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quarta-feira, 5 de maio de 2010

Anac autoriza redução de comissários


Atenção aeronautas! Não podemos deixar que isso aconteça! O novo regulamento da Anac, aprovado dia 17 de março deste ano, prevê a redução do número de comissários por voo.

Além da diminuição dos postos de trabalho, a medida compromete a segurança dos voos. Por isso o SNA já está se mobilizando e a união de todos é muito importante para revertermos a situação!


O previsto no antigo regulamento era que as aeronaves deveriam ter um comissário para operar cada porta a nível de piso. Já de acordo com o novo, passou a ser um comissário para cada grupo de 50 assentos.

As empresas já solicitaram à Anac para fazerem seus testes de evacuação com número reduzido de comissários a bordo das aeronaves da aviação regular.

Tudo começou com a novata empresa Azul que, no início de suas operações, reivindicou a certificação de suas aeronaves Embraer 190 no Brasil nas mesmas condições praticadas no exterior. Na época, o SNA foi à justiça para impedir tal iniciativa, mas o entendimento do judiciário foi de que os argumentos da Anac e da empresa estavam de acordo com os princípios básicos da segurança de voo.

Hoje o SNA recebeu a informação de que outra empresa já está fazendo testes para homologar a operação de acordo com o novo regulamento .

A saída agora é todos nós nos mobilizarmos, independente da empresa. Caso contrário, os resultados serão desastrosos , pois além da medida significar redução da segurança a bordo proporcionará redução das vagas de trabalho para comissários.

Aeronautas, façam sua parte!!! Vamos lutar juntos para que isso não aconteça! Envie email para a ouvidoria da Anac ouvidoria@anac.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou para o Superintendente de Segurança Operacional, Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino, sso@anac.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. contestando a decisão da Anac. Envie email também aos deputados e senadores denunciando tal decisão e alertando dos riscos resultante desta autorização.

SNA

Azul apresenta simulador de voo Embraer 190

Na home, o fundador da Azul, David Neeleman, no simulador; aqui, o  dirigente está ladeado pelo diretor de Marketing, Gianfranco Panda e do  presidente executivo, Pedro Janot. À esquerda, o diretor de Operações  Miguel Dau, ao lado de três pilotos
Na home, o fundador da Azul, David Neeleman, no simulador; aqui, o dirigente está ladeado pelo diretor de Marketing, Gianfranco Panda e do presidente executivo, Pedro Janot. À esquerda, o diretor de Operações Miguel Dau, ao lado de três pilotos.

A Azul apresentou formalmente há pouco, na sede da empresa, em Alphaville (Barueri-SP), o Simulador Embraer 190, o único pertencente a uma companhia aérea brasileira na atualidade. O equipamento está operando há dois meses e é fruto de um investimento de US$ 20 milhões. Com ele, a companhia realiza cinco treinamentos diários, de quatro horas cada, dois pilotos e co-pilotos por sessão, de segunda a segunda.

Na avaliação do fundador da Azul, David Neeleman, o simulador contribui ainda mais para o aumento da segurança dos voos da aérea. “Este é o nosso primeiro valor, tanto que nunca tivemos acidentes em minhas quatro companhias aéras”, afirmou Neeleman em discurso.

O Simulador Embraer 190 é de nível D, o mais avançado, que permite o treinamento completo de pilotos e co-pilotos ao longo de um curso de quatro meses - três no equipamento e um em rota. A expectativa da Azul é minimizar custos relativos à capacitação, reduzir o impacto ambiental causado pelos treinamentos e, principalmente, treinar os comandantes de voo a lidar com qualquer tipo de adversidade. Pilotos de outras companhias aéreas e empresas também poderão ser treinados – atualmente estão em curso funcionários da Trip, Lam Moçambique e Embraer.

“É preciso muito amor por este País para fazer tudo que estamos fazendo em tão pouco tempo de operação”, disse o diretor de Marketing da Azul, Gianfranco Beting (Panda).

O evento de hoje marcou também o lançamento da Universidade Azul (Uniazul), que capacita os dois mil tripulantes da aérea nas respectivas funções.

panrotas

Transportadora aérea do Marrocos comprou aviões Boeing modernos



A companhia aérea marroquina, Royal Air Maroc (RAM), acaba de adquirir dois novos aviões do tipo Boeing 737-800 da nova geração, que foram entregues no fim-de-semana passado, indica um comunicado da instituição.

“A política de extensão e modernização da frota levada a cabo pela RAM visa acompanhar o desenvolvimento e a diversificação da sua rede internacional”, sublinha a nota, precisando que esta política está ligada à sua “preocupação” de oferecer à sua clientela mais conforto e produtos de qualidade, através duma frota jovem de nova geração.
O desenvolvimento e a modernização da frota, acrescenta o comunicado, permitem à RAM dispor dum parque de nova geração composto por aparelhos equipados e reactores mais silenciosos, mais económicos em combustível e cujos desempenhos ambientais estão a nível das melhores regras e normas da indústria.
O Boeing 737-800, uma das três variantes da nova geração Boeing 737, oferece um raio de acção melhorado, uma velocidade superior e um nível de barulho e um consumo em combustível inferiores aos Boeing 737 clássicos.
O novo aparelho distingue-se igualmente pela integração de várias inovações tecnológicas no domínio da navegação e das comunicações. A frota da RAM, segunda companhia africana depois da South African Airways, conta 55 aparelhos, incluindo 21 Boeing 737-800.
O Reino do Marrocos é país situado na parte noroeste do continente africano, mais concretamente na zona do Magreb.
jornal de angola

Pilotos que disputarão a Air Race são apresentados sob forte calor no Rio

Os 15 competidores que voarão no próximo fim de semana falaram com a imprensa no Aterro do Flamengo. Sem avião, brasileiro não competirá.

Foram apresentados oficialmente nesta quarta-feira, no Aterro do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, os 15 pilotos que disputarão, nos dias 8 e 9 de maio, a etapa brasileira da Air Race, o campeonato mundial de acrobacias aéreas. O brasileiro Adílson Kindlemann, único latino americano a participar da categoria, não competirá. Sua aeronave não foi reconstruída após o acidente sofrido em Perth, na Austrália, em março. A reconstrução de um avião utilizado na Air Race dura cerca de três meses.
Agência/Getty Images

Os 15 pilotos que disputarão a etapa brasileira do Air Race no Aterro do Flamengo

Sob forte calor, os pilotos foram apresentados pelo CEO da categoria, Bernd Loyd. Para o dirigente, a etapa do Rio de Janeiro é uma das mais atraentes da categoria, e que atrai mais público.

