unido no 1º semestre de 2009, de Janeiro a Junho de 2009.

Credores poderão pedir divisão da JAL


Credores daJapan Airlines Corp, maior companhia aérea da Ásia em termos de receitas, poderão solicitar ao governo a divisão da transportadora, separando as partes rentáveis da empresa em apuros.

Grávida, Gisele Bündchen tem aulas de pilotagem


Gisele Bündchen checa helicóptero antes de aula de pilotagem

A top model brasileira, Gisele Bündchen, grávida de seis meses do primeiro filho, foi fotografada checando um helicóptero antes de sua aula de pilotagem no aeroporto de Marshfield, em Massachusetts, nessa segunda-feira (21), informa o site TMZ.

Gisele começou o curso há duas semanas e tem que somar 65 horas de vôo para ganhar o brevê de piloto de helicóptero.

O marido de Gisele, o jogador de futebol americano Tom Brady, confirmou ao canal esportivo ESPN que a modelo está grávida e que o bebê nascerá em dezembro. Tabloides afirmam ser um menino, cujo nome será Gabriel.

Ser piloto de helicóptero não é uma novidade no mundo das celebridades. A atriz Angelina Jolie e a ex-Spice Girl Geri Halliwell são algumas das famosas que têm licença para pilotar.

Desástres Aéreos

São Paulo compra mais helicópteros



O Governo do Estado de São Paulo firmou com a Helibras contrato de compra para mais quatro helicópteros AS 350 “Esquilo”, da versão B2. O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM paulista é já o maior da América Latina e o segundo das Américas no número de aeronaves, efetivos, operações, com 25 anos de operação regular. Criado em 1984 ele soma já mais de 74 mil horas voadas e com a nova encomenda aumenta sua frota para 20 helicópteros. As primeiras unidades dessa encomenda serão entregues em dezembro vindouro, e equiparão novas bases aéreas da PM em Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sorocaba e Piracicaba.

FL410

Exposição sobre Bartolomeu de Gusmão no Aeroporto de Porto Alegre


Está em exposição no Espaço Cultural do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a mostra itinerante Bartolomeu de Gusmão – 300 anos, que conta um pouco da história do Padre que inventou o primeiro aeróstato, designação das aeronaves mais leves que o ar, como os balões e os dirigíveis.

O invento teve registro de patente no dia 19 de abril de 1709, em Portugal. Logo a notícia se espalhou por toda a Europa, e o primeiro “balão” oficial - alguns historiadores acreditam que os chineses já tinham essa tecnologia milhares de anos antes - foi batizado de Passarola. Desde então, o Padre Bartolomeu foi aperfeiçoando a técnica e hoje é considerado um dos homens mais importantes da aviação mundial.

A exposição é organizada pelo 5º Comando Aéreo Regional (V COMAR), com apoio da Infraero, e permanece aberta à visitação até o dia 27 de setembro. Na mostra, os visitantes poderão conferir um pouco mais da história de Bartolomeu de Gusmão, com banners e peças em exposição, além de material audiovisual e uma réplica em miniatura de um balão.

Assessoria de Imprensa Infraero

Receita leiloa quinta-feira no Rio mercadorias apreendidas



A Receita Federal informou que a Alfândega do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro realizará na próxima quinta-feira (24) leilão de mercadorias apreendidas. Só poderão adquirir os produtos pessoas jurídicas. O leilão está marcado para as 10h, na Ponta do Galeão, prédio administrativo da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, (Infraero), no Auditório Brigadeiro Hélio Costa.


Os interessados podem conhecer as mercadorias até quarta-feira (23), das 9h às 16h, na Ponta do Galeão.

Segundo comunicado da Receita, dentre as mercadorias destacam-se motocicletas, roupas e acessórios de grife, perfumes importados, celulares, máquinas fotográficas digitais e até peças de automóveis e navios.

O edital do leilão está disponível na página da Receita Federal na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br/DestinacaoMercadorias/Leiloes/Previsao/rj.htm.
Agência Brasil

Empresa desenvolve avião em que passageiros ficam cara a cara

Segundo companhia, novo design poderia reduzir preço das passagens e aumentar capacidade do avião.



