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terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Líquido suspeito encontrado na bagagem provocou uma evacuação no terminal da Qantas em Sydney


A descoberta de líquidos suspeitos na bagagem de um passageiro levou à evacuação do terminal doméstico da Qantas em Perth ontem e acabou por ser um alarme falso.

A Polícia Federal Australiana disse que o homem foi liberado sem acusação depois que quatro garrafas de líquido, foram encontrados em sua bolsa , que estava sendo rastreada enquanto ele realizava sua transferência para um vôo de Sydney a Perth.

O homem chegou na Austrália em um vôo da Emirates de Dubai para Perth e mais tarde foi detido pela polícia em Sydney.


Um porta-voz da polícia federal australiana disse que o líquido não era explosivo, mas foi levado para testes e posteriormente foi determinada como uma substância inócua.
Disse ainda que o incidente destaca medidas de segurança nos aeroportos.

O aeroporto foi evacuado por 45 minutos e os vôos foram adiados com os passageiros obrigados a esperar no parque de estacionamento antes de serem autorizado a voltar ao terminal.

Piloto de avião que caiu no mar desobedeceu torre




BEIRUTE - O piloto de um avião da Ethiopian Airlines que caiu no mar voava na direção oposta à recomendada pela torre de controle, revelou hoje o ministro de Transportes do Líbano, Ghazi Aridi.

O avião caiu no Mar Mediterrâneo, pouco após decolar do Aeroporto Internacional Rafik Hariri, em Beirute, em meio a uma tempestade.


Acredita-se que todas as 90 pessoas a bordo tenham morrido. A aeronave seguiria para a capital etíope, Adis-Abeba, após decolar por volta das 2h30 (hora local) desta segunda-feira.

Aridi disse que o piloto inicialmente obedeceu a ordem da torre de controle, mas então abruptamente mudou de curso e foi para a direção contrária. "Eles (controladores) pediram a ele que corrigisse a direção, mas ele fez uma volta muito rápida e estranha, antes de desaparecer completamente do radar", disse o ministro.

Não estava claro o motivo de o piloto mudar abruptamente a rota. Como na maioria das outras aeronaves, o Boeing 737 possui um radar meteorológico que o piloto pode usar para evitar voar em meio a raios, possivelmente ignorando ordens da torre de controle.

"Ninguém está dizendo que o piloto deve ser culpado por não seguir ordens", esclareceu Aridi. "Pode ter havido várias razões para o que aconteceu... apenas a caixa-preta pode revelar."

O chefe-executivo da Ethiopian Airlines, Girma Wake, disse que os comentários do ministro libanês eram prematuros. Funcionários libaneses disseram que não há indícios de terrorismo ou de sabotagem.

Até o momento não foram encontrados sobreviventes. Testemunhas e o Exército libanês afirmaram que o avião pegou fogo pouco após decolar. Um funcionário da Defesa afirmou que, segundo algumas testemunhas, o avião quebrou em três pedaços.
Estadão

Avião faz pouso de emergência em campo de golfe no Texas


Experiente, piloto culpou falha no marcador de combustível.

Descida foi bem sucedida, e ninguém ficou ferido.

Foto: AP

Jerry McMorrow observa resultado de sua tacada nesta terça-feira (26), em Houston, no Texas, com um avião Cessna 170 ao fundo.

O avião, que vinha de Lafayette, no estado americano da Louisiana, ficou sem combustível e teve de pousar emergencialmente sobre a grama de um campo de golfe na noite anterior. O piloto, o experiente Brendon Ford, disse que um problema no marcador de velocidade o induziu a achar que tinha mais combustível do que realmente tinha.

Ele explicou que viu dois locais onde poderia pousar, mas escolheu o que tinha apenas uma pessoa. Ele passou por cima do pedestre e conseguiu pousar em segurança. Ninguém se feriu. O avião deveria ser removido do local, no Hermann Park, ainda nesta terça. (Foto: AP)

G1

Delta Airlines reduz suas perdas, mas com resultado pior que o esperado




NOVA YORK — A companhia aérea americana Delta Airlines reduziu suas perdas líquidas no quarto trimestre a 25 milhões de dólares, contra 1,438 bilhão há um ano, segundo um comunicado publicado nesta terça-feira. No entanto, este resultado está abaixo das expectativas.
AFP

Azul começa a voar para Goiânia em março



A Azul começa a operar mais um destino a partir de 3 de março. Goiânia será conectada com voos sem escalas a Campinas e a todos os demais destinos operados pela companhia no país.
As passagens aéreas começam a ser vendidas hoje e variam a partir de R$ 119, por trecho.
Serão três voos por dia em cada direção. O primeiro voo parte de Viracopos para Goiânia às 9h40.

Os demais decolam de Campinas às 18h06 e às 21h45. No sentido contrário, os novos voos da Azul saem de Goiânia às 7h15, 11h40 e 19h55.
Mercado e Eventos

Turkish Airlines Patrocinadora do Barcelona e Manchester United


ATurkish Airlines, uma das companhias aéreas mais poderosas em desenvolvimento na Europa, assinou dois contratos de patrocínio na última semana, com duas das melhores equipes de futebol europeu:

FC Barcelona e Manchester United.

