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sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Propaganda de Sexo Seguro utiliza a personagem "comissária de bordo" para demonstrar uso de preservativo


Comissários de bordo são isentos de scanners de corpo inteiro



O TSA LIBERA Comissários de bordo
a ignorar os procedimentos da agência de segurança dos aeroportos, com efeito imediato.

A notícia vem dias após o TSA ter feito uma isenção semelhante para os pilotos.

A serviço, os pilotos uniformizados podem ignorar os scanners de corpo do TSA e bastam-lhes apresentar duas formas de identificação com foto, que serão comparadas com um banco de dados da tripulação.
Os pilotos devem passar normalmente pelo detector de metal e suas bagagens pelo raio-X também.

Os comissários de bordo irão passar pelo mesmo processo que os pilotos e duas formas de identificação com foto, detector de metais, raio-X de bagagem de mão.

Ambos os pilotos e comissários de bordo pode ser submetido a uma revista caso o detector de metais aponte alguma irregularidade.

Fora de serviço, à paisana assistentes de vôo e pilotos serão tratados como passageiros normais.

Mexican Airlines cabin crew calendar 2011!!

Mulher usa Biquini em protesto ao TSA no aeroporto de Los Angeles

"Acho que o prazer do TSA é fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis."

Quando perguntada por que ela estava usando seu biquíni para passar pela segurança do aeroporto , ela simplesmente disse "Eu não quero fazer um scanner de corpo e vestindo um biquíni , pode-se ver o que eles precisam ver e evitar um scaner de corpo .


Ela continua: Toda vez que eu fui pega pela segurança do aeroporto , sempre penso comigo: Não sei porque eu me vesti esta manhã, porque eu acabo tendo que tirar cintos, jóias e tudo o mais fora ; por isso, esta manhã, decidi usar um biquíni.




Legacy envolvido em acidente com a Gol, é devolvido

O Legacy 600, envolvido no acidente que vitimou os passageiros do voo 1907 da Gol, finalmente chegou em solo americano.

A aeronave, antigo prefixo N600XL e atual N965LL, decolou do aeroporto de Manaus, onde ficou mais de três semanas, e pousou no aeroporto de Fort Lauderdale no dia 21, decolando novamente para o aeroporto de Hopkins, em Cleveland, seu destino final.

O jato, que agora é propriedade da Constant Aviation e não mais da ExcelAire, ficou desde o dia 29 de setembro de 2006 na base aérea de Cachimbo. Uma equipe da Constant Aviation foi enviada para o Brasil para trabalhos de recuperação e reparos no jato.

Ao todo, dez engenheiros da companhia e da Embraer efetuaram avaliação e reparos no Legacy.

Entre os serviços feitos na aeronave, o estabilizador horizontal teve de ser trocado, assim como o winglet da asa esquerda, que foram danificados no choque com o 737-800, prefixo PR-GTD, da Gol.

Alem da estrutura, todos os aviônicos da Honeywell tiveram de ser substituídos, devido ao clima tropical e úmido da região. Os tanques de combustível estavam limpos e após testes e exames boroscópicos, a equipe concluiu que os motores Rolls Royce AE3007 estavam em bom estado, sem sinal de corrosão.

Após chegar em Cleveland, a aeronave receberá uma nova asa e passará por uma inspeção mais detalhada, que durará 90 dias. Os motores serão enviados para uma autorizada da Rolls Royce para análise e reparos.

A Constant Aviation não revelou que é o novo dono do, agora, N965LL.

flightlife

Presidente Lula afirma que o acidente com o avião da TAM foi o pior momento de seu governo.


O acidente com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas, em 2007, no qual morreram 199 pessoas foi, na opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pior momento de seu governo. "Nunca vi tanta leviandade", disse, em entrevista a blogueiros, sobre a reação da imprensa.

Na ocasião, o presidente foi indiretamente responsabilizado pelo acidente, pois, a falta de ranhuras na, até então, nova pista do Aeroporto de Congonhas foi apontada como provável causa. Posteriormente, a investigação apurou que o erro dos pilotos causou o acidente. " A imprensa dizia que o governo carregava 200 mortes nas costas Foi o dia mais nervoso da minha vida. Não quero que isso se repita."