A aviação já viveu tempos melhores. Depois da empresa aérea irlandesa Ryanair cogitar a possibilidade de que os passageiros viajem de pé, uma companhia britânica de design criou um novo modelo para organizar o espaço interno das aeronaves de forma completamente diferente. Com o objetivo de economizar, os viajantes serão colocados um na frente do outro, exatamente como os militares se acomodam em aviões em filmes de guerra.


Entre as vantagens do novo layout estão o aumento de 50% da capacidade das aeronaves e a redução de 30% no custo por assento, o que possibilitaria a redução no preço das passagens.

“Ter os passageiros frente um ao outro não é uma situação ideal, mas teremos com isso aumento das receitas para as companhias e passagens mais econômicas para os passageiros. Por isso, ao manter ambos contentes, o conceito se torna uma alternativa atraente”, disse Howard Guy, diretor da Design Q, ao jornal britânico "Daily Mail".

Guy admite, no entanto, que o voo nesse novo formato se tornaria desconfortável, caso durasse mais de duas horas. Outra desvantagem é que os carrinhos com comida não poderiam mais passar pelos corredores, já que eles seriam mais estreitos.

“Os militares estão acostumados a viajar dessa forma e tiveram uma reação positiva à idéia”, diz Guy. Resta saber se famílias em férias também ficarão tão contentes assim.

Época Negócios

Especialista: avião que caiu em SP é ótimo em sua categoria

Modelo semelhante ao da foto teria se acidentado em São Paulo, segundo a FAB Foto: Embraer/Divulgação

Modelo semelhante ao da foto teria se acidentado em São Paulo, segundo a FAB

O monomotor EMB-711ST, o Corisco, que caiu nesta segunda-feira no trajeto entre São José dos Campos e São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, é considerado um "avião muito bom em sua categoria", segundo o diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), professor Elones Fernando Ribeiro. Três pessoas morreram no acidente.

"Esse avião é muito bom na categoria dele, não é de geração ultrapassada. Os aviões de treinamento são os mesmos de antigamente. É uma excelente aeronave", afirmou. O modelo que caiu em São Paulo foi construído pela Embraer na década de 70. Conforme o professor, naquela época, os aeroclubes utilizam aviões das décadas de 30 e de 40. "São aviões muito antigos, mas tendo boa manutenção, não têm problema", disse.

Ribeiro disse que modelo Corisco era utilizado nos treinamentos da Varig quando trabalhava na companhia. Depois de um tempo, a empresa vendia o modelo a aeroclubes. "O programa de voo da PUC também é baseado no Corisco, que é monomotor. Ele é considerado uma aeronave complexa. Depois, os alunos passam para o Seneca (bimotor)."

O professor disse que muitos fatores podem fazer uma aeronave cair, como falta de manutenção e inabilidade ou negligência do piloto. No momento da decolagem o tempo era nublado na região e havia uma garoa fina, o que pode ter prejudicado a visibilidade do comandante.

O avião saiu ontem do litoral paulista e pousou em São José dos Campos devido ao mau tempo. Lá, o monomotor passou a noite com autorização do aeroclube da cidade.

O empresário de Fernandópolis (SP) Raimundo Verdi de Macedo - dono da loja Dri Calçados e do supermercado Pejô - era um dos passageiros. Também estavam no voo Miriam Terra Verdi, tia de Macedo, e o piloto Darbijone Ferro, presidente do aeroclube de Fernadópolis.

TERRA NOTÍCIAS

País tem 5,42% menos paxs internacionais em 2009


Segundo dados da Infraero, os aeroportos brasileiros registraram aumento de 3,51% no número de passageiros transportados nos sete primeiros meses deste ano e 4,76% no movimento de aeronaves. Foram computados 69,9 milhões de embarques e desembarques e 1.288 mil operações de pousos e decolagens.