- Em 2007 foi um espetáculo no Rio com mais de um milhão de pessoas, e sabíamos que este era um lugar para onde certamente voltaríamos. O que posso dizer é que vai ser uma grande experiência para quem assistir, seja na terra, no ar ou pela televisão.

Para o inglês Paul Bonhomme, campeão mundial de 2009 e que venceu no Rio de Janeiro em 2007, o público carioca o impressionou.

- Estou esperando uma disputa muito difícil, mas espero ganhar novamente aqui no Brasil. É muito legal quando você sai do avião e vê a quantidade de pessoas que estão assistindo à disputa.

Alçarão voo no próximo fim de semana os pilotos Paul Bonhomme (GBR), Nigel Lamb (GBR), Hannes Arch (AUT), Matt Hall (AUS), Pete McLeod (CAN), Peter Besenyei (HUN), Kirby Chambliss (EUA), Matthias Dolderer (ALE), Michael Goulian (EUA), Nicolas Ivanoff (FRA), Yoshihide Muroya (JAP), Alejandro Maclean (ESP), Sergey Rakhmanin (RUS) e Martin Sonka (TCH).

O brasileiro Adílson Kindlemann, que mostrava-se um pouco desapontado por não poder competir diante de sua torcida, espera voltar a entrar em ação em breve. Mesmo fora da competição, Adílson preferiu comemorar sua presença na etapa brasileira, ainda que em terra firme.

- Estou feliz por estar aqui, são e salvo, e estarei me preparando para voar aqui no Rio novamente - disse o piloto, mesmo sabendo que a capital fluminense ainda não foi confirmada como sede de uma das etapas do Mundial de 2011.

A Air Race acontece neste sábado e domingo, a partir das 10h (de Brasília) e terá transmissão do SporTV e da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

No Baixa Tudo, da GLOBO.COM, você pode baixar o jogo oficial da Air Race e também o papel de parede do campeonato mundial de acrobacias aéreas.

globo esporte

Petrobras dá ingressos VIP para Red Bull Air Race


A Petrobras lança a promoção “O Desafio Está no Ar”, que dará 10 pares de ingressos VIPs para a etapa brasileira do Red Bull Air Race. Para concorrer, os internautas devem postar uma foto com o tema “por que a sua energia merece estes prêmios” no site da ação. Os autores das 10 melhores imagens ganham os ingressos e 100 passes para visitar o hangar e conhecer os aviões.


Também serão escolhidas 200 fotos que darão aos participantes um kit oficial com boné e camisa do evento. Para promover o concurso, a Petrobras colocou um simulador de voo na estação de metrô Carioca. Os visitantes poderão experimentar a sensação de pilotar sobre paisagens como o Pão de Açúcar e o Corcovado.


Outras estações de metrô da cidade contarão com projeção de mídia interativa sobre o Air Race, enquanto os postos Petrobras serão ambientados com o tema relacionado à corrida. Como patrocinadora do Red Bull Air Race, a Petrobras poderá exibir a sua marca no evento, que acontece neste fim de semana, nos dias 8 e 9, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

mundo do marketing

Grécia

Grécia

A terra de Homero vive sua própria tragédia, sobretudo devido ao endividamento por conta das Olimpíadas de 2004. E o duro é que o Rio (e o Brasil) já embarcou nesse trem. Olimpíada e Copa são o tipo de evento que países como o Brasil não se podem dar o luxo de realizar.

crabjelly

Veja Como ficou o céu da Grécia hoje



Vazio!
Nenhuma aeronave pousou ou decolou nesta quarta-feira na Grécia, porque os controladores de tráfego aéreo aderiram à greve geral de 48 horas que afetam e assolam todo o país.

O pessoal do controle de tráfego aéreo grego aderiram ontem à greve geral de 48 horas dos funcionários públicos do país, forçando o fechamento do espaço aéreo grego durante o dia inteiro nesta quarta-feira, 05 de maio.

Nenhuma aeronave foi capaz de decolar ou aterrissar em aeroportos gregos.

As primeiras companhias aéreas afetadas foram, naturalmente, a grega Aegean Air e Olympic Airlines, que já desde ontem cancelaram uma série de vôos domésticos, como aquelas entre Atenas e Santorini, Mykonos e Salónica.

Afetados também os voos da EasyJet, Air France, British Airways, Brussels Airlines, Lufthansa e KLM ...

Os controladores de tráfego aéreo deverão retomar ao trabalho nesta meia-noite de quarta-feira.

A greve de 48 horas, foi lançado em resposta às medidas de austeridade apresentadas pelo governo grego, em troca de ajuda financeira da UE e do FMI.


Czech Airlines contará com ajuda do governo


A Czech Airlines (CSA), da República Checa está sofrendo graves problemas econômicos.

Para evitar a falência, o governo checo aprovou um plano de auxílio destinado a salvar a companhia aérea, que no ano passado registrou um prejuízo de 142 milhões de euros.

O projeto conta com uma redução considerável de aeronaves e pessoal.

"A empresa reduziu em 30 % o número de aviões e vôos para destinos não lucrativos e terá que despedir 10% do seu pessoal."

Por seu lado, a principal associação de pilotos da CSA, disse que a empresa deverá reduzir a sua força de trabalho, principalmente a parte administrativa.

A companhia aérea Czech, com mais de três mil funcionários, também vai vender alguns imóveis e realizar uma ampla reestruturação.


Seguro contra problemas causados por cinza vulcânica


A Flybe Airlines, uma pequena companhia aérea britânica, decidiu vender um seguro contra quaisquer incidentes causados por cinza vulcânica.

Pagando prêmio de R$ 19,00 cobre despesas com alimentação, ligações e estada no valor até R$ 3 mil, se o passageiro em viagem fora do Reino Unido tiver seu voo cancelado ou adiado por mais de 24 horas devido a problemas com cinza de vulcão.

A oferta, que vai até 30 de outubro, também estabelece que se o passageiro tiver um pacote acertado com alguma operadora e perder a viagem, receberá até R$ 6 mil de reembolso.
SEGS

Tam divulga novas mudanças em sua estrutura organizacional


A Tam concluiu mais uma etapa em seu processo de reestruturação organizacional. Ricardo Froes chega à empresa como o novo vice-presidente de Finanças, Gestão e TI, reportando-se ao presidente, Líbano Barroso, que vinha acumulando interinamente esse cargo desde que assumiu a Presidência, em outubro de 2009.