A entrevista foi feita nesta quarta-feira (24/11), em Brasília. Os participantes foram escolhidos pela organização do 1º Encontro Nacional de Blogueiros, realizado em agosto deste ano. O encontro foi exibido ao vivo no Blog do Planalto. O presidente também respondeu a pergunta feitas via twitter.

aeromagazine

Aeromoças lançam calendário após falência de empresa aérea

Aeromoças lançaram calendário após falência da Mexicana

Aeromoças lançaram calendário após falência da Mexicana
Foto: AP


Dez aeromoças demitidas pela Mexicana Airlines, que pediu falência em agosto deste ano e suspendeu suas operações, lançaram na quinta-feira um calendário com fotos sensuais e tendo a aviação como tema, com a intenção de chamarem a atenção para o fim de seus contratos como comissárias de bordo e também para a companhia aérea.

O calendário de 2011 conta com fotos das aeromoças apenas de biquínis ou trajes mínimos, posando perto e dentro de aeronaves. A ideia foi de Coral Perez, comissária da Mexicana há dez anos. "Todos nós precisávamos de dinheiro, e pensei que entre tantas garotas bonitas algumas estariam dispostas a participar", afirmou.

Cada aeromoça que posou para o calendário pagou uma parte da produção das fotos, que totalizou US$ 8 mil. "A ideia foi tentar nos ajudar, pois perdemos tudo praticamente da noite para o dia", disse outra aeromoça, Maribel Zavala.

A missão de render mídia e dinheiro parece ter sido completada para as aeromoças, pois o calendário foi uma mania no México, com as mil primeiras unidades se esgotando antes mesmo do lançamento oficial.

Uma segunda edição com 3 mil calendários, com preço de US$ 12 por item, será lançada.O lançamento do calendário veio no mesmo momento em que a companhia aérea anunciou uma reestruturação que pode permitir que alguns voos sejam realizados a partir de dezembro, e com isso cerca de 30% do efetivo da Mexicana seria recontratado.
terra

Air France responsabiliza Airbus por defeito no avião que caiu em 2009


PARIS - A Air France pretende transferir a responsabilidade judicial à Airbus por um suposto defeito na aeronave que caiu no dia 1º de junho de 2009, quando cobria a rota Rio de Janeiro-Paris, revelou o jornal "Libération" nesta sexta-feira, 26.

O jornal francês publicou um relatório elaborado pela Air France e entregue no final de setembro à juíza que investiga o acidente na França. Nele, a companhia aérea detalha que a Airbus teria negligenciado os alertas sobre os incidentes que a empresa aérea vinha verificando com as sondas "Pitot".

Essas sondas, que medem a velocidade e são fabricadas pela companhia francesa Thales, não funcionaram quando o avião caiu no Atlântico após terem ficado cobertas por uma camada de gelo. A Air France alega que os aparelhos já tinham apresentado o mesmo tipo de problemas em cerca de 15 ocasiões nos dez meses que precederam o acidente em outros de seus aviões e afirma ter advertido a Airbus.

No documento entregue à juíza Sylvia Zimmermann, o advogado da companhia francesa, Fernand Garnault, se queixa que os inúmeros avisos enviados ao fabricante ficaram "sem recomendações nem soluções permanentes que resolvessem esse problema", apesar do "caráter crítico e da periculosidade dos defeitos".

Garnault justifica a pertinência do relatório pelo "caráter injusto" dos ataques feitos à Air France por parte das famílias das vítimas e dos pilotos, que criticam o fato de não ter sido "feito nada" para resolver os problemas com as sondas.

De acordo com as mensagens trocadas entre a Air France e a Airbus divulgadas pelo "Libération", a companhia alertou o fabricante do avião pela primeira vez no dia 30 de julho de 2008, após ter constatado dois incidentes em maio e julho daquele ano.