ATurkish Airlines, quarta maior companhia aérea da Europa, que se juntou a Star Alliance como membro há quase dois anos, está se desenvolvendo muito de forma diinâmica e agressiva pelo crescimento da frota, lançamento de novas rotas, aumento da capacidade e de publicidade em uma escala global - e permanecerem rentável ao mesmo tempo tempo (!).


Em 2010, eles estão se movendo para a arena esportiva

Primeiro veio a notícia em 18 de janeiro de Barcelona, que a Turkish Airlines fechou um acordo com o campeão espanhol e campeão europeu Campeão: FC Barcelona. Turkish Airlines será a companhia aérea oficial da equipe Espanhola de futebol por dois anos e meio, e pagará ao clube espanhol 7,7 milhões de euros durante este período.

De acordo com os termos deste Patrocinador Oficial no "contrato de patrocínio", todos os materiais publicitários e logotipos da Turkish Airlines serão exibidos nas telas internas do estádio de Camp Nou, em Barcelona e todos os outros locais da equipe, a Turkish Airlines irá fazer filmes comerciais com os jogadores do clube de Barcelona e realizar a promoção deste acordo de patrocínio em todas as áreas de publicidade e meios de comunicação de massa.

Como o resultado deste patrocínio da Turkish Airlines vai transportar os jogadores do Barcelona de todos os torneios e campos de treinamento também. Isto quer dizer uma programação especial em constante mudança de voos de Barcelona, ou a utilização de uma aeronave separada para essa tarefa, como a utilização de um avião charter especial.

O site do Barcelona já carrega o logotipo da Turkish Airlines no seu rodapé.

Apenas alguns dias depois de o FC Barcelona, a Turkish Airlines anunciou uma nova parceria, com o Manchester United (MU). Com base no novo acordo, a Turkish Airlines substituirá a Malaysian Air Ásia como a transportadora oficial da equipe de Manchester, por três anos e meio.

Segundo relatos, o negócio é estimado em "multi-milhões de libras esterlinas", mas não há números exatos.

Há uma notícia sobre a nova parceria no site oficial do Manchester United, mas nada - ainda.

Segundo a reportagem, ele também ostentará o logotipo da Turkish Airlines e a ligação entre a seção de patrocinadores do site.

Segundo o contrato, todos os materiais publicitários e logotipos da Turkish Airlines serão também exibidos nas telas internas do estádio Old Trafford, em Manchester e todas as outras posições do time, comerciais serão feitos com os jogadores do Manchester United Club.

Com o título de "o patrocinador oficial do Manchester United", a Turkish Airlines vai transportar os jogadores do clube para os torneios e campos de treinamento como transportadora oficial da equipe.

A percepção da marca da Turkish Airlines certamente crescerá nos próximos anos. Estamos ansiosos para ver as campanhas de marketing inovadoras em torno destas parcerias!

Iceland Express: Nova Companhia aérea low cost nos ares da Europa

Icenland Express
A Islândia, país da aurora boreal e das águas termais, acaba de ganhar uma nova companhia aérea low cost: a Iceland Express, que começa oferecendo voos diretos a partir de Londres e cinco outroas cidades européias para a capital islandesa, Reykjavik.

A partir de junho, planeja oferecer voos de cidades como Newark (EUA), Barcelona, Paris e Milão, e também voos a partir de outra cidade islandesa, Akureyri.

Viajandaum

JetBlue Tails


A Jet Blue criou um desafio para que o cliente possa escolher a nova cauda de suas aeronaves.

Para votar basta entrar no site da emprea e dar a sua opinião, que poderá ser dada até 11 de Fevereiro de 2010, data de comemoração dos 10 anos da empresa.


jetblue tails



Air France-KLM aumentam oferta de voos no Brasil com parceria com a Gol



A Gol e o Grupo Air France-KLM aumentaram no dia 12 de janeiro sua oferta no Brasil, graças ao code-share em voos operados pela Gol.

Os clientes da Air France têm agora acesso a voos operados pela Gol que partem dos Aeroportos Internacionais do Rio de Janeiro e de São Paulo para seis destinos domésticos no Brasil: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Vitória. Voos de conexão são oferecidos a partir desses aeroportos. Outros sete destinos serão adicionados em breve1. Com este acordo de code-share, a Air France oferece aos seus passageiros que viajam da Europa, África, Oriente Médio e Ásia mais destinos e mais oportunidades de conexão com o Brasil.

KLM e Gol também assinaram um acordo de code-share, visando oferecer à companhia aérea holandesa voos domésticos e regionais, bem como voos para Buenos Aires, Argentina*, operados pela Gol, que partem do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A Gol será beneficiada pelos canais de vendas globais da Air France e da KLM, aumentando o número de passageiros e a ocupação nos voos operados pela companhia aérea brasileira.

O Brasil representa um mercado chave para o Grupo. Juntas, Air France e KLM operam atualmente 31 voos por semana a partir de Paris-Charles de Gaulle e de Amsterdã-Schiphol para São Paulo e Rio de Janeiro.