Outra medida foi a criação da Vice-Presidência de Suprimentos e Contratos. Quem assume é José Zaidan Maluf, que ingressou na Tam em 1995 e desde 2000 respondia pela Diretoria de Contratos Internacionais. Com mais de 30 anos de experiência no setor aeronáutico e de aeroportos, Maluf é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá-Brasil e possui MBA pelo IBMEC.‪

Além disso, em fevereiro, foi restaurada a Vice-Presidência de Gestão de Pessoas e Conhecimento, que será comandada por Claudio Costa. "A nova estrutura mostra nossa obsessão pelo fortalecimento de uma cultura de alta performance. Acreditamos que cultura se faz com exemplos, processos e, principalmente, foco em pessoas", diz Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.‪

Já o executivo Eduardo Gouveia assumirá, no próximo dia 17 de maio, o cargo de Diretor-Presidente do Multiplus Fidelidade, que vem sendo exercido por Líbano Barroso desde que essa empresa foi criada, em outubro de 2009. ‪Ele vinha atuando como Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Cielo nos últimos quatro anos. Anteriormente, foi Vice-Presidente de Marketing do WalMart e teve passagens por empresas como Bompreço, HiperCard e Banorte. Gouveia também exercerá a função de Diretor de Relações com Investidores do Multiplus.
MERCADO E EVENTOS

Tam lança concurso cultural para o Dia das Mães

Destaque

Faça uma homenagem para sua mãe com uma frase e concorra a pacotes de viagem.

A Tam Linhas Aéreas acaba de lançar o concurso cultural "Mãe, minha inspiração é você", que vai escolher as três melhores frases em comemoração ao Dia das Mães.
Os autores das frases escolhidas serão premiados com três diárias no Rio Quente Resorts e terão direito a levar três acompanhantes. O resort oferece sistema de meia pensão e um complexo de lazer composto por piscinas, saunas e ofurôs naturais.

O concurso é válido para todo o território nacional, e as inscrições serão recebidas até 12 de maio no site www.tam.com.br/promocoes. O nome do ganhador será divulgado no dia 25 de maio, a partir das 14h, no próprio portal promocional da Tam.

Sorteios a bordo - Para comemorar o Dia das Mães, no dia 9 de maio, a Tam vai sortear dois kits exclusivos de balas da Arcor em voos que decolarem de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, com destino a vários aeroportos do Brasil.

MERCADO E EVENTOS

Ex-BBB Juliana Góes é coroada madrinha de esquadrilha da Força Aérea

Integrante da oitava edição do reality show esteve em academia no interior de São Paulo.

A ex-integrante do Big Brother Brasil 8 Juliana Góes foi coroada madrinha da esquadrilha da Força Aérea brasileira. Juliana esteve em uma academia em Pirassununga, no interior do São Paulo, para receber a homenagem. A morena ainda voou em um caça da aeronáutica. “Fui recebida como nunca antes. Tive um dos melhores dias da minha vida", disse.


.Divulgação/.Divulgação

Juliana Góes

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E posa ao lado de integrantes da Força Aérea

.Divulgação/.Divulgação

Ex-BBB também passeou em um caça

EGO

Encontro Nacional de Ultraleves


03 a 06 de Junho de 2010 - Feriado de Corpus Christi
Torres - Rio Grande do Sul - Brasil
Abul

Justiça dos EUA nega cassação dos pilotos do acidente do voo 1907

Pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino estavam no jato  Legacy

Pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino

Os representantes do Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, negaram o pedido de cassação da licença dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino. A decisão foi encaminhada para a Embaixada Brasileira, em Washington, nesta terça-feira (4).

O documento pedindo a cassação foi protocolado nos EUA, em abril deste ano, pelo advogado Dante D'Aquino.

Os dois pilotos estão envolvidos no acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, ocorrido em 29 de setembro de 2006. O avião caiu na região norte de Mato Grosso após colidir com o jato, matando 154 pessoas.

Segundo o documento enviado ao Brasil, as entidades norte-americanas informaram que, após análise dos pedidos e das perícias técnicas, não foram encontrados indícios de responsabilidade dos pilotos para iniciar um processo administrativo para a cassação das autorizações para pilotar. O FAA é o órgão que controla a aviação nos EUA.

De acordo com D'Aquino, que é advogado assistente de acusação nos processos criminais no Brasil e integrante da comitiva que foi aos Estados Unidos, o próximo passo será levar o caso para a Corte Interamericana de Justiça, com sede na Costa Rica. "Houve desrespeito ao princípio da igualdade de tratamento e reciprocidade em relação ao Brasil. Vemos neste caso que não existe uma política igualitária, como a que foi prometida pelo presidente Barack Obama."

“Estamos frustrados. A resposta negativa foi vaga e é uma afronta aos brasileiros e às famílias das vítimas. Não enfrentaram as questões técnicas levantadas e apresentadas por nós. Essas mesmas questões, no Brasil, motivam um segundo processo criminal contra os pilotos”, disse D'Aquino.

O pedido baseou-se no precedente do próprio FAA (órgão que controla a aviação nos EUA) em que cassou a licença de dois pilotos norte-americanos, um deles, por ter ficado com o equipamento de comunicação desligado por 90 minutos e outro por suspeita de embriaguez. "Acreditamos que essa decisão poderia servir de referência para a análise da cassação das licenças de Lepore e Paladino."

G1

E.U. United Airways - "A Feia"

A delaração do CEO da Continental, foi um espanto para todos, disse assim na Segunda feira:

"Eu não queria casar com a menina feia, eu queria casar com a mais bonita, e eu estou muito mais bonito", disse o CEO Smisek, referindo-se a E.U. United Airways.

A E.U. Airways, agora atrelada como "a menina feia", anunciou internamente que as observações de Smisek eram "tanto chauvinistas e ofensivas para os trabalhadores da E.U. Airways."

A Continental se desculpou pela declaração,mas o dano foi feito .

nota do Blog: "a beleza está nos olhos de quem vê."

Avião muda de rota após passageiro tentar invadir cabine de piloto e dizer que é um ET

Um avião teve que mudar sua rota esta semana após um passageiro tentar invadir a cabine de piloto.
O fato mais insólito é que o individuo queria a todo custo assumir o posto do piloto alegando ser um ET, um alienígena do espaço.
Fala sério!!!
radio transcontinental

Queda de aeronave em Viseu faz dois feridos

Queda de aeronave em Viseu faz dois feridos

A queda de uma aeronave no Aeródromo de Viseu fez esta tarde dois feridos.

O avião, propriedade do Aeroclube de Leiria, estaria a aterrar na pista quando alguma coisa deu errado, disse um dos pilotos que presta serviço no aeródromo.