Em setembro de 2008, a empresa fez outro alerta, no qual dizia que os inúmeros casos ocorridos em quatro meses representavam "uma grande inquietação para Air France".

Causas. A Airbus confirma que "a causa fundamental (dos incidentes) é o bloqueio da sonda "Pitot", devido a uma rápida acumulação de cristais de gelo", mas tranquiliza o cliente insistindo que as sondas "cumprem ou superam as exigências regulamentares".

O fabricante desaconselha a troca das sondas da Thales pelas da americana Goodrich porque não haviam sido feitos testes e não seria possível substituí-las em todos os aviões, e propõe utilizar um novo modelo também da Thales. Após o acidente, as autoridades europeias da segurança aérea decidiram substituir as sondas da Thales pelas da Goodrich. O relatório da Air France é uma manobra que integra os procedimentos judiciais que devem culminar no estabelecimento de responsabilidades e na fixação de indenizações para as famílias das vítimas.

A Justiça brasileira já opinou no caso de uma delas e condenou a Air France a pagar R$ 2,64 milhões. No Brasil há cerca de 40 processos abertos, e outros tantos nos Estados Unidos, onde os tribunais chegam a estabelecer indenizações de até R$ 9,2 milhões por pessoa.

Caixas-pretas. O Governo francês anunciou nesta quinta-feira que em fevereiro iniciará uma nova operação de buscas pelos restos do avião da Air France, a quarta a ser efetuada. Nas três primeiras, foram recuperados alguns restos do avião e 50 corpos, mas não as caixas-pretas do aparelho, fundamentais para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Em suas conclusões preliminares, os investigadores apontaram que o problema das sondas de velocidade pode ter influído na queda do avião, mas que esse motivo por si só não permite explicar a tragédia.

estadão

Processo para compra de caças deve ir até fim de 2011, diz Jobim


O processo de compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) deve se estender até o fim do próximo ano, afirmou na segunda-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Segundo ele, a contratação dos 36 caças para renovar a frota da FAB incluirá a presidente eleita, Dilma Rousseff, que vai ajudar na escolha do modelo a ser contratado.

"Se houver uma decisão agora no fim do ano, é um processo que seguramente vai levar até outubro, novembro do ano que vem", disse Jobim a jornalistas após participar da 7a conferência de segurança internacional no Forte de Copacabana.

No ano passado, o Brasil abriu licitação para a compra de 36 aviões de combate num acordo que pode superar os 4 bilhões de dólares. Fazem parte da concorrência o caça francês Rafale, da Dassault, o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela Boeing.

Em setembro, Jobim disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliaria a aquisição dos caças após as eleições.

"O que pode acontecer, eventualmente, é que os presidentes Lula e Dilma decidam por uma solução, mas na hora de sentar e discutir os itens, encontrem problemas. Isso é um processo", declarou Jobim, ao lembrar que as discussões para a compra de submarinos da França levou cerca de um ano.

Jobim afirmou que, mais do que a compra, a licitação representa para o Brasil um aprendizado de como fazer caças no país.

"É uma questão de saber quem está disposto a transferir tecnologia ao Brasil e capacitar o Brasil na negociação. Se não houver disposição de capacitação nacional, não há conversa", finalizou o ministro da Defesa.

Ele não confirmou se fará parte do governo de Dilma.

estadão

Trip quer comprar mais 16 aviões até 2012


Sediada em Campinas (SP), a Trip Linhas Aéreas, com cerca de 2.100 empregados e que transporta mais de 3,7 milhões de passageiros por ano, detendo 73,2% do de aviação regional, pretende comprar mais 16 aviões até 2012.

A empresa afirma operar hoje com três modelos de aeronaves de até 85 lugares - os turboélices franceses ATR-42 (15) e ATR-72 (15) e jato brasileiro Embraer ERJ-175 (11) - com uma taxa de ocupação de 64%.