Christian Herzog, Vice-Presidente Senior da Air France e da KLM para as Américas, diz: "Esta crescente parceria com a GOL demonstra mais uma vez a disposição em desenvolver nossa posição no Brasil. Oferece a nossos clientes que viajam de e para o Brasil mais opções de destinos e horários, o que reflete o posicionamento estratégico do nosso Grupo: garantir os melhores serviços possíveis entre a Europa e o restante do mundo”.

Pieter Elbers, Vice-Presidente Senior de Rede e Alianças da KLM, diz que Air France e KLM oferecem excelentes serviços entre Brasil, a maior potência econômica e o principal destino turístico da América do Sul, e Paris-Charles de Gaulle & Amsterdã-Schiphol, e destes para o restante da Europa, África, Oriente Médio e Ásia. "Ao desenvolvermos nossas parcerias, somos capazes de lidar melhor com a crise econômica.”

As três companhias aéreas já implementaram o acordo de integração dos seus programas de milhagem. Graças a esta parceria, os mais de 6,5 milhões de participantes do programa de relacionamento Smiles, da Gol, e os 15 milhões de membros do Flying Blue, da Air France-KLM, já estão acumulando milhas e podendo trocá-las por bilhetes em qualquer uma das três companhias aéreas. Juntas, elas oferecem 3.300 voos diários para cerca de 300 destinos em 114 países, com malhas complementares.
Diário de Turismo

Azul é a transportadora oficial da Campus Party



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a transportadora oficial da Campus Party, evento que deve reunir mais de 6 mil internautas em São Paulo, de 25 a 31 de janeiro. Durante uma semana, os participantes da Campus Party se mudam com computadores, malas e barracas para o Centro de Exposições Imigrantes, por isso a Azul vai promover uma série de atividades ao longo dos dias.

Haverá sorteio de passagens, vouchers, o anúncio do ganhador do concurso Piloto Azul Flight Simulator e muitas outras atividades interativas/redes sociais. Incluindo o lançamento do portal viajamos.com.br

A companhia aérea conta com estande de 50 metros quadrados na Campus Party e a expectativa é receber mais de 100 mil pessoas. Para os participantes da Campus Party, a Azul, como transportadora oficial, oferece 15% de desconto sobre as tarifas e mais créditos em dobro no programa de vantagens Tudo Azul.
Diário de Turismo

TAP comemora aniversário de São Paulo

Ação promovida no aeroporto de Guarulhos foi marcada por uma série de ritmos e danças que valorizam a diversidade cultural da cidade

Música e dança levaram descontração ao terminal

Nesta segunda-feira (25), aniversário de 456 anos da cidade de São Paulo, a TAP promoveu uma ação inusitada no Aeroporto de Guarulhos, a exemplo do que fez semana passada no Galeão, no Rio de Janeiro.

O evento comemorou também o mês em que o Aeroporto Internacional Governador Franco Montoro completa 25 anos de operação.

Confira a homenagem no vídeo abaixo:

Avião Revue

Concorrência na Índia ainda vai levar 18 meses

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Com regras mais rígidas que o Brasil, Índia compara caças e exige transferência de tecnologia das seis empresas concorrentes


O caça francês Rafale compete com outros cinco aviões na corrida pela maior licitação militar da história da Índia, para a compra de 126 caças que serão usados pela Força Aérea do país. O valor da licitação é de US$ 10,5 bilhões, segundo o Ministério da Defesa. Esse valor inclui não só os 126 aviões, mas também treinamento de pilotos, total transferência de tecnologia, e equipamentos bélicos dos aviões. A concorrência tem previsão de ser finalizada no fim de 2011 ou até meados de 2012.

No Brasil, o Rafale disputa com mais dois caças, o Gripen, da sueca Saab, e o F/A-18, da americana Boeing, a concorrência aberta pelo Ministério da Defesa. A proposta brasileira é comprar 36 caças – por um custo total que poderia chegar a US$ 5 bilhões, mas não foi oficialmente divulgado. O Rafale é o favorito do Planalto , mas o relatório da FAB dava preferência ao caça sueco .

Na Índia, o preço específico de cada aeronave das seis concorrentes – incluindo a francesa Dassault que fabrica o Rafale – não foi divulgado até agora. O preço de cada avião será conhecido quando começar a fase da coleta de preços, explicou uma fonte da Força Aérea Indiana.

Um dos capítulos mais importantes da maior licitação de Defesa da história indiana é o da total transferência de tecnologia. Pelos termos da licitação, a Índia vai receber os primeiros 18 jatos feitos no país-sede da empresa vencedora. Os 108 caças restantes serão totalmente fabricados por uma empresa indiana na Índia, através de uma licença dada pela vencedora. Assim como as outros concorrentes, a Dassault concordou com a cláusula de transferência total de tecnologia, condição obrigatória da Força Aérea Indiana.