O movimento de passageiros domésticos foi de 62,5 milhões de registros. Os passageiros provenientes de voos internacionais responderam por 7,45 milhões do total de embarques e desembarques, volume que é 5,42% inferior ao de 2008.
Panrotas

Empresas aéreas prometem reduzir emissões de CO2



A indústria da aviação fará nesta terça-feira a drástica promessa de reduzir à metade as emissões de dióxido de carbono até 2050, por ocasião da conferência das Nações Unidas sobre o aquecimento global, em Nova York.

O presidente da British Airways, Willie Walsh, revelará um acordo entre as companhias aéreas, aeroportos e fabricantes de aviões para reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono até 2050 em relação aos níveis de 2005, informa o jornal britânico The Guardian.

A medida levará a uma alta no preço das passagens aéreas e provocará uma corrida de tecnologia verde entre os fabricantes do setor, destaca o jornal. "As emissões da aviação internacional não foram incluídas no protocolo de Kioto, há 12 anos. Agora, temos a oportunidade de corrigir esta omissão, e devemos aproveitá-la", dirá Walsh aos delegados da ONU.

"Nossas propostas representam os meios mais práticos e efetivos para a redução do impacto das emissões de carbono pelo setor aeronáutico.... São a melhor opção para o planeta...", disse.

Os membros da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) também prometem reduzir em 1,5%, a cada ano, as emissões de dióxido de carbono durante a próxima década. Segundo o The Guardian, as companhias aéreas sairão do regime de comércio dos direitos de emissão da União Europeia, ao qual deveriam se integrar em 2012, para passar a comprar direitos de emissão no mercado global.

Walsh disse, no início do ano, que o sistema global aumentaria em 4,8 bilhões de dólares os custos da indústria, com reflexo nos preços das passagens.

Se for aprovada pela ONU, a proposta deve integrar a agenda da Cúpula de Copenhague (7 a 18 de dezembro) sobre um acordo para entrar em vigor após o fim da primeira fase do Protocolo de Kioto, em janeiro de 2013.

Segundo a ONU, o transporte aéreo contribui com 2% da emissão global de CO2, principal causa do aquecimento climático no planeta.

UOL

Mexicana entra na aliança Oneworld

A partir de 10 de novembro a aliança Oneworld terá mais um membro na sua família, a companhia aérea Mexicana, assim como as suas subsidiárias MexicanaClick e MexicanaLink. A companhia, que tem como principal hub o Aeroporto da Cidade do México, trará à aliança aeronáutica 67 destinos em 14 países do continente americano, incluindo 37 cidades mexicanas.



A Oneworld é composta por companhias como a British Airways, American Airlines, Finnair, Iberia e Royal Jordanian.

Publituris

Remédio vencido faz Anvisa atrasar voo da Gol



A existência de remédios vencidos na aeronave da Gol fez com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impedisse que o avião saísse de Boa Vista, com destino a Manaus (AM), no horário correto, na madrugada de ontem, o que provocou revolta nos passageiros que estavam no terminal. A informação sobre os medicamentos foi repassada pelos próprios funcionários no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

O voo, que estava programado para sair às 2h20 da manhã, só foi liberado 30 minutos depois, e a maioria dos passageiros perdeu conexões. No aeroporto do Amazonas, os passageiros revoltados ameaçaram processar a empresa e reclamaram da falta de respeito a quem embarca nos voos partindo de Roraima.

“Tenho uma conexão em Brasília para Curitiba às 11h05 e vou perder. Não sei o que farei, pois é de outra empresa. Eles não querem nem saber da situação do passageiro, pois antes de partirmos, já sabiam que perderíamos as conexões e não disseram nada. Uma coisa que achei chocante é que um deles disse que daria um jeito de acertar a situação sem ônus. Como assim? Só o que faltava era eu ter que pagar por um erro deles", afirmou a professora Juliana Bergmann.