As aeronaves da Trip atuam hoje em todas as regiões do Brasil, ligando 17 capitais a mais de 60 cidades, como Carajás, no Pará, São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, Cruzeiro do Sul, no Acre, e Corumbá, no Mato Grosso, e é a única companhia aérea a operar voos regulares para o arquipélago de Fernando de Noronha, na costa do nordeste.

O presidente do conselho de administração da Trip Linhas Aéreas, Renan Chieppe, afirmou que a empresa vai aumentar a sua frota de 41 para 57 aviões até 2012. Em outubro deste ano, a companhia aérea recebeu quatro aeronaves novas - três turboélices franceses ATR-72 e um jato brasileiro Embraer ERJ-175.

O executivo não disse que tipo de aeronave a empresa planeja adquirir nos próximos dois anos, mas afirmou que espera que o faturamento da empresa salte de R$ 700 milhões para R$ 1,2 bilhão já em 2011 e que o câmbio baixo favorece a empresa.

"Temos um mercado interno aquecido e assim deve permanecer no ano que vem. Queremos dobrar a quantidade de linhas que operamos", disse o executivo. Em 2009, a aérea faturou cerca de R$ 450 milhões e a previsão é que no ano que vem a Trip Linhas Aéreas invista cerca de R$ 226 milhões.
dci

Puma inicia voo Belém-Fortaleza na segunda (dia 29)


A Puma Air Linhas Aéreas começa a voar entre Belém e Fortaleza, a partir da próxima segunda-feira (dia 29). Os voos serão diários e com frequência noturna, a bordo de um Boeing 737-300, com capacidade para 132 passageiros. De Belém, o voo sai às 19h45 (hora local), com chegada prevista às 21h35, ao aeroporto de Fortaleza. Da cidade nordestina, decola às 22h05 e chega às 23h55 em Belém.

“A nova rota reafirma o nosso compromisso de contribuir para a integração entre as regiões brasileiras e oferecer aos nossos usuários cada vez mais opções de destinos, com conforto e segurança”, disse o presidente da Puma, Gleison Gambogi.
panrotas

LAN apresenta plano para reduzir 100 mil toneladas de CO2 ao ano


Santiago do Chile, 25 nov (EFE).- A companhia aérea chilena LAN apresentou nesta quinta-feira um plano para reduzir até 100 mil toneladas anuais das emissões de gás carbônico (CO2) por meio da diminuição em 2% do uso de combustível da frota.

Com a redução do peso a bordo, lavagem de motores, utilização de voos mais diretos e gestão de combustível mediante tecnologia de ponta, a companhia aérea reduzirá o uso de combustível em seus voos em 2%, equivalente às emissões geradas por 17,5 mil automóveis em um ano.

"Na LAN, temos consciência do impacto e estamos inovando a indústria com uma operação eficiente e comprometida com o meio ambiente", disse o vice-presidente executivo de LAN, Enrique Cueto, em comunicado.

A LAN quer adaptar a próxima frota de 32 aeronaves Boeing 787 Dreamliner, consideradas as mais eficientes em consumo de combustível.

Além disso, conforme a companhia, a instalação de "winglets", dispositivo que reduz a resistência aerodinâmica nas asas dos aviões, em toda a frota Boeing 767 de longo alcance, permitiu uma eficiência de 4,5% em consumo de combustível.

A LAN implementou, além disso, um programa piloto de reciclagem dos resíduos de seus voos, o que permitiu processar desde 2008 mais de 1 mil toneladas anuais de papelão, papel, plástico e latas.

A chilena LAN, pertencente à aliança One World, anunciou em agosto deste ano a fusão com a brasileira TAM, formando assim o maior grupo aéreo da América Latina.

Junto com suas companhias subsidiárias, a LAN domina o mercado do Chile e Peru e oferece mais de 70 destinos no mundo todo em colaboração com outras companhias associadas.
yahoo

Embraer acerta financiamento de US$ 1,5 bi com chinesa Avic


Família de jatos executivos da Embraer

E-Jets da Embraer: empresa estima que China precisará de 950 novos jatos em 20 anos

Cingapura - A Empresa Brasileira de Aeronáutica SA, quarta maior fabricante mundial de aviões, assinou um acordo de financiamento de US$ 1,5 bilhão com a unidade de leasing da Aviation Industry Corp. of China para ajudar a ampliar as vendas no país asiático.

