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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ex-reserva do goleiro Zetti no Santos hoje é piloto de avião

Reserva do goleiro no Santos, entre 1994 e 2000, Nando hoje busca voos mais altos, literalmente

Entre 1994 e 2000, Nando disputou apenas seis partidas como goleiro do Santos
Quando era considerado uma das grandes revelações do Santos na posição, Antonio Fernando Remiro Barroso nunca foi chamado de goleiro voador. Não pulava na bola desnecessariamente. Tinha imagem discreta. Por isso, chegaria longe, diziam os responsáveis pelas categorias de base na Vila.

Sim, ele é voador e foi longe. Mas não no futebol. Nando, atualmente com 37 anos, integrou o elenco profissional do Peixe entre 1994 e 2000. Hoje é piloto de Airbus e comanda voos nacionais e internacionais para a TAM. “Não tenho arrependimentos. Realizei os meus dois sonhos de infância. Joguei futebol e consegui me tornar piloto de avião”, reflete.

Os jovens estão desculpados se não tiverem a imagem dele na cabeça. Mas é provável que os torcedores veteranos se lembrem do tempo em que era chamado de o futuro camisa 1 titular do Alvinegro. A partir do momento em que chegou ao clube, em 1988, aos 14 anos, foi preparado para isso. Tinha tudo para dar certo. Foi titular no infantil, juvenil e juniores. Quando chegou à equipe principal, não conseguiu se firmar. "Lamento não ter tido oportunidade. Era uma época diferente, o Santos estava na fila e ninguém tinha paciência com garotos."

Conselho

Mesmo assim, conseguiu ser campeão. Era reserva de Zetti na conquista da Copa Conmebol de 1998. Pouco para em quem se apostava tanto. “Acho que o Nando precisa sair. Ele tem de jogar”, aconselhou o titular, no ano seguinte.

Ele ficou numa encruzilhada. Esperar em Santos pela realização da promessa que escutou durante anos ou buscar outra vida? “Depois que saí da Vila, percebi que dificilmente conseguiria voltar a um clube grande.” Era hora de alçar outros voos. Passou por São José e Independente, entre outras equipes do interior.

Havia realizado o desejo de ser titular, mas é difícil, para quem se acostumou às mordomias de um time de porte, peregrinar por pequenas agremiações. Ainda mais para quem havia sido uma promessa. Num momento em que os jogadores se desmotivam, gastam tempo esperando a carreira acabar ou se preparam para o manjado curso de educação física, Nando se reinventou. Da expressão goleiro voador, ficaria apenas a segunda palavra.

"Passando de carro por Limeira (SP), vi um outdoor anunciando curso para pilotagem de avião." Num impulso, se matriculou. Frequentou as aulas, mas não faria a prova final por causa dos jogos. Uma fratura num osso da face o salvou do futebol. Deu-lhe a chance de passar no teste e embarcar na carreira de aviador.

Nova carreira

"Meu pai sempre foi apaixonado por aviões. Meu irmão é piloto. Peguei gosto. Fiquei algum tempo no futebol, mas resolvi parar e me dedicar à nova carreira."

Dezenove anos após ter deixado Barretos (SP) para começar a vida debaixo das traves, Nando passou a ter contato com jogadores de outra forma. apenas em aeroportos. Nada de treinos e concentrações, a não ser a espera pelo chamado para pilotar alguma aeronave de grande porte. "Aos poucos, você vai deixando de lado as coisas que um dia quis. Já encontrei algumas pessoas do futebol depois de virar piloto. Como o Marcelo Martelotte (ex-goleiro de Bragantino, Santos e auxiliar de Muricy Ramalho). Ele tomou um susto", diz.

Exatamente o oposto ocorreu com o pai. Ele sempre quis ter um filho comandante. Tem dois. Um deles, goleiro voador.

Entrevista

Nando_Piloto de avião e ex-goleiro do Santos

'Pilotar avião e jogar no gol são duas funções que não permitem erros'

DIÁRIO_ Como foi a transição de goleiro para piloto?

NANDO_ Mais fácil do que se pode pensar, embora sejam carreiras tão distintas. Meu pai sempre adorou aviões. Só não foi piloto porque meu avô não apoiou. Tenho um irmão que seguiu essa vida. Estava acostumado a conviver com isso.

Você era uma grande aposta do clube. Por que você não teve mais chances ou uma sequência de partidas?