Em licitações superiores a US$ 70 milhões, o governo indiano inclui a cláusula obrigatória segundo a qual a empresa vencedora deve investir pelo menos 30% do valor do contrato na indústria de defesa da Índia. Além do francês Rafale, concorrem a essa licitação os americanos F/A-18, e F-16; o russo MIG 35; o sueco Gripen; e o Eurofighter Typhoon (de um consórcio britânico, alemão, espanhol e italiano). Em abril do ano passado, a mídia indiana divulgou a notícia de que o Rafale teria sido excluído da licitação por não preencher todos os requisitos técnicos exigidos. Mas a notícia foi depois desmentida oficialmente pela Força Aérea.

Aeronaves são levadas ao extremo nos testes

A Índia divulgou o chamado Requerimento de Propostas para a compra dos 126 jatos em agosto de 2007 para as seis companhias que submeteram suas ofertas até abril de 2008. A licitação é dividida em duas partes: uma técnica e uma comercial.

Os testes dos seis jatos concorrentes começaram em julho do ano passado. Os testes são longos, complexos e feitos em condições climáticas extremas: testes em condição de humidade (em Bangalore); de extremo calor (no deserto de Jaisalmer, no estado do Rajastão); e de extremo frio, em Leh, na região do Himalaia indiano, extremo norte do país. A concorrência será aberta e comparada depois da escolha de três caças favoritos, após os testes. A previsão é que o processo termine em um ano e meio pelo menos.

Poder Aéreo

Programas Legacy 450 e 500 avançam, segundo a Embraer

Legacy 450 e 500 - imagem Embraer

Grupo de especialistas em interface homem-máquina contribui com o desenvolvimento dos novos jatos executivos da empresa, que também divulgou testes dos sistemas fly-by-wire e o início da produção de peças

A Embraer informou nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2010, avanços nos programas de desenvolvimento dos jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500, das categorias midlight e midsize.

Segundo a empresa, o segundo Conselho Consultivo da Interface Homem-Máquina (Man-Machine Interface – MMI), formado por pilotos experientes e proprietários de aeronaves de todo o mundo, reuniu-se no segundo semestre de 2009 na sede da Embraer, em São José dos Campos. A maioria dos comentários anteriores feitos pelo Conselho foi implementada nos projetos finais dos jatos.

Como resultado de uma das sugestões, a Empresa hoje oferece maior variedade de materiais para acabamento interno. Guiados por seis painéis temáticos distintos, os clientes podem escolher a configuração interna que mais lhe agrada, dentre milhões de combinações possíveis.

Durante o encontro do MMI, o Sistema de Gerenciamento de Áudio e Vídeo da Cabine (Audio and Video Cabin Management System – AV/CMS) Ovation® Select™, da Honeywell, totalmente digital, de alta definição e com conexão em alta velocidade, teve a interface gráfica com o usuário testada em uma sessão com a “voz do cliente”, dedicada à avaliação das impressões do conselho quanto à funcionalidade e apresentação do sistema.

Fly-by-wire, produção de peças e meio ambiente

Ainda segundo a Embraer, vários processos de fabricação estão em fase de ensaios. Testes de qualidade e maturidade também estão sendo realizados para avaliar os equipamentos da aeronave sob situações críticas de vôo, tais como vibração e altitude elevada. Condições extremas são simuladas em câmaras avançadas de testes nas instalações da Embraer e de fornecedores. Esse procedimento visa garantir que o projeto de determinadas peças já esteja amadurecido quando os protótipos iniciarem os ensaios em vôo.

A empresa afirma que os jatos serão os únicos das suas categorias equipados com o moderno sistema eletrônico de comandos de vôos flyby-wire, tecnologia de última geração que aumenta a segurança das operações e o conforto dos passageiros, além de reduzir a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível. Bancadas de ensaio são utilizadas para simular as características dos aviônicos Pro Line FusionTM, da Rockwell Collins, bem como do sistema de comandos de vôo das aeronaves. Com o uso de simulação de vôo computacional, as leis de controle fly-by-wire são testadas e verificadas por pilotos e engenheiros muito antes da construção de qualquer protótipo de avião.

Legacy 450 e 500 - sidestick, hud e SVS - imagem Embraer

A produção das primeiras peças do Legacy 500 já foi iniciada. As peças forjadas do trem de pouso principal e de nariz chegaram em Heroux-Devtek, no Canadá, e começaram a ser fabricadas. A Meggitt completou as primeiras peças forjadas para as rodas e freios. A Sonaca, da Bélgica, iniciou os primeiros ensaios para estiramento dos painéis da fuselagem traseira em suas instalações na cidade de Gosselies. Segundo a Embraer, a seleção de fornecedores continua.

A empresa também informou que as aeronaves deverão cumprir com margens significativas os limites mundiais de certificação para ruído e emissões, conforme estabelecido pelo Comitê de Proteção Ambiental da Aviação (Committee on Aviation Environmental Protection – CAEP) da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). O processo de certificação segue conforme o planejado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil; Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos; e European Aviation Safety Association (EASA), da Europa.