O local foi isolado pela GNR e as autoridades estão à espera da presença dos inspectores do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA).

Nos últimos três anos este é o segundo acidente neste aeródromo.

Os dois feridos foram transportados para o Hospital de Viseu e, segundo fonte clínica, apresentam ferimentos ligeiros, não inspirando cuidados.

dn portugal

EUA endurece regras companhias aéreas


Os EUA endureceram hoje as exigências às companhias aéreas para que evitem o embarque de pessoas na lista dos proibidos de voar, depois de o paquistanês norte-americano Faisal Shahzad, acusado de tentar detonar um carro-bomba em Nova Iorque, quase fugiu de avião do país.

Shahzad, 30 anos, chegou a embarcar num voo rumo ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na madrugada de segunda-feira, horas depois de ser incluído na lista de suspeitos de terrorismo vetados em aviões nos ou para os Estados Unidos.

Até agora, as companhias aéreas tinham 24 horas para verificar a lista de nomes proibidos de embarcar, após serem notificados de que um nome foi adicionado ao sistema através de um processo especial, que indica um elevado nível de risco potencial. A partir de hoje, o prazo cai para duas horas.

Shahzad foi colocado na lista na manhã de segunda-feira, mas conseguiu comprar um bilhete só de ida pouco antes do horário programado para o voo descolar. Depois de embarcar no avião da Emirates, no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, agentes federais foram alertados sobre a sua presença e entraram no avião para escoltá-lo.
diariodigital

Qatar Airways de olho no espaço aéreo da America do Sul


A companhia aérea Qatar Airways anunciou a abertura de duas novas rotas para a América do Sul, que trazem para sete o número de novos destinos, lançado este ano.

Qatar Airways entra no mercado da América do Sul pela primeira vez, com o lançamento de duas novas rotas para Buenos Aires na Argentina e em São Paulo no Brasil. A partir de 24 de junho, as duas maiores cidades da América Latina serão, de fato servidas diariamente a bordo de um Boeing 777.

Relatório de caças pode chegar às mãos de Lula na próxima semana



Edição Online

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira (4/5) que deve encaminhar na semana que vem, o relatório técnico sobre a aquisição de caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo uma agência de notícias.

Em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que "baterá o martelo" em relação à escolha de um dos três modelos depois de ouvir o Ministério da Defesa e o Conselho de Defesa Nacional, mas deixou claro em outras ocasiões a preferência pelo caça francês.

Em janeiro, a Aeronáutica encaminhou ao Ministério da Defesa um relatório com a análise técnica sobre as aeronaves. Três empresas disputam a concorrência para vender os aviões ao Brasil: a francesa Dassault, com o Rafale, a americana Boeing, com o F/A-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG.

aviação notícias

EMBRAER VENDE JATO LEGACY 650 PARA CLIENTE DA JORDÂNIA



Avião será gerenciado pela empresa de vôos fretados Arab Wings

São José dos Campos, 4 de maio de 2010 – A Embraer assinou um contrato de venda para
um jato executivo Legacy 650 para um cliente não divulgado da Jordânia. O anúncio foi feito
hoje, durante a edição 2010 da Convenção e Mostra de Aviação Executiva Européia (European
Business Aviation Convention and Exhibition – EBACE), em Genebra, na Suíça. O avião será
administrado, em nome do cliente, pela empresa particular de vôos fretados Arab Wings,
também com base na Jordânia. Este acordo já está incluído na carteira de pedidos firmes a
entregar da Embraer relativo ao primeiro trimestre de 2010.
aviação notícias

União Europeia aprova medidas para evitar caos aéreo

Avião (arquivo)

Ministros da União Europeia querem mudanças no controle de tráfego aéreo

Ministros dos Transportes de países da União Europeia (UE) aprovaram nesta terça-feira a aplicação de medidas para evitar mais casos de interrupção e cancelamentos de voos no caso de nuvens de cinzas vulcânicas.

Entre as medidas aprovadas em uma reunião em Bruxelas está a aceleração dos planos para integração do espaço aéreo da Europa, criando um "regulador europeu único para um único céu europeu".

A previsão inicial era de que este plano fosse aplicado somente em 2012, mas agora os ministros querem a aplicação dele ainda em 2010.

Os ministros esperam que um único órgão regulador responsável por todo o espaço aéreo da Europa seja o responsável por respostas mais rápidas e coerentes a situações parecidas com a enfrentada no mês passado.

O encontro dos ministros do bloco acontece em meio a novas restrições em voos provocadas pela nuvem de cinzas vulcânicas vinda da Islândia. Nesta terça-feira, as medidas afetaram voos na República da Irlanda, Irlanda do Norte e partes da Escócia durante seis horas.

As restrições devem continuar nesta quarta-feira na Escócia e na Irlanda do Norte. A agência de aviação civil britânica (CAA, na sigla em inglês), anunciou o fechamento do espaço aéreo e dos aeroportos dos dois países a partir das 7h (4h em Brasília).

bbc

CONCURSO - Serão abertas inscrições para o exame de admissão à Academia da Força Aérea (AFA)

Jovens que concluíram o ensino médio e têm o sonho de ser militar da Aeronáutica já podem se preparar para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. As inscrições começam no dia 17 de maio e seguem até 17 de junho de 2010 e serão realizadas somente pela internet através dos sites www.fab.mil.br ou http://www.afa.aer.mil.br/. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

O exame de admissão é composto, na primeira fase, por provas de escolaridade nas disciplinas de física, matemática, língua inglesa e língua portuguesa e seguido de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, para todos os candidatos, exame de aptidão psicológica específica (somente para os candidatos inscritos na especialidade de aviação) e teste de avaliação do condicionamento físico.

Se aprovado em todas as etapas o candidato irá realizar o curso de formação na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP), como Cadete da Aeronáutica. O curso tem duração de quatro anos e após a sua conclusão o cadete será nomeado aspirante-a-oficial e poderá seguir na carreira militar alcançando os mais altos postos dentro da Força Aérea.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS: Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Parnamirim/Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), Curitiba (PR), Canoas (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO).

Fonte: DEPENS

Aeroporto Santos Dumont recebe Fan Zone da Red Bull Air Race

O saguão de desembarque do Aeroporto Santos Dumont recebe, a partir desta terça-feira (4/5) o Fan Zone da Red Bull Air Race - corrida de aviões que será realizada no Rio de Janeiro no próximo sábado e domingo (8 e 9/5). No espaço, os passageiros e frequentadores do aeroporto se divertem com algumas atrações relacionadas com a corrida aérea, como a réplica de uma aeronave que participará da corrida.