Goleiro é complicado. Os titulares da minha época foram Edinho, Zetti, Sérgio... Eles não davam brechas, não se machucavam. Minha maior sequência foi de dois jogos, quando o Zetti teve uma operação no joelho.

Fica aquela sensação do que poderia ter acontecido com a sua carreira se tivesse insistido no futebol ou ficado um pouco mais no Santos?

Prefiro pensar que fiz as coisas que pretendi fazer na vida. Quando decidi começar o curso de aviação, achei que seria só um passatempo, mas as portas foram se abrindo. Na época da prova, tive uma contusão e fiquei 30 dias parado. Se estivesse jogando na quinta-feira e no domingo, não conseguiria ter feito o teste.

Talvez hoje seja natural, mas, na época, quando você disse que abandonaria o futebol para ser piloto de avião, as pessoas se assustaram?

Ah, sim. São duas áreas que não têm nenhuma ligação. Mas as pessoas que me conheciam mais de perto já sabiam que a minha família gostava do ramo da aviação. E eu também. Tinha tanto contato quanto era possível. São duas funções que não permitem erros, piloto e goleiro (risos)...
desástres aéreos

BARRINHAS SEPARADAS


O presidente da Gol, Constantino Júnior, já admite trabalhar as duas marcas de modo separado – Gol e Webjet. A Webjet teve o controle adquirido pela Gol em agosto. Em todo caso, a união ainda depende do martelo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).


Charge de Aroeira, no Jornal O Sul.


Saiba tudo sobre o “GOL NO AR”, o novo sistema de entretenimento Wi-Fi da empresa


O “GOL NO AR”, já estará disponível gratuitamente em aproximadamente 250 voos por dia.

Abaixo você confere a tela inicial do portal que você acessa após se conectar às rede Wi-Fi do avião.

GOL NO AR WI-FI

O GOL NO AR é uma plataforma de entretenimento onde o passageiro usa seu notebook, tablet ou smartphone com Wi-Fi, para acessar conteúdos multimidia durante os voos. Segundo a GOL, o sistema é inédito na aviação mundial e oferece aos clientes conteúdo de qualidade fornecido por alguns dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Inicialmente a rede sem fio pode ser acessado via iPhones, iPads, iPods touch, netbooks e notebooks equipados com a tecnologia Wi-Fi. Futuramente, a GOL promete acesso para outros tipos de tablets e smartphones.

Durante o voo entre Congonhas e Porto Alegre, o Melhores Destinos pôde ter acesso ao conteúdo composto por vários vídeos, reportagens e canais de áudio, incluindo material da CBN, Sportv, canais de rádio e jogos. A GOL explicou que o acesso poderá ser realizado durante o voo e o conteúdo será atualizado automaticamente a cada pouso em nove aeroportos: São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Tom Jobim-Galeão, Belo Horizonte/Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza. O sistema, porém, não oferece acesso à internet, como chegou a se especular, mas apenas ao material oferecido pela empresa.

Este sistema criado pela GOL busca ser uma alternativa mais eficiente aos sistemas de entretenimento oferecidos atualmente pelas demais companhias aéreas. O foco dele não é fornecer acesso à Internet, e sim substituir aquele serviço que tem por exemplos nos A319 da Avianca no Brasil e em dezenas de companhias aéreas pelo mundo: aquela tela que fica no encosto da poltrona da frente e oferece conteúdos multimida.

É claro que muitos ficam na expectativa de ter acesso à Internet, seria realmente muito interessate, mas nem é alinhado com a proposta da GOL, nem seria gratuito e o mais importante de tudo: a infra estrutura usada para oferecer Internet via Wi-Fi em países como os Estados Unidos não existe ainda no Brasil e provavelmente não existirá nos próximos anos. Aquela tecnologia usada pela TAM para dar acesso à Internet é usando 3G via roaming Internacional e por isso acaba saindo caríssimo o seu uso.

Na nossa avaliação a GOL foi muito feliz em apostar nesse novo formato, pois com ele a empresa consegue oferecer um serviço de entretenimento melhor que as demais companhias que voam na América do Sul e com custo muitas vezes inferior. Observe que no modelo da GOL ela não tem custo nenhum com equipamentos individuais em cada poltrona e o seu conteúdo é atualizado várias vezes por dia, ao contrário do modelo das demais companhias onde o conteúdo é atualizado em média uma vez por mês. Pense em um voo que faz a ponte aérea, o conteúdo será atualizado praticamente de hora em hora.