Outra passageira, a professora Ana Célia, que estava com a filha de 8 anos aguardando por ela em uma escola de Brasília, ficou revoltada. "Quem vai pegar minha filha na escola? Quero os meus direitos de passageira respeitados. Tiraram-nos do avião quando poderíamos ter seguido viagem e depois ficaram dando mil e uma desculpas. Eles não se manifestaram em nos colocar em locais decentes, em hotel, nem em sala separada”, disse a professora.

Ela lamentou ainda que nem mesmo um funcionário da Anac atendeu o chamado para ouvir a reclamação. “O agente da Anac desligou o telefone e mandou dizer que não estava e que a denúncia era para ser feita pela internet”, reclamou.

O advogado Pedro Coelho também chegou a ir até a Anac. Segundo ele, o funcionário não quis receber a queixa contra a empresa. "Ele estava dormindo e mandou que fizesse a queixa pela internet", explicou.

GOL – Os funcionários da empresa Gol que informaram que ninguém se pronunciaria sobre o assunto. O supervisor responsável pela empresa no aeroporto também não quis dar entrevista.

INFRAERO – A Infraero informou aos passageiros que caso o voo seja cancelado ou sofra atraso, a companhia aérea deve acomodar o passageiro em outro voo da própria companhia ou de outra, em no máximo quatro horas. Se este prazo não for cumprido, o usuário poderá optar entre viajar em outro voo, pedir endosso ou re-embolso da passagem. Para quem decidir viajar em outro voo, no mesmo dia ou no dia seguinte, a companhia é obrigada a propiciar hospedagem, alimentação, transporte para o aeroporto, além de re-embolsar despesas com telefonemas decorrentes do atraso.
Folha da Boa Vista

Honduras anuncia fechamento de aeroportos internacionais


O Governo do presidente de Honduras, Roberto Micheletti, anunciou nesta segunda-feira após o retorno ao país do chefe de Estado deposto, Manuel Zelaya, que os quatro aeroportos internacionais do país ficarão fechados a partir desta terça-feira.

O diretor de Aeronáutica Civil, Alfredo San Martín, disse à rádio HRN em Tegucigalpa que amanhã "se suspendem todo tipo de operações aéreas", e que "a Força Aérea Hondurenha tomará controle dos aeroportos".

Acrescentou que "já se lhe está comunicando às companhias aéreas que não vai haver operações aéreas amanhã". Os aeroportos de Honduras são Toncontín, em Tegucigalpa; Ramón Villeda Morales, em San Pedro Sula; "Golosón", na Ceiba, e Juan Manuel Gálvez, na ilha caribenha de Roatán.

Zelaya permanece na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, capital à qual chegará amanhã o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, segundo o líder deposto.

O presidente deposto indicou que retornou ao país para buscar uma solução à crise através do diálogo e anunciou que hoje mesmo começará a organizar grupos de trabalho com os setores populares e da oposição política que condenam o golpe de Estado, perpetrado dia 28 de junho.

Após confirmar a presença de Zelaya, o presidente em exercício de Honduras, Roberto Micheletti, declarou o toque de recolher em todo o país, que entrou em vigor às 16h local (19h de Brasília) e que finaliza na manhã de terça-feira./p>

Milhares de seguidores de Zelaya que se colocaram hoje frente à embaixada do Brasil não acataram o toque de recolher e permanecem ali seguindo instruções do presidente deposto, que pediu a eles proteção.

TERRA


Imprensa anuncia e nega queda de avião militar no Irã




"Um avião que fazia uma manobra militar durante um desfile do Exército caiu nas proximidades da cidade Vali Abad, ao sul de Teerã", informava uma nota da Irna, que não revelou detalhes do modelo da aeronave nem a causa do acidente.

Pouco depois, a agência retirou a informação do ar sem apresentar explicações. As demais agências iranianas não informaram o acidente, que não foi confirmado pelas autoridades ou por fontes independentes.