Os conceitos dos jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500, das categorias midlight e midsize, foram apresentados em 2007. Lançados em 2008, têm interiores projetados em parceria com o BMW Group DesignworksUSA e oferecerão, segundo a Embraer, a maior cabine e o melhor isolamento acústico das suas classes. A empresa destaca também o piso plano, altura de cabine de 1,82 metro, a qualidade da pressurização, o toalete a vácuo e o sistema aviônico da Rockwell Collins – Pro Line Fusion™ – que deverá oferecer um amplo alerta situacional com interface altamente intuitiva.

Os jatos deverão oferecer também desempenho superior e os baixos custos operacionais: segundo a empresa, serão os mais rápidos das suas categorias, sendo equipados com motores de última geração HTF7500E, fabricados pela Honeywell e que incorporam as mais recentes tecnologias para atender aos requisitos de desempenho com aprimorada eficiência em termos de consumo de combustível, facilidade de manutenção, baixos custos operacionais e reduzido nível de emissão de ruídos e poluentes, diminuindo o impacto ambiental.

Capacidades e alcances projetados

O Legacy 450 está sendo projetado para transportar até nove passageiros. Com quatro passageiros, deverá ter alcance de4.260 km (2.300 milhas náuticas) e, com oito passageiros, 4.070 km (2.200 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. O jato poderá voar sem escalas do Rio de Janeiro para Bariloche, na Argentina.

O Legacy 500 levará até 12 passageiros e está sendo projetado para ter alcance de 5.560 km (3.000 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 5.190 km (2.800 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Estas características permitirão aos clientes voar do Rio de Janeiro para Chicago, nos EUA, com uma única parada em Caracas, na Venezuela.

Poder Aéreo

Jobim negocia compra de aviões em Israel

http://www.airshow.net.au/avalon2009/images/uav-img-01.jpg


TEL AVIV. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, iniciou ontem uma visita de cinco dias a Israel, onde já se encontrou com o presidente Shimon Peres e com o primeiro ministro Binyamin Netanyahu, entre outros. O porta-voz do ministério da Defesa de Israel, Shlomo Dror, disse ao GLOBO que, durante a visita, Nelson Jobim deverá discutir uma possível aquisição, pelo governo brasileiro, de aviões não tripulados fabricados por Israel. De acordo com o porta-voz, o Brasil já comprou antes aviões não tripulados israelenses para a Policia Federal, porem as negociações atuais são sobre aviões “mais sofisticados e mais caros, para fins militares e não policiais“.
Blog do Vinna

PR-WJK sofre tailstrike na decolagem no Galeão

Uma aeronave da Webjet, o PR-WJK, ao decolar do Galeão, provavelmente entre o dia 16 e 17, sofreu tailstrike, a aeronave retornou para o pátio e ficou parada para reparo estrutural.

Eagle Sky

AEROPORTO DE MANCHESTER É EVACUADO POR SUSPEITA DE ATAQUE QUÍMICO



A polícia fechou e evacuou parte do Aeroporto de Manchester, na Inglaterra, no sábado (23) depois de encontrar um pó branco não identificado na bagagem de mão de um homem.

O passageiro iria embarcar em um voo doméstico entre Manchester e Londres.

A polícia isolou a área de check-in onde o pó foi descoberto e os passageiros foram levados para fazer o check-in em outro terminal.

O homem foi questionado pela polícia enquanto as autoridades tentam identificar o pó.

"Os testes foram realizados e concluíram que a substância não poderia ser utilizada para fins explosivos e que não havia absolutamente nenhum risco para ninguém no aeroporto", disse o superintendente da polícia, Leor Giladi.

A Grã-Bretanha está em alerta máximo após a avaliação de que um é "altamente provável".

Anteriormente, a polícia havia fechado a área de check-in no Terminal 3 e declarado que houve um incidente químico "depois que um homem asiático em seus 20 anos foi detido tentando levar um pó branco em um avião no Aeroporto Heathrow.

O passageiro ajudou os policiais em suas investigações e não foi feita nenhuma prisão.
IFR Online

747 comemora 40 anos de seu primeiro voo

A mais de 40 anos atrás, no longínquo 22 de janeiro de 1970, o primeiro 747-100 fazia seu primeiro voo comercial, nas cores da extinta Pan Am.

A aeronave, prefixo N736PA, com o nome de “Clipper Victor”, decolou do aeroporto John Kennedy, em Nova York, com destino ao aeroporto de Heathrow, em Londres.

O famoso “Jumbo” recebeu ao longo desses anos, quatro versões diretas (-100, -200, -300 e -400), versões de carga (-200F, -300F , -400F e LCF)e, inclusive uma versão curta, o 747SP. Para 2010, o 747 prepara-se para entrar na nova era da tecnologia aerospacial, com o desenvolvimento do 747-8 Interncontinental, que deve voar pela primeira vez em fevereiro.

Por muitos anos, o 747 ostentou o título de “gigante dos céus”, mérito que foi superado pelo A380, da Airbus.

Um dado curioso, o primeiro 747 a voar comercialmente foi o mesmo que colidiu com outro 747, da KLM, em Tenerife em 1977, no maior acidente aéreo do mundo.