Veja um video que fizemos do sistema da GOL sendo utilizado. Nesse video estávamos usando o GOL NO AR em um notebook.

Equipes da GOL trabalharam 14 meses no desenvolvimento do portal, que será utilizado pelos clientes gratuitamente. A instalação dos equipamentos necessários na frota será gradual, sendo que o sistema já está implantado em 35 aeronaves. Neste primeiro momento, a companhia vai oferecer o produto em cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Em resumo, a novidade tem tudo para agradar aos passageiros que optarem pela empresa, já que contarão gratuitamente com muitas opções de diversão e entretenimento, desde que o passageiro esteja de posse de um equipamento com Wi-Fi, claro.

Para finalizar, fotos do teste no notebook, do teste no iPhone e três fotos do avião :)Depois das fotos a inda tem um F.A.Q sobre o GOL NO AR.

1. Em quais aeronaves o sistema está disponível?
Lançamos o produto inicialmente com 35 aeronaves equipadas, ou seja, 30% da nossa frota total. Para facilitar a identificação:
As aeronaves equipadas com Entretenimento a Bordo GOL NO AR possuem um adesivo escrito “GOL NO AR” identificando-a.
Serão disponibilizados cartões de orientações de acesso numa caixa de acrílico localizada na parte frontal da aeronave.
Nossos comissários de bordo informarão quando o Entretenimento de Bordo GOL NO AR estiver disponível no voo através de speech (anúncio) no momento apropriado.

2. Como saber se a aeronave possui Entretenimento a Bordo disponível?
Haverá um adesivo GOL NO AR indicativo localizado no interior da aeronave.

3. Quais os tipos de equipamentos estão aptos a acessar o Entretenimento a Bordo?
Notebooks com capacidade wi-fi, ipads e iphones inicialmente. O Entretenimento a Bordo ainda não é compatível para outros modelos de smartphones e tablets, podendo haver distorção de layout ou incompatibilidade para assistir vídeos e ouvir áudios caso conectados.

4. Eu tenho que pagar para acessar o conteúdo a bordo?
Não, o acesso ao Entretenimento a Bordo é gratuito aos clientes da GOL.

5. Ao acessar o Entretenimento a Bordo estou consumindo o plano de dados da minha operadora de celular?
Não, o acesso é via Wi-Fi interno da aeronave. O seu equipamento estará em MODO A VIÃO e portanto não estará ligado à sua operadora.

6. Posso fazer ou receber chamadas telefônicas com meu smartphone durante o voo?
Não, os celulares devem ser acessados em MODO A VIÃO e com o Wi-Fi habilitado para acesso exclusivo ao Entretenimento a Bordo.

7. O uso de aparelhos celulares não vai interferir nos sistemas de controle das aeronaves?
Não, os aparelhos celulares deverão ser utilizados em Modo Voo ou Modo Avião e foi devidamente autorizado pelas autoridades competentes.

8. Como configuro meu equipamento para acessar o Entretenimento a Bordo GOL NO AR?
Uma vez anunciado pela Tripulação que está autorizado o uso de equipamentos eletrônicos:
1. Acione o modo avião ou modo voo de seu equipamento (quando aplicável)
2. Ative o Wi-Fi, localize a rede GOL NO AR e conecte-se.
3. Após conectar na rede, abra seu navegador, digite: www.golnoar.voegol.com.br e divirta-se.
Em caso de dúvidas, retire um cartão de orientação disponível em uma das aeronaves equipadas com o Entretenimento a Bordo GOL NO AR.

9. Posso acessar a Internet (outros sites) através da rede Wi-Fi GOL NO AR?
Não, o uso do Wi-Fi GOL NO AR é exclusivo para acesso ao Entretenimento a Bordo da GOL.

10. O que devo fazer se eu encontrar problemas de conexão?
Nós lamentamos por qualquer inconveniência em dificuldades de conexão. Na próxima experiência a bordo, certifique-se que o Entretenimento a Bordo esteja disponível no voo. Dificuldades de acesso podem estar relacionados tanto ao excessivo número de usuários simultâneos quanto a configurações do seu equipamento. Consulte seu administrador de rede ou o fabricante do seu equipamento.