Os visitantes também podem usar simuladores de voo e jogos e experimentar algumas das sensações de voar com velocidade e precisão sobre a Baía da Guanabara, passando por obstáculos e realizando manobras arriscadas.

O Fan Zone traz ainda uma cabine fotográfica, que simula o cockpit das aeronaves de corrida. No ambiente, pode ser visto ainda um painel onde é possível tirar fotos com macacão dos pilotos e conhecer as regras da Red Bull Air Race.

As atrações do Fan Zone são gratuitas e estarão abertas ao público até esta quarta-feira (5/5), das 9 às 17 horas.

aviação noticias

Fly Girls

O formato“reality show” como todos sabem, geram ótimas audiências e receitas as emissoras de televisão, enquanto ficamos por aqui com BBB e A Fazenda, nos Estados Unidos estes programas cobrem os temas mais variados.

A tv à cabo CW iniciou há poucas semanas o programa "Fly Girls" Este “reality show” é produzido a bordo davirgin America , low cost em que Richard Branson é sócio.

Still of Richard  Branson in Fly Girls


Popout


Fly Girls terá oito episódios de meia hora e retrata a vida de cinco comissárias de bordo da Virgin America.

Não foi o primeiro reality show a ter como palco uma low cost.

Airline teve três temporadas e foi filmado a bordo de aviões da Southwest.

Airline


Esquadrilha Oi no Air Race

Completíssimo! Inumeras fotos videos, noticias, novidades, inclusive com novos entretenimentos,
como escrever seu nome, ou mensagem para mandar a algum amigo em forma de frase no Céu, realidade aumentada e outras coisas mais...

Diversas promoções, que levam os fãs a chance de voar nos radiais da Equipe!

O melhor de tudo é que o Red Bull Air Race terá a participação em peso da "Oi",
com toda a Equipe fazendo demosntração aérea bem como escrita, paraquedismo, acrobacias, pouso na água e muitas surpresas, nosso ás Adilson Kindlemann, não poderá disputar o Air Race no Rio, mas o Frances Nicolas Ivanoff será o representante da Oi na disputa!





http://esquadrilha.oi.com.br

contato radar

PROCURA-SE PILOTOS DE PALANADOR - INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 9 DE MAIO




Aerolineas estuda o 787


A companhia Aerolineas Argentinas estaria negociando a compra de 15 jatos Boeing B.787, com entregas começando em 2011. As novas aeronaves seriam usadas para renovar a frota de grande autonomia da empresa, hoje equipada com cinco Airbus A340 e dois Boeing B.747.
direto da pista

G1 divulgou o ranking das maiores airlines do mundo



Confira abaixo o ranking das companhias aéreas mais recente feito em 2008 pela Iata, associação internacional das companhias aéreas.


Ranking das maiores companhias por número de passageiros por quilômetro transportado
Ranking
Companhia País Passageiros em 2008
1 American Airlines EUA 211,987 milhões
2 United Airlines EUA 176,706 milhões
3 Delta Air Lines EUA 169,895 milhões
4 Air France França 131,845 milhões
5 Continental Airlines EUA 129,433 milhões
6 Lufthansa Alemanha 126,267 milhões
7 Southwest Airlines EUA 118,272 milhões
8 British Airways Inglaterra 115,734 milhões
9 Northwest Airlines EUA 114,608 milhões
10 Emirates Emirados Árabes 100,672 milhões
Fonte: Iata - dados de 2008. São considerados voos domésticos mais internacionais

g1

jetBlue quer winglets nos A320


O CEO da jetBlue, David Barger, disse que a empresa está ansiosa por novos winglets para serem instalados na sua frota de A320. A Air New Zealand já customizou seus A320 novos com um novo winglet. "Estou procurando um winglet que nos possa voar entre Boston e Oakland, non-stop, 100% das vezes", afirmou Barger. Segundo o CEO, o novo acessório poderá economizar até 20 milhões de dólares para a empresa.


aeroblog

PROMOÇÃO CULTURAL Aero Magazine





Em 2010, Aero Magazine e Candiota repetem o sucesso do ano passado e voltam a levar um leitor da melhor revista de aviação para a feira internacional de Oshkosh. Neste ano, o Douglas DC-3, um clássico da aviação e pioneiro do transporte aéreo no mundo todo, está comemorando 75 anos de história e será homenageado na Air Venture de Oshkosh.
Quer ver o DC-3 de perto e visitar Oshkosh?
Participe do nosso concurso cultural respondendo à pergunta:
“Quantas vezes o selo do Douglas DC-3 aparece nas notas da seção Notícias do site da Aero Magazine?”.
Envie sua resposta e dados pessoais para concursocultural@aeromagazine.com.br.
hangar do heinz

Pouso de emergência deixa ao menos 6 feridos na Colômbia

Aeronave da empresa Avianca, com 91 passageiros, voava em direção a Guayaquil.

Pelo menos seis pessoas sofreram ferimentos leves durante uma aterrissagem de emergência no aeroporto El Dorado, em Bogotá, com um avião da empresa Avianca que voava em direção a Guayaquil, informaram hoje fontes oficiais e da companhia.

A aeronave, que tinha partido de Bogotá na terça-feira à noite com 91 passageiros e 5 tripulantes, foi obrigada a retornar ao aeroporto da capital colombiana depois que foram identificadas "falhas no trem de pouso traseiro", explicou Avianca em comunicado. Para esgotar o combustível, o Fokker 100 sobrevoou aproximadamente por uma hora a cidade, antes de descer.

Diferente do que as autoridades oficiais informaram, a Avianca calcula em 12 o número de passageiros que "apresentaram algum tipo de ferimento", como espasmos musculares e ansiedade. Conforme o comunicado da Avianca, os 91 passageiros do voo foram embarcados hoje em outro avião com destino a Guayaquil.
zerohora

Gol muda cardápio da ponte aérea


A Gol anunciou um novo cardápio no serviço “Bistrô da Ponte”, nos voos que ligam Cogonhas (SP) ao Santos Dummont (RJ): de segunda à sexta-feira, até às 9h, são ofereciso itens como queijos, geleia, pães, iogurte, suco, café e leite.


De segunda à quinta-feira, após às 17h, o cardápio passa a ser composto por iguarias como penne com peito de peru e seleção de pimentões marinados no azeite, farfale com queijo branco, tomates frescos perfumados com orégano ao molho de mostarda e mel, penne com berinjelas assadas e tomate seco ao molho de mostarda e fusilli com lascas de peito de peru e emulsão de azeite.