O acordo de cinco anos com a AVIC Leasing Co. vai cobrir as vendas na China e no exterior, disse a Embraer em um comunicado distribuído hoje durante a feira de aviação de Zhuhai, no sul da China.

A Embraer também aguarda a aprovação do governo chinês para produzir os modelos E-Jets, novos jatos regionais, na parceria que a empresa possui em Harbin. A empresa quer se aproveitar dos efeitos que o crescimento econômico e a urbanização têm sobre as viagens aéreas no país mais populoso do mundo. A China deve precisar provavelmente de 950 novos jatos regionais ao longo dos próximos 20 anos, de acordo com a empresa brasileira.

A fábrica em Harbin corre o risco de fechar caso a Embraer não consiga obter a autorização para produzir o E-Jets, disse hoje o presidente da companhia na China, Guan Dongyuan. Atualmente a fábrica, uma parceria com a Harbin Aircraft Industry Group Co., produz o modelo menor ERJ. Guan disse que não está claro quando o governo pode decidir sobre o pedido da Embraer.

As companhias aéreas europeias que operam o E-Jets, que tem capacidade de 70 a 122 passageiros, incluem as unidades regionais da Alitalia SpA, da British Airways Plc e da Deutsche Lufthansa AG.

exame

avião sem asas, aeroporto sem pista...

Lino e Campos - Beja_


31daarmada

Rolls-Royce terá que trocar motores de todos os Airbus A380

Cerca de 40 turbinas do A380 terão de ser trocadas, diz Qantas
Legenda:

SYDNEY (Reuters) - Cerca de 40 turbinas Rolls-Royce usadas na frota mundial do Airbus A380 podem ter de ser substituídas para garantir a segurança dos aviões, depois que um motor desse tipo se desintegrou parcialmente em pleno voo este mês, informou a companhia aérea australiana Qantas.

Isso representaria aproximadamente metade de todas as turbinas Rolls Royce atualmente em operação em A380s, o maior avião de passageiros do mundo, com preço ao redor de 350 milhões de dólares cada.

"Temos conversado com a Airbus e a Rolls-Royce e entendemos que o número (de turbinas a serem substituídas) está em torno de 40", disse o executivo-chefe da Qantas, Alan Joyce, nesta quinta-feira.

Uma fonte familiar com o caso afirmou que a Singapore Airlines, que opera 11 dos A380s, poderia ser forçada a trocar mais de 20, a Qantas, uma dúzia, e a Lufthansa, que opera com os A380 mais novos, teria de substituir apenas uma ou duas turbinas.

A Emirates , maior operadora mundial dos A380, não está sendo afetada porque usa um tipo diferente de turbina.

(Por Balazs Koranyi)


Reuters

Congonhas, em SP, poderá abrir 1h mais tarde


Após quatro meses de discussões, o grupo de trabalho criado pela Justiça Federal para buscar um acordo para o funcionamento do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, chega dividido hoje à última reunião.

O ponto central da discórdia é o horário de funcionamento. Embora as associações de moradores já admitam abrir mão de reivindicações em troca de uma hora a mais de sossego, companhias aéreas e autoridades do setor relutam em perder espaço.

A proposta que desponta como mais "factível" na avaliação de integrantes do grupo ouvidos pelo Estado seria retardar em uma hora a abertura do terminal. Hoje, Congonhas opera das 6 horas às 23 horas. A ideia é que passe a funcionar das 7 horas às 23 horas, o que garantiria 8 horas de descanso aos vizinhos.

Se houver consenso, as partes - associações de moradores, Anac, Infraero, Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) - devem sair da reunião de hoje com um minuta do acordo, para que seja homologado pelo juiz em audiência marcada para próxima terça-feira. Caso contrário, haveria duas opções: estabelecer novo prazo para os debates ou levar adiante as ações judiciais sobre o assunto.