11. O Entretenimento a Bordo GOL NO AR está disponível somente em voo ou posso acessá-lo em casa, no escritório, no aeroporto ou numa lan-house?
Somente a bordo de aeronaves GOL/V ARIG.

12. Quão seguro é o Entretenimento a Bordo GOL NO AR?
Recomendamos que tome as precauções quando acessa redes sem-fio públicas e se conecte apenas à rede nomeada GOL NO AR. Em caso de dúvidas, consulte o Termo de Uso disponível dentro do Entretenimento a Bordo.

13. Qual a frequência de atualização dos conteúdos?
Os conteúdos são atualizados, por internet quando o avião está em solo em alguns aeroportos do Brasil.

14. É obrigatório o uso do fone de ouvido?
Para que todos os passageiros tenham um voo agradável, recomendamos aos passageiros que desejem ouvir músicas ou assistir vídeos do Entretenimento a Bordo, utilize seu próprio fone de ouvido para não incomodar os passageiros ao redor.

15. Como eu posso fazer uma reclamação, sugestão ou elogio sobre o Entretenimento a Bordo GOL NO AR?
Através da nossa Central de Atendimento através do site www.voegol.com.br ou pelo telefone 0800 704 0465 (24 horas).

16. A tripulação está apta a me ajudar a configurar o meu equipamento?
Não, a tripulação não possui conhecimento tecnológico para ajudar os passageiros, além disso, a tripulação está no voo para garantir a segurança do mesmo. Dentro do próprio Portal de Entretenimento a Bordo há um link para Dúvidas Frequentes, além do manual disponibilizado a bordo das aeronaves equipadas.

melhores destinos

Comandante inglesa consegue parar trem e evitar um desastre

Com a vantagem da visão privilegiada de seu helicóptero, a piloto policial Kathryn Chapman conseguiu visualizar um desastre em curso. Um carro abandonado em uma passagem de nível de linha férrea com os policiais perseguindo o motorista a pé, enquanto um trem de passageiros vinha em direção ao veículo a aproximadamente 50 mph.

Então, em uma cena que poderia ser de um filme de Hollywood, a piloto Chapman voou para tentar evitar a tragédia. Voando à aproximadamente três vezes a velocidade do trem, ela desceu a pouco mais de 60 pés acima do solo e conseguiu ficar à frente e um pouco acima do trem.

Ela começou a sinalizar ao condutor do trem para parar, balançando a aeronave e piscando as luzes de pouso. Ao perceber a sinalização de que havia uma emergência, o condutor pisou nos freios e parou o trem a apenas 30 metros do cruzamento.

A piloto Chapman, que tinha tido apenas algumas centenas de metros para conseguir evitar o acidente, sabia exatamente o que fazer pois ela também fora uma maquinista de trem quatro anos antes.

A piloto de 51 anos, mãe de dois filhos, disse: “Meu estômago virou quando olhei e vi o trem vindo em direção ao veículo e aos funcionários na linha. Estava provavelmente a menos de uma milha de distância e não havia tempo de sobra”

O helicóptero da polícia de Humberside estava acompanhando um veículo Ford Mondeo, após o motorista ignorar um sinal da polícia para ele parar. Quando o motorista abandonou o carro sobre a via férrea, a Comandante Chapman se viu forçada a entrar em ação.

A piloto, que também é uma veterana da Royal Navy da Guerra do Golfo, estimou que o trem viajava a cerca de 50 mph. “Eu sabia mais ou menos os sinais que o condutor seria alertado”, disse ela. “O livro de regras diz que luzes piscando diretamente em seu campo de visão deve ser tomado como um sinal de parada de emergência”. Toda a operação levou pouco mais de um minuto.

“Este foi um ato irresponsável do condutor do veículo, que poderia ter resultado na morte de um sem número de pessoas, mas como resultado do pensamento e ação rápidos da tripulação do helicóptero da Polícia Humberside uma tragédia foi evitada”, disse Colin Andrews, Superintendente da empresa que administra a ferrovia.