Às sextas-feiras, a companhia oferece pratos que homenageiam a culinária de diversos países.
panrotas

CBF não quer pagar imposto de jatinho

Com lucro de R$ 72 milhões em 2009, entidade tenta na Justiça evitar gastar R$ 4,173 milhões de IPI na compra de avião

Advogados dizem que confederação, que investiu R$ 42 mi na aeronave, das mais modernas do mundo, não tem fins comerciais

Com um lucro de R$ 72 milhões no ano passado, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tenta na Justiça a liberação do pagamento de imposto pela compra de um dos mais modernos jatinhos do mundo.

Em fevereiro do ano passado, a entidade depositou em favor da Receita Federal, em juízo, aproximadamente R$ 4,173 milhões referentes ao IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) pela importação da aeronave Citation Sovereign.

O avião custou R$ 42 milhões e transporta o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, e funcionários do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 nas viagens pelo país e também ao exterior. Desde o ano passado, Teixeira só viaja para Brasília no jatinho.

Para não pagar o imposto, os advogados da CBF alegam que a confederação é uma associação de direito privado de caráter desportivo, que não tem fins comerciais e industriais.

A aeronave é uma das mais modernas do mundo. Com autonomia de 5.200 km, o jatinho leva nove passageiros na configuração inicial. O caso sobre a liberação do pagamento de IPI está com o juiz Alfredo Franca Neto, da 30ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Os advogados da entidade não se pronunciaram ontem sobre a ação.

Apesar de pedir a isenção fiscal, a CBF duplicou o lucro em 2009 em comparação a 2008.

No balanço publicado na semana passada, a confederação fechou o ano que antecede o Mundial de 2010 com R$ 72,360 milhões de superavit -126% superior a 2008. No exercício anterior, a entidade lucrou R$ 31,989 milhões.

A disputa na Justiça com a Receita Federal consta no balanço financeiro da entidade publicado na semana passada.

A CBF também informou ter depositado em juízo R$ 7,7 milhões referentes ao rompimento do contrato com a Coca-Cola. A parceria terminou em 2001, quando a entidade anunciou o patrocínio da AmBev, que utiliza as marcas Guaraná Antarctica e cerveja Brahma nas ações com a seleção.

Em 2009, a entidade faturou alto com patrocínios -arrecadou R$ 164,923 milhões com as empresas que usam a imagem da seleção brasileira. O principal pagador foi a Nike, que desembolsou R$ 59,1 mi. O banco Itaú ficou em segundo lugar, com R$ 33,6 milhões. A Vivo desembolsou R$ 30,9 milhões.

A seleção de Dunga vai disputar o primeiro Mundial em solo africano com número recorde de anunciantes e faturou mais de R$ 200 milhões em patrocínio apenas neste ano.

Nos últimos quatro anos, a entidade conseguiu multiplicar o número de patrocinadores. Com a chegada da Seara no mês passado, a seleção já tem nove parceiras. E a entidade pode anunciar nos próximos dias o décimo patrocinador.

Em 2006, o time comandado por Carlos Alberto Parreira, que disputou e fracassou na Copa da Alemanha, contava com quatro anunciantes.
Amistosos da seleção também engordaram os cofres da confederação, que arrecadou R$ 29,5 milhões pelos jogos.

Além dos lucros, as despesas subiram na comparação com 2008: de R$ 66 milhões para R$ 84,8 milhões. A CBF declarou ainda que gastou R$ 36,5 milhões com o futebol profissional, além de mais R$ 5 milhões só com o futebol amador.
desástres Aéreos

Azul vai operar duas rotas em São José dos Campos

- Azul vai operar duas rotas em São José dos Campos -






A Azul Linhas Aéreas deve iniciar suas operações no aeroporto de São José dos Campos, com pelo menos duas rotas fixas, até o final de julho deste ano.

Segundo informações obtidas pelo jornal O VALE, a empresa de aviação regional, fundada em 2008 e que utiliza jatos da Embraer, poderá realizar voos diários para o Rio de Janeiro e Brasília, dois destinos com maior demanda de passageiros, segundo estudo elaborado pela empresa. Outras rotas em direção ao Nordeste e ao Sul do país também poderão ser instaladas a partir de São José.

Também para o segundo semestre está prevista a instalação de uma empresa que fará transporte de mercadorias diariamente pela rota São José dos Campos-Manaus (AM). A empresa, cujo nome não foi revelado e que tem base no estado amazonense, é recém-criada e utilizaria o terminal de cargas do aeroporto.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) confirmou as operações de carga no terminal, mas informou desconhecer a instalação da Azul Linhas Aéreas. O diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting, disse que a proposta de trazer voos para o Aeroporto de São José dos Campos tem sido estudada frequentemente e que o local é considerado uma alternativa aos aeroportos paulistanos.

Entretanto, Beting disse que a negociação ainda não foi concluída, mas que no segundo semestre poderá haver novos desdobramentos.


Investimentos

Na semana passada, a Infraero anunciou investimentos de R$ 13,7 milhões no Aeroporto de São José nos próximos quatro anos. O aporte de verbas será direcionado para a recuperação das pistas de pouso e táxi, além de melhorias no terminal de cargas e na infraestrutura do terminal de passageiros.

Em entrevista ao O VALE , a pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, disse também que o Aeroporto de São José seria internacionalizado para desafogar os terminais de Cumbica e Congonhas no período da Copa do Mundo de 2014. Porém, a Infraero não confirmou a possibilidade da mudança acontecer.
contato radar

EXPLOSÃO DE MALA CAUSA PÂNICO EM AEROPORTO DE HOUSTON


HOUSTON - Funcionários do Aeroporto Internacional Bush, em Houston, deixaram cair uma mala que causou uma pequena explosão, considerada um incidente, disse uma porta-voz do aeroporto nesta terça-feira.

O barulho causou pânico no aeroporto. No sábado, um carro com explosivos foi abandonado na Times Square, em Nova York, o que autoridades norte-americanas consideram tentativa de "terrorismo."

Ifr online

Fim da era Breguinha na FAB

“O governo federal vai lançar uma licitação internacional para vender os dois Boeing 737-200, os célebres ‘sucatinhas’ que, por 33 anos, transportaram os presidentes da República do país por todo o mundo.

Substituídos pelos jatos EBM-190, da Embraer, os dois aviões, antigos, têm valor estimado de R$ 17 milhões cada um. Os novos jatos custaram R$ 87 milhões.”