Na última reunião do grupo, realizada no dia 8, representantes das associações de moradores reclamaram que a passagem dos aviões logo cedo interfere no sono. Na ocasião, o engenheiro Jules Slama, professor de engenharia mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que assessora na medição do ruído de Congonhas, afirmou que a queixa era pertinente. Segundo ele, o horário entre 6 horas e 7 horas ainda é considerado noturno e, portanto, ruídos altos podem interferir no sono. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
estadão

Universitário fica seminu ao passar por detector de metais em aeroporto

Ele protestou contra medidas de segurança dos aeroportos. Incidente foi registrado no aeroporto de Salt Lake City, em Utah.


Um estudante universitário ficou seminu (assista vídeo) no aeroporto de Salt Lake City, no estado de Utah (EUA), em protesto contra as revistas individuais ou uso de scanners nos aeroportos americanos. As medidas foram introduzidas depois de vários alertas e ameaças de atentados.

Segundo a agência "Associated Press", o vídeo foi supostamente filmado terça-feira. No vídeo, a Um agente da agência de segurança nos transportes (TSA) chega a perguntar para o jovem: "O que você está fazendo?" "Essa é uma medida de segurança," afirma o estudante.

O agente pede para que ele coloque a roupa, mas o jovem diz que só irá se vestir após passar pelo detector de metais. O estudante argumenta que no site da TSA não diz nada que impeça alguém de passar pelo detector de metais de sunga.
gazetaweb

Roupa interior com recados para scanners de aeroporto

As peças de roupa têm escrito em tinta metalizada o texto da 4ª emenda da Constituição dos EUA, para ser vista através dos «scanners» corporais
As peças de roupa têm escrito em tinta metalizada o texto da 4ª emenda da Constituição dos EUA, para ser vista através dos «scanners» corporais

Nas últimas semanas tem-se assistido a um controlo cada vez mais apertado dos passageiros, nos aeroportos dos Estados Unidos.

As mais recentes políticas da TSA (Agência de Segurança de Transportes) são os principais alvos de quem viaja e se vê obrigado a passar por um scanner corporal, que despe virtualmente e por completo a pessoa (que pode ser qualquer um, mesmo que não apresente motivos de suspeita). E quem rejeitar passar pelo scanner é revistado dos pés à cabeças se quiser entrar no avião.

Os críticos põem em causa a legalidade deste tipo de controlo, apoiando-se na 4ª emenda da Constituição do país, que protege os cidadãos norte-americanos de buscas e revistas não autorizadas por um mandado ou por suspeita de ato ilegal.

É essa 4ª emenda da Constituição norte-americana que agora é impressa em t-shirts, meias e roupa interior masculina e feminina e pode ser comprada por todos.

As peças de roupa têm escrito o texto da 4ª emenda em tinta metalizada, para ser vista através dos scanners, e também há um modelo para crianças, talvez baseado no menino com cerca de 10 anos que foi literalmente apalpado e revistado , que em vez do texto deixa um alerta: "Leiam a quarta emenda, seus tarados".

expresso

35 milhões para aeroporto vazio

O aeroporto de Beja, que já custou aos cofres públicos 35 milhões de euros, vai precisar de mais 39 milhões de euros para ficar operacional e para conseguir cobrir os défices de exploração da empresa até 2015. A conclusão é do Tribunal de Contas, que fez uma análise custo-benefício ao projecto que data de 2001 e que apenas deverá entrar em funcionamento no Verão do próximo ano.

Tribunal de Contas fez análise ao custo-benefício do projecto do aeroporto de Beja


O objectivo da constituição da sociedade gestora e da intervenção foi dotar a base aérea de infra-estruturas que permitisse o seu uso civil, sobretudo perspectivando a aposta no turismo da região. No entanto, segundo os juízes do TC, a Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, SA (EDAB) "nunca apresentou qualquer plano de negócios, acumula prejuízos há quase dez anos e opera num quadro de total incerteza de viabilidade económica e financeira". Situação a que não é alheio o facto de terem ficado sem efeito vários projectos turísticos e bem como acessibilidades.