Flight life

Helicóptero faz pouso forçado na rodovia Anchieta

Helicóptero faz pouso forçado na rodovia Anchieta
Aeronave fez pouso forçado na rodovia no fim desta manhã.

Aeronave parou no canteiro central da via no fim da manhã desta terça-feira

Um helicóptero fez pouso forçado no final da manhã desta terça-feira (26) na altura do km 19 da rodovia Anchieta, na região de São Bernardo do Campo. De acordo com o Corpo de Bombeiros do ABC, o acidente ocorreu às 12h25 e a nave parou no canteiro central da pista. Não há feridos.

Os bombeiros não souberam informar a causa do acidente. A EcoVias, concessionária que administra a rodovia, informou que quatro pessoas estavam no helicóptero no momento do acidente.

A Polícia Rodoviária estava no local no fim desta manhã para monitorar o trânsito na área.

R7.com


Do comando do avião para a venda de produtos durante o voo


À manche de um avião num dia. A vigiar os cintos de segurança no outro.

Pilotos, engenheiros mecânicos e outros trabalhadores da British Airways estão a ter formação para ocuparem as funções dos comissários de bordo dos voos da companhia, se a greve que os funcionários ameaçam for para a frente.

A companhia anunciou um recrutamento de voluntários aos mais de 40 mil funcionários, que vão aprender a servir comida e bebidas, a fazer as demonstrações de segurança e a vender os produtos durante os voos, se assim for necessário.

"Não estarão preparados para responder em casos de emergência", adverte o sindicato Unite, que representa o pessoal de cabine, acrescentando que é impossível ministrar em tão pouco tempo" três meses de treino em comparação com os 21 dias planeados para os substitutos".

O pessoal de voo da British Airways deveria estar em greve entre 22 de Dezembro e 2 de Janeiro, uma paralisação que poderia ter afectado mais de um milhão de passageiros. No entanto, o Tribunal de Londres considerou a greve "inválida" porque na votação participaram funcionários que, a essa data, já não estariam na companhia. Assim, a votação será repetida a 22 de Fevereiro.

I Online

Nota do Blog: Lamentável....; POR QUE TAMBÉM NÃO CONFEREM UM CERTIFICADO A MOTORISTAS PARA QUE SE TORNEM PILOTOS.

Companhia aérea oferecerá camas na classe econômica


"Classe econômica" poderá em breve deixar de ser sinônimo de desconforto obrigatório em viagens.

A promessa é da Air New Zealand, companhia aérea neozelandesa que decidiu ir além do assento reclinado e oferecer camas a seus clientes menos abastados.


A novidade deverá estar disponível em alguns voos até o final do ano - mas ainda só para o trajeto Auckland-Los Angeles.

No projeto, batizado de Skytouch, as camas são formadas com a elevação do suporte para os pés presente em cada assento, com direito até a cobertas e travesseiros. Elas deverão ocupar o espaço de três poltronas, mas ao custo de duas e meia. A "cama" poderá comportar até três pessoas: um casal, um casal e uma criança pequena ou um adulto e duas crianças pequenas.

A ideia, segundo a companhia, é revitalizar as viagens de longo percurso. "Nos últimos três anos, desenvolvemos uma nova experiência de longo percurso que irá reacender a paixão dos viajantes de hoje", disse em comunicado o CEO da empresa, Rob Fyfe. "Para aqueles que optarem, os dias de ficar sentado na classe econômica desejando estar deitado e dormindo se acabaram”.

As camas serão implantadas na nova frota de Boeings 777-300 da Air New Zealand. Os assentos começarão a ser vendidos em abril e gradualmente inseridos nos voos entre Auckland e Londres via Los Angeles.

Veja

Aqui está um nicho no campo de projetos e designs: os jatos executivos de luxo.



Dê uma olhada nos 07 projetos tops de interiores nos Bizjets de acordo com Denver Wilkinson, diretor do Wilkinson Air Group.

1.

Design interior da aeronave 787 VIP. Desenhada pela design industrial, Teague.

787 VIP aircraft

2.

Interior de um Airbus A-318 pela empresa de design Mirage.

Airbus A-318

3.

Foto de luxo de um 737 pela luxo Lease

Luxury 737

4.

Bombardier Challenger 850.Pela própria Bombardier.

Bombardier Challenger 850

5.

Novo jato da Honda , o HondaJet.

HondaJet

6.

Conceito interior do Bombardier para seu novo Learjet 85


Learjet 85

7.

Boeing Business Jet (BBJ) através do conceito de Interiores Wendy Ulve aeronaves.


Boeing Business Jet (BBJ)

John Travolta vai pessoalmente ao Haiti para ajudar as vítimas do terremoto



O ator John Travolta, de 55 anos, resolveu ajudar as vítimas do terremoto no Haiti por conta própria. Na segunda-feira, ele embarcou em seu jatinho particular e partiu da Flórida rumo ao país caribenho, levando à bordo suprimentos médicos e uma equipe de voluntários - entre eles, alguns membros da Cientologia.