Eagle sky

Polícia inglesa usa Zepelin para observar tudo e captar imagens

http://www.portalradar.com.br/upload/conteudo/imagens/22-10-2009-03-16-47_dirigivel.jpg
Zepelin da polícia inglesa observa tudo e envia imagens para o centro de operações



O governo pretende usar o dirigível para monitorar fronteiras, portos, parques, florestas, traficantes. Ele pode até levar tiro que não cai, porque o gás dentro dele demora para vazar e, como não é tripulado, não bota em risco a vida de ninguém.

O país mais vigiado por câmeras no mundo quer aumentar ainda mais a segurança. Quem conta é o correspondente Marcos Losekann.

O céu não é mais limite para o ''big-brother'' da polícia inglesa. Já está em fase de testes o dirigível feito para bisbilhotar das nuvens o que acontece na Terra. Uma aeronave não tripulada, que pode ser dirigida a partir de um computador. Ela observa tudo o que acontece no solo e envia as imagens para o centro de operações policiais.

Não é de hoje que os britânicos estão na mira das câmeras. Desde o fim da década de 80, é lei: o monitoramento nas cidades de todo o país é feito com a ajuda de um circuito de TV controlado pela polícia.

São cinco milhões de câmeras, que vigiam cidadãos e visitantes dia e noite. Até agora elas ficavam apenas no alto de postes ou presas às paredes dos prédios. O sistema de monitoramento aéreo vai ampliar a visão dos policiais.

Contra as críticas por invasão de privacidade, a polícia argumenta com estatísticas: depois da vigilância eletrônica, a criminalidade em Londres caiu pela metade.

O governo pretende usar o zepelin também para monitorar fronteiras, portos, parques, florestas, traficantes. O zepelin pode até levar tiro que não cai garante o responsável pelo projeto. O gás dentro dele demora para vazar e como não é tripulado, não bota em risco a vida de ninguém.

A vantagem do dirigível é sobretudo econômica. O pequeno motor pode ser elétrico ou a gasolina. Dependendo dos testes, em dois anos os céus da capital britânica vão ganhar um novo vigia.
blog do vinna

Avião fotografado 3 vezes pelo Google Maps

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Marcar assento na sombra

Os clientes estão a cada dia mais exigentes. Vendí uma passagem pela TAP de Salvador para Lisboa, e a cliente teve preferência pelo assento da janela de dois lugares. Até aí tudo bem. Então ela me perguntou qual era o lado da sombra do avião nesse voo. Bem, eu fiquei pelo menos uns 5 segundos pensando em qual resposta dar, pois em oito anos como agente de viagens aquela foi a primeira vez que me faziam tal pergunta. Então a cliente continuou afirmando que o “ o lado onde bate o sol “ do avião sempre esquenta muito.

De imediato imaginei se a última viagem dela foi nos aviões da 2ª guerra mundial.

Eu simplesmente expliquei, com um pouco de vontade de sorrir que eu não fazia idéia, mas para não deixar a cliente insatisfeita, prometi buscar essa informação com os nossos consolidadores.
Então enviei um email ao nosso consolidador, em tom de gozação falando sobre a pergunta original que me foi feita. O consolidador simplesmente me respondeu: Eduardo, não tenho como saber, pois o voo sai pela noite. Então eu respondí: Quer dizer que se o voo fosse pelo dia você me responderia de imediato?
E eu ainda estou tentando decidir quem foi mais engraçado, se foi a cliente ou o consolidador de passagens aéreas.

Das vezes em que viajei de avião, nunca me dei conta de tal detalhe. Na minha última viagem à Paris, quase congelei dentro do avião. Se o sol está batendo, acredito que basta fechar a janelinha não é?
Sou Agente de Viagens Blog

NOAR vai integrar cidades do Nordeste

A nova empresa aguarda apenas realização dos testes e definição de rotas pela Anac para operar

A companhia irá operar, inicialmente, com quatro aeronaves L-410 originadas da República Tcheca

Falta muito pouco para que a mais nova empresa aérea do Brasil passe a atuar no mercado. A Noar (Nordeste Aviação Regional) Linhas Aéreas S/A investiu cerca de R$ 40 milhões na 1ª fase de implantação e aguarda, apenas, a realização dos testes operacionais e definição das rotas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para tentar suprir uma demanda cada vez mais crescente de passageiros entre as principais cidades nordestinas. A Anac estima que a empresa, que obteve o Certificado de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta), no último dia 12, deva começar a operar entre o fim de maio e início de junho.

Fortaleza, João Pessoa, Natal, Mossoró, Recife, Maceió, Salvador, Aracaju e Caruaru são algumas das cidades que irão ser integradas no roteiro de viagens da nova empresa, mas as rotas ainda não podem ser divulgadas antes da liberação do Hotran (Horário de Trânsito), autorizado pela Anac.

O que pode ser antecipado é que os nove estados do Nordeste serão contemplados com voos regulares de curta duração e distâncias entre 150 e 450 quilômetros, fazendo a ligação de centros urbanos próximos e a ligação de novos destinos, que, atualmente, não são atendidos pela aviação doméstica nacional.

"Esta malha inicial deverá se expandir rapidamente. Uma coisa, porém, é certa. Ela será orientada pelo mercado e realizada mediante o mínimo de infraestrutura local", explica o presidente da Noar, Vicente Jorge Rodrigues, que adianta a criação de 200 empregos diretos com carteira assinada nesta primeira etapa.


Viabilidade confirmada

Foram realizados diversos levantamentos e pesquisas em mais de 150 localidades em toda região nos meses que antecederam o pedido de regulação da empresa, que confirmaram, segundo a direção da companhia, a viabilidade do negócio, e identificaram uma demanda potencial de clientes não atendida pelo transporte aéreo regional.

Aeronaves

A companhia irá operar, inicialmente, com quatro aeronaves novas, modelo L-410 (também conhecidas como Let), originadas da República Tcheca. São bi-motores com capacidade máxima para 19 passageiros e 2 tripulantes, com autonomia de aproximadamente 3 horas de voo. Segundo a empresa, a intenção é transportar 70 mil pessoas por ano em cada aeronave.

"O L-410 permite um custo operacional em curtas distâncias muito abaixo dos seus potenciais concorrentes, o que vai implicar em passagens mais baratas. Os Let´s são equipados com a nova suíte de aviônicos da Honeywell e um moderno sistema de piloto automático. Todo este investimento adicional em tecnologia representa maior eficiência operacional, menor custo e principalmente segurança para os passageiros", justifica o presidente da companhia a respeito da escolha do tipo de aeronave mais adequado para atender a demanda do mercado local.