Por outro lado, registaram-se derrapagens nos custos e nos prazos previstos para a conclusão das obras, que chegaram a ultrapassar os dois anos. Só em termos das empreitadas, o desvio atingiu os dez por cento, segundo o Tribunal de Contas.

correio da manhã

Qantas retoma as operações com os aviões A380

A Qantas vai recomeçar a voar com as aeronaves Airbus A380 no dia 27 de novembro.

A companhia aérea australiana Qantas anunciou nessa quarta-feira que planeja retomar as operações com suas aeronaves Airbus A380 a partir do próximo sábado, dia 27 de novembro, após a falha no motor ocorrida no dia 4 de novembro.

O Voo QF31 de Sydney para Londres, com escala em Cingapura, será a primeira rota a ser retomada. A Qantas informa que está tomando uma “conservadora” operação de reinício das operações e está suspendendo as operações dos A380 em rotas que normalmente exigem o uso de uma potência máxima certificada de seeus motores e que “fará isso até que adicionais experiências operacionais sejam obtidas ou as mudanças adicionais possíveis sejam feitas nos motores”.

Inicialmente duas aeronaves retornarão as operações, seguidas das quatro remanescentes da frota uma vez que a “Qantas, os fabricantes e os órgãos reguladores estejam completamente satisfeitos que é seguro de ser realizado”. A companhia receberá dois novos A380 da Airbus antes do final de 2010 e duas adicionais no começo de 2011.

cavok

Mauritanie Airways proibida de voar para Europa

Bandeira da Mauritânia
Bandeira da Mauritânia



Nouakchott - Os aparelhos da companhia aérea mauritaniana "Mauritanie Airways" estão proibidos de voar no espaço aéreo da União Europeia (UE), segundo um comunicado da companhia.


Essa interdição de voo é justificada pelas "falhas do sistema de supervisão da aviação civil na Mauritânia identificadas pela Organização Internacional da Aviação Civil (OIAC), no quadro do seu programa universal de supervisão da segurança aérea".


Segundo a Agência Nacional da Aviação Civil da Mauritânia (ANAC), a decisão da OIAC constitui uma sanção negativa pelas prestações de supervisão em matéria de segurança aérea.


Única companhia aérea de direito mauritano operacional no país, a Mauritanie Airways submeteu recentemente a exame os seus aparelhos na Europa.


A Mauritânia é um dos 19 países cujos aparelhos estão abrangidos pela sanção europeia.

portal angop

Pane causa queda de avião agrícola que pega fogo após cair em fazenda de Itaporã


O avião agrícola que caiu na manhã desta quinta-feira na região da Fazenda Barro Preto, em Itaporã, pegou fogo.

Segundo informações do site Itaporã Hoje, o avião estava sobrevoando a fazenda enquanto fazia a pulverização da plantação de arroz da propriedade rural

Durante o voo, a aeronave teve uma pane, perdeu altura e caiu. Na queda, ele bateu em árvores da mata ciliar do Córrego São Domingos.

Itaporã Hoje

Com a queda, a aeronave pegou, apenas a calda e asa esquerda não foram atingidas pelas chamas.

O piloto do avião identificado como Kennedy foi socorrido por funcionários da fazenda Barro Preto com ferimentos em uma das pernas. Ele foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para Dourados. O piloto não corre risco de morte.

midiamax

Avião da Air France: Buscas retomadas


As buscas pelas ‘caixas negras’ do avião da Air France que se despenhou no Oceano Atlântico no ano passado, matando os 228 passageiros a bordo, serão retomadas em Fevereiro do próximo ano. O Airbus A330 caiu a 1 de Junho de 2009 quando fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris.
correio da manhã

Dilma quer pasta forte ou secretaria só para cuidar de aeroportos e portos


Preocupada com o risco de colapso dos aeroportos na Copa de 2014 e o potencial de escândalo de obras bilionárias conduzidas pela Infraero, a presidente eleita, Dilma Rousseff, estuda a criação de uma pasta específica para cuidar do setor, cuja administração está subordinada atualmente ao Ministério da Defesa.