O motorista suspeito, um homem de 40 anos, foi preso no local por não parar e foi acusado de estar sob efeito de drogas. Ele foi liberado sob fiança.

piloto policial

TAM finaliza encomenda de 32 jatos Airbus


São Paulo - A TAM informou hoje ter finalizado o pedido de 32 aeronaves Airbus da família A320, que serão entregues entre 2016 e 2018. O pedido, feito em fevereiro, não altera o plano de frota. Como anunciado em agosto, a TAM pretende encerrar 2011 com 156 aeronaves e chegar a 2015 com 179. Das 32 novas aeronaves, 22 são A320neo, uma opção de motor que consome até 15% menos combustível e emite menos CO2.

O uso desse modelo permitirá reduzir custos e melhorar o desempenho ambiental, de acordo com o vice-presidente de suprimentos e contratos da TAM Linhas Aéreas, José Zaidan Maluf. A TAM diz ser um dos maiores operadores da família A320 no mundo e a primeira operadora do A320neo na América Latina.

A redução de combustível com esse modelo é equivalente a 1,4 milhão de litros de querosene, o que permite uma economia de3,6 mil toneladas de CO2 por aeronave ao ano, mesma quantidade absorvida por 240 mil árvores maduras, segundo comunicado da TAM.

veja

Brasil deve se tornar maior fonte de receita da TAP em 2012


O Brasil deve passar Portugal no ano que vem como a maior fonte de receita para a TAP. No ano passado, o país europeu respondeu por 29% da receita da empresa, enquanto o Brasil ficou com 21%. No primeiro semestre de 2011, essa proporção foi mantida, mas Luiz Gama Mór, vice-presidente da TAP, acredita que haverá a inversão a partir do ano que vem, motivada pela crise econômica europeia. Mór afirmou que a empresa portuguesa não está ameaçada pela atual crise, uma vez que tem diversificado seus destinos, investindo no Brasil, Norte da África e Leste Europeu. "A partir do ano que vem o Brasil será provavelmente o maior mercado da TAP", disse Mór, que participou do 39º Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), no Rio de Janeiro. "A dispersão da receita é uma vantagem. A África e a Europa do Leste têm nos ajudado", acrescentou, lembrando que o problema maior está em Portugal e Espanha. Mas, segundo ele, "o Brasil vai ser [um país] chave, evidentemente". O executivo acrescentou que, atualmente, a maior dificuldade no mercado brasileiro é o patamar do câmbio. "O Brasil está muito caro", afirmou. No Brasil, a companhia portuguesa tem 74 voos semanais, para 10 cidades, sempre a partir de Portugal. Esse ano foi lançado uma rota ligando Porto Alegre ao país europeu. Nessa estratégia, Lisboa se tornou um hub, ligando cidades brasileiras a mais de 50 destinos na Europa. O número de frequências realizadas pela TAP para o Brasil cresceu 221% entre 2001 e 2011. Este ano, entre janeiro e setembro, o número de frequências subiu 6% na comparação com os nove primeiros meses do ano passado. O número de passageiros transportados em voos para o Brasil aumentou 7% nos nove primeiros meses de 2011, em relação a igual período de 2010, chegando ao volume total de 1,550 milhão passageiros. Em 2010, a TAP transportou 9,087 milhões de passageiros, um aumento de 7,7% em relação ao ano anterior e obteve crescimento de seis pontos percentuais na taxa de ocupação das aeronaves, passando de 68,5% para 74,5%. A empresa fechou o ano passado com lucro líquido de 62,3 milhões de euros e Luiz Gama Mór, apesar da crise, afirmou que a companhia continuará no azul em 2011, embora não tenha feito projeções. Mór lembrou ainda que a TAP tem ainda uma encomenda de 12 A350-300 com a Airbus, que deverão se entregues a partir de 2015.
12 horas aérea

TAM perde espaço para chilenos no comando da Latam



A TAM perderá espaço no comando da Latam, empresa resultante da fusão com a LAN Airlines. A avaliação do mercado é de que, mesmo tendo Maurício Rolim Amaro na presidência do Conselho de Administração da nova companhia, a palavra final ficará com os chilenos. Primeiro, porque a LAN terá 70% de participação do capital da Latam, enquanto a TAM fica com apenas 30%. Segundo, a sede da nova área será em Santiago, no Chile, e o presidente executivo será chileno. E ainda mais importante é o fato de que a família Cueto, que controla a LAN, é conhecida pelo pulso firme na gestão.