Uma esquadrilha de aviões de combate Saegheh, de fabricação iraniana, participava no desfile, que celebra a cada ano o início da guerra Irã-Iraque (1980-88).
AFP

Aeromodelo atinge e mata homem



Um aeromodelo de 3,5 quilos e 1,5 metro de envergadura causou a morte do presidente do clube de aeromodelismo de Araraquara, Milton Aliberti, de 65 anos, anteontem por volta das 18h. Ele foi atingido na testa pelo aparelho que era pilotado à distância por Rodrigo Assunção, de 33 anos, na pista do aeroclube da cidade. O dirigente chegou a ser socorrido, mas morreu no Pronto-Socorro da Vila Melhado. A causa da morte foi traumatismo craniano.

Segundo a filha de Aliberti, Daniela Sabrina, o acidente aconteceu porque Assunção não ouviu o pai dela avisar que iria atravessar a pista, código usado nas pistas de aeromodelismo.

Outra versão na cidade é que Aliberti foi atingido porque não ouviu Assunção avisar que faria o procedimento de pouso do aeromodelo. A filha do presidente do aeroclube confia mais na versão que ouviu de seu sobrinho de 10 anos, que estava com o avô na hora do acidente e só não foi atingido também por causa da baixa estatura.

“O avião estava muito rápido. Ele estava fazendo manobra na velocidade máxima. Estavam dando “ralo” (voo rasante). No pouso, eles desligam o motor”’, afirmou Daniela.

Segundo ela, seu sobrinho, chocado com a cena, ficou descontrolado e tentou agredir Assunção e destruir o carro dele com um pedaço de madeira.

O delegado responsável pelo caso, Antonio Luiz de Andrade, afirmou que todas as pessoas presentes no aeroclube serão ouvidas. Por enquanto, de acordo com o delegado, não é possível responsabilizar ninguém pelo acidente. A reportagem não conseguiu ouvir Assunção.

O enterro aconteceu às 15h. Segundo a reportagem apurou, a velocidade da hélice do aeromodelo que atingiu o empresário é de 16 mil rotações por minuto.

A miniatura está em poder da Polícia Civil para ser periciada.
Folha de Prnambuco

ACRE USA DISPOSITIVO PARA FOTOS AÉREAS DE PRECISÃO E BAIXO CUSTO


Avião foi adquirido pelo Núcleo de Estudo de Planejamento do Uso da Terra da UFV

Professor João Luiz Lani apresentou aeronave a Eufran Amaral e Cleísa Cartaxo

O Acre dispõe agora de uma importante ferramenta para produção de fotografias aéreas de precisão a preços menores que os praticados no mercado. Convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, possibilita o uso do dispositivo denominado Aerofotos Verticais de Baixo Custo, criado pelo pesquisador Sérvulo Batista de Rezende e aperfeiçoado por outros estudiosos, como o professor João Luiz Lani, que fez a apresentação do mecanismo instalado no avião Cessna SkyLine prefixo JDC 172, adquirido pelo Núcleo de Estudo de Planejamento do Uso da Terra (Neput) da UFV.

"O sistema possui estereoscopia, que permite fazer fotos e georreferenciamento", explicou Eufran Amaral, secretário de Estado do Meio Ambiente. Com isso, um único técnico consegue realizar o trabalho que nos sistemas antigos exigia pelo menos um outro profissional para fotografar ou operar o GPS. Em cálculos e estudos que levaram anos para chegar ao atual estágio, Sérvulo Rezende adaptou a câmera no avião em medida que permite fazer fotos com abertura e enquadramento perfeitos.

Através do computador, a câmera trabalha no espaçamento e tempo configurados pelo operador, adequando a ação às necessidades do projeto. "Os custos são até vinte vezes menores que os dos sistemas convencionais", afirmou Lani, doutor em meio ambiente. O mecanismo é usado no planejamento do uso da terra nas zonas rural e urbana.

O SkyLine sobrevoou a BR-364 desde Rio Branco até Cruzeiro do Sul produzindo levantamento para o trabalho de ordenamento territorial e fiscalização de queima e desmate com ênfase na Zona de Atendimento Prioritário da BR-364 (ZAP BR), entre Manuel Urbano e Feijó. Convênio que será celebrado entre Governo do Estado, UFV e Universidade Federal do Acre (Ufac) em breve ampliará esse trabalho.