Um dos desenhos em análise pela equipe de transição coloca toda a área de aviação civil numa secretaria ligada diretamente à Presidência da República. Alternativamente, portos e aeroportos poderiam estar sob os cuidados de um novo ministério.

Atualmente existe uma Secretaria Especial de Portos, ocupada pelo PT. A administração de aeroportos é responsabilidade a Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero), ligada ao Ministério da Defesa.

Uma das ideias é que o comando da nova estrutura responsável pelos aeroportos fique fora do rateio de cargos com partidos aliados do futuro governo.

Blindagem. Os preparativos para a Copa preveem investimentos de R$ 5,6 bilhões em aeroportos e outros R$ 740 milhões em portos até 2014. Para conduzir esses empreendimentos, a presidente eleita quer um técnico de sua confiança, blindado de interferências políticas. Os preparativos para a Copa registram atrasos e serão uma prova de fogo para a reputação de boa gerente cultivada por Dilma.

As duas hipóteses em análise têm um ponto em comum: a Infraero deixa de estar subordinada à Defesa.

O atual titular da pasta, Nelson Jobim, defende há tempos que os assuntos relativos à aviação civil saiam de sua pasta. A avaliação é que a aviação civil é um assunto amplo demais para ficar sob os cuidados de um ministério que já cuida do reaparelhamento das Forças Armadas.

É certo que Dilma autorizará a abertura de capital da Infraero, ideia defendida durante a campanha como uma forma de atrair recursos da iniciativa privada.

O modelo de abertura do capital foi preparado por consultoria contratada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2009.

Pedra no sapato. Investir nos aeroportos tem sido uma pedra no sapato de Dilma desde quando ela era a gerente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Problemas jurídicos nas obras dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Vitória (ES) e Macapá (AP) dificultaram a execução dos planos do PAC, que previam injetar R$ 3 bilhões nos aeroportos de 2007 até o final deste ano. Também foram alvo de críticas do Tribunal de Contas da União.

Para a Copa, o maior investimento previsto está no aeroporto de Guarulhos: R$ 1,2 bilhão. O segundo maior investimento é o de Campinas, no valor de R$ 742 milhões. Dos 13 aeroportos do pacote da Copa, só dois registram o início das obras.

GARGALOS DO SETOR

Aeroportos
1. Alguns já operam no limite em horários de pico, como Guarulhos (SP), Confins (MG), Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Cuiabá e Natal

2. Deverão atingir o limite até a Copa: Manaus, Recife, Viracopos (SP) e Pampulha (MG)

3. Em Guarulhos, as obras para ampliação do pátio estão paradas por causa de problemas na Justiça

4. Em Brasília, a construção do terminal sul de passageiros está atrasada, entre outras razões, porque ele será integrado ao projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

Portos
O governo federal quer atuar em parceria com as administrações estaduais para implantar um plano de investimento nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), Rio de Janeiro (RJ), Itaguaí (RJ), Vitória (ES) e Itaqui (MA). O excesso de interferência política dificultava execução dos projetos
estadão

Congresso da Abetar discute desafios na aviação regional


A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar) realiza nos dias 15 e 16 de dezembro o congresso anual da entidade, com o tema “A Nova Aviação Regional – Crescimento e Desafios”. O evento será realizado no Auditório Thiers Fattori Costa, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília.

Nos dois dias do evento, especialistas, estudiosos e representantes dos Ministérios da Defesa, do Transporte, do Turismo, Anac e empresários apresentarão experiências e estudos sobre o setor.

E, após a abertura oficial, a Abetar irá apresentar um relatório dos trabalhos desenvolvidos pela entidade. Entre os projetos, que serão compartilhados está o “Estudo para Adequação da Infraestrutura Aeroportuária nas Regiões de Interesse Turístico”.
panrotas