O preço dos aviões não foi divulgado, pois foi negociado diretamente com a fabricante, sob contrato de leasing e garantia de sigilo em relação a esse tipo de informação.

No Ceará

Na Capital cearense, a Noar vai disponibilizar uma loja de atendimento aos clientes, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. As passagens também poderão ser adquiridas pela internet no site oficial da empresa e através do call center. Esses equipamentos de venda serão abertos após a publicação da autorização de funcionamento no Diário Oficial da União.

O presidente da Noar afirmou que haverá apresentações da empresa para autoridades e imprensa, com direito a voo inaugural, em algumas capitais nordestinas, mas não adiantou as datas. "No último dia oito de abril, fizemos um voo em Recife. Pretendemos fazer a mesma coisa em outras cidade, inclusive em Fortaleza, mas, por enquanto, não definimos a data. A empresa está pronta para entrar em atividade, mas não depende só de nós, nesse momento. Temos de aguardar as duas últimas etapas da Anac", declarou Rodrigues.
blog do vinna

Programar viagem garante desconto


Entre as razões para a perda de passageiros das empresas rodoviárias para companhias aéreas estão tempo de viagem e preço. Para o gerente comercial da Reunidas, Marcílio Kreiss, o movimento caiu 30% nos dois últimos anos. Os trechos mais afetados são entre cidades com distância maior de 400 quilômetros, como Florianópolis, Chapecó, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

– Pagamos mais impostos que as empresas aéreas. Além disso, somos obrigados a oferecer passagens de graça para professores, idosos e deficientes físicos e não somos ressarcidos. Tudo isso encarece a nossa passagem – afirma o gerente.

Mas para ter vantagem de preço na viagem de avião, é preciso comprar as passagens com antecedência. Pesquisa feita ontem pelo Diário Catarinense nos sites das principais companhias aéreas, mostra que um voo de Florianópolis para Chapecó sai a partir de R$ 89 se a passagem for comprada para o dia 20, pouco a mais do que os R$ 75 pagos pelo mesmo trecho de ônibus. Já se for comprada para o dia 10, a viagem de avião mais barata sobe para R$ 125. A vantagem fica no tempo gasto: uma hora de avião ou mais de oito horas de ônibus.

Para São Paulo, a diferença entre a passagem de ônibus e a de avião mais barata para o dia 20 é de R$ 35. A passagem aérea promocional custa R$ 119 – 40% a mais do que os R$ 83,50 do bilhete de ônibus. Os valores são para trechos só de ida e não incluem a taxa de embarque.

Nas viagens de avião, também é preciso ficar atento às escalas para manter a vantagem. Por exemplo, existem passagens promocionais de Florianópolis para Porto Alegre, mas com passagem por Campinas (SP), o que estica o tempo de viagem. O passageiro consegue preços menores mesmo sem comprar com muita antecedência, mas vai precisar de pelo menos seis horas para concluir o trajeto.
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Moradores ainda convivem com fuligem das explosões

Resende

Após uma semana do acidente aéreo com um monomotor do Corpo de Bombeiros em Resende, que matou o major do Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros, Jasper Sanderson Penna de Assis, de 31 anos, e o aspirante a oficial do 23º Grupamento de Bombeiro Militar, Luís Guilherme Neto, de 27 anos, os moradores do Condomínio Residencial Ricardo Tomás, na Rua José Estevam da Motta, no bairro Santa Isabel, onde caiu o avião, ainda convivem com a fuligem e o forte cheiro de queimado. De acordo com a síndica do condomínio, Érica Dair Coutinho Rocha, os moradores estão enfrentando problemas de saúde causados pela fumaça do incêndio que se seguiu à queda do avião.
- Muitos moradores estão com renite alérgica. O cheiro de queimado na rua e dentro do Condomínio ainda é muito forte. A rua e a fachada do Bloco 3 precisam ser lavadas com água e sabão. Semana passada instalaram um poste de luz no local onde bateu o avião, mas ainda não colocaram a lâmpada – explicou Érica acrescentando que, por enquanto, a limpeza está sendo feitas por conta do Condomínio.


- Na quinta-feira passada nós recebemos o perito do seguro do condomínio, e na sexta-feira veio a perita da Aeronáutica. Depois da vinda do perito do seguro os moradores do primeiro andar do Bloco 3, o mais atingido pelas explosões, puderam retirar os objetos queimados e limpar os apartamentos – disse a síndica, ressaltando que o Corpo de Bombeiros tem ajudado os moradores, e que no momento do acidente a Brigada de Incêndio da Clariant (empresa próxima ao local do acidente) também trabalhou muito para combater o fogo.

Prefeitura responde

Com relação às necessidades apresentadas pelos moradores do Ricardo Tomás a assessoria de comunicação da prefeitura informou ao DIÁRIO DO VALE que a secretaria municipal de Obras enviaria ontem um técnico ao bairro para verificar se todos serviços necessários à ligação da energia elétrica no poste de iluminação, instalado recentemente no local, já foram feitos pela empresa concessionária do sistema no município. No caso de resposta positiva, a iluminação será providenciada imediatamente.


Quanto à realização dos serviços de limpeza da rua onde ocorreu o acidente, a prefeitura está dependendo apenas da liberação do local pelas autoridades judiciárias encarregadas da perícia técnica, um dos procedimentos necessários no trabalho de investigação das causas do acidente. Confirmada a liberação, os serviços de limpeza na via pública serão realizados em breve.


Já com relação à limpeza da área interna do condomínio residencial, o coordenador de Defesa Civil do município, coronel Marco Resende, orientou a síndica a buscar inicialmente o auxílio junto ao seguro do prédio, já que o edifício se constitui em espaço particular, ou até mesmo o Corpo de Bombeiros, instituição à qual pertencia a aeronave acidentada. Na semana passada, a Defesa Civil do município realizou uma vistoria no prédio, tendo constatado que a estrutura do mesmo não ficou comprometida com a explosão do avião nas proximidades.

diariodovale

Mercado de aviação executiva em alta no Brasil


O mercado brasileiro de aviaçãoLíder Aviação acaba de vender quatro unidades de uma série comemorativa do bimotor Baron, fabricado pela Beechcraft. O Baron completou 50 anos e a Beechcraft fabricou apenas 12 unidades especiais, todas para seis passageiros e preço de 1,5 milhão de dólares.

A executiva continua em alta. O Brasil já vendeu um terço dos aviões e ainda há um empresário negociando a compra de mais uma unidade. A empresa não revela o nome dos compradores.
portalms