Operação Harpia


O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) deflagra a partir da próxima sexta-feira a Operação Harpia. O dispositivo AVBC está sendo testado como localizador de queimadas e desmatamentos ao longo da BR-364 como parte da operação que utilizará dois helicópteros - o Força 01, da Força Nacional de Segurança, e o Comandante João Donato, do Governo do Acre. Fiscais ambientais percorrerão as rodovias Transacreana e BR-317 pelas vias aéreas e terrestre para localizar e reprimir ações não autorizadas.

IFR Online

Sistema flex, agora em aeronaves


Depois de inovar com o lançamento do primeiro motor a álcool para avião, hoje operado com sucesso pela aeronave Ipanema, da Embraer, o Brasil está prestes a dar novo salto tecnológico nessa área.

A partir deste mês pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA, antigo Centro Técnico Aeroespacial) e a Magneti Marelli iniciam os testes em bancada do sistema de gerenciamento eletrônico de um motor aeronáutico flex, o primeiro do mundo a operar tanto com gasolina de aviação quanto com etanol.


O sistema flex será implantado em um motor de fabricação americana, o Lycoming 0-360 A1D, que equipa a aeronave U-42 Regente, da Força Aérea Brasileira (FAB), com potência de 180 HP.

Os testes em voo, segundo o coordenador do projeto pelo DCTA, Paulo Ewald, devem ser feitos em uma aeronave Aerobuero 180, pertencente ao Clube de Voo a Vela CTA. A previsão é que os testes sejam iniciados em 2010.


O motor flex surge como uma alternativa para as aeronaves que utilizam motor a pistão, com potência de até 360 HP, principalmente as que operam em aeroclubes e enfrentam dificuldades devido ao alto custo da gasolina.

O motor flex substituiria o atual sistema de ignição e alimentação de combustível usado pela maioria dos aviões a pistão, concebidos na década de 50.

"O sistema flex mede os parâmetros do motor de forma eletrônica e otimiza sua operação para todas as condições de voo e não apenas no ponto de potência máxima, como acontece nos motores a pistão."

Hoje o controle da mistura do combustível é bem rudimentar, feito pelo próprio piloto, que usa a sua experiência para dosar a quantidade de ar e combustível", explica Ewald.


Além de ter um custo mais barato em relação a gasolina, o álcool como combustível, segundo o pesquisador, também tem a vantagem ser mais limpo, pois não usa o chumbo tetraetila, metal pesado e altamente poluente.

"O ciclo de manutenção do motor a álcool também pode ser estendido de 20% a 80%", garante.


O ponto de desvantagem do álcool está relacionado ao consumo 25% maior do que o da gasolina de aviação, mas essa diferença ocorre mais quando o motor está na potência máxima, ou seja, na decolagem".

O Ipanema a álcool da Embraer, por exemplo, voa 5 milhas a mais que a versão a gasolina em qualquer velocidade, por ser mais potente.


A Força Aérea Brasileira (FAB) também tem interesse em aplicar a nova tecnologia em sua frota de T-25, conhecido como Universal e utilizado em treinamento primário de pilotos.

O T-25 já tem uma versão a álcool, mas que não chegou a ser homologada. O modelo só não serviu de base para o motor flex porque, na época em que o projeto foi iniciado, a Magneti Marelli ainda não tinha experiência com motor de seis cilindros.


Para o diretor comercial da Magneti Marelli, Eduardo Campos, o projeto com o DCTA é uma oportunidade para a empresa aplicar o know how que adquiriu com o desenvolvimento do sistema flex para automóveis e novamente ser uma das precursoras na tecnologia flex no Brasil e no mundo.


"Vamos dar ao usuário de aeronaves a pistão a possibilidade de escolher o melhor combustível para o seu avião". O executivo disse que a estratégia da empresa hoje limita-se ao desenvolvimento, mas que a possibilidade de exportação futura do sistema também é muito grande.