Foto: Getty Images

TAM perderá espaço para chilenos no comando da Latam. Pulso firme da família Cueto, controladora da LAN, deve dar o tom da gestão

“Os atuais controladores da LAN levam a empresa na rédea curta. Não por acaso, a qualidade de gestão da LAN é reconhecida no mundo inteiro. Já a TAM vem perdendo o controle operacional de seus negócios desde a morte de seu fundador, o comandante Rolim Amaro. A ascendência dos chilenos em termos de gestão e controle da Latam deverá ser natural”, diz Danilo Amaral, sócio da Trindade Investimentos e ex-CEO da BRA, antiga concorrente da TAM.

“Se confirmada [a fusão], a TAM deixará de ser uma empresa brasileira do ponto de vista de controle acionário”, afirma Hildebrando Hoffmann, coordenador do curso de ciências aeronáuticas da PUC-RS. Por si só, o cargo de presidente do Conselho de Administração da Latam não garante que a TAM terá voz na nova empresa, segundo Hoffmann. “É preciso saber quem serão os outros membros do Conselho. Se a maioria for do grupo LAN, o peso da TAM nas decisões finais ficará comprometido”, diz. Procurada pela reportagem, a TAM preferiu não comentar o assunto.

Para Amaral, da Trindade Investimentos, a aérea brasileira terá que se esforçar para ter o mesmo nível de gestão que a LAN. Se por um lado isso pode causar certo desgaste para os brasileiros, diz ele, será uma ótima oportunidade para a liderança da TAM se aprimorar. “A LAN é uma empresa com dono de pulso forte e essa figura faz falta à aérea brasileira, que perdeu o comandante Rolim”, diz.

“Tábua de salvação”

Mesmo assim, o negócio é visto como vantajoso para a TAM, que lida com alto nível de endividamento e concorrência cada vez maior de companhias estrangeiras no Brasil. “Foi uma tábua de salvação para eles. A TAM não teria muitas alternativas a não ser entrar em um negócio dessa natureza”, afirma Hoffmann.

Para o brigadeiro Allemander Pereira, consultor e ex-diretor da Anac, a união faz sentido especialmente quando se considera o contexto internacional. “Estamos vendo um movimento forte de fusão de grandes aéreas em diversos países – como a espanhola Iberia e a britânica British, a francesa AirFrance e a holandesa KLM. A criação da Latam vai fortalecer um grupo latino-americano que tenta se igualar a seus competidores”, diz.

Em entrevista ao iG em setembro, Marco Antonio Bologna, presidente do grupo TAM disse que a fusão dará à empresa “uma dominância muito grande no hub sul-americano, para fazer frente à competição que está cada dia maior. Com a fusão, a empresa poderá enfrentar a concorrência das companhias europeias e americanas, que estão se consolidando”. Juntas, TAM e LAN terão uma frota de cerca de 260 aviões e devem conseguir sinergias de US$ 400 milhões ao ano. Para se concretizar, o negócio agora depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A criação da Latam reflete um movimento que começou três anos atrás, com a adoção da política de “céus abertos” no Brasil – que liberou a entrada de aéreas internacionais no País e ampliou a concorrência. “Escancararam nosso mercado e a competição ficou mais acirrada”, afirma Pereira. “Isso foi uma sinalização para o mercado, que passou a procurar meios de se defender para enfrentar tempos mais difíceis e uma competição maior.”

Segundo o consultor, as famílias controladoras da TAM e da LAN têm um histórico de bom relacionamento, o que deve favorecer o negócio. “Eles já compraram aeronaves juntos, têm bastante sinergia e um relacionamento construído com base na confiança mútua, o que é muito importante”, diz. Analistas de investimento também veem a fusão como positiva para os acionistas, pois trará ganhos de produtividade e escala para a TAM. Para Ignacio Spencer, da corretora chilena IM Trust, “o negócio trará ganhos operacionais importantes.”

ig economia

Primeiro ATR 72-600 da Azul já está no Brasil


Pousou em Recife às 11h40 o primeiro ATR 72-600 da América Latina

Matriculado PR-ATR – Azul Tango Romeu, a AZUL marca o início de uma nova fase na aviação brasileira com os novos turboélices de fabricação francesa.

É o primeiro de uma série de 30 aeronaves compradas novas da fabricante francesa ATR.

poder aéreo

Momento Zen

REFLEXÃO...



A FELICIDADE NÃO DEPENDE DO QUE NOS FALTA E SIM DO BOM USO QUE FAZEMOS DO QUE TEMOS.