Segundo reportagem da agência de notícias Associated Press, o astro de Os Embalos de Sábado à Noite desembarcou em Porto Príncipe com quatro toneladas de comida, artigos de primeiros-socorros, médicos e cientologistas. Entre os passageiros do Boeing 707, também estava a mulher de Travolta, Kelly Preston.

Em uma entrevista ao site de celebridades E! Online, Travolta já havia revelado seus planos de enviar ajuda ao país devastado. "Um avião enviará alguns voluntários, alguns suprimentos e alguns médicos", disse o ator, que é adepto da Cientologia. "Minha igreja também conseguiu 80 médicos e 33 voluntários para esta semana".

A Igreja da Cientologia disse que planeja deixar o Haiti assim que terminar de descarregar a ajuda. "Espero que isso inspire os outros também", disse Travolta ao site.
Veja

Piloto poderia ter evitado queda de avião



Soldados libaneses que efetuam buscas encontraram uma das portas da aeronave

O acidente com o avião etíope, que caiu no Mar Mediterrâneo com 90 pessoas a bordo na segunda-feira, poderia ter sido evitado se o piloto tivesse seguido as instruções do aeroporto de Beirute, de onde havia acabado de decolar. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelos ministros libaneses de Defesa, Elias Murr, e de Transportes, Ghazi Aridi.

De acordo com as autoridades, o piloto da Ethiopian Airlines teria ignorado os avisos de perigo efetuados pela torre de controle sobre a tempestade e os fortes ventos no momento da decolagem. Gravações mostram os operadores pedindo para o piloto retornar, para evitar o mau tempo. "Mas o avião seguiu na direção oposta, por razões desconhecidas", disse Murr.

Ghazi Aridi acrescentou que a torre de controle chegou a enviar um segundo alerta , igualmente ignorado. "O piloto continuou voando na mesma rota e, em seguida, fez uma manobra muito estranha", disse.

O Boeing 737-800, que voava para Addis Ababa, desapareceu dos radares quatro minutos depois de decolar e caiu no mar a cerca de 20 quilômetros do aeroporto. Não há sobreviventes. Algumas testemunhas afirmam ter visto uma espécie de "bola de fogo" no céu pouco antes da queda, o que pode indicar explosão - informação ainda não confirmada.

Caixa preta - Contudo, as causas do acidente e a possível explosão só poderão ser totalmente esclarecidas quando a caixa preta da aeronave for encontrada. Soldados libaneses seguem fazendo buscas na praia próximo ao local da queda, no litoral do Líbano. Nesta terça-feira, destroços do avião começaram a ser encontrados.

"As equipes trabalharam toda a noite para procurar novas vítimas e localizar os restos da aeronave. Estamos tentando encontrar as caixas pretas que devem fornecer as informações sobre a causa do acidente", disse à agência de notícias France-Presse um porta-voz do Exército.

Informações oficiais do Exército indicam que "14 corpos, incluindo os de crianças nascidas em 2006 e 2007, foram recuperados até agora", mas agência de notícias de todo o mundo citam o resgate de até 60 corpos. Auxiliam nas buscas equipes de EUA, França, Grã-Bretanha e Alemanha.

Veja


Empresa chinesa lançará primeiro avião elétrico para produção comercial

Divulgação

A empresa de tecnologia de motores e transportes elétricos Yuneec vai colocar à venda o E430, um avião elétrico de dois lugares, até o final do ano.

O avião vem sendo testado pela empresa há mais de seis meses e um voo com ele custa cerca de R$ 3,60 por hora. Os primeiros exemplares terão um custo avaliado em R$ 162 mil. O motor silencioso e livre de emissões que agridem a camada de ozônio terá indepedência de até três horas de voo.

A Yuneec é uma jovem empresa chinesa sediada em Xangai que preza pelo desenvolvimento sustentável e busca evoluir a tecnologia de transportes, principalmente com motores elétricos e baterias que não agridem o meio-ambiente.

Empresas e Negócios

Mais três empresas vão para Congonhas




A Agência Nacional de Aviação Civil informou ontem que mais três companhias aéreas irão operar no aeroporto de Congonhas, na zona sul. Azul, NHT e Webjet participarão, no dia 1º, da redistribuição de horários de pousos e decolagens no local. Elas terão 30 dias para começar os voos. Hoje, Gol, Varig e Ocean Air e TAM dividem o terminal.
Destak

Anac rejeita Pantanal em redistribuição de slots


Empresa tem cinco dias para recorrer da decisão


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) rejeitou a participação da Pantanal na redistribuição de slots (horários de pouso ou decolagem) do aeroporto de Congonhas, que acontece na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro.

De acordo com a Agência, Pantanal, assim como a Trip, não foram habilitada por que não apresentaram o índice mínimo de 80% de regularidade e pontualidade ou não comprovaram patrimônio líquido positivo. Regulamentação faz parte dos artigos 12 e 13 da Resolução nº 02 da Anac. Ambas têm até cinco dias para recorrer da decisão.