Segundo Campos, a Magneti Marelli investiu R$ 3 milhões na adequação da tecnologia do motor flex automotivo para uso aeronáutico. "Essa adequação incluiu a eliminação do carburador, com a colocação do corpo de borboleta e a adoção de bicos injetores".

Também houve a eliminação de magnetos, que foram substituídos por uma central eletrônica, além de sensores de temperatura, giro (rotação do motor) e sonda lambida, que detecta a mistura que a central eletrônica acerta para o motor.


No projeto do novo motor, a Magneti Marelli responsabiliza-se pelo desenvolvimento do sistema de gerenciamento do motor, calibração do sistema e o software, que comanda e controla todas as informações.

A parte de certificação do sistema também será coordenada pela Marelli. O CTA ficou encarregado dos ensaios, tanto de laboratórios quanto de voo, e da especificação dos requisitos aeronáuticos


Aprovado em dezembro de 2006, o projeto do motor flex também recebeu um investimento de R$ 580 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio do Fundo Aeronáutico.

O valor, segundo Ewald, está sendo usado na compra de equipamentos, material de reposição e para os ensaios de desenvolvimento.

Aeroblog

Tempo é dinheiro


O Aeroporto Internacional de Cabo Frio investiu US$ 1 milhão em equipamentos de solo. São máquinas como o Main Deck Loader, capaz de movimentar cargas de até 20 toneladas. A Costa do Sol, administradora do aeroporto, quer reduzir o tempo das aeronaves na pista e, assim, o custo operacional das transportadoras aérea.
Aeronauta

RUSSIA ABRE PROCESSO PELA DEVOLUÇÃO DE CAÇAS MIG-29 PELA ARGELIA


mig29ubcuba3km0


Acusações penais e criminais foram estabelecidas contra os responsáveis da alta gerência de uma empresa, acusada de fornecer equipamentos de baixa qualidade para os MiG-29 adquiridos pela Argélia e posteriormente devolvidos à Rússia.

Musail Ismailov e Alexandre Kutumov, chefe e vice-chefe da empresa Aviaremsnab estão atualmente cumprindo penas semelhantes.

Eles foram condenados por fraude em maio passado, após as investigadores determinarem que a empresa utilizou certificados e marcas de equipamentos falsos quando forneceu os mesmos à fabricante MiG, fazendo-os passarem-se por novos, quando na realidade eram peças e componentes usados (fabricados entre 1982 e 1996).

Em um contrato de US$ 14,3 milhões, a Aviaremsnab abasteceria a MiG com peças e equipamentos novos.

Após um adiantamento de US$ 1,7 milhões, a MiG recebeu não as peças fabricadas entre 2005 e 2006 , mas peças antigas e de fabrico de 25 anos atrás, com certificados falsos. A fraude, no entanto, fora descoberta antes que os componentes fossem instalados.

A Rússia havia vendido à Argélia 28 MiG-29 SMT (um lugar) e 6 MiG-29UB (dois lugares), num contrato de até US$ 1,3 bilhão, via Rosoboronexport - a estatal responsável pela exportação de armamento russo. Após receber quinze unidades do caça, a Argélia se negou a receber os restantes, alegando a baixa qualidade dos mesmos. Os quinze aviões foram devolvidos à Rússia, que os colocou em serviço em sua força aérea depois de testes rigorosos nos aparelhos.

Recentemente, após a queda de um MiG-29 na Sibéria em novembro passado, o Ministério da Defesa admitiu que a frota russa do vetor, composta de 281 aviões, está em grande parte ultrapassada e não mais é capaz de desempenhar suas funções de combate.

Especialistas militares disseram que a frota russa, adquirida entre 1983 e 1993, tornou-se obsoleta e precisa ser retirada do serviço ativo.

VoarNews

Parentes de vítimas e TAM, em desacordo




Em 1º de outubro, vence o prazo concedido pela TAM para prestar assistência médica aos parentes das vítimas do acidente com o voo 3054, que matou 199 pessoas em São Paulo em julho de 2007.