Redistribuição de slots inclui os 61 que pertenciam à Pantanal, que perdeu as autorizações por não ter cumprido os 80% de regularidade exigidos pela Anac. Diário tentou contato com a Pantanal para saber se a empresa vai recorrer, mas até o fechamento desta edição, não foi atendida.

De acordo com a Agência, a redistribuição dos slots permitirá que mais empresas atuem em Congonhas. Participam da ação a Azul, a Gol/Varig, OceanAir, Tam e Webjet.

Hoje, somente quatro companhias aéreas (TAM, Gol/Varig, OcaeanAir e Pantanal) atuam em Congonhas, que é um dos principais aeroportos do País. Após a escolha dos slots, companhias têm até 30 dias para iniciar os voos. Caso contrário, autorizações são novamente redistribuídas.

Jornal Diário

Curso de ética custa à TAP mais de dois milhões de euro, dizem pilotos


O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) lamentou, ontem ao final do dia, que só agora a TAP tenha considerado “uma infeliz coincidência” a criação de um curso de ética destinado a nove pilotos da companhia, envolvidos na polémica do Facebook. Em comunicado, o SPAC diz que “vale a pena ponderar” sobre a alteração do nome do curso para “Corporate Crew Resource Management” e garante que o alargamento da formação a todos os trabalhadores vai custar à empresa mais de dois milhões de euros.

A rede social que já tem mais de 300 milhões de utilizadores tem sido palco de desabafos internos do pessoal navegante, queixas e comentários que motivaram mesmo a apresentação por parte de um piloto, visado num dos comentários, de uma queixa-crime por difamação. O caso está em tribunal, mas a decisão da TAP de realizar um curso de ética a nove pilotos que “mantiveram um diálogo privado” no site fez estalar a polémica.

A TAP diz que o curso vai ser frequentado por todos os trabalhadores, de pilotos a co-pilotos, ao longo do ano. “A escolha é aleatória. Não há qualquer intenção de humilhar este pilotos. Estamos todos a aprender a relacionar-nos com novas formas de comunicação”, afirmou ao PÚBLICO António Monteiro, porta-voz da TAP.

O SPAC contrapõe e diz que a transportadora “impôs arbitrariamente e sem justificação a nove dos seus pilotos a frequência de um curso de ética com elevados custos para a companhia, tendo como objectivo humilhá-los”.

Amanhã os pilotos reúnem-se numa assembleia extraordinária que pode resultar no anúncio de mais uma greve. Em discussão, vai estar não só o caso do Facebook mas também “a recusa pela administração da TAP na assumpção dos custos com a formação necessária ao averbamento do nível IV de proficiência em língua inglesa”;a “instauração, arbitrária e prepotente, de um processo disciplinar com intenção de despedimento a um Piloto”, “a alteração unilateral da política da empresa em aspectos da orgânica operacional de voo”, a “manutenção prática das restrições relativas às facilidades de passagens versus assiduidade por poderem induzir problemas ao nível da segurança de voo” e, finalmente, a “não correcção dos descontos indevidos a pilotos que trabalharam parcialmente durante a última greve de 24 e 25 de Setembro de 2009”.
Economia Publico

Inscrições para curso de tripulante operacional terminam esta semana


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), inscrição e seleção de candidatos para o 4º Curso de Tripulante Operacional Multi-Missão (TOM-M). As inscrições terminam no dia 30 de janeiro de 2010.

Serão ofertadas 20 vagas distribuídas entre o Cioapaer, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Mais dez vagas para outros profissionais das instituições de segurança pública de Mato Grosso e de outros estados. O curso conta com uma carga horária de quatrocentos e quarenta e nove horas aulas e mais quinze dias de estágios em outras unidades aéreas da federação

Os candidatos que passarem pelo teste de capacidade física, que incluem flexão de braços, meio sugado, abdominal, barra, natação, corrida, tiro prático, salto de plataforma de 10 metros e inspeção de saúde serão matriculados no curso que inicia em 5 de abril.

Os interessados de Cuiabá e Várzea Grande deverão preencher a ficha de inscrição no Ciopaer (Aeroporto Marechal Rondon), de outras localidades, através do endereço http://www.seguranca.mt.gov.br/cio. php, onde também se encontra o Edital e enviados pelo e-mail ciopaer@pm.mt.gov.br. O término do curso está previsto para 26 de junho.

Ciopaer

Importante segmento aeropolicial de Mato Grosso, foi ampliado pelo Governo do Estado em 2006, devido à necessidade de centralizar e racionalizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves empenhadas em atividade policial, patrulhamento ambiental, socorro público e defesa civil, tornando as atividades desempenhadas pelos profissionais da segurança pública mais dinâmica e compatível.
RMT Online – MT

Comandante do primeiro Q400 da SATA elogia avião


É um avião de uma geração nova, com equipamentos modernos, de formato digital», afirmou o comandante da SATA em declarações à Lusa, junto ao novo avião da companhia açoriana, num hangar da Bombardier, em Toronto, Canada.

Emanuel Vasconcelos confessou que já se sentou no cockpit do novo Q400, mas ainda não o tripulou, o que só deve acontecer nos próximos dias.

Diário Digital