Discordando do termo de compromisso que a TAM firmou com o Ministério Público de São Paulo em setembro de 2007 - que não prevê prorrogação do plano de assistência válido por dois anos -, familiares das vítimas prometem iniciar novo imbróglio jurídico com a companhia.

Não há prazo para o fim de um tratamento, ou de doença agravada por stress traumático.
Não participamos da elaboração desse termo, a cláusula tem de ser modificada , disse Dario Scott, presidente da Afavitam, associação de familiares das vítimas do acidente. Em sua defesa, a Afavitam pretende utilizar a ata de uma reunião com a companhia em 27 de julho de 2007, na qual, na sua avaliação, assistências psicológica, psiquiátrica e médica têm peso idêntico, passíveis de prorrogação, mediante análise individual .

Vamos marcar reunião com a TAM no fim de semana, para pedir que os casos sejam vistos isoladamente , disse Scott. Por meio de nota, a TAM afirma que informou os familiares sobre o vencimento do benefício e que facilitou o contato com as seguradoras Amil e Unimed para efetivar as assistências.

Também afirma que forneceu cartas que comprovam o benefício, para isenção de carências na contratação de novo plano. Alguns familiares de vítimas afirmam terem sido pegos de surpresa pelo fim do contrato.
É o caso de Neuza Beron Pinto, moradora de Porto Alegre (RS), que, ao dar entrada, em 7 de setembro, no Complexo da Santa Casa na capital gaúcha por complicações de um câncer no útero, ouviu do atendente que poderia ficar internada somente até 30 de setembro.
Para o câncer de Neuza, porém, não há previsão de alta. A doença se espalha para vários órgãos, ela precisa de cuidados constantes. Para onde vamos levá-la? , questiona a professora Debora Beron, filha de Neuza.
A TAM nunca enviou carta avisando que iria expirar. No caso da enfermeira Cládice Felizardo, de São Paulo, o vencimento do convênio pode significar interrupção de tratamento. Sofri uma cirurgia malsucedida no pé e, por isso, vou ter de amputar um dedo. Não há horário antes do dia 1º, o que vou fazer? Até conseguir outro plano de saúde, posso até perder o pé , diz.
A TAM deveria analisar os problemas reais. Pelo entendimento atual, é prorrogável somente assistência psiquiátrica e psicológica. A TAM afirma que, no estágio atual, está analisando laudos de profissionais contratados por familiares.

Estado de São Paulo


Delta fecha acordo de manutenção com Lan

Um Boeing 767 da companhia chilena (divulgação Lan)
Um Boeing 767 da companhia chilena (divulgação Lan)
A Delta Air Lines, por meio da divisão de manutenção Delta Techops, fechou um contrato de um ano com a Lan, do Chile. Motivo: a Delta Techops vai instalar winglets na frota de aeronaves Boeing 767 da companhia chilena.

O winglet é um componente aerodinâmico localizado na extremidade da asa de um avião. Função: diminuir a resistência do vento, o que acaba por melhorar a eficiência da aeronave, proporcionando aumento da velocidade e economia de combustível.
Panrotas

Reforma no Santos Dumont obriga aéreas a transferir seus voos para o Galeão e reduzir malha


A partir de hoje e até o dia 21 de novembro entra em reforma a pista principal do aeroporto Santos Dumont. Com isso vários vôos das principais companhias aéreas acabaram sendo transferidos para o Galeão. Apenas a Tam foi obrigada a alterar a malha aérea transferindo rotas do Rio para Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Vitória.
Neste mesmo período serão suspenso oito vôos da companhia que decolavam do Santos Dumont para Salvador, Recife e Porto Alegre que só voltam a operar após a conclusão das obras. Os vôos da Ponte Aérea Rio São Paulo permanecem inalterados.
Já a Gol decidiu transferir todos os seus voos - com exceção da Ponte Aérea Rio/São Paulo - para o Galeão até o término das obras. Já a Azul informou que o fechamento da pista principal do Santos Dumont não afetou suas operações já que atua com aviões Embraer para no máximo 108 passageiros.
Mercado e